DiogoMainardina ilha do desespero

Janela com vista

01.10.21

A janela é a melhor coisa que eu tenho. Uma janela, em particular. Uma janela gótica, com vista para o Canal Grande. Canaletto pintou minha janela inúmeras vezes, do lado de fora, mas nunca pintou de dentro. Henry James viu minha janela de dentro. Ele morreu, e a janela continua aqui. Eu vou morrer, e ela vai continuar aqui, com outra pessoa em meu lugar.

Nas primeiras semanas da epidemia, comecei a publicar no Twitter fotografias de minha janela. Era uma ode à quarentena. Devo dizer que, nesse ponto, levo uma vantagem sobre o resto da humanidade. Vivo em quarentena há 40 anos. Nunca saio de casa. E, dentro de casa, ocupo aproximadamente 40 metros quadrados. A quarentena apenas legitimou o que eu já sabia: permanecer enfurnado no próprio cativeiro é sempre a melhor escolha. O lockdown decretado pelo governo italiano para restringir o contágio só teve o efeito de corroborar meu isolamento patológico e de criar um álibi sanitário para a clausura. Em 1979, ouvi um toque de recolher interior e jamais o desrespeitei. E jamais o farei.

O enquadramento das fotografias da minha janela é eternamente igual. O ponto de vista é o da janela, e a principal qualidade dela é sua imutabilidade. Ela está aqui há 600 anos. O horário também se repete: o entardecer. O entardecer, que já é naturalmente cafona, atinge uma cafonice transcendental da minha janela. Está mais para calendário ou cartão-postal, com sua beleza imaculada, do que para Turner.

Um exemplo:

Diogo Mainardi

Minha janela, descortinando 600 anos de conhecimento no combate às epidemias, resiste ao obscurantismo de gente como Jair Bolsonaro, Luciano Hang e Nise Yamaguchi, que sabotaram a quarentena e mandaram os brasileiros para o matadouro. A vista ofende os imbecis e é ofendida por eles, que a veem como um insulto à minha pátria bananeira ou como um exibicionismo de riqueza. De fato, eu insulto os monstros da minha pátria bananeira, que contaminam meu expediente, e esfrego-lhes na cara algo melhor e mais rico do que eles – e que nunca serão capazes de compreender. Minha janela mostra a beleza sacrossanta do Canal Grande, mas mostra também a feiura profana desses dementes. Eles vão morrer. A minha janela vai continuar aqui.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não sei se o Diogo sequer lê os comentários, aqui postos, ou ficando olhando pela janela. Se não lê, não adianta nada escrever aqui. Poderia comentar um resumo do que foi escrito, refutar ou aplaudir algum argumento, aleatório que fosse. Locupleta-se com o que escreve ?

  2. " Ponto Cego " Uma lei ( 1998 ) do FHC complemntada por um Dec. elabor p/ Gilmar infrigiram regras de licitações e facilitou o " Domínio " dos contratos da Petrobrás pelo " Clube dos Empreeitiros " daí o gigantísmo da corrupção. No STF Gilmar , figura dominante , interfere e persegue quem decide contra os interesses de tal Clube. Uma série de ações " suspeitas " em benefício de grandes ladrões encontram-se no currículo do Gilmar. É só olhar...

  3. Em sua clausura no espaço de 40 m2, em que a crônica do poente se repete há 600 anos, lembrei John Lennon, que, também no claustro, escreveu: “estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo”.

  4. Olhando a janela de fora para dentro, acho que vi um retratinho do Moro. Posso estar enganado, é claro. Da minha mãe, tenho certeza que não era. De qq forma já está melhorando ... rs

  5. A vista de sua janela é mesmo fantástica mas pra gente que não pode vê-la ao vivo, melhor que ela é a sua visão sobre ela. Que ela seja tão infinita quanto a finitude dos aloprados que nos assombram.

  6. Pausa ! Esquecer os conflitos e lembrar que somos humanos. Apreciar o que é belo e e faz bem à alma jamais será cafona. Obrigada pela foto.

  7. Que bom que tenhas uma janela com bons olhos. Agente aqui tem uma terra onde canta os sabiás.Coitados. Há muitos anos os cantos deles estão desafinados. Não é por menos, as palmeiras abrigo deles com o passar do tempo, vem secando. Mal cuidadas os roedores roem as suas raízes.Mentira, quando dizem que Deus é brasileiro.

  8. Ah Diogo Mainardi como vc é ótimo! Necessário. Seu olhar maravilhoso, sem papas na língua, só não é aceito por aqueles que vivem anos luz distantes da realidade do além do próprio umbigo. Sou muito grata a vc por ampliar esses seus olhares e dividi-los conosco. Sim, seu corpo um dia morrerá, mas seus olhares e sua janela continuarão registrados nas suas crônicas, textos e matérias. Sempre atento, lúcido e orgânico. Muito obrigada. Valéria Raucci

  9. Algum MUAR mais fanático, tipo o PAULO gay-confesso, sabe me informar se ONTEM 02/10, teve manifestação da esquerdalha contra o MITO? __ É que ninguém está falando nada, há um silêncio sepulcral, .... muito estranho, ....

  10. Não aguento mais bolsonaro, nem as bananices do Brasil, estou meio que petrificada, sabe!? nem consigo ler nem ouvir notícias, só espero a 3ª Via, e minha Esperança é que Moro se candidate, aí acredito que possa mudar aos poucos. Sua vista e sua janela é LINDA!

    1. Estou igual, numa fobia de brasil, bolsonaro e toda essa sujeirada que cada vez mais se consolida no país. Não tem Moro nem ninguém que conserte isso daqui, o povo já está corrompido, e as próximas gerações eu ainda não entendo muito bem o que eles querem, pq as histórias se repetem. Muito triste. Pra continuar no brasil só sendo alienads pra talvez ter um pouco de sanidade. Contando os dias por minha Cidadania italiana e quem sabe achar uma janela por lá para contemplar algum tipo de dignidade.

  11. ficasse revoltado e dai quem paga o pato em quem não esta deixando esses jornalistas que sempre viveram de mamata de aumentar seu faturamento ai pronto juntou-se com os outros todos até mesmo com quem denunciou a esperteza

  12. Você pelo visto nunca vai melhorar principalmente depois que seus companheiros jornalistas investigativos descobriram que o Governo de São Paulo havia transferido verbas da saúde do Estado para a publicidade do Estado em plena pandemia, como sempre uma maneira que os políticos sempre encontram com anuência dos Tribunais de Faz de Contas existentes no Brasil. Os concorrentes jogaram na rua o que estava ainda no nascedouro que o famoso Mammata Connection, dando tempo suficiente para que o escriba

  13. Com a quarentena "forçada" também descobri o prazer de não ter que atender a diversos compromissos que acabavam por estressar e não percebia. Musculação, hidroginástica, encontros diversos, tudo passou de não ser possível para não ser desejado!

  14. Caro Diogo, permita-me discordar. Nada pior que quarentena e isolamento. Somos animais sociais, precisamos interagir com os outros. Muito triste sua prisão dourada na linda Veneza, aliás bem retratada nessa foto sem graça do Canal Grande, o qual observei de diversos ângulos das janelas e do restaurante do Hotel Bauer situados na beira do canal e que possui uma beleza estonteante!!! Definitivamente, hoje em dia Veneza não combina com sua tristeza.

    1. Permita-me também sugerir uma releitura da obra de Aristóteles “Ética à Nicômaco” , especialmente os Livros I e X, pois segundo o autor, “a felicidade é a finalidade última do ser humano”. Portanto, meu caro, não condicione sua felicidade à pátria amada Brasil que nem sempre corresponde ao nosso amor!!

  15. Desnudar nossa republiqueta bananeira enlameada pela corrupção com esta vista, me faz te admirar ainda mais! Amo a lucidez da sua quarentena voluntária.

    1. Que lucidez, juenta? Isso é insanidade. DiogoMaisMerd ,,, precisa se deleitar com seu próprio veneno e morrerá de ódio doentio. Uma besta,

  16. Belo texto e excelente visual. Realmente a extrema "direita" da nossa Republiqueta Banania não admite que brasileiros bem sucedidos escolham viver fora do país, deve ser inveja claro, elas preferiam que vc estivesse por aqui, de preferência no RJ, e tendo que conviver com nossas mazelas sociais e apoiando algum "líder" canalha que não consegue resolver nenhunzinho de nossos eternos problemas.

  17. Que massa, Diogo, Henry James já foi proprietário do seu apartamento? Quanto à descrição da sua vista ao pôr-do-sol ser cafona, eu discordo: sua foto se parece deveras com o mais bonito quadro de Turner, a meu ver! Dei aqui boas risadas com sua quarentena de 40 anos, kkk! Continue assim: ácido, inteligente, querido... 😉

  18. Obrigada pela foto e pelo texto, que reavivaram o amor que sinto pela belíssima Itália. Os bolsopetistas jamais entenderão beleza, amizade, gratidão, conhecimento. São ignorantes irremediáveis.

    1. O RobôNyco está sempre de plantão. Não gosta de civilização.

  19. Acho que melhor que sua janela seria uma boa psicoterapia !!!! Vem pra cá com a gente e se deleite com as belas vistas das janelas da Rocinha, Vidigal....... Ou ao invés de se deleitar com a visão do Grande Canal vá pra Cuba, Caracas, Pequim ...ou que tal um passeio pela Coreia do Norte ? ....bela prosopopeia , mas vc já era!!! "Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são" Abraços aos amigos Venezianos de sua janela !!!

    1. A tríade “Cuba-Venezuela-Coreia do Norte”, já esta demodê, Pedro! Esforce-se mais um pouquinho para tentar desmoralizar quem, com tamanha gentileza, se ocupa em desnudar a política corrupta do Brasil tendo uma vista tão maravilhosa para apreciar todos os dias. Obs: vc tem a incrível oportunidade de ler uma revista de extrema qualidade. Aproveite!

    2. Pedro, sua inveja pelo fato de o Diogo morar na belíssima e legendária Veneza é indisfarçável e patética! Não adianta mascarar a crítica acusando-o de falta de patriotismo...

    3. ....é isso aí Gilson macaquinho....continue comendo bananas e menosprezando sua pátria e seu povo !!!.....vai pra veneziana

    4. Diogo, comentários banano-idiotas como esse ai' , so' endossam o teor do seu ótimo texto e ajudam a explicar o atraso perene do Brasil, e a expor a mediocridade indigente desse tipo de gente.Com rima e tudo!

    1. Parabéns Diogo pelo texto e a reflexão sempre cáustica

  20. ATENÇÃO TODOS OS MUARES! __ Já está rolando a nova enquete OUT/21 para PR 2022. Corram todos lá e votem. Situação de momento, computados 262,038 votos: BOLDONARO: 44%. __ EX-DETENTO e Maior Ladrão da História da Humanidade: 23%. __ LUCIANO HANG: 20%. __ CÂNCROCIRO: 8%. __ MORO ISCARIOTES: 2%. __ MICHEL "LOURES" TEMER: 1%. __ DATENA: 1%. __ CB DACIOLO: 1% __ MARINA "ET" SILVA: 0%. __ GERALDO "SANTO" ALCKMIN: desmesurados, 0%. __ MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo. ___ Zurros?

    1. BOLDONARO? ... kkk! ... Digo: Bolsonaro, Mito, Lenda, Lumberjack, ...

  21. Gostei. Todos temos as nossas "janelas". Algumas dão para o nada. Outras para a escuridão. Outros para a claridade resplandescente do deus Sol. Algumas embasadas. Espero que a minha seja a da consciência, para o Amor, para a solidariedade... por mais singela que seja.

  22. Que vista maravilhosa vc tem Diogo ! Conheci Veneza e fiquei deslumbrada qdo desci na estação de trem e me deparei com o Canal Grande . Jamais imaginei que a água pudesse estar tão perto do desembarque dos passageiros. É ver para crer !

  23. Parece que tua sacrossanta janela sòmente vislumbra o Canal Grande . Admirava o crítico Mainardi combatente eloquente da corrupção e do PT , das antas, será que o senhor um homem culto, inteligente e sagaz não imagina o que será um retorno do PT ao poder? Será que a beleza do Canal Grande obnubilou vossa mente? Venha viver o dia a dia na tua Pátria quando então, estou certo, prestará um tributo às pessoas e indivíduos que tanto critica...o senhor pouco se importa com o Brasil e sua problemática

    1. E onde você viu o Mainardi deixar de se indignar com o PT e lavar sua reputação? Querer derrubar o atual presidente não tem nada a ver com querer a volta do PT, muito pelo contrário, basta ver a própria postura do PT quanto ao impeachment.

  24. Adoraria viver enclausurada nessa janela! Fugindo para sempre da mediocridade, do mar de lama que cobriu o Brasil. Entendo perfeitamente seu retiro na beleza e invejo !

    1. Diante da beleza deste texto, vc só consegue destilar odio, globolixo?

  25. Diogo, espero que a beleza da sua janela te conforte um pouco por essa nova perda (mais uma!), que ela traga um pouco de alegria a você. Sou sua fã e amo a sua coluna desde sempre

  26. Em 79, os militares abriu a janela para os políticos anistiados comunistas, terroristas e assassinos, a mentira bem contada, tornou-se verdade, agora o estado aparelhado pelo multipartadarismo político, criado pela maldita CF 88, abriu outra janela da corrupção, da impunidade, da inversão de valores, do patrimonialismo, todos os dias milhões de brasileiros ficam com as janelas fechadas da prosperidade, da nacionalidade, mas a da pobreza da ignorância ficou escancarada num círculo vicioso.

    1. Inês, apoio em gênero, número e grau. Estou contigo, com Mainardi e Sergio Moro.

    2. Sua opinião é tão radicalmente autoritária e indica que não há janela capaz de te ajudar a ampliar o repertório cultural, político ou conceitual. Liberal de verdade é democrata e não fica elogiando ditaduras.

  27. Atenção Diogo MaisNada y sus MUARES doutrinados! __ Está faltando comida e combustível no Reino Unido, a 5ª maior economia do mundo. Pergunto: Já podemos culpar o MITO ou ainda é cedo? __ Avisa aí, tá legal?

    1. Também sou assinante- fundadora dessa revista, grande coisa! E é por isso também que sei que os donos dessa revista continuam lutando exatamente pelas mesmas causas, sem mudar um milímetro, nem fugir da coerência! Eu também votei no asno corrupto, acreditando que, apesar de tudo, o tapado fosse honesto. Não era! Traiu a direita e só o gado bolsominion é que é incapaz de enxergar isso. Acorda, Nyco! Para de passar vergonha pra defender aquele traidor! Ah, e "vadia" é senhora, sua mãe!!!!!!

    2. Calaaada, vadia! __ Eu sou assinante fundador desta revista, desde os velhos tempos de combate ao ex-detento cachaceiro, todos éramos hermanados na mesma causa. Qdo o MITO ganhou e cortou verbas milionárias dos meios de comunicação, aí tudo mudou, e como este folhetim é puxadinho da globo-lixo, ficamos em lados opostos. Da pujança, até se tornar um folhetim de esquerda, prestes a fechar as portas, garimpando assinaturas. Como não tenho problemas financeiros, pago pra ver a Gran Finale.

    3. Depois de ler esse comentário - mais um - tão grosseiro do Nyco, eu me perguntei: - Por que o Diogo não expulsa esse cara da revista? Aí, entendi: o Nyco, como todo bovino, é desprovido de educação básica e raciocínio, então, ele esbraveja e muge por aqui, mas não percebe que paga a assinatura, contribuindo pra saúde financeira da revista! Então, continua aí, mesmo bufando e arrastando os cascos no chão todas as sextas-feiras, kkkk! O Diogo agradece!

    4. PeNyco, o que está faltando é massa encefálica em sua cabeça. E a culpa é do seu mito e dono!

    5. Niko seria bom vc pensar se quer continuar a ser idiota ou prefere começar a pensar? Suponho que tenha neurónios

    6. Quanta ignorância! Chamar um machista chifrudo, conservador na terceira família, cristão que prega o ódio e além de tudo, completamente despreparado para o cargo de mito. ? Que absurdo.

    7. O problema do Reino Unido é outro. Vc se esqueceu do brexit? E suas consequências?

  28. Isso mesmo Diogo, não deixe que Bolsonaros e Lulas destruam o que você tem de melhor: sua criatividade. Eles não podem nos adoecer. Somos mais!

  29. Diogo, te conheci na Veja, te segui no Manhattan Connection e assinei O Antagonista assim que ele foi criado. Tenho todos os seus livros. Penso exatamente como você. Nas minhas muitas décadas de vida só vi duas políticas alterarem o cotidiano dessa tristeza chamada Brasil: o Plano Real e a Lava-Jato. No dia em que Moro se demitiu ficou clara a estratégia do Centrão, baixo clero, corruptos e similares para acabar com a única coisa que poderia ter mudado a mentalidade do brasileiro.

  30. eu aqui da Republica das Bananas , moro em um gueto de muito verde ,da minha janela vejo o campi nho de futebol dos meus netos e a 400 metros estou no mar .O q me entristece é a ignorância q faz morada no cérebro de alguns q aqui vivem e nos desgovernam , triste , mas amo estar aqui apesar de tudo ñ perco esperança, sonho q iremos melhorar ...

  31. Diogo, voce me emocionou com a perfeita descrição como sua vista ofende os imbecis. Eles se sentem ofendidos pela sua simples existência enquanto nós, seus fãs te aplaudimos.

  32. Texto emocionante Diogo, de verdade. Você me emociona, desde aquelas últimas páginas de Veja que eu assinava por causa delas. Sua janela é uma dádiva suprema da natureza, cada dia, cada hora o céu se encarrega de mudá-la. É a recompensa de tantos horrores que se passa na sua tela de computador. Obrigada e vida longa pra gte curtir seu talento sua alma.

  33. Mainardi, te conheci na Veja e te acompanhei no Manhattan Connection. Adorei o episódio do Eike Batista. Concordo com tudo que vc comenta, ao contrário dos ignorantes cabeça fechada e espero te ler por muitos e muitos anos. Sou uma Antagonista de DNA confirmado.

    1. Estou com você Maria. Amo ler o Mainardi,e adorava o Manhatan

  34. Permanecer enfurnado no próprio cativeiro é sempre a melhor escolha , quando se tem um rico interior, com janelas tão possíveis , que é capaz de escolher uma para apreciar o por do sol .Vc tem uma, gótica . Enquanto a quiser. Amo Veneza, com seus sons, cores ,maresia e fantasia ... que através dos séculos encanta quem tem sabedoria para encantar-se .Pois aos vermes interessa o mofo, a podridão ,cheiro fétido que dele fazem parte, perdidos que estão e estarão no esgoto que a história os reserva!

  35. Diogo Sou seu admirador e leitor desde Veja Qdo aprendi a ler a revista de trás para frente Nem sempre concordo com o que vc escreve Vc nao está na Clausura Vc conquistou sua liberdade da sua janela Só espero que vc tome os bons vinhos italianos com a visão do seu paraíso

  36. Que m...... porque não falas sobre a Suprema Corte, Senadores, principalmente. Comissão de Inquérito? Precisa um dono da Havan para dizer dos privilégios de nosso poder público do alto escalão? Te admirava muito, tenho vontade de te dizer: VÁ LAMBER SABÃO, ou ainda VÁ CACHIMBAR FORMIGA, como dizia quando era criança.

    1. Poxa, Diogo, por que você não coloca a culpa de tudo o que acontece na já extensa lista de desafetos do Mito: STF, governadores, ex-aliados, esquerda, China, Macron, Biden, OMS, vacinas, ANVISA, etc.? São tantas opções! Recentemente, até Deus entrou na lista pra justificar a crise hídrica e energética... Que falta de criatividade nas críticas, Diogo? (contém ironia). 😂😂😂😂

    2. Abra uma nova janela! Semore é tempo pra evoluir! Discurso de ódio só retorna pra ti...misericórdia!

    3. @José S ,não entendessem nada do que leu. Tão pobre de espírito, inculto e possuidor de uma janela ainda mais miserável que dá pena. Até para ofender é patético‼️

  37. LISTEN TO ME, todos os MUARES! __ Encerrada a enquete para PR. 2022 ref. SET/21. Eis o resultado: MITO: Humilhantes 1.058,493 votos. EX-DETENTO Alcoólatra e Maior Ladrão da História da Humanidade: 388,286 votos. MORO Iscariotes: 297,411 votos. CÂNCROCIRO: 214,136. CB-DACIOLO: 160,234. DATENA: 93,774. WEINTRAUB: 88,839. MOURÃO: 49,521. MARINA "FUJONA' SILVA: 39,556. AGRIPINO: Borbotoantes 13,490 votos. __ Votantes: 2.403,740. __ MITO 2022 já no 1º turno, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

    1. Meu bem, sua pesquisa vale zero. Primeiro, porque foi feita dentro de um nicho, demonstrando um viés indubitavelmente bolsominion. Segundo, porque nem contemplou os verdadeiros candidatos em potencial da terceira via: Eduardo Leite, Mandetta, Alessandro Vieira, além do Moro, é claro!

  38. " Moro tem que ser Presidente ". " THINK " como chegar lá ? " Máquinas trabalham , pessoas pensam "... ( IBM ? ). Economia moderna e empregos ( eu falaria com o Sen.. Orivisto - Positivo )." Não existe ideologia quando se trata de tecnologia " Xiaoping aconselhava a não discutir política. Idealizou o projeto que modernizou a China. MORO , um projeto , um jornalista capaz e divulgação. Solução é a solução ?

  39. Graças ao bom Deus, vivo livre nas minhas janelas, nas minhas portas, no meu quintal, na minha rua, no meu bairro, nos barzinhos dos aposentados jogando dominó e tomando geladas, nos churrascos de final de semana com parentes, amigos e mais geladas e até mesmo uma pinguinha mineira "uai". __ Portanto, tenho pena do MaisNada, um prisioneiro nessa lagoa pútrida da venérea Veneza. __ MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o Comunismo, o Globalismo, o Politicamente Incorreto e Nova Desordem Mundial.

    1. PNyco artefato utilizado para receber merda , e a única coisa que vc merece junto com o seu mito.

    2. Sugiro a você começar a ver o endereço de Bangú 1, que é o lugar que seu Mito vai descansar por uns 15 - 20 anos. Mas não precisa visita-ló sempre não. Ele vai estar em família: 01, 02, 03 e até o 04... sabe como é família unida. Um abração !!!

    3. Nyco: Texto ruim. Português péssimo. Educação nenhuma. Iludido apedeuta.

    4. CALAAADA, vadia! Vai arranjar um emprego, sua inútil. Putz,.. esqueci que essa gente tem alergia ao trabalho.

    5. NycoBocó, o Capetão é o bastião da Corrupção e da Ignorância! Não à toa, o Capetão foi agraciado com o Prêmio IgNobel 2020, pelo jeito absurdo em conduzir a pandemia no Brasil! Fique com seu Minto! Capetão e Luladrão são farinha podre do mesmo saco! Eu quero alguém melhor!

  40. Caro Diogo, todas as vezes que estive em Veneza me pus a imaginar como seria a vista da perspectiva interna dos magníficos casarões. Como arquiteta, a cidade em todas as suas características sempre me falou ao coração. Foi a primeira cidade italiana que conheci, o que a faz ainda mais especial. Nu cá né hospedei aí, sempre fiquei em Mestre ($$$ sendo otimizado,rsrs). A cada foto da sua janela que você publica, sonho um pouquinho, como se fosse minha janela...

  41. Eu tenho janelas que dá para um muro alto da própria casa. Não vejo nada lá fora, tenho que sair, preciso sair e gosto de sair. Quando saio, vivo minha solidão na rua, mais acho melhor que a solidão da minha casa quente, ardida e s m vista. Na rua estou no front, vivo cada minuto esperto, quando volto pra casa cansado é se recompor e no outro dia sair novamente. Eu vou morrer e minha casa vai ficar, grande coisa.

    1. Quando era menino, eu enrabei um tal de Beto. O bicho ficou todo desgraçado.

  42. Diogo MaisNada, escute aqui seu verme! Eu como veterano frequentador de ZONA, entendo muito bem esse ponto de vista degradante de cafetão e de gigolô, parasita que vive às expensas de outrém. Só os MUARES diários deste folheto, é que podem dar algum crédito para as tuas elucubrações insanas e perversas. __ Vade retro comuna dos infernos. Lave a boca, antes de falar do MITO e do Sr. Lang.

    1. Nyco: "OutrÉm"? kkkkkkkkkkkk. A virgulação vai pelo mesmo caminho. kkkkkkkkkk. Tinha de ser da turma do analfabeto que preside a Bananalândia. kkkkkk

    2. Bem, já que você paga a assinatura para dizer mer.da o problema é todo teu.

    3. Caro senhor PNyco, faça um favor à humanidade! Quarentene-se com os seus mitos! Desinfete!

  43. lindo textoDiogo... Adoro você!!!! Entendo você não aceitar a ignorância e corrupção dos políticos brasileiros. Mas MORO vêm aí !!!!

    1. Moro se alugou por um carguinho é semi letrado; não passa, não presta

    1. Cai foro Diego. Moro não presta vendeu sentença por um carguinho, é semi letrado, mal sabe o q é Maringá

  44. Diogo querido, sua lucidez e sensibilidade são nossa janela para vislumbrar além do óbvio. Obrigada por compartilhar seus momentos mágicos conosco.

  45. Diogo Mainardi ,adoro sua inteligência,sua cultura ,suas críticas e até seu mal humor.É fácil entender a sua dificuldade em aceitar tanta ignorância dos políticos e das corrupções daqui do Brasil.

    1. Sou um dos ignorantes...mas acho que o correto é "mau" humor....

  46. Eita Diogo, e eu que me julgava feliz e independente, admirando de minha janela, o mar de Maceió. Sou médico, 72 anos de idade, 46 anos de profissão, fazendo uso de Ivermectina, 8 comprimidos de 15/15 dias + Vitaminas e etc. Não fiz vacina e não farei , seja de aguavac ou RNA mesnsageiro. Continuei trabalhando e continuo. Espero que quando o COVID atravancar meu caminho, eu passarinho, ele passará... Apesar de velho cronológico, não tenho comorbidade, já voce Diogo tem pelo menos uma: Depressão!

  47. Seja veneziano flanando, tradição local por muito tempo, porque janelas podem criar o que chamo Síndrome Carolina, que passou o tempo na janela e não viu o tempo passar. Brincadeira. Abs.

  48. Sua janela descortina 600 anos de civilização enquanto a minha, apesar do mar da Guanabara, se abre para 100 de obscurantismo, desigualdade social, impunidade e atraso! Nunca fomos tão carentes de beleza, inteligência e justiça.

  49. a vista é sempre a mesma, um ponto de luz lá no alto. Tem a turma que só olha pra baixo (e que cava cada vez mais fundo esse poço, que parece sem fim). E tem os que olham pro alto, sempre na busca do melhor para todos nós. É o olhar que importa. O querer olhar. O não desistir de olhar. Pode parecer inglório e desanimador. Mas é importante não desistir e saber direcionar esse olhar para além da primeira vista, por mais bela que pareça a tela.

  50. Excelente texto. Ainda bem que nada é imutável. Essas entidades putrefatas da nossa política irão no futuro para o lixo da história. Quando penso nisso, ficando mais conformado, me apoio no poema de Mario Quintana: Todos esses que aí estão/ Atravancando o meu caminho,/ Eles passarão…/ Eu passarinho!

    1. Paulo, o moro vendeu uma sentença por um carguinho, não presta, é semi letrado mal conhece Maringá

  51. Hão de passar caro Diogo! A grande maioria, infelizmente, cairá no ostracismo e esquecimento. Será sepultada na vala comum dos que perderam a oportunidade na vida de dar contribuições para a grandeza da nação. Optaram pela pequenez e vida fácil tendo a visão aguçada para o erário. Os imbecis partirão, a bananeira ainda fica por mais tempo assim pensada, até que mentes mais brilhantes ocupem o espaço da mediocridade instalada.

  52. Diogo Mainardi, sempre te admirei. Agora mais ainda. Compartilho com você minha igual clausura. A minha já dura pelo menos 20 anos. A vista da sua janela é magnífico privilégio, tanto de fora, quanto de dentro. Não acho cafona o entardecer. Nem o amanhecer, que prefiro. Viver nesse "País" com políticos miseráveis e ladrões, não tem sido fácil. Em todos os meus dias, me vejo deixando esse país. Acaba que não consegui até hoje.

  53. A minha janela é o sonho acalentado desde o surgimento da Lava Jato... ver nosso Brasil representado por políticos de elevada moral. Apesar dos reveses cometidos pela maioria, meu sonho continua firme. Quem sabe, Moro PR 2022? Sonhar é preciso!

  54. Vcs, jornalistas, estão completamente insanos! Mentiram tanto para si mesmos que acreditam piamente na mentira criada! De fato, vcs acreditam que são capazes de criticar tudo e dar lições a todos outros profissionais da Terra. Quem é vc e qual a sua formação para chamar uma médica de obscurantista? Sua formação é obscurantista antes de mais nada; seu entendimento de ciência é patético... qto mais vcs escrevem, mais vcs se deslegitimam...

    1. Vamos combinar lsb: a gente funda 3 times; um time é meu, dois ti meteu

    2. O obscurantismo não é privilégio dos iletrados, também existe no mundo da medicina, caro assinante!

    3. Quase metade das mortes foi no estado de SP que seguiu e segue a risca as orientações da OMS.

    4. Nise Yamaguchi, capitã Cloroquina, Osmar Terra, Paolo Zanotto... é a nata da merda. São além de obscurantista, assassinos, pois ajudaram na tomada de decisão que matou milhares de brasileiros, sem ter capacidade técnica ou intelectual para isso. ESSA É A VERDADE. E a verdade dói como um parto para alguns. Moro Presidente 🇧🇷.

    5. Mentir tanto até acreditar na própria mentira...... Olha o insight chegando aí gente!!!!!!!

  55. Que maravilha ter essa visão, à altura da beleza do lugar. É para poucos, a maioria vai entender da forma mais vulgar e embotada, exatamente como caminha este nosso país. Triste!

  56. Ah as janelas...as tuas são lindas. A de 600 anos contempla a história que passa como as águas do canal, lentamente. A outra de quase 60 anos guarda a juventude de ideais, de ideias, de escritos marcantes...e assim não morrem.

  57. Há que de considerar que este “doce exílio, a que vc se submeteu, caro Diogo, em nada compromete sua forma de exercer sua independência de opinião, que às vezes até resvala num sentimento de desprezo pelo seu país natal e suas incongruências. Desde que vc não se cale com os desmandos dos seus conterrâneos, viva onde bem entender, até mesmo na masmorra úmida que vc elegeu como seu habitat permanente. Evoé,camarada!

  58. Sou uma brasileira que gosta de observar.Vivi 34 anos dentro de um cômodo quadrado dentro de um hospital,observei bactérias ,culturas de fungos enfim vivi o lado doente da vida.Sem pender politicamente entendo nosso povo,pivô alegre,sofrido ,tapeado.Venho aqui te dizer vivo na observação na minha casa no campo .Vica a vida ele merece ser vivida.

    1. Parabéns Rosângela, pelos seus 34 anos de observações em favor da ciência!

  59. Pena que esse texto incrivelmente inteligente, nem será lido, e se for, não será compreendido por essa gente ignorante que nos "desgoverna". Um abraço Diogo, vc é inspiração!

  60. Ainda bem que você tem sua janela! É que janela! Cuide de sua alma com uma das mais lindas cidades do mundo, filha do saber, da cultura acumulada pelo séculos.

  61. Perfeito...que linda vista...que pena que não sou eu que está atrás dessa janela...passaria boa parte do dia contemplando o vai e vem das jangadas...amei Veneza...um dos lugares belos que visitei.

  62. Gostei muito dessa coluna! Eu consigo viver em muito menos de 40m2. Tenho mais do que 200, mas é muito. Quanto custa uma janela como essa? Eu quero tentar!

  63. PERFEITO, DIOGO-PERFEITO!!!! O DR. SÉRGIO FERNANDO MORO TEM MESMO que ser o NOSSO VERDADEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. ELE É agora a NOSSA ÚNICA JANELA para a EVOLUÇÃO e para a CIVILIDADE. E.... ABERTA, conseguirá ser ainda mais bela e multicor do que a sua permanentemente linda janela veneziana. TEM QUE SER, DIOGO. É por ela que veremos a mais bela das NOSSAS AURORAS!!!!

    1. Enquanto ela não abrir, ficaremos interiomente confinados também.... como reféns dos sequestros marginais.

    2. https://www.oantagonista.com/despertador/moro-tem-de-ser-candidato-a-presidente/ ✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    3. https://www.oantagonista.com/despertador/moro-tem-de-ser-candidato-a-presidente/ ✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    4. https://www.oantagonista.com/despertador/moro-tem-de-ser-candidato-a-presidente/ ✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  64. Está insuportável mesmo o atraso infinito dessa gente que manda no Brasil. Mesmo não tendo a sua janela, entendo seu ponto de vista perfeitamente.

  65. Mainardi deprê.. ?? saudosismo histórico comparativo com o século 21 é história, não realidade. Cai na real aos trancos estamos melhorando na república bananeira ..

    1. Estamos melhorando a república; é tedioso, sai sangue , foi, mas venceremos; a espécie sempre caminhou ora luz; somos semi divinos, é Shakespeare quem no diz

    2. Na janela do mais puro atraso, ignorância, sabujismo e idiotice. Males sem remédio!

    3. Não sei qual janela você está para enxergar que a república bananeira está melhorando,

  66. Parabéns Diogo, você respira arte!!👏👏 Sua janela e sua vista para o Canal são fontes de inspirações inesgotáveis para você, um sonhador idealista de um país justo e progressivo na ordem e respeito , aproveitando as inúmeras oportunidades e que são desastrosamente desprezadas. Temos um potencial exuberante e explosivo mal gerido! A arte transcende qualquer conceito que se tem dela.Na sua Veneza secular ela esta cada dia mais viva e vibrante.Desfrute desse seu casulo seguro ! É a sua paz!!

    1. Tenho faro apurado para detectar malucos. Diogo Mainardi é um perigo.

    2. Mas que comentariozinho desprezível, você certamente é uma pessoa má

  67. Você é minha janela, Diogo, despertando a cada manhã, a curiosidade de seguir o que o bananão planeja de horrores para o dia. Você tem o dom de torná -los palatáveis e até divertidos - amo seu mal-humor.

  68. Eu gostaria que estes senhores bananeiros que ofendem a humanidade também ganhem a sua própria janela, porém uma que lhes permita contemplar o nascer do astro rei quadrado e, se possível, com umas barras de ferro ... no xilindró.

  69. Diogo, permita-me uma “inveja branca” ( se é que isso exista)! Sorte sua, ter esta janela há tanto tempo! Parabéns pelas fotos e comentários! Sobre o bananão, não há mais o que ser feito! Curta sua janela e a bella Venezia! Ciao caro!

  70. Bravo Diogo! Sofro da mesma reclusão, e tenho o mesmo tipo de fotos, porém do Mediterrâneo visto do alto da colina de Mellieha, em Malta. Elas também são sempre as mesmas, nos mesmos horários. Também sofro com críticas dos imbecis, que me “acusam” de reclamar do Brasil vivendo na Europa. Eu os abandonei, por favor não faça o mesmo.

  71. Querido Diogo, a janela de sua resistência é a mais bela. Ser brasileiro é difícil, é ter aquela esperança tênue de dias melhores, sempre chacoalhada pela presença maligna de lulas, bolsonaros e todo o aparato de ruindade que vem junto com essa gente. Felizmente, eles também passarão.

  72. Muito lindo o texto, a cena da janela pode ser vista de fora e de dentro mas o interior é enigmático e depende da percepção de cada um. Adorei, quisera eu ter uma janela interior linda assim.

  73. Entendo perfeitamente seu sentimento, Diogo. Porque me sinto assim também, em relação à nossa Pátria, que está imensamente desaculturada e não mostra qualquer sinal de reversão. Estive por um bom tempo muito próximo de Veneza, na Eslovênia e Croácia. Para um brasileiro do bem e privilegiado pela educação que recebeu de seus pais, é uma experiência muito agradável conviver com pessoas comuns, porém gentis, corretas e educadas. Por isso minha inveja branca de você.

  74. Esplêndido ! Que a arte e vista que essa janela proporciona e inspira seus textos, história e racionalidade , seja presente por muitos mais anos com sua estada nesta clarividência secular de cultura e arte.

  75. Bom dia, Diogo Mainardi. Parabéns pela linda paisagem da sua janela. Apesar das adversidades de morar no Rio de Janeiro, também tenho uma bonita vista da minha janela e a esperança de viver dias melhores, com a eliminação dessa malfadada classe política brasileira.

  76. VOCÊ É MARAVILHOSO!!!VOCÊ É ÍMPAR!! EU VIVO DESEJANDO O PRIVILÉGIO DE TE CONHECER PESSOALMENTE! APRENDI A TE AMAR E ADMIRAR E FAZ TEMPO!

    1. Eu tive oportunidade de cumprimentar Diogo Mainardi numa Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Guardei a lembrança de um homem educado, dócil e elegante ao ser abordado por uma desconhecida. Tenho por ele muito carinho e gratidão pela informação que passa diariamente aos seus leitores e seguidores.

  77. A maior riqueza que se pode alcançar é o toque de recolher interior. Neste, ninguém consegue penetrar. Quem consegue alcançar este recolhimento interior, reflete uma rica janela exterior.

  78. Como uma pessoa inteligente como o Diogo não entende que milhões de brasileiros (e pessoas no mundo todo) não têm a opção de trabalhar em casa, como ele?

    1. Queiroz deve morrer Queiroz precisa morrer Queiroz vai morrer Morre, Queiroz

    2. Diogo sua janela permite enxergar muito além do grande canal... Mais lindo do que a sua paisagem é a sua coragem para enfrentar a nojeira que nos cerca... Podres poderes .... Força para seguir incomodando essa turma que não tem nenhuma intenção de mudar e melhorar o país.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO