MarioSabino

Adeus e até logo

16.09.22

A Fênix é aquele pássaro mitológico que renasce periodicamente. Simboliza a busca pela eternidade, miragem demasiado humana que começou lá no Egito antigo, prosseguiu na Grécia e em Roma e se perpetuou nas religiões que sobrevivem até hoje. Em O Livro dos Seres Imaginários, Jorge Luis Borges compila os cálculos dos prazos de cada uma das vidas da Fênix:

“Tácito e Plínio retomaram a prodigiosa história; o primeiro corretamente observou que toda antiguidade é obscura, porém que uma tradição fixou o prazo da vida da Fênix em mil quatrocentos e sessenta e um anos. Também o segundo investigou a cronologia da Fênix; registrou que, segundo Manillo, ela vive um ano platônico, ou ano magno. Ano platônico é o tempo de que necessitam o Sol, a Lua e os cinco planetas para voltar à sua posição inicial; Tácito, no Diálogo dos Oradores, o faz abranger doze mil novecentos e noventa e quatro anos comuns. Os antigos acreditavam que, completado esse enorme ciclo astronômico, a história universal se repetiria em todos os seus detalhes, por se repetirem os influxos dos planetas; a Fênix viria a ser um espelho ou imagem do universo. Para maior analogia, os estoicos ensinaram que o universo morre no fogo e renasce do fogo e que o processo não terá fim e não teve princípio.”

O mito da Fênix me ocorreu enquanto pensava neste último artigo para a Crusoé. Não pela miragem da eternidade, que nunca cultivei, mas porque, na minha existência finita de homem sem sonhos, fui morrendo e renascendo a cada década, desde que fiz 20 anos, quando começou a minha vida adulta. Sou uma Fênix apenas de mim mesmo, com um princípio bem preciso, prazos decenais e um fim que será o derradeiro.

Agora, aos 60 anos, deixo os meus dois filhos editoriais, O Antagonista e a Crusoé. Como escrevi no Twitter, chegou a hora de andarem sem mim. Deixar que os filhos adquiram autonomia implica a morte de um papel paterno. Mas também significa o renascimento de um pai que observará de longe como os filhos se comportarão, na torcida para que trilhem o próprio caminho sem maiores percalços, e que ele seja bom e longo. Não há melhor legado.

Só tenho a agradecer aos leitores que me acompanharam aqui, semana após semana. Se, por um breve momento, eu os fiz refletir, rir e se emocionar, conquistei algo de muito valioso para mim.

Adeus e até logo. Fênix enquanto der.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acabei de enviar um e-mail para a Crusoe, para saber a data da renovação da minha assinatura. Com essa notícia, perdi o interesse. Assinava para poder ler os seus artigos e os do Diogo. Os dele, já desisti há tempos, porque está um pouco contraditório. Até entendo o porquê, mas tempos estranhos exigem mais da gente. Restava um, você, que eh sensacional. Só posso desejar boa sorte e até breve.

  2. Assim desse jeito, sai Diogo sai Mario, até entendo que é tóxico falar de política 24hrs mas desse jeito vou repensar minha assinatura. abraço

  3. Senhores, lamento muitíssimo a saída do Mario Sabino. E para mim chega de Antagonista e muito mais da Crusoé. Favor cancelar minha assinatura. Angela Mansur Rego

  4. Não acredito !! Como ficam minhas sextas feiras sem sua coluna , Mário ? Com o perdão dos grandes, vc eh o maior. Pressenti quando vi seu nominho lá embaixo.. Triste para nós, mas espero , sinceramente , que seja bom para vc .Tenha tempo e escreva muitos livros ( de todos os gêneros ) para nos entreter e distrair desse Brasil que nos aguarda . Seja feliz ; eh só o que podemos desejar, com o coração na mão . (Tô com medo desse Crusoe não sobreviver; triste ,,)

  5. Acompanho a Crusoe desde seu primeiro número e o Antagonista desde o início. Vcs me deram muita esperança de um país melhor, amei aquele período q os velhacos e corruptos estavam sendo tripudiados. Amava discutir política. Virei a “politiqueira” .Porém o mal venceu, eles venceram . Adeus ao Diogo , a turma do jornalismo de Brasília, agora o Mário, Moro, Dallagnol. Esse país vai voltar a m…. de sempre!!! Graças ao mecanismo e esse sistema podre. Agradeço a felicidade proporcionada

  6. Boa despedida, Fênix Mário. Mas acho que que é mais uma coisa morrendo para o PT renascer das cinzas. E o Velho Sistemão Corrupto continuar mandando. Obrigado pelos seus artigos. O Antagonista ficou mais pobre, menos antagonista…

  7. Mario Sabino, permita-me dizer que só tome essa atitude , se , realmente quiser fazer outra coisa que lhe dê mais prazer... porque aos 60 anos a gente é MUITO JOVEM! Acredite! Também você fará muito falta por aqui!!...mas se for pra ser mais feliz... vale!!! Grande beijo!!

  8. Quero frisar sua saudação final: até logo. Li até aqui os seus escritos com muito prazer. Pensar é para poucos. E você, Sabino, pensa e externa muitíssimo bem seus pensamentos. Felicidades a você. Que Deus o acompanhe.

  9. Diogo e você farão muita falta. Ainda não entendi bem o motivo da saída. Mas continuo assinante, pois fui logo de início. Espero não me decepcionar. Vida longa à fênix

  10. Não poderia haver imagem melhor que a da Fênix pra definir o que é a vida adulta. Quanta sensibilidade e capacidade de nos tocar com seus textos. Sentirei saudades!

  11. Não me conformo com a sua saída e a do Diogo. Triste demais. Vocês eram a alma do Antagonista e da Crusoé. Nada será como antes.

    1. PQP. Você e Diogo eram minhas referências de integridade, mesmo sendo mais velho que vocês. Minha assinatura estava vinculada a vocês dois. Agora, acho que não vou ler mais nada, e ir pescar, que é o que gosto e sei fazer. Não me importa se vocês são ateus ou agnósticos. Deus os abençoe, sempre. Abraços.

  12. Não posso entender o porquê deste rompimento. Você , Diogo fizeram algo inédito! Cláudio trouxe mais força p/ vocês. O trio, na minha opinião, era o que havia de melhor! Vc é muito maior que o Metrópoles ( de Luiz Estevão ). Saúde e sorte a vocês!

  13. Agora não entendi mais nada. Os dois criadores do Antagonista e Crusoe abandonaram o barco, como ficará a partir de agora?

  14. Puxa, parece a despedida de uma pessoa conhecida! Parece que se vai o amigo, aquele que eleva seu espírito e te da um gostinho de inteligência, cultura e histórias que encantam, emocionam, elevam. Mainardi se despediu e despedaçou meu coração. Agora o Sabino. No fundo, todos gostaríamos de nos despedir. Desta situação, deste país, deste absurdo. Que pena… vivemos tempos sombrios e perdemos dia a dia nossa luz…

  15. Mario, muito obrigada por cada artigo que vc escreveu! A sociedade precisa de cidadãos pensantes e vc é um deles. Que Deus te abençoe e te acompanhe nesta nova fase de vida!!

  16. Sem você e sem o Diogo não vai ser fácil…os dois me inspiravam. Boa sorte para vc e que Deus abençoe todos nós!

  17. Mário já comentei que fiquei muito triste com sua saída, mas reforço aqui meus votos de boa sorte! Quem sabe um retorno hein? Qualquer dia ……,qualquer hora. Grande abraço.

  18. Muito, muito triste. Um país órfão de lucidez, de talento e com carência de um jornalismo isento, de verdade. Pra quem tem que ficar por aqui, a luta está cada vez mais inglória. A sensação é de abandono, pra quem os admira e segue seu trabalho - assim como o do Diogo - há tanto tempo… Boa sorte em sua caminhada! E que Deus nos acuda! Adeus e até logo.

  19. Recebi com tristeza a notícia da saída do Sabino. Esse pai está deixando muita gente órfã de seu talento e lucidez. Lamentei a saída do Mainardi e agora lamento muito mesmo a saída do Mário Sabino, sem demérito para os colegas q ficaram, claro. E agora? Onde vamos poder apreciar as palavras desses dois?!?!

  20. Quando tantos bons marinheiros abandonam o barco, dentre eles oficiais de alta patente, é prenúncio de que algo não está bem! Lamento sua saída, a do Diogo, a do Felipe.... Quem mais?

  21. E assim perdemos , Felipe , Diego , Diogo e agora você Mário . Espero que vocês não desistam do Brasil no momento , talvez mais importante da história , em que mais temos que encontrar forças para salva lo .

  22. Não sei oque será do Antagonista e da Crusoé sem você e o Diogo. Espero que possam continuar fazendo o melhor Jornalismo. Mas é uma pena...de Fênix

  23. Muito triste Mário. Nem tinha me refeito da perda tão sentida do Diogo. Mas se tem que ser que seja da melhor forma. Torço que vocês sejam felizes e que apareçam de vez em quando pra gte matar saudades. Coragem, independência e isenção como a de vocês sao tesouro raro nesse país. Felizmente o Cláudio está arrasando tb.

  24. Também fiquei triste. Triste com a saída do Felipe, do Diego, do Diogo, e agora com a sua saída...Todos queridos, todos os que acostumei a ver como família, nesses tempos em que vivemos mais tempo no mundo virtual do que na convivência real... Mas, é isso: a vida é feita de ciclos, como nos ensina a natureza, e nada é para sempre... Espero, pelo menos, que você possa reaparecer por aqui vez por outra, junto com as Primaveras, para nos deixar mais uma de suas primorosas crônicas... Até mais! 🤗

  25. Eu sinto muito sua saída, mesmo porque ainda não está completa sua década no antagonista&crusoe. Além disso, a saída não foi sem dores, faltou aquele “até breve” aos seus filhos.

  26. Eu digo até logo. pois assim como o bom filho a casa retorna, o pai sempre terá as portas abertas, assim espero. Tomara que o Antagonista e a Crusoé nunca pecam o foco e os princípios.

  27. A sensação que tenho é que tudo de bom está se acabando. A esperança de um país melhor se foi, com o fim da Lava Jato. A mediocridade está vencendo. Quem puder, vá embora deste bananão.

    1. Deixaram a tripulação a deriva, lamentável tudo isso.

  28. Vou sentir muito a ausência dos textos lúcidos desse grande escritor jornalista. Até breve quando o encontrarei em outro lugar.

  29. "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer". (A.E) Que o seu retorno seja breve.

  30. Querido Mario Sabino, não há fênix que resista à bagunça brasileira. Ter que renascer a cada dia, ter esperança, trabalhar pesado, pagar impostos altíssimos para nada. O que restam é o amor e o respeito que ficam na memória de quem faz parte, direta ou indiretamente, das nossas vidas. Obrigada e boa sorte. MS

  31. Sou assíduo leitor e expectador da Crusoé. Tenho orgulho de o ser. Neste cenário de mentira, mediocridade, ignorância e corrupção vocês representam uma chama de esperança. Me preocupo e pessoas chaves como você e o Diogo saiam, me preocupa se motivo de suas saídas seja o veneno que Mata o que de bom aqui floresce. Que seus filhos não se percam que a ilha do jornalismo continue a nós proporcionar uma ilha de esperança.

  32. Que pena Mário! Precisamos desta fonte de jornalismo independente como Você e Diogo tão bem aqui representaram. Obrigada!!!

  33. Assim como nas relações humanas, os negócios também têm sua dinâmica própria que buscam, em princípio, atender a interesses comuns. Não sendo possível, termina-se o ciclo. É uma pena, pois nós ficamos sem esta fonte de informações dignas (sem os vícios da dependência). Obrigado e sucesso!

    1. Hora de sair também. No meu caso, cancelando assinatura.

  34. Obrigado Nobre Guerreiro!Espero pela sua nova batalha,pelo q vi,creio q será por um ótimo motivo,então creio q será uma boa batalha na qual os bons estarão ao seu lado!Sucesso e sorte lhe acompanhe!Realmente grato!

  35. Fará muita falta caro Mário Sabino. Oxalá a Crusoé continue a ser o veículo de comunicação que sempre foi desde a sua concepção, mesmo sem a sua presença e a do Diogo Mainardi.

  36. Não tenho bola de cristal,mas posso imaginar que,faltando dias para as eleições e a gente sabendo o que está por vir,Mario resolveu deixar o país para não ser preso.Se estiver certa no meu pensamento,Mario tem toda a razão,a coisa está preta e muito feia para jornalistas independentes como ele e Diogo.Claudio que se cuide e deixe seu "jatinho" preparado. Seja como for deixo meus votos de sucesso esteja onde estiver,Mário.Com certeza voltará a escrever livros. Também ótimo para nós,seus fãs.Abçs

  37. Não tenho bola de cristal,mas posso imaginar que,faltando dias para as eleições e a gente sabendo o que está por vir,Mario resolveu deixar o país para não ser preso.Se estiver certa no meu pensamento,Mario tem toda a razão,a coisa está preta e muito feia para jornalistas independentes como ele e Diogo.Claudio que se cuide e deixe seu "jatinho" preparado. Seja como for deixo meus votos de sucesso esteja onde estiver,Mário.Com certeza voltará a escrever livros. Também ótimo para nós,seus fãs.Abçs

  38. É uma pena. Primeiro o Diego, depois o Diogo e agora o Mário, em ordem coincidentemente alfabética. De qualquer forma, siga em paz o seu caminho. Sentirei muita falta do estilo e sagacidade do seu texto.

  39. Mario, você e o Mainardi farão falta - cada um com seus talentos especiais. Por falar em provocar risadas, seu talento em imitar o Alckmin e Dona Marisa é impagável, assim como o humor apimentado do Diogo. Tenho certeza de que os filhos - O Antagonista e Crusoé - continuarão sendo motivo de orgulho para os pais. Mas torço para que, de vez em quando, vocês apareçam de visita, pelo menos, pra gente poder matar as saudades das Reuniões de Pauta. Abraços para os dois!

  40. Obrigado, Mário. Primeiro o Diogo, agora você. Esperamos que seus filhos editoriais continuem com a mesma sorte. Esse país precisa de imprensa independente, com jornalistas cultos e lúcidos. Até mais.

  41. Sou Antagonista e Cruzoe desde os primeiros tempos e continuarei a selo, pois as raizes estão muito bem plantadas. Obrigado Diogo e Mario

  42. Mario e Diogo, o que vocês criaram fica, na nuvem. a nós, leitores, o vazio de vossos textos. achava que fossem eternos.

  43. Mário, muito obrigado. Já perdemos I Diogo. Oxalá O Antagonista e Crusoé prossigam sem perder a qualidade e independência. Abçs

  44. Mario, so tenho a agradecer o privilégio da leitura de tão inesquecíveis textos de sua autoria. Agora, resta-me desejar-lhe um feliz renascimento no novo endereço digital.

  45. Que pena, sou sua leitora assídua. Foi o Mainardi agora você. Desejo muita sorte e sucesso. Obrigada por nos proporcionar esse jornalismo brilhante. Que a Crusoé e o Antagonista mantenham esse jornalismo independente e imparcial.

  46. Triste não poder ler as colunas de Mário Sabino,era gratificante. Foi se embora Diogo e agora vc . Bateu aquele desapontamento,Sentiremos a sua falta.

  47. Mario, fiquei muito chateada com a notícia, gosto muito de ler os seus textos. Entendo e desejo boa sorte. O Antagonista e Crusoé irão trilhar um caminho de sucesso porque possuem pilares sólidos, de um jornalismo independente e ético.

  48. Esperava ansiosa toda sexta para ler sua coluna. Era o começo perfeito do final de semana. Só tenho a agradecer pela forma elegante, precisa e emocionante que escreve!

  49. Lamentável. Sabino e Diogo representam uma perda irreparável. O afastamento desses dois pensadores empobrece o debate e a reflexão. Espero revê-los em breve. Felicidades aos dois.

  50. Lamentável! Sabino e Diogo representam uma perda irreparável. São insubstituíveis. A falta desses dois grandes pensadores empobrece os debates e diminui a reflexão. Espero revê-los em breve. Felicidades ao dois!

  51. Mário, fiquei chocada c a notícia! Você e o Diogo saindo, os fundadores do Antagonista e Crusoé, fica difícil acreditar q essas duas fontes de informação manterão a qualidade e independência. Sou assinante, mas acho q não renovarei. Sem os capitães do navio a tendência é naufragar.

    1. Com todo respeito Sabino, concordo com Ana Gabriela, você precisa explicar o motivo de trocar a independência total que você mesmo fundou e migra para um metrópoles notoriamente tendencioso de propriedade de alguém considerado vil. Qual o MOTIVO?

    2. Se vc puder explicar porque está indo p o Metrópolis, fundado pelo Luis Estêvão, político corrupto e condenado e pelo q li agora administrado por seus filhos, agradeço. Site q recentemente publicou aquele horror sobre o caso Klara... Desculpe, mas não consigo entender...

    1. Lamentável. A saída de Sabino e Diogo é irreparável. São insubstituíveis. A falta desses dois pensadores empobrece o diálogo e a reflexão. Felicidades aos dois.

  52. É uma pena! Primeiro o Diogo, depois, Mário. Pena também, não ter me tornado assinante antes! Muito respeito e muito obrigado, pelo seu trabalho! Seu e do Diogo! Paz e sorte! Continuarei assinante.

  53. Obrigado Mário e Diogo, por toda luz que nos permitiu abrir os olhos sobre a nossa política. Sejam felizes em suas novas jornadas, e, quem sabe, um dia renasçam. Espero que sim, e estarei aqui aguardando sua volta.

  54. Muito obrigada pelos seus artigos muito bem urdidos. Eu me deleito lendo seus textos até qdo o conteúdo me desagrada. Até breve aqui ou acolá! Abraços

    1. Adoro os dois, temos que respeitar a decisão de vida de cada um, mas também fico um pouco com este sentimento de abandono.

  55. Estão certíssimos, Mário e Diogo, lutaram enquanto foi possível. Não vale mais ficar enxugando gelo nesse lixo de país. Auferiram o retorno de sua criação, deram uma banana pra quem fica e tiraram o time de campo. Reitero, estão certíssimos.

    1. Só tenho a agradecer a vocês Mário e Diogo são pessoas maravilhosas vou sentir falta de vocês . felicidades e muita paz! Lena

  56. sentirei sua falta, assim como sinto do Diogo. não sei quanto tempo continuarei sendo assinante. infelizmente, o Alexandre Soares, o centro do universo vai continuar

  57. Mário, como desapegar de vocês se os acompanhamos desde o início? Obrigada pela boa moral, as ideias progressistas, os períodos ritmados e as palavras sempre justas, em todos os sentidos. Seja feliz!

  58. Ainda bem que residi por 30 e tantos anos em São Paulo e poderei achar pelas cercanias dos JARDINS esse jornalista brilhante que nos faz pensar cada dia que lemos suas colunas que permanecem indeléveis em nosso íntimo. Até um dia próximo MÁRIO SABINO!!!

    1. Enquanto não souber o MOTIVO, não lerei absolutamente nada do Sabino.

  59. Tenho muita gratidão por toda leitura excelente de sexta feira. Te desejo muita alegria e sucesso, mas não escondo, vou morrer de saudade... não só de ti, mas do Diogo, do Antagonista e da Crusoé.

  60. Prezado Mário. Meus dias já não eram mais os mesmos sem o Despertador do Diogo, e agora sem seus artigos e opiniões, perco um pouco meu norte. Espero que você tenha pelo menos um tempo para se dedicar a si mesmo, curtindo a família e a vida como você merce. Quem sabe arrume um espaço na sua agenda para visitar minha cidade, São João del Rei? Estarei a disposição para mostrar um pouco da nossa história colonial, com uma esticada até Tiradentes e arredores. Abraços. Saúde e paz.

    1. Ricardo Boa noite! Sei que aqui não é o lugar adequado para o que em seguida passo a lhe expor: Minha mãe nasceu em sua cidade , na Rua da Prata num. 9. Parece que a casa foi tombada e hoje é o Museu dedicado às coisas que pertenceram ao doutor TANCREDO NEVES. Ficarei muito contente se for possível me confirmar a veracidade do assunto . Agradeço muito e um forte abraço do JOSÉ ROBRRTO REZENDE FULLY.

    1. Mário vai para o site Metrópole!!! Que tenha sucesso como teve aqui!!! Ficarei com saudades das suas crônicas sempre inteligentes e bem-vindas!!! Abraços e boa sorte!!!

  61. Sai Diogo, agora Sabino e me deixa a triste impressão de que a boa mídia está sendo derrotada pelo establishment! Uma pena, mesmo!

    1. Concordo. Vou sentir falta. Mas mudanças também são necessárias. Que seja pra melhor.

  62. Sabino, minha gratidão por sua inspiração e busca pela lucidez !! ... ainda sentindo a falta do Diogo e, agora a sua q me pegou de surpresa... Mas, como vc disse, os filhos precisam de uma vida própria !! Seus textos q inspirem mais filhos ainda. Abs apertado !!

  63. Vê o Diogo e o Mário se retirando do jornalismo é só mais uma consequência do triste fim da lava jato e da falta de expectativa com relação a mudanças ,com um povo tão estúpido seguindo POPULISTAS e dando Ibope pra pingos nos Is e folha de SP . Até breve Mário e boa sorte.

    1. Realmente, fico muito triste com a saída dos dois.

    1. É com muita tristeza que vejo a saída desses dois grandes jornalistas da Crusoe e do Antagonista que fizeram a muito por essa mídia. Sem o Mario Sabino e o Diogo perdemos a alma da Crusoe e do Antagonista, prá mim acabou, já senti uma grande falta de respeito com todos espectadores do Papo Antagonista quando ficou duas semanas sem transmissão no YouTube e sem qualquer explicação dos motivos. Com tantas decepções acho que pedirei o cancelamento de minha assinatura.

  64. Mário, você é um grande escritor! Sentirei falta desses seus belos e melancólicos textos que sempre nos fazer refletir, que até nos emocionam as vezes. Nos acostumamos facilmente ao que é bom, mas nada dura pra sempre. "Tristeza não tem fim, felicidade sim", mas que venham outras felicidades, pra você e pra nós. Um grande abraço e sucesso!

  65. Diogo escreveu no twitter q " o velho Antagonista n existe mais". E disse q n tem mais nada a ver com isso. Sabotados pelo Google e censurados pelo UOL qdo iam publicar matéria sobre GMendes? Alguém tem q explicar aos assinantes. O q Diogo fala se corrobora com a saída de Sabino? Um "investidor" comprou e fará parceiras como essa do UOL? Inclusive esse Cerize disse em artigo q a Europa "escalou".a guerra na Ucrânia? Ainda fico pelo Dantas, mas barbas de molho.

  66. Foi uma grande satisfação tê-lo ouvido e lido no Papo Antagonista e na CRUSOÉ, que realizam o melhor jornalismo do Brasil! Boa sorte, Mario e muito obrigada!

  67. Não estou mais inscrita em O Antagonista+, não aguento assistir MC Cláudio, juro que tentei o quanto deu. Bom, perdi.

  68. Assim que renovei minha assinatura, o Diogo deu um adeus, agora o Mário Sabino. inacreditável! Que cano O Antagonista me deu! hahahahahahahaha...

    1. Comigo também, mas vou cancelar. Para terem saído os dois, é porque vai mudar a linha editorial. Uma pena, foi bom enquanto durou. Até gostaria de escrever mais, mas duvido que o comentário seria permitido

  69. puxa vida, renovei minha assinatura faz pouquinho tempo, peguei a vista. incrível, levei o cano de O Antagonista. hahahhahhahaha

  70. Uma pena… mas as coisas boas não perduram no Brasil, sempre foi assim… Que os resistentes obtenham sucesso em sua empreitada sem os seus mentores!

  71. Caro Mario, você fará muita falta! Por favor continue escrevendo. Suas reflexões são muito válidas e nos ajudam a pensar sobre a vida. Forte abraço, muito boa sorte e muito obrigado por tanto!

  72. Também acho que deveriam ser mais claros e transparentes com seus assinantes. Muitos aqui assinaram por querer acompanhar o Diogo. Eu particularmente. Mas o Mário também é interessante e já estava me condicionando a acompanhá-lo. Mas tudo bem,mesmo assim continuarei . Veremos… Boa sorte Mário!

    1. FENIX renasce...foi um até logo. Continuarei seguindo vcs .

  73. Vocês sempre falaram a verdade. Conta que estranha debandada é esta! Ficamos aqui de assinantes associados ao UOL? Pois é, fim do que é razoável, Lula solto, Bozo venerado e Moro chamado de ladrão.. Fim do sonho de um novo Brasil. Antagonista ficará no passado. ..

    1. Eu também estranhei de ver o nome do UOL associado ao do Antagonista... Se realmente tiverem comprado, quem vai deixar de ser assinante sou eu! O UOL é bem tendencioso, embora haja excelentes jornalistas, tais como o Felipe Moura Brasil, a Madeleine, o Josias, a Thaís... Mas, também tem aqueles outros que dá até nojo de ouvir, de tão desonestos intelectualmente... Então, se for verdade, eu é que não vou dar o meu suado dinheirinho pra patrocinar militantes petistas travestidos de comentaristas..

  74. Que triste fim para uma das poucas médias que me informava de forma imparcial, será que só nos restarão as médias que falam de boçalnaro e luladrao,passando pano e claro

    1. Lamentável mesmo! Fiquei triste, ou melhor aborrecida

  75. Infelizmente os últimos artigos por você enfiados aqui mostram que precisa de longas férias ou reciclagem mental ... Prozac ainda dá jeito nisto?

  76. Valeu, Mario Sabino! Tenho muito a agradecer os momentos que passei lendo suas matérias inteligentes, mostrando um horizonte difícil, mas quero crer que não impossível. Assim como Diogo Mainard, espero que você possa contemplar o seu legado. Aprendi muito com vocês dois e espero que seus conteúdos permaneçam na sua essência.

  77. Para quem se apresentou como uma alternativa à mídia maniqueísta (foi assim que eu entendi e por isso assinei) este é um desfecho bastante melancólico para o_antagonista/crusoé… atirado gostosamente nos braços do que há de mais despudorado na imprensa brasileira, o grupinho “fôia-uol”. A agonia do blog começou com o fim da imparcialidade, mas nem sei como tenho espaço para escrever isso: minha assinatura não foi renovada antes mesmo da saída do Mainardi.

    1. Seu colega Dantas saúda o “nascimento” de O Antagonista, Sabino… nada mais constrangedor. Eu diria que o momento é marcado pela “volta do que não foi, da que nunca foi”. Uma pena este desfecho, mas alguns de seus textos me trouxeram iluminação (outros achei uma porcaria, embora eu não possua categoria para escrever melhor). Manipulação e ofensa aos fatos me agridem, mas o que me fez desistir mesmo antes do advento “fôia” foi a estupidez dos leitores que só dizem “sim”. Ignorância basta a minha.

    1. Espero que esteja partindo para um período sabático, exausto como todos nós, nestes tempos bicudos, de valores invertidos e de tanta gente ignóbil dando as cartas… torço para que as coisas voltem logo ao prumo e para que Mário Sabino retorne ao nosso convívio!

  78. Mario tu vas me manquer, j'adore te lire, comme disait mon grand père le vieux Georges qui a tant aimé le Brésil... Tout est grâce ! J'ai commencé acheté tes livres et comme ça tu vas être prêt de nous.. Bon courage la vie peut être belle ❤️

  79. Me parece que tem algo por trás ainda não dito dessa demandada da Crusoé/Antagonista. Como já havia percebido que a "redação" acorda tarde, foi a gota d'água para cancelar a assinatura. Os guerreiros "morreram"!

    1. Triste demais , e deixam um país entregue aos bandidos , sem ninguém pra confronta- los com inteligência . Ficamos órfãos sem opções . Moro também nos abandonou , dureza

    1. Maria,não faça esse sacrifício. Não leia a revista e o Antagonista. seu problema está resolvido.

    2. Hmmmmm talvez um modus operandi se estabelecendo, tu esperavas algo diferente considerando a nova companheira de infância dos ex-gonistas? E antes que tu caias na tentação de me chamar de bolsonarista apenas - APENAS - porque manipulação e desonestidade na informação me afrontam, afirmo-te: vou de Ciro no primeiro turno. Mas se tudo der errado eu sou #antipt desde o mensalão.

    3. Aí Ricardo, pensei nisso mas tá impossível cancelar a assinatura. Eles estão alegando que tenho contrato de fidelidade. Nunca pensei . Super decepcionará com eles. Terei que aguentar até mês 6/23 acredita????

  80. Uma baita falta!! … Você sempre foi o primeiro articulista que eu procurava para deliciar-me com a leitura!… E agora, Mário, será que a festa acabou?!?!… Um “pseudo” plágio de um questionamento de Drummond me convida a refletir…🤔 Tomara e que não. Boa sorte!

  81. Aprendi a respeitar o jornalismo sério que você deixou de legado a estes teus filhos, ó Mário! Que tudo renasça como Fenix! Até breve!

    1. Não sei… mas a Crusoé tem um número de telefone. Como eu acreditava piamente que Diogo e Mario JAMAIS abandonariam o site que criaram, sempre efetuei pagamento integral na renovação da assinatura, então seria inútil cancela-la agora. Mas vou CANCELAR minha assinatura quando chegar o momento da renovação.

  82. Pena q vc está saindo, acredito q o sistema político brasileiro, envolvendo os 3 poderes mais as quadrilhas do crime organizado, as 3 armas do exercito e nossa população mantida ignorante, fanática e burra, devem ter revirado seu estomago e está difícil aguentar ver o q está acontecendo de baixo do nosso nariz! Boa sorte caro Mário Sabino! O Brasil precisa de muitos Mários Sabinos e Diogos Mainardis!

  83. Diogo e Mário eram para mim um oásis de isenção e confiança, num meio e num país que só interesses cartoriais e escusos, além de desinformação, prevalecem. Pena que nos deixam sós.

    1. Exatamente! Ambos nos abandonaram. Sinto-me órfã

  84. Ah, não, Mario! “Até tu, ó Brutus?” Diogo saiu, agora sai você? Para mim, que acompanho O Antagonista desde o momento que vc e Diogo, sozinhos, criaram o site, há em mim uma sensação de vazio, de ABANDONO, quase de orfandade. Abandonada por pai e mãe… Acompanhei-os pari passu . Lembro da entrevista com a Madeleine Lacsko, que viria a ser sua primeira jornalista contratada. Ela trouxe “Os Marcheiros” para cantar uma paródia. Assino a Crusoé desde o nº Zero, no exato dia de sua criação.

    1. Filhos não são clones dos pais, assim como os dedos das mãos não são iguais. Sou assinante da Crusoé desde o número ZERO. Pela total confiança que depositei em Mario e Diogo, sempre paguei integralmente pela assi no ato da renovação. Não mais. Quando chegar a hora, CANCELAREI minha assinatura. Acesso o site O Antagonista desde o momento de sua criação. Agora que ambos saíram, sairei também. Porque não faz sentido ficar. O Antagonista está morto, é um corpo SEM ALMA.

  85. Tenho a esperança que esses filhos criados por dois excepcionais Jornalistas e Cidadãos brasileiros, visionários do bem, não sejam contaminados pela nossa mídia viciada em putaria e se prostituam. Agradeço a ambos o denodo em oferecer para mim um veículo de informação ético, verdadeiro e preo cupado com a Nação. Raridade, né?

    1. Sim, torcendo pelo firme e fiel aprendizado dos sucessores de Diogo Mainardi e Mário Sabino, no leme de Crusoé e O antagonista… meninos, perseverem no exercício do jornalismo isento, sério e leal à verdade dos fatos!

  86. Sofro! Sofro muito pelo momento político horroroso em que vivemos (talvez não mais que os outros) e também pela falta que os seus artigos e do Diogo me faz e farão. Tristeza por mim! Tristeza pelo Brasil 😢

  87. Gosto de você, mas não gostei dessa decisão. Você emociona, faz pensar é sensível. Mas sair agora não gostei, não. O Cláudio é muito bom, mas como ficar sozinho? Acho que merecemos uma explicação mais detalhada. Boa sorte e sucesso ! Volte logo.

    1. Verdade, Maria Eliza! As coisas começaram a ficar estranhas por aqui com a saída do Rodrigo Rangel, o EXCEPCIONAL editor da revista, e com ele saíram TODOS os jornalistas (Fábio Leite, etc), EXCETO Duda Teixeira. Carlos Fernando S. Lima e Sérgio Moro deixaram de escrever artigos… Se os próprios CRIADORES do site o abandonaram, por que ficaria eu?

    2. Negócios são negócios. Mário e Mainard venderam a revista para empresário investidor Pedro Cerize. Td se encaixa agora justificando a saída de ambos. Se a revista e o site forem continuar interessantes só o futuro dirá!! Pra mim já estava Td estranho . Boa sorte aos novos comandantes Cláudio e Graiieh.

  88. Vc e o Diogo são referências para mim, onde vcs estiverem podem contar com a minha audiência. Vai ser difícil olhar para o Antagonista e pensar que vcs não comandam mais o site. Que esse renascimento traga mais sucesso e muitas alegrias!

  89. Mario, te acompanharei onde estiver. Tenho certeza de que essa nova etapa da sua vida será mais um sucesso. Obrigada por tudo.

  90. obrigada por todas as reflexões, sorrisos e emoções que provocou. Já com saudades desejo tudo de bom pra vc! abs

  91. Nosso querido Mario Sabino, triste por sua saída, mas grata a tantos textos brilhantes com os quais nos premiou. Muita sorte nessa nova caminhada! Você brilha aonde estiver! 👏👏👏👏❤️

  92. Parabéns, Mário. Tenha orgulho destes filhos, são ótimas publicações com excelentes profissionais. Um abraço. Sucesso.

    1. Sim, José mas vou dar um crédito de confiança. Se a coisa se desviar eu cancelo a assinatura.

    2. Mas também pode sinalizar "patrocínio"!!!

    3. Isto é uma boa notícia. Sinaliza a manutenção da linha editorial.

  93. Mário, Parabéns pela criação da Crusoé e do Antagonista, bem como pela sabedoria de perceber a importância da renovação com desapego e leveza. Em frente e até logo.

  94. Puxa Sabino, tu e o Diogo estão me massacrando com esse abandono. Que essa fênix consiga lamber todas suas feridas e que logo ressurja com essa mente brilhante, para me alegrar todos os dias. Que tu consigas descansar, vai visitar teu filho, e volte logo!!! Forte e fraterno abraço com meu carinho!🥰🥰

  95. Quando li o seu Twitter falando da saída, tomou em mim um sentimento de luto... triste por perder um amigo, msm que nunca o encontrei, mas era alguém q me entendeu, alegrou e muitas vezes me emocionou, o artigo sobre seu pai foi uma das coisas mais linda q li este ano... Seja feliz, os bons merecem o melhor...

  96. Mário, é um dia especialmente triste para mim como leitora dos seus artigos sempre tão bem elaborados! Confesso que tenho problema em lidar com mudanças, principalmente com aquelas que me fazem refletir e ver as coisa por outra ótica! Sua sensibilidade e inteligência sempre foi um diferencial, te desejo éxito na sua nova etapa, que seu renascer seja sempre esplendoroso! Obrigada!

  97. Com a saída de Diogo e Sabino, será que O Antagonista e Crusoé continuarão os mesmos, independente? Que (sobre)viver, verá. Lamento muito a saída dos dois. Que eles tenham sucesso nos novos projetos. A nós, resta apenas a torcida de que dias melhores virão.

  98. Triste pelas saídas de Mario e Diogo, mas confiante na continuidade do trabalho que eles iniciaram e no legado que deixaram. Boa sorte, Dantas e Graeb! Que venham as novidades!

  99. Nos que te agradecemos pelos filhos que criou, aliás, pelos filhos que vc e o Diogo criaram. Desejo vida longa com muita saúde para vcs dois .

  100. Grande Mário.sempre admirei seu trabalho desde a Veja,nesse site não perdia um texto de sua autoria,embora alguns um pouco complexos ,resultado de uma inteligência acima da média no meu entender. Desejo sucesso nessa nova etapa,e mande alguns textos se possível.Eram magnificos

  101. Vou sentir muita saudade da leitura semanal de seus sempre ótimos artigos, lições de cultura, bom senso, sagacidade e excelente jornalismo… Vc e o Diego vêm sendo - e há muito - minhas leituras obrigatórias das sextas, na Crusoé, e no dia a dia do Antagonista+. Que os fênix renasçam logo, é o que espero. Abs

  102. Te desejo todo sucesso nesse novo voo. Obrigado por toda a sua lucidez. Sentirei muita falta das análises, e infelizmente, não dá pra continuar aqui sem você e o Diogo.

  103. Que grata surpresa, Mario, encontrar-me hoje com esta Fênix! Tão triste eu estava com sua saída, que para compensar, comprei ontem três livros seus - dois romances e um de contos, e assisti sua entrevista para o Jô Soares. Jô e Sabino, dois gigantes, cada um com sua singularidade, assim como o Diogo. Singularidade é inata, não há fórmula de ocasião que possa supri-la. Aguardo sua estreia no Metrópoles. Au revoir!

  104. Obrigado Mário e Diogo por terem criado o Antagonista e Crusué. Construíram algo que faltava, e ainda falta, no jornalismo brasileiro.

  105. Segue a vida! Sentiremos falta dos seus pontos de vista, sempre bem inspirados e cheios de sentimentos. Quando puder, apareça, pois a casa é sua

  106. O agradecimento é meu, por ter tido a oportunidade de ler todos os seus textos. E sim, refleti, me emocionei e ri com os mesmos. Segue a minha imensa admiração por todo o seu trabalho: impecável, competente, brilhante, honesto e destemido, aqui e por onde passou!

  107. Mário, vamos cruzar por aí, logo estará emitindo suas brilhantes idéias em outro veículo informativo. Boa sorte

  108. Sem menosprezar aos demais...para mim a Crusoé só fazia sentido com você e o Diogo!Mas sinceramente, eu entendo a "exaustão" de vocês! Me identifico totalmente ... Abraços e obrigada a você e ao Diogo pelos tantos momentos de lucidez...

  109. Mário, foi um presente enorme estar com você todos os dias no O Antagonista e Crusoé! Agradeço sua presença em minha vida ! Sentirei falta, mas estarei feliz se você estiver bem!!!!

    1. Exatamente! Estou me sentindo ÓRFÃ da pai e mãe. Abandonada!

  110. Por uma necessidade de sobrevivência, fizeram parceria com a uol e foi nítido a mudança editorial. Mas acho muito bom e altamente louvável aqueles que sao fieis aos seus pincipios e ideias e dizem "não " . Privilégio de poucos. Sucesso a você no metrpolis e vamos ver ate qdo o dantas irá aguentar. Minha assinatura, tambem não será renovada.

  111. Boa! Momento certo de sair. Mas, para aproveitar o seu talento e o do Diogo, deixo aqui a minha sugestão para que realizem um trabalho em outra área. Em especial, com artes & pensamento.

    1. Façam um canal no YouTube e conversem como faziam na Reunião de Pauta. Comentem os temas a cada dois dias.

    1. Também estou fora. Sempre fui cético em quase tudo na vida, mas nunca estive tão desiludido com a política como agora. É impossível imaginar Sisifo feliz.

  112. Brincadeira: nao bastasse o Diogo, agora o Mario. Sinceramente: ficamos orfaos. Desejamos que , aos que ficam, tenham a mesma garra dos quew noas deixaram. Lamento, e muito.

  113. Posso dizer que estou desolada com sua saída do grupo. Meu principal interesse na Crusoé era ler a sua coluna e a do Mainardi. Com a saída dos dois e essa enfadonha eleição, acho que nem tem sentido continuar com a assinatura. Espero poder continuar lendo seus textos no futuro. Onde?

    1. Claudio Dantas, pela sua comprovada competência, merece toda a nossa confiança como mereceu a confiança do Diogo Mainardi e do Mario Sabino que os convidaram para trabalhar no O Antagonista. São do Claudio inúmeras informações importantes publicadas no O Antagonista em primeira mão. Continuarei sendo leitor assíduo e renovarei sempre minha assinatura. Longa vida ao O Antagonista que desde que surgiu foi o melhor e mais independente órgão de imprensa do Brasil. E continuará sendo. VAMOS APOIAR.

  114. As saidas dos sócios fundadores de Crusoé e O Antagonista deveria ser muito bem explicada a todos os assinantes dessas duas publicações. Tudo muito obscuro. Muito misterioso. Imaginem os Marinhos saindo do Grupo Globo ou os Mesquitas do Estadão, por exemplo. Os Civita saíram da Abril porque faliram . É este o caso? Espero que essa história seja explicada. Por respeito aos assinantes. Por dever de transparência.

    1. Tbem senti a sua saída, Mário, e a do Diogo mal explicadas. Parece q tudo estava previamente combinado e nós, assinantes, pegos de surpresa. Como tudo no Brasil. Continuarei leitora pq a equipe q ficou é mto competente.

    2. Caro Mario, sinto muito, mas perder o Diogo e agora você? Há 3 meses renovei por dois anos. Estou puto! Desculpem o desabafo.

    3. Ivan,concordo. Na minha opinião vcs,Sabino e Diogo, não estão saindo mas abandonando seus assinantes,credores.Confiamos em vcs mas agora prevalecem seus interesses. Boa sorte e dignidade Claudio Dantas e equipe!

  115. espero que alguns de nós não o representamos no conselho tutelar, por abandono de incapaz. kkkkkk obrigado vida que segue Mário. abraço pro nervosinho

  116. Você iluminava nos dias com seus artigos.sentiremos muita falta.Ressurja quando quiser.Estaremos aqui te esperando.

  117. Felicidades Mario. Que saudade terei de seus textos. Magníficos. Você e o Diogo são a alma desse empreendimento. A identidade. Pra mim fica difícil de entender. Boa sorte e muita vida pela frente e pra você

  118. Fiquei muito triste quando li, ontem a NOTA sobre sua saída. Me perguntei se valeria continuar minha assinatura. Hoje li a mensagem/artigo do Claudio Dantas e me animei um pouco. Tomara que continuem independentes que essa nova proposta do Antagonista e CRUSOÉ sejam conforme o anunciado. Desejo tudo de bom, sucesso, e não desanime com seus 60. Estou na beirada dos 62 e me acostumando com essa fase. Bem ou mal, vamos fazer o que há de melhor: aproveitar mais a vida, e deixar o trabalho em 2º lug

  119. Fará falta, Mario, mesmo. Espero que a Crusoé e o Antagonista continuem com a mesma garra e destemor que acompanharam você e o Diogo durante esse tempo. Sucesso nos novos renascimentos.

  120. Mário, vou ficar com o “até logo” , nem que seja na forma de artigos eventuais. Obrigada pelo nosso Antagonista/Crusoé.

  121. Mario,sou uma entre muitos,mas você me fez emocionar, refletir além de aprender muito com sua cultura e elegante escrita. Muito obrigada! Amenizarei sua ausência e do Diogo acompanhando a trajetória dos seus filhos editorias. Acompanharei ybem sua nova jornada. Sucesso!

  122. Primeiro foi o Diogo! Agora você vai nos deixar. Fiquei mal!!! Esperava a semana inteira por você, Diogo e Goiaba. Obrigada, Mário!

  123. Quando o Mainardi saiu ja quis cancelar a assinatura. E nao consegui. Com vc saindo, nao vou mesmo renovar a assinatura

  124. Como sempre brilhante! Sentirei falta de você por aqui… espero pelo próximo livro, quando poderemos conhecer todo o processo de metamorfose desta fênix… com certeza para melhor! Sucesso! E obrigada 🙏🏻

  125. Muito obrigado pelo seu trabalho como lúcido e honesto jornalista, Mario Sabino, com votos de muitas felicidades e de que você não nos abandone por completo.

    1. Céres se você ler a edição desta semana com certeza irá renovar… eu não tenho a menor dúvida que estes “filhos” do Mário e do Diogo são de fundamental importância para garantia da democracia no nosso país.

    2. Também não sei se renovarei. Eles eram a alma da revista 😢

  126. Absolutamente lamentável. Perder Diogo e Mário é perder a essência do jornalismo de O Antagonista, a essência crítica, ponderada, isenta e com pitadas de acidez necessárias para assimilarmos o desastre nosso de cada dia como nação. Muito sucesso! Seguiremos vocês aonde forem!

  127. É vai ficar complicado renovar minha assinatura. Perdas relevantes as de Sabino e Maynard. Uma mudança que deixa a revista com rumo para mim incerto

  128. Sentirei sua falta, assim como do Diogo. Faço votos que os filhos saibam honrar os brilhantes fundadores e possam nos propiciar o que vcs nos propiciaram mas estarei atenta.

  129. Muito triste...inconformada até...não gostei nem um pouco...difícil substituí-los por alguém igual...quanto mais melhor...para fazer valer minhas assinaturas.

  130. Realmente, é desanimador! Divulgar a informação de forma correta e independente e, mesmo assim, ver os brasileiros lutando para escolher entre duas desgraças que estão liderando as pesquisas para presidente. sinceramente, não consigo entender. Mário, você fez a sua parte de forma brilhante. Seja feliz e até breve.

  131. É triste, mas a vida é assim mesmo, né? Sentirei uma enorme falta de vcs dois, mas agradeço muito a importante diferença que fizeram, as sementes que corajosamente plantaram. Muito sucesso, felicidade e paz. Muito obrigada, mesmo!

  132. sucesso Mário, na sua nova empreitada, que tenhamos o espírito Antagonista em vários veículos da imprensa, o Brasil necessita disso !!!

  133. Puxa vida! E agora, sem vc e Diogo? Boníssima sorte a vcs! Só me responda uma coisa, apenas "sim"ou "não"; vc recebeu minha coleção, enviada aos cuidados da Crusoé? Apenas sim ou não - Albino Bonomi - [email protected]

  134. Infelizmente, seus filhos estão nas péssimas mãos da Folha/UOL. O Antagonista e Crusoé estão subordinados ao esquerdismo desonesto e ao mau jornalismo.

  135. A saída dos fundadores do Antagonista é a confirmação de que não existe independência jornalística associada ao grupo UOL.

  136. Como ex-Assinante de Veja por mais de 35 anos, e degustar as boas reportagens desse grande jornalista chamado MÁRIO SABINO, espero que o retorno do grande jornalista seja uma Fênix! Boa sorte para o senhor, e sucesso, esteja o senhor onde estiver!!

  137. Poxa que pena. A gente que agradece, Mário. Gostava sempre de começar a minha sexta-feira lendo a sua coluna, depois lia a do Ruy e a do Diogo. Esse texto me deixou ainda mais triste por ponderar sobre a finitude de tudo e como a vida tem passado rápido. Foi um prazer ler os seus textos nos últimos anos e assistir as suas participações no papo antagonista. Lhe desejo tudo de melhor. Um grande abraço. Caetano Cardeliquio.

  138. Mario Sabino, já estou no aguardo de sua próxima aparição, seja lá onde forem você e o amigo Diogo. Desde que comprei o livro dos petralhas passei a observá-los mais de perto e não tenho o que reclamar. Saúde e sucesso!

  139. Muito sucesso na sua nova empreitada. Sou seu leitor, desde os tempos de Veja. Gosto do seu estilo, embora nem sempre, humildemente, concorde com seus pontos de vista. Vou procurar suas crônicas onde estiverem. E obrigado por tudo.

  140. Coragem Mario, coragem. Desafiaram os antigos e os novos poderosos. Ser "caça" é o preço da coragem. No mundo inteiro é assim. Também sou "antagonista" raiz. A cozinha do triplex, etc. Recomendo não mais achar que algum brasileiro não sucumbirá em suas vaidades pessoais. O país só vai melhorar quando a vergonha na cara e grau de civilidade aumentarem também . Obrigado pelas excelentes e sensíveis colunas, e injeção de ânimo quando mais precisamos. Obrigado.

  141. Mario, estou em choque, muito triste com a saída do Diogo e agora a sua. Vcs faziam parte da minha vida, como comer, beber e dormir, sinto que vcs contribuíram muito para minha visão do mundo político. Não terei mais o tesão de acessar o site ao acordar, como um rito. Só me resta desejar a você tudo de bom. Fará muita falta😪😪😪😪😪

  142. Estou sem a mínima vontade de acreditar. Só consigo dizer um até breve bem breve, MÁRIO SABINO. Aquela sensação de que você e o DIOGO MAINARDI foram resgatados da ILHA por um barco imenso e seguro e nos deixaram náufragos no Titanic. É lógico que só temos a agradecer aos nossos 2 superlativos iluminadores de mentes de mentes fulgurantes e desejar que sejam - SEMPRE - muito felizes em suas novas trajetórias q prosseguirão idubitavelmente brilhantes como sempre. Mas... nos sentimos sim... órfãos.

    1. Aconteceu alguma coisa conflituosa entre o DIOGO e você MÁRIO? Não tendo acontecido, estou desconfiada é de que fundarão mais ilhas, juntos ou separados, e que NÓS teremos no final das contas um fantástico arquipélago de ILHAS de JORNALISMO DE PRIMEIRA GRANDEZA!!! Em meio a tanta notícia horrorosa, dou-me o direito de sonhar com o melhor dos oásis.... não jogarei a toalha contra os nossos sonhos BRASILEIROS. Ah... não, não jogarei mesmo!!!!

  143. Agradeço pela sua fundamental contribuição pela sanidade do jornalismo neste pais afundado em tantas mazelas da ignorância. Lamento sua saida prematura, pois não vejo justificativa para que voce nos prive da sua visão e análise da nossa complexa realidade. Torço para que voce continue contribuindo e estimulando o jornalismo de qualidade, pois não consigo imaginar um momento menos critico para isto na nossa tumultuada história.

  144. Parabéns pela tua trajetória até aqui Mario, vc faz parte de uma casta de jornalistas que ainda são o sal da terra, toda sorte e sucesso nas tuas próximas paradas. Deus continue te iluminando e indo na frente meu caro !!

  145. Meu caro Mário Sabino, essa é a primeira e última vez que escrevo aqui, embora seja assinante de Antagonista e Crusoe desde o nascimento das revistas. Sinto vontade de te acompanhar nessa despedida. Também venho me despedindo das leituras de jornais, revistas etc há muito tempo, e muito até eu diria por influência sua. Desisti, não vale a pena. Vc fará muita falta. Bom descanso. E “o resto é silêncio”. Abraços

    1. Concordo. Está cada vez mais difícil encontrar algo que preste para se ler.

  146. Há sempre espaço para renovação, agradecimentos por todos os artigos, você é ótimo. Assinante da revista desde a 1a.hora continuarei por aqui. Sucesso!.

  147. Mário, ainda é muito cedo para vc deixar a revista. A decisão é sua, mas me sinto abandonada nesse mundo sem coerência e sem cultura.

  148. Mario, meus respeitos a quem não se dobra aos poderosos. Espero ter o privilégio de te ler por aí. Um forte abraço de admiração.

  149. Estarás sempre presente em minhas leituras, obrigado pelos textos maravilhosos. Continuarei junto da Crusoé e O Antagonista e agora também do Metrópoles, onde poderei continuar desfrutando de seus textos!

  150. Mario, sou assinante há um ano e alguma coisa... Demorei p "descobrir" a sua coluna, mas qdo aconteceu foi amor à primeira lida! Tds os seus artigos me fizeram refletir e muitos me fizeram refletir e me emocionar! (De rir eu ñ lembro, rio bastante c o Diogo Mainardi - de qm ainda ñ me recuperei da saída!). Espero q Antagonista e Crusoé aumentem seu sucesso! Continuo assinando, mas vou atrás do seu trabalho (vou gastar + c jornalismo)! Ler seus artigos fazem-me sentir uma pessoa privilegiada🙈🤷‍

  151. Siga seu caminho e continue abrindo mentes com sua verve e seu carismo. Volte sempre que quiser. A casa é sua. Abraços!

  152. Mário, estará sempre presente na vida daqueles que te cruzam. Sua leitura é precisa, emociona ao resgatar lembranças. O bom de tudo é o que construiu juntamente com sua equipe e agora continuar seu caminho, não nos deixando órfãos. Parabéns pelo belo trabalho que há 40 anos é construído com verdade e dignidade 👏🏻

  153. Uma pena Mário. Mas confesso que suas últimas aparições no Antagonista estavam quase deprimentes de tão contrariadas. Seja feliz. Seguirei com Dantas e Graieb!

  154. Obrigado por criar "O Antagonista" e "Crusoé". Boa sorte em sua nova fase. Seguirei assinando, apoiando e me informando com as duas publicações, que certamente continuarão se inspirando em seus criadores.

  155. Bem, "amigo", lá vamos nós de novo. Também somos esperança de "Fênix dos outros", pois nos apegamos e idealizamos "o outro", muitas vezes, a ponto de morrer também com alguns. Enfim, acho triste os últimos tempos d'Oantagonista e da Crusoé, mas negar a importância que vocês tiveram desde o primeiro dia que inovaram com um site informativo e opinativo absolutamente original, é ser cego, surdo e mudo. Assim, OBRIGADO e PAZ e SAÚDE a você e ao Diogo, Acho que iniciarão algo juntos. Deus abençoe.

  156. Mario, vc não deixa apenas saudade, com certeza vai fazer muita falta, pois sua cultura, elegância e ironia são insubstituíveis. Só temos que agradecer por ter, junto com o Diogo, idealizado e colocado para andar o Antagonista e a Crusoé, foram as melhores coisas que aconteceram na imprensa nesses últimos anos, e as paixões que despertaram e ainda despertam são a prova disso. Seja feliz em sua nova jornada. Para nós está sendo bem triste.

    1. Pra mim tb. Não só pela saída daqui como pelo fato de estar indo logo pro Metrópoles, justo do Luiz Estêvão!

    1. Cancela sua assinatura, estupido e mau educado. Vc está no lugarcerrado.

  157. Seu talento em emocionar com suas linhas traçadas com o que de melhor há num grande poeta, um grande homem, um enorme ser humano. Te agradeço. Fiquei órfã...

  158. Obrigado, Mario Sabino Filho. ... Obrigado, Diogo Mainardi. ... Vocês estavam intrinsecamente ligados à O Antagonista e Crusoé. ... Quem patrocinou o primeiro mês de O Antagonista foi um fã do Diogo, segundo um vídeo que assisti. .. Não há como não sentir a perda. ... Sei que você fez mudanças corporativas ... Também não há como não sentir a perda do Diego Amorim, sempre elogiado por você e pelo Diogo. ... Só não podemos perder o espírito da 'ORIGEM'. .. Este não dá. (confuso como sempre).

  159. Lamentável mais um desfalque na revista em tão pouco tempo. Tomara que ela resista. Fará falta a invejável sabedoria do Sr. Mário Sabino. Agora resta aguardar e torcer pela manutenção da linha editorial das publicações, esse sim o maior patrimônio a ser preservado.

  160. Que pena, sobrou o Cláudio que me parece se perdeu no make up. Paguei anuidade a pouco, será possível cancelar? A folha nunca foi a minha opção.

  161. Fiquei desestimulara a continuar ser assinante da crusoe você é Mainardi eram meus principais jornalistas que me nutriam de conhecimento e provocações na reflexão deste Brasil. Estou triste ! Sempre vem a fantasia se crusoe morrera!!! Abs e sorte!!

  162. Vou sentir muito a sua ausência! Contava com a sua coluna e sua participação no Papo Antagonista, todas as semanas. Volte logo e nos avise sobre o seu novo caminho. Desejo muitas felicidades! Sucesso não preciso desejar, pois vc é único e um exemplo de sabedoria e de inteligência.

  163. Siga em frente, Mario Sabino, levando essas boas análises que faz a outros leitores. Continuarei como assinante e leitor assíduo de O Antagonista e Crusoé e vou acompanhar, também, tua trajetória. Sucesso!

  164. Lamento sua saída e a do Diogo. Sua última coluna é uma mostra da sua modéstia, caráter e profissionalismo. Não gostei das notas do Cláudio sobre a „ renovação do site. Deixo de assinar o site.

  165. Mario, lamento muito sua saída e a do Diogo. Sua modéstia nesse artigo aumenta meu respeito ao seu carácter e profissionalismo. O Site perdeu com sua saída e do Diogo. Não gostei das notas do Cláudio no Antagonista e na Crusoé sobre a „renovação“ do site. Lamento mas não renovo minha assinatura.

    1. Qualidade poucos já provaram. Sabino espero que os que ficaram permaneçam fazendo um bom trabslho

    2. Pelo nível do comentário, dá para perceber que você não era um admirador do excelente trabalho do Sabino.

Mais notícias
Assine agora
TOPO