MarioSabino

A fome

15.10.21

Vinte milhões de brasileiros disseram que costumam passar 24 horas ou mais sem ter o que comer. Outros 24,5 milhões não têm certeza como se alimentarão no seu cotidiano. Mais 75 milhões estão com medo de ser vergastados pela fome. O levantamento, cujos resultados foram divulgados nesta semana, é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A situação deve ter piorado, porque os dados são de dezembro de 2020 — antes, portanto, de a inflação iniciar o seu galope.

Nessa escala, fome não é drama pessoal, é tragédia nacional. Mas, à exceção de poucos, estamos insensíveis a ela, assim como nos tornamos — se é que não sempre fomos — insensíveis à corrupção, à criminalidade, à ignorância, à incompetência, à paisagem de devastação das nossas cidades, nas quais o número de favelas dobrou nos últimos dez anos, outro espanto recém-noticiado. E, na nossa insensibilidade, nos deixamos conduzir por gente que, perversamente, aproveita-se da fome de tantos como nós, para fechá-los em currais eleitorais, em troca de comida, e assim perenizar o círculo vicioso. Para essa gente, a fome não é zero e fornece muitos zeros.Um homem com fome não é um homem livre”:  li essa frase de um político americano há alguns anos. Não me lembro do nome do político, mas ela resume como a fome é prisão. Quando se tem fome, mais do que nos dobrarmos sobre o estômago, dobramo-nos ao estômago. É ele o nosso carcereiro. É ele o nosso vaqueiro.

Seria a nossa insensibilidade uma forma de defesa contra a tragédia faminta que nos circunda? Porque a fome nos espreita pelo olhar dos pedintes, pelas aberturas das cabanas instaladas nos canteiros centrais de avenidas, pelo andar dos zumbis que, desistidos de si próprios, vagam pelas ruas com o seu fardo de desesperança, pelo telefonema do parente desempregado, pelo ouvir falar do velho que não chega ao final do mês para dar conta da sua longa inexistência, pelo temor de que sejamos arrancados do meio da pirâmide e também apanhados por ela. Melhor virar o rosto para longe dos que têm fome e igualmente de nós mesmos.

Finjamos, então, que os Severinos são invisíveis. Enganemo-nos que não podemos ser nós, os Severinos. Deixemos os Severinos para o poeta.

E se somos Severinos

iguais em tudo na vida,

morremos de morte igual,

mesma morte severina:

que é a morte de que se morre

de velhice antes dos trinta,

de emboscada antes do vinte,

de fome um pouco por dia.

PS: a editora Topbooks acaba de lançar Me Odeie pelos Motivos Certos, em versão impressa.  Quem quiser adquirir o livro, com desconto, pode clicar no link. Obrigado aos que já compraram e agradeço antecipadamente aos que vierem a comprar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estamos vivendo uma tragédia sob todos os aspectos sem vermos saída para melhoraria a curto prazo e a médio prazo. O cerco da miséria ameaça cada trabalhador. Tudo assusta.

  2. Sabino, seu texto é maravilhoso, tanto na estrutura quanto conteúdo. Infelizmente o Brasil, nosso tema preferencial, consegue ser pior do que ele mesmo.

  3. Nos tornamos pseudo-insensibilizáveis para não termos que agur ao encarar nossos medos; na coréia do norte, fazem de conta que amam a quem mais temem. Aqui, a imprensa não-vendida (embora ameaçada com mordaças e perseguições a anunciantes e patrulhamento de assinantes) ainda tem um rasgo de coragem ao denunciar as origens das mazelas no Estado, o qual tem se valido das redes e cercadinhos para criar um universo a la George Orwell 1984.

  4. Panorama nacional é trágico sob qualquer prisma que se lhe mire. O texto é brilhante. A conclusão, com essa parte do duro poema, é o desenlace perfeito.

  5. Além desse comentário citado abaixo, houve outros que você fez de forma enganosa, usando o meu nick, se não se retratar, você já fica desde já notificado(a) e ciente da minha solicitação ou notificação aqui expressa.

  6. O comentário a ser retratado ou assumido por você é o que foi feito às 18:15 quando disse que vai processar a revista, usando o meu nick, em meio a nossa conversa, tentando ludibriar terceiros.

  7. Desonesto, você apenas vai usar o seu nick e afirmar que foi você quem fez o comentário, dizendo que vai processar a revista usando o meu nick, em uma conversa entre nós, querendo induzir terceiros a erro.

  8. Eu mesmo, desonesto, não tenho a mínima pretensão de processar a revista. As pessoas são livres para fazer o bem ou o mal. Você escolheu fazer o mal, usando o nick alheio. Acostume a ser honesto e venha conversar com o seu próprio nick. Dá menos trabalho, concorda?

  9. Venha com seu Nick, aqui desonesto. Esclareça o que você realmente pensa e não fique confundindo as pessoas com nick alheio. Tenha coragem.

  10. Vou processar a Revista crusoé também! Inadmissível a Revista deixar que os assinantes copiem o nick de outro, isso é Uma ver-gonha! Ou a Revista quer mesmo é ver " o Circo pegando fogo"? Inadmissível. NEM sempre o que é permitido é moralmente aceito. A Revista não tem moral então. Revista desonesta.

  11. Desculpe .. . Todos aqui podem USAR o "nick" alheio porque o site ASSIM o permite, e com essa permissão incentiva " brincadeiras"... FOI Mal ☹️, não sei brincar, sou muito amargurado😔.

  12. Me deparando com esse quadro, só podemos concluir que o Brasil já era. Falta pouco, muito pouco para nos igualarmos à Venezuela ou África. Triste fim. Pensei que veria um país melhor. Acho que nem meus netos terão esse prazer.

  13. PiT Bulls "lambedores" do site, e dos articulistas, atacando quem discorda....liberdade de opinião aqui não 🙄....só vale comentar SE concordar e admirar.

    1. Vão me processar e me prender por ter tirado onda com sua cara é😂😂😂😂. Phuta cara otário. Chamar de otário também é crime? 😱

    2. PGR???😂😂😂😂😂😂 LENDO esse monte de mherda e vão Fazer o quê? Vc é ridículo😂😂😂😂😂😂

    3. Vc é demente 😂😂😂 ou SE Faz de? Pqp que pessoa doida chê

    4. Sabe o que está acontecendo aqui? Você achou um que vai até o fim defendendo a convicção. Minha finalidade aqui é te desmascarar por ter agido desonestamente e fechar as provas contra você. Elas vão ficar aí gravadas, quem sabem podem ser usadas oportunamente.

    5. Tô falando isso, não é para te ameaçar, mas sim para te abrir os olhos. Comentários são gravados e identificáveis, como você mesmo(a) disse. Então procure agir honestamente, com urgência. Faz bem para o corpo, mente e coração.

    6. A notícia saiu em 07/08/2020, quando o PGR ventilou examinar os comentários da Crusoé. Por isso eu te recomendo um terapeuta mesmo, com urgência.

    7. Sério, cara. Procure você urgentemente um terapeuta para te abrir os olhos

    8. Sério cara, procure ajuda terapêutica. 🙏👍🌼

    9. E como você mesmo ou mesma disse, tudo fica gravado, tudo forma prova contra quem publica na internet. Por trás de um anonimato, sempre há uma pessoa identificável. Só para refrescar a sua memória, há pouco tempo o PGR queria fazer uma varredura nos comentários da Crusoé, lembra? Se você raciocinar bem, agiria de forma diferente daqui para frente.

    10. Desonesto (a), tudo que você disse eu sei. Sou assinante do Antagonista + e da Crusoé. Você agiu desonestamente ao tentar ludibriar as pessoas quando usou meu nick estrategicamente para fechar a conversa como se fosse eu. Insisto no fechamento da conversa de forma honesta, justamente por isso, por não ter sido eu ter feito aqueles comentários específicos. Diferentemente de você, sou transparente e luto pela honestidade, meu nick é meu primeiro nome e não tenho nada a esconder.

    11. Vamos lá cariño, vc é assinante? Da crusoé? Funciona ASSIM: eu não consigo apagar o que postei, NEM mesmo editar ou excluir ok, como no Antagonista. SE eu pudesse eu faria. Mas de vc for um pouquinho nerd, saberá que ELES tem contrôle dos nicks x conta de assinante real, e tem ip também! no Antagonista, mesmo comentando sem ser assinante, tem que SE cadastrar com Nome e cpf! Ou seja, não SE preocupe. E eu sou "irmã" ok? Sou mulher😉. Eu não sou desonesta! Fica em Paz🌼👍

    12. Desonesto, para fechar a conversa você deveria se retratar na debaixo, lá você usou meu nick dizendo vai processar a revista etc. Não fui eu quem disse aquilo, desonesto. Vai lá, irmão. Tenha coragem. Faça a coisa certa sempre.

    13. Pois é, eu fiquei aqui de birra também por causa de um chato e desonesto igual a você e se precisar vou ficar bem mais tempo. Também defendo Moro 2.022.

    14. Petéba? Jamais! Bolsomínion? Nunca! Juiz Sérgio Moro & Lavajato? SEMPRE! DesonestA ? Desconheço essa atitude. FOI só brincadeira, descontração, domingo chato, ASSIM como você, fiquei aqui de birra e brincadeira! FICA EM PAZ🙏

    15. Opa. Melhorou, hein? Tranquilo. Respeito a sua opinião. Você pode discordar sempre que quiser. Se quiser, podemoe trocar uma ideia por aqui. Um DEBATE. Já tivemos um progresso você apareceu com o seu próprio nick. Vai te dar bem menos trabalho.

    16. EDMAR! Pelo amor de Deus! FOI vc quem veio me perseguir por postar um comentário que vc não gostou, depois começou a provocação dizendo que não concordar era simplesmente "impor" minha opinião! Vc não me perseguiu para impor a sua? Você ficou phuto com a brincadeira do nick, mas SE a Revista crusoé ASSIM permite, é simplesmente porque QUEREM ver o " Circo pegando fogo", evidente! SE não fosse " moralmente aceito" como vc SE referiu, não colocariam lá a opção de criar ou copiar um nick pô! Calma!

    17. Pelo seu discurso ali, desonesto, você parece ser da esquerda revoltada contra o capitalismo opressor. Provavelmente eleitor do PT, Psol ou algo similar.

    18. Dá trabalho ficar trocando de nick toda hora para enganar, não é? Cansa, não é? Mas vou te dar outra chance. O que você defende?

    19. Desonesto é desonesto mesmo. Hehe. Não tem coragem de debater ideias. Correu. kkkk

    20. Cansei de você, desonesto ( a ). Vou jantar meu camarãozinho ao molho de champagne e caviar no La Tambouille, e dar as sobras para um miserável pedinte de semáforo, quando voltar em meu Mercedes para minha luxuosa cobertura duplex nos jardins. Estou muito preocupado com a fome e a miséria dos cidadãos Brasileiros,mas estou muito muito preocupado mesmo.

    21. Isso, pessoa desonesta eu vou te processar! espere e verá. Você não sabe com quem está falando! Pare de enganar os outros fingindo ser eu, o verdadeira dono do nick EDMAR. Chega! Pare imediatamente! Estou avisando, vou te processar por copiar meu nick!

    22. Eu sou o EDMAR, a única pessoa do bem que escreve nesse site!. Os outros tem desvio de caráter, mas eu não! Minha perseguição é do bem! Minha irritação profunda é do bem. Sou uma pessoa calma, equilibrada, somente atuo de maneira moralmente aceita! Sou perfeito e correto, uma pessoa do bem.

    23. Nem sempre o que é permitido é moralmente aceito. A sua maneira de agir e comentar te denuncia, meu caro. Você tem desvio de caráter. É pessoa do mal.

    24. Desculpem + Uma vez! Estou descontrolado hoje, e pensando pouco....o site NOS permite USAR qualquer Nick aqui na Crusoé. Acho isso muito errado, e vou reclamar por E-mail, agora mesmo com o Sr. Diogo Mainardi e com o Sr. Mário Sabino. Estou indignado! Isso está errado! Estou muito revoltado!

    25. Isso. Copia o link alheio mesmo e confunda as pessoas. Assim é o seu modus operandi. É de pessoas assim que estamos enojados.

    26. Comentar simplesmente é "impor a opinião"!!!!!! Só eu posso comentar, só eu tenho opinião formada, só eu julgo-me no direito de postar um comentário e não admito outra pessoa pensando de maneira distinta... Sou um egocêntrico, admito!

    27. Porque eu persigo os assinantes, e imponho minha opinião quando não concordo😉.

    28. Você pode discordar sim, só não pode impor a sua opinião a todos.

  14. O que vc disse é verdade, exceto que o texto é hipócrita. Só acrescentaria que o legado do cachaceiro populista atualmente é incrementado pelo Sociopata populista, que tem feito papel de Hadad.

  15. A fome endêmica no Brasil é estrutural e seus Determinantes Sociais se acirram e a recrudescem nas ciclucas crises conjunturais econômicas da globalização/ mundialização financeira. Vide UFRNET/BCZM: A Determinação Social da Fome Endêmica e Desnutrição no Brasil. UFRN, 1988.

  16. Texto primoroso! Triste, mas um dos mais belos escritos por você Mário! De uma sensibilidade poética que não sobrepuja a dramática realidade de injustiças e desumanidade que historicamente nos assola! Parabéns pela forma e conteúdo da discussão.

  17. Tenho observado o crescimento da miséria e da fome, neste país que afunda em areia movediça! A insensibilidade cresce, mas existe esperança na solidariedade! Precisamos acordar e gritar!

  18. Ainda não consegui comprar seu livro - internet . Só dou alimento para quem está 20 % abaixo do peso ideal ! Não p essas senhoras de 90 e mais kg nas filas para pegar sestas básicas . Se cada um desses doadores de alimentos -de dentro de seus carros para os pedintes nas esquinas - acompanhasse 2 pessoas em sua formação e estudo - aí sem o Brasil estaria melhor !,

  19. Esse comentário mal escrito logo abaixo é de uma estupidez cavalar (desculpem-me os cavalos). O indivíduo, antes de escrever uma idiotice desse tamanho, deveria, pelo menos, certificar-se com a revista, do motivo de seu nome ser mostrado por inteiro. Mas pelo conteúdo da imbecilidade escrita, já judtificou-se. É um adepto do maior ladrão que a Humanidade já conheceu: Luís Inácio. Não inventado por mim, esse conceito, mas basta ur conferir no Google. Tenha paciência, Mário. Esses infelizesexistem

    1. Você tem certeza que leu o mesmo texto. Leia de novo.

    2. você não entendeu a sátira. a pesquisa foi fabricada como a que diz que Lula está com 48 por cento. se desarme...

  20. tenha paciência... que pesquisa é essa? Entrevistaram 125.000.000 milhões de brasileiros. Ou foram numa praça pegaram 100 pessoas e extrapolaram os números. Lula vai ganhar no primeiro turno!!!

    1. quando o comentário não agrada a revista vocês colocam o nome e sobrenome para intimidar o comentarista ou é só coincidência?

    2. vocês estão apelando mais que a Globo e CNN. TENHA PACIÊNCIA...

  21. Alguém mencionou a tristeza de o celeiro do mundo ter virado uma Biafra… a dor da fome de comida, que castiga e dói mais fundo, deixa o brasileiro preso num calvário de culpa e revolta pela entrega do poder de bem governar a gente tão rústica e despreparada, mentirosa e despreparada…

  22. Cheguei no Brasil em 1956 procedente da Espanha, onde na minha infância, no decorrer dos anos 40, mesmo não querendo me vitimizar, já que era um privilegiado por meu pai ser comerciante de fertilizantes e cereais, vi o que é insegurança alimentar, necessidade e fome real, numa sociedade saída de três anos de guerra civil. Por isso, é inconcebível para mim estar assistindo ao inédito fenómeno da fome em escala nacional neste meu idealizado celeiro mundial transformado numa Biafra tupiniquim.

  23. A fome não pode esperar as coisas melhorarem. Esse é o desespero. Acabou de chegar o seu livro. Já comecei a ler. Obrigada pelos seus escritos. Desejo todo sucesso!

  24. Mário,você sabe como mexer com nossas entranhas.Venha ao NE em tempo de eleição e verá como os políticos adoram nossa miséria.O Filho do Brasil ( Lula) deita e rola na ignorância e nos estômagos vazios.

  25. Tempos atrás numa outra vida, ao parar no semáforo e ser interpelado por um morador de rua, nunca abaixava o vidro, pelo ar-condicionado e pelo medo da PESSOA levar o meu relógio caro, ou o celular de última geração. Nessa nova vida q levo, depois de desfazer de todas às coisas q me aprisionavam, ñ subo mais o vidro do carro e ñ fecho os olhos para a miséria que me cerca, já que moro num bairro de pessoas pobres. Levo garrafas d'água e biscoitos, para distribuir nos semáforos. Hj sou livre.

    1. ... A situação de calamidade de todas as pessoas sem acesso a benesses é simplesmente dilacerante. ... Não consigo ler sem me comover.

  26. Para chegarmos a esses números houve um esforço redobrado de petistas, centrão e bolsonaristas. Nosso congresso trabalha noite e dia para ampliar esses números. É o caminho mais seguro para se reelegerem.

  27. Morte e Vida Severina nunca esteve tão atual. Andamos pelas ruas com os olhos nos céus pois se os abaixarmos a vida dura, cruel, ignóbil nos dá na cara. Os rostos cretados, os olhos embaçados, sem vida, nos encaram sem mais nada a mostrar. É assim que hoje vejo nossos irmãos pela rua.

  28. Brasil é um país fadado a ter fome eterna. Aqueles que têm fome do poder, aqueles que têm fome de prestígio, aqueles que têm fome de manter os privilégios e os que têm a fome real, comida. Absurdamente, um se alimenta do outro.

  29. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  30. Somos uma sociedade cansada fisicamente e esgotada emocionalmente. Viver no Brasil é matar um leão por dia. Não acredito que somos insensíveis. Somos descrentes. Brasília continua lá, da pior maneira possível. Por mais que nos esforcemos, nada muda!

  31. Belo texto, pleno de sensibilidade! Desesperador morar em um país tão rico e tão pobre ao mesmo tempo. Somos previlegiados até por poder ler o seu texto.

  32. Até agora apenas 4 comentários sobre essa excelente matéria (se fosse política já teriam uns 40...), ou seja, deu nó na garganta mesmo, mas continuamos virando a cara ... Obrigado Mário

    1. Mario escreveu em O Antagonista sobre o tema duas vezes. ... Tenho lido os dados de Institutos de Pesquisas - até do IBGE - sobre esses assuntos mórbidos, mas que são retratos de nossa Realidade. ...

  33. Tantas situações esdrúxulas acontecem em Brasília que são difíceis de acreditar que não se possa delimitar, de maneira racional custos realmente relevantes. Ficar quantificando valores emergências e desembolsar bilhões em fundo eleitorais para políticos que nada contribuem para o país sair dessas situações, é fazer a miséria pegar seus trapos e enxugar gelo, sem nenhuma perspectiva de que quando o gelo acabar, haverá uma fábrica de gelo para ele trabalhar.

  34. Texto p dar nó na garganta. Tomara q muitas pessoas leiam e q fiquem sensibilizadas. Confesso q antes ficava incomodada qdo me pediam dinheiro, hj fico incomodada qdo ñ tenho nada p ajudar e fico pensando se alguém vai... É doloroso saber q esses números são tão altos e + doloroso ainda ver q qm realmente pode fazer a dfrç na vida das pessoas está preocupado somente c + poder e + dinheiro. "Parabéns" pela sensibilidade de tocar nessa ferida, olhemos p qm está sofrendo tanto e tão perto de nós.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO