Centrão está de olho no super fundo

26.11.21

O Funpresp, o super fundo de pensão criado para o funcionalismo público federal, entrou na mira do Centrão. Ricardo Pena, que o preside desde a sua criação, foi comunicado por auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que seu mandato não será renovado. Ele será substituído por um executivo a ser escolhido por meio de um processo seletivo. Parece uma medida republicana, mas não significa muito: dentro do próprio governo, o que se diz é que os partidos fisiológicos aliados de Bolsonaro já têm seus preferidos entre os finalistas da seleção, que está na reta final. O passado recente de outros fundos federais, como o Postalis e a Funcef, explica a razão do interesse político. O Funpresp já tem 120 mil participantes e soma um patrimônio de 5 bilhões de reais.

Clauber Cleber Caetano/PRClauber Cleber Caetano/PRAuxiliares de Paulo Guedes informaram ao presidente do Funpresp que ele está fora

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Osso quem roe é o povo!!! Eles ficam com o filé!!! #Moro 23

  1. Quando os nossos políticos vão parar de ser lobistas e virar políticos de verdade, patriotas, trabalhando pelo interesse da nação e da sua população. O que temos ai e cada um por si e dinheiro para todos, eles so fazem rolos, esquecerem que são funcionários públicos com data de vencimento e que so a população pode elege-los, nos somos os patrões, nos somos as excelências e não esses servidores públicos que uma vez eleito e cada um por si para fazer o máximo de riqueza pessoal possível. Vergonha!

  2. CORRUPÇÃO entre ALIADOS, RACHADINHAS, CORRUPÇÃO nas VACINAS e MANSÕES para o 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  3. A realização de processo seletivo para o cargo de diretor na Funpresp-Exe é obrigatória e decorre da observância da Resolução Nº 35 do CNPC, de 20 de dezembro de 2019, e do Estatuto da Funpresp, aprovado em 01 de junho de 2020. Houve ampla divulgação da abertura das vagas para Diretor-presidente e Diretor de Investimentos nos canais de comunicação da Funpresp, em um processo transparente e de incentivo à participação dos interessados que atendessem às exigências para o cargo e cumprissem os...

    1. Gostaria de sabe do Funpresp se o atual presidente do Fundo poderia concorrer novamente.

    2. O objetivo é selecionar a pessoa mais qualificada para a posição num processo que privilegia a qualificação técnica e gerencial na tomada de decisão. O processo conta com a assessoria de uma empresa especializada em seleção e recrutamento de executivos cuja contratação ocorreu por meio de licitação pública concluída pela Funpresp também em outubro de 2021.

    3. O processo seletivo está em andamento e se iniciou com a abertura das inscrições, em 21 de outubro. Foram 22 candidatos inscritos para o cargo de diretor-presidente. A próxima fase será de entrevistas com os candidatos e a conclusão da escolha se dará pelo Conselho Deliberativo da Funrpesp, formado paritariamente por representantes dos órgãos da administração pública federal e dos participantes, sendo estes eleitos pelo conjunto de participantes da Funpresp.

    4. ...requisitos legais. (https://www.funpresp.com.br/fique-por-dentro/noticias/funpresp-abre-selecao-para-diretor-presidente-e-diretor-de-investimentos/) O processo seletivo representa um reforço da governança e da transparência na escolha dos diretores. As regras exigem que os diretores sejam exclusivamente servidores públicos e participantes dos planos de benefícios administrados pela Funpresp há pelo menos 36 meses.

    5. ...requisitos legais. (https://www.funpresp.com.br/fique-por-dentro/noticias/funpresp-abre-selecao-para-diretor-presidente-e-diretor-de-investimentos/) O processo seletivo representa um reforço da governança e da transparência na escolha dos diretores. As regras exigem que os diretores sejam exclusivamente servidores públicos e participantes dos planos de benefícios administrados pela Funpresp há pelo menos 36 meses. (...)

    1. Bando de abutres....Sentem o cheiro da CARCAÇA....Nesse caso o cheiro do DINHEIRO.....

    1. Evidente que sim. Será que alguém achou que seria diferente ? Não sei como funciona, mas garanto que a maior parte dos recursos sairão dos contribuintes.

  4. O que move o Centrão e será sempre obstinado neste objetivo é por as mãos em dinheiro público para regar suas almas ilícitas.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO