Romério Cunha/Flickr

A impunidade e a fantasia das narrativas

30.12.21
DENIS LERRER ROSENFIELD

A corrupção no Brasil tornou-se um problema institucional, isto é, diz respeito às instituições, a seu modo de funcionamento e ao cumprimento ou não de sua finalidade própria, a de estarem voltadas para o bem público. Estamos diante da acepção de República, de bem coletivo, e não de seu aparelhamento por grupos estamentais, corporativos, quando não diretamente criminosos. Não importa que uns se digam de esquerda ou de extrema direita, quando isso nada mais significa senão narrativas ideológicas utilizadas para justificar o crime e/ou o aparelhamento das instituições.

O espetáculo dos últimos meses é, nesse sentido, aterrador. Todos os condenados pela Lava Jato estão sendo “inocentados”, “absolvidos” ou como se queira chamar a anulação de condenações pelas mais diferentes razões, sempre em busca de uma justificativa formal, qualquer que seja. O objetivo parece ser um só: a anulação da Lava Jato e da luta contra a corrupção. Para que isso seja feito, basta a contratação de caras bancas de advogados, que, por intermédio de incessantes recursos, conseguem, ao fim, a “absolvição”de seus clientes. As provas terminam na cesta de lixo. A Justiça tarda, mas sob a forma da mais severa das injustiças. Réus confessos são soltos, seus processos são anulados, delatores são “inocentados”.

Ministros de tribunais superiores chegam a essas “conclusões” após vários anos, frequentemente contra sentenças anteriores deles mesmos, em uma espécie de revelação religiosa de profundas repercussões terrenas. Repercussões morais, pois os tribunais superiores são tidos por inconstantes, contraditórios, sem nenhuma adesão a princípios; repercussões institucionais, pois mostram que o crime compensa; e repercussões políticas, pois alteram profundamente o cenário eleitoral, com um ex-presidiário ocupando hoje uma posição central no tabuleiro partidário. A confusão é total e a insegurança jurídica é completa.

Estabeleceu-se uma identidade fictícia, obediente a interesses partidários, entre a Lava Jato e a luta contra a corrupção. Não houvesse o PT perdido a memória, poderia se lembrar que liderou a luta contra a corrupção, apregoando a ética na política. Enquanto tirou dela proveito, guardou as aparências até ser alvejado pelo mensalão, pelo petrolão e julgado pela Lava Jato. Não houvesse o presidente Bolsonaro traído suas “ideias” e “promessas”, como o combate ao toma lá dá cá, à corrupção e ao “sistema político”, e sucumbido ao Centrão e às suas negociações, o país seria outro.

Petistas e bolsonaristas, ao se insurgirem contra a Lava Jato, na verdade sinalizaram o que fizeram: a renúncia à luta contra a corrupção. Agora, procuram normalizar essa atitude que, a bem dizer, tem tudo de anormal. Os seus advogados certamente dirão que a operação não seguiu os seus devidos trâmites legais; seus parlamentares de distintos horizontes se insurgem contra os seus supostos excessos, não sem antes apostarem em candidaturas que lhes tragam tranquilidade em suas operações. Ou seja, a Lava Jato não está sendo negada por supostos ou eventuais excessos, mas para ser relegada a uma posição secundária na luta contra a corrupção. Não faltará quem diga que essa bandeira não faz hoje parte da pauta eleitoral. Não aparece entre as prioridades pelo fato de a pandemia ter tido resultados desastrosos e de a atual política econômica estar provocando fome, baixa renda e subemprego, além de baixo crescimento. Contudo, essa sua posição secundária é, ela também, fruto do ocultamento intencional do qual foi objeto. Basta que atores políticos saibam enfrentar essa questão, para que ela volte ao proscênio.

Note-se que, do ponto de vista político, o escamoteamento dessa falta de moralidade pública, de desvio de recursos públicos, foi deslocado para o embate eleitoral, sendo o ex-juiz Sergio Moro o seu alvo, precisamente por postular a Presidência da República. Procura-se não falar da corrupção, mas em atacar o juiz que foi o seu símbolo. É como se o problema da corrupção estivesse, assim, magicamente resolvido. Tem-se, dessa maneira, o objetivo de neutralizar politicamente qualquer veleidade moral, como se a ética não fosse atualmente um problema político. Curioso nesse processo é que se atribui a um juiz de primeira instância a responsabilidade completa de um processo judicial que teve nele um pontapé inicial.

Na verdade, ele se situa no início de toda uma apuração que envolveu promotores, procuradores, outros juízes, desembargadores e ministros dos tribunais superiores. O TRF-4, um dos mais sérios e ágeis tribunais do país, reiterou e confirmou as sentenças das etapas iniciais. Aprofundou mesmo algumas penas. O STJ seguiu no mesmo diapasão, assim como o STF. Se houve posteriormente mudanças nos tribunais superiores, com algumas decisões monocráticas, tais atitudes não apenas puseram em questão o ex-juiz Moro, mas todo o edifício da Justiça brasileira. É ela que sai desacreditada. E por mais inacreditável que isso pareça: em nome da Justiça.

Evidentemente, para os pobres e desfavorecidos, tal “Justiça” não vale. Eles não possuem recursos para bancar ricos advogados durante anos. São muito frequentemente presos por qualquer crime menor, não podendo nem apresentar recursos de forma conveniente. Sucumbem nas primeiras instâncias! O que dirão eles lendo, vendo e ouvindo as “absolvições” dos ricos e privilegiados, esses aos quais a lei não se aplica?  O crime para eles compensa, enquanto para aqueles, não há recompensa nenhuma senão a condenação e o cárcere. E não deixa de ser tampouco paradoxal que o partido dito dos trabalhadores faça com afinco esse jogo contra os trabalhadores.

Imaginem o que pode bem sentir uma mãe ou pai de família, com seus filhos passando fome aos seus olhos, não podendo ir à escola ou o fazendo muito precariamente, sem vislumbrar qualquer futuro, vendo na televisão bilhões serem desviados, parlamentares abocanhando milhões em emendas parlamentares e um presidente dizendo que nada pode fazer, perdido em moinhos de vento contra as vacinas, as urnas eletrônicas, e lutando pelo armamento da população, que nem dinheiro tem para comprar coisa nenhuma, muito menos revólveres e munições. Claro que o presidente não tem o charme e a ironia de Dom Quixote, nem a sabedoria de Sancho Pança.

A percepção da corrupção pelos famintos, miseráveis e pessoas que perderam a sua condição social causa indignação moral e a busca de uma saída social que possa ser politicamente viável. No entanto, muitas vezes a urgência da fome, da doença e do abandono dos filhos é de tal monta que os cantos de sereia do populismo encontram acolhida. Pelo prato do dia, sem saberem, hipotecam o seu futuro. A luta contra a corrupção permanece, porém, um problema precisamente por suas implicações sociais e sanitárias. Até recentemente, a CPI da Covid, com senadoras e senadores engajados nas averiguações, mostrou a corrupção se infiltrando em decisões políticas graças à ação de meliantes de fora e de dentro do aparelho estatal – uma das senadoras, Simone Tebet, devido a seu posicionamento, surgiu também candidata a presidente da República.

A corrupção corrói a moralidade pública, fazendo com que a percepção dos cidadãos os faça desacreditar dos políticos. Assim, soluções autoritárias para os incautos e desfavorecidos pode terminar como um caminho de efeitos nefastos. A corrupção produz o desvio dos recursos públicos que poderiam ser utilizados em programas sociais e sanitários, aliviando os mais necessitados. A corrupção destrói o tecido constitucional, esgarçando os seus valores e produzindo a corrosão da democracia. A corrupção e o seu sucesso pela não punição mostram que o crime, infelizmente, compensa para os ricos e privilegiados.

Pode, dessa maneira, uma sociedade encontrar o seu futuro? Pode ela enfrentar os problemas do seu presente?

Denis Lerrer Rosenfield é professor titular aposentado de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha como consultor e palestrante. É autor dos livros A Democracia Ameaçada e O Estado Fraturado. Em 2021, lançou Jerusalém, Atenas e Auschwitz: Pensar a Existência do Mal (TopBooks).
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Maravilhoso e preciso Artigo. Parabéns ao seu Autor. Cuida-se de atacar o Juiz que atacou a corrupção em vez de se atacar a corrupção. A fome, a doença e o abandono dos filhos são condições propícias ao crescimento do populismo. Muito bem colocado. Contra isso precisamos lutar e impedir a volta do PT ou a reeleição do atual presidente.

  2. Retratou com perfeição o conluio para acabar a luta contra a corrupção. A grande maioria dos políticos, muitos elementos da Justiça e mais um monte de parasitas roubando a nação, com posições e força para desmontar o esforço de anos e "apagar" provas inocentando os ladrões. E PT e Bolsonaro unidos num objetivo comum: caluniar e liquidar a atuação política do seu inimigo comum, Sergio Moro. É para chorar.

  3. não reeleger nenhum desses parlamentares, e politicos que tenham cargo atualmente , e fazer campanha para extinção dos atuais partidos politicos que sugam o sangue dos brasileiros

  4. Uma pena que existam uma ínfima parcelas de pessoas lúcidas e esclarecidas como Denis Lerrer. Pior, para tanto carece ser honesto.

  5. Concordo Luciano, um atentado civilizatorio praticado por estes sinistros da suprema corte, colocando nosso Brasil num atraso civilizatorio sem precedentes e revelando ao mundo uma justica incapaz de acompanhar e agir com os anseios e necessidades da sociedade a qual eles deveriam ajudar a sair das trevas da civilidade, fazem exatamente a contrario, retroagem sempre soltando pilantras. Nao teem competencia para estarem onde estao. Dane-se o Brasil e o povo. Moro presidente, dara jeito nisso.

  6. Homens e mulheres como Celso de Mello, Marco Aurélio, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Luís Fux, Roberto Barroso, Edson Fachin em algum momento de suas reflexões terão que se responder como deixaram isto acontecer... o Judiciário deveria ser a resistência, mas escolheu outro caminho. A resistência aos arroubos autoritários do sociopata atual merecem elogios, mas NÃO diminuem o atentado civilizatório que o STF praticou contra o país nos julgamentos sobre a corrupção sistêmica.

  7. Adoraria dizer q o artigo é falso, cheio de inverdades ou pelo menos q não tem lógica, mas infelizmente é td verdade e a vergonha maior está no fato q o PR jurou combater à corrupção, fortalecer a lava jato e Dr. Moro. Além de traidor é incompetente. Moro22

  8. Excelente artigo. Diz tudo. Aborda todas as vertentes da nossa situação atual, mostrando os malefícios óbvios e os não tão óbvios da corrupção. Eu não tenho esperança em melhoria institucional no Brasil. Não acredito na Justiça brasileira. Não acredito na suprema corte que , como disse o professor, é caótica e traz a insegurança jurídica. Parabéns pela artigo e obrigado, porque compensa um pouco o sentimento de frustração que nos acomete.

  9. Acrescente-se a esse “bolo”: o Foro Privilegiado Que faz politicos acima da Lei. A reeleição, que mantem esse estado de coisas e, por fim, uma população sem meios nem condições de contestação. Resulta em mais dinheiro para a politica do que para a Educação ou Saneamento Basico

  10. Ao meu ver, o conteudo deste artigo deveria ser objeto de divulgacao para toda a sociedade, sobretudo a classe estudantil e demais formadores de opniao, a fim de que as pessoas no geral possam ser esclarecidas e escolherem melhor seus representantes no senado e camara federais, e assim no futuro tenhamos uma nacao com um minimo de excluidos. So com Moro na presidencia e sua equipe de bons ministros, poderemos alcancar esta vitoria para todos os brasileiros.

  11. Artigo perfeito! Traz a nossa cruel realidade de forma precisa e límpida! Esperança? Apesar de tudo não podemos deixar a esperança morrer! Moro 2022!

    1. Só vc mesmo "Ragida" e Crus do diegoMaisNada e seus cupinchas, achar perfeita uma matéria que louva as peripécias de renancalhorda, randolfosaltitante e azizjáera, Artigo perfeito, uma ova.

  12. Sou otimista que conseguiremos mudar este cenário e iremos eleger a presidente o ex juiz Sergio Moro. Temos que fazer a nossa parte e se possível, convencer os menos esclarecidos sobre o engano que é votar no ex presidiário.

  13. "A moral é o cerne da pátria. A corrupção é o cumpim da República. República suja pela Corrupção Impune tomba nas mãos de demagogos que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam. Não roubar, não deixar roubar, por na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública."(Ulysses Guimarães) As sentenças condenatórias prolatadas pelo Juiz SERGIO MORO, no âmbito da Operação Lava Jato, foram confirmadas e até mojoradas pelo TRF-4 e STJ. A alegada suspeição de Moro, não passou de ardiloso arranjo

  14. Triste, desoladora realidade que o brasileiro ainda tende a aceitar. NÃO ME CONFORMO. POR QUE AINDA INSISTEM EM NÃO MUDAR??? Moro pode não conseguir mudar tudo mas vai mudar o conceito de governo, o conceito de servir o povo. #MOROPRESIDENTE

  15. Excelente análise do professor.. !! expôs as víceras podres da corrupção, de décadas, e o caos das instituições democráticas com aval do STF ideologizado . . Soma-se o governo atual, que descumpriu o prometido ao povo, que na esperança e crença o elegeu. Mais um governo manipulado pela mídia e o Congresso, perdido…um desânimo para o povo!!

    1. Como ele tem dito: pelo diálogo que é facilitado quando as partes sentem o desapego ao Poder. Como por exemplo, apresentando de cara, proposta contra a reeleição e o foro privilegiado principalmente contra si mesmo. Alguém tem que começar tentando, vai que...

  16. No Brasil, a justiça tarda e, quase sempre, falha. Os fatos narrados na coluna me enoja, me deixa envergonhado, quando falo com amigos de outros países. O pior é que esses bandidos estão aí, alguns como candidato à Presidência da República.

  17. Para enfrentar a degradação moral que há anos acomete o Brasil, nada como arejar a nossa infectada atmosfera política escolhendo um cidadão dotado dos necessários atributos para conciliar os ânimos: serenidade, suavidade no trato, firmeza nas atitudes e celeridade nas ações - Sérgio Moro.

    1. Perfeito, João! É fundamental uma reforma constitucional, mas com a maioria dos representantes de fora do congresso e dos partidos políticos. Composta principalmente de cidadãos e representantes de instituições representativas idôneas, e com paridade de gênero.

    2. Entrando na conversa, sugiro a imediata convocação de uma Constituinte. O que nos pauta, hoje, é uma Constituição vilipendiada, remendada e, de tal forma desrespeitada que, não só não atende, como impede qquer tentativa de retornar o País aos trilhos da moralidade. Do que está posto hoje, na política, para as eleições, só Sérgio Moro está habilitado.

  18. É uma visão realista do péssimo momento que o país atravessa nas mãos de políticos escroques e de um judiciário contaminado e promiscuído.

  19. Por que o TRF 4 e o STJ não reclamaram da anulação das suas decisões? O STF “mudou” de entendimento e desautorizou os tribunais de 1a, 2a. e 3a. Instância a Justiça brasileira contesta?

  20. Esse cara (repórter 🤣) nasceu ontem, Bolsonaro nunca foi contra a vasa jato. Quem errou foi aquele juíz que não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil. FOLHETIM MORO ATACANDO.

    1. Este é o legado do bozo: um bando de desajustados que, ao invés de pensar, mugem, mito mito mito. Doentes mentais e morais, são os coveiros do Brasil...

    2. Você não tem vergonha de falar tanta bobagem! As pessoas que postam aqui pensam, não são gados. Pensa que engana quem?

  21. O tipo do artigo que eu assino embaixo. E o PR que foi eleito com a bandeira de combate à corrupção se tornou seu algoz. Triste Brasil. -#sergimoro2022 JWalter

  22. Texto MARAVILHOSO !!!!! Sem retoque, a mais pura verdade !!!! Um país onde não existe justiça, nunca terá futuro !!!! Triste !!!

  23. Infelizmente muitos "pelo prato do dia, sem saberem, hipotecam seu futuro", votando no salvador populista e corrupto, porque não sabem ler, e quando sabem não compreendem, porque lhes é negado educação de qualidade. Com certeza intencionalmente.

  24. Magnífica análise. Objetiva e realista. Não resta a menor dúvida que a corrupção permeia livremente pelo Executivo, Legislativo e pelo Judiciário, em seus Tribunais Superiores. Não podemos desistir. É através do voto que poderemos mudar essa triste realidade. Moro 2022.

  25. Só com o movimento de contraponto ao STF e legislativo , consistiremos acaba com o que está fazendo com lava jato , e Esquerda e direita , farinha Mesmo saco…

  26. Convoco a população de bem a insurgir contra a corrupção . O texto do professor está corretíssimo . O que fazer com STF dando amparo ao desmandos do legislativo . Vai soltar todo mundo e vamos ficar quieto ?

  27. Excelente texto professor. A mídia parcial deveria ler esse seu artigo. Parabéns ao Antagonista-Crusoe que nos brindou com este artigo magnífico.

  28. Excelente artigo, professor! Confirma a minha percepção desde há algum tempo de que não há futuro próximo p um país onde apenas o mal e a coisa errada prosperam, onde o honesto e o bom não têm valor. Aguardando apenas a aposentadoria chegar p ir embora daqui e fazendo votos de q meus filhos tb tenham oportunidade de sair e viver num lugar mais justo e decente, no qual possam criar meus netos c mais tranquilidade. Infelizmente, o desencanto e a desesperança c o Brasil são os sentimentos q restam

  29. Conclusão: o processo de seleção e escolha de “ministros “ de instâncias superiores (STF e STJ) não funciona. Virou uma máquina de manutenção de clube dos amigos onde a justiça não é cega, pelo contrário, bem certeira em suas decisões sempre favoráveis aos comparsas. Como mudar isso?

  30. Parabéns Professor pela lucidez na qual coloca a situação social e política do Brasil. Gostaria de vê-lo mais vezes expressando seus pensamentos nesta fantástica revista.

  31. Se tivesse acontecido o que aconteceu aqui no Paraguai 🇵🇾 o sistema estava de quatro; a população paraguaia já teria reagido com fúria implacável. Mas nós somos pacatos cidadãos.

  32. Análise perfeita ,realista , Professor mas profundamente depressiva. Quem tiver condições, pegue sua mala e dê adeus ao Brasil, porque não há solução a médio para o País.

    1. Ambas são igualmente perigosas, embora muito diferentes em essência. E no fim, compartilham um objetivo comum, a tomada do poder por notórios criminosos.

  33. uma indignação sem precedentes espero q em 2022 o povo instruido consiga revoltar-se contra esta situação, apoiando moro emsua luta , e a esperança q nos resta se Deus e Brasileiro q faça isto acontecer

  34. Torna-se imperativo acabarmos com a reeleicao de todos os politicos que estejam candidatos a tal nao votando neles, via de regra sao bons em oratoria, bons de garganta como o povo diz, mentem com classe e enganam a muitos, mas sao pessimos em executar as promessas e leva a maioria na labia. Se saia dos tais e se informem bastante sobre os projetos aprovados pelo seu escolhido pra ver se merece seu voto. Olhos abertos meu povo, nao se deixe enganar. Moro, presidente, ja, ja, JAIR caindo fora.

  35. no tempo da tal "ditadura" essa canalhada política, jurídica, foi devidamente enquadrada, o Brasil progrediu. Essa tal democracia atual é dominada por corruptos dos 3 poderes, e os miliquinhos de hoje não têm hombridade, ficam de 4 para um capitãozinho vagabundo.

  36. As recentes decisoes do STF propagam ao mundo uma total inseguranca juridica como nunca antes neste pais. Quem se arriscaria investir milhoes ou bilhoes, diante de tanto e perigoso retrocesso, colocando em risco o estado democratico de direito! Preciso se faz uma reflexao sobre o papel do judiciario e suas decisoes antes que seja tarde. Imagino que de consciencia plena ninguem deseja tanto atraso para o Brasil. Moro presidente, melhor pra gente ja, ja, JAIR caindo fora.

  37. Infelizmente já esperava esse comportamento cúmplice do crime da OAB, e dos “juízes”/políticos das Cortes superiores, o que me decepciona é a Imprensa, raras excessões como a Crusoe/Antagonista, não fazerem sei trabalho ou passar pano para os corruptos de estimação. Azevedos, Guedinhos, Bergamos, foram demolindo pouco a pouco a Lava Jato, são todos responsáveis por Bolsonaro e Lula, que são duas faces da mesma moeda.

  38. Não tenho mais nenhuma esperança no Brasil ; a menos que caia um Meteoro do tamanho da Lua em Brasília …. Mais especificamente no Superior Tribunal de Ladrões

  39. Gente, o processo judicial que culminou com dezenas de corruptos presos, sendo o Luladrao o primeiro, teve no juiz Moro o pontape inicial, depois de avaliadas todas as provas licitas e passar por todas as instancias inclusive o STF, os sinistros voltaram em marcha re e anularam decisoes inclusive da proprio STF e ainda retroagiram pra soltarem o Luladrao e mais tantos quantos estavam na mesma condicao, inclundo ai bandidos do PCC e outros politicos. Isto e um escarnio, nunca se viu isto no mundo

  40. Parabéns Denis pelo excelente artigo. Foi direto ao ponto central de todo o nosso atraso e raiz da nossa miséria como nação. Foi didático, claro e cristalino. Só não enxerga quem não quer. Voto MORO presidente!

  41. Seria muito bom que os tais advogados das bancas caras lessem este artigo e refletissem a respeito. Talvez assim eles parassem de professar o mantra de que o devido processo legal foi desrespeitado na Lava Jato e que a CF 88 foi afrontada. Interessante que nunca houve essas preocupações em relação às camadas mais desfavorecidas, onde o que normalmente prevalece é a prisão em zero instância. Parabéns pelo excelente artigo.

    1. Faltava-me o termo para o " julgamento" dos pobres, exatamente " zero instância". Até anos de cadeia, sem julgamento por terem surrupiado comida. Este é o nossa Pátria Amada Brasil...

  42. Excelente! Concordo integralmente com a análise e com a indignação. Escrevi artigo na mesma linha: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-corrupcao-no-pais-da-impunidade/?amp

  43. Somente Sérgio Moro tem as condições necessárias para governar este país arrasado pela corrupção. Moro ñ é promessa, é certeza. Ninguém neste país tem autoridade para dizer que td fará para combater a corrupção, servir ao país e ñ servir-se dele como fazem os corruptos e seus cúmplices.

    1. Será anulado … esquece ! Isso aqui so com Guerra Civil e destituiçao de alguns” superirores poderes !!

  44. professor Denis Lerrer Rosenfield. O seu artigo é HISTÓRICO, de uma lucidez cristalina que vi poucas vezes na vida. O senhor escreve com conhecimento profundo do funcionamento das entranhas do maldito "mecanismo" que destrói este país infeliz. O seu artigo deveria estar pregado na parede da casa de cada cidadão, de cada fábrica, escola, universidade, hospital. O Brasil precisa acordar, precisa que suas palavras cheguem à consciência de nosso povo.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  45. Difícil encarar nossa realidade! Acho que as escolas deviam ensinar a importância da política, único meio de promover mudanças essenciais na sociedade. Alguém duvida que Artur Lyra será reeleito? E tantos outros da mesma laia? ...

  46. Parabéns pelo excelente texto! Estou a pensar: corruptos e seus "defensores", cúmplices, portanto, tem alma? Dormem sem sentir remorso pelas mortes, misérias, desolação e etc etc que eles causam? Tirar da boca do faminto p colocar na sua offshore ou cueca. Tem alma? Dorme bem? Conhece a feira do osso? Correu atrás do carro do lixo pra catar comida? Viu as crianças que moram ao redor dos lixões, sua pele cheia de feridas, sua barriga inchada..... bem diferente da vida q dá aos seus filhos....

  47. Recordo-me de quando o COAF fisgou o ladrao 01 e o ministro Sergio Moro quis apurar como tinha que ser, Bolsonaro se levantou em defesa do ladrao de estimacao e tentou fazer Moro desistir da ideia, mas Moro pelo carater que tem se manteve irredutivel, entao, numa entrevista do PR ele disse e esta gravado, nao vou deixar ele f. minha familia toda, se isto nao for uma confissao! entao, Moro pegou o chapeu dele e caiu fora, pois jamais compactuou com mal caratismo de ninguem. Moro, neste eu voto.

  48. . idoso 7.1 estudioso compulsivo há anos rejeitei ideologias hoje medievais insanas e estúpidas . o pais vive una guerra suja programada e cantada publicamente e ninguém ousa fazer nada . uma constituição pôdre fez poderes mais pôdres ainda . um TUTELA outro pelo terror outro reluta em combater na forma certa e legal enquanto a nação ruma ao lixo . a ignorância nada vê e uma quadrilha com fortes tentáculos nos levam ao caos . a única pergunta .. iremos como silentes bois ao matadouro? quiçá.

  49. Os que preferimos Sergio Moro estamos dizendo, preferimos lavajato, ladroes do dinheiro publico na cadeia, preferimos honestidade, etica, espirito publico, querer o bem do povo desassistido e injusticado deste Brasil, trabalhando para que os que roubam o dinheiro publico deixem de rouba-lo e ficarem milionarios as custas do trabalho de todos que ficamos com um minimo, humilhados e revoltados. Quando a maioria votou em Bolsonaro e nao no Luladrao, foi pra ele ser o que nao esta sendo. Vote Moro.

  50. Lagrimas foram surgindo durante a leitura , um texto revelaDOR , tocante , pois é meu país e meus vizinhos e amigos estão nele .

  51. Estamos vivendo um período de imoralidade jurídica!Ministros mudam o voto na maior “cara de pau”!Processos são anulados de forma vergonhosa,ora mudando as regras do jogo e valendo retroativamente,ora sem nenhuma justificativa plausível!A insegurança jurídica é a tônica do jogo:td pode e nada pode,dependendo do Réu!

  52. O Brasil só se tornará um país justo quando o povo entender que seus problemas não serão resolvidos por um salvador da pátria, que geralmente é um político populista e corrupto. Colocar o Brasil no rumo da justiça requer governantes com visão moderna de estado, como Eduardo Leite e Rui Costa, governantes do RS e da BA, respectivamente. Não serão ladrões ( Lula), incompetentes (Dilma) e nem boçais (Bolsonaro) os que serão capazes de tornar o Brasil um país desenvolvido.

  53. Foi mal colocado o trecho que diz que o ex juiz Sérgio Moro foi o símbolo da corrupção. Acredito que queria dizer o símbolo do combate à corrupção.

  54. só esperamos que em 2022 , a nação acorde dessa letargia e cegueira completa , e até as eleições consigamos sair dessa desconstrução da verdade e manipulação feitas através de blogueiros e de alienados, que adotam político de estimação, e esquecem do futuro dos próprios filhos.

  55. Vejam, se nao tivesse o presidente Bolsonaro traido suas ideias e promessas como o combate ao toma la da ca, a corrupcao e ao sistema politico, e sucumbido ao centrao e a suas negociacoes, o Brasil seria outro. Outro foi o pais prometido por Bolsonaro, e nao este mar de lama em que nos encontramos por culpa da irresponsabilidade dele. Moro e lavajato, bandidos atiram logo todas as pedras

  56. Luladrao e Bolsonaro sao irmaos siamezes, um nao vive sem o outro, le com cre, coco do mesmo furico, o povo brasileiro que enxerga um palmo alem do nariz nao aceita esta dupla afinada pelo diapasao da corrupcao, destruiram as esperancas da maioria dos homens que amam esta nacao, destruiram a lavajato e aparelharam tudo e todos que sao da mesma laia. Fora Lacraios da nacao e do povo brasileiro, fora senadores e deputados corruptos, vagabundos deste pior congresso de todos os tempos. Bandidos, fdp

  57. Texto muito bem urdido e diz quase tudo da triste realidade brasileira resultante do conluio entre os 3 três poderes e a maioria da imprensa. Que tenhamos perseverança para lutarmos por um país para todos.

  58. Perfeito, professor. Esquerda e direita traíram os jovens das jornadas de 2013. Nenhuma empresa séria investirá no país da insegurança jurídica.

  59. O erro fundamental do PR foi entregar tudo para proteger o filho corrupto para blindar a si e a família. Não foi erro, foi estratégia. Todo um passado familiar ligado a milícias do RJ e pendurados nas tetas do erário, ninguém poderia esperar algo melhor. Só não esperávamos que fizesse surgir, do lodo do esgoto mais fétido, uma figura tão abjeta como Gilmar Mendes. Magistrado que presta consultoria para os seus amigos julgados por ele. Só no Brasil essa pouca vergonha

  60. PARABÉNS PELO ARTIGO. É isso q precisamos, ATITUDE e POSICIONAMENTO. Há uma tendência natural, embora muito ruim p/ a adaptação, de rejeição da história. HÁ UMA TENTAÇÃO DE MINIMIZAR, DESCARTAR, ESQUECER. Os psiquiatras dão o nome a isso de NEGAÇÃO. Então o ex-presidiário Lula nega, seus SUPER ADVOGADOS distorcem os fatos p/ caber numa tese cretina, e UMA CORTE POLÍTICA, q é os caso do STF, aceita. E o povo esquecido, minimiza e deleta os fatos, seguindo a narrativa HIPÓCRITA. Moro 🇧🇷

  61. Como diz a sabedoria popular, ninguem atira pedra em arvore que nao tem fruto. Hoje, porque deu frutos de justica com a lavajato colocando na cadeia bandidos tipo Luladrao e outros ratos da mesma ninhada, e por estar pleiteando o cargo maximo da nacao anticorrupcao a qual Moro representa com muita dignidade, esta sendo perseguido por todos que roubaram, pelos que soltaram os ladroes e pelos que continuam na ativa roubando bilhoes via emendas e fundoes. Isto deve acabar e via povo.

  62. Há muito não lia um artigo tão claro e completo acerca desse mal que assola a frágil Democracia Brasileira,seguramente assino embaixo com convicção. Lamento que a Mídia tenha no presente se enebriado do populismo barato que graça no País e se abstido de discutir esse tema com a devida profundidade.

  63. Com o retrocesso injustificavel do ponto de vista tecnico da suprema corte de justica brasileira, voltou a reinar entre nos a cultura da impunidade pra toda a casta de bandidos endinheirados que contratam advogados em dolares que contando com as decisoes politicas e lesa patria das cortes, se livram da cadeia, pagam os advogados e suas togas e ainda embolsam milhoes. Conclamo o povo consciente que se mexa e tomemos o Brasil de volta para os trilhos democraticamente e sob a egide da justica.

  64. Estamos diante de um quadro de corrupcao generalizada e perigoso, um cancer social e politico que se generalizou em metastase a tingindo as instituicoes nao so de governo como parece que a maioria das que representam a sociedade civil. Onde vamos parar nao sei, mas ou o povo volta as ruas pra defender seus direitos democraticos ou a vaca vai definitivamente pro brejo sem retorno. Moro presidente, terceira via capaz de resgatar a nacao com apoio do povo brasileiro e patriota.

  65. Considero Bolsonaro o maior estelionato politico de todos os tempos. Entrou pra mudar a velha politica, mas ao descobrir a mafia que ronda a familia, tratou de livrar a cara dos bandidos de estimacao e saiu demitindo tudo e todos que se opusesse a isso e trataou de aparelhar todas as instituicoes de governo, PF e ministerios onde a caneta do PR alcancou, ele aparelhou. Acabou com a lavajato e se vendeu e virou refem do centrao ladrao. Acrescentou advogados togados no supremo pra seus interesses.

  66. Estou desolada. Não vejo saída em canto algum. O povo está achando normal roubar e não se indigna com a situação.

    1. No Brasil o crime compensa, principalmente o de colarinho branco. E Bolsonaro sepultou de vez a luta contra a corrupção, traindo seu lema de campanha e abraçando os corrúptos do centrão

  67. Infelizmente nos deixa digamos um pouco desanimados, pois toda mudanca depende de sabermos escolher nossos representantes no congresso, sobretudo senado, pois o que hoje temos, compoe-se mais de corruptos, ladroes, do que honestos, democraticamente so o nosso voto muda estes corruptos e acaba com estes sinistros da corte suprema politicos e corruptos, que estao destruindo faz tempo o que resta de justica, como disse o nosso inesquecivel Joaquim Barbosa que nao suportando a pressao caiu fora.

    1. Lamentável, apenas lamentável, palavras covardes e estúpidas de um cego mental.

  68. 👏🏼👏🏼👏🏼🎯 A impunidade dos ricos e poderosos para os quais o crime efetivamente compensa pode ser debitada na conta da #BandaPodreDoSTF , cujo “maestro” faz bico de Ministro da mais alta Corte de Justiça do País, pois usa despudoradamente a toga para fazer politicagem, perseguindo os “inimigos” e protegendo os “amigos”. Ganha um bolinho de bacalhau e um pastel de nata quem adivinhar o nome do cretino togado!

    1. Verdade Andrea. O nome deste câncer que assola o Brasil é Gilmar Mendes, o escroto do esgoto que se tornou o STF.

  69. Excelente reflexão!! Concordo com tudo que foi dito. Em gênero, grau e número!! O triste é, não se vê perspectiva de melhor. Nem a médio e nem a longo prazo!! Infelizmente!!

  70. Incrivelmente esclarecedor sobre a nossa triste realidade .Como gostaria que surgisse um milagre que mexesse com os brios dessa sociedade atônita e paralisada.Vamos torcer para que uma mudança se inície em 22.

  71. Excelente artigo. Pela sua leitura, sinto-me justificado de todos os xingamentos que dirigi aos ministros do STF - GM, JADT e RL - que proferiram vergonhosas decisões tornando este país o reino da impunidade. Aqui a bandidagem impera. VERGONHA!

  72. "Olhe o passado para prever o futuro". Nossa história é muito pobre, nosso herói é Macunaíma. Infelizmente só quando formos valentes o suficiente para cortarmos cabeças a situação irá melhorar.

    1. Ótimo, excelente, oportuno chegou na hora certa

  73. Na grande maioria nao sabemos ou nao queremos gastar tempo e nem nos informamos para escolhermos nossos representantes no congresso nacional, Presidente da republica e etc., e por isso, na maioria das vezes escolhemos corruptos e sempre nos damos mal, mas, agora podemos comecar a reforma politica do povo, que a facamos nao reelegendo ninguem,se assim agirmos, certamente os politicos vao nos reipeitar, e farao as reforma como tem que ser, com voto distrital, facultativo e tudo mais q precise.

  74. Este texto nos esclarece e da-nos a dimensao exata dos males que nos atinge a todos os brasileiros, pela pratica da corrupcao politica dentro e fora dos poderes da republica, de forma que ja se institucionalizou dentro das instituicoes representam a nossa sociedade civil, levando-nos ao caos o qual estamos vivenciando e caminhando a passos largos para o Venezuelanismo total, com a economia falida, desemprego, inflacao alta, fome, violencia e frustacao generalizada do nosso povo. Moro presidente.

    1. Infelizmente as pessoas desinformadas continuarão desinformadas e votando (por obrigação) nos candidatos que só aparecem em seus domínios em tempos de eleição. Como temos visto, o número de crianças e jovens fora da escola só aumenta e a informação que já é precária só pode piorar na atual conjuntura..

  75. O problema todo é "MERITOCRACIA";enquanto o alto escalão do judiciário não chegar ao cargo legitimamente pelo mérito,e sim por indicação política,teremos essa justiça aí,q logo logo,se a coisa continuar assim,vai é calar quem por ela clama!E o outro lado da "MERITOCRACIA",é q nós somos merecedores,pois lá estão os políticos que escolhemos!FATO.

  76. Excelente texto, parabéns. Lamentável que um País como o Brasil fique a mercê destes políticos corruptos, que são absolvidos e gozam da cara dos brasileiros.

  77. Que dizer de tudo isso ? Aqui o formalismo platônico e boçal do sistema de justiça apagou completamente qualquer possibilidade de reconciliação com a verdade ética, universalmente percebida. Não há salvação para um povo que não tem a mínima percepção de que é o único responsável pela própria tragédia. Rigorosamente: "cada povo tem o governo que merece", por ação ou omissão ! O que se esperar de uma populaça de escravos que nunca se levantam contra nada que os atinje ?...

    1. O país da Omissão. Ninguém se informa de nada. Acreditam em um PINIQUEIRO. BOZOLIXO

  78. Excelente. Não há nada a acrescentar...eis o brasil, com "b" minúsculo como são atualmente as suas instituições. A lamentar.

  79. TÁ DIFÍCIL MESMO MAS PODEREMOS VIRAR O JOGO A NOSSO FAVOR E PARA ISSO CADA CIDADÃO DEVERÁ FAZER A SUA PARTE NO CONVENCIMENTO DE OUTROS PELA MORALIZAÇÃO NA POLÍTICA, NO ENTANTO SABENDO DA DIFICULDADE QUE SERÁ DEVEREMOS PARTIR DO PRINCÍPIO QUE A PRÓXIMA ELEIÇÃO NÃO SERÁ IGUAL AS ANTERIORES PORQUE AGORA TODAS AS FORÇAS DO MECANISMO ESTÃO TRABALHANDO EM CONJUNTO PARA ACABAR COM AS OPERAÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO. LULA E BOLSONARO SÃO PARTES DA ORCRIM E TENTARÃO MANTER O PODER. SALVE MORO🇧🇷⚖️🚔🔪☠

  80. E O QUE DIZER DA CORRUPÇÃO DA INFORMAÇÃO? ASSIM COMO A CORRUPÇÃO GERA MORTES, FOMES ETC , A CORRUPÇÃO DA INFORMAÇÃO PODERÁ ESTAR NO MESMO BALAIO. A PARCIALIDADE É TÃO GRANDE QUE TEM QUE FALAR MAL DO GOVERNO ATUAL E DO GOVERNO LULA. PARABÉNS, MAS VOCÊS TAMBÉM CORROMPEM , SÓ QUE NA INFORMAÇÃO.

  81. Texto Ótimo, esclarecedor, maravilhoso,se com toda está explicação sobre corrupção não deu pra entender. É melhor desistir. A corrupção no Brasil é um verdadeiro Câncer. E somente não vê quem não quer. Está escancarada atualmente. Ou melhor sempre esteve. E os corruptos andam orgulhosos por serem corruptos. Fazendo dos Brasileiros verdadeiros Idiotas como sempre.

    1. Excelente texto!!!.Leis feitas na escuridão, com interpretações parciais e inaplicaveis aos poderosos... Falta de vergonha, falta de escrupulo.

    2. Texto INCRÍVEL. Muito claro e verdadeiro, infelizmente. Parabéns.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO