Geraldo Magela/Agência SenadoJanaína Paschoal, do PSL, intensificou as postagens antivacina desde que se reaproximou de Bolsonaro, mas nega agir por interesse eleitoral

Decifrando o absurdo

Cálculo político, loucura ou ignorância? Tentamos entender o que há por trás da cantilena de parte dos políticos brasileiros contra as vacinas
07.01.22

Catapultada à fama pela participação no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e pela dobradinha com Jair Bolsonaro, a advogada Janaina Paschoal estreou na política em 2018 e, já na primeira disputa, tornou-se a deputada mais votada da história, com mais de 2 milhões de votos. De lá para cá, entrou em rota de colisão com filhos de Bolsonaro, pediu a renúncia do presidente da República e declarou seu arrependimento pelo apoio ao capitão da reserva. Nos últimos meses, porém, a deputada estadual de São Paulo voltou para os braços do bolsonarismo. O retorno foi marcado por uma polêmica sob medida para agradar ao velho aliado: o boicote à vacinação contra a Covid. Ela passou a questionar, dia sim, outro também, a eficácia e a segurança dos imunizantes. Nesta semana, a deputada esteve no topo dos assuntos mais comentados das redes sociais por ironizar a alta nos casos da doença. “Vivemos um momento tão intrigante, que pessoas vacinadas com todas as doses pegam Covid e recomendam a vacinação. Parece piada”, escreveu, repetindo a falácia preferida do bolsonarismo – como especialistas já explicaram tantas e tantas vezes, as vacinas não impedem a infecção, mas previnem casos graves e mortes.

A dez meses das eleições, a onda antivacina ganhou força entre representantes da extrema-direita e se transformou em uma das primeiras pautas da pré-campanha eleitoral. Sob a justificativa de uma pretensa defesa da liberdade, os políticos antivax sabotam as estratégias apregoadas pelas autoridades sanitárias e tentam colocar em xeque a velha confiança dos brasileiros nas vacinas. Para além de dificultar o combate à pandemia, pontualmente, as fake news amplificadas por essa turma podem causar prejuízos a longo prazo, como a exposição da população outra vez a outras doenças graves que, com o passar do tempo, foram praticamente erradicadas graças à facilidade com que as pessoas aderiram por aqui às campanhas de imunização. Mas, afinal, o que move os políticos que sabotam as vacinas? É loucura, ignorância ou simples interesse eleitoral, já que o discurso cai bem aos ouvidos de seus simpatizantes?

Crusoé fez a pergunta à própria Janaina Paschoal. Diz ela: “Não tenho nenhum interesse eleitoral, acho até que essas declarações me tiraram votos. Ninguém vai colar em mim a pecha de negacionista, de bolsonarista, eu me revoltei contra o presidente quando ele chamou a Covid de gripezinha. Essa é uma leitura injusta e preconceituosa na tentativa de me desmoralizar. A pessoa que fala alguma coisa só para ter apoio é uma prostituta. Eu não sou uma prostituta”. A deputada pretende se candidatar ao Senado nas próximas eleições. Ela admite que retomou os contatos com o presidente da República a partir do Natal, mas nega que as conversas sejam políticas.

Marcelo Camargo/Agência BrasilMarcelo Camargo/Agência BrasilSabotagem: o discurso antivax de políticos pode comprometer a imunização
Quase 70% dos brasileiros já estão totalmente imunizados contra a Covid. O percentual de vacinados no país é superior ao registrado nos Estados Unidos, por exemplo, onde as vacinas foram disponibilizadas bem antes – e em maior número – à população. A cultura de vacinação no Brasil, consolidada por fatores diversos que vão desde a capilaridade do SUS à popularidade do personagem Zé Gotinha, ajudou o país a vencer a omissão de Jair Bolsonaro. Em um ambiente tão favorável, soa estranho que figuras públicas atuem deliberadamente contra uma campanha de vacinação. Para cientistas políticos e marqueteiros, trata-se de uma estratégia minuciosamente calculada. “Políticos que ganham a eleição com uma votação muito expressiva por uma atuação pontual enfrentam sempre o medo de não conseguir repetir o feito. A oportunidade de polemizar, como no caso do discurso antivacina, ajuda essas pessoas a se manterem em evidência. E ser lembrado é o primeiro atributo para receber votos”, afirma o cientista político Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Janaina Paschoal não está sozinha em sua cruzada. Vários outros parlamentares alinhados a Jair Bolsonaro e que também receberam grande número de votos têm recorrido ao mesmo expediente. Líderes da tropa de choque bolsonarista, as deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, do PSL, atacam a vacinação desde 2020, quando o governador paulista, João Doria, ganhou protagonismo com a Coronavac. Kicis, por exemplo, chegou ao ponto de dizer que vacinas poderiam alterar o DNA, uma estultice chocante até para os conhecidos padrões de ignorância do bolsonarismo. Nesta semana, ela admitiu ao jornal O Globo ter contribuído para o vazamento de dados pessoais de três médicos que defendem a vacinação de crianças contra a Covid-19. A imunização infantil, aliás, virou o novo front do movimento antivax da tropa. A aprovação do uso das vacinas em crianças pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, despertou a ira de Bolsonaro e de seus aliados. O próprio presidente chegou a dizer que sua filha, Laura, de 11 anos, não será vacinada e aproveitou a onda para lançar mais dúvidas sobre a segurança e a eficácia das doses oferecidas à população.

O debate gerou uma situação curiosa, um fenômeno brasileiro: o dos antivax imunizados. Filho 03 do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL, por exemplo, recebeu duas doses da vacina contra a Covid, mas passou a desestimular os brasileiros a seguirem as orientações do Ministério da Saúde ao publicar diuturnamente questionamentos sobre as vacinas. A ofensiva começou no mesmo dia em que a Anvisa aprovou a vacina para crianças. Com notícias descontextualizadas sobre riscos de efeitos colaterais graves, eles suscitaram em milhares de pais o receio de imunizarem seus filhos. Mas, felizmente, as estatísticas são amplamente favoráveis à vacinação: nos Estados Unidos, onde 8 milhões de crianças foram vacinadas, houve apenas oito casos de miocardite, sem nenhuma morte, ao passo que as complicações geradas pela infecção são muito mais recorrentes e graves.

Eduardo Bolsonaro questiona a segurança das vacinas, mas foi imunizado
A cantilena bolsonarista tem afetado as comunicações oficiais do próprio Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira, 5, na entrevista coletiva convocada para anunciar – com atraso – a extensão da campanha para as crianças, faltou convicção aos representantes da pasta para defender a vacinação. A secretária responsável pela área chegou a falar do risco de miocardite sem fazer as necessárias ressalvas em favor da vacina. Pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, trabalha com afinco para lançar dúvidas sobre a segurança das vacinas para crianças. Também nesta semana, na audiência pública convocada para discutir o tema, ele abriu espaço para médicos bolsonaristas propagarem despautérios como a tese de que a variante Ômicron “veio de Deus” para garantir “imunidade natural”. “Foi um horror, um circo patético”, critica Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações. “O Brasil começou a entrar em um processo de forte destruição do Programa Nacional de Imunização, que foi construído com o esforço de tanta gente”, acrescenta a médica.

A pesquisadora Lorena Barberia, professora de Ciência Política da Universidade de São Paulo, coordenou um estudo que analisou 3,6 milhões de postagens no Twitter sobre vacinação. Os pesquisadores avaliaram as publicações de todos os candidatos a prefeito de 18 grandes cidades, na campanha municipal de 2020, em que os políticos tratavam da imunização contra a Covid. Segundo o levantamento, 73,7% das declarações desfavoráveis às vacinas foram feitas por candidatos alinhados a Bolsonaro, principalmente nas cidades de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Entre as 628 postagens sobre vacina feitas por outros candidatos a prefeito, somente 16% eram contra a imunização. “Quando a gente olha de forma mais abrangente, a maioria da sociedade e dos políticos é altamente favorável à vacinação. Só que existe uma minoria que faz barulho com publicações polêmicas”, garante a pesquisadora. “Esses ataques felizmente são minoritários. Ao mesmo tempo, é muito preocupante perceber a total falta de controle das mídias sociais. O conteúdo postado por vários políticos brasileiros, como a deputada Janaina Paschoal, certamente seria retirado do ar pelo Twitter nos Estados Unidos. Ela não é uma cidadã qualquer, é uma pessoa com cargo público, com responsabilidades”, afirma Barberia. Na semana passada, a plataforma suspendeu permanentemente a conta pessoal da deputada americana Marjorie Taylor Greene, do Partido Republicano, por espalhar fake news sobre a Covid. Greene foi banida do Twitter após citar a suposta existência de “quantidades extremamente altas de mortes por vacinas de Covid”.

Por aqui, as notícias falsas têm sido propagadas sem sanções. “A ferramenta para denunciar esses conteúdos não está disponível em língua portuguesa, limitando a detecção de abusos em postagens em língua portuguesa na plataforma. Isso compromete a capacidade da plataforma em aplicar as políticas com o mesmo rigor que age contra postagens antivacina em língua inglesa, nos Estados Unidos”, diz a ONG Safernet. Especialistas em saúde também lamentam os efeitos da livre propagação de fake news sobre Covid e vacinação nas redes sociais. “Há muita morosidade para retirar postagens do ar ou punir quem publica notícias falsas sobre saúde. Essas fake news deveriam ser criminalizadas com penas altas”, defende o presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes.

DivulgaçãoDivulgaçãoCésar Fernandes, presidente da AMB, defende a criminalização de fake news sobre saúde
Com liberdade para publicar absurdos sem nenhuma advertência, o que nada tem a ver com liberdade de expressão, bolsonaristas usam a mesma estratégia adotada durante o debate sobre o voto impresso – mesmo conscientes de que a discussão é infrutífera, a tática consegue manter a base coesa. No caso do presidente da República, o discurso radical sobre vacinas ajuda a disfarçar suas incoerências, como o apoio do Centrão e os escândalos de corrupção envolvendo sua família. “É uma tentativa desesperada de não perder mais apoio e, para isso, ele tem que reforçar a ideia de que não mudou, de que ainda é o candidato antissistema da campanha de 2018. Ele joga para a sua base, para o eleitorado negacionista, mas com uma irresponsabilidade tão grande, que pode limitar sua votação”, diagnostica a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, professora da Universidade Federal de São Carlos. “São argumentos baixos, rasteiros, que podem, sim, reduzir ainda mais a cobertura vacinal”, diz o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.

É mais uma evidência a confirmar a velha máxima de que políticos põem seus próprios interesses acima dos da população. Por puro cálculo eleitoral, para muitos deles, agora, o voto vale mais até do que a proteção à vida.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu lamento o comportamento dela. Já considerei uma pessoa importante na renovação da política. Enfim, vamos em frente.

  2. seus bostas! nao vacinei , nao peguei, e não temi! por isso estou mais forte que nunca. ninguem me manipula. turma de covardes!

  3. Janaína mostrou como é difícil construir uma biografia respeitável através do conhecimento acumulado e como é fácil destruí-la se metendo em assuntos q não domina. Voltou pros braços de JB imitando o sociopata.se merecem. Moro22

  4. 2000.000 de votos na época se deu pq estava inflacionado o voto! Essa, hoje, também, está com um fardo pesado nas costas... E daqui pra frente é só ladeira pesada. #xôjanainaconfusa! #em-xotainteresseira

  5. Tá parecendo mundo de malucos! De um lado o presidente quase manda prender o Comandante do Exército, por ter mandado vacinar a tropa... De outro gasta milhões em propaganda na televisão estimulando a população a ir se vacinar com o lema Pátria Amada Brasil! Qualquer Marciano (sério) pegaria a Nave e retornaria imediatamente, diante de tanta confusão!

  6. Bolsonaro é tosco,mas não louco,tudo q ele faz é pra ludibriar seu eleitorado fanático,como Lula faz o mesmo com o seu, todos vendo o q ele fez,mas os fanáticos dizem não ter provas. Bolsonaro é cabo eleitoral de Lula,um traidor, e Janaína uma decepção.

  7. Para mim, muito mais danoso que Janaina pondo duvida sobre a vacinação infantil é ver veículos como Joven Pan, dando voz à loucos desequilíbriados de carteirinha como Guilherme Fiuza e Ana Paula Henkel, dando crédito à teorias conspiratórias de ultra republicanos recalcados. Janaina é fichinha perto deles!

    1. As vezes eu ligo na Joven Pan só pra ouvir esses dois acéfalos é mais o velho Gagá só pra rir. Joven Pan vcs perderam tudo que conquistaram todos esses anos.

  8. Vcs d veriam fazer uma reportagem sobre os falsos argumentos destes médicos ( vários deles americanos, anti dr Faucci, e outros renomados Brasileiros como o dr zeballos. Este sim merecem ser scaneados para ver porque ainda defendem argumentos rebatidos insistentemente por cientistas . Estes é que dão voz às teorias conspiratórias para embasar os "liberais". Janaina agora está entrando no mode irracional, acho que simplesmente pelo medo da esquerda voltar ao poder.

  9. A multidão de cadáveres da covid, através dos seus familiares, responderá à esses obscurantistas, sabotadores, negacionistas, corruptos, irresponsáveis e criminosos, agora em 2022.

  10. Ela não é anti vacina é anti passaporte sanitário. Vcs sabem disso , e ela questiona e é contra a vacina para as crianças ,com toda a razão pois ainda não há estudos suficientes. Estranhamente não conseguimos acessar o relatório do estudo da vacina anti COVID para crianças.

  11. A deputada Janaína disse que ela e Bolsonaro têm conversado sempre, mas não de política. Eu tenho a percepção que eles conversam sobre a paixão mútua na obra de Machado de Assis. Deve ser.

  12. O SUS e o PNI são patrimônios nacionais, devem ser aplaudidos e aperfeiçoados. As vacinas salvam vidas, isso é inquestionável. O que se discute é o direito de alguém que não se sinta seguro vacinar-se ou não. Vacinas levam anos para serem consideradas seguras e no caso atual (Covid19) ainda não tiveram sua segurança comprovada através das várias fases de estudos necessárias, a bula da Pfizer diz isso. No caso da Pfizer e Moderna são tecnologias novas. Portanto prudência para ambos os lados.

  13. A dep. Janaina Pascoal é de longa data a personificação da "jamanta desgovernada" ela roda em todas a direções e depois fica a espera do vá que cole....urrava contra a incapaz da Dilma e aplaude e se associa há um miliciano vagabundo e muito mais incompetente . Sobre as outras duas figuras em um pais sério estariam na cadeia. Mas estão na Câmara de Deputados por mera coincidência

    1. tendenciosa por divulgar as asneiras dos seguidores do Ameba

  14. As vacinas livram até hoje a humanidade da morte precoce. Não é porque antes demoravam muitos anos para ser desenvolvida que as novas vacinas precisem levar tanto tempo. A tecnologia e a ciência existem para isso! A cada dia um novo avanço. O uso político do tema é completamente descabido. Nenhum político devia vir a público para desincentivar a vacinação. É assunto para especialistas.

    1. Maria, a vacina experimental conseguiu a proeza de diminuir as mortes diárias de covid de 4 mil para menos de 500. Contra fatos os argumentos caem por terra. Os mesmos q alardeiam q a vacina trará malefícios as crianças, foram os que disseminaram fake news e se esforçaram para sabotar o combate da pandemia com vacinas. São seres perversos e degenerados mentais q se utilizam da mentira, da discórdia e da morte de brasileiros para defender esse desgoverno corrupto e genocida.

    2. Aquele q não quer deveria se trancar em casa e usar máscara sempre, mas estranhamente insiste em nao usar máscara e acha q cloroquina e invermectina são pilulas milagrosas q protegem e curam tudo. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    3. Sim , vacinas com estudo comprovados. Essas são experiências, quem quer ser cobaia não se meta na vida daquele que não quer.

  15. Há notícias, várias, de jovens que morreram após serem vacinados. Pequenos coágulos impediram a passagem do sangue, seja para o coração ou no cérebro. Mas pra quem quiser se vacinar, há vacinas. O que pode é obrigar alguém a inocular um remédio ainda em experimentação. LIBERTADE para decidir, LIBERDADE de ir e vir, LIBERDADE de expressão etc. Por favor, LIBERDADE

    1. Liberdade para ficar quieto em sua ignorância e não divulgar estas asneiras,Liberdade para contaminar a todos?

    2. Tem toda razão José. De acordo. E voto na deputado e no presidente!

    3. José, isso é tudo culpa do chapeuzinho vermelho q brigou com o lobo mau! Bovinos desonestos e mentirosos! Cadê as provas? As estatísticas? Vá comer esterco longe daqui! Bozista maquiavélico!

    4. José, você já viu se estatisticamente essas mortes por trombose aumentaram ou diminuíram após começarem a vacina? Ou seja, você tem dados científicos para afirmar o que diz ou foi só um 'salve' da tia do Zap? E se você fala em liberdade, então me dê liberdade de não ficar perto de um não vacinado, pois a possibilidade de que um não vacinado me transmita a doença é maior do que a de um vacinado. Liberdade é termo muito bonito, só se esquecem da coisa básica: ela termina quando começa a do outro.

    5. Correção: O que NÃO pode é obrigar alguém a inocular um remédio ainda em experimentação.

  16. Essa senhora, pela postura, mode de falar, contradições, idas e vindas deve ter algum problema funcional. Neste período como deputada federal mais votada na história propôs alguma coisa relevante para o Brasil?

  17. Queridos negacionistas, o negacionismo de vacina tem efeito perverso, talvez calculado e intencional, por isso se expande entre voces, que vivem de boca aberta. Parecendo reagir ao uso da vacina com a alegação da "liberdade individual", de fato, serve só para reforçar o poder da indústria farmacêutica (estimulado pelo discurso da mídia), e sua aliança com uma ciência evolucionista, materialista e predatória. Voces negam, nós sofremos, mas a Pfizer e o Dória agradecem.

    1. Se as indústrias farmacêuticas estão ganhando pouco me importa, porque sempre ganharam fortunas aqui no país, não sei sua idade, espere pela sua aposentadoria e idade que terás e você vai ver quanto custa um medicamento de uso contínuo neste país de merda. O que se vê é que a vacina não mata, protege, estamos pagando um preço muito alto por causa dos negacionistas.

  18. Comportamento DEPLORAVEL .para uma pessoa com um mínimo de informação .CRIANÇAS SÃO VACINADAS A ANOS NO PAÍS CONTRA PARALISIA INFANTIL ,CACHUMBA ETC .PRECISA TER POUCO CARÁTER PARA CONTINUAR INVENTANDO BESTEIRAS SEM BASE CIENTÍFICA

  19. Janaina, tal qual Bolsonaro, é inconfiável. Como diziam velhos políticos, em alusão às suas posições inconstantes: é tão propensa a variar de posição quanto um palanque em banhado. Quem é do interior sabe muito bem o significado desse dito.

    1. Ela não é contra a vacina, é contra o passaporte sanitário e contra a vacina infantil cujo estudo ainda está no começo. O jornalista deturpa o pensamento da deputada. Essa revista se tornou uma droga cheia de fake news

  20. Se vc esta vacinado contra o sarampo, vc não pega o sarampo, se vc esta vacinado contra o tétano, vc não pega o tétano. Podem chamar do que quiser a droga que estão injetando nas pessoas contra o covid, menos de VACINA!

    1. Adulto pode se reinfectar por sarampo sim, por isso houve campanha de revacinaçao. Virus sao diferentes um dos outros (vide os da ebola, HIV e influenza). Tétano é causado por bactéria, mais facilmente coberta por vacina

    2. Os imbecis anti-ciencia e anti-vacina continuam batendo na tecla do charlatanismo deletério e mortífero. Ainda com essa de cloroquina e invermectina? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤡🤡🤡🤡🤡🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    3. Rodrigo, qual a % de crianças q são vacinadas para o Sarampo? Qual a % de pessoas q são vacinadas contra o tétano? Tudo é uma questão de estatística. Se vc vacinar mais de 90% de toda a população, será muito raro ver alguem com sarampo. Então, graças aos imbecis anti-ciencia e anti-vacina, que usam as vacinas da covid como tema de palanque político para tentar eleger imbecis iguais eles, temos uma % q mal chega nos 70% do público alvo q pode se vacinar contra covid. Vá comer capim!

    4. Caro Rodrigo ... hoje agências internacionais validam o uso da iveenectina e hidrixoroquina como drogas capazes de combater a covid em casos de menor complexidade ... por que só agora quando é quase certo a pandemia está no fim? interesses sujos certamente e idiotas manipulados silenciam sua estupidez é claro.

    5. Caro Amaury, muito válida a sua colocação. Também concordo com o uso emergencial nas faixas de alto risco. Mas não posso concordar com jornalistas que jogam na vala da polarização um questionamneto válido.

    6. Rodrigo cutucou idiotas com pau longo e tem muitas razões só esquece algo essencial nenhuma destas vacinas tem comprovação de plena eficácia e ninguém sabe os efeitos no futuro principalmente em crianças e adolescentes e a decisão de usá-las foi emergencial sob avaliação de riscos decisão a meu ver correta.

    7. ERRATA: O diploma é para o Rodrigo, e não para o Marcos!!! A este, resta a paciência para discutir com "otoridades" no assunto rs

    8. Alguém imprima um Diploma de Tudólogo para esse Marcos, por favor! Vê-se claramente que o sujeito cursou todas as aulas no YouTube e já está apto a conduzir a nação rumo à erradicação da Covid.

    9. Eu acho irrelevante gastar-se tempo discutindo se o nome é vacina ou espetadinha. O fato é que desde o início os especialistas deixaram claro que a vacina não tem 100% de eficácia, antes da Ômicron era uns 80% depois uns 30%. Mas é FATO que a maior parte das internações graves é de pessoas não vacinadas. É fato de que a terceira dose reduz muito os sintomas de quem pega a doença. E sim, pessoas com a Janaína tem o direito de discutir as decisões, mas dizer que é “piada” é negacionismo.

    10. Precisamos da coragem de questionamentos de políticos como a Janaina Paschoal e dispensamos jornalistas lacradores e fomentadores da polarizacão política idiotizante .

    11. A polarização política idiotizante está matandi a discussão saudável. Já estou preparado para os xingamentos que virão.

    12. Israel já esta oferecendo a quarta dose da vacina, mas é um país pequeno e rico. Como farão os países grandes e pobres?

    13. Adivinha o que esta combatendo a nova cepa da influenza, o bom e velho Tamiflu!

    14. As decisões das indústrias farmaceuticas foram tomadas em cima do bem estar geral da população ou do lucro? Tratanto-se de um virus mutável ( a primeira mutação ocorreu antes de as vacinas estarem disponíveis) não seria melhor investir num remédio que combate o vírus independente das mutações? Com estamos vendo aparecer agora (vide último discurso de Joe Biden).

    15. Levando em consideração que uma nova vacina leva em média 10 anos para ser aprovada com segurança devido ao estudo de efeitos colaterais de longo prazo ( lembrando que o RNA mensageiro é uma nova tecnologia na produção de vacinas) e que já foram gastos bilhões com a compra de vacinas, e que o vírus do Covid é altamente mutável, volto a perguntar; temos condições de vacinar o mundo inteiro de 6 em 6 meses?

    16. Cara Patrícia, sim, vc esta certa. Mas o percentual de imunidade da vacina contra o sarampo é de 97% e não existem variantes da doença. A vacinação em massa contra o sarampo realmente erradica a doença e é comprovadamente segura. O que vejo na vacinação do Covid é um lucro absurdo das indústrias farmacêuticas em cima das dose de reforço para as variantes que serão infinitas.

    17. pega sarampo sim, com uma chanceenor e doença mais leve, sem complicação... Incrível como pessoas s conhecimento adequado viram detendores do notório saber. Vacina contra COVID FUNCIONA!!

    18. Em relação as variantes não cobertas pela "vacina", temos condições de vacinar o mundo inteiro de 6 em 6 meses?

  21. Os poderosos de Brasília, políticos, militares, juízes, PGR, são todos cúmplices dessa ação criminosa que já MATOU mtos brasileiros. Agora matará TB as crianças? O imobilismo das autoridades chega a ser mais nojento que do próprio genocida-mor

  22. Nunca vi um "jornalista" falar tanta bobagem como este aqui! Q horror! Revistinha horrorosa! Quem vai apagar as luzes do final desta merda! Mentem! Fofocam , perseguem!

    1. Se não fosse a Globo estaríamos todos na ignorância com Epidemia porque as emissoras puxa saco do Ameba acham que o idiota que nada faz tem razão. De que?

    2. Marcos, infelizmente quem paga essa conta somo nós, pagadores de impostos. Essa turminha negacionista q usa os comentários das reportagens dessa revista, trabalha com crachá la na esplanada e o trabalho é o de ficar vomitando essas mentiras e defender o governo. Mainard deve estar feliz da vida com esses quadrupedes asquerosos pagando para tentar, pateticamente, difamar o ótimo trabalho da Crusoé.. rs...

    3. Só um Mané para assinar uma revista que não gosta. Mas negacionista é no fundo sinônimo de Mané.

    4. Só faltou expor algum argumento fundamentado para justificar o esperneio né, bovino?!

  23. Janaína é miito instável e essa atitude mostra uma fragilidade que pode prejudicar um novo mandato.Eu particularmente não gosto do comportamento dela.

  24. A dona Janaina Pascoal deve ser analisada sob as três adjetivações interrogadas brilhantemente pela jornalista. Joga politicamente (inclusive, espertamente, lançando- se ao senado para valorizar-se e negociar votos para Federal) sabendo que o povo paulista -e o Do Brasil- que já elegeu “Cacareco” e Tiririca com votações fantásticas, entre muitos outros também assim eleitos, é fissurada em loucos (?)- (Jânio, Bolsonaro, Collor)- ignorantes (só o Congresso da’ uma enciclopédia de exemplos.

    1. Há, também os corruptos engomadinhos e palitozados, Chefes de quadrilha- bandidos em geral. Ah! Os sabidos. Uma bela adjetivacao para a Deputada, ex-milionária de votos, na minha opinião. Prezada Malu, não é teatro do absurdo e, sim, realidade fantástica.

  25. Isto é uma mistura medonha de fanatismo, idolatria, incultura, deficiência cognitiva, interesse excuso e histeria. Tudo junto e misturado resulta na maior pernicidade imposta ao Brasil desde às caravelas! Com perspectiva de piorar! Vem aí Lula lá. Bem naquele lugar...

  26. Pena que não seguimos os Estados Unidos na relação: políticos x fake News sobre a vacina. A deputada Kicis e outros do mesmo quilate deviam ser expulsa da rede.

  27. Afora o bem que causou ao nos livrar da Dilma, já há algum tempo vejo sinais de loucura nas atitudes da distinta Deputada ...

  28. Esses políticos sem escrúpulos nunca tiveram preocupação com a população brasileira. A COVID-19 só fez evidenciar isso.

  29. Crusoé agora quer atingir a credibilidade da Deputada e jurista Janaina Paschoal? Por que ? ? JANAINA tem solido conhecimento jurido especificamente constitucional e é uma das rarissimas pessas no mundo politico que tem coragem de defender suas posicoes, sempre muito bem fundamentadas, sem se preocupar com as consequencias politico eleitorais

    1. kkkkkkkkkkkkkk o sujeito armou a armadilha para si mesmo: alega que Janaína tem "sólido conhecimento jurídico" e, por isso, tem gabarito para contestar os que se dedicam ao estuda na área da saúde! Pelo amor de Deus .... que visão estreita de mundo!

  30. Grande Dra. Janaína, sempre do lado da Luz. Ela sabe, admira e até se parece com o PR Bolsonaro, um Homem que nunca irá se curvar ao sistema. Bem vinda em 2022, SENADORA, para reforçar as "Forças Especiais" do melhor presidente de todos os tempos. __ MITO 22, reeleito já em 1ºturno se não houver fraude.

    1. ... Bem-vindo, Nyco! ... Onde há falta de luz, você coloca suas asas de fora batendo ponto e defendendo Buracos Negros. ... Eis sua "luz".

  31. Divulgação de mensagens contra a vacinação e portanto contra a saúde pública deveria ser motivo de processo criminal. Lugar de criminoso e maluco é na prisão e no hospício.

  32. Atualmente, se uma pessoa tem uma opinião sobre um assunto qualquer que seja, por coincidência, a mesma do presidente Bolsonaro, isso a torna de imediato bolsonarista. É uma prática lamentável, equivalente à do macartismo norte americano, que via qualquer desvio ao mainstream vigente como comunismo. A deputada Janaina Paschoal fez e faz seguidas críticas contundentes ao governo do presidente da República. Nem todo mundo que pensa um pouco diferente é bolsonarista. Chega disso.

    1. Concordo na íntegra Álvaro! Ninguém pode atualmente dizer maus nada, levantar questões sobre a eficácia ‚destas vacinas‘ ou como você diz, ter uma opinião que coincide com a do presidente, que logo é taxado de ‚anti-vac‘ - como se fôssemos contra toda e qualquer vacina ou taxados de bolsonaristas. Também não gostei dessa reportagem e não concordo com os argumentos da jornalista contra a Janaina Paschoal. Cuide-se, Cynthia

    2. . verdade Álvaro não esquente os fanáticos e a escuridão sempre rejeitarão a luz.

  33. As alternativas hoje existentes no Twitter para denunciar fakenews são muito pouco abrangentes. A Crusoé deve enviar parte desse texto traduzido pra o inglês para o CEO do Twitter a nível mundial. Imaginem na época das eleições

  34. Lamentável sob todos os aspectos o comportamento dos negacionistas que se colocam em risco e também colocam em risco pessoas conscientes que respeitam a vida.

  35. A Janaina é uma decepção ! Não sou de São Paulo, mas a admirei muito. Como entender esse seu comportamento, esse seu jogo político ? Espero isso de muitos políticos brasileiros, mas dela ...que horror!

    1. A MARIA MUAR esquerdopata qdo ingere uma uma proteína contida na semente da alfafa, sofre de bloqueios cognitivos qdo a Janaína exprime suas idéias. 😁😁

    1. A CONSEQUÊNCIA VIRÁ os mesmos sensacionalistas que hoje fazem escândalo para vacinar filhos de outros, JÁ TÊM o DNA da estupidez pronto. Aí quando as complicações chegarem ( os bambambans que criaram os meios para fazer a vacina,que sabem, e que condenam essa vacinação para crianças) estão sendo retirados do ar por falarem o que SABEM. A VERDADE!. ENTÃO,OS AFOITOS, NÃO VÃO CHORAR BAIXINHO,O LEITE DERRAMADO VIRÃO A PÚBLICO,E POLITICOS E JORNALISTAS,NÃO VÃO SE RESPONSABILIZAR. SINTO MUITO.!..

  36. JANAINA.. MUSABDO IMPEACHMENT DA DILMA .. UMA SIMPLES PERGUNTA...VC SE VACINOU??? ENTENDI QUEBRE VIU .. QUEM TE VÊ... TALVEZ CONTRA A MÁ POLITICA NAO HÁ VACINA.. VC É O EXEMPLO VIVO DISSO..MAS PARA COVID . GRAÇAS A DEUS.. SIM

  37. Se for de fato esta a postura de Janaína Paschoal, fiquei decepcionado. Janaína Paschoal, heroína do impeachment, como vc pôde ser tão ignorante neste assunto?

  38. essa senhora esqueceu rapidamente o por que recebeu tantos votos pra sua eleição e hoje desesperadamente tenta convencer seus eleitores com suas ladainhas de porta de botecos considerando as pessoas idiotas, pior que são, já que a elegeram achando que os discursos pra derrubar a Dilma tinha alguma coisa de útil pro futuro da sociedade.

  39. Janaína não mais terá meu voto e, se fosse possível, anularia aquele que confiante lhe conferi… Suas posições contra os resultados obtidos com a vacinação habitual do povo brasileiro, mostra sua limitação como ser humano representante dos paulistas e sua carência de sensibilidade. NEGACIONISTA, SEM CALOR HUMANO, COMO SEU MENTOR E MODELO

    1. Seus bostas num futuro muito próxima vocês verão o resultado das picadas! A maior enganação q vi na vida. Só trouxa acredita nas picadas!

    1. Eu também acreditei nessa senhora. Meu voto no lixo.

  40. Janaina Paschoal não é uma prostituta. A prostituta vende o corpo. Ela é uma vendedora de drogas. Quem vende drogas, é ciente que elas fazem mal, sabem que elas tem o potencial de matar. Mas o traficante não está nem aí, pois ele é insensível ao usuário. Se tem demanda, os vendedores de drogas vendem. Por menos drogas na política, vote Moro Presidente 🇧🇷.

    1. .. todos devemos ter muito cuidado com o espelho.

  41. Não se trata de ignorância, nem má fé, apenas a política de Bolsonaro, istoé gerar o caos , confusão e

  42. Esses excrementos adoram a morte! Exemplos não faltam, como a liberação das armas, a retirada de radares de controle de velocidade, a retirada das cadeirinhas para as crianças, a campanha contra a vacina...e por aí vai... JMB e sua corja amam a morte, eles são vampirescos, se alimentam de sangue!

  43. Seguia Janaína nas redes. Quando ela deu esse cavalo de pau, isolei e bloqueei. Político que só pensa no seu umbigo não merece nem minha atenção. Tchau pra você, Janaína. De admiração passo à ignorá-la. Não recomendo mais a seus eleitores!

  44. Eu seguia a deputada nas redes mas agora já não sigo mais. Cavalo de pau é característica de políticos pouco inteligentes, desleais, incompetentes e ignorantes.

  45. Não sei como os respeitados e renomados juristas, Drs. Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. associaram-se a Janaína Paschoal na célebre ação de crime de responsabilidade que resultou no impeachment de Dilma Roussef. Eu a respeitava intelectual e moralmente. Mas, ao longo do tempo percebi que a moral não é o forte dela. Uma grande decepção. Ela é populista, igualzinha aos políticos do "Big Center". Ou seja, Janaína Paschoal = LIXO. Viva a Operação Lava-Jato! Sérgio Moro para presidente.🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. infelizmente sou forçado a lhe dar razão, Cláudio. Se Moro não atingir 15% até o fim de janeiro, melhor voltar para Washington, porque Luladrão vai persegui-lo em cada centímetro quadrado deste país infeliz.

    2. Sergio Moro nao vai chegar nem a 11% Esquece ! Ta tudo dominado e colocaram o Lupa de volta .. tá dado

  46. Se não se prostituiu está tripudiando. Que mulherzinha rasteira e torpe! Arrancou a máscara e agora enxergamos o quanto tem um caráter distorcido. Lamentável. Não se elegerá, nem rastejando como um verme para o bolsonarismo.

    1. Qdo uma mulher quer encarnar a pomba gira e deseja se travestir em Afrodite, ofende todas as mulheres de vida fácil, devido seu cérebro corroído , vulgar e com desvio de moralidade politica e conduta.

    2. Qdo uma mulher quer encarnar a pomba gira e deseja se travestir em Afrodite, ofende todas as mulheres de vida fácil, devido seu cérebro corroído , vulgar e com desvio de moralidade politica e conduta.

    3. Cláudio Rocha, quem está em dúvida, votar num cachaceiro ladrão ou num egocêntrico prospecto de genocida, tem uma ótima opção, Sergio MORO2022, pessoa de caráter ilibado e alto saber.

    4. Sra Janaína advogada do BOÇAL. do PLANALTO. ELEITO. REI da COVID—19. GRANDE SRA ADVOGADA

    5. Paulada bem dada.👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    6. Cínica, fala combater a corrupção e fica rastejando para os comparsas do centrão... é acreditar muito na alienação do eleitor.

    1. Pelo menos portanto uma faca-peixeira nordestina de 12 polegadas. Aí não tenha dúvida da eficácia.

  47. JANAÍNA PASCHOAL é IMORALMENTE SUBMISSA quando SE REFERE a BOLSONARO! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  48. As urnas responderão à Janaína. Não foram só os negacionistas que a elegeram. Ficará fora da política assim como Bolsonaro.

  49. Cálculo político, loucura ignorância, sim. Logo no início eu achava que era ingenuidade e inocência, já que ela era novará no ramo. Depois fui achando seus comentários meio que mor assopra em relação ao presidente e seus fiéis. Na minha opinião essa senhora se mostrou não apta para o cargo. Basta analizar seus comentários.

  50. Vergonhoso e lamentável! Esses políticos não estão pensando na saúde da população! Não me surpreenderia se iniciassem uma campanha para acabar com o programa de vacinação do SUS com o intuito de economizar verba para o fundo partidário!! Ao invés de vacina, santinhos com a cara de pau desses vermes!!

    1. Gente, todo respeito às prostitutas, não as comparem aos políticos, por favor!

  51. Não acontece nada com Janaína e seus iguais? Distribuem fakenews, atrapalham a vacinação e fica por isso mesmo? Ela diz que não é prostituta, mas se comporta pior que uma. Prostitutas não atrapalham a vacinação que pode salvar milhões de crianças.

    1. Votação, Lenice, se erigiu pelo voto, seja punida pelos eleitores. Quem defende genocídio em geral e infanticídio em particular se proscreveu moralmente: falta ser proscrita na urnas. E, se possível, presa ou internada no mesmo manicômio que oxalá a Regina Duarte deva ir, se Deus quiser. Quem sabe não ficam vizinhas do Adélio Bispo?

  52. uma nação ignorante estúpida e insana se auto engana se rendendo à anarco-clepto-quadrilha que aparelhou o Estado e à nação resta o esmagamento na guerra revolucionária suja promovida tendo o STF seu mais poderoso tentáculo preparando a tomada do poder preconizado pelo criminoso Zé Dirceu graves crimes que ninguém ousou combater e só a intervenção da proteção institucional salva o país do lixo no qual todos chafurdaremos .. sem um líder capaz o Brasil marcha para o caos fatal e irreversível.

    1. "O Brasil marcha para o caos fatal e irreversível". Bravo, Feitosa! É exatamente isso o que sinto. Fosse eu mais jovem, já teria dado o fora dessa republiqueta de otários, condenada a (sobre)viver nas mãos desses políticos de merda. Nada nos salvará. Já tive esperança. Agora, sou um cínico, sempre à espera do pior - e ele virá. Sim, Feitosa, o caos é fatal e irreversível! Aqui nunca haverá ordem e, muito menos, progresso. Triste Brasil.

    2. Você tem razão! Seu comentário mostra claramente que vivemos em uma nação de ignorantes e estúpidos. Falta leitura, falta gramática, falta moral, falta ética, falta bom senso e falta entendimento sobre o que vem a ser uma ideologia política e por ai vai...

  53. Excelente matéria, perfeita conclusão, Helena! Quanto a Janaína, decepção total, mistura de interesse político (errado), ignorância, desvario. Como pode fazer campanha antivax, gerando a dúvida nas pessoas? Duvido que se eleja novamente. Mesmo que se mostre “arrependida” daqui a um tempinho tentando reverter o prejuízo, quem acreditará ?

  54. Dá pra resumir esse texto assim: Cálculo político, loucura ou ignorância? Resposta: Nenhum dos três, mas sim safadeza, malandragem e desonestidade.

  55. Janaína deveria explicar qual é a sua formação na área de saúde, para se contrapor ao consenso dos especialistas. Se não tem formação nenhuma, sobrou jogada política ou piração mesmo. As duas hipóteses a inviabilizam para quem deseja renovação ( no bom sentido) e ética no ambiente político. Decepção.

  56. Bozo, assim como seu asseclas, é imbehcil, aloprado e desonesto. A proporção entre as três qualidades é que nem sempre está clara, mas elas estão todas presentes.

  57. Janaina apoiando Bolsonaro! possivelmente, logo estara apoiando o crustaceo mais rejeitado do Brasil pois, esta viaja. Espero que PARE em Sergio Moro, pois sera mais coerente com seus principios de honestidade ate aqui revelados. Moro presidente, melhor pra gente, Dra. deputada JANAINA.

    1. BOSTONARISTAS.....VOTO ZERO,Pelo Brasil afora....BANDO de aloprados,sem o menor escrupulo....Tão C e anda do pro BRASIL.

  58. Essa mulher é uma sonsa. Ela SABE o que diz e se faz de santa ao ser perguntada. Lembro dela gritando que Bolsonaro seria chamado de genocida. Os políticos brasileiros são de dar nojo.

    1. De pleno acordo, Simone! Sonsa é o que ela é! E faz tempo!!!

  59. Janaina apoiando politicamente o Bolsonaro demonstra total falta de sabedoria politica, pois, pelo que ela vinha demonstrando e tambem foi eleita atraves pessoas que nao comungam nem com LUladrao e nem com a familicia, e sim pelo centro e sem o centrao ladrao. Penso que ja perdeu muitos votos. Lamentavel, eu tinha muita esperanca, mas esta faltando coerencia nesta decisao. Aguardemos, Moro, continua nos dando esperancas de um Brasil melhor no futuro. JAIR caindo fora, em queda livre ja, ja, JAIR

    1. Deveria, mas justamente os que precisam tb não iriam tomar, hehehe!

  60. Definitivamente sou #tarado_por_vacina. Que os toscos, ignorantes, mal informados, cognitivamente limitados ou intelectualmente desonestos pensem o que quiserem.

  61. Esse argumento de que exigir a aplicação da vacina é atentar contra as liberdades individuais é totalmente falacioso. Vejam, por ex., um motorista de ônibus. Ele evidentemente, está proibido de tomar bebida alcoólica durante seu trabalho. Isso está, de certa forma, restringindo sua liberdade individual, porém, todos são unânimes em concordar com essa medida, pois, se ele bebesse, colocaria em risco a vida de outras pessoas.

    1. Da mesma forma, Lei do Silêncio tb atenta contra uma suposta liberdade individual de fazer barulho a qq hora, porém a liberdade e direito dos meus vizinhos a ter uma boa noite de sono pra trabalhar cedo no dia seguinte, como fica?

    2. Bem lembrado, Adão. Argumento perfeito. 👏👏👏👏👏👏

  62. Depois que essa psicopata disse que o presidente ficou doente por “olho gordo”, qualquer coisa que ela diga não me surpreende!

    1. Aqui em SP essa debiloide terá voto ZERO....Ela é qq um q tenha apoio do ASNO de chifres.

    2. Aqui em SP essa debiloide terá voto ZERO.Ela é qq um q tenha apoio do ASNO de chifres.....

  63. Nossos políticos são uma vergonha, não a totalidade, claro, mas uma minoria barulhenta e sem escrúpulos que esta mamando na teta federal como nunca antes na história deste País. (já ouvimos isso) Lamento ver a instituição Presidência da República entrega a gente tão baixa e vil, pessoas sem nenhuma qualificação, degenerados de toda a espécie. O que me dá arrepios é que essa gente não caiu de paraquedas, foram eleitas e são fruto dos desequilíbrios de nossa sociedade, que esta doente.

    1. Daniel, você está falando de políticos de outro país, né? Minoria inescrupulosa? Acho que foi o corretor ortográfico...ou é ingenuidade mesmo?

    1. Vou correndo vacinar meus netos. Bolssonaristas não temem a morte des de que não seja na família deles.

  64. A ignorância cultural científica e política com o comportamento de estúpidos reacionários empoderados nas infovias, eclodiu o atrazo oltico e o declinio civilizatório: Bourdieu, Castell, Brechth e Levy Strauss in: Escoda, maria do socorro.

  65. Votei em Janaína Paschoal e acompanho sua atuação na assembleia, além de seus posts no Twitter. Decepção! Advogada competente, professora idem, mas com pensamento tão atrasado! Isso não seria problema, afinal, é direito de cada um ser e pensar como quiser, mas quando se é alçada ao posto de formador de opinião não se pode querer manipular a opinião alheia indo contra a lógica, a ciência e o conhecimento. Queria vê-la senadora, única opção crível em SP, mas tenho medo do que ela faria no senado.

  66. Argumentos interessantes, mas não representam a realidade. Colocam uma interpretação de interesses desses políticos de ficar negando algo que não é comprovado sua eficácia. A verdade virá a tona, e Deus nos ajude que as pessoas não estejam morrendo por causa adversas da VACINA. Com toda certeza não morreremos de COVID mas vocês poderiam me falar se eu não vou adquirir outras comorbidades? Então quer dizer que para o bem da ciência e da saúde eu posso tomar uma vacina que está em testes ....

  67. Como meta para 2022 prometi que não vou mais votar em tranqueiras como fiz nas últimas eleições pois tinha esperanças .Votei em Bolsonaro, Bananinha meu Deus me perdoa , Janaína. Vamos agora de Moro e todos do seu partido.

    1. Como é que o Lula, um EX-PRESIDIÁRIO, tem mais de 60% de aprovação no Nordeste!! O Brasil não é, realmente, um país sério.

    2. Guaia, nem digo que é continuar votando errado, o problema é criar político de estimação, veja Lula e Bolsonaro, tem uma parcela que os defende mesmo cometendo absurdos, esse é o nosso verdadeiro problema.

    3. É isso, o problema dos brasileiros nao é votar errado, é seguir votando errado. Além disso, no segundo turno as opcoes eram peste contra colera

    1. Tô no mesmo barco! Admirava demais essa advogada, mas ela se revelou tão atrasada e xiita quanto aqueles que ajudou tirar do poder. Ainda esperava mudança de discurso para vota nela para o Senado, mas isso virou um risco.

  68. Pelo que se percebe, só Deus poderia salvar o Brasil dos maus políticos, mas como Deus não se mete em política, estamos no mato sem cachorro!

  69. Um advogado não pode discutir medicina e nem um médico pode discutir sobre direito. Cada um na sua área. A Anvisa, com profissionais qualificados, peritos de ofício, aprovaram as vacinas, inclusive para crianças. A similar americana idem. Então porque essa polêmica ¿ não quer tomar a vacina, tudo bem, mas arque com as consequências

  70. Parabéns pela matéria jornalista Mader. Conteúdo rico em esclarecimentos pelas fontes especializadas e objetividade em relação à temática, demonstrando a tese de que políticos estão “sempre” jogando em favor de seus interesses pessoais e reeleição. Cabe aos eleitores perceberem essa falsidade ideológica e tática e dar-lhes um certeiro “pé na bunda” da representação parlamentar ou executiva onde quer que seja. Taoquei?

  71. País sem memória, sem consciência política habitado por maritacas que fazem um barulho danado tentando sempre piorar tudo. Difícil suportar!!!

    1. Tem uma paródia hilária de um discurso da Janaína na época do impeachment da Dilma em que ela aparece cantando uma música de heavy metal. 😂 Janaína esquece o Senado e vai para uma banda de rock! Você leva jeito. Kkkk

  72. Concordo com a conclusão do artigo: os politicos agem pensando na próxima eleição e se lixam pra população. Tratam seu gado com os factoides que pensam mantê-los fieis. Basta ver que a maioria tomou a vacina. #nemlulanembolsonaro

  73. Como uma pessoa estudada consegue ser contra as vacinas? É só olhar a situação dos hospitais e o numero de mortos/dia para se ter a certeza de q a vacina funcionou e ainda funciona. Janaina, Janaina... Nunca é tarde para se arrepender das más escolhas e seguir pelo caminho correto. Ainda da tempo de se redimir e se afastar da ignorância ideológica q tem emburrecido até os de maior sapiência! MORO PRESIDENTE! 🇧🇷

    1. Se aproximar de Bolsonaro atualmente é o mesmo que abraçar calorosamente o Lula. Resultado claro da má fé e descaso com a vontade popular q o elegeu, pois é só ver as promessas de campanha do genocida e no q ele se transformou atualmente para constatar q só falta ao Bolsonaro arrancar um dedo e deixar a barba crescer para vestir de vez a carapuça de Lula da direita.

  74. A vacina separou de forma contundente quem merece nosso apoio ou um simples olhar em postagens. Veja Djocovik. Ja era. Um otimo tenista pateta que nao acredita na evolução da humanidade.

  75. É questionável que a posição absurda desses políticos contra a vacina irá se transformar em votos em 2022 , já que a postura da população brasileira é francamente favorável a vacinação. O tiro pode sair pela culatra. SÉRGIO MORO 2022 .

  76. A razão do porquê as janainas, as bias, os jaires, os malafaias e os edires estimulam e apostam no medo, na desconfiança, na angústia, na ansiedade, no estímulo à bandidagem, na disseminação de fakenews, etc, etc? É porque têm uma aliança. Uma população acuada por dúvidas, ignorância, incertezas e insegurança enche os templos de religiosidades duvidosas, onde se vende armaduras contra os outros diferentes, e se acumula capital para perpetuar este circo de horrorres que só se expande.

  77. BOZOLOIDES CRIMINOSOS ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS. QUANTO A MALUCA JANAÍNA É MAIS UMA MENTIRA TENTANDO FAZER CAMPANHA PARA O SENADO BEIJANDO A MÃO DO ACÉFALO QUE BRINCA DE SER PRESIDENTE DO BRASIL. NADA A TEMER PORQUE DESSA VEZ TEMOS MORO COMO OPÇÃO DE ESCOLHA ENTRE TANTOS CANALHAS. SERÁ ATÉ DIVERTIDO VER ALGUÉM DEFENDER O CAMARÃO CLOROQUINA OU O SAPO BARBUDO TENTANDO DIMINUIR A LAVA JATO E MORO NOS DEBATES POIS SERÃO DESMENTIDOS EM REDE NACIONAL. MORO TEM AS ARMAS E A ESTRATÉGIA PARA GANHAR.🇧🇷

  78. Janaina foi mais uma decepção nessa política rasteira baseada em inescrupulosos interesses pessoais. Hj falta- lhe coerência, racionalidade e responsabilidade. Jamais terá meu voto novamente.

  79. Mais uma que ficará pelo caminho do esquecimento. Teve a proeza de se eleger grudada no saco do sociopata e, depois, chutou-lhe o traseiro, agora, acha o camarão o melhor prato do dia. Não sabe nem se prostituir.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO