RuyGoiaba

O jornalismo como tauba de tiro ao Álvaro

14.10.22

Só para tirar logo isso da frente: jornalista é ser humano também, embora geralmente não pareça, e a profissão tem — como qualquer outra, suponho — gente venal, burra e incompetente entre aqueles que a exercem (às vezes as três coisas ao mesmo tempo, o que deveria permitir a esses craques que chutam com as quatro pedir música no Fantástico do inferno). Alguns deles são muito pouco convincentes na tentativa de fingir imparcialidade, e parece que as redações ultimamente não estão exigindo nem português intermediário.

MAS (você já sabe, leitor, que o essencial é o que vem depois do “mas”) está ficando cada vez mais cansativo esse negócio de atirar no mensageiro e transformar o jornalismo em tauba de tiro ao Álvaro, que chega ao ápice a cada vez que o Bananão promove eleições. E não como no samba de Adoniran Barbosa — “de tanto levar frechada do teu olhar” — , mas simplesmente porque não tem mais onde furar esses alvos ambulantes que são os profissionais da categoria. Do Partido da Imprensa Golpista à hashtag #Globolixo, os jornalistas são atacados não pelos erros frequentes, mas pelos acertos, que incomodam muito mais. E, quando os repórteres acertam, suas descobertas circulam por aí, magicamente, como se não tivessem sido resultado de trabalho jornalístico.

Exemplos concretos? Pois não. Já se sabe que “isso a mídia não mostra!” é uma frase que jamais, em toda a história da humanidade, foi dita por alguém que não fosse um idiota completo, daqueles que babam abundantemente na gravata: você vai checar e sempre constata que sim, a mídia mostrou — sem exceção. Outro dia, um desses JÊNHOS que a academia brasileira produz em escala industrial — e que se empenham em transmitir às futuras gerações nosso subdesenvolvimento mental  — escreveu que a diferença entre as repercussões do mensalão, do petrolão e do orçamento secreto foram Augusto Aras, a “elite econômica indiferente à corrupção” e, quem mais?, o “jornalismo brasileiro”.

Vamos deixar de lado o fato de que a elite econômica brasileira SEMPRE foi não só indiferente à corrupção — exceto a dos adversários — como praticante dela e notória por mamar nas tetas do governo da vez. Vamos também esquecer por enquanto que Aras, o engavetador-geral de Jair Bolsonaro, foi reconduzido à PGR com a plena anuência dos senadores do PT. Minha pergunta é uma só: como o sujeito em questão, ou qualquer um de nós, ficou sabendo da própria existência do orçamento secreto? Foi um passarinho que contou? Dica da tia-avó dele? Mortos entregando o esquema por psicografia? “Apuração” feita pelos mesmos débeis mentais que compartilham fake news e memes toscos pelo zap?

Claro: foi uma série de reportagens do Estadão, também um dos primeiros a revelar o Bolsolão do MEC. Os petistas das redes sociais, no entanto, preferem encher o saco dos repórteres do jornal por causa daquele editorial de 2018 sobre a “escolha difícil” (como se os repórteres tivessem algo a ver com isso, como se alguém lesse editorial); ao mesmo tempo, usam à vontade as denúncias do orçamento secreto e da corrupção no MEC como se elas tivessem surgido por geração espontânea, do nada. Os exemplos são vários, em diversos veículos: você, leitor, sabe que Flávio Bolsonaro adquiriu uma mansão de R$ 6 milhões em Brasília porque O Antagonista descobriu e noticiou. Rachadinha, compra de imóveis com dinheiro vivo, a mansão da ex 02 de Jair, os cheques de Queiroz para Michelle (furo desta Crusoé), a interferência na PF, o investimento em cloroquina enquanto o governo ignorava a oferta da vacina da Pfizer: não há nada nessa lista (resumida) que não tenha sido fruto do trabalho de jornalistas.

Tudo isso para os canalhas de um lado dizerem que a imprensa é “assessoria” de Lula e os do outro afirmarem que Bolsonaro “nunca foi cobrado” por ela. Todos eles querem jogar soltos e espalhar fake news sem serem incomodados, numa campanha que já está batendo recordes de sujeira e mentiras na internet. Espero que vocês aí, que achavam o máximo a “democratização da informação” propiciada pelas redes sociais e pelo WhatsApp, deem a mão à palmatória e admitam que Umberto Eco estava absolutamente certo ao dizer que eles dão voz a uma legião de imbecis e promovem o idiota da aldeia a portador da verdade.

Não tenho nenhuma esperança de que isso mude no futuro próximo, nem no distante. Só peço a Deus que, se Ele for justo, reserve um lugarzinho muito especial no além-mundo para os jornalistas que, sabendo de tudo o que descrevi nos parágrafos acima, se comprazem em apontar o dedo para os colegas para posar de virtuosos — no mínimo, um inferno de quadro do Hieronymus Bosch.

***

A GOIABICE DA SEMANA

A produção desta semana foi abundante, mas acho que a melhor é Michelle Bolsonaro num evento em que, pedindo desculpas pela falta de acessibilidade,  disse no microfone para o público: “Levanta a mão quem é surdo!”. É verdade que havia uma tradutora de Libras ao lado da primeira-dama, mas suponho que ela estivesse traduzindo para os cegos presentes. Se eu estivesse no palco, provavelmente faria como o humorista americano Emo Philips — perguntaria se alguém na plateia tem poderes telecinéticos e pediria “levanta a minha mão!”.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisNão, Michelle não está fazendo o chifrinho do heavy metal; isso é fake news

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O comportamento das TIETES do lula que se auto-denominam "jornalistas" da GloboNews é deplorável. Caíram no descrédito da população e viraram motivo de piadas e chacotas nas redes sociais e programas humorísticos. Dizem que o clima de festa dos bastidores antes do 1o. turno, com a "virada" das pesquisas, agora é de "velório". Uma vergonha para a Globo, a maior empresa de mídia televisiva, está descendo a ladeira!

  2. O Rui queimou a goiaba ... vem cá farsante ONDE VOCÊ ESTAVA quando o ladrão comprou por $6,5milhões uma mansão na Bahia? ah foi com os $12milhões que a finada legou a ele de um fundo de pensão mal lavadinhos que fede MAS de onde a nobre dama achou tanta grana? vá ver na LotoFácil superacumulada não é? ora RUI tua GOIABA está pôdre sob tanta manipulação a idiotas ... decência lhe envia lembranças.

  3. A "massa" ou os "sabidos" e outras vertentes abundantes nos dias hodiernos (e seus manipuladores de plantão) não gostam de jornalismo sério, porque têm de pagar por isso, então preferem o mais fácil, que geralmente são notícias desvirtuadas, meses, fake news, videozinhos metidos a engraçado, etc. E quando alguém (poucos) discorda ou mostra fatos recebe uma enxurrada de impropérios e xingamentos, geralmente incorrendo na falácia "ad hominem". E o ato falho da Miss Palácio é uma queda da máscara.

  4. Não há democracia sem pensamento livre! É fato! Não pode haver dúvidas quanto à importância da imprensa profissional da qual devemos exigir apenas um mínimo do que entendemos como "honestidade intelectual ". Por outro lado, vale ressaltar que a democratização da informação tem mais contribuições positivas que negativas. Considero uma extrema arrogância e prepotência rotular de imbecis todos -cultos ou não- que manifestam opiniões com as quais não concordamos.

  5. Idiota sr.GOIABA são os imbecís que não enxergam o jorNAZISMO criminoso (também seu algumas vezes) com claro intuito de ungir um ladrão presidente desmoralizando de vez um povo tolo, omisso, ignorante e algoz de si mesmo nas urnas e seus "companheiros" ridículos de quatro e rabos arriados "esquecem" que a essência do jornalismo é a verdade e vocês nos enfiam rabo arriba narrativas mentirosas criminosas e cínicas ... ora cara vá lamber xuxu.

    1. Eu sei que podre (aqui os humoristas dizem PÔDI) não tem acento mas como tem assento por aí PAULO mas faço para chamar atenção e reforçar o sentido pútrido e imoral da coisa ... melhor assassinar a Última Flor do Lácio que morrer sob ditadura dos ladrões e até o dia 30 de outubro estou na luta depois com comorbidades vou tentar viver o melhor possível.

    2. EDUARDO ... você bostejou seu cérebro pôdre como cão a ladrar a mando do dono e só ... tenta com palavras vãs manipular idiotas e só fala a MERDA infecta que lhe dai do cérebro pôdre ... vá lamber xuxu vagabundo.

    3. KKKKKKKKKKK A PIRANHONA FEITOSINHA MORDEU A ISCA E ESCREVEU UM "QUOD ERAT DEMONSTRANDUM" NO TEXTO DO GOIABA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Existem jornalistas e jornalistas, por exemplo: o Bonner falando em alto e bom tom, para o Lulaladrão: "O Sr foi absolvido das acusações pelo STF, nada mais deve à justiça e por isso é candidato"

    1. Exato. Isso deveria ser alvo de inquérito. Aliás, está uma lambeção de saco para o Lula essas eleições que beira o insuportável. Tem 10 notícias sobre a brutalidade, grosseria e erros do Bolsonaro (que são verdade mesmo) e uma falando da “gafe” do Lula, que a conversa extremamente grosseira que ouvimos dele com o subordinado parecia “brincadeira”. Tem muitos que não são jornalistas, são só militantes mesmo.

  7. Goiaba, parabéns pela matéria que contem justo reconhecimento ao imprescindível trabalho dos “jornalistas” para o esclarecimento público e para a democracia.

  8. Prezado Ruy Goiaba! O jornalismo, o sério, é detestado por lulistas e bolsonaristas, sinal de que faz o que deveria fazer, dar notícia, denunciar as desgracências (como diria personagem de Marco Nanini, no Auto da Compadecida) destes políticos sujos e nojentos! Confesso que eu também não tenho esperança de que as fakes news e outras excrescências que são publicadas e compartilhadas nas tais redes sociais parem, até porque quem publica e compartilha tanta m... tem massa encefálica de uma barata!

    1. O pior é que as baratas sobrevivem. A não ser levando uma chinelada.

  9. São sempre coerentes e com fina ironia os comentários do Ruy Goiaba. Atualmente, o melhor jornalista do gênero. Parabéns Crusoé e parabéns a nós leitores e assinantes por poder usufruir.

    1. Concordo, são tempos difíceis e aqui podemos ler algo lúcido e de quebra, rir da nossa desgraça.

  10. Rui, tá certo até certo ponto... imprensa , o quarto poder, podre e corrupta como os outros três podres poderes.Br. podridão colonial...ainda !!

  11. Infelizmente, dependendo da mídia, o jornalista manipula a notícia a seu bel-prazer! A Globonews atualmente tem um pelotão à disposição da “execração” do candidato Jair Bolsonaro. Tudo e qualquer coisa está à serviço desse fim. Não sou eleitora de Bolsonaro. Nem tampouco do Lula. Tenho isenção de espírito e fico abismada, às vezes, de como distorcem os fatos. E o que é pior: com emoção! Não deveriam usar da razão? ( Exceção, Fernando Gabeira, que passa ao largo, tem sido massacrado em pleno ar).

    1. O comportamento das TIETES do lula da GloboNews, que se auto-intitulam "jornalistas" é deplorável. Caíram no descrédito da população e viraram motivo de piadas e chacotas nas redes sociais e programas humorísticos. Com a "virada" das pesquisas eleitorais, dizem que o "clima" de festa nos bastidores da emissora antes do 1o. turno, agora é de "velório". Vergonha total para a maior empresa de comunicação descendo ladeira abaixo.

    2. Assino embaixo, Lucia. A análise das pesquisas da Globonews, tirando o Gabeira, é vergonhosa.

    3. Os profissionais sérios são chamados pejorativamente de isentões (assim como os demais cidadãos), quando na verdade são é críticos.

    1. Em todo canto tem lixo,corrupção,herdamos da colonização portuguesa até a falta de caráter . Pelo visto está no DNA do brasileiro. Se ditar pega ladrão não fica um meu irmão!!!!!

  12. Que chororô , ué resolveu ser jornalista e fica queixando da profissão, é como se o medico queixasse de atender gente doente. O jornalista como qualquer outra profissão tem que mostrar serviço e seguir as diretrizes de quem paga sua sobrevivencia, ideias própria só se coincidir , caso contrario vá procurar sua turma e tente viver dela. E para completar já dizia meu pai " bom cabrito não berra". Quanto a goiabice da semana, ruimzinha, teve muito assunto mais relevante na semana para comentar.

  13. O problema é que o meio de comunicação divulga a notícia de acordo com seu viés ideológico. Se você assistir ao Jornal Nacional e ao Jornal da Record, as notícias são dadas com enfoque tão diferentes que nem parecem as mesmas. Agora, os reis do "mas" são os jornalistas da Globo, principalmente quando estão dando qq notícia positiva sobre o governo Bolsonaro. Pode esperar, a notícia vem sempre seguida de um "mas".

  14. Profisionais de boa qualidade os há sem dúvida ( ainda bem ), mas o que tem de cara chutando coma s quatro não está no gibi.

  15. Ta’ bem, ta’ bem! Você tem razão… mas está citando exemplos de sua editoria, os antagonista. Lembrem-se que nasceram prometendo coragem, verdade, enfrentamento contra tudo que está ai (inclusive o contorcionismo áulico da mídia sempre oportunista). Tudo bem. Embora faniquitos e egos muito comum na profissão, ainda estão entregando a mercadoria, até aqui. Mas (aí o mas) com retiradas silenciosas e frustrantes para nós, recos. Tudo isso que está aí,que seria combatido

    1. E d. João VI piorou mais ainda ao trazer novos vícios da Corte quando veio pra cá. Tivessem os colonos sido deixados à própria sorte, como nos EUA e Austrália, será que as coisas não teriam sido diferentes? Enfim, dizem que não existe “se” em história.

    2. Pode-se concordar ou não com as notícias veiculadas pela mídia e produzida por jornalistas, mas temos de dar graças a Deus, que no Brasil ainda possamos concordar ou discordar delas abertamente, como estamos fazendo neste espaço democrático...

    3. Foi Pedro Alvares, conforme a história oficial, que começou toda essa anarquia e trouxe a imprensa marrom da corte. Aproveitaram e cortaram os índios da foto...

    4. Que volte, Pedro Álvares Cabral, urgente!

    5. pelos ditos cujos, continua 'tudo isso que está aí". Mas valeu enquanto durou. E como cidadão assinante valerá enquanto durar o combate. Na verdade é preciso exigirmos da plateia coragem, verdade, enfrentamento e, sobretudo, menos egoísmo e mais espírito coletivo. Como diz o luloptismo (desculpe-me): fora o luloptismo, fora o bolsonarismo! Fora tudo isto que está aí!! (Pronto! já contribuí..........)

Mais notícias
Assine agora
TOPO