RuyGoiaba

Muito barulho por nada

26.11.21

Eu geralmente não acredito em “lei do mínimo esforço”, mas — assim como o ateu quando o avião dele sacoleja no meio de uma turbulência — passo a ser crente quando estou escrevendo esta coluna. Essa lei me ajuda um bocado: é só pegar o acontecimento mais “piada pronta” da semana que passou no Bananão e descrevê-lo basicamente como é, sem nem precisar comentar muito. O texto de Ruy Goiaba se escreve sozinho, e eu quase só tenho o trabalho de assinar.

E não houve melhor assunto para sacanear nos últimos dias do que as prévias do PSDB, o Partido da Social-Democracia de Brancaleone (“Branca, Branca, Branca/ Leon, Leon, Leon”). Uma votação organizada pela Suate dos Trapalhões com o aplicativo das Organizações Tabajara teria dado mais certo: no momento em que escrevo — hoje é quinta (25), e o fiasco das prévias foi no domingo (21) —, a tucanada ainda não conseguiu arranjar um app que funcione minimamente. Quem sabe daqui a alguns dias cheguem à conclusão de que é melhor fazer com papelzinho mesmo; depois os perdedores judicializam o resultado e, com sorte, o partido define por volta de 2028 seu candidato à Presidência na eleição de 2022.

O pior é que, desta vez, não há nem “cenas lamentáveis” divertidas como as das prévias do PSDB paulistano em 2016, que tiveram socos, tentativa de roubo de urna e militante flagrado com as calças arriadas no meio da rua (sigla phyna é outra coisa). Não: é uma briga de comadres soltando notinhas para a imprensa, falando cobras e lagartos e puxando o tapete umas das outras, com estridência cada vez mais proporcional à sua irrelevância — mas o partido está unido! Se fossem como o PT, não teriam esse problema: lá não existe essa frescura de fazer prévia, e candidato é quem o dedazo do Lula apontar (no caso, ele mesmo).

E tudo isso para o candidato tucano, seja quem for (João Doria, Eduardo Leite ou, menos provavelmente, Arthur Virgílio), chegar à eleição com uns 5% dos votos e olhe lá, a julgar pelas pesquisas recentes: é um partido shakespeariano, mas só no sentido da “Comédia dos Erros”, uma espécie de “Muito Barulho por Nada” 2.0. A legenda que fez o Plano Real, algumas eras geológicas atrás, agora torra 1,3 milhão de reais do fundo partidário — sim, é você que paga pela lambança — para não conseguir pôr de pé nem uma votação interna. Está certo que o sarrafo, digamos, intelectual da gestão Jair Bolsonaro é o mais baixo possível, mas é essa turma de trapalhões que quer colocar ordem no Bananão a partir de 2023?

Minha sugestão, que obviamente não será seguida, é que os caciques tucanos parem de fingir que são civilizados e façam logo um “triello”, como naquela cena de Três Homens em Conflito em que Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach apontam os revólveres uns para os outros. Ponham logo Calça Apertada Kid, o Guri de Pelotas e o Fofão de Manaus para sacar suas armas, com a trilha do Ennio Morricone de fundo. Ou, se preferirem algo menos sangrento, façam uma banheira do Gugu reloaded, joguem os três lá dentro e quem pegar primeiro o sabonete ganha a candidatura do PSDB à Presidência. Meritocracia é isso aí.

***

A GOIABICE DA SEMANA

E o glorioso Ricardo Salles conseguiu ir à Jovem Klan chamar Sergio Moro, esse notório agente bolchevique, de “comunista”. É oficial: comunista é quem não gosta do Bolsonaro, nazista é quem não vota no PT — procurem pela internet, que vocês acham charges petistas retratando Geraldo Alckmin com uma suástica; nem são tão antigas assim — e qualquer palavra pode ser usada para xingar qualquer pessoa sem a MENOR consideração pelo seu significado. Basta você escolher a sua versão daquele meme do livro infantil (infelizmente fake) Todo Mundo de que Eu Não Gosto É Hitler: troca por “Stálin” e estamos conversados.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéRicardo Salles, tão amigo da Amazônia quanto do uso adequado das palavras

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No Bananão o partido está partido e repartido (quem parte e mal reparte ou é burro ou fez arte...), enquanto isso o ex ministro está apenas mostrando sua gratidão ao palhaço fazendo palhaçadas...

  2. Ruy, vc é engraçado e inteligente, vou continuar lendo seus textos, apesar de, pela segunda vez, te pegar fazendo piada discriminatória com os ateus. Essa balela de que ateu vira crente no avião que ameaça cair não está à altura da sua inteligência.

    1. Achei boba a coluna, muito infantil. Confunde jornalismo com humorismo. Até cabe às vezes um trocadilho, mas exagerou no todo.

    2. Não me ofendi com a piada, o que eu disse é que o Ruy se mostrou preconceituoso com os ateus, pela segunda vez, o que não honra a sua inteligência. E reafirmo: nenhum ateu vai rezar com medo de morrer. Isso é ilusão dos crentes

    3. Avelar, jura que você se ofendeu com uma piada sobre ateus? Não estou aqui para defender o Goiaba porque ele não precisa, mas já li piadas com espíritas e cristãos, e ninguém reclamou. Menos, um pouco menos!

    4. Avelar, você já esteve num avião prestar a cair? Meu caro, você vai rezar até para o diabo.

  3. Muito bom Ruy. Com um humor incrível vc consegue retratar a prévia ridícula do PSDB e o despreparo das pessoas que ocupam cargos tão importante no país.

  4. Conjecturas para reflexões, mas sem tendência de posicionamento necessário para o momento que estamos vivendo.

  5. Muito bom! Fofão de Manaus foi demais ... hehe E pensar que eu votaria em qualquer um dos três, contra lulla ou bollsonaro! ...

    1. Vou adotar o Jovem Klan! Acho que combina bem com Os Panos Nos Is!

  6. Goiaba, você é o melhor 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 obrigada por me presentear com umas boas gargalhadas neste país cretino 😂😂😂😂

  7. Perfeita a nova versão : Comunista é quem não gosta do Bolsonaro, nazista é quem não vota no PT. Noutros tempos Einstein, Ricardo e Freud não prestavam para os comunistas porque eram burgueses. Para os nazistas eles não prestavam porque eram judeus... Simples, não? Polilogismo. A conferir.

  8. Salles já mostrava ser um sem-noção na sua campanha a deputado federal. Quase foi expulso do Novo, já na campanha, graças a um card cheio de cartuchos de munição. Vem o grão mestre da falta de noção e põe o estropício como ministro...

  9. Piadas prontas, a turma do "acusar os outros daquilo que vc é", segue a todo vapor, idéias derrotadas nas guerras ou ultrapassadas são requentadas e servidas novamente como prato principal, enquanto isso, o estado pesado, ineficiente, caro e corrupto segue sua saga, tentar sobreviver do suor dos poucos que ainda acreditam nessa mentira bananesca

    1. Adorei 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 gente, a Crusoe vale cada centavo!

  10. O raciocinio vale tambem para os bolsonaristas que surfaram a lava jato e agora querem esculachar o moro. vale tambem para o pessoal que assiste religiosamente o jornal nacional da globo mas depois ofende a emissora.

  11. Felizmente, com o texto shekspeariano e a goiabice, atesto sua cura dos textos cinzabolsanaro que vinha assinando. Ao le-lo (cadê o til, senhor robô?) me declaro, também, curado dos dias de ranzizice pois a nossa midia só dá noticias bolsonarianas, cinzentas. Jovem Kla (esse robô americanista não tem til…). Sensacional! A democracia luloptista foi desnudada e, assim, fica cada vez mais horrorosa ( não ela, mas a seita Pt cada vez mais desnuda). Bem quanto ao PSDB desejo só uma coisa: Aecio nele!

    1. Ah! Com FHC apoiando Lula e candidatando-se a ser seu ministro das Relações Exteriores.

    1. Fofão de Manaus, Calça apertada Kid e Guri de Pelotas, dei boas rizada.

  12. O impasse mexicano do PSDB ao som de Ennio Morricone não teria fim. Ficariam nesse mesma posição por toda a eternidade. Hahahah

  13. Salles - Pan. Merecem-se. Assiste quem merece também. Lugar de lixo é no lixo, pena que nem todo lixo reconhece seu lugar.

  14. E as madeiras da mãe do Salles seguem rios abaixo da Amazônia devastada, rumo aos bolsos oportunistas com seus dinheirinhos guardados em paraísos fiscais, longe dessa bananice e papo extremista non sense .

  15. Pô, Goiaba, não rebaixe o Ennio Morricone desse jeito… trilha de fundo de prévias do PSDB? Pobre do italiano! Socooooorrooo…

    1. Texto Real, jocoso e, politicamente, atual é correto

    2. Aqui o nível da piada é de outro mundo. Top. Perfeita analogia Com a banheira. Deveriam todos está lá sem sabonete !!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO