DiogoMainardina ilha do desespero

Trinta anos sem Facebook

29.10.21

Jair Bolsonaro tem de ser banido das redes sociais. Se eu quero que ele pegue 30 anos de cadeia, como é que eu não quereria também seu banimento por 30 anos do Facebook e do Twitter? Considerando a gravidade de seus crimes, trata-se de uma pena absurdamente leniente. O sociopata mereceria um castigo bem mais duro do que esse.

Na quarta-feira, o Valor contestou o pedido da CPI da Covid de banir Jair Bolsonaro das redes sociais, argumentando que, “da mesma maneira que esse banimento é aplicado contra o presidente da República, poderá amanhã vir a calar vozes da oposição ou da sociedade civil, numa caça às bruxas em prejuízo da liberdade de expressão”.

Isso é uma estupidez.

Em primeiro lugar, o Brasil é um buraco sem lei. Vozes podem ser caladas com ou sem precedentes. Dias Toffoli e Alexandre de Moraes censuraram a Crusoé sem pestanejar. Se Lula for eleito, ele vai fazer a mesma coisa contra nosso site, abusando de seu poder discricionário para esmagar O Antagonista. A gente sabe disso. Metade da imprensa torce por isso. O fato, porém, é que o banimento de Jair Bolsonaro das redes sociais não tem nada a ver com liberdade de expressão. O sociopata usou suas páginas na internet para cometer crimes contra a humanidade, que acarretaram centenas de milhares de mortes. Ele sabotou as vacinas e o distanciamento social, assim como receitou remédios fraudulentos para abarrotar as lojas Havan. Nada disso envolve questões de princípio como liberdade de expressão ou democracia, distantes de uma realidade grotesca e selvagem como a nossa. Os posts de Jair Bolsonaro no Facebook e no Twitter exprimem apenas sua bestialidade assassina, e devem ser tratados como fuzis apreendidos numa chacina.

Em segundo lugar, o banimento das redes sociais tem tudo para ser a única pena contra ele. Alguns dias atrás, comparei Jair Bolsonaro a Al Capone, que foi preso por um crime fiscal, e não por seus assassinatos. Fui tão estúpido quanto o Valor. Em vez de ser enfiado numa cela escura e fedorenta, como o mafioso, o máximo que poderá ocorrer a Jair Bolsonaro é perder alguns likes. O grau de apodrecimento institucional do Brasil é muito maior do que o de Chicago em 1930. Com a cumplicidade do Congresso Nacional, da PGR e do STF, nosso criminoso só corre algum risco de ser preso quando estiver fora do Palácio do Planalto. Seu banimento das redes sociais representaria, portanto, apenas um gemido de uma sociedade vandalizada e desprotegida. Mas nem isso a gente deve conseguir. O sociopata vai continuar a praticar seus crimes. E nós vamos continuar sem lei.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diogo, você parou de escrever na Crusoé? Só o despertador do Anta é pouco! Verdade que o Manhattan vai reaparecer? Faz falta! Moro Presidente!

  2. Odeio gente pretenciosa , MAS , com a " vênia " devida , se o leio ; leia-me: Facebook - luiz menezes - São Paulo - falo da " Mani Pulite " e #M22. " GUERRA É GUERRA "...

  3. Só pra sacanear o MaisNada e seus parcos MUARES apoiadores: Neste exato MOMENTO a enquete para presidente 2022 online apresenta os seguintes resultados: __ MITO: 45,5% __ Ex-Detento e Maior Ladrão da História da Humanidade: 20,8% __ Moro Iscariotes: 19,5% __ CangaCiro: 9,1% __ Datena: 2,2% __ CB - Daciolo: 1,1% __ Mutreta "Só procure o hospital qdo sentir falta de ar": 0,9% __ Marina "ET" Silva: 0,5% __ Agripino: 0,2% __ Gal. Melancia: aBUNDAntes 0,2%. __ Total de votos: 681,748.

  4. HAVAN abarrotada de remédios? .... kkkk! Esse Diogo MaisNada não passa de um reles bucéfalo mesmo. Pode esperniar aí, vagabundo, não vais conseguir tirar o brilho da passagem do PR pela Itália, incluso Anguillara Vêneta, terra de seus ancestrais. ___ Zuuurrra mainada, ... Zuuurrrem MUARES decrépitos deste folheto.

  5. Diogo, sua análise é perfeita. Estou contigo contra esse cupim que se apossou da presidência. Um Hitler tupiniquim.

  6. MORO filia-se; candidata-se ? Assim como precisamos do Moro estadista , precisamos do DIOGO intelectual. Um programa de governo e sua divulgação precisa de estudos e dedicação. É preciso comunicação eficiente com a massa eleitoral. Acredito nos bons jornalistas

  7. Independe de posições ideológicas, a revista Crusoé se tornou um ancoradouro de jornalistas de pensamento único: destruir o tal Bolsonaro. É preciso mudar um pouco a música, isso já está chato. Por que não tratar de temas relevantes, como política internacional, assuntos relevantes em economia mundial, filosofia, direito, enfim, tantos assuntos a serem abordados. Quando leio a Crusoé, parece que estou vendo o Jornal Nacional. É repetitivo de mais isso.

  8. Está é a realidade nua e crua: um país sem lei! Pelo menos para os cidadãos de 1ª categoria, como os políticos (os intocáveis).

    1. De pleno acordo. Diogo já foi bem melhor. O ódio é a psicopatia está destruindo a carreira desse jornalista.

  9. Os fatos "falam por si" a história é irreversível; não podemos sucumbir a desesperança do Brasil sem rumo...Os "brasileirinhos" seja como for, os gorvernos sempre em desídia com o povo; o Congresso é um dos protagonistas desta história; Senado Federal não tem postura da autonomia conferida na prerrogativa de requerer "impeachment" de Ministro do STF; tudo está sendo desorquestrado, mas os "brasileirinhos" que estão a margem do poder estatal, aguardam passivamente encabrestados na utopia

    1. Esse é o comentário mais lúcido e verdadeiro que vi e li até agora. Concordo com o Sr. Hans. Eu sempre gostei de ler o que Diogo escrevia desde os tempos da Folha de São Paulo, mas acho que ele agora está muito doente da cabeça, não é possível ver ele escrevendo com ódio essas porcarias que está escrevendo.

  10. Diogo, você está certo, como sempre. Esteve certíssimo com luladrão, com o bol$onaro, prá mim, a Esperança de um Começo se chama Moro.

  11. TEXTO ESQUERDOPATA , VERMELHO , COM RANSO PESSOAL, ALTAMENTE OFENSIVO AO PRESIDENTE ELEITO COM AMPLA MAIORIA. O STF DEVE PRENDER ESSE DITO JORNALISTACINHO.............MEDIOCRE E COM RANSO . DESDE QUE FORAM SENSURADOS PELO STF , E APÓS LIBERADOS ,SE VENDERAM E TROCARAM DO AZUL PARA O VERMELHO , CONFORME DETERMINAÇÃO DO STF . LAMENTÁVEL. A CRUZOÉ , JUNTO COM O ANTAGONISTA VÃO FALIR.......AGUARDE. NÃO RENOVAREI MINHA ASSINATURA, EU E MUITOS OUTROS.

    1. Parabéns Sr. Antonio pelo seu excelente comentário. Não ligue para os que estão te criticando são da mesma laia do articulusta e querem se aparecer como "cultos e letrados" mas não verdade são uns débeis mentais.

    2. Realmente a Crusoé e O Antagonista serão “Sensurados” mas nunca CENSURADOS!!! Brasileiro precisa urgentemente voltar à escola!!!

    3. Aleluia, meu irmão, aleluia. Faça isso por vc e todos nós.

    4. Por,favor faça isso! E capricha no português na próxima 😉

  12. Que a 3A VA " PAR PERFEITO 22" consiga alcançar um caminho para o desenvolvimento deste país chamado Brasil e consiga alcançar também o desenvolvimento das mentes brasileiras que habitam o Brasil. Agradecemos antecipadamente.

  13. Maisnada completamente louco! Diz coisa com coisa!; Mas tem as coisinhas aqui em baixo q gosta dele! Mas anote ! Essa revistinha só dura até 22. Porque? Kkk bolso.22. O melhor e un ico presidente q governa para o povão!

    1. Faz semanas que esse Globolixo faz esses comentários, nunca sai, nem tem coragem de colocar o próprio nome. MEDÍOCRE

    2. Pq vc paga pra ler a Crusoé? Acha que seu discurso meia boca vai colar por aqui? Que vai conseguir nos influenciar e manipular? O mal do "inteligente" é achar que todo mundo é burro! Aqui vc prega no deserto!

  14. Como o Valor... induz seu leitor a cair na armadilha da "liberdade de expressão"? Cometer crimes não é permitido a ninguém nas redes sociais e em lugar nenhum. Ontem assisti à versão de 1956 de Romeu e Julieta. O rei condena Romeu ao banimento de Verona pela morte do primo de Julieta. Será que não dá pra aproveitar essa história das redes sociais e pedir o banimento do Bolsonaro do Brasil? kkkkk

  15. Crie uma taxa Diogo Mainardi na assinatura da Crusoé; pago e nem chio; não concordo com tudo, mas a coragem encharca o texto de dignidade e a clareza, é profissional

  16. Ah Diogo, quem me dera termos mais Diogos no jornalismo. Não sei como você ainda tem saco para continuar quase sozinho nesta empreitada. Não desista!!

    1. ... Diogo não desiste nunca. Deixaria de ser o Diogo Mainardi. ... Go ahead!!!

  17. Os fatos execráveis ocorrem e nos deprimem dia a dia, cada vez mais. Teremos saída do caos algum dia? Será que MORO, se eleito, conseguirá governar com esse Congresso de Corruptos, STF e PGR, cuja maior parte deveria estar na cadeia.

  18. Diogo, parabéns!! Você foi tristemente verdadeiro. Minha única esperança é: Moro se candidatar, ganhar e mudar o rumo desse país, dessa gente. Sei que estou exigindo demais dele, mas vale o sonho.

  19. Infelizmente, em um país que possui como regramento o legis Law, situação jurídica que deve focar nas leis, nada disso acontece, afetando diretamente a democracia! Não podemos confundir liberdade de expressão com uma notícia medonha de que a vacina favorece ao desencadeamento de SIDA! Ninguém aguenta mais! Parabéns Diogo, pela sua sensatez ligado aos extremos! #NemLulaNemBolsonaro

    1. DIOGO. ESCREVA ESCREVA ESCREVA. Sua lucidez deixa meus dias com esperanças! Obrigada

  20. É Dom Diogo. É palpável a redução no número de assinantes da Crusoé. Pela prima vez, noto que a esta hora apenas 40 coments fixaram suas opiniões, quer agravando ou discordando, como via de regra, seus conceitos e preconceitos espelhados no artigo semanal. O furo está claro, poucos bozistas ficaram (pra te esculhambar, claro) inda que pagantes, e a petralhada nem dá mais as caras. E o futuro não é de bons augúrios. Brasileiro continua não sendo confiável. Com raras exceções. O jeito é ir tocando

    1. Não sei se caiu o número de assinantes , mas com certeza há desesperança e apatia em todos. O país está no fundo do poço!!

    1. Sinceridade, como dizia Didi Mocó- não creio q tenha caído o número de assinantes; imprensa é feita de verdade, de fato, análise; claro eu também gostaria de umas fotos da Vera Fixer pelada

  21. " Grau de apodrecimento institucional do Brasil " Diogo como gosto: Pensando... Síntese perfeita da nossa realidade. É preciso mudar. Temos um imenso e rico território e um Povo maravilhoso. Faltam-nos educação e direção qualificadas. O jornalísmo intelectual pode mostrar o caminho para um modelo decente d gerenciamento da " res " e do interesse públicos . Projeto #M22 ". Diogo, seja mais pensador e menos Promotor ( acusador

  22. Achei perfeito seu texto.Infelizmente estamos numa republiqueta dominada por tudo que há de pior, em todos os poderes e em todas as esferas.

    1. Mainardi,suas criticas aos políticos procedem. Já, as que faz ao povo ,sao cruéis. Culpados por acreditar em falsas promessas , vamos sobrevivendo como dá...ou como NÁO dá. Isso aqui não é Veneza! Além da miséria ,carregamos a culpa. Nao tripudie sobre a nossa tristeza.

  23. Boa tarde, Diogo (acho q aí já é quase boa noite, né?)! Essa semana fiquei naquele desalento acompanhando o Antagonista, a Crusoé e, em especial, a sua coluna, c todo o sarcasmo, ironia e doses fatais de realidade! Já que hj parece q o sr está no desalento, vou discordar😬 acho q o sr não disse nenhuma bobagem! como esse país é esquisito, sem lei, avesso a normalidades institucionais, vamos comemorar os (muito) pequenos avanços q temos vez ou outra, p não ficarmos frustrados! Vai melhorar 🙏🤗

    1. Vai melhorar. Inegavelmente já foi pior; não há nenhuma razão de que não continue a melhorar; clara, há soluços; a idade média durou mil anos

  24. quem tem de ser banido do jornalismo são canalhas como Mainardi a explorar as mazelas sociais em seu favor . fez isto com a quadrilha e como perdeu a única fonte para o seu besteirol quer fabricar fatos . faça bom jornalismo imbecil deslumbrado europeizado cínico.

    1. Apesar de seu papo parecer com papo de maluco, o que realmente começa a ficar claro é o grande T que voce tem pelo Diogo.Supera vai rsssssss.

    2. FRANCISQUINHO, Mainardi "explora às mazelas sociais?".De onde vcs tiram essas merdas? "Fez isso com a quadrilha e como perdeu a única fonte para o seu besteirol, quer fabricar fatos." PQP. Vamos melhorar bolsonaristas. O nível está piorando muito. Faça outro comentário FRANCISQUINHO. Enfia a cabeça na privada e dá descarga para acordar os neurônios, e volta aqui. Mor🇧🇷 2022.

    1. 6 tão doido! Moro condenou adversário do Bolso ara a troco de um carguinho.

  25. Crusoé e o Antagonista reavivam esperanças de quem deseja que Moro vença as eleições, e, comprometido totalmente com a honestidade, faça um ministério que honre o compromisso. Em sua esteira, esperamos que eleja deputados e senadores de mesmo ideal. Os bons exemplos nos altos cargos são o condutor do país, muito mais que discursos e planos de governo. E assim as missões institucionias de cada unidade de governo serão exercidas em favor da sociedade e não de gangues.

    1. Chama os milico de volta para cumprir um programa que saia da Universidade e seja Fiscalizado pelo MPF, MPE, Receita Federal, Itamarati, Bnds, Banco Central, Polícia Federal, Magistrados, sacerdotes, pastores é claro as freirinhas de convento, sem vento também serve; pirei

  26. Na verdade nem depois de sua saída da presidência. Um tal de centrão já insinua trazer à tona uma desavergonhada proposta de cargo de senador vitalício. Aqui é Pindorama, não nos esqueçamos. Nossa única ficção é a realidade...

  27. BOLSONARO tem de ser BANIDO do CONVÍVIO SOCIAL! GENOCÍDIO, CRIME CONTRA a HUMANIDADE, RACHADINHAS, CORRUPÇÃO nas VACINAS e MANSÕES para o 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. 6 pirô sô! O Moro fez uma sentença a troco de um carguinho

  28. O "Presipscopata" dissimulado é um mentiroso da pior espécie, onde muitos, infelizmente, ainda acreditam em suas falas idiotas grotescas,

  29. Nada mudará, o Brasil está nas mãos de criminosos, e tanto faz a orientação política que só serve para diferenciar gangues.

    1. Dona Márcia. Coragem! Já foi pior; vai melhorar, ajude, participe

  30. o Brasil é cansativo! Enquanto deveríamos estar discutindo o que fazer com o lixo, novas fontes de energia, mobilidade urbana, reúso da água, limpeza dos oceanos e coisas do tipo, coisas que o mundo civilizado discute, estamos brigando por "emendas parlamentares" e roubando carteiras, enfim, muito cansativo!!!

    1. Verdade, Edmar. Enquanto tivermos que lidar com essa gentalha que tem ocupado Brasília, nunca conseguiremos discutir ações estratégicas para o país.

    2. 350 bilhões em renúncia fiscal e outro tanto de sonegação; não é carteira

    3. Sem contar a inteligência artificial, computação quântica e outras matérias essenciais para a indústria 4.0

    4. Concordo também! Desde a era Collor não fazemos outra coisa senão assistir essa guerra político-ideológica por poder! O Brasil está parado em todas as áreas do conhecimento humano: ciência, tecnologia, cultura, arte, desenvolvimento social, moradia, transporte… é uma coisa execrável o que vem acontecendo no nosso país nos últimos 30 anos!

    5. Concordo contigo. A maioria do Congresso opera em causa própria, os problemas do país sempre ficam em segundo plano.

  31. Nos anos 80 passava na Band Segunda Sem Lei, uns filmes faroeste. O Brasil adotou, o ano sem Lei, a lei é apenas para quem não tem dinheiro para contratar os advogados "amigos" dos homens.

  32. Parabens Diogo, resume, com pouca palavras, a nossa realidade. Vivemos num país sem lei. Bolsonaro é realmente um mito genocida e Lula um ladrão bom e inocente. Sem esperança para este Brasil.

  33. Discordo. Não é estupidez o que disse o VALOR. Mas, entendo que a marcha militante de O Antagonista vai continuar. Lula voltando (para a presidência, e não para a cadeia, infelizmente), certamente vocês vão passar aperto. E grande parte da imprensa vai, sim, dizer que o Sapo tem todo o direito de fazer o que o Mito fez (e pelo qual deve ser punido - com a concordância dessa mesma parte desqualificada da imprensa). Mas, vamos ver no que tudo isso não vai dar. Porque no que vai dar claro está!

    1. LEANDRO ALMEIDA, peço sinceras desculpas, pois "por falta de condições cognitivas..." UM ADENDO: {fiquei muito preocupado com os ... . Como não tenho dinheiro, vou vender minha galinha bordadeira e voltar a fazer análise.} Voltando, a verdade é que eu me perdi na dubiedade do seu comentário. Sua reclamação é bem-vinda.

    2. Paulo, não sei de onde você tirou essas conclusões do meu comentário. Mas, se esse vai ser o perfil de quem vai votar no Moro, qual a diferença da esculhama bolsonarista? Grosseria gratuita contra alguém que você não conhece, a partir da sua falta de condições cognitivas... tem certeza de que você não integra o esgoto bolsopetista?

    3. LEANDRO, 😂😂😂😂😂😂🤣. Sério? Vc, seu imbecil, abre a boca acende a luz, e não tem ninguém em casa. Nossa marcha é contra o SAPO BARBUDO, E CONTRA O PORCO CHAUVINISTA. E o imbecil ainda é dúbio no seu comentário. Vamos ver no que vai dar (uma incógnita). Por que no que vai dar está claro (uma certeza). Lá vai o bordão: " BOLSONARISTA É TÃO BURRINHO". Sãos patéticos. Mor🇧🇷 2022. Seriedade e Respeito

    1. Paulo, joga seu sangue pútrido em mim. Faz como na antológica cena do Clube da Luta, eu te encho de porrada e vc tenta me comover com o seu sangue nojento. Diogo Mainardi foi demitido por mandar o Kakay, petista do caralho tomar no cu. Bolsonaro será demitido pelos eleitores por tomar café com o Kakay. Diogo perdeu dinheiro para manter sua honra. Bolsonaro ofereceu dinheiro para o Kakay, para que ele defendesse a sua desonra. ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE? Mor🇧🇷 2022.

  34. a liberdade do Lula também é uma prova que vivemos num País sem Lei. E a nossa bestialidade pode levá-lo ao poder novamente.

  35. Que a 3A VIA tenha obrigatoriamente estes 2 mandamentos concretizados em sua mente antes de almejar a candidatura. Que o Povo Brasileifo não se arrependa de seus votos.

    1. Que a 3A VIA complete 30 mandamentos em sua tábua em prol do Povo Brasileiro. E que fique , por mérito, 30 anos na cadeira deste Palácio. Por merecimento , por que não?

  36. O primeiro mandamento da tábua de leis de quem senta na cadeira do Palácio do Planalto deveria ser : " Espero que o povo brasileiro não se arrependa dos seus votos. " E o segundo : "Tenho a obrigatoriedade de projetar, desenvolver e concretizar um mínimo de desenvolvimento, ordem e progresso ao país antes do término do mandato." Ao contrário, o que somente observamos e sentimos aqui é, um total desprezo e abandono a este mínimo de compromisso que deveria obrigatoriamente, existir.

    1. Caro Ney, mantenho minha opinião independente dos políticos do momento. Liberdade de expressão é fundamento num país democrático. No mais, seja mais educado, pois parece q o Bolsonaro esta fazendo escola no modo de falar.

    2. Acorda lixo. Quem tem que se "aposentar" é teu mito débil mental.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO