DiogoMainardina ilha do desespero

A terceira praia

18.06.21

A terceira via reuniu-se na quarta-feira. Entre os presentes, havia sabotadores lulistas e sabotadores bolsonaristas. Havia também sabotadores bolsolulistas, que podem apoiar tanto um lado quanto o outro, dependendo da oferta. No encontro da terceira via, só faltou a terceira via.

A imprensa lulista comemorou o fracasso do encontro, assim como a falange bolsonarista. É um bom momento para todos eles. Eu converso com um monte de gente sobre o assunto, porque meu engajamento nessa área extrapola o trabalho no site. O clima é muito ruim: de derrota. O Brasil, aparentemente, escolheu se ferrar.

Na semana passada, Gil Castello Branco resumiu o sentimento da nossa turma. Em entrevista à Crusoé, ele disse que, entre Lula e Jair Bolsonaro, sua terceira via é a aposentadoria na praia. Ele não é o único a pensar assim. A praia de Sergio Moro é em Washington. A de Luciano Huck, no Projac. Minha praia é atirar-me do campanário de São Marcos. A única via, fora da terceira via, é a fuga pessoal.

O encontro da terceira via foi organizado por Luiz Henrique Mandetta. Eu já disse aqui: ele tem meu voto. Todos sabem, porém, que o presidente de seu partido, ACM Neto, vai rifá-lo mais adiante, porque o DEM é mais governista do que o PP. Todos sabem também que Ciro Gomes vai tentar se segurar até 2022, mas seus correligionários já estão negociando a adesão a Lula no segundo turno. João Doria, por sua vez, é o exato contrário da terceira via: ele é primeiro Doria, segundo Doria e terceiro Doria. Com chance de terminar a campanha como quarto Doria ou como quinto Doria.

A terceira via é nanica porque o debate em torno dela é igualmente nanico. Enquanto seus representantes discutiam uma candidatura, parlamentares lulistas, com o apoio de bolsonaristas e de terceiristas, esfacelavam a Lei de Improbidade. A terceira via só vai crescer se souber mostrar ao eleitorado que a escolha não é entre um candidato nanico e outro, e sim entre a democracia e o caudilhismo de direita e de esquerda. Em 2022, 50 milhões de pessoas preparam-se para ir à praia. Mas elas ainda podem ser persuadidas a ir às urnas. Porque talvez seja a última vez.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Patrícia Léllis ( Santinha sem hímen ) faz self coma imagem de Moro ao fundo dizendo " O homem que destruiu o Brasil". Quem financia a estada dela nos EEUU ? Nada falaria se o " amigo Mino " não tivesse reproduzido na Carta... Realmente não sei quantos zeros à esquerda colocaria na qualificação de idoneidade de uma o do outro... Quais dos dois são mais safados ? Patrícia ou Mino ?

  2. Parabéns, como sempre. Cruel com a própria imprensa, se e quando frouxa, conivente e conveniente com o poder de plantão, se se trata de defender a verdade e o faz na bucha, sem papas na língua... MAS, há de ter cuidado para não ser APAGADO pelo bu(RR)íssimo controle censor de seu próprio Antagonista Mais, quando e se por lá escrever, tal como foi kstrado no tal Manhatan Connection.

  3. Ainda acredito numa terceira via seja ela qual for ou com quem for pois o Brasil não merece mais essa guerra medíocre de populistas esquerdopatas ou direitopatas !

  4. Deixem o presidente governar p.o.rra , esperem até 2026 . Gente , vamos respeitar o presidente Bolsonaro e os milhões de brasileiros que o elegeram democraticamente . O lula fez o q fez e não teve essa choradeira . Aceitem.

  5. Todos aqui falando mal mas vão ter votar no Bolsonaro no segundo turno ( se houver ) , porque com lula de volta o Brasil acaba de vez .

  6. O Diogo dessa vez pegou pesado, mas expressou a verdade e o sentimento dos 50 milhões de brasileiros! Estou contigo Mainardi!

  7. A terceira vai materializar-se 6 meses antes da eleição. É bom que assim seja. O Bolsonaro mostrou em 2018 que a conectividade das redes sociais, e o smart phone dão conta do recado, em até mesmo 3 meses. Um nome conhecido seria mais fácil mas carregaria um bagagem a ser atacada. Um nome novo seria mais dificil de ser demolido, se não for um picareta contumaz. Se aparecer agora será destruído, seja quem for. O ideal seria que o Bolsonaro ou o Lula fosse inviabilizado desde já.

  8. Nossa esperança numa democracia "sólida" está sendo aniquilada por todos os "líderes". Estamos retrocedendo...principalmente quando elegemos a impunidade como artifício do poder. Continuaremos a ser o país da piada? "Independência ou morte!" Nem preciso dizer... Só nos resta a continuarmos a sobreviver para que possamos novamente ter esperança real. Quem sabe a 3a geração atual possa vivenciar alternativas, diante dos desastres sucessivos do passado.

  9. Com os termos "falange bolsonarista" e "caudilhismo de direita e de esquerda" Diogo resumiu como ninguém o estado de desespero do eleitor brasileiro em 2022! Quem puder ir à praia que o faça em tempo, pois até ali pode ser que o horizonte não seja mais amplo no futuro!!! Brasil, nanico pela própria natureza... Triste não?

  10. Quando a gente tem que apelar pela intervenção divina, é porque tudo está muito mal. Se Deus quiser há de aparecer um bom candidato!

  11. Diogo qual a sua opinião sobre termos a Marina Silva? É bem verdade que ela somente da o ar da graça a cada 4 anos... mas em tempos de polarização caudilhista ela pelo menos tem um “curriculum político” a favor da sustentabilidade, ecologia, minorias,... 🤔

  12. Enquanto é dito que a “A terceira via derrete “, “A terceira via nasceu morta “ “Não vai haver terceira via” eu concordo e acrescentando :NADA DE TERCEIRA VIA . URGENTE VENHA A ÚNICA E POSSÍVEL . A PRIMEIRÍSSIMA VIA .Fora do quadrado , fora dos previsíveis candidatáveis , fora dos eternizados políticos de plantão ! Nada de fuga pessoal, nem pensar em optar pela praia agora e muito menos já ir entregando de bandeja o poder às mãos dos mesmos! Desanimar justo agora ? Nem pensar ...

  13. Eu ainda confio nas previsões de um astrólogo e uma cartomante que não são muito favoráveis ao Lula ou ao Bolsonaro!!! Assim é o Brasil: vivemos de uma esperança que venha do céu pois terceira via que é bom, bye-bye!!!!

  14. Acredito no surgimento da terceira via. Penso que talvez não seja o momento propicio para o seu aparecimento porque direita e esquerda agem para queimá-la na largada. Ela aparecerá e cumprirá o seu papel no momento oportuno.

  15. Seus bostas! No fundo vocês querem o Luladrao! Parem de se enganar! A mídia já se revelou luladrao! Funcs.publicos e gente preguiçosa! E a maioria aqui

    1. Por favor Bozo, não vem com essa conversa de funcionário público, teu PR incompetente se deu um belo aumento e a todos os seus ministros, esse papo de funcionário público e globolixo é para gado ver, continue no seu pasto.

  16. Brasil é só retrocesso,outros países procuram ir para frente aqui é o contrário ,vamos vê Deus trabalha no silêncio ,só Ele tem compaixão de nós pobres .

  17. Depois do massacre que Moro sofreu, qualquer pessoa de bom senso percebeu que o sistema brasileiro de corrupção é invencível: mói e vomita quem ousa enfrentá-lo. Feliz de quem tem a praia como refúgio, a maioria da população não tem está saída.

  18. É lamentável perceber que não temos uma opção viável ao que se apresenta, BOLSONARO X LULA. Os ensaios iniciais para terceira via não consegue superar os interesses políticos aos do Brasil de futuro. Os homens e mulheres de bem com formação e conhecimento do Brasil não estão dispostos a entrar na falsa União terceira via. Quem sabe um milagre aconteça e apareça um expoente candidato (a) dispostos a dar o sangue patrioticamente, um mártir!

  19. A terceira via precisa de alguém carismático. Por que não dizer carismáticA? Luiza Trajano deve ter comprado um Instituto de Pesquisa por alguma razão que não fazer mais um negócio. Não lhe faltam todos os atributos para ser uma estadista: inteligente, empreendedora, exemplo para as mulheres e, principalmente, comunica-se muito bem com o rico e com o pobre. Vamos, Luiza, ainda que você perca no primeiro turno, basta apoiar o vencedor que não terá seus negócios prejudicados. Mas você tem chance!

  20. Diogo Mainardi não sei como vc consegue confiar no Mandetta. Eu não consigo. Ele me soa como um sofista. Prefiro, Moro, Mourão, Santos Cruz ou Zema. Esses me inspiram mais confiança; parecem mais sinceros. Suas verdades são mais confirmadas por suas atitudes.

    1. Concordo, mandetta não me inspira confiança alguma, outro da turma.

  21. As pessoas esperam um candidato que vá confrontar com LULADRÃO e Bozobosta na base da baixaria,acusações,ameaças e todo tipos de calúnias. Não é por aí. O Moro se candidatando ele não entrará nesse jogo. Não tem nada a temer e não levantará a voz. Apropnho Dr. Sergio Moro e Dona Marina Silva. Duas pessoas sóbrias que exerceram sua funções honestamente e sobriedade. D. Marina foi a melhor Ministra de Meio Ambiente que o Brasil já teve e o moro o melhor. Conseguiu botar muitos na cadeia.

    1. A minha proposta indicando esses dois candidatos jamais se concretizará porque são duas pessoas educadas. Não sairão prometendo o impossível em palanques. Esqueçam então essas duas pessoas. O Brasil não os merece.

  22. Terceira via com Moro vice Simone Tebet E apresentar os ministros : Economia, Justiça e Segurança, Saúde, Trabalho e Educação.p

  23. Nós vamos mesmo Diogo, é levar mais um baita ferro desses poderes podres que conduzem o país a essa mediocridade crônica e desesperança. Só penso em quem vem por aí a dar murro em ponta de faça numa vida cruel e empregados de um sistema assassino de oportunidades e ilusões.

  24. A terceira via a merecer meu voto seria aquela integrada pelo Dr. Moro e, quem sabe, o Sen. Álvaro Dias junto. Votar na esquerda manchada pelo Lula e seus asseclas nem pensar. Isso inclui PT, PSD, PSOL, PCdoB

  25. O Henrique Mandetta poderia sair do DEM e compor uma chapa com Amoêdo, indo para o Partido Novo. O clima não está nada bom, mas, com a boa vontade deles e do Novo, quem sabe essa chapa não teria sucesso? O que eu sei é que, do jeito que as coisas estão, caminhamos a passos acelerados pro abismo...

  26. Pra mim falta lógica nos diagnósticos. Como ainda não está claro para o brasileiro que não adianta mexer no topo sem muda a base?? Essa discussão de presidente é irrelevante para o Brasil. Evidente que devemos mudar o congresso. Reforma política e voto distrital é que são nossas prioridades. Pra governar qualquer presidente tem que entrar na dança com o congresso no modelo atual. Não acredito a ingenuidade da galera.

    1. Sebastião, precisamos mudar em primeiro lugar nosso sistema de governo e reforma politica , como disse o José, eleições 2018 renovação da Câmara 47,37%e o Senado 85,0% mudou o que? os políticos da renovação são filhos, esposas, família, partidários, o mesmo pensamento dos que já estavam é isso que temos que mudar, renovação é oportunidade para outros e Deus nos ajude porque está faltando políticos éticos no País.

    2. Perfeito seu comentário. Essa é a minha opinião. Temos que renovar o Congresso e fazermos uma reforma política ampla. A Reforma Política é a mãe das reformas, sem ela de nada adianta as outras. Nenhum Presidente que escolhermos será bom o suficiente com esse Congresso atual, porque ele não consegue exercer plenamente suas funções.

  27. Se no primeiro turno estes 50 milhões de eleitores votarem no candidato de terceira via melhor colocado nas pesquisas, poderíamos deixar a praia pra um outro dia ...

  28. SERGIO MORO seria a única saída. O problema está no fato de ele ser temido ou odiado pelos corruptos de direita, de esquerda e de centro. Os Bolsolulistas, saqueadores da República, estão transformando o Brasil no paraíso da Corrupção Impune. Pedro Geraldo

  29. Quero ir pra praia tambem, estou de saco cheio disso tudo, Lula, Bolsonaro, Micheque, 01, 02, 03, 04, Kassab, Dória, ACM Neto, Ciro Gomes, Lira, Maia, Crivella, Kicis, Zambelli. Quero saber o que pensa Mandetta sobre desmatamento da Amazônia, autonomia do BC, fomento de empresas no Brasil, investimento em pesquisa e desenvolvimento, parece ser um ótimo nome.

    1. Qualquer opção é melhor que BolsoMiliciano e Luladão.

    2. O que o cara fez até hoje na vida pra ser colocado como excelente opção ??? Foi um ruim e no momento só se aproveita de certa popularidade por criticar o atual governo. Não fosse isso, estaria no limbo.

  30. Queria me referir, em suma, ao fato de que os brasileiros é que se conformam em números. Esclarecer que somos os números pode evitar (ou pelo menos diminuir a probabilidade) de manipulações.

  31. O Mandetta é o único candidato viável com chance de estabelecer uma democracia, realizada sob a forma de um plano de ação efetivo (setorizado) p/ o Brasil. O papel do jornalismo será decisivo, mas, a gde mídia só sabe polarizar. Nós precisamos saber, em 22, que há uma opção ou candidato independente dos números de pesquisa ou narrativas sobre a falta de chances. Logo, só a continuidade do trabalho de vocês da Crusoé/ OAntagonista poderão demonstrar que os brasileiros têm uma alternativa.

  32. Joaquim Barbosa ou qualquer outra personalidade negra é a legitima terceira via sem cotas. Fora isso só Sérgio Moro.

  33. Para mim, não existe terceira via com a turma da velha e repaginada politica de Brasilia. Fico com Moro, Santos Cruz, Gentilli e outro que apoie, sem mentir, a Lava Jato e Moro. O resto é resto. Tudo do mesmo. Se o Congresso fosse sério, Bolsonaro não seria mais presidente. Se o STF fosse sério, Lula não seria inocentado. Brasilia, como capital, tem que ser extinta!!!

  34. Os que se colocam como candidato não têm projeto de país e assim não viabilizam a terceira via pois têm como perspectiva a mesma intenção ( poder pelo poder) do lularápio e do genocida.

    1. Realmente está muito difícil mudar o país, parece que só resta mudar de país

  35. Bozo já deu o golpe. Não teremos eleições. Está tudo aparelhado. Por isso ele continua matando pessoas e matando a esperança das pessoas. Ele já deu o golpe. Ou ninguém percebeu?

  36. Terceira via nasce morta, infelizmente, por ser o plano C, D, E... Aí cada um quer colocar a culpa em abstrações pelo fracasso: "falta de unidade", "falta sacrifício", "falta amor", "falta visão estratégica"... cada macaco quer sua banana, fim.

    1. Ciro não tem ideologia, tem conveniência política... Em 1998, ele se vendia como alternativa de direita... quando perdeu no primeiro turno, o cara de pau correu pro palanque do Lula... Ali, eu aprendi quanto valia a palavra de Ciro: menos que um suspiro ao vento, pra ser educada e não fazer uma analogia nada poética... A única coisa que ele tem é o "canto da sereia" no discurso. Mais nada.

    2. Também não confio no Ciro! Tende a impor uma agenda de acordo com as suas conveniências. Além de ser tão temperamental como o Bolsonaro. Precisamos de uma pessoa ética e equilibradas na cadeira da presidência.

    3. Porque Ciro é um Lula disfarçado! Ciro se unirá a Lula no 2o turno. Ciro não é confiável.

  37. É muito triste um país continental não ter uma pessoa capaz de conduzir essa via, não ter direito de escolher e ficar com dois fracassados como opção é muito triste

  38. Queria um nome respeitável pra votar. Não sei se teremos. Se não tiver serei obrigado a votar no que se tenha algum respeito. Se ainda assim não tiver nem saio de casa pra votar. Continuo resignado pagando meus impostos ou vou em busca de um país que seja digno de ter gente cidadã e trabalhadora.

  39. A alternativa que surgirá, tem que se apresentar com absoluta competência para o cargo que ocupará. Caso contrário, mesmo com sua eleição, continuaremos na mesma, pós- eleição. O caminho é votar no MENOS RUIM? É o que sempre temos feito.

    1. Não existe menos ruim entre Lula e Bolsonaro: os dois são absolutamente abomináveis e quem votar neles será cúmplice do desmantelamento completo do país... A única alternativa aceitável entre esses dois é o voto nulo!

  40. Do jeito que as coisas andam, a unica alternativa será esperar que a proximidade das eleições façam os dois lados se matarem. Uma alternativa vai aparecer. O Brasil não deve continuar à mercê da elite corrupta (quem diria, petistas, vocês viraram parte da elite).

  41. Seu artigo exprime o meu pensamento e da maioria dos leitores Diogo. Seu ponto de vista extremamente realista expõe a ausência de comprometimento dos políticos viáveis à uma candidatura salvadora da pátria em 2022, pois, todos estão preocupados apenas com o próprio umbigo, digo, interesses. Sou a favor da candidatura da Juliette, vencedora do BBB21!!!

  42. Personagens históricos: Alexandre, o Grande. | Ivan, o Terrível. | Felipe, o Belo. | Manoel, o Venturoso. || Contribuição brasileira: Lula, o Cachaceiro. | Jair, o Insano.

    1. Não, nunca mais Bolsonaro verá meu voto, sob nenhuma circunstância! Se Lula voltar, que se dane tudo, mas nenhum dos dois verá meu voto!

    2. Votar no Bolsonaro é o mesmo que votar na esquerda, já que ele é marionete do Centrão e só faz o que eles querem... Ninguém pense que existe alternativa entre esses dois. O Bolsopetismo é uma coisa só!

  43. Se até 2022 eu não tiver uma opção mais palatável pro 2º turno, a única saída seria pelo aeroporto. Mudar pra bem longe deste país, que é totalmente dominado pela escória da política. Nova Zelândia ou Australia me aguardem.

  44. Entre Bolsonaro e Lula, a confirmar-se as pesquisas atuais, vou votar apenas no terceiro colocado, seja lá quem for, na esperança que este ultrapasse um deles: só assim votarei no segundo turno!

  45. O problema do Brasil foram esses governos populistas que compraram os pobres e boicotaram a educação deles justamente para que continuassem a ser comprados. Mortadela, bolsa família, auxílio covid, tudo para comprar eleitores o suficiente para ganhar eleições. E assim, hoje não temos eleitores capazes o suficiente para votar conscientemente, numa 3a via. É desolador, mas ainda espero uma estrela brilhar para algum ser capaz de transpor esse quadro.

  46. isso só nos mostra que se "cada povo tem o governo que merece", nós brasileiros estamos com muita culpa, pois os governos têm sido péssimos

  47. Joguei a toalha, boa sorte ao Bananal, o mundo discutindo fusão a frio, fissão de plasma e nossos políticos ligando termoelétricas a gás para evitar o apagão causado por eles e sua incompetência técnica!!! idade Média aí vamos nós, vou para a praia também. Dane-se!!

  48. Estou na terceira via e não abro mão do meu voto. Mas, sinto-me constrangido com o papel higiênico que a nossa imprensa, a grande imprensa representa: a notícia mais importante da semana, ninguém deu> Por que? porque a imprensa já tem um lado: ser contra Bolsonaro. E qual foi o fato importante: os lideres da CPI assinaram um requerimento impedindo o convocação do Gabas, que levou dos governadores R$ 360 milhões para a compra de respiradores. O cara sumiu com o dinheiro e a impresa calou o boca

  49. Pior não fica, então só tende a melhorar? "Sigam o dinheiro". Quantos segmentos econômicos Lula favoreceu no Brasil e no exterior, em 14 anos de poder? Bolso se mostrou maluco e não confiável. Mas devem a ele o desmonte final do arcabouço institucional q tentava resistir ao modelo consagrado no Brasil desde a redemocratização: o " Capitalismo de quadrilha". Restaurar Lula é "restaurar" esse modelo, q interessa a muitos poderosos. O resto é fumaça. Somos um país dominado por cartéis empresariais

    1. Pode ficar muito pior ainda, este poço não tem fundo

  50. O brasileiro, queiram ou não, está condenado a viver no país mais consumido pela bandalheira de suas elites do mundo. Irremediavelmente, pela ignorância e desinformação, este país carece de eleitores esclarecidos e conscientes para eleger políticos sérios. Somos o rebotalho da sociedade universal, e por isso, nosso destino inexorável é escolher entre um bandido juramentado e um enlouquecido capitão cloroquina como futuro mandatário desta porqueira de país.Quem puder,que se mande enquanto é tempo

  51. Infelizmente não vejo futuro! Parte do povo mais sofrido, quer votar no MOLUSCO, pois acha que foram os melhores tempos de sua vida, mesmo sabendo que o mesmo roubou e irá roubar +, Já os BolsoLoucos, continuam cada vez mais Nazistas e loucos. A adoração a estes dois SERES repugnantes, só me faz esclarecer que a melhor SAÍDA, ainda é o aeroporto mais próximo, TRISTE FIM DO PAIS DO PASSADO INGLORIO ETERNO. POVO SEM CULTURA, NÃO TEM FUTURO.

    1. Seu comentário exprime exatamente o meu sentimento e de muitos que não compactuam com esses dois extremos tresloucados!! Como não tenho condições de ir pra praia, minha saída é me fingir de louco e sobreviver!

  52. Ha pelo menos 40% do eleitorado que não vota nem em Bolsonaro nem em Lula. Sufciente para eleger uma terceira via e salvar o país de mais 4 anos de atraso e trevas ! Mandeta, Moro , Doria , Eduardo Leite tem que vestir a “ sandália da humildade “ e apoiar quem tiver mais popularidade .

    1. Joelena, desde quando a esquerda é boa opção pra alguma coisa? O PT, então, nem se fala!

    2. João Dória, Henrique Mandetta, Ciro Gomes,( PT Camilo Santana ) Os Melhores Candidatos...

  53. Mandetta, Dória, Ciro, Huck e Sérgio Moro, cada um a seu jeito, ajudaram a eleger o Genocida, que já era genocida confesso antes das eleições. A única saída é Lula.

    1. Se a única saída é um corrupto condenado pela Justiça, a solução é alugar mesmo....

    1. Quaquaqua..só rindo mesmo..o brazuca é de uma estupidez alienante

  54. Diogo, o que acontece hoje, já era previsível. Tem muito ego em jogo para consolidar uma 3a via, que venceria certamente a eleição. Não para revolucionar o Brasil, mas sim, para ao menos, voltarmos à normalidade. O brasileiro está cansado da pandemia, assustado com o n° de mortos e decepcionado com os lobos em pele de cordeiro, que se elegeram na onda bolsonarista. Antes eram a favor da LJ, mas agora se curvam à corrupção. Para mim, somente um nome personifica a ESPERANÇA de dias melhores, MORO.

    1. Concordo , esqueceram o quanto de dinheiro ele recuperou para o Brasil .

    2. Importante para viabilizar um governo que chegue para voltarmos à normalidade democrática competente é NÃO REELEGER A GRANDE BANDA PODRE DO CONGRESSO NACIONAL.

    3. Por favor me explique: O Moro sendo eleito vai ter que governar com o Centrão .Sim o Centrão continuará dando as cartas. Ele terá que fazer conchavo com os condenados por ele?

    1. Ai ai, num guento mais tanta alienação.. cáspite..

  55. Diogo, essa turma está com o prazo de validade vencido. Porque não investir a partir de agora em outro nome. Sugestão: Alessandro Vieira está fazendo um excelente trabalho na CPI, sendo conhecido no Brasil.

    1. Conhecido onde? Quem assiste à CPI? Tente perguntar nas ruas ( não precisa ir longe, pode ser nas grandes capitais) se alguém sabe de quem se trata? Um nome nacional precisa ser construído pelos diversos setores da sociedade e isso , além de levar tempo, precisa contar com as circunstâncias , capazes de atrair a atenção e a admiração de gente de todo canto deste imenso e diversificado país, além de ter o apoio maciço das mídias oficiais e não oficiais. Difícil!

  56. Eu, com certeza, fujo pra praia ou pro morro se persistir a atual conjuntura eleitoral. Não tendo como evitar, não serei eu a engrossar as fileiras do atraso e do golpe final a este pais já combalido. Se este povo burro assim decidir, que se dane! Pior é que eles fazem a dívida, mas pagamos essa conta juntos! Damage!

  57. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  58. A única possibilidade de alguma decência no próximo mandato de Presidente seria o impeachment de Bolsonaro. Qualquer 3a via tem chance de vencer Lula - a única maneira dos desiludidos não escolherem a praia. Porém, ninguém da oposição mexerá um dedo para interromper o mandato de Bolsonaro. A menos que seu governo começasse a deslanchar, o que é improvável. Interessa mais vê-lo se desintegrar por si só. Chegar a outubro/22 sangrando em sua fase terminal, sem chance de estancar a hemorragia.

    1. Concordo. Uma chance para a terceira via seria o impeachment de Bolsonaro.

    2. Este negócio de sangrar não funciona. Pensaram isto em 2006 e o molusco venceu, mesmo com o MENSALÃO. Mal se corta pela raiz.

  59. ACM neto tem a quem puxar. Oportunista. Nada que valha a pena vem do DEM. Achei que essa história era pra boi dormir. E foi. O egos são por demais inflados, para pensarem em um bem maior. Os meus candidatos já desembarcaram, veremos quem restará. Até lá voto em branco.

  60. A única terceira via possível è Ciro Gomes. Todos sabem. Mas a imprensa paga pau para o Moro não quer aceitar. Aí vc fica nesse muro de lamentações.

  61. Lamentável, muito lamentável. Erramos ao dar 16a ao PT. Erramos ao eleger Bolsonaro em 18 (mas ninguém se apresentou como opção viável). Vamos erra de novo se ficamos com o BolsoLula. Até quando?

    1. Havia, sim, a opção de João Amoêdo, do Novo. Íntegro, ético, competente, equilibrado, experiente na área de gestão, da direita liberal. Mas, as pessoas se deixaram levar pelo "Mito"... Deu no que deu.

    2. Não havia opção em 2018? Não houve alguma viável pq este povo pensa mal a política. Nós inviabilizamos as alternativas, quando teimamos em nos dividir até diante da catástrofe. Tivesse vencido Ciro Gomes ( 3° colocado) no lugar de Bolsonaro, com todos os seus defeitos e maluquices, não seria tão prejudicial quanto o estrupicio que acha que governa. O ódio às esquerdas, por seus conceitos progressistas, foi o tiro no pé que nos demos. Temos agora tudo que temiamos. Touché!

  62. Acho que o próprio Mandetta pode puxar o barco, mudando de partido e lançando sua candidatura. Não adianta esperar espírito público dessa gente, tem que partir pra briga. Doria, ACM, Ciro e cia ficarão pelo caminho chupando dedo. Brasileiro gosta de quem fala grosso(deve ser algum trauma). Se Mandetta não bater no peito e dizer " eu sou o candidato " irão ficar até 2030 dialogando sem sair do lugar.

    1. Exato! Mandetta precisa de um partido decente, e só existe um no Brasil: Partido Novo!

  63. eu não voto, pago a multa; se não tiver um Candidato Honesto, que NÃO seja sociopatapolíticoprofissional. QUERO ALGUÉM QUE NUNCA FOI POLÍTICO, SENÃO NÃO IREI VOTAR, PREFIRO PAGAR A MULTA.

    1. Jovem,,esse seu comentário não tem pé nem cabeça. Política não é uma profissão, muito menos um sacerdócio. Política deveria ser uma atividade nobre. Porém, No Brasil, política é emprego mto bem remunerado pros espertalhões e aventureiros de plantão.

    2. Como assim, vc quer pra política quem não seja político? Tipo : vc quer construir sua casa com alguém que não seja engenheiro; tratar da Saúde com quem não seja médico? Consertar um encanamento com quem não tenha nenhuma noção de encanamentos? Então....ta! 🤔🙄🥺😜🤣

    3. Desculpe, mas este negócio de "nunca foi político", "deu muito ruim" em 2018. Olhe com atenção que verá que tem político ficha limpa e que já "mostrou serviço" no executivo.

  64. Ao ler sua coluna sei bem que você não alivia, mas só na semana do Sérgio Moro, é a segunda da minha preferência. Adoro limonada sem açúcar...rsrssss.

  65. Tem 50 milhões de pessoas rangendo os dentes, com muita raiva do genocida e sem poder ir às ruas por causa da pandemia. Estamos loucos para votar, não em Bolsonaro ou em ex presidiário. Que venha a 3a via! MS

  66. Bom dia, Diogo. Cá tô eu, de novo, pra lembrar que: esse tipo, nem de de um lado nem de outro, é a cara do Rodrigo Pacheco. vai por mim.

  67. Só haverá terceira via quando surgir uma candidatura de direita que aponte como o jumento traiu todas as suas promessas de campanha em 2018 e se comprometa a retomá-las. Enquanto fingirem que o Bozo sempre esteve errado sobre tudo, até a cor do céu, e seguirem esquerdando para marcar posição, serão sempre o petismo do B, incapaz de conquistar um único esquerdoso ou direitista.

  68. No T1 votarei no candidato mais bem pontuado no DataFolha da véspera do pleito, excetuados Bolsonaro e Lula. Pode ser qq um, de Danilo Gentille à Ciro Gomes, embora prefira Fernando Gabeira. No T2, voto no mesmo candidato ou se este não estiver mais na disputa, vou para a praia. Depois, vou embora do Brasil.

    1. Perfeito! E também, se tudo falhar, deixarei de vez a Terra de Ibirapitanga.

  69. Temos 2 lados , cada qual com quase metade dos parlamentares comprada! Os que não se venderam são poucos! Juntar um troco e mandar os filhos embora...

  70. A 3ª via não vinga, porque não existe! Os políticos não a querem! Esse encontro é espuma para inglês ver! Acho que as praias estarão lotadas em 2022!

  71. Infelizmente, Diogo, vocês Antagonistas se tornaram imprescindíveis em meu dia a dia, senão, sem uma São Marcos por aqui, mergulharia definitivamente em meus livros sem me importar com a destruição do país. Velha, talvez parta antes de ser atingida pela explosão final.

  72. Eis que aqui uma das raras vezes em que divirjo, veementemente, desse brilhante jornalista e articulista. Os 50 milhões não são dos que vão à praia em 2022, e sim de antipetistas ávidos por quem os represente no lugar de Bolsonaro. Ciro Gomes e o ex-marqueteiro de Lula parecem ser os únicos que já descobriram isso. Falta ser aceito, inclusive por esta revista. Por que não Ciro e Bolsonaro no Segundo Turno? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Talvez porquê Ciro Gomes é apenas um poste alternativo de Lula a garantir a inviabilidade de uma alternativa ao bolsolulismo.

  73. Talvez a terceira via não prospere, simplesmente, porque ninguém das "outras vias" ou da própria "terceira proposta" tenha autocrítica ou humildade suficiente para entender que TODOS saem, de um jeito ou outro, destas duas absurdidades anteriores: o Lulismo ou o Bolsonarismo, ambos sempre de "ocasião", no que diz respeito à classe política. Portanto, pensar em "ocasião" gera isto... tem gerado isto e, provavelmente, vai continuar gerando isto... isto, o que é? Pensamento marqueteiro boboca.

  74. Devemos ir às urnas? Votar no menos ruim? Votar no presidenciável que foi escolhido pelo partido para que este tivesse um representante? Votar em quem irá impedir que outro seja eleito? Não votar.

  75. O “bom” brasileiro nunca valorizou seu próprio voto. Se colocam mais como torcedores de times, que uma vez escolhido “o seu”, não levantam mais a cabeça, morrem pelo seu time e literalmente morrem por seu candidato, por pandemia, fome ou em filas esperando suas migalhas, como baratas que somos. Mas ostentam garbosos seus candidatos e vestem-se de Fakenews dos pés a cabeça nesse carnaval diabólico onde escolhem ex-presidiário ou sociopata assassino. Praia impropria que nos resta.

  76. É desanimador, o cenário que temos pela frente! Para poucos existe a praia e a aposentadoria, para muitos, todo o resto, tempo de desespero!

  77. Estou, neste momento, concluindo , com absoluta consciência, a situação eleitoral deste país chamado Brasil - nome com origem do " " "Pau Brasil" - espero não ser Fake news : " Será que, realmente, na vida real, no Brasil, atualmente, devemos ir às urnas?"

  78. ... "Este não é Brasil. O Brasil não existe. Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os Brasileiros?" - Carlos Drummond de Andrade. ... Tirei de uma coluna sua em Veja. ... Não sobrará nem a Terceira Praia.

    1. Lenir, essa resposta está nas palavras e ações dos dois primeiros colocados nas pesquisas... É só buscar.

    2. mainardi, explica porquê na sua opiniâo, pode ser que seja a última vez que esses 50 milhôes poderâo votar!!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO