DiogoMainardina ilha do desespero

Eu voto em João Amoêdo

04.06.21

“Eu voto em João Amoêdo.”

Foi o que publiquei aqui na Crusoé, em 7 de setembro de 2018.

Naquele momento, Jair Bolsonaro liderava as pesquisas com folga, com 24%, e João Amoêdo penava em sétimo lugar, com apenas 3%. Depois do meu apoio, ele caiu para 2%.

Expliquei o motivo do meu voto:

“É claro que João Amoêdo não tem a menor chance de ser eleito. Se o Partido Novo tivesse escolhido um candidato mais popular do que ele — Bernardinho, por exemplo –, talvez já estivesse disputando o segundo lugar.

O fato de não ter nada a perder, porém, deve ter ajudado a campanha de João Amoêdo, porque ele se sentiu ainda mais à vontade para atacar todas aquelas imbecilidades demagógicas que paralisam o Brasil há mais de quarenta anos, sobretudo em temas como pobreza e desigualdade.

Os 3% de João Amoêdo nas pesquisas mostram que existe um parcela minoritária do eleitorado disposta a repensar o país.”

Nesta semana, o Novo anunciou mais uma candidatura presidencial de João Amoêdo. Os 3% continuam sendo 3%. A parcela minoritária do eleitorado continua sendo minoritária. E a necessidade de encontrar um candidato capaz de atrair votos é ainda mais urgente do que em 2018, porque o Brasil apodreceu de lá para cá — não basta repensá-lo, é preciso refundá-lo.

A candidatura de João Amoêdo, por mais que eu simpatize com ela, é o contrário disso. Ela revela a implosão da terceira via. Os nomes que se uniram no WhatsApp, algumas semanas atrás, acabaram se desunindo fora dele, porque ninguém se mostrou disposto a renunciar à própria vaga. Em particular, João Doria e Ciro Gomes.

A um ano e meio do voto, o esfacelamento da sociedade agravou-se. João Amoêdo está praticamente sozinho, porque metade de seu partido bandeou para o bolsonarismo. Bernardinho está em Paris. Eu estou me atirando do décimo-quinto andar. E o Brasil se prepara para o desastre. De novo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. não é verdade que metade do Novo se baseou para o Bolsonarismo No meu caso eu estou profundamente insatisfeito com a falta de poder decisório dos filiados do Novo e considero que o lulismo continua a maior ameaça a nossa denocracia

    1. Eu estou em Osasco, município de SP e compactuo com a mesma opinião.

  2. Você é ótimo! Gostava muito do seu pai e gosto mais ainda de você. Não desista de nós. Continue escrevendo, nos orientando, dando esperanças.

  3. Diogo, eu estou tão desolada quanto vc. Mas, por favor, esse negócio de pular do 15º andar, embora eu saiba que é uma brincadeira, é horripilante!

  4. Minha aflição não é menor que a tua Diogo, ou melhor deve ser maior, porque já estou me atirando de cabeça, apostando tudo em Rodrigo Pacheco.

  5. Gostaria de saber se você Diogo leu uma matéria na revista Piauí, edição 176 de maio 2021, intitulada Batalhadores do Brasil - que considerei a melhor análise da atual fase da política Brasileiro com foco exclusivo na próxima eleição presidencial.

    1. Excelente dica de leitura. Gostei muito do artigo e, ao compará-lo com o texto do Mainardi, saltou aos meus olhos como o Diogo está precisando estudar mais a lição de casa.

  6. Não precisamos de mais "forças" contra a 3a via (imprensa, inexistência moral de políticos e do próprio povo). Não é possível q não tenhamos inteligencia suficiente para nos livrar destes lixos. Dá a entender q TODOS no fundo querem o UFC entre os piores candidatos à presidência, repetir 2018 e ao Peru recentemente. Em plena DESORDEM e o RETROCESSO. Triste.

  7. Seja otimista, defenda seus valores. Declare seu voto no Amoedo novamente, vamos fazer crescer os 3 % de 2018! Pode ser que o Amoedo não seja eleito mas temos que deixar público nosso apoio a um projeto de governo mais ético, com propostas alinhadas aos interesses do país e composto de gente competente.

  8. Toda semana o Diogo MaisNada tem uma paixão diferente, foi o calcinha-colada, depois o Moro, agora é o especulador financeiro, semana q vem pode ser o mais homem do RS, até chegar no objetivo fim, o ex-detento cachaceiro ladrão nine finger.

  9. Mesmo assim ainda terá mais uma vez meu voto no 1º turno/2022. Por ser o mais ético , mais bem preparado e com projeto claro de governo. Por ser um democrata que respeita e protege as instituições e a constituição e nao responder processo na justiça. JA 2022

  10. Já se vai o tempo em que eu dava crédito às suas manifestações políticas, Diogo. Hoje nem me dou mais ao trabalho de lê-las. Uma pena. O radicalismo insano nos afastou.

  11. Tudo tem seu tempo certo, tempo para amar (e chegar…), como na canção. O Brasil decente permanece esperançoso na chegada de Moro, na hora certa, com a notícia exata…

  12. A terceira via só tem condições de vencer com o seguinte “dream team”: -Presidente Tasso (abrindo vaga no Senado pelo Ceará) -Vice Moro ( para dar consistência à chapa) -Senador Ciro Gomes (na vaga do Tasso, com promessa de apoio para presidente do Senado) -Entrega porteira fechada da Justiça, Segurança e Amazônia ao vice presidente. -Amoedo e Mandeta ministros.

    1. ... Já combinou com os "russos"? ... Se sim, está combinado.

  13. Não faça isso. Não se atire. Precisamos dos seus comentários pé no chão, nesses tempos tão difíceis. Diogo falando o que sente...muito bom...

  14. A melhor coisa seria o Lula se aposentar da política, afinal, ele já conseguiu o que queria: foi "inocentado", está livre, leve e solto, já ajudou a fu... com o Moro. Podia ter pelo menos um pingo de decência e se aposentar da política. Pq caso contrário, arrisca o g3n0c1d4 ganhar, a economia tá tão ruim que qq melhora em 22 já é lucro e não é difícil de conseguir depois da vacinação, ainda que capenga. E do jeito que vai, se o g3n0c1d4 perder pro Lula, ainda vai botar o exército "dele" na rua.

    1. Fernando, parece que vc só leu a primeira frase. Continue para compreender melhor o que Mainardi quis dizer. Verá que é exatamente o contrário do que vc interpretou! Um abraço!

    2. É o Moro que não quer. Não o condeno, falta muito chão para que o Brasil tá consiga um presidente desse naipe. Desistiu de sua carreira para tentar ajudar esse país ingrato e, óbvio deu no que deu.

  15. Mas desta vez manterei meu voto mesmo que ele continue com 3%. E se o restante do país continuar votando em bandidos como Lula e Bolsonaro, no segundo turno nem apareço para votar.

    1. Eu votei no Amoedo no primeiro e segundo turno da última eleição. Continuarei na mesma a não ser que haja uma terceira via mais viável. Lula e Bolsonaro jamais terão meu voto.

    2. Nataly, estou com você. Votarei na terceira via e anularei meu voto no segundo turno. Não que isso tenha alguma importância, pois certamente um dos dois bandidos ganhará à eleição

  16. Por enquanto é um gerúndio. Temos 18 meses até outubro de 2022. Depois de atirar-se, poderemos dizer, no 10o andar, por enquanto está tudo bem?

  17. Realmente nao ha atalho ... tem que ver primeiro em quem vamos votar para sindico, vereador, deputado, senador...quem sabe daqui uns 20 anos teremos um bom candidato a presidência ...para PR agora eh tentar pelo menos nao repetir os erros ...

  18. Destes 3%, pode tirar o meu voto. Amoedo fez um excelente trabalho em estruturar o partido simpatizante ao liberalismo, mas não tem a menor capacidade de atrair votos. Alguém consegue imaginar as massas indo para a rua recepcionar o Amoedo como fazem com Lula ou Bolsonaro? Pois é...

    1. Realmente, a única vantagem do Amoedo é botar o dedo na ferida nos debates, e só. Talvez fosse mais produtivo ele tentar um senado, ou o governo de SP, por exemplo.

  19. Meus candidatos a PR e vice são: Marcelo Odebrecht e Joesley Batista. A ordem não importa . Não devem satisfação a ninguém e tem profundo conhecimento do esgoto politico brasileiro

  20. Prezado Diogo, somente tu acreditavas nesse pessoal do WhatsApp, a ambição vem primeiro que o povo brasileiro, tem muita gente para terceira via, falta estômago para conviver com essa gente politica brasileira , mas espero que alguém tome um forte chá de hortelã e lute pelo povo brasileiro e enfrente essa gente

  21. Kkkkk. Desculpe Diogo. Mas o pular do décimo quinto andar foi cômico. Meu caro agradeça a Deus por estar morando na Itália. Imagine nós brasileiros que queremos uma terceira via. Estamos enlouquecidos.

  22. Temo que o país tenha ultrapassado, em muito, o ponto de não retorno. A dinâmica da política no Brasil é totalmente anti-funcional. Dificilmente nos livraremos, nos próximos anos, do populismo, seja ele de esquerda ou extrema direita. O trajeto de deterioração das instituições e retrocesso econômico e social é notório. Que Deus proteja a todos.

  23. Ciro jamais foi honesto quanto a coalizões. Mas Amoêdo agora tem bem mais chances de ser ouvido - e não ser boicotado pelas emissoras.

    1. Tu realmente acha que emissoras que vivem de dinheiro público vão abrir espaço para o Amoedo (ou qualquer outro representante do liberalismo)?

    1. A 1a pergunta que o pré- presidenciável deve "SE" fazer é: " Como refundar um país com meta à saída do subdesenvolvimento e ancorá- lo num porto seguro." Agora vamos em busca da 3a via do "PAR PERFEITO." ATÉ AGORA , NESTE PAÍS, A MODA É IMPEACHMENT. ESPERAMOS UMA TERCEIRA VIA FORA DA MODA.

  24. Quem será o "salvador da pátria"? Talvez fosse utopia do personagem "Sassá Mutema"... Estamos entre a cruz e a espada!

  25. Diogo, a sua frustração política com o país é também a de milhões de brasileiros. Nunca votei em Lula, mas entre uma ditadura com Bolsonaro é preferível um Lula super vigiado para não repetir a roubalheira do passado. A receita para Lula recuperar o poder e reescrever sua biografia é simples: agir como Mandela, fazer um governo de união nacional e não permitir a cooptação do governo por organizações criminosas que sugam os recursos públicos. Será a última chance e acredito que não desperdiçará.

    1. Alguém consegue imaginar que um ex presidiário, conhecido mundialmente, volte a ser presidente? CREDIBILIDADE não se compra, se conquista

    2. Caros Silvana e Sérgio, Lula pode ser tudo, mas burro não é. Se vencer, chegará a presidência com 77 anos... e aí será importante dar o retoque final na sua biografia fazendo um governo liberal progressista e sem revanchismos. É a esperança que nos resta se os eleitores (não com meu voto) o elegerem no segundo turno, já que contra Bolsonaro é certo que triunfará....!!

    3. Só faltou explicar como um larápio se tornará honesto e preocupado em refazer sua biografia. Como se dará esse milagre?

    4. Maurício, acho que você está esperando muito do demiurgo de Garanhuns. A malandragem, a soberba e o sonho de se tornar um ídolo latino-americano (à la Fidel) estão no DNA dele.

  26. Provavelmente votarei no Amoedo novamente no 1o.turno Diogo , mas no segundo NÃO anularei novamente meu voto.Porque a escolha do MENOS pior ,trouxe o PIOR na escolha.Pensei muito em votar nulo , sempre votei nulo quando nenhum candidato me satisfazia.Mas agora a preocupação é com a continuidade da família nazifascichavista no poder. Um mix do pior em autoritarismo , charlatanismo e boçalismo juntos. Imagine um Bolsonaro agora em 22 , um Bananinha em 26 e um Carlixo em 30??

    1. Silvana , concordo com você! Lula eleito , vai fazer tudo o que ele fez potência 10 .

    2. Lula e PT , assim como outros partidos roubaram muito!!!A corrupção não acabou e não vai acabar.Lula se articula politicamente com empreiteiros , politicos, e o Bolsonaro tem respaldo dos militares , milicianos, polícias...cada um atende a seu público.Mas é preferível ainda uma democracia a um fascismo autoritário.Bolsonaro é pior do que qualquer outro , sua atuação até agora mostrou que o que lhe falta em cultura e civilidade , lhe sobra em astúcia e foco em seguir seu projeto de poder!!!

  27. João Amoedo séria um sonho ! A sociedade hipocrita e retrógrada nao Vota neste tipo de proposta ! Espero que apareça uma terceira via !!! Ficar como opcao entre o psicopata e o corrupto será péssimo !!

  28. Gostaria muito de votar em um candidato do Novo, partido mais coerente do Congresso, mas abro mão deste direito, em prol do candidato de centro melhor colocado nas pesquisas do primeiro turno. É o único jeito de derrotar um dos extremos ...

  29. Votei nele na última eleição, mas o que vejo hoje é que ele seria mais do mesmo. Só tem um pensamento que é tirará o Bolsonaro. Acho que Bolsonaro já errou muitas vezes mas impechement é um pouco demais. Fhc, Lula, Dilma Sarney, Temer, se seguirmos esta linha todos deveriam ter o mesmo destino. Não vi muitas propostas para melhorar o país pelo Amoêdo mas tenho visto muita crítica. Falar depous do fato é sempre muito fácil. É o pior com o sistema que funciona no congresso isdo não vai mudar.

  30. Vamos juntar cacos e fazer um vazo de flor. Junta 3% do Amoêdo, cola com 5% da Juliana Paes, mais 15% do Moro, mais 5% do Santos Cruz, mais 5% do Danilo Gentili, mais e mais... Bota uma boa fábrica de memes inteligentes (que é o que funciona no zap) e vamos em frente.

  31. Eu quero acreditar que Amoedo tem chance e que a partir do momento que anuncia ser pré candidato alianças estão se firmando. Diria que a divulgação poderia adotar a afirmação: vote Amoedo para o PT não voltar, porque Bolsonaro com o estrago que fez e faz já era ! Sou otimista, quem deixou de votar Amoedo por medo do PT não irá cometer o mesmo erro .

  32. Nao importa que Amoedo tenha só 3% Continuo com ele. O Brasil precisa acabar com a polarizaçao nas eleicoes. Eleiçao, não é casa de apostas, vou votar nesse mesmo ruim pra nao entrar o outro que é pessimo. Na eleição de 2018, a cereja do bolo estava entre os candidatos do segundo pelotão. O Brasil quis votar em Bolsonaro e Haddad. Se deu mal.

  33. Sócrates defendia a monarquia exercida pelo rei filósofo. Acreditava ele que, se para ser ferreiro era preciso aprender o ofício, para ser chefe do governo era preciso conhecimento. De lá para cá, ser chefe do poder executivo tornou-se algo cada vez mais complexo. Cada mandato exercido por analfabetos funcionais só deteriora o país. O povo brasileiro precisa aprender com os head hunters a selecionar o ocupante da vaga de chefe do executivo. Um EXECUTIVO de boa fé, pode ser uma boa escolha.

    1. De pleno acordo ! a despeito da "democracia", em que todos têm direito de se candidatarem a presidência, atendidos os requisitos constitucionais, acho que seria importante uma capacitação minima, e com aferição de resultado, para que alguém se arvore a dirigir Estados e principalmente a União. Pode ser utopia, mas nos ajudaria a errar menos. O NOVO trabalha nessa linha, acho acertado.

  34. Moro e Mandetta!! Perfeito! Amoedo é uma pessoa de princípios mas não é persuasivo, falta voz ativa e resultados visíveis!

    1. Também torço pelo Mandetta. É competente, sério, dedicado e civilizado. Voto nele com muita esperança.

  35. Parar com isso de pular pela janela Eu, hein? Houve um caso verídico em Fortaleza anos atrás Um sujeito subiu na caixa d’água q alimenta a zona sul da cidade, ameaçando pular Juntou gente, uns gritando PULA, outros DESCE DAÍ! Chegam os bombeiros e começa a negociação - Por que vc quer se matar? - Minha mulher me largou! Perguntam quem ela era e onde morava Foram buscá-la - Zé, larga de ser idiota, DESCE JÁ DAÍ! EU TE BOTEI FOI CHIFRE, NÃO FOI ASA NÃO! O corno desceu e foi embora com a mulher

  36. Metade do Novo não quer João Amoêdo. O que não quer dizer que somos Bolsonaristas. A não ser pra quem tem a mente binária típica do bolsopetismo.

  37. De novo.. é visível que com a "pedida pra c.a.g.a.r e se mandar" de Moro, o descarrilhamento das expectativas sanitárias do Bozo pra "endireitar" o país, a velhacaria dos juizes em ressurgir o "nove dedos", e total inapetência do povo pra tal de 3ª via, o Br está condenado mesmo a ter as piores opções possíveis pra 2022. Pessoal, comecem a pensar na acriana Marina. Não é a solução, mas a "menos pior" posição. Dá-lhe Marina.

  38. Quem é o adversário natural de Lula e Bolsonaro ? Moro. Quem está em terceiro lugar nas pesquisas mesmo não se dizendo candidato ? Moro. Em quem os brasileiros que sabem votar votariam ? Moro. Quem tem mais chance de ganhar de ambos (e ganharia !!) em 2022 ? Moro. Acho que a pátria está acima de qualquer obstáculo que Moro coloque para não se candidatar !. Ele tem um dever cívico a cumprir e acho que no momento certo vai dar o SIM que todos querem. A história lhe cobrará se ele se falhar.

  39. Adorei o estou me atirando do décimo quinto andar . Eu tb. O Brasil passou dos limites , é uma incompetência inacreditável ...

  40. Se Sérgio Moro não se candidatar - tudo indica isso infelizmente - meu voto vai para o Amoedo também! 2018 dei meu voto para ele no primeiro turno. No segundo turno votei no menos ruim que agora esta se revelando como péssimo!

    1. Bem isto. Torço para que suja uma opção. O problema é a vaidade que impera entre os políticos e os impede, pois os cega, de apoiar outro com mais chances.

  41. Amoêdo, Moro, Carvalhosa, Oriovisto, Alessandro Vieira, Mandetta, MBL, NOVO, VemPraRua etc precisam se somar e ganhar força. #ELESNÃO #ForaLulaForaBolsonaro #SouLAVAJATO

  42. Para Presidente Amoedo 2022 com certeza terá o meu voto!!Creio que ele pode mudar nossa realidade atual!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  43. A 3a via está aberta para o "PAR PERFEITO ". A 3a via está aberta para o par que conseguirá levar da melhor forma possível, o barco de nome BRASIL. A 3a via tem que conseguir ancorar este barco de nome Brasil, da forma mais segura possível. Ansiosamente, os brasileiros esperam.

  44. Infelizmente não dá pro Amoedo. É o candidato de uma bolha pequena - o Brasil ideal, aquele que todos sonhamos - e não do Brasil real!! É uma pena, mas temos que aceitar os fatos.

    1. Infelizmente vc tem razão. Porque Amoedo não tem projeção a nível nacional. Precisamos de alguém conhecido pelo povão E SEM telhado de vidro. Ciro Gomes NÃO. Apesar de honesto e conhecido, não tem compostura . Um Bolsonaro à esquerda. Tasso Jereissati seria perfeito mas não tem projeção nacional. Mandetta é ótimo, mas tem telhado de vidro. Doria? Não empolga, discurso ensaiado, artificial. QUEM, senão Moro? Talvez Deltan Dallagnol, com vice Gen Santos Cruz? Se MORO se manifestar a favor deles.

  45. Em algum momento, quando a disputa à terceira via estiver definida, saberemos quem será o candidato apoiado por Moro. Isso fará a diferença!

    1. Ambos poderiam compor uma chapa. O senador Alessandro, jovem na política, ficha limpa (ao menos até o momento) também poderia ser um bom vice.

    2. Concordo. Aquele que MORO apoiar PUBLICAMENTE terá grandes chances. Entendo que Moro já fez sua cota de sacrifícios pelo Brasil, mas espero que ele entenda que precisa dar seu apoio a um candidato! O que acha de Deltan Dallagnol / Gen Santos Cruz?

  46. De nada adianta escolher um candidato ao executivo, se continuamos a eleger verdadeiros bandidos nos demais poderes.

  47. O fim do mundo começou pelo buraco negro que se tornou o brasil desde que o bolsociopata mostrou quem ele é; coisa que muitos naõ percebiam por horror ao pt, voto 3ª Via desde que não seja nenhum desses políticos profissionais que estão por aí com a mesma conversinha, se não tiver Candidato Honesto e Digno, pago a multa com prazer.

    1. O que vc acha de Deltan Dallagnol/ Gen Santos Cruz? Acho q Moro apoiaria. PRECISAMOS que Moro apoie um candidato!

  48. Mandetta-Leite, algo do tipo, seria uma chapa mais competitiva para evitar aquele segundo turno tétrico. Mas, de todos os males, a volta do lulopetismo seria o pior.

  49. Diogo, já estamos na [email protected] mesmo. Se não acreditarmos na possibilidade de uma terceira via o que nos resta? Para mim, janela é para apreciar a vista. Apesar de no meu caso, ter um prédio bem na frente.,Vamos de Amoedo, Moro, Dória sei lá. Eu vou dar uma de Pollyanna, senão enlouqueço

  50. Votei no Amoedo em 2018 e votarei de novo se não houver uma coalisão de centro. Se der Luladrão e Bozobosta no 2o. turno eu ANULO.

    1. LULADRÃO x BolsoNERO no 2º turno? Dou uma de Poncio Pilatos, lavo minhas mãos com álcool em gel. Fico em casa lendo um livro.

  51. Nem ganha Amoêdo, nem ganha Dória, nem ganha Ciro, nem ganha Mandeta. Se todos se unissem em prol de um nome teria muito mais força. Mas ninguém abre mão! Vamos ter que escolher entre Lula e Bolsonaro! infelizmente!!! Em 18, votei em Bolsonaro para tirar Lula! Agora voto em Lula para tirar Bolsonaro.

    1. Votar no Lula? Não atraia esse carma para sua vida. Façamos campanha para a terceira via, entre familiares, colegas de trabalho , amigos. Ainda temos tempo.

    2. Pelo amor de Deus, José! Não faça isso! Anule seu voto ou vote no Tiririca, na Madre Teresa de Calcutá, no Frei Damião, no Quarteto Fantástico… ou fique em casa! ELES NÃO!

    3. Pelo amor de Deus! A Organização Criminosa de novo, não! Anule o voto, vote na Pequena Sereia, no Curupira, Homem Aranha, Iemanjá...

  52. Diogo, se vc ainda não pulou, segura as pontas. Podemos votar no candidato de centro melhor colocado nas pesquisas e assim, eliminar um dos extremos no primeiro turno ...

    1. Boa ideia. Se um destes PESTES for eleito, vendo meu apto e vou embora do Brasil. Nem que seja pra Timbuktu. Mas até lá, vou lutar como puder pela 3ª via. Até o Tiririca me serve. Não tenho NENHUMA tendência suicida e não vou pular pela janela por seu ninguém.

  53. Penso que nossa alternativa é "parar tudo", em torno da hipótese aterrorizante que se nos afigura, de ter que optar em 2022, entre a cruel realidade e a insuportável mentira e iniciar uma cruzada nacional, pela instituição do Parlamentarismo Clássico com voto distrital. Simples assim! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Tb gostaria do parlamentarismo com voto distrital. Mas de que adiantará, se pro futuro parlamento continuarem se candidatando os mesmos que se candidatam hoje?

  54. Amoedo é uma pessoa confiável. Seria um ótimo presidente. O problema dele é a falta de charisma para atrair voto suficiente para vencer.

    1. Um vice mais comunicativo pode amenizar essa questão, e se tiver apoio de uma estrela como o Moro, pode dar certo.

  55. Estou tão desanimada ! Se não concordo com os bolsonaristas ,sou pt ! Nunca fui Pt muito menos lula!! Näo tenho direito de ser eu mesma ? Com minhas escolhas certas ou erradas ? Hj não tenho lado !!bjss Diogo ,estive com vc no primeiro ano da Crusoé!!saudades!!

    1. Idem, Evy! Somos “fascinistas”, isentonas, tudo isso.

  56. Diogo, vamos ser realistas: o único candidato da terceira via de verdade seria Sergio Moro. Vamos nos concentrar nisso e organizar uma grande campanha para convencer Moro e elegê-lo presidente em 2022.

  57. Votei em João Amoêdo. Não voto mais. Para tirar os 2 populistas do páreo, tem que ser uma pessoa mais carismática, além de competente e honesta. Moro tem esse carisma, mas não acho que seja sua vez. Bolsonaro e Lula são muito , mas muito baixos. Não gostaria de ver Moro debatendo com essas baixarias. Ele não merece passar por isso. Mas estou com Moro. Meu voto será do Gentili. E apoio o MBL. MAS SERÁ QUE TEREMOS ELEIÇÕES EM 2022????? TENHO MINHAS DÚVIDAS, COM BOLSONARO NO COMANDO!

    1. 👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

  58. A dra. Luana Araújo não seria uma opção de 3ª via, Diogo? Ela se revelou em tudo o oposto do Bolsonaro: inteligente, culta, erudita, articulada, com muita empatia, jovem e ainda por cima bonita. Diante da rejeição a ele e ao Lula, ela não seria a opção? Se até alguém como ele conseguiu se eleger...

    1. Infelizmente, ela não pode pq tem apenas 26 anos e a idade mínima para ser Presidente da República é 35 anos. Mas ela seria de GRANDE AJUDA no palanque de um candidato de Centro, que a apresentaria como Ministra da Saúde.

    2. eu estava pensando nesta alternativa tbm

  59. Eu, como você, votei e votarei na 3a via. Que os brasileiros possam se redimir e ter um presidente decente. O Brasil agradece.

  60. Também votei e votarei novamente pra quem sabe um dia o Brasil tenha alguma chance. Por enquanto estamos fadados aos gastos excessivos, a corrupção, o toma lá da cá e a ineficiência comum aos dois candidatos que lideram as pesquisas.

  61. Caríssimo MAINARDI, já pensou numa pessoa que, assim que se lançar, ultrapassará Lula e Bolsonaro nas pesquisas? SÉRGIO MORO

  62. O que fazer então? Esperar o segundo turno? Se D. Pedro II ainda estivesse vivo, foi o único governante que pensou no Brasil.

  63. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  64. Se você que não depende do Brasil, quer se atirar de um prédio, o que dizer de nós que não temos alternativas, não temos outro lugar para viver além do Brasil...

  65. O jornalismo investigativo da Crusoé/ OAntagonista pode protagonizar uma virada. Os candidatos de 3a via não têm chance porque a gde mídia só faz repetir e enfatizar os números dos candidatos que polarizam. Se vocês derem ênfase apenas e repetidamente aos planos ou propostas de governo do candidatos, o paradigma muda. Vocês têm que largar 1o. Antecipar indagando sobre qual o plano de ação deles. Só assim haverá oportunidade a outros e ao Brasil. A gde mídia atua hoje como 4o poder contra o país.

    1. A mídia tem que ajudar. Novo é o melhor partido que tem. Eu voto sim no Amoedo. Sensato, íntegro e realmente liberal. os dois polos malignos têm que sair. Antagonistas podia ajudar a 8mplacar alguém e não a desanimar. Ainda é uma pré candidatura. Por Que arrasar assim?

    1. Essa dupla não tem chance Porque Mandetta tem telhado de vidro e Educado Leite só é conhecido no sul do Brasil. Precisamos de alguém SEM telhado de vidro E com projeção nacional. Falta de projeção nacional é o calcanhar de Aquiles do Amoedo. Se não MORO, que tal Deltan Dallagnol? Com o Gen Santos Cruz de vice, ou vice-versa? Deltan é LAVA JATO, Gen Santos Cruz é um militar honesto, que foi Mimistrp e saiu por dizer NÃO a Bolsonaro

  66. Penso que a salvação seria a 3a via na forma de uma frente com os nomes importantes mas expurgados do atual governo como Moro e Mandetta. Amoêdo não inspira a menor confiança, um sujeito que enriqueceu na base das apostas sem fazer força e que não tem a menor experiência na área pública. Nunca "ralou" na vida, gasta dinheiro para um dia talvez encaçapar a presidência e aí fazer ainda mais dinheiro . É outro espertalhão e poucos parecem querer enxergar isso.

    1. Amôedo está tentando encabeçar essa terceira via. Pois o Moro sabe q enfrentará problemas judiciais se decidir por se candidatar e Mandetta é quem não inspira confiança sendo cria dos partidos DEM e MDB. Amôedo está testando o eleitorado, provavelmente deverão aparecer outros nomes para tentar encabeçar a terceira via e uma união deles quando o processo eleitoral estiver mais próximo.

  67. Penso que deveríamos começar a promover o nome do Santos Cruz como alternativa. Reúne todas as qualidades para promover refundação do país.

  68. Eu sempre fui contra anular voto, e defendia a escolha do menos pior, por mais difícil que seja, mas nesse cenário nojento que o Brasil pode cair, mudei completamente minha opinião, se acontecer esse pior, vou votar nulo mesmo. Quando o menos pior se mostra tão pior quanto o pior do pior, só dá pior mesmo...

    1. Penso EXATAMENTE como vc, Fábio. Neste caso, nem há como escolher o menos pior. LULADRÃO e BolsoNERO são os PIORES nomes POSSÍVEIS! Vamos parar com esse negócio de pular, gente. Vamos LUTAR!

    2. Fábio no primeiro turno em Amoêdo, se ficar os 2 atuais também vou anular! Chega de escolher o menos pior!!!!!!

  69. Já perdi a esperança neste país, a capacidade de matarem a Lava Jato foi o ponto final. O Brasil não sairá deste círculo vicioso que estrangula a democracia pois o Congresso e STF foram feitos para isto, Lulas e Bolsonaros se alternando no poder. O Brasil é e será sempre mais uma republiqueta latino americana.

    1. Marcos, é o básico, e na minha opinião, são os três dos quatro pilares de um governo. O quarto seria a fiscalização, inclusive sobre as tramóias de um mercado livre como formação de cartéis. Diminuiria muito, além dos impostos, o interesse em corrupção e muitos outros sumidouros de dinheiro público. Repito, o governo, seu sistema, suas leis, o congresso foram feitos e moldados para abastecer a corrupção.

    2. Eu quero um país que tenha saneamento, Polícia para proteger o cidadão, professores que deem aula, forças armadas que protegem o país, saúde que funcione fora do papel, justiça que faça justiça e impostos que retornem ao contribuinte. Chega de Rufus de Freedonia. Com Grouxo Marx era engraçadíssimo. Aqui é triste

  70. Como muitos brasileiros, vai chegar ao momento em que terei que escolher votar em alguem que combata o molusco ladrão, se esse for o Bozo, que seja, será mais um mandato com bravatas e discursos enlouquecidos, mas com menos corrupção e economia mais liberal. Torço para que apareça algum opção melhor, mas não creio na possibilidade.

    1. Resumindo , seu candidato é o bolsononaro. Melhor nem tentar explicar.

    2. Votei no partido Novo em 2018, assim votarei em 2022 no João Amedo.

    3. 1-2 - Economia liberal não tem nada haver com corporativismo, com formação de milícias dentro das nossas instituições. Na verdade, se com o PT tivemos o Capitalismo de Compadrio, agora vivemos no Capitalismo de Milícia. Dinheiro para pesquisa e educação não tem. Dinheiro para às Forças Armadas, esses militares parasitas, não falta.

    4. 1.1-Fernando, descreva o q vc chama de menos corrupção e economia mais liberal. Bolsonaro acabou com a maior operação de combate à corrupção do Brasil, a Lava Jato, colocou na PGR um cretino e no STF outro cretino, q buscam blindar todos os corruptos, inclusive o Lula. O filho senador zomba dos brasileiros, comprando uma mansão em plena pandemia, onde milhões estão passando fome, desprotegidos por esse governo. Bolsolão, ap do Salles, e isso tudo sem a Lava Jato. Talvez Bozo seja corrupto q o PT

    5. Bozo e Lula são da mesma linhagem e estirpe e querem o mesmo destino para o Brasil. Seu comentário é ridículo, mas é melhor ler uma insanidade dessas do ser cego.

  71. Diogo não importa em quem tu vota isto é irrelevante; tu és um jornalista entao faça isto e esqueça este jogo psicótico da mídia brasileira que só pensa em conduzir a opinião pública como se fossesmos irracionais. não precisamos de dicas fe votos precismaos de analises politica lúcidas e de gente com experiência jornalistica que cumpra seu ofício de informar co qualidade e isenção intelctual. Te indico que leia mais e esqueça um pouco este bbb que se tornou a cobertura de manchetes tuiteiras.

    1. Bozista indicando leitura? está de brincadeira, vocês são os irmãos siameses dos mortadelas petistas, analfabetos funcionais que idolatram ídolos de barro corruptos.

    2. kkkkk, não conhece mesmo o Diogo, indicando que leia mais??? kkkkk. Você lê de fato? Se lesse saberia que esta coluna é uma crônica o de Diogo expõe o seu pensar. Leia mais.

  72. O grande problema é que uma maioria dos brasileiros votam com intensão de „não perder o voto“. Consequentemente, votam naquele que, pelas pesquisas ou opinião pública , tenham mais chance de ganhar.

    1. Isto se chama ANALFABETISMO POLÍTICO. Eleição não é jogo para ganhar ou perder. Quem PERDE é o PAÍS. Já está mais do que provado.

  73. Existe genocida na Índia , Rússia , Itália , França , Espanha ? O vírus está matando gente no mundo todo , mas aqui no Brasil a culpa é de Bolsonaro . COVID não veio do morcego foi fabricado , essa verdade está sendo revelada e vocês ainda não escreveram nada sobre isso .

    1. O Brasil é o único país atualmente que tem um presidente que trabalha para disseminar o vírus na sociedade.

    1. Paulo, não existe direita autentica no Brasil. O que existe é o desejo de se locupletar das benesses e dinheiro público. Isso ocorre da extrema esquerda até a extrema direita.

    2. Amôedo só precisa se impor mais e colocar a cara a tapa, ser mais incisivo e mostrar que deseja brigar. Se fizer isso, com a atual rejeição monstro dos dois bandidos ideológicos, Lula e Bozo, tem tudo para ser o candidato apoiado pelos lavajistas e tomar a dianteira nas pesquisas.

    3. Os 3% do candidato do Mainardi parece comissão ..., mas se Mainardi vota nele, o hem está perdido . A vitória da Direita autêntica é irreversível.

  74. Lamentavelmente vc está 100% certo! Uma tragédia anunciada! Os 3% do Amoedo estão saturados, sem esperanças, cansados de lutar em vão. Me incluo neste grupo!

  75. "Metade de seu partido bandeou para o bolsonarismo", só na cabeça de um quarentenista histérico. Amoêdo é dono do NOVO e nunca deixará que as vozes verdadeiramente conservadoras dentro do partido apresentem uma alternativa viável de direita ao jumento-em-chefe. Perdem o partido e o Brasil, tudo pela vaidade do Chapolim Colorado do Leblon.

    1. Pq ele aparelhou ABIN e PF e com isso conseguiu dossiês de varias figuras públicas corruptas em todas as esferas de poder. Está amarrando todos na sua sanha de dar um golpe, pois sabe que sofrerá enorme revés nas urnas e precisa continuar no poder para não ser preso.

    2. Porque muita gente está "achando" que as forças armadas são fiéis à Constituição . Será ? Lembrem-se que: 1. a não punição correta do então tenente, não fez com que ele melhorasse, mto pelo contrário. 2. qdo estourou o mensalão em 2006 muitos acharam que o lula estava acabado. SQN ! 3. acharam que os militares no governo colocariam um freio no desequilibrado. Porém, se mostraram "tchutchuquinhas" à venda. Isto, para citar apenas 3. As medidas SANEADORAS não tomadas na data certa tem preço alto e

  76. Diogo, o que pensa sobre uma possível candidatura da Senadora Katia Abreu? Será que ela viria com o estigma da Dilma apenas por ser mulher?

    1. Só rindo mesmoo.. ou sorrindo da impenetrabilidade do bom senso na cachola do brasileiro comum.. abreu?? Quaquaqua.. um verdadeiro breu..!

    2. Katia Abreu, aquela que pediu todas as benesses para a Dilma?!?! Hahahah Jamais!!!

    3. Ela não tem capilaridade nacional para ganhar força no pleito presidencial.

    4. Não creio q seja o estigma, mas o fato de ela ter justificado a FURADA DE FILA NO INSS para liberar a aposentadoria da "ex" presidente. Será que apenas eu não me esqueci disto ?

  77. A contagem regressiva para a autodestruição do país já começou... Se MORO não se candidatar, pelo menos ao Senado, meu voto será de NOVO no AMOEDO. E que Deus nos livre desses urubus de plantão, só esperando os últimos suspiros da presa - Brasil.

  78. Realmente está difícil, pois vivenciamos a concretização de falas que no passado deveriam ter sido veementemente condenadas de Jair gehnocihda Bolsonaro, imbecilidades ditas e q riam dele em vez de puní-lo.Agora está aí o monstro concretizando suas falas misóginas, preconceituosas, homofóbicas e fazendo do povo ignorante seu torcedor.Bolsonaro com suas falas imundas agrada ao povo sem educação q não percebe,mas vai perceber, que está sendo fu...como nunca.

  79. Excelente artigo, a cada eleição fica claro de quem ganha eleições no Brasil são sempre os 2 piores candidatos, esta observação foi feita por João Amoedo na última eleição. Eu também votei nele na esperança de que realmente mudassemos os rumos de nosso Pais, carcumido por interesses de vários lados, escondendo problemas alguns deles centenários. Os que "sobem" para votar são sempre esses, que compram votos, que defendem oligarquias de quem não desce o "Status Quo" e o resto que se ferrem.

    1. Já existem possibilidades para 3ª via, conhecidos (talvez pouco) mas com experiência na Administração Pública: Eduardo Leite (gov do Rs e que não ficará no PSDB) e Alexandre Kalil (pref reeleito de Belo Horizonte).

  80. O que nenhum outro, participe dessa 3a via, fez foi pensar em um Plano Brasil como o Mandeta. Logo, concordo que ele deve começar a se mostrar como candidato mas, sobretudo, realizar um levantamento e análise dos setores chave do país para criar uma linha de ação. Um candidato que efetivamente tem um plano de governo exporia o show marqueteiro dos candidatos de sempre. A gde imprensa também teria que aprender a cobrar isso. Virada para o que interessa. Descarte do show midiático eleitoreiro.

  81. Diogo, você traduziu tão bem como faz na escrita, os meus sentimentos. Também votei em Amoedo mesmo ciente da falta de chance para mostrar a insatisfação com os mais presidenciáveis mas agora precisamos de uma opção com chance e novamente as pessoas ficam no individual e não abrem mão de seus nomes, terei de anular novamente no segundo turno?

    1. Se vc fizer isto, estará beneficiando um dos 2 bandidos pq o q tiver mais votos, leva. Só a contagem de votos VÁLIDOS elege quem sentará naquela cadeira. Ainda q o número de votos NULOS + BRANCOS seja superior aos votos de um dos extremos, NÃO PODEM GOVERNAR. Pense nisto!

  82. Aliviada pela candidatura do Amoedo.Irei de Novo, de novo! Se ganham ou perdem, não me interessa. Aliviada por ter alguém menos POPULISTA na disputa. Bastante satisfeita com o Zema. Quero muito ter o prazer de ver palanques só nas vésperas das eleições. Depois, quero meu $ sendo usado para administradores que trabalham. Cansada dos Lulas, Bozos, Dórias e esses palanques eternos.

    1. Sério ? ZEMA é bosista de carteirinha, o que parece bastante incoerente já que defende princípios totalmente contrários aos do seu FÃ: liberalismo econômico (de fato, sem interferência do governo), estado mínimo, transparência, etc. A menos que ele seja BIPOLAR, tem algo muito estranho. E lembre-se de que já no 1º turno, em um dos poucos debates que participou, ao invés de pedir voto pro Amoedo, do SEU partido, pediu pro Bozo! Ficou em cima do muro em TODAS as decisões dos governadores.

  83. João Amoedo é pré candidato. Ainda não foi escolhido o candidato do partido Novo. Ontem, inclusive, Thiago Mitraud também foi escolhido como pré candidato e talvez mais alguém seja convidado a participar das prévias do partido! Atenção, Diogo!

    1. Como assim, Biden da Direita? Ele é relativamente jovem, poderia ser filho do Biden e é candidato pela 2a. vez (Lula só foi eleito na 4a.!!!). Explica aí essa afirmação, não ficou claro o que quis dizer.

  84. Ninguém rejeita o Amoêdo no partido, uns que não querem perder o voto de bolsonarista e outros que querem político interferindo contra o estatuto fizeram barulho. Em 18 quem conhecia o NOVO? Agora teremos tv, minas. Diogo continue a apoiar.

  85. João Amoêdo? Qual a experiência dele em cargos executivos no poder público??? Ele poderia começar se candidatando a prefeito. Precisamos de candidatos experimentados e testados, mesmo que tenham cometido equívocos. Só não errou quem não esteve a frente do executivo. Afinal é fácil fazer discursos demagógicos quando se é apenas "franco atirador". Em 2022, se for candidato a presidência da República não passará de 1%.

    1. Qual é a experiência em administração de Lula e Bolsonaro?

    2. Mas, entre Bozo, Lula e Amôedo, qual você escolheria?

    3. Sim, existem "candidatos experimentados e testados": Eduardo Leite (já foi prefeito e agora é governador do RS e é CONTRA REELEIÇÃO, exatamente para poder trabalhar pq a oposição só pensa em si própria e não "dar palanque" ao dirigente no comando) e Alexandre Kalil, prefeito reeleito de Belo Horizonte, 6ª capital do país em nº de habitantes. Qq um dos 2 já "mostrou serviço". E votar em branco ou nulo só servirá para atender aos 2 desequilibrados, e ladrões que distorcem a realidade a seu favor.

  86. Foi esse exatamente o comentário que fiz no Antagonista, na notícia sobre essa candidatura, Diogo! Cadê a terceira via? E a primeira desistência dessa terceira via tinha de ser pelo Novo? Que decepção!!

  87. Não voto no Amoêdo, ele foi presidente do partido Novo e não consegui lidera-lo, precisamos de um lider.

  88. Amoêdo não tem a menor chance, vide a eleição anterior. O único com chances é o Danilo - podem rir, se quiser. É conhecido nacionalmente, inteligente, carismático, e não tem medo do politicamente correto. Agora que o Amoêdo rachou a 3a via, vai ficar mais difícil, logiamente.

  89. Amoêdo é o alicerce do NOVO. Se não fosse por ele o partido já seria mais do mesmo. Meu voto é dele e para vice, o Moro.

    1. Eu sou Moro pra cabeça e Mandetta ou Amoêdo pra vice. ... Pensando num país de verdade. ... Quero que os os brasileiros "existam"... 'Este não é o Brasil, o Brasil não existe. E acaso existirão os brasileiros?' - Carlos Drummond de Andrade ... Vi em uma coluna do Diogo Mainardi em 2007, não tenho certeza.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO