Guilherme Leite/FolhapressAgressor também chamou Bolsonaro de "marionete do capitalismo" na internet

No rastro de Adélio

A Polícia Federal encontrou pistas que aumentam ainda mais o mistério em torno do agressor de Jair Bolsonaro. Transações bancárias estranhas, um possível elo com a facção criminosa PCC e uma constatação: antes do atentado em Juiz de Fora, ele foi a outro evento do presidenciável
21.09.18

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Federal entregou à Justiça a primeira parte das investigações sobre o atentado que quase matou Jair Bolsonaro. Os policiais pediram mais 15 dias para concluir o trabalho. Nesse primeiro inquérito, eles irão se debruçar sobre o crime cometido na véspera do feriado da Independência contra o candidato do PSL. Só sobre o crime. A ideia é focar na conduta de Adélio Bispo de Oliveira naquele dia. Tudo caminha para uma conclusão conservadora: eles devem dizer que, em Juiz de Fora, Adélio agiu por conta própria e não contou com a ajuda de terceiros. A parte mais interessante da investigação, porém, estará em um segundo inquérito, a ser concluído mais adiante. É nele que os investigadores reunirão — e tentarão elucidar — os pontos obscuros que têm surgido ao longo da apuração. Não são poucos.

Um deles é que, meses antes de esfaquear Bolsonaro, Adélio esteve em um outro evento com a presença do presidenciável. Foi em Uberaba, também em Minas Gerais, em outubro do ano passado. Adélio havia morado na cidade, mas àquela altura já tinha se mudado. Seu paradeiro era desconhecido. Curiosamente, ele reapareceu por lá dias antes de Bolsonaro chegar para um encontro com militantes. Ao esquadrinhar os passos de Adélio nos últimos meses, a Polícia Federal esbarrou na coincidência. E procurou falar com as pessoas com quem Adélio teve contato na cidade naqueles dias. Uma delas é o pastor Romildo Cândido, que deu abrigo a Adélio e cuja igreja o agressor de Bolsonaro havia frequentado no passado, quando morou em Uberaba. O pastor confirmou ter recebido a visita repentina de Adélio.

Raysa Leite/FolhapressRaysa Leite/FolhapressO instante do crime: na cadeia, Adélio tem resistido a esclarecer as dúvidas da polícia
A Crusoé, nesta quinta-feira, Romildo contou que foi a última vez em que esteve com Adélio, que dizia, àquela altura, estar em busca de um emprego de pedreiro. O evento com a presença de Bolsonaro tinha acontecido dias antes. Lá pelas tantas, entre outros assuntos, o pastor perguntou se Adélio havia ido ao ato. O homem que meses depois esfaquearia o presidenciável teria respondido que sim, e em seguida, sempre segundo pastor, feito um comentário sobre o candidato: “Esse Bolsonaro vai ser igual aos outros mesmo, vai só pegar o dinheiro do pobre”. O pastor não acredita que Adélio já estava, naquela ocasião, planejando o atentado. Ele acha que foi apenas uma coincidência.

A Polícia Federal não está tão certa disso. E pretende, no novo inquérito, se aprofundar no assunto. Dias atrás, os policiais perguntaram ao próprio Adélio a razão pela qual ele permaneceu em Uberaba nos mesmos dias do ato de campanha de Bolsonaro. Ele confirmou que estava na cidade, mas se negou a explicar os motivos da viagem. “Há várias situações suspeitas nas quais, agora, precisamos nos aprofundar”, diz uma fonte com acesso à investigação. Outra coincidência que tem intrigado os investigadores é o fato de Adélio ter feito aula de tiro em um clube de Florianópolis às vésperas de uma visita de Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidenciável.

A polícia descobriu que Adélio marcou uma sessão de 70 tiros no clube para a data exata em que Carlos faria uma visita ao local, também para atirar – os donos do clube são amigos da família Bolsonaro. O filho do candidato chegou a Florianópolis naquela data, mas adiou a visita. É bem verdade que, sugestionadas pelo atentado, as testemunhas podem estar fantasiando os seus relatos. Mas o depoimento de uma delas, ouvido dias atrás pela PF, chamou a atenção. O instrutor de tiro do clube que deu assistência a Adélio afirmou que ele, durante a sessão em que gastou as 70 munições, olhava o tempo todo para a entrada. “Era como se estivesse esperando alguém”, diz quem teve acesso ao depoimento do instrutor. Algumas perguntas seguem no ar. Adélio sabia que o filho de Bolsonaro iria ao clube de tiro naquele dia? Se sim, ele pretendia alvejar Carlos Bolsonaro?

Divulgação/FacebookDivulgação/FacebookAmigo de Adélio, o pastor Romildo Cândido confirmou também aos investigadores a visita do agressor a Uberaba
Os policiais estão concentrados ainda na análise das mensagens trocadas por Adélio por aplicativos de mensagens – inclusive nos computadores de uma lan house que ele frequentou diariamente em Juiz de Fora nos dias que antecederam o atentado. Os extratos contendo as ligações telefônicas de Adélio também estão sendo analisados. Neles, há telefonemas para Florianópolis, Montes Claros, Uberaba e Juiz de Fora. Os policiais não descartam a hipótese de haver incentivadores ou mesmo mandantes por trás da decisão do ex-ajudante de pedreiro de atentar contra a vida de Jair Bolsonaro.

Como parte da investigação, a PF também quebrou o sigilo bancário de Adélio. E encontrou, em uma conta, transações que chamaram atenção. O agressor de Bolsonaro recebia com alguma frequência transferências de valores e também depósitos em espécie – os valores são mantidos em segredo. O desafio agora é descobrir quem transferia recursos para Adélio. Os investigadores também têm tentado entender quem está remunerando os advogados que, desde o dia do atentado, defendem o agressor. Os defensores se negam a revelar quem está bancado os serviços. Para tentar decifrar o mistério, um dos primeiros passos dos policiais foi fazer um amplo levantamento dos clientes que, em outras causas, pagam a esses advogados. Daí vem um dado sobre o qual os encarregados da investigação têm se debruçado – e que consideram relevante: um dos advogados, segundo a PF, trabalha para pelo menos quatro integrantes do Primeiro Comando da Capital, o PCC. Os policiais consideram a hipótese de a facção estar financiando a defesa de Adélio. “Estamos trabalhando com todas as possibilidades”, diz um investigador que trabalha no caso.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sugestão para a proxima pesquisa: Tenho a oportunidade de estudar melhor alguns viés desta eleição: Na hora de votar, a urna só aceita números em primeiro lugar. Não adianta ao eleitor ter a intenção de votar em determinado candidato se não souber, em primeiro lugar, o número!!! Desde 2002 que um número é martelado na cabeça de todos. Esta indução indireta está passando despercebida. E as pesquisas não ajudam em nada. Nelas, o voto estimulado ou não é pelo nome!!!

  2. Eduardo, fala para o Claudio Dantas que talvez o Matias não seja o Bispo, mas a pessoa que estava ao lado dele, conversando com ele no áudio.

  3. Acho conveniente investigar se esse sujeito não recebeu treinamento em algum "país amigo". De tonto ele não tem nada. Faz-se de sonso porque foi orientado. O perigo continua pois feriu o candidato gravemente, mas não matou. Aí está o xis da questão. A morte estava nos seus planos.

  4. Ainda tem gente nas rádios que dizem que foi obra de "lobo solitário" maluco. Convém que seja assim, só não sabemos o porquê.

  5. Não tem nenhuma formação de caráter investigativo, mas vamos e convenhamos esta investigação está muito esquesita pra dizer o mínimo ..... O sr. Adélio está preso se nega a colaborar, comete um crime enquadrado pela própria polícia como muito "grave" e a ele é permitido dar entrevistas a dois canais da grande mídia, sendo que uma das entrevistas com previsão de ir ao ar no dia 05/10, bem às vésperas das eleições .... Eu pergunto .... Que país é este ????

  6. Acho que está demorando muito essa investigação, está claro que esse indivíduo não tinha condições de ter celulares, notebook, pagar diárias em dinheiro, e estar desempregado. Não sei a quem interessa demorar com essas conclusões. Tem gente por trás como no caso de Celso Daniel, mataram todas as testemunhas... aqui temos o meliante preso, tem que apertar e ver quem paga as despesas, não divulgam quem falava com ele nos telefones e nem na lanhouse...

    1. Estão guardando sigilo para não por mais lenha na fogueira antes do o resultado das eleições.

  7. Vejo aqui muitos teóricos da conspiração. E devem ter razão. Conspiração houve. Ninguém é besta de pensar que não. Mas conspiração de quem? De que lado? Com que fim? O tiro (ou a facada) terá saído pela culatra do(s) mentor(es) do ato? Como diz a personagem dona Milu, da novela "Tieta" (1990), "Mistéééééério"!

  8. Caíram do cavalo aqueles que disseram que o criminoso não tinha tamanho para fazer o que fez. Ele é muito mais esperto do que pensavam os leigos de opinião. Inicialmente eu também achava que ele tinha agido sozinho e por conta de um certo distúrbio mental, mas parece que eu me enganei.

    1. A PF est no seu "inicialmente". ela acredita que Adelio nao planejou nada. Simplesmente pegou uma faca, foi pra rua e esfaqueou.

  9. Aguardamos alguma informação confiável do Antagonista. A versão oficial não faz o menor sentido. Não vejo ninguém reclamar; o povo e a imprensa Vivem em outro mundo ?

  10. Ainda sobre o Adelio Bispo e seu ato criminoso De outra parte, o estado de saúde de Jair Bolsonaro continua “estável” ?!?! O Hispital divulga boletins pasteurizados : estável, sem febre - alimentação deficitária etc... O estado de abandono é assustador, Além da saúde abalada por ato criminoso, o agressor recebe tratamento privilegiado. Ninguém enxerga isso ? Vai ficar assim ? Peço auxílio ao pessoal do Antagonista. Por favor. Tem alguma parte que ão entendinessa história.

  11. Não entendo porque todos estão ignorando a conduta criminosa do tal Adelio Bispo. Hoje ele é tratado quase como “vítima”??? A PF informa que ele fez tudo sozinho , possui recursos financeiros pra se manter - embora desempregado- tudo isso como fosse a coisa mais normal do mundo a tentativa de homicídio que praticou contra o candidato à presidência.

    1. Ainda sobre o atentado A imprensa oficial - toda ela- nada refere. A tentativa de homicidio agora é tratada como um incidente, um “crime de conotação política, contra a segurança nacional ... Por favor, digam alguma coisa lógica, até o conceituado hospital conspira contra os fatos ?... 3 semanas de cirurgias e paliativos; isso tudo é normal ? O candidato está sendo prejudicado, o tratamento da facada o colocou no ostracismo . Ninguém vê isso?

  12. Tudo indica que foi premeditado. Para isso é necessário algum dinheiro para ir e vir , hospedar-se , frequentar lugares comuns. Estudar como acontecem as manifestações , de quem o candidato se cerca.Claro que o assassino é desempregado. É um jagunço contratado pra fazer o"serviço" . Neste caso não tem carteira de trabalho , por certo.

  13. Estou lendo muita bobagem para tentar encobrir quem é o mandante , por exemplo , o Cartão Internacional não foi usado , claro ele não escapou , era para ser usado no Exterior , outra , o Registro na Câmara foi um engano , como assim se só se registra com documento de identidade com foto ? , era um alíbi forgado casa ele não fosse preso em fragrante .

  14. Não consigo entender a razão, de a Crusoé não comentar, sobre as imagens que mostram uma mulher de óculos e um outro homem de camiseta branca, que passaram a faca para o Adelio. As imagens mostradas quadro a quadro, demonstram claramente a mulher passando a faca para o comparsa e sai rindo no meio do povo...será que ninguém vai investigar isso? Vocês vão aceitar a versão da PF que diz que ele agiu sozinho?

  15. O Bolsonaro parou de falar, a facada ato perverso, inaceitável. Será que alguém importante da esquerda teria mandado fazer isso? Se esse cara existir tenho um vizinho que o colocaria em um pau de arrara. O louco que esfaqueou o Jair pode ter dado vitoria a ele... O candidato parou de falar.

  16. Pelo visto estão contra o Bolsonaro alem das Mídias , o PT e o PCC , já é um caminho , é bom lembrar a PF que na hora do atentado , depois do Candidato ferido , aparece um homem dando um soco no ferido , quem é , estava com o agressor ? , a PF está devendo .

  17. Nós do EB já deduzimos isso. Esperamos a PF entregar as provas que já sabemos, virão. O PT contratou os serviços para este caso, como para os anteriores...

  18. O meu sentimento é de que a Policia Federal já sabe tudo sobre este crime e tem ordens para não divulgar a fim de não desestabilizar as eleições.

  19. NA MINHA OPINIÃO, SOLTARAM O DIRCEU, JUSTAMENTE PARA ALICIAR O ADÉLIO. DIRCEU É UM PSICOPATA, DE PRIMEIRA LINHA. QUEM O SOLTOU SABE DISSO. QUEM TIROU SUAS TORNOZELEIRAS, SABE TAMBÉM, E NÓS, BRASILEIROS PENSANTES, TEMOS CERTEZA DISSO. UM DIA, QUEM SABE, ESSA BOMBA EXPLODE!...

  20. Acredito na seriedade da polícia federal e na descoberta descoberta desse Crime. Preocupo - me com a segurança do presidenciável!

  21. Onde há fumaça há fogo... não seria a 1a vez que existem indícios fortes de ligações perigosas entre as diferentes ORCRIMs, dos narcotraficantes, dos políticos & servidores/agentes públicos, das milícias (casos, Mariele, Alckmin, Celso Daniel e outros tantos). Um fato é que a segurança pública brasileira com seus 70.000 homicídios/ano clama por socorro.

  22. O que mais esta me assustando é o silêncio da imprensa. Este acontecimento foi gravíssimo na nossa história. A presença dele na câmara no mesmo dia.Maia ninguém notícia a gente fica sem ter noção do que é verdade ou não

  23. Vou continuar insistindo, deixem-no uma semana com os remanescentes do CCC. Terão além da narrativa de toda a "encomenda", documentos, fotos, cópias, mapas, detalhes, etc, etc. E ainda o devolverão também com uma facada no abdômen. Como nos bons tempos!

  24. No FBI brasileiro (Fed. Bureau of Incompetence) há dois tipos de policiais: Os mal-intencionados competentes e o bem-intencionados incompetentes. Pobre Braza; país inespressivo. Asiáticos acham que o termo Brazil é sinonimo de um esporte ou uma dança e que fica África. Bom para eles que dessa forma não sentem vergonha alheia.

  25. Falta sincronia na investigação, a OAB não poderia intervir para que os advogados revelassem à PF quem são os mandantes ou patrocinadores desse crime? A vítima em questão é um candidato à Presidência da República, será que isso não importa? Tinhamos até então mais confiança na PF. Fico a imaginar se um evento como esse tivesse acontecido com o Lula quando esse aquartelou-se na sede do sindicato no dia da sua prisão; o agressor teria sido trucidado.

    1. Concordo com o Francisco!!!!! A PF já teve tempo suficiente para entender todo o caso. Infelizmente vão aguardar o resultado das eleições, e se conseguirem eleger o poste , aí incendiar tudo.

    2. Eu não tenho duvidas de que a PF já sabe quem fez as transferências de valores para a conta bancaria do criminoso; quem está financiando os seus advogados; quem planejou e deu as ordens para a execução do atentado; quais os políticos envolvidos, e mais outros detalhes. Os fatos são tão claros e evidentes que teria que ser uma Policia Federal muito incompetente para não ter elucidado ainda esse crime. E todos sabemos que não é o caso.

    1. FBI brasileiro... O processo de seleção desses policiais é aquela brincadeira do “ Tá quente... Tá frio...” Daqui a dez anos, o ataque do Bolsonaro estará tão resolvido como hoje estão os casos de Celso Daniel e do Toninho, ex-prefeito de Campinas.

    1. Adélio adquiriu um câncer terminal no momento da facada.

  26. Tinha uma moçada do PCC enrolada no caso Celso Daniel. E eles tb são sócios dos irmãos Tatto no transporte clandestino na periferia de São Paulo. Tudo remete ao PT.

  27. PCC no meio sera mesmo ? Se for podem ter certeza de que tem PT no meio pois quando lulinha o filho de Lula estava la pelo Matogrosso do Sul comprando terras e fazendas estva acompanhado dos integrantes do PCC.

  28. Será que se conseguirem puxar o fio do novelo ,não sairá deste, cobras e lagartos, assim como foi a Lava Jato, foi um fio que puxaram, e não para mais de sair monstrengos de lá, cada dia una pior. Agora ja está parecendo dedo do PCC, imagina se conseguirem pegar a ponta da linha e puxar, não dá nem pra imaginar o que poderá surgir, horrores.

  29. Excelente trabalho de jornalismo investigativo - buscando e noticiando fatos, como tambem o jornalismo opinativo de seus articulistas. Depois de assinante de veja desde seu inicio, acompanhando Diogo principalmente, permaneci na mesma enquanto não virou um pasquim esquerdista. Abandonei e me tornei assinante de primeira hora de Crusoé. Minha assinatura vale cada centavo investido. Continuem por favor, inclusive emitindo opiniões com as quais não concordo na íntegra.

  30. Muitas informações interessantes que não condizem com o perfil de lobo solitário. Podem ter escolhido um louco para uma missão suicida. Seria interessante detalhar se, em uma investigação criminal, o advogado pode se negar a dizer quem está pagando.

    1. Sim, tudo indica que não é obra de "lobo solitário ". O que o Ministro de Estado Raul Jungman e a PM tentam esconder ao declarar que foi obra de "lobo solitário" ?

    1. É lógico que há um mandante! Como pode ele ter tanta estrutura ?

  31. Vamos supor que seja apurada e atribuída a responsabilidade pelo atentado a um partido que venha ganhar as eleições. E aí ???????????????????????

    1. acho que precisa chamar a CIA. se fosse nos EUA já estava elucidado o quem está pagando. Muita moleza da PF

  32. Essas apurações finais precisam vir a público antes do primeiro turno, porque podem modificar radicalmente as opções de votos de grande parte do eleitorado. Serem decisivas. Persiste um problema central: Qual é o nível de veracidade dessas investigações e de seu caráter político ?

  33. Os politicos atuais, parece que foram colocados lá por PCC´s CV´s da vida. As quadrilhas montadas, só tem que atuar. E quem se opuser ou atrapalhar, o Braço armado elimina. O poder todo está tomado por uma grande e generalizada quadrilha. Não vai ser nada fácil para quem não for dela, desmantelá-la. Será uma guerra de guerrilha. Rua por rua, casa por casa. Guerra sem quartel. Quem se habilita?

  34. Certamente se o Bolsonaro assumir, a vida dos encarcerados, narcotraficantes e adjacências não será facilitada. A ação das quadrilhas nas fronteiras será mais dificultada, certamente. E como os correligionários politicos que já conseguiram eleger, não terão mais as influencias do passado, na casas do congresso, resta matá-lo. Além disso, certamente, as fações esquerdopatas, tem ligações com essas fações criminosas, pois estas são o "braço armado" delas, que executam o que seja necessário.

  35. Todos estes fatos são mt Graves A realidade e’ cruel A rede globo manipula o povo o tempo todo Bons jornalistas se perdem e enrolam Qd deveriam esclarecer Barbaridade! Assino a Crusoé desde q saiu a primeira revista Só posso apoia-Liz Perseverem!

    1. Foi assim com Toninho do PT, quando Andinho “assumiu” a culpa. A mulher de Toninho lutou por mais de dez anos para desmascarar essa patacoada!

  36. Essas presenças em diferentes cidades de um/uma desempregado/a encaixa no perfil de matador/a de aluguel. Não estou afirmando que quem viaja a busca de emprego seja matador de aluguel. Seria bom verificar se houve assassinato nas cidades e respectivas datas. Em vez do Bolsonaro fica nessa lenga lenga de que bandido bom é bandido morto, deveria sim era investigar os bacanas empresários/políticos que estão por trás do tráfico de drogas. Estes sim, são os verdadeiros bandidos. PCC é só mero soldado

  37. Impressiona como a imprensa tradicional ignora tudo isso...se o presidenciável esfaqueado fosse outro certamente estariam cobrando fortemente a conclusão das investigações antes do primeiro turno. Isso tudo é muito preocupante.

  38. Escolheram um terreno fértil para soltar o assassino no encalço de Bolsonaro. Pimentel governador PTralha, DilmANTA líder nas pesquisas, Dirceu jogando na surdina e sem marcação, PF influenciada$$$, tudo muito bem planejado.

    1. E, jogando pro PCC! CADÊ O FURO DE CLÁUDIO DANTAS NESSA REPORTAGEM???

  39. A meu ver lá na última investigação, concluirão que foi o zé dirceu responsável por toda a armação. Nem sei pq a PF não vai direto nelle¹³ e já o incrimina!

  40. O PCC financia os advogados de defesa a mando de alguém , supostamente insuspeito. Alguém, na hierarquia do tráfico, acima do "chefão" que mora na favela. Alguém arrisca um palpite ????? ..... seria alguém do congresso , também financiado com o dinheiro do narcotráfico ????

    1. muito diferente das fofocas do Gadelha que apenas quer fazer papel de revistinha de fofocas.

  41. Que a Crusoé continue colaborando firme para desvendar esse caso, já que os demais meios de comunicação estão em silêncio absoluto.

  42. A eficiência da PF nessas investigações não tem sido a mesma, a agilidade necessária também não está sendo praticada. Tudo muito estranho.

  43. Parabens a toda equipe Crusoe, por estar assumindo o papel de protagonista nas midias informativas da internet! Quem sai na frente dita as regras! Excelente reportagem!!

  44. Dois desses advogados defenderam, ou melhor, tentaram defender o Bruno, ex goleiro do Flamengo e exterminador da jovem Samudio.

  45. O establishment (políticos, Foro de SP, parte da mídia, etc..) da esquerda tramou a morte de Bolsonaro, disso não tenho dúvidas. Se o PCC participou, foi a mando do establisment.

  46. Se o próprio Min.da Justiça insiste na tese de lobo solidário, vocês acham o quê? Só não é solitário os recursos que o financiam. Podem contar outra.

  47. São o Foro de São Paulo e o Dialogo Interamericano em ação. "www.thedialogue.org/analysis/is-bolsonaro-the-candidate-to-beat-in-brazil/" "www.thedialogue.org/experts/?s-region=142&s-nationality=all" "forodesaopaulo.org/partidos/"

  48. A morte de Toninho do PT, a conta foi para o Tráfico. Celso Daniel foi mais robusto mas igual, com fuga cinematográfica do presídio, recaptura, assassinato do autor em seguida. Esse ano Gilmar mandou soltar NO MESMO DIA 12 da Lava Jato e 20 chefões do tráfico em HCs. Alguém ainda acha que é teoria conspiratória o partido-patrulha-comando-vermelho serem um coisa só? Irmãos no nome, na cor, nas práticas. Não vejo a hora de haver provas públicas.

    1. Como é interessante e triste descobrir que o poder no Brasil emana de trás das grades em todos os sentidos.

    2. Foi assim no caso do assassinato do prefeito Toninho de Campinas. No caso de Celso Daniel houve uma "fuga" cinematográfica do assassino do presídio. Ele matou e foi capturado. Depois foi assassinado dentro da cadeia. Esse ano há poucos meses Gilmar soltou gente da Lava Jato e chefões do tráfico na mesma canetada de HCs.

  49. Nos Estados Unidos, o advogado que decide defender criminoso deve comprovar que a origem do pagamento de honorários pelo seu cliente é lícito. Caso contrário é acusado de ser cúmplice também.

  50. A esquerda é canalha, praticante do mal e do homicídio. É óbvio que existe tramóia para execução de Bolsonaro. Vão chegar lá?

Mais notícias
Assine
TOPO