Onofre Veras/Photo Press/FolhapressPolícia Federal em ação: presidentes moralmente fracos governam por cooptação

Das ‘porteiras abertas’ ao ‘orçamento secreto’

Lula loteava ministérios e estatais, enquanto Bolsonaro inovou com as emendas direcionadas no Congresso. Nos dois casos, venceu o sistema que secularmente enriquece oligarquias
16.09.22

Com renda de ex-presidente, Lula é um cidadão de classe média alta. Poderia muito bem ter dado uma entrada e comprado em prestações o apartamento tríplex na praia das Astúrias, no Guarujá, imóvel de classe média alta onde Marisa Letícia desejava passar o réveillon de 2014 para 2015. Há mais: o dinheiro ganho por meio do Instituto Lula e da firma de palestras e eventos do ex-presidente o colocam na confortável posição de pertencer ao topo da classe média alta brasileira. Nesse estrato, ele tinha plenas condições de dar um sinal e assumir o saldo devedor de uma segunda propriedade, no caso o sítio Santa Bárbara, em Atibaia, o lugar de descanso preferido por Lula, também um imóvel de classe média alta. A pergunta que não quer calar: se dispunha de meios para comprar o tríplex e o sítio, por que obtê-los mediante vantagens indevidas, embolsando-os como parte da propina paga por grandes empresas contratadas pelo seu governo e o de sua sucessora?

Vereadores de grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, assim como deputados e senadores, também se beneficiam de salários generosos, que os estabelecem como cidadãos de classe média alta no Brasil. Como tal, dispõem de poder aquisitivo para, ao longo do tempo, comprar um ou dois imóveis. Podem pagar, como pessoas normais, por suas propriedades. Qual a mágica que permitiu que os mandatos parlamentares do clã Bolsonaro (Jair e seus três filhos políticos) gerassem dinheiro suficiente para propiciar as aquisições de mais de cem imóveis? Mais grave: não há explicação razoável – a não ser a dos desvios de salários e benefícios de assessores, por meio das conhecidas “rachadinhas” – para boa parte desses mais de cem imóveis ter sido quitada com dinheiro vivo, uma prática suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. Aliás, recentemente o clã Bolsonaro se tornou proprietário de duas mansões em Brasília.

Faz muito tempo que o patrimonialismo dá as cartas no Brasil. Agentes políticos se dão o direito de guardar para si porcentagens do dinheiro público que deveria financiar o desenvolvimento do país. Enriquecem ilicitamente, tendo como parceiros empresários inescrupulosos e agentes públicos – tudo sob o olhar condescendente do Poder Judiciário.

Presidentes moralmente fracos transformaram o presidencialismo de coalizão em governos de cooptação. Lula inovou com as “porteiras abertas”. Ministérios e empresas estatais, como a Petrobras, foram partilhados por grupos políticos de diferentes partidos que o apoiavam. Os Correios são um exemplo disso. Quando eclodiu o escândalo do mensalão no primeiro mandato de Lula, em 2005, a estatal estava nas mãos de indicados do PTB, PMDB e PT que, juntos, dividiam aquele butim. Em seu segundo mandato, Lula tratou de manter as “porteiras fechadas” nos Correios – ficou tudo sob os cuidados de um único dono, o PMDB. Porém, como reporto em meu livro 20 Anos de Corrupção, os esquemas de corrupção prosseguiram nos Correios, também durante o segundo governo Lula.

Por sua vez, Bolsonaro inovou com o “orçamento secreto. Megamensalões foram parar nos domínios de deputados e senadores que agiram sem ser incomodados por órgãos de fiscalização e de controle do governo federal. Hoje, chegamos ao ponto de parlamentares esconderem dos eleitores, nas vésperas das eleições, benefícios supostamente levados por eles, os políticos, às comunidades onde esperam ser reeleitos. Qual a lógica de omitir as obras de pavimentação em uma estrada de terra ou deixar de divulgar a entrega de um trator novo para uma determinada comunidade? Contratos superfaturados e compras sobrevalorizadas explicam o sigilo, enquanto o Poder Judiciário, uma vez mais, assiste omisso.

O petrolão, em 2014, escancarou a corrupção sistêmica. Parte dos contratos milionários da Petrobras morreu em contas secretas de paraísos fiscais controladas por integrantes de grupos políticos e econômicos que apoiavam o governo. Na prática, os esquemas de corrupção privam boa parte dos brasileiros de uma vida sem pobreza. Apesar das confissões dos crimes cometidos e das devoluções de dinheiro surrupiado que vieram com a Operação Lava Jato, o saldo final é de que o crime compensou. Afinal, sobreviveu a aliança perversa entre corrupção e impunidade. Venceu o sistema que secularmente concentra renda e enriquece oligarquias, em detrimento de 30 milhões de pessoas que passam fome todos os dias no imenso território do Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Um dos últimos escândalos do mandato de Bolsonaro veio à tona recentemente: o loteamento da Fundação Nacional de Saúde, a Funasa. Ao todo, o governo mandou 1,2 bilhão de reais (131 milhões de reais com indícios de sobrepreços) para a perfuração de poços de água no Nordeste. Mas não contratou a instalação de bombas, cisternas e dos canos que fariam essa mesma água chegar às casas dos sertanejos. Como no manual da velha indústria da seca, ficou a chantagem: o benefício completo só virá após as eleições, desde que o governo seja o vitorioso.

Do outro lado, é importante iluminar o caso do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, Comperj, talvez o maior escândalo da história da Petrobras. Anunciado em 2006 pelo então presidente Lula, o projeto dessa super-refinaria custaria 6,5 bilhões de dólares. Pois bem: torraram quase 50 bilhões de dólares ali, mas jamais se produziu uma única gota de gasolina, de diesel ou de óleo lubrificante. Tudo virou um imenso esqueleto, abandonado. É provável que nunca saibamos quais foram os descaminhos daquele dinheiro. Evaporou. Para tentar salvar as aparências, transformaram o Comperj numa unidade privada de processamento de gás natural.

Como se vê, o histórico indica que, independentemente do resultado das próximas eleições, o futuro presidente não abrirá mão de subornar parlamentares em troca de apoio no Congresso Nacional.

A prova de que o país da Era Lula continua o mesmo não está apenas nas decisões judiciais que anularam casos graves de desvio de dinheiro público, mas no modus operandi da política, rigorosamente igual nos tempos de Bolsonaro. Que o digam as sucessivas denúncias de corrupção envolvendo contratos governamentais nos últimos quatro anos. Para ficarmos apenas em mais alguns exemplos, graves suspeitas atingiram os Ministérios da Educação e da Saúde, a estatal Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs) e as famigeradas emendas parlamentares.

Estamos encalacrados pelas lambanças do lulopetismo e do bolsonarismo, e nada parece indicar que os políticos do Centrão, alinhados com um ou o outro, vão deixar de traçar os rumos do país a partir de 2023.

 

Ivo Patarra é autor do livro 20 Anos de Corrupção – os escândalos que marcaram Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro (História Real)  

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "(...) o saldo final é de q o crime compensou. Afinal, sobreviveu a aliança perversa entre corrupção e impunidade. Venceu o SISTEMA q secularmente concentra renda e enriquece oligarquias..." . É esse mesmo SISTEMA (da impunidade) q o final profético do filme Tropa de Elite 2 fazia referência. "Não é à toa q acontece tanto escândalo, q entra governo e sai governo, e a corrupção continua. Para mudar as coisas vai demorar muito tempo. O SISTEMA é fodx: ainda vai morrer muita gente inocente." 😒

  2. É difícil questionar todo o congresso, devem ter Deputados que trabalhem, o difícil é explicar como as pessoas se limitam a ter que escolher entre Lula e Bolsonaro. Mas, enfim temos que pagar o preço da democracia, mês o que este seja caro de mais.

  3. Texto excelente! Ótimo para reavivar a memória sobre nossa Via Crucis, que é sustentar esses políticos e judiciário desonestos, que nunca se locupletam.

  4. Esse país tem saída, sim!! Ainda existem os aeroportos!! Quem puder, compre uma passagem e vá embora morar em lugar descente!!

  5. Jamais votarei nestes 2 candidatos: Lula e Bozo. 2 psicopatas ignorantes, podem ser manipulados pois são limitados mentalmente. Deveríamos, no mínimo, exigir formação de alto nível p/ qualquer postulante à presidência do Brasil. Acabar c/ o foro privilegiado e c todos os privilégios nos órgão públicos. O presidente não pode nomear ou indicar juíz, procurador geral, têm q ter ótima formação moral e cívica! Simone Tebet p/ presidente em 2022!

  6. Lula é um marginal finalizado. Ele próprio admite que mente descaradamente sobre qqer coisa pra ganhar eleições. Sua verve são falcatruas desavergonhadas e inconsequentes. É um transtornado. Imbecís e desatinados são os que votam nele. É por isso que este paiseco de merda merece passar pelo que passa por conta da má qualidade do seu povo. Se vc tem recursos apropriados se mande desta joça de país. Isso aqui não vai mudar NUNCA.

    1. Embora triste, não tenho como discordar…

  7. O POVO BRASILEIRO É CHEGADO NUM LADRÃO. O LARÁPIO GASTA 1 TRI COM O POVO E ROUBA 3TRI E ESSE MESMO POVO ESTUFA O PEITO E DIZ: ROUBA MAS FAZ. ALEM DE BURRO NÃO SABE CONTAR NEM VER AS DIFERENÇAS E VÃO VOTAR NOS MESMOS LARAPIOS QUE ESTÃO NA LIDERANÇA DAS PESQUISAS (POBRE POVINHO) SEM TAPAR O NARIZ.

    1. E o pior da crítica é que nosso poder judiciário é extremamente diligente!! Principalmente em proteger corrupto e soltar ladrão de dinheiro público.. Tem um tal Beçola que é o líder do movimento “celas abertas para o colarinho branco”…

  8. Que artigo maravilhoso se todos que tivessem pelo menos dois neurônios e lessem isso não votariam nesses dois L A DRO ES da pátria.

    1. Ney, esse artigo é para quem mais de 2 neurônios…

    2. Eu parei de ler quando ele fala que o judiciário "assiste omisso"

  9. As quadrilhas dominam o cenário e a população não se dá conta que reelegendo políticos que estão no poder há muito tempo nada mudará, bandidos institucionalizados continuarão enriquecendo sobre a miséria e atraso da população.

    1. NEY, VOCÊ TEM RAZÃO, NÃO É OMISSO É ATUANTE A FAVOR DOS LADRÕES DO DO DINHEIRO PÚBLICO.

  10. ... matéria muito boa, quase perfeita, para que atingisse este nível, seria importante acrescentar que .." a responsabilidade maior é da sociedade brasileira que, primeiro coloca no poder estes políticos atuais, segundo, assiste tudo isto com cara de paisagem, como se nada tivesse com isto, a não ser o fato de que paga a conta, principalmente queimando nosso futuro.

  11. Nosso povo, infelizmente, torce pelo seu candidato como se fosse 1 jogo d futebol. Ele quer torcer p/ quem vai vencer, seja o vencedor ladrão, assassino, racista, idiota, imbecíl, retardado, psicopata, etc...Importa é a sensação d vitória e não o caráter e competência do eleito, os benefícios q o eleito tem capacidade d conquistar p o povo não está em questão pois a maioria do povo não tem condicão de compreender isso . É por isso que as oligarquias não se preocupam com a educação dos pobres.

  12. O PATARRA TEM RAZÃO..ACABOU A ERA "ROMANTICA" DO "ROUBA, MAS, FAZ". OS CARAS NAO TÊM LIMITES. ONDE TEM GRANA, ELES "METEM A MÃO", MESMO SABENDO QUE SEUS DESCENDENTES, ATÉ A ENESIMA GERAÇÃO. NAO VAO CONSEGUIR GASTAR O FRUTO DO ASSALTO.

    1. KKKKKKKKKKKKK esta foi D+ ... acorda Zé a única coisa que mudou é que roubam MAS NÃO FAZEM KKKKKKK.

  13. Ivo, bem-vindo ao time do Antagonista Crusoé!!! Excelente matéria 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    1. Sra. V.sa. Está perdendo seu tempo e grana mandando recados por aqui. Entre no site deles (crusoe.com.br acho) e desautorize a renovação automática de sua assinatura. Registre no Reclame Aqui. Se não fizer isso sua assinatura e cobrança no seu cartão vai ser renovada indefinidamente. Qdo a Sra assinou concordou com as regras deles. São uns “espertalhões”

  14. Parabéns por este artigo, Ivo. Por coincidência, assisti ontem à entrevista d Rosângela Moro ao Guilherme Waltenberg no Youtube onde ela fala sobre "o sistema". Para o sistema não interessa a luta contra a corrupção e portanto Sérgio Moro e a Lava Jato devem ser combatidos. O sistema é a oligarquia q está no poder desde sempre, não estão preocupados c o progresso do Brasil, c a educação d 100% ds brasileiros, c a fome d 30 milhões d brasileiros, c a saúde ds brasileiros, etc. Simone Tebet já!

  15. Pelo andar da carruagem, só vão nos restar duas saídas, seja qual for o resultado da eleição: chorar ao conhecer o vencedor e rir da cara do perdedor ...

    1. Para mim está muito claro é votar NULO.. não me representam.

  16. Mesmo assim sendo, os eleitores brasileiros , em.enorme medida, assistem a isso impávidos , como se fosse um filme , não sua realidade. E pedem bis. De que massa podre é feito este povo?

    1. Eu acredito q podemos chamar de a massa da ignorância , povo q a muito tempo está sendo privado do SABER age por impulso das publicidades enganosas sem se dar conta, infelizmente não podemos esperar melhoras no cenário da desigualdade econômico e cultural.

    1. Que baita perda de tempo essa baboseira toda escrita aqui embaixo.. minha nooossaaa..

    2. Eu vou votar em deputado e senador que tem pensamento parecido com o meu. E vc ? Já pensou no que vc quer que o SEU deputado ou deputada trabalhe lá em Brasília ? Se qq um serve, vai tudo continue como está… tá bom para vc ???

    3. Para ministros do STF: só podem concorrer ministros das Cortes Superiores (STJ, TSE, TST e STM). Indicação presidencial, sabatina séria pelo Senado, mandato de 15 anos, idade-mínima de 50 anos, aposentadoria compulsória aos 75 anos e processo de impeachment obrigatoriamente analisado através de abaixo-assinado com 2 milhões de assinaturas. Foco EXCLUSIVO em temas constitucionais. Quando acionado pelo Legislativo em “buracos”, decidir precariamente e DEVOLVER questão para o Parlamento.

    4. Para as Cortes Superiores (exceto STF): lista tríplice elaborada pelo STF, indicação pelo Presidente, sabatina SÉRIA pelo Senado e análise obrigatória de impeachment através de abaixo-assinado popular de 2 milhões de pessoas).

    5. Devemos evoluir as instituições de modo a torná-las mais democráticas, mais independentes e menos sujeitas à interferências políticas. Vale para a PGR (lista tríplice, escolha do Presidente, sabatina SÉRIA do Senado e abaixo-assinado popular com mais de 2 milhões de assinaturas OBRIGANDO Senado a analisar impeachment do PGR. Sem direito à recondução e com quarentena de 5 anos para ser indicado à qq Corte Superior.

    6. Eventuais pontos obscuros da legislação, no tocante a desvios relacionados à corrupção devem ser escritos ou reescritos, de modo a chegarmos a um texto equilibrado aos olhos de sociedade e políticos. Aqueles que praticarem desvios, seja no cometimento de crimes, seja na investigação ou julgamento fraudulentos devem ser punidos. STF e STJ devem se afastar de casos concretos relacionados à corrupção. Devem se limitar às questões de ordem Constitucional.

    7. Este tribunal Federal e o MPF responsável pelas investigações de políticos deve ter estabilidade, não poder ser trocado de processo antes da conclusão do mesmo, proteção policial permanente, adicional de periculosidade, possibilidade de trabalhar em conjunto com outros órgãos da gestão como PF, receita, COAF, etc. A Corregedoria do MP e da Justiça devem acompanhar MUITO próximo para que estes quadros não extrapolem suas autoridades e responsabilidades.

    8. Deve ser julgado pela Câmara, a autorização para investigação pelo MPE e afastamento do cargo; assume o suplente. Se o MPE não indicar como réu, retoma suas funções legislativas, se indicar como réu é AUTOMATICAMENTE cassado. Julgamento na Justiça Estadual. Para os deputados estaduais, Federais, senadores, governadores e presidente, TODOS devem ser investigados pelo MPF e julgados por Tribunal dedicado a desvios praticados por políticos estaduais e federais.

    9. Órgãos de controle com quadros concursados e estabilidade, devem acompanhar as contas DE TODOS os municípios e ANTECIPAR possíveis desvios. Isto acontecendo, as Câmaras tem obrigação de analisar o caso. Um segundo aviso, obriga a abertura de CPI. Em terceiro aviso o prefeito é afastado do cargo. Políticos afastados devem ser processados no âmbito do MPE respectivo é julgado em Tribunal especializado em crimes de corrupção; se os atos de desvios envolverem vereadores...

    10. As direções partidárias em nível, nacional, estadual e municipal será composta por (pelo menos) 5 pessoas, sem vínculos familiares, sendo pelo menos 1 ocupante de cargo eletivo. Definição de chapas deverão ser aprovadas pelo conjunto dos militantes inscritos no partido. Revisão dos poderes do Presidente da Câmara e do Senado, redistribuindo entre os componentes da mesa diretora. Exemplo: autorizar ou não um pedido de impeachment passa a ser atribuição da mesa.

    11. Fim de reeleição para todos os cargos do Executivo, mandato de 5 anos. Passamos a ter 2 Senadores por UF, com mandato de 10 anos, com direito à 1 reeleição; Deputados Federais, rever a quantidade, considerando que os estados menores terão no mínimo 5 deputados e os demais terão a quantidade definida de modo a manter o mais próximo possível o 1 pessoa, 1 voto dentro da Câmara. Hoje o voto de um acreano VALE muito mais do que de um carioca ou gaúcho. Deputados Federais tem 5 anos de mandato.

    12. Para municípios de 100 a 300 mil hab, 9 vereadores; de 300 a 500, 11 vereadores, de 500 mil a 1 milhão, 15 vereadores; de 1 a 2 milhões, 21 vereadores, de 2 a 5 milhões, 35 vereadores e acima de 5 milhões, 49 vereadores (número máximo de vereadores e qq Câmara Municipal). Vereadores são eleitos em votações majoritárias dentro do distrito. Ex: um município pequeno terá 5 distritos e São Paulo capital 49 distritos. Se o vereador deixar o cargo, assume o segundo mais votado no distrito.

    13. No âmbito municipal, acabar com a farra da criação de municípios que só se sustentam com o "Fundo de Participação dos Municípios" - só seriam considerados municípios, aquelas unidades que tiverem mais de 30 mil habitantes OU uma dimensão geográfica que justifique. O que for menor, se une a um maior e volta ao status de distrito. Só teriam câmaras nos municípios. Nos municípios abaixo de 50 mil hab, apenas 5 vereadores SEM remuneração e sessões noturnas; de 50 a 100 mil, 7 vereadores, ...

    14. Eleições descasadas: no ano 1, eleição para Executivo (presidente, governadores e prefeitos); no ano 3, eleição p Legislativo (senadores, deputados federais, deputados estatuais e vereadores). Fim do voto proporcional: se um senador sai (afastado por doença, morte, assumir outro cargo, etc , o segundo mais votado assume; no sistema distrital misto, parte é eleita no distrito (eleição majoritária) e parte é eleita no estado (eleição proporcional. Aqui se elegeriam os mais votados na sequência...

    15. São. Mas o buraco é mais embaixo. O Centrão dá as cartas desde Collor, cobrando "pedágios" para aprovação de qq coisa. De lá para cá, a coisa só piorou até chegarmos às emendas secretas, ao poder imperial do Presidente da Câmara e o poder discricionário dos donos de partidos que definem candidatos e nacos do fundão eleitoral para cada um. Uma reforma política séria, deveria passar pelo voto distrital misto, redução no número de deputados federais e senadores, ...

    1. Não são farinha do mesmo saco. São a mesma farinha em saquinhos diferentes, um verde e amarelo, outro vermelhinho com estrelinha amarela...

  17. Apesar das saidas de Mainardi e Sabino. Creio que o ingresso do Patarra é indicador que a linha editorial se manterá isenta. EXCELENTE ARTIGO. Retrata o Brasil real onde as instituições funcionam para elite.

  18. um país onde a justiça protege corruptos, anulando processos ou engavetando a roubalheira tende a aumentar dia a dia

  19. Excelente texto, bem estruturado e balanceados os fatos de corrupção dos dois presidentes, Luladrão e Bozonaro, sente-se amargura por não ser vista luz no final desse túnel ou fundo do poço em que o Brasil foi transformado. Acorda, BRASIL 🇧🇷 SIMONE TEBET 15

  20. A volta da quadrilha petista à cena do crimeao seria um atestado de falta de idoneidade do brasileiro! As cenas do julgamento e delações de amigos do gatuno, estão em vídeos. Ninguém apaga! São Paulo nunca cairá nas mãos dessa quadrilha e o Brasil tem a chance de eliminar esse bandido de uma vez para sempre.

    1. Em São Paulo, RODRIGO GARCIA 45 para governador, pois as boas obras em curso não podem e não devem ser interrompidas!

    1. Cara Lilca, aqui mora o problema. Eleitores, especialmente do NE, eternizam no poder muitos deputados corruptos. Lamentável.

    2. Cara Lilca, aqui mora o problema. Deputados do NE, mesmo corruptos, se eternizam no poder.

  21. Parabéns Ivo pelo texto que é um chamado à reflexão. Neste governo continuamos com a corrupção de sempre, e ainda regredimos na civilidade, ao ponto de brasileiro matar brasileiro, por causa do outro gostar de um corrupto diferente do dele. Estamos em crise. Precisamos mudar o rumo que está aí. Sim❤️ne 15 é o nosso melhor caminho.

  22. Então, essa é a "democracia brasileira"...É deprimente quando percebemos o que o Brasil mpoderia ser e a realidade que nos encaminha cada vez mais p/ o precipício. É como o Ivo afirma: Judiciário Omisso Juízes covardes misturados com juízes corruptos se misturam e ficam essa mistura nem azul, nem vermelha, fica mistura cor de m....!

  23. Essa é nossa triste e dura realidade. Não temos a quem pedir socorro. Estamos fadados ao eterno fracasso. Deixamos de ser um país, para sermos um paraíso de impunidade. De um lado, lula e seus petistas ávidos por vingança. Do outro lado, bolsonaro e seus cristãos se locupletando em nome de deus. Pobre Brasil. Se acham que está ruim, pior vai ficar. Vamos sentir saudades desses tempos ruins. sem luz no fim do túnel. sem esperanças de dias melhores. Socorro, Chapolin Colorado.

    1. Apoiar Lula em qqer turno é implodir-se politicamente. Essa Tebet até teria boas chances não fosse essa afirmação descabida de votar num ladravaz configurado, e descaradamente corrupto, como Luiz Inácio.

    2. Maria, pensei em votar na Simone,mas ela disse que apoia Lula no segundo turno, perdeu meu voto. Voto em Felipe Dávila .

  24. Sou a favor da pena de morte para para.qualquer politico bandido.corrupto..ladrão que se enriquecendo levam a miséria., fome, falta de saúde e educação para milhões..MiLHÕES de brasileiros.

  25. Matéria tendenciosa ... qualquer cidadão com dois neurônios sabe não foi um presidente que criou "orçamentos secretos" mas a monstruosa CF de 1988 que idiotas chamam de "cidadã" que impôs à república um sistema parlamentarista no presidencialismo escolhido pelo povo e esta foi a forma da pior politicalha de nossa história roubar como quer a nação crédula nessa gente imunda maniqueísta e ladravaz que "não viu" Lula roubar mas acusam outro de seu suicídio nas urnas .. e o pior pode estar por vir.

  26. Parabéns pelo texto. Cada povo tem os governantes que merecem. Aqueles que não tem político de estimação, acabam pagando pelos erros dos outros.

  27. Em todos os casos de corrupção o Judiciário foi complacente ou omisso, se não tem xerife, reina a barbárie, o Judiciário é o responsável por estarmos nesta situação.

  28. Lendo o texto, dá a impressão que o Lula inventou a corrupção e o Bolsonaro aperfeiçoou. O livro então, deve chover no molhado. CRUZOÉ anda patinando ultimamente na ideologia, será a mesma do Cazuza?

    1. Qual a dúvida? A corrupção certamente não foi inventada por Lula, ele a usou de forma intensiva, inclusive para se manter amarrado ao poder. Bolsonaro era arraia miúda, fez no pequeno varejo, mas ao se deparar com a esfinge do Centrão foi desafiado a pagar um alto pedágio. Gostou, e muito, e hj está sentado no colo da esfinge. Mas pensa pequeno, mesmo como corrupto e não conseguirá se manter no cargo. A diferença entre os 2 é só o grau de aperfeiçoamento criminoso.

  29. Ô Patarra, com todo o respeito, larga mão de ser ingênuo. Você acha que os políticos brasileiros, todos eles, tendo os cofres do erário abertos para meter a mão à vontade, vão se sujeitar a dar entrada em apartamentos, em sítios e em outros bens, para continuar pagando em suaves e longas prestações quando dispõem de um exército de laranjas para fazer essas aquisições à vista pagando em dinheiro vivo e delas usufruírem junto com seus chegados para todo o sempre? Essa é nossa vergonhosa realidade.

    1. Alberto se o Nordeste decidir a eleição como os suicidas algozes de si nas urnas querem aí vamos todos migrar para a República da Rapadura kkkkkkkkk.

    2. Concordo em gênero, número e grau com com o missivista Roberto! Exatamente isso ___ esse escândalo institucionalizado das falcatruas e roubalheiras do dinheiro público, perpetrados por políticos ávidos por riqueza fácil! A ocasião faz o ladrão!

  30. É isso, não importa quem vai ganhar a eleição, nós vamos continuar sendo roubados. Nenhuma mudança à vista, a tendência é piorar

    1. Pelo jeito chegamos no fim do túnel e não tem nem lampião aceso.

    1. Excelente artigo. Nós devemos muito a um STF que legisla, rasga a constituição e que vivem em conluio com advogados de elite que defende os corruptos. A pobreza nunca vai acabar porque interessa aos políticos manter essa situação. O povo precisa parar de idolatrar políticos e sim cobra-los. É que nós é que somos os patrões.

Mais notícias
Assine agora
TOPO