Em fuga do Brasil
Às terças-feiras à noite eu fujo do Brasil. Acho que todos nós merecemos fugir do Brasil. Há várias maneiras de fazê-lo em qualquer dia da semana, mas às terças-feiras à noite é como se eu fugisse para outro planeta. Assisto ao programa La Grande Librairie, na TV5 Monde. O formato é frugal: em torno de...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Às terças-feiras à noite eu fujo do Brasil. Acho que todos nós merecemos fugir do Brasil. Há várias maneiras de fazê-lo em qualquer dia da semana, mas às terças-feiras à noite é como se eu fugisse para outro planeta. Assisto ao programa La Grande Librairie, na TV5 Monde. O formato é frugal: em torno de uma mesa de centro, o condutor do programa conversa com de quatro a cinco escritores que estão lançando livros. Em geral, esses livros têm um tema em comum, abordado pelos autores de diferentes formas, inclusive no gênero. Quem escreveu ficção sobre um determinado assunto pode dialogar com quem escreveu um ensaio, por exemplo. O espectador também recebe dicas de outros livros relacionados, muitos dos quais clássicos que continuam a ser reeditados na França. Filmetes com livreiros que dão indicações livres de leitura completam o cardápio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2021-07-18 12:14:58Lindo. Fiquei sinceramente emocionado. Humildemente, parabéns.
Sonia
2021-06-23 05:30:25Mais um dos seus primorosos artigos, Mário.
Eleonora
2021-06-22 14:32:30Seus artigos são maravilhosos! Obrigada.
Moso
2021-06-17 09:02:08É preciso ter cuidado com a fada do Alexandre Silva: escrutina pensamentos. Não há lugar só c/ vida animal inteligente no planeta e talvez nem no universo. Se é vida animal, é animal. Dá ao menos pra viver longe dos piores animais do planeta, mas não esqueça que a influência de um bozo ou de um Trump tem bestial alcance global. Esqueça Portugal, foi desmotivado antes de começar. Tente Islândia ou Noruega.Logo o frio e a calma vai dar saudades da loucura dos trópicos, do Antagonista e da Crusoé.
ALEXANDRA
2021-06-17 08:23:42Obrigada, Mário, por ter feito o mesmo comigo. Delicia de ler o seu texto, como sempre.
Marcelo
2021-06-16 18:38:38"...escapar do Brasil para um planeta onde há vida inteligente". Poderia disfarçar melhor o pedantismo e o sentimento de supremacia "cultural".
Sofia
2021-06-16 09:39:54Mario Sabino, sou sempre grata por sua generosidade. A literatura só "pesca" quem já tem a disposição para morder a isca... e, Balzac... o que dizer? Pescou esse afegão e lhe ensinou francês... isso é que é vida após a morte!
Cleidi
2021-06-15 22:12:11magnifique
Luiz
2021-06-15 16:03:45Também eu me separo do meu dinheiro, reservado à assinatura de Crusoé, cada vez que leio um texto seu, Mário. Uma página de lucidez e sensibilidade em meio ao mar de opiniões rasas e grosseiras que invadem a tela de meu computador o tempo inteiro. Merecedor de tamanha admiração, que beira à inveja.
André
2021-06-15 12:56:35Sabe que estava pensando em cancelar a Crusoé, pois, por falta de tempo (desorganização minha, na verdade), há semanas não conseguia acessar a revista. Hoje me organizei e consegui acessá-la por alguns minutos, no que me deparei com esse texto. Obrigado, Mario e Crusoé. Manterei a assinatura.