Carlos Fernandodos santos lima

Ou o Brasil mata a corrupção, ou a corrupção mata o Brasil

25.06.21

Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que isso não é virtude, é obrigação”, afirmou Jair Bolsonaro, em outubro de 2020, confessando-se orgulhoso assassino da investigação iniciada em 2014, mas também se assoberbando de que em seu governo não havia corrupção. Se a primeira afirmação é parcialmente verdade, pois o presidente foi mais um da turba de políticos e seus representantes na imprensa que promoveram o linchamento público do combate à corrupção, a segunda é completamente mentirosa.

Vejam o último escândalo! O que você pensaria de um governo que compra um bem por um preço final muito superior, mas muito, ao valor inicialmente anunciado pelo vendedor? Com minha experiência de quase 30 anos investigando e processando corruptos, posso afirmar que, isoladamente, já se trata de um sério indício de corrupção. E isso aconteceu agora, no “autoproclamado” incorruptível governo Bolsonaro.

Vamos aos fatos, depois de desdenhar dezenas de contatos da farmacêutica Pfizer durante o ano de 2020 para a aquisição de milhões de doses de vacina, o governo, por ordem pessoal de Bolsonaro, mesmo após ter sido o presidente alertado pelo irmão do deputado federal Luis Miranda — servidor do Ministério da Saúde — e pelo próprio parlamentar de que havia “um esquema de corrupção pesado na aquisição das vacinas (Covaxin) dentro do Ministério da Saúde”, fechou contrato de 1,6 bilhão de reais para aquisição desse imunizante, produzido pela empresa indiana Bharat Biotech, por 15 dólares a dose, apesar de documentos do próprio governo indicarem que o preço estimado seria de apenas 1,34 dólar a dose.

Dessa maneira, a Covaxin se tornou a mais cara vacina adquirida pelo atual governo. E essa compra se deu mesmo com sérias dúvidas de confiabilidade da fabricante, a Bharat Biotech, pois em março deste ano a Anvisa chegou a indeferir a Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos desse laboratório. Vejam que a vacina da Pfizer, tecnologicamente mais avançada, foi adquirida por 10 dólares a dose, o mesmo valor pago pela dose da vacina da Janssen, braço farmacêutico da gigante Johnson & Johnson, que ainda tinha a vantagem de imunizar em dose única.

Mas ainda há outros indícios sérios de corrupção, pois a Covaxin foi a única das vacinas compradas através de intermediário, a Precisa Medicamentos, em um rápido entendimento com o governo, enquanto todas as demais tiveram que enfrentar difíceis negociações diretas com os fabricantes. É como se o governo desdenhasse comprar um veículo Mercedes zero quilômetro direto do fabricante para adquirir um veículo genérico chinês de uma revendedora desconhecida pelo dobro do preço. Alguma coisa errada existe; se não for corrupção, será ao menos improbidade administrativa. Aliás, começa a ficar claro o motivo pelo qual bolsonaristas e lulistas votaram para destruir parte da Lei de Improbidade Administrativa que punia essas “estranhas” transações.

É preciso investigar tudo isso a fundo, tanto na esfera cível quanto na criminal, especialmente a conduta do então ministro da Saúde Eduardo Pazuello, mas também do próprio presidente Jair Bolsonaro, sabedor de indícios de corrupção, mas ainda assim envolvido diretamente na negociação e decisão de compra da Covaxin. Além disso, há outros conhecidos articuladores dessa transação de que devem ser profundamente investigados, como o deputado federal Ricardo Barros, ex-ministro da Saúde de Lula e atual líder do governo na Câmara dos Deputados, defensor dentro do governo da compra das vacinas Sputnik V e Covaxin e que em fevereiro deste ano ameaçou “enquadrar” a Anvisa por entender que esse órgão estava dificultando a aprovação de vacinas que não tivessem a fase 3 de testes realizada também no Brasil – o que, aliás, é o caso da Covaxin.

O escândalo da Covaxin não é o primeiro, nem mesmo o único, do atual governo. Antes de tudo, mesmo não fazendo parte formal do governo, o fato de seus filhos estarem envolvidos em investigações de crime de peculato pela apropriação de parte dos vencimentos de servidores de seus gabinetes – o escândalo da rachadinha – já indicava no começo deste governo que a honestidade não era exatamente um valor familiar.

Entretanto, a operação deflagrada pela Polícia Federal em relação à liberação indevida de madeira apreendida, cujo principal suspeito é o próprio ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, revelou que a corrupção não é só aquela tradicionalmente ligada ao Centrão, grupo de parlamentares que se vende para o governo de plantão, mas estava na antessala do presidente, pois Ricardo Salles era ministro da confiança pessoal de Jair Bolsonaro.

Fica claro que a arrogância de Bolsonaro ao dizer que em seu governo não havia corrupção era apenas mais uma daquelas mentiras que os políticos contam. Mais ou menos como a gaiatice de Lula ao se chamar de alma mais honesta do Brasil. Dois mentirosos que se merecem. A questão realmente importante a se observar agora é como será investigado esse escândalo, já que as instituições responsáveis por procurar provas e esquadrinhar condutas, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal, estão aparelhadas ou sob intervenção direta do próprio presidente.

Não creio, assim, que Augusto Aras tenha independência, conhecimento técnico ou sequer vontade de investigar o presidente da República, seus ex-ministros ou parlamentares sobre esses ou quaisquer outros fatos suspeitos. Gostaria de ver, por exemplo, se a subprocuradora Lindôra Araújo terá a mesma gana investigativa que teve contra os governadores e prefeitos adversários de Bolsonaro. Não acredito nisso, pois, “de onde menos se espera, é que não saí nada mesmo”.

Da mesma forma, não creio que seja possível contar muito com a Polícia Federal, ainda um bastião de resistência institucional, pois, apesar da denúncia do ex-ministro da Justiça Sergio Moro sobre o desejo de Jair Bolsonaro de controlá-la – inquérito parado, como sempre, no STF –, essa corporação também vem sendo paulatinamente aparelhada. Nesta semana tivemos mais um fato revelador desse lento processo de controle, com a perda de posição de chefia do delegado que conduziu as operações de busca e apreensão na investigação envolvendo Ricardo Salles no Distrito Federal. Lembrando que há dois meses o superintendente da PF no Amazonas também já tinha sido afastado do cargo, após enviar notícia-crime contra o ministro por ele supostamente interferir em uma operação policial.

Estamos caminhando, é necessário dizer, para nos transformarmos num país sem lei; pelo menos não uma lei que valha para os políticos e seus interesses, essa cleptocracia hoje representada tanto por Jair Bolsonaro, quanto por Lula, mas que se fôssemos nominar todos seus representantes precisaríamos de uma antiga lista telefônica. Alguns deles, inclusive, estão hoje conduzindo a CPI da Covid, pretendendo apenas sangrar Jair Bolsonaro até a próxima eleição, mas não realmente apontar qualquer solução para o problema.

Corrupção mata! Corrupção tira de nossos filhos e netos o futuro! Não se pode relativizar essa afirmação. A corrupção que mata está tanto em deixar de construir hospitais para poder desviar recursos em obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas, quanto em comprar vacinas superfaturadas ou medicamentos ineficazes. Como disse recentemente o General Paulo Chagas, o “Centrão, hoje no controle geral da gestão pública, está a aprovar o salvo conduto para roubar. Parabéns! Nem no governo de Lula, o Ali Babá, eles foram tão longe!”. Eu acrescentaria apenas que a corrupção mais uma vez governa o país de dentro do Palácio do Planalto.

É preciso construir uma saída para tudo o que está acontecendo, pois a própria democracia está ameaçada. E a democracia brasileira está ameaçada não somente pelo presidente e seus aloprados seguidores, mas também pelo conformismo maniqueísta que aceita a corrupção do passado como alternativa ao fascismo do atual governo. É preciso resgatar as instituições, o respeito à República, que significa simplesmente o dinheiro de nosso suor transformado em impostos pagos, e o estado democrático de direito, que não se confunde jamais com a impunidade de poderosos. Não há outra forma!

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E agora Carlos eduardo. Vai se retratar fazendo um artigo sobre suas afirmacoes sobre a compra> das vacinas quando todo mundo ve que elas "compras"" não foram realizadas? O brilhantismo de seus artigos pede uma reparacao

  2. Já sacramentaram o Centrão como aquele grupo político que está sempre do lado de quem ganha para então dilapidar o Erário. E já soa natural. A imprensa também contribui para sedimentar esse conformismo.

  3. E com a minha experiência em ler peças jurídicas, posso afirmar q promotor não sabe nada de matemática, finanças e preços. Não é à toa que estamos onde estamos, não à toa que a justiça sempre inocentou uma parcela considerável de acusações de corrupção (muitas, provavelmente, acertadamente) e não à toa q estamos nessa torre de babel. O resto é pelo em ovo que o luminar está tentando encontrar “viajando” q havia vacinas a 1,34 dólares ou “descobrindo” q o preço de uma é (oh!) diferente de outra.

  4. O Senhor precisa participar dos encontros que buscam uma Terceira Via para as eleições presidenciais de 2022. Quanto mais gente digna se juntar a este grupo melhor para o Brasil.

  5. Ainda vamos chorar muito a saída do dr. Sérgio Moro .O leite já derramou agora é só nos resta assistir os roubos do erário . Somos todos cúmplices.

  6. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”! Santos Cruz conheceu a verdade e se libertou; Mandela conheceu a verdade e se libertou; Sérgio Moro conheceu a verdade e se libertou… só para citar alguns desse triste engodo eleitoral. Aos que já se libertaram da verdade de quem seja Bolsonaro é hora de pensar em 2022, aos que não se libertaram ainda, é bom que olhe pra si mesmo… é disso que vc está vendo que vc defende e tanto gosta?

  7. Bolsonaro nunca foi uma incógnita, ele é hoje o que sempre foi em seu extenso passado político, ou melhor, em sua extensa folha corrida política. Mas, foi honesto em sua campanha, avisou a todos que em nada mudaria e diante da trágica bifurcação política da última campanha, deixaram-se levar pelo desconhecido e elegeram Bolsonaro, descontinuando as agruras vividas nos 13 anos de esquerda altamente corrupta. Em sua campanha Bolsonaro se arvorou de usar a Bíblia para se defender dos seus atos…

  8. Parece que, no caso da intenção de compra Covaxin ao menos, houve meramente erros de digitação de invoices, posteriormente retificados com base no contrato empenhado...

  9. VOTEI NESSE PSICOPATA BURRO PARA IMPEDIR A VOLTA DOS PETRALHAS. TROQUEI SEIS POR MEIA DÚZIA .VOTAREI AGORA NA TERCEIRA VIA SEJA ELA QUAL FOR, SERÁ UMA ESCOLHA CERTA.

  10. Agora eu entendi como o filho dele vai fazer para pagar aquela Mansão de R$ 6 milhões. Bozo vc já deu. Me arrependi amargamente d ter votado em vc. Desde a época q vc tirou o Moro d governo eu já havia deixado de te seguir. Hj dps d td o q aconteceu, vc já era!!!

    1. Eu tô c vc . Concordo em tudo, principalmente c a decepção ocorrida com a saída de Moro , ali tudo mudou !!!! Começamos a conhecer o verdadeiro Bolsonaro!! Canalha!!! N

  11. Quanta clareza nesta matéria de um HOMEM que conhece as verdades deste grande picadeiro e tem a altura necessária para julgar - e condenar. Precisamos de homens deste calibre para nos representar e nos respeitar como cidadãos merecedores de um país protegido de abutres e que possa trabalhar por um futuro de esperança para nossos filhos e netos . Que sua palavra reverbere nesta escuridão de valores éticos e democráticos

    1. Isso aí 👏👏👏👏👏👏👏👏tô com vc !!!!

  12. Dr. Sérgio Moro, Presidente Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Deltan Dallagnol, PGR Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, MJSP Dr. Maurício Valeixo, Polícia Federal Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento Dr. Gustavo Loyola, Economia Dr. Gustavo Franco, BC Dr. Pérsio Arida, Petrobras Dr. André Lara Rezende, BNDES Dr. Edmar Bacha, IBGE Dr. Dimas Covas, Saúde Dr. Mozart Neves, Educação General Santos Cruz, Defesa Dr. Paulo Hartung, Casa Civil Dr. Suemi Koshiyama, Agric

    1. seria o sonho este ministério e a Presidência. Mas o povo brasileiro não gosta dos honestos

  13. Um homem que sabe escrever, mas vai direto ao ponto sem ficar me pavoneando. Um Homem que fala das coisas de seu tempo e que a tudo e a todos interessam objetivamente. Um HOMEM que relata o que vê acontecer, como vê e nos informa com seriedade, sem frescuras, ironias ou auto-promoção cabotina. Um autêntico articulista moderado e conciso de sério jornalismo investigativo,

  14. Parabéns pela excelente matéria. Que o Bolsonaro e Lula são mentirosos, também não tenho dúvida. Para mim são dois pulhas que assassinam, diariamente, a nossa frágil democracia.

  15. Concordo contigo que nada será feito em relação às denúncias. O atual governo fez um control c, control v. São exatamente iguais no aparelhamento das instituições. Talvez pior. Cabe a nós em 2022 dar um chega pra lá na turma que aí está e frear os que já foram depostos. Bolsonaro é a tampa da panela Lula.

  16. Mesmo pensamento e constatação , com talento de relato e eloquência, de quem de fato, tem conhecimento e experiência de causa. É um triste parabéns se não tivermos outro fim.

  17. Enquanto houver brasileiros que pensam como o Carlos Fernando, há esperança. Seria bom se pudéssemos tê-lo como Parlamentar. Saudações! ...

  18. Conteúdo expressado de forma muito bem escrita e detalhada que, apesar de infelizmente ficar restrito a nós assinantes apenas, tem o poder de demonstrar que essa fase negra de nossa história recente está com seus dias contados…

  19. PARABÉNS PELO TEXTO, sempre maravilhoso. Pois é, a corrupção de novo, governa o país dentro do planalto, e ver que pesquisas, que dão 49% pra Lula ,23% pra Bolsonaro, é inacreditável, parece piada, e eu não acredito, e sim, confio nos analistas entendidos do assunto que, na TV Cultura, nos disse que pesquisa agora, não adianta nada, só mais perto das eleições é que devem ser consideradas, e terá novidades, e acho que o povo decente sabe das coisas, e ignoram isso que a midia quer. E CONCORDO!

  20. Terrível essa situação em que se encontra o país. A banda podre está vencendo e não só retomando as rédeas da situação como ampliando o alcance dos seus tentáculos. Não vejo alternativas viáveis no horizonte

  21. FELIZMENTE O BRASIL NÃO MORRERÁ POR CONTA DA CORRUPÇÃO POIS TEM OTÁRIOS DEMAIS PARA ALIMENTÁ-LA. VIDE OS VOTOS DADOS AOS PARLAMENTARES ATÉ AGORA.

  22. Corrupção mata e rouba o futuro de nossos filhos e netos há décadas, e nos comportamos como carneiros votando nesses crápulas, que se apresentam para as próximas eleições em todos os níveis. Não vejo mais nenhuma possibilidade de sucesso no futuro. Que Deus nos proteja contra essas gangues que saqueiam o país. VOTEMOS NO MORO OU ATÉ MESMO NO CIRO OU DÓRIA, SE NÃO TIVERMOS UMA ALTERNATIVA DECENTE QUE NOS REPRESENTE.

  23. A CPI retrata fielmente , o desastroso quadro político brasileiro. Entretanto estas personalidades, a maioria contestáveis , não tem a força de nos privar de conhecer as barbaridades que estão vindo à tona . Mais importante que o mensageiro , é a notícia que traz . A CPI pela própria existência já apresenta resultados , é inegável . Além de colocar na berlinda mulheres competentes , como Simone Tebet, e discretos senadores que sem serem histriônicos, vão direto ao ponto, como Alessandro Vieira

  24. O Brasil, por seu aparato legal e jurídico, propositalmente não pune corruptos. Isto acontece há séculos. Mudam os personagens e os corruptos e tudo continua igual.... Não há novidade. ... infelizmente...

  25. Belíssimo artigo! Parabéns! Que possamos lutar por essas mudanças e não aceitemos passivos, este governo corruptos e o anterior. Em 2022, temos uma grande oportunidade de alterar este cenário obscuro. Votemos com consciência e responsabilidade!

  26. SEJA CANDIDATO! PRECISAMOS DE OPÇÕES PARA ESTA MUDANÇA. MORO PODERÁ DECIDIR PELA CANDIDATURA PORÉM SABEMOS QUE COM ESTE CONGRESSO ATUAL SERÁ IMPOSSÍVEL AVANÇAR NO COMBATE À CORRUPÇÃO, PORÉM COM UMA RENOVAÇÃO MESMO QUE PEQUENA TEREMOS UMA CHANCE DE VIRAR ESSE JOGO. ACREDITO QUE AINDA POSSAMOS MUDAR O DESTINO DO NOSSO PAÍS SE TIVERMOS EM QUEM REALMENTE CONFIAR O NOSSO VOTO. TALVEZ NÃO QUEIRAM FAZER PARTE DESSA MUDANÇA MAS SEM ESSA ATITUDE TAMBÉM SERÃO CÚMPLICES DO RESULTADO. MORO PRESIDENTE 🚔🔪☠

  27. Ótimo artigo. Apenas uma correção, Ricardo Barros foi ministro de Temer, não de Lula, o que, no entanto, não diminui em nada a corrupção petista ou abona o caráter de nenhum dos três.

  28. REFORMAS EM TODOS OS NIVEIS DA REPUBLICA, mas como com essa gente ? eleições os mesmos caciques, agora querem um curral para eles? Deus salve o Brasil

  29. Brilhante exposição, como sempre, aliás! Deveria ser liberado para todos poderem repassar!! Muitas pessoas pró Lula e pró JB assim o fazem por não terem acesso a uma informação adequada!

    1. A liberdade vem com informação, este texto e outros deste colunista é um sopro de independência destas castas políticas.

  30. O título não poderia ser mais apropriado. Mas o que vamos é a população se acovardar e deixar o Bolsopetismo fazer o jogo canalha e ter o país refém destes bandidos. Temos que reagir logo. Depois não adianta chorar.

  31. Texto excelente! Concordo plenamente. Assino embaixo! Parabéns! É um alento para nós contarmos com alguém como o Carlos Fernando para expor as organizações criminosas que tomaram o poder no Brasil.

  32. Texto perfeito, mostrando a podridão que tomou conta do Brasil! Como esclarecimento informo que o Ali Babá era o herói da história e não o vilão. Ao descobrir a senha da tal caverna, o famoso "abracadabra", caiu na mira do chefe dos 40 ladrões, que passou a persegui-lo para matá-lo. Não comparem o pobre Ali Babá com o Lulalixo ou o Bolsolixo. Ele não merece...

    1. Corrigindo: a palavra mágica não era "abracadabra", mas sim "ABRE-TE, SÉSAMO"

  33. Moro em Portugal, há 2 anos, e acompanho, cada vez com menos prazer as notícias do brasil. No entanto, sinto uma alegria imensa em não mais respirar o ar dessa gente, como, pela ordem: Gilmar Mendes, Lewandowski, Toffoli, Carmen Lúcia, Lula, Bolsonaro, Lira, Doria, FHC, Renan Calheiros e Aras. Um dia tudo isso vai embora, mas o pior é que outros tão ruins, o que é difícil mas não improvável (eles têm filhos), podem ocupar seus lugares. Com essa gente o país jamais vai progredir.

  34. Como sempre, muito bom artigo. Eu, no entanto, nada tenho de bom. Desisti do Brasil. Custou. Levou décadas, mas desisti. Vou morrer atolada na corrupção, nas falsas promessas e na fome de boa parte dos brasileiros. Renuncio. Abdico. Jogo a toalha no infinito primitivismo deste país. Além de tudo, ele será devorado pelo crescimento da China, da Índia e até da tosca África do Sul.

    1. Infelizmente; oque voce disse é a dolorida realidade.

  35. Mais uma vez,o Procurador escreve de forma clara e objetiva,a nossa “podre realidade”,citando os fatos e dando os nomes”aos bois”!Concordo totalmente! Esse governo está ganhando do Lula no apoio à impunidade!STF,Polícia Federal e Receita Federal,td dominado pelos parceiros dos corruptos! Juiz íntegro,considerado parcial por ministros escolhidos a dedo pelo réu,em tantas Instâncias condenado!Um escândalo vergonhoso!!!

  36. Mais uma vez nosso procurador aborda e analisa objetivamente um assunto vital na vida nacional, a Corrupção, praga que viceja no mundo todo, mas que no Brasil floresceu com todo o vigor que nossa moral flexível permite e que, ni meu modesto entender acabará com o país como nação soberana. Quanto ao título do artigo parece retirado do meu artigo "Meu Pé de Jabuticaba" onde no tópico "corrupção" lembro a frase de Agust de Saint'Hilaire "Ou Brasil acaba com saúva ou a saúva acaba com o Brasil"

  37. parabéns pelo excelente texto, uma análise fiel da nossa realidade, espero uma alternativa a essa polarização entre o péssimo e o muito ruim.

  38. É o seguinte, Carlos Fernando, criou-se, no Brasilzão, enfim, um clima desfavorável ao atual PR, graças, obviamente às suas atitudes broncas e estúpidas, sobre tudo o que diz respeito às normas do bom senso e da clara transparência com a Res Pública. Está chegando a hora do "pega pra capar" o porco, ao meu ver. Mesmo com os "aparelhamentos" dos órgãos pertinentes, resta-nos isso agora: as palavras de protesto, as denúncias,e as pressões necessárias para que a Côrte, enfim, trabalhe pelo BR. Ajam

  39. não dá para falar que não existe corrupção num país acostumado às comissões, aditivos, superfaturamentos, do rouba mas faz... se não há casos conhecidos ou divulgados é porque toda a máquina de fiscalização não está funcionando.aparelhamos mais uma vez as instituições com os amigos dos amigos de outra turma e da mesma turma.a falta de ética, do senso de civilidade coletiva é refletida nessa corrupção parasitária. vamos continuar por mais uma década até possível fim da era absolutista gilmârnica.

  40. Dr Carlos, seus textos são sempre precisos. O Executivo e o Legislativo levam adiante uma negociata na compra da Covaxin, em plena pandemia. O STF usa mensagens roubadas por hacker Black Hat, p/ livrar o maior corrupto do Brasil, o Lula, das garras da lei. E pelas pesquisas hoje, a maioria dos eleitores estão dispostos a votarem no maior corrupto do Brasil até o momento. Digo até o momento, pois Bolsonaro, implicado no Esquema da Covaxin e da Cloroquina, pode ser tão corrupto ou mais que o Lula.

    1. Então, tornar o Brasil um país mais civilizado, vai ser um trabalho hercúleo. Às instituições estão todas tomadas por pessoas sem um pingo de moral, que trabalham diuturnamente para manter o status quo.

  41. Eu leio os comentários e, às vezes, faço os meus. Na minha opinião, eleger Moro presidente, por exemplo, seria uma mensagem forte, todavia inócua. Um presidente que governe refém de uma leva de politicos como a atual esta’ fadado ao fracasso. Temos que eleger políticos de qualidade não só para o Congresso mas também para as Câmaras municipais e Assembleias. Além disso, precisamos mecanismos de cobrança e não ter que esperar 4 anos para sacar o mau político. Ou seja, falta muito...

    1. Raciocínio correto. Creio que a ida de Moro para o governo provou isso: ele o fez para contribuir para projetos anti corrupção. Não conseguiu e ainda acabou seriamente comprometido pela associação JB e a banda podre do STF e do Congresso. Modificar o congresso é vital: diminuir o numero de partidos, as benesses… Temos de escolher melhor nossos deputados e senadores

  42. Corrupção sempre existirá no planeta. Sempre. E lembrando ... Enrom ... lembram? Precisamos criar mecanismos idôneos e com autonomia para agirem antes até do STF que acaba sendo babá do outros poderes.

  43. O aparelhamento das instituições de combate à corrupção promovido pelo executivo e legislativo, com apoio dos tribunais superiores- STF e STJ, nesse momento de pandemia está sendo avassalador. Tomara que a população se lembre disso e tenha a possibilidade de eliminar essa turma na próxima eleição

    1. É por isso que precisamos eleger aquele que o Beiçola e o Bolsopetismo mais odeia!!! Sérgio Moro!!! Eles já ficaram com medo só em saber que Sérgio Moro é o Candidato ideal no Podemos( Segundo Álvaro Dias) por isso wuerem destruir sua candidatura antes de nascer. Daí as decisões amalucadas que vimos nesta semana!! Isso é medo, desespero! Se eles estão com todo esse medo, então eleger Sérgio moro é o certo! Simples assim!

  44. Viva a Lava Jato! Venceremos nas urnas o Bolsopetismo e o que é representado por Gilmar Mendes e a banda podre do STF. Sérgio Moro e seus companheiros de Lava Jato são os verdadeiros Heróis Nacionais. Vamos à luta!

    1. E, mais, o STF e o Bolsopetismo, sabem que se Sérgio Moro vencer as coisas vão mudar. Eles ñ querem Mudanças, já tem um esquema montado e eles querem manter isto como está. Ouvi Álvaro Dias dizer que está montando um grupo seleto para 2022: Alessandro Vieira, Rodrigo Janot, Sérgio Moro, Reguffe... olha, acho que dá pra acreditar!!! O Bolsopetismo já sabem disso e querem destruír essa ideia antes de 2022 !!! Lamentável!!!

    2. Recordo de uma frase que ouvi uma vez. " Ideias são à prova de balas". Venceremos! Vamos mostrar Pro beiçola do Gilmar que o plano dele de destruir Sergio Moro e a Lava Jato Falhou. Explodir o STF é fácil, temos que destruir os ideais deles. Isso vai acontecer se Moro for Eleito. Vamos à luta!!!

  45. Não há cura para este país. Os que dominam esta terra, a maior parte de seus líderes e autoridades, em todos os âmbitos de poderes, empreendedores, profissionais, etc, em todas as esferas, vivem um estilo de vida pessoal e familiar de relativização moral extremada, de tal forma que pensar um país que viva sob a lei e justiça, de fato, é uma distopia.

    1. Olá, meu amigo, bom dia! Só a título de correção... O termo Correto é " Utopia", Distopia é o oposto disso! Mas, fora isso, concordo plenamente contigo, de onde se espera justiça, dali brotam as aberrações. Interessante que é assim em todos os níveis! Mas, não podemos deixar de ter esperança. Vi nesta semana que Álvaro Dias está reunindo um grupo seleto para 2022: Moro, Alessandro Vieira, Rodrigo Janot, Reguffe; São nomes de peso, moral e intelectual. Isso me fez acreditar.

    1. Esse elenco será ótimo mas insuficiente. Só espero que nele não entrem picaretas oportunistas como Mandetta, Ciro e outros menos votadosm.

    2. O Senador Álvaro Dias está montando um grupo de peso pra 2022. Dê uma olhada. Te entendo, tb me senti assim, mas, percebi uma coisa: As decisões tresloucada do STF nesta semana só quer dizer uma coisa: desespero! Essa semana Álvaro Dias disse que Moro vai filiar-se ao Podemos, logo em seguida as decisões que põe fim à LJ. Sérgio Moro é um símbolo, destruindo a LAVA JATO destrói se o simbolo( Sérgio Moro),então, temos de fazer o que eles não querem: Conduzir a Lava Jato pro poder. Forte abraço!!

  46. Senador Álvaro Dias: Carlos Fernando dos Santos Lima no Podemos, junto com Moro, Santos Cruz e outros!!! Vamos engrossar o coro!

    1. Ola meu chapa. Pois então.. a título de correção, "rechaçar" escreve-se assim, ok?

    2. Sem falar também que Rodrigo Janot vai se filiar ao Podemos. Acho que o Deltan deveria se filiar tb! Quem pode ditar as regras desse "jogo" Somos nós, o povo! Não o STF, um órgão estatal travestido de justiça, atropelando todas as regras e impondo sua vontade! Olha, meu amigo, se queremos destruir o STF, temos eleger aquele que eles odeiam, Sérgio Moro! Não será explodindo seu prédio, se bem que seria bem legal tb! Rs!!! Se o Povo rechassar esse grupo é porque passamos do fundo do poço!

  47. Pelo exposto acima digo que o BRASIL pode ser comparado ao doente internado numa UTI. Com chances visíveis de óbito. De onde se espera justiça jorra inúmeras injustiças(STF). O bandido é idolatrado e o honesto é lançado na lama sem piedade!

  48. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Infelizmente, meu caro amigo, já estão matando sua candidatura no ninho! Senão, O que tu achas dessas medidas tomadas pela mais alta corte de "justiça", dando o golpe de misericórdia na LJ liberando o Bar abás e entregando Cristo à cruz? Então, eles sabem que Sérgio Moro poderia ser candidato, segundo Álvaro Dias, tirar seu poder agora é mais lucrativo! Jogaram bem, infelizmente!

  49. Primeiro, parabéns pela luta a favor da LJ, esta trouxe de volta a esperança por um país melhor, contudo, usaram-na nas eleições para se promovetem e depois a descartaram como de fosse um balde de lixo. É assim num pais em que se discute "o que é melhor, o roto ou o esfarrapado? Lamentável! Co denar um homem probo como Sergio Moro e soltar um bandido declarado por várias instâncias. Isso é a essência da inversão de valores que assola o brasil em todos os níveis e escalas.

    1. E pior: LAVANDO provas ilícitas. Bandido de colarinho branco faz "branqueamento de capital", os da capa preta, "branqueamento de provas enlameadas". :-(

    1. Chegado ao fundo do poço, não tem mais para onde ir, se passou por tudo, a tendência é subir. Nunca se entregue ao fracasso, não se satisfaça com o Fundo do Poço por achar que nada pode ser pior, tudo tende a piorar. Forte abraço!!

    2. Chegado ao fundo do poço, não tem mais para onde ir, se passou por tudo, a tendência é subir. Nunca se entregue ao fracasso, não se satisfaça com o Fundo do Poço por achar que nada pode ser pior, tudo tende a piorar. Forte abraço!!!

  50. A Crusoé deveria publicar os excelentes textos do Carlos Fernando também em O Antagonista, de modo a ampliar o alcance para mais brasileiros.

  51. Excelente, comentar seria redundante! Parabéns pela clareza e simplicidade do texto, deveria ser impresso e jogado do céu para atingir cada lar brasileiro.

  52. Parabéns, como sempre lúcido, realista e verdadeiro em suas observações. "A corrupção mata! Tira de nossos filhos e netos o futuro! Não se pode relativizar essa afirmação."

  53. Obrigada sempre, aos Heróis Nacionais da Lavajato; se não fossem vocês e os Jornalistas que considero também Heróis, ninguém saberia desses horrores. Minha Esperança é a 3ª Via, e com um Candidato Honesto que Faz a Coisa Certa, se possível da Lavajato; meu voto e da minha familia e farei campanha por ele. Obrigada Dr. Fernando, por continuar sendo um de nossos Heróis Nacionais.

  54. Análise, como sempre, excepcional. Falta, porém, destacar o papel tenebroso do STF na liberação e INCENTIVO da corrupção. Sob o comando de Gilmar Mendes, a banda podre do órgão mata nossas esperanças ao consagrar o Brasil como o REINO ENCANTADO DOS CORRUPTOS. Choro.

  55. Vão matar o Brasil com ajuda do STF. para o supremo, corruptos e ladrões tem que estar soltos e juiz honesto como Moro, tem que ser execrado.Impeachment nesses falsos supremo

    1. Quem vai pedir o impeachment dele ? O Renan ? O Jader Barbalho ? O Serra ? Infelizmente a bandidagem é amplamente majoritária nos 3 poderes e na PGR. O Senado não vai pedir impeachment de ninguém. O sistema político está completamente podre. Precisaríamos de uma reforma política DECENTE para iniciar o jogo. Não acontecerá com as regras existentes e criadas exatamente para evitar qq mudança.

  56. Aguardo sempre com muita expectativa seu texto , ilustre Carlos Fernando. Mas sigo com a sensação de que se os ruins estão lá às vezes é por falta de nomes pra jogo. Candidate-se. Vamos renovar de uma vez e de verdade esse legislativo. O senhor seria um excelente Senador. Precisa vir uma onda de nomes técnicos e preparados e não apenas um nome de terceira via. Moro, Dalagnol, Carlos Fernando e tantos outros por favor, ponham o nome pra jogo.

  57. O título me lembrou os 200 anos de um velho bordão que ouvi muito quando criança - "Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil." ...

  58. Infelizmente ñ vislumbro saída para o nosso país. Ter de votar no Lula para arrancar o psico(socio) daquela cadeira era a última coisa que esperava fazer na vida! Não contava com esse beco sem saída no fim da vida.

  59. Não foi aceito meu comentário. Deve ser porque falei do STF. Hoje o STF amedronta todo mundo por agir acima da Constituição uma vez que se sentem deuses inatingíveis.

  60. A coluna que considero mais confiável é a do senhor. Penso que não há terceira via para nós brasileiros enquanto houver esse Congresso leproso ! Enquanto esse STF tiver a composição que tem ! Não há saída para o país .Nenhum presidente conseguirá avançar no bem do povo para o povo.

    1. Concordo. Sobre os comentários, nem tudo são aceitos. Espero que o Brasil tenha jeito... Espero pela 3a via, comandado pelo Sen. Álvaro Dias. São raros os políticos que realmente pensam no Brasil.

  61. As opiniões de Carlos Fernando se tornaram ponto alto da Crusoé. Ele é Moro são colaboradores muito bem-vindos e valorizam ainda mais a melhor e mais independente revista digital deste pobre país tão carente de gente séria. Parabéns a todos.

  62. Quando achávamos que iria melhorar, estamos tendo um retrocesso tão rápido que nunca poderíamos imaginar que iria ocorrer. Isso em todos os 3 poderes da República. Cada um deles agindo alucinadamente para derrubar as conquistas que obtivemos nos últimos anos, Vergonhoso.

    1. Parabens. texto maravilhoso . Lula , batedor de carteira , perto de 🐂 sonaro e filhos .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO