Adriano Machado/Crusoé

A (velha) tropa de Lula

Não é só Guido Mantega o personagem de filme antigo na pré-candidatura do chefe petista à Presidência. Outras estrelas do petrolão e do mensalão também estão engajadas no projeto
07.01.22

O ano eleitoral mal começou e o PT já reativou sua máquina de reescrever a história. Depois de disseminar a falsa narrativa da perseguição política para se esquivar das inúmeras – e robustas – denúncias de corrupção envolvendo seus principais quadros, o partido comandado por Luiz Inácio Lula da Silva dedica-se agora à estratégica tarefa de apagar da memória dos brasileiros os erros que ajudaram a afundar a economia nos últimos anos da era petista. A artimanha para tentar voltar ao poder ganhou forma nesta semana, com a publicação de um artigo que defende a velha cartilha do lulismo para “consertar” o país. O texto provocou enorme repercussão, não apenas pelo seu conteúdo desonesto, que omite o catastrófico apagar das luzes do governo Dilma Rousseff, mas também pela figura que Lula escolheu para assiná-lo: Guido Mantega.

Mais longevo ministro da Fazenda da era petista (comandou a pasta de 2006 a 2014), Mantega ressurgiu na cena política como porta-voz do petismo em uma série de artigos sobre economia que o jornal Folha de S. Paulo solicitou aos principais presidenciáveis. O texto ataca a “herança maldita” que será deixada pelos “governos Temer e Bolsonaro” e defende um modelo intervencionista, controlando os juros e estimulando “políticas industriais”. Nenhuma linha foi dedicada a explicar a pior recessão da história, iniciada ainda em 2014 e marcada pela grave retração do PIB sob Dilma Rousseff. Adversários de Lula na corrida ao Planalto, como Sergio Moro e Ciro Gomes, criticaram duramente o artigo e até lulistas de carteirinha caçoaram da peça de Mantega. “Oxalá seja apenas mal-assombração!”, escreveu o deputado Orlando Silva, do PCdoB, que também foi ministro nos governos de Lula e Dilma.

Lideranças petistas passaram os últimos dias explicando a opção por Mantega como porta-voz econômico da candidatura de Lula. Venderam como uma espécie de alento a tese de que, apesar de encarnar a ideologia desenvolvimentista do petismo, o ex-ministro foi escolhido porque já se sabe que ele não voltará à Esplanada dos Ministérios em um eventual novo governo do PT. “Qualquer outro nome geraria especulação de que poderia ser o ministro da Fazenda do Lula”, diz um dirigente petista. O fato é que a síntese do plano econômico de Lula, que visa a acabar com o teto de gastos públicos e revogar a reforma trabalhista, está presente no artigo de Mantega e é fruto de conversas semanais que o ex-ministro manteve durante a pandemia com os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Delfim Netto, dois outros conselheiros de Lula na área – às sextas-feiras, eles costumavam se falar por videoconferência na hora do almoço, para conversar sobre o cenário econômico e alinhavar ideias a serem oferecidas ao chefe petista.

Agência BrasilAgência BrasilMantega, o Pós-Itália dos registros da Odebrecht, foi escolhido para apresentar as linhas gerais do ideário econômico da campanha
Aliados afirmam que o ex-presidente deve buscar um perfil mais parecido com o de Antonio Palocci, que foi ministro da Fazenda em seu primeiro mandato. Um nome ligado ao PT, claro, mas palatável ao mercado. Palocci virou desafeto dos petistas depois que confessou seus crimes e delatou antigos companheiros de partido em um acordo de colaboração feito com a Polícia Federal. Entre os delatados está o próprio Mantega, seu sucessor no ministério, acusado de antecipar decisões do Banco Central para o banqueiro André Esteves, dono do BTG. Os relatos de Palocci e de outros delatores graúdos da Lava Jato, como Marcelo Odebrecht e Eike Batista, ajudam a explicar por que Guido Mantega ainda goza de tanto prestígio nas hostes lulistas.

Ao longo dos nove anos em que esteve à frente da Fazenda, Mantega foi o mais eficiente tesoureiro de campanha do PT. Os empresários acusaram o ex-ministro de cobrar repasses ilícitos ao partido como contrapartida para atender seus pedidos dentro do governo. O caso mais notório envolve o pagamento de 50 milhões de reais da Braskem, do grupo Odebrecht, à campanha de Dilma em 2010, referente à “compra” da medida provisória conhecida como Refis da crise, que abatia dívidas tributárias da empresa. O acerto rendeu a Mantega o apelido “Pós-Itália” na planilha do setor de propinas da empreiteira baiana. A denúncia apresentada à Justiça pela força-tarefa de Curitiba foi rejeitada e as provas foram anuladas depois que o Supremo Tribunal Federal determinou o envio da ação do Paraná para Brasília. Mantega chegou a ser detido por algumas horas pela PF, em 2016, e conseguiu se livrar da tornozeleira eletrônica graças ao STF.

O ex-ministro foi um dos assuntos políticos mais candentes da semana, mas não é só ele quem dá ares de filme antigo à pré-candidatura de Lula. Outros importantes personagens da era petista estão diretamente envolvidos na campanha presidencial. Três vezes ministro de Dilma entre 2011 e 2015, Aloizio Mercadante, por exemplo, é o responsável pela formulação do que será apresentado em alguns meses como o plano de governo lulista. Presidente da Fundação Perseu Abramo, bancada com o fundo partidário, Mercadante é quem organiza as reuniões de onde saem as teses que depois a militância passa a difundir nas redes. Foi na fundação que ele e Lula se reuniram com Belluzzo antes de turnê pela Europa, em novembro, onde o chefe petista se encontrou com líderes da centro-esquerda e com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Marcos Oliveira/Agência SenadoMarcos Oliveira/Agência SenadoGleisi: ela até representa o chefe em alguns compromissos
Mercadante terá neste ano tanta projeção quanto Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do PT, que tem acompanhado Lula em todas as agendas eleitorais. Sem autonomia para negociar em nome do partido, a deputada, também beneficiada por decisões da Segunda Turma do STF contra a Lava Jato, atua como emissária de Lula nos encontros dos quais o chefe petista não consegue participar. Nos últimos meses, Gleisi passou a seguir também as diretrizes traçadas por outro ex-ministro que Lula trouxe para perto de si, de olho na disputa pelo Planalto: Franklin Martins, que foi chefe da Secretaria de Comunicação no segundo mandato do petista, entre 2007 e 2010. Franklin assumiu a coordenação das redes sociais de Lula e deve comandar a estratégia de comunicação da campanha. Aliados atribuem à chegada do ex-ministro à equipe as declarações de Lula no ano passado em defesa da regulação da mídia, um desejo antigo do petismo raiz. Franklin Martins foi o responsável por alimentar uma série de blogs petistas, depois do mensalão, especializados em tentar manchar a reputação de adversários políticos e jornalistas independentes.

O “acordão” do establishment político para sepultar a Lava Jato deu ao PT não apenas a condição de lançar Lula na corrida presidencial, mas também munição para que outros quadros históricos e igualmente enrolados com a Justiça voltassem a circular com desenvoltura nos bastidores. O caso mais emblemático é o do ex-ministro José Dirceu. Como mostrou Crusoé em dezembro, o chefe da Casa Civil no primeiro governo Lula, condenado no mensalão e no petrolão, tem rodado o país para conversar com governadores, parlamentares e dirigentes partidários – a atuação é classificada por um interlocutor dele como “prospecção” eleitoral. Dirceu tem sido bastante elogiado dentro do partido, que para evitar danos de imagem o mantém estrategicamente afastado do círculo mais próximo de Lula.

Outro rosto conhecido que ganhou espaço nas hostes petistas nos últimos tempos é o do ex-deputado José Genoino, que também já presidiu o PT, como Dirceu, e foi igualmente condenado no processo do mensalão, em 2012. Hoje, Genoino vocaliza a ala mais radical do partido. Ele encampou um abaixo-assinado contra a ideia de lançar o ex-governador paulista Geraldo Alckmin como vice na chapa de Lula, defendida por Fernando Haddad. É no grupo de Genoino que flui o petismo mais ideológico, defensor das ditaduras de esquerda da América Latina, como a da Venezuela, e que responsabiliza a “hegemonia neoliberal” pelas agruras do país – um discurso que, vez ou outra, e a depender de quem está a ouvi-lo, o próprio Lula também adota. Embora seja muitas vezes engolida pelo pragmatismo lulista, essa ala exerce influência e forte pressão interna nas decisões partidárias. Foi assim, por exemplo, na constrangedora nota que celebrou em novembro passado a “vitória” do ditador Daniel Ortega nas eleições na Nicarágua e a polêmica ida de Gleisi à posse do ditador venezuelano Nicolás Maduro, em 2019.

Fernando Calzzani/Photo Press/FolhapressFernando Calzzani/Photo Press/FolhapressDirceu chegou a fazer um giro discreto pelo país para encontros com aliados
A face mais moderada do grupo, digamos, é a do deputado Rui Falcão, que antecedeu Gleisi no comando do PT e coordenou a campanha de Dilma em 2014, ápice do esquema de caixa 2 revelado pela Lava Jato (Marcelo Odebrecht, por exemplo, admitiu ter repassado 150 milhões de reais por fora para a reeleição da petista naquele ano). O parlamentar também é refratário à aliança com o ex-tucano Alckmin, mas nem por isso perdeu espaço no núcleo duro lulista. O ex-presidente já garantiu a participação de Falcão na equipe que coordenará sua campanha. Caberá a ele conter a ira dos mais fanáticos contra o pragmatismo eleitoral e a grita a favor de bandeiras antidemocráticas da esquerda xiita, que certamente serão exploradas pelos adversários. Falcão terá de lutar muito contra sua natureza, para cumprir essa missão.

Até o ex-tesoureiro Delúbio Soares, condenado ao lado de Genoino e Dirceu no mensalão, começou a dar pitacos nos grupos de WhatsApp da militância petista, cavando espaço. A mulher de Delúbio, Mônica Valente, ainda integra a Executiva Nacional do partido, na qual já comandou o departamento de relações internacionais, e é a principal representante da legenda no Foro de São Paulo, que reúne a esquerda latino-americana e costuma defender gente como os narcoguerrilheiros colombianos das Farc – recentemente, a agremiação se manifestou a favor da prisão de políticos opositores por Ortega na Nicarágua. Por ora, nas questões diplomáticas, Lula tem seguido mais os conselhos do ex-chanceler Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa. Integram ainda a tropa os ex-ministros Fernando Haddad e Jacques Wagner, que só não se dedicarão mais à campanha do chefe petista porque precisarão gastar sola de sapato para tentar vencer as eleições ao governo paulista e baiano, respectivamente.

Enquanto na base petista já tem gente sonhando em voltar a ocupar um cargo em Brasília, o discurso das principais lideranças do partido é de cautela, para conter o clima de “já ganhou” que começou a se espraiar pela militância diante da vantagem que Lula tem sobre os demais candidatos nas pesquisas. Os mais experientes lembram da campanha de 1994, quando ele tinha 40% das intenções de voto em maio, cinco meses antes do pleito, e perdeu para o tucano Fernando Henrique Cardoso no primeiro turno. “Naquela eleição, teve um jornal que publicou uma lista completa de quem seriam os ministros do Lula e deu no que deu”, recorda um dirigente.

É espantoso que, hoje, uma parte significativa dos eleitores brasileiros não tenha memória do filme antigo protagonizado pelo PT e o seu chefe.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A volta do PT ajudará afundar ainda mais a economia do país tanto pela economia estatizante quanto pela sua falta de compromisso com o país haja vista os votos dos congressistas petistas a favor da frouxidão das leis de combate à corrupção .

  2. Inacreditável, um povo aceitar ver (apenas aceitar ver) estas figuras espectrais, cruéis e retrógradas de volta a pol´tic. Pobre Brasil !!!

  3. Será que retrocederemos a um passado tão sombrio. O problema não está a ideologia e pragmatismo e sim os malfeitos, formação de quadrilhas, destruição de reputações e aparelhamento do estado.

  4. Incrível como o brasileiro, segundo as pesquisas, ainda cogita aceitar ser governado por esse tipo de gente! Com essas tranqueiras, não há futuro possível! (nem com a tranqueira atual!)

  5. O conteúdo desonesto do texto de Mantega também é porque ele pressupõe dirigentes honestos e não uma quadrilha. Portanto, frisar criticamente que o ponto fraco da economia da época se deu, apenas, com o Governo Dilma tem o efeito de enaltecer o Governo Lula. A crítica deve envolver principalmente o Governo Lula, quando este e seus comparsas esvaziaram o cofre do Brasil. As consequências do roubo surgiriam em breve.

  6. A matéria, por sinal bem informativa, não menciona sequer um nome de bem dentro da caterva petista. Que a memória dos brasileiros seja reavivada e que no livremos dos males que nos ameaçam, tanto o que aí está, como o que quer retornar.

  7. Sinceramente, tudo que na chamada da notícia aborda luladrao, PT e outras insignificâncias eu não leio. Sei muito bem o tipo de fruto que vem desse cardo….

  8. Em parte, temos que agradecer toda essa tragédia que se configura por vir à Segunda Turma do STF. Seus membros vão ganhar a ojeriza e o desprezo da nação por sua errônea e até monstruosa atuação nos legando de volta esses corruptos inadmissíveis.

  9. Eis nesta foto a essencia da canalhice, roubalheira e corrupcao, nao nos esquecamos apesar da nossa curta memoria, daqui a um certo tempo, Moro eleito, estes estarao sendo procurados pela justica e presos se nao fugirem pra Cuba ou Venezuela.

  10. O PT nao esquece nem aprende nada. Parece a reedicao de um filme de terror. A frase de Rui Barbosa permanece atual ha mais de 100 anos: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto". Rui Barbosa

    1. Essa turma não tem salvação , querem o poder para repetir tudo novamente , o que nós eleitores podemos fazer, não temos opções .

  11. Este salafrario, sacripanta e bostetico, chefe petralha e sua corja sorriem sarcasticamente neste momento, agradecidos aos sinistros da suprema corte que os livrou da cadeia, de onde jamais deveriam ter saido, visto que condenados em 2a instancia, rasgaram a constituicao, criaram as estrategias e os colocaram em liberdade, disputando agora a presidencia do pais. Unica democracia onde condenado, cheio de processos pode ser presidente, so no Brasil de Gilmar, Tofolli, Levandowisk, Weber e a outra.

    1. Se der Lula e Bolsonaro no segundo turno, eu estou prevendo que ficarei doente e não terei o 'prazer' de ver a foto de nenhum dos dois na urna eletrônica. Bem faz a Crusoé que, sempre (corretamente) crítica ao atual presidente, não se esquece das barbaridades do anterior.

  12. Seria supremo masoquismo os brasileiros apanhar com tantas cusparadas na cara destes politicos vagabundos, seria se alegrar com o descaso deles e ainda pagando carissimo salarios e mordomias que os proprios criam para eles mesmos, e quando nas eleicoes temos a unica oportunidade de da-lhes um pe na bunda, nao o fazermos, entao os reelegemos e continuamos batendo palmas pra corruptos. Vote MORO 2022 e ponha os corruptos na cadeia e sem emprego das tetas publicas. Fora Lula e Bozo jair caindo fora

  13. Brasileiro não tem memória e nem senso crítico, então temos hoje um sociopata por causa da roubalheira do Lula e PT, o STF e a mídia devem estar sendo pagas por esses corruptos para disseminar o retorno do OT ao poder… fico aqui pensando quais são os verdadeiros interesses por trás disso? Nessa perspectiva nós cidadãos brasileiros somos meros espectadores desse mega show entre dois políticos corruptos e incompententes. Merecemos isso?

  14. Prazer enorme em ler suas reportagens todas excelentes! Obrigada pelo grande conteúdo para os leitores da Crusoé! O Antagonista , a melhor informação! Saudades do Patrik e André Spigariol

  15. Precisa reacender a memória dos eleitores,:O MENSALÃO ,A MORTE DE CELSO DANIEL ,AS FAZENDAS DE GADO DE LULINHA ,A JBS ,A ODEBRECHT ,O MARIDÃO DA GLEISE E A RAPINA DO CRÉDITO CONSIGNADO DOS APOSENTADS ETC

  16. Em 2018 tivemos que escolher entre morrer queimado ou afogado, ou seja, Haddad ou Bolsonaro. Em 2022 #MORO é a melhor opção. O retorno do PT ou manutenção do sociopatia será danoso ao país, com retrocesso econômico, retorno da corrupção pandêmica, aumento do desemprego, desconfiança internacional, falta de investimento, abandono do equilíbrio fiscal, peculato, mentiras, censura, enfraquecimento da classe média, motor da economia. #MORO2022.

  17. A turma do come tudo e lambe o beiço e diz quero mais. Só cabem no Brasil, porque se coubessem em outro país teriam moradia em Cuba, Venezuela, Angola...

  18. O Brasil é um país amaldiçoado, um povo sem memória, que se arrisca a assistir a reprise de um filme vagabundo de terror e sangue.

  19. Se elegerem este apedeuta e ex presidiario ladrao mor do Brasil, dono de um projeto criminoso de poder como bem classificou o ministro do STF Celso de Melo, isto e tao asqueroso e anti patriotico que merecemos realmente pagarmos o preco que se quer temos pra pagar, com a roubalheira absoluta em todos os setores do governo, pior do que ja vivenciamos, pois agora o articulista Jose Dirceu, o cabeca esta solto pra junto ao Luladrao, planejar e executar mais assaltos ao estado brasileiro. Vote MORO.

  20. Esses larápios e canalhas só estão aí de volta por causa do câncer mais dos brasileiros. Os 11 que dão cobertura. Lamentável.

  21. Sinto um asco tão grande quando vejo essa figura e sua trupe ainda toda sorridente, sedenta para se esbaldar. Este é um país de desgraçados mesmo para ainda ter tanta gente votar nessa turma. Por isso que cada povo tem os governantes que merece, nada mais justo.

  22. Não é espantoso parte da população não ter memória. Espantoso é os grandes veículos de informação NÃO refrescarem essa memória.

  23. O povo brasileiro vai ao restaurante, pede o cardapio e uma parte opta por comer lula, a outra opta por camarao. Os que comeram lula, tiveram uma indigestao desgracada, uma infecao intestinal que quase levou todos para o buraco de 7 palmos, cavado com 9 dedos, ja os que comeram camarao, estao com as tripas trancadas e tendo que parar na emergencia entre a vida e a morte. O povo brasileiro agora pode se curar com o elixir do MORO. Recomenda-se nao comer mais nem lula e nem camarao jamais.

  24. Espero que os candidatos alternativos refresquem a memória do povo quanto às falcatruas do Lulla e PT. As do atual governo ainda estão fresquinhas ...

  25. Pronto! Aí está o título piada do filme " a volta dos que não foram" ( presos) A Família Petista está em festa. Em tudo que é canto já tem petista agindo como se já estivesse no Poder. Bem, se se concretizar vale a frase: "cada povo tem o governo que merece".

  26. Nesta foto da turma do PT esta faltando UMA pessoa especial e especialista em contar as obras que serao desfeitas caso o PT seja vitorioso! contar 208+41=240 e uns, nao, = 300, nao, deixa pra la.

  27. Uma pena que aqueles que têm memória é horror da roubalheira ocorrida nos governos Lula e Dilma continuem a ser vítimas de um povo sem memória é instrução e que até hoje ignora que foram eles que pagaram pelo descalabro dos governos do PT.

  28. Luladrao pergunta, quem quer ser enganado de novo! segundo o maior ladrao do pais, ele nao pretende enganar o povo de novo, mas sera que vamos acreditar nesta deslavada mentira deste cara de pau! evidente que por mais otarios que fossemos, jamais podemos acreditar neste LULADRAO, pra sermos roubados de novo, e termos o que ainda resta de Brasil jogado na sarjeta. A quadrilha ja esta formada de novo, para novos desafios, mas SERGIO MORO eleito, tem um lugar otimo pra LULA. A cadeia.

  29. É como a volta de um pesadelo. E o pior de tudo é que já estamos vivendo outro pesadelo, hoje (Bolsonaro e seus pirados de extrema-direita). Acordar de um pesadelo para cair em outro é tudo que a gente não precisa neste momento. Fora PT!! Fora Bolsonaro!! Chega!!

  30. A velha quadrilha do PT com seu chefe EX PRESIDIARIO a frente, velho frequentador dos tribunais da justica banda seria la de Curitiba, mas como esperto que foi na roubalheira, soube escolher os ministros certos pra colocar no STF e nao deu outra, solto, livre pra ate se tornar de novo presidente ladrao da republica, curriculo este tem de sobra, agora, se vai encontrar milhoes de brasileiros masoquistas, pra como ele mesmo expos, enganar de novo, temos que esperar pra ver. MORO, unica via 2022.

    1. Sou paraibana e não mereço governos que só afundam o país na miséria e corrupção! #MoroPresidente2022

  31. Lula e Bolsonaro sao irmaos siameses, um depende do outro pra sobreviver politicamente, sera que o eleitor consciente nao percebe este jogo! Sem duvida, combinaram nos bastidores, esta a regra do jogo, Lula vota em bolsonaro hoje, amanha Bolsonaro vota em Lula, ou seja, cada um que se elege, faz a merda maior pra eleger o outro. So tem uma saida eleitores, Sergio Moro, unica via que devemos escolher, incorruptivel, honesto, etico e competente, capaz de nos livrar deste apocalipse politico.

  32. Eu me lembro MUITO BEM dos governos petistas. 4. Não foi apenas 1. Foram 4. Incompetência, corrupção e aparelhamento. Nunca mais. Por óbvio, um meliante sociopata como o atual presidente também não é opção. Teremos uma terceira via que vai ganhar as eleições.

  33. Tanta gente que devia estar na cadeia desfilando leve e solta discutindo os destinos do páis ( as expectativas de tungar o país novamente ). A Venezuela é logo ali.

  34. A medida em que lia o artigo foi me dando um mal-estar tremendo. Sensação de estar tendo um pesadelo só de imaginar ter esta gangue no poder por 4 anos. O Brasil precisa de gente arejada pra fazer uma gestão moderna, e não esses seres que parecem ter levantado de uma catacumba.

  35. Trailer de filme de terror. Reabriram a porta do inferno e os demônios estão voltando. Deus nos proteja.

  36. Brasileiro gosta de bandido. Lula é líder de uma quadrilha que assaltou os cofres públicos, falso democrata que quer implantar uma ditadura de esquerda no país. Seria muita desgraça pro Brasil ter esse verme de novo como presidente.

  37. bolsonaro foi eleito por causa de lulla, e agora lulla poderá ser eleito por causa do bolsonaro? Até quando? E que ninguém venha falar que não temos opção, por favor! Moro 2022!

  38. Não voto no PT, mas não lembro dessas coisas😬, em parte porque é relativamente recente meu "acompanhamento político" e em parte porque é bastante bandidagem pra saber quem é quem na história! Vcs deveriam e/ou poderiam, não só, deixar essa reportagem aberta, mas tbm deixá-la na íntegra com fácil acesso em todas as redes sociais; As pessoas esquecem e se confundem com uma facilidade imensa nesse país e esse tipo de matéria promove um certo chacoalhão na memória! Parabéns, Fábio Leite!

  39. O PT precisa ser extinto como partido político e , suas estrelas máximas encarceradas ...uma verdadeira organização criminosa que rouba , mata , e recebe dinheiro ilícito do narcotráfico 😡

    1. Isso já era para ter sido feito e não foi graças ao cabidão superior eleitoral que está aí para isso mesmo ,dar costas quentes a bandidos e safados.

  40. Essa GANGUE está de volta para enganar o POVO com a anuência do ex STF, que depois de Joaquim Barbosa nunca mais foi TRIBUNAL. Agora é Moro PRESIDENTE e Senado Federal FORTE com o POVO, chega de ex governadores, no Senado nasce o IMPEACHMENT de Presidentes, de PGR, e dos deuses do STF e STJ. Acorda brasileiros FAÇAMOS a politica, chega de CORRUPTOS no poder, antes de votar pesquise, procure saber, informe-se, dê um Google e depois vote, vale seu futuro.

  41. Tem um velho DITADO que os antigos sempre mencionavam; Pau que nasce torto, morre torto. Lula e sua gangue de volta ao poder é mesmo que manter o que está. O Brasil de Lula é conhecido de TODOS, inteligência ZERO, competência ZERO, a especialidade deles é a CORRUPÇÃO que nos levou a esse ESTADO de COISAS que o POVO vive hoje. Vejam o BOTIJÃO de GÁS, vejam a conta de LUZ de Dilma, as malditas bandeiras deu no que deu. Conta da CORRUPÇÃO sempre chega depois, INVESTIMENTOS aqui esquece, NINGUÉM vai

  42. Me deu ânsia de vômito só de ler a reportagem. Só votam no PT três tipos de gente: Empresários e banqueiros acostumados a mamar nas tetas do BNDES, miseráveis dependentes de dinheiro público e idiotas úteis. Para nossa desgraça eles são maioria.

  43. O sapo barbudo e sua trupe já eram velhacos desde criancinhas, só enganam hoje os bossais e são alimentados pelo palhaço do planalto...

  44. A GUERRA SUJA NA ULTIMA FASE ... não canso de alertar vivermos a última fase da guerra revolucionária criminosa pregada publicamente por Zé Dirceu sob omissão dos poderes a entregar nossa nação a ladrões e assassinos .. se nada for feito quando o povo deste país acordar em 2023 já estaremos sob o tacão de um criminoso e desta quadrilha com perda total da liberdade e da dignidade nacional .. o STF e parte da grande imprensa são tentáculos desta guerra suja e sem reação digna rumamos ao lixo.

    1. Não há como não depositar a culpa no s-t-f, se essa conspiração maligna sair vencedora. Nesse "animal planet", Lula é o macho dominante.

  45. ALIADOS do LULA: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Cambada de ladrões, pensa que engana povo. Moro 2022, para debandar estes ladões. Brasil descente, Moro presidente.👏👏🙏

  46. O Brasil somente expurgará essa corja corrupta quando os grandes empresários resolverem tocar seus negócios com lisura. Enquanto houver quem compre, haverá quem se vende.

    1. Independe. Roubam dos impostos que se destinam a Saúde, a Educação, aos fundos de pensão, enfim, nada escapa, até parte dos consignados iam pra o marido da Gleisi se bem me lembro.

  47. Dá um desânimo sem-fim imaginar a possibilidade dessa gente voltar a 'governar' o país, uma dor de estômago... Porém a Esperança (com E maiúsculo) é nossa maior guia! Chega de ignorantes exxxxxxpertos no poder!

  48. O percentual de votos em Lula, que as pesquisas mostram, é irreal. Em 2018, muitos eleitores votaram em Bolsonaro para evitar a vitória do PT. Hoje, esses eleitores indignados com Bolsonaro e na ausência de um candidato que demonstre força pra enfrentar Lula ou Bolsonaro no segundo turno, descarregam seus votos em Lula. É necessário que Moro reverta esse quadro urgentemente.

    1. Quanto as pesquisas tambem acho muito estranho seus resultados. Nao acredito que exista tanta gente burra assim... DA-LHE MORO

  49. Gotham City é ficção! Aqui é real! Dirceu e seus tenebrosos asseclas Gleisi, Falcão & Genoíno, assessorando o endiabrado Lula e seu fiel escudeiro Mantega para assuntos financeiros. Quem sobreviver à esse enredo ganhará um lugar no Céu!

  50. É um pesadelo, uma noite de horrores, o enredo de um filme de terror estrelado pela figura horripilante de Dirceu (basta olhar pra ele que se enxerga o demônio ) e seus asseclas medonhos Genoino, Gleizi & Falcão e os reconhecidamente tenebrosos Lula & Mantega. Gotham City à la Brasil! Quem sobreviver, verá!!

  51. Todo esforço da lava jato foi por água abaixo.. todos envolvidos no mensalão e petrolão hoje em campanha pra eleição do Lula.. o mais socialista dos capitalistas desde FHC incluindo.. até quando a omissão da mídia? A América Latina hoje com seis países eleitos pelo socialismo, é indício trágico da situação que caminha o Brasil . Não é luta, é guerra contra o retrocesso latino!!

  52. Um país com toda roubalheira desvendada, e sua justiça permanecer calada, omissa, e até protegendo os ladrões, ao cidadão comum a percepção que se tem é que nossa estância maior da justiça está podre e corrompida!!!

    1. Que justiça ? StF ?? Ta brincando …. Estao juntos

  53. O fato real é que,até agora,nenhum candidato apresntou um plano econômico preliminar real e plausível,com exceção do Ciro.Os demais ficaram só em generalidades,inclusive o seu candidadto o Impoluto juiz/procurador.

  54. Até o gado bozolino desistiu do discurso das pesquisas eleitorais feitas na "porta do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo".

  55. A organização criminosa a famosa ORCRIM relatada inicialmente pelo João Plenário e que depois voltou desconsiderou sua fala, volta se recompor juntando os cacos e demonstrando o quão atrasados estão perante o contexto político atual. Por culpa do STF foram livrados da cadeia, porém que fique bem claro, nós jamais vamos esquecer o que eles fizerem nos verões passados. Estatais que se preparem pros assaltos.

    1. Apesar do ridículo circo armado pelos rabo presos, para livrar o jumento corrupto das condenações. As provas dos crimes estão registradas na mídia, como: a imagem do corrupto ao lado do empreiteiro na cobertura do Guarujá, a adega no Sítio de Atibaia, as confissões e devolução de propinas dos envolvidos, fotos do toupeira bêbado e mijado. Espero que a maioria dos eleitores não sofram de amnésia e não sejam hipócritas como os responsáveis pela vergonhosa liberação dos mafiosos corruptos.

  56. 1- Como explicar a Teoria da Relatividade para a massa. Existe um planeta chamado Lula, habitado pelos lulistas. Na perpectiva desse planeta, Lula não é corrupto e o PT não é o mensageiro do atraso econômico e social. Outro planeta é o Bolsonaro, onde existem (esses seres apenas existem, eles não vivem), os bolsonaristas. Na perspectiva desses seres, Bolsonaro tem tomado boas decisões no enfrentamento da pandemia e na economia. Ambas são perspectivas equivocadas, pois são todos imbecis.

    1. 2- Os sensatos que infelizmente tem que conviver com esses seres primitivos, sabem que para manter a lucidez, tem que focar na velocidade da luz, que não muda. NOSSA VELOCIDADE DA LUZ É O EX-JUIZ DA LAVA JATO SERGIO MORO. Minha metáfora é imperfeita, mas não podemos perder o foco. Bolsonaro não será reeleito. Vai fazer o diabo para chegar no 2° turno, e então perder para o Lula. PRECISAMOS COLOCAR O MORO NO 2° TURNO E VENCER O PETISTA. NÓS PODEMOS ISSO!!!!!!! Moro Presidente 🇧🇷

  57. A sorte de Lula é ter como principal adversário, o mais incompetente presidente que o Brasil já teve!!!!! Fora Bolsonaro....

  58. Quando o artigo chama pela Tropa de Lula, é condescendente como a quase totalidade da imprensa brasileira. O nome mais apropriado é QUADRILHA. Um grupo que assaltou os cofres públicos anos a fio, quebrou a nossa maior empresa inflingindo a ela centenas bilhões de US$ de prejuízo, apoia descaradamente regimes totalitários mundo afora, financia ditaduras, ameaça a liberdade de imprensa. E tudo isso é o que pretende voltar ao poder, chancelado por decisões judiciais visivelmente tendenciosas.

  59. Mais ESPANTOSO do que a falta de memória de parte do eleitorado, é ver toda essa turma de ex-condenados - alguns reincidentes, como Zé Dirceu - flanando livremente pelo país para tentar voltar à CENA DO CRIME - GRAÇAS À SUPREMA CORTE...

  60. Excelente reportagem. Não duvido que até as almas de Marco Aurélio Garcia e de Luiz Gushiken venham dando suas opiniões através de algum medium. Enquanto isso almas vivas que fizeram algo de realmente bom no governo petistas, como a do Coordenador do Bolsa Família, Patrus Ananias são postas à escanteio. E por falar em alma, quem sabe a PF do Bolsonaro não desencava alguma informação sobre a morte do Celso Daniel.

  61. Deus me livre! Essa corja de ladrões, corruptos, ridículos, fãs de ditadores da pior espécie que governam para seus pares: CUT, pelêgos, invasores de terras, grileiros, propineiros, obras superfaturadas além de mau gosto técnico, bregas, cafonas, discursso Maxistas ferrenhos, ateus que usam a igreja na busca de votos, assistencialismo na troca de votos. Frases prontas de cunho propagandísticos: Minha casa , minha vida, Fome Zero, Bolsa Familia, Foi golpe! Não queremos mais essa cambada de novo!

    1. Nem esta cambada nem a atual que igualmente infesta o Palácio do Planalto. Precisamos deletar este povo da vida nacional .

  62. Pessoal vcs são muito críticos , pega pesado com o pessoal do PT que tem um excelente quadro de economistas, políticos honestos, grandes pensadores, grandes líderes, pode parar com isso. Por ex . O homem Mais honesto que J. Cristo lembram ? Ele mesmo Lula , Dilma , Dirceu , L. Farias , Mercadante , Haddad, Gleisi , Mantega , Delúbio , o Italiano , Padilha , etc etc. então vamos parar com as críticas. 😭😭

  63. Bem, vamos aos fatos. A recessão foi causada pelo Plano Fiesp, elaborado pelos cleptocapitalistas paulistas e empurrado goela a baixo na Dilmanta. Sobre os artigos do lulopetralhista, eles são muito fracos e repetem uma receita que não deu certo no passado. A receita gera uma expectativa inicial boa nos primeiros anos, mas logo depois cai por terra. Não há caminho curto para reconstruir o Brasil depois do Bozismo. A chave é longo prazo e investimento maciço em educação e ciência.

    1. Obrigado Paulo. Poucas pessoas percebem que o claptocapitalismo da fiesp apoiado pelos Bozolulistas é a principal fonte de crises no Brasil.

    1. É impensável a ameaça de escolhermos um governo para destruir o que restou deste país, depois de décadas sob ataque feroz da rataria. A terceira via é a única esperança de mudança e possibilidade de salvação. Moro se apresenta como o melhor nome. Montando uma equipe qualificada, podemos começar a mudar a história do país. Esta é uma responsabilidade nossa perante as futuras gerações.

  64. Ladrão é ladrão. Pode modificar o estilo do paletó, fazer a barba, plástica no nariz, mas continuará sendo LADRÃO. É vergonhoso um ladrão candidato à presidência e, pior, com apoio de boa parte da mídia e do establishment. Moro neles.

  65. Quem esperava um Lula melhorado, quebrou a cara ,ele volta pior ainda e visível diminuição de neurônios. Vai ser dose aguentar Lula depois de um Bolsonaro biruta de aeroporto.

  66. Tenho calafrios só de lembrar o padrão petista de comandar, com assistencialismo, compadrio com sindicatos e compra do Congresso com mensalão e petrolão. Se o PT conseguir o poder novamente trabalgarasem escrúpulos pra continuar o aparelhamento do estado pra garantir blindagem e o poder. #nemlulanembolsonaro

  67. Estes são os "quadros" do PT. Zé Dirceu, Genoino, Franklin Martins, Guido Mantega, todos criminosos condenados e presos que o glorioso STF ressuscitou. Lula eleito, com essa turma, vai arrastar o Brasil mais 30 anos para trás e p baixo. Ta' passando da hora de Deus voltar a ser brasileiro...

  68. O BRAHMA É TALVEZ O MAIOR CANALHA DA ESQUERDA MUNDIAL MAS NÃO ESTÁ SÓ COMO SEMPRE. OS PATIFES QUADRILHEIROS ESTÃO ANIMADOS PARA TERMINAR O SERVIÇO POIS A TEMÍVEL LAVA JATO FOI ASFIXIADA PELO SISTEMA CORRUPTO QUE COMANDA OS 3 PODERES. MAS NÃO TERÃO ÊXITO E DESSA VEZ A SOCIEDADE ESTARÁ ATENTA AO PLANO CRIMINOSO DA QUADRILHA PORQUE O SEU INIMIGO REAL ESTÁ NA DISPUTA. SERÁ A OPORTUNIDADE ÚNICA DE ACABAR COM O BANDO QUE CAUSOU O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA. SALVE MORO E A LAVA JATO🇧🇷🚔

  69. E a garçoniére no prédio do Banco do Brasil na Avenida Paulista, onde eram frequentes os encontros amorosos de Lula com sua amante Rosemary Nóvoa de Noronha, será reativada se o ex-presidiário conseguir se eleger?

    1. Incrível que ainda existam EURES…… Eurestadeumerda em seu comentário!!

    2. "para todos" da turma da seita...a volta dos pixulecos, dinheiro não contabilizado, corrupção generalizada.....e isso que querem

    3. Lula vai ganhar no primeiro turno e fará um governo para todos!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO