SergioMoro

Por uma Corte Internacional Anticorrupção

21.05.21

Em 2017, participei de um encontro na sede da American Academy of Arts and Science para debater o problema da corrupção e o seu enfrentamento. O encontro foi organizado pelo Prof. Robert I. Rotberg, autor do excelente livro The Corruption Cure: How Citizens and Leaders Can Combat Graft, no qual são examinadas diversas experiências internacionais bem-sucedidas no combate à corrupção, como as de Singapura e Hong Kong, e outras nem tanto. Participaram especialistas renomados, como Bo Rothstein, Aline Mungiu-Pippidi, Zephir Teachout e Jon Quah, entre outros, somando-se diversas visões internacionais sobre o tema. Do encontro, resultou a publicação de um volume da Revista Daedalus dedicado exclusivamente ao tema. Ela está, inclusive, disponível on-line.

Entre as pessoas presentes ao encontro, estava o juiz federal americano Mark Wolf. Eu e ele éramos os únicos magistrados presentes. Wolf tem uma extensa e produtiva carreira profissional e atuou em alguns casos rumorosos, como o que envolveu a investigação e a revelação de que um grande chefe do crime organizado de Boston, James Whitey Bulger, havia se tornado informante de alguns agentes do FBI e, em decorrência, vinha recebendo proteção inapropriada para a prática de crimes, incluindo a eliminação de seus rivais. O caso virou depois um filme estrelado por Johnny Depp (Aliança do crime, 2015).

Mark Wolf é um dos proponentes da criação de uma Corte Internacional Anticorrupção. À semelhança do Tribunal Penal Internacional, a Corte Internacional Anticorrupção teria, em escala global, jurisdição subsidiária para investigar, processar e julgar crimes de grande corrupção que não encontrassem respostas nas cortes nacionais. Os mesmos motivos que levaram à criação do Tribunal Penal Internacional estariam aqui presentes: a dificuldade ou mesmo incapacidade dos órgãos de controle nacionais de investigarem e punirem crimes de grande corrupção, já que estes são praticados por pessoas poderosas e que não raramente capturam as estruturas do Estado, inclusive os órgãos de controle, inviabilizando a sua ação.

Várias autoridades, personalidades e lideranças mundiais assinaram um manifesto internacional em favor da criação de uma corte da espécie. Diz o texto: “Nós sabemos que a Grande Corrupção – o abuso do ofício público para ganho privado pelos líderes de um país (‘cleptocratas’) – cresce em vários países e tem consequências devastadoras. Cleptocratas enriquecem ilicitamente dos trilhões de dólares que são gastos para promover a saúde pública global e combater a mudança climática. Cleptocratas estão roubando de seus países os fundos necessários para atingir as Metas do Desenvolvimento Sustentável para 2030. A Grande Corrupção mina a democracia uma vez que cleptocratas usam seu poder para suprimir a mídia e a sociedade civil, além de subverter eleições honestas. Refugiados de países falidos liderados por cleptocratas provocam crises internacionais. Revoltas contra a Grande Corrupção desestabilizam muitos países e colocam em perigo a paz e segurança mundial”.

O manifesto ainda reconhece que a grande corrupção prospera não por falta de lei, mas pela captura dos órgãos de controle: “Nós sabemos que a Grande Corrupção está florescendo, mas não por falta de leis. Cada um dos 187 países que são parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção tem leis que criminalizam a corrupção. Ainda assim, cleptocratas usufruem de impunidade porque eles controlam a administração da Justiça nos países que governam”.

A criação da Corte Internacional é justificada pela fragilidade das jurisdições locais em face da grande corrupção: “Como a Grande Corrupção tem consequências globais e usualmente não pode ser combatida pelos países mais diretamente vitimizados pelos cleptocratas, uma nova instituição internacional – uma Corte Internacional Anticorrupção – é necessária e justificada”.

O movimento pela criação da Corte Internacional Anticorrupção ainda está em seu início. Pode haver algum ceticismo quanto às reais perspectivas de que os líderes mundiais aceitem abdicar de parte de sua soberania para a criação de um tribunal da espécie e do qual podem tornar-se alvos. Não obstante, discuti-lo e, igualmente, debater a fragilidade das jurisdições locais contra a grande corrupção têm um mérito elevado. Além disso, buscar objetivos distantes é o primeiro passo para deles se aproximar. Digo com conhecimento de causa, pois quando a Operação Lava Jato começou, ninguém acreditava que ela poderia ir tão longe. Mas foi. Mesmo sofrendo atualmente alguns reveses políticos, a operação provou que a grande corrupção pode, mediante muito esforço institucional, ser enfrentada.

Na mesma linha da internacionalização do combate à corrupção, há uma visível tendência, decorrente da globalização comercial, de expansão das jurisdições locais sobre pessoas ou empresas estrangeiras quando o objeto é a prática da corrupção em transações comerciais internacionais. Empresas que pagam suborno a agentes públicos de outros países estão cada vez mais sujeitas a leis e a jurisdições estrangeiras. O compliance anticorrupção, tendo presentes exigências de leis de outros países, como o Foreign Corrupt Practices Act americano ou o Bribery Act do Reino Unido, passou a fazer parte da agenda mesmo de empresas que não são desses países, mas que pretendem atuar globalmente. A própria lei brasileira anticorrupção empresarial também permite processar empresas estrangeiras por “atos lesivos” – leia-se crimes – contra a administração pública. Parte-se do pressuposto de que a corrupção em transações internacionais, além de um mal em si, prejudica a competição leal do mercado e todos os interesses nacionais.

Vejo essa internacionalização do combate à corrupção como um avanço e não como uma intromissão indesejada na soberania. Soberania para receber ou pagar suborno não é desejável para qualquer país. O melhor, é claro, seria resolver essas questões através dos órgãos de controle e das cortes nacionais. Não faz mal, porém, que estímulos à construção de uma cultura de integridade e de práticas anticorrupção venham de fora. Às vezes, países, empresas e pessoas precisam de um empurrãozinho.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil tem que ser "zerado". Li que temos 12 milhões de "chapas-brancas" (lato sensu) e 45 milhões de trabalhadores suscetíveis de todo desamparo. Nesta Pandemia deu para ver o tratamento diferenciado. Dos 45 milhões 14 a 15 milhões perderam o emprego ou meio de vida, os outros 30 milhôes tiveram a "felicidade" de ter seu salário diminuído e o que aconteceu com os chapas-branca (entre os quais me incluo)? Mantivemos nossos empregos nossos salários, nossas aposentadorias e alguns mantiveram, a

  2. Isso não existe. Quem faria parte dessa corte? Quem garante a idoneidade? Só se fossem o Papai Noel, e o Coelhinho da Páscoa

  3. Parabéns pela idéia brilhante Moro, alguns inimigos são tão poderosos que somente podem ser abatidos em campo independente. Haia é um bom exemplo disso. A corrupção continua sendo um câncer a consumir nosso país, e o sequestro das Instituições uma estratégia atualmente em evidência. A Lava Jato é um legado do Sr. para o Brasil, mas ouso discordar quanto ao revés político...Só o será se seu fiel escudeiro desistir da luta, seu suor ainda corre em nossas veias, acredite em quem acredita em você!!!

  4. Larga de ser cretino! Cretino e inocente, pois entregar sua soberania para “órgãos internacionais” é entregar p/ as Nações poderosas. “Roupa suja se lava em casa”: não temos q chamar gringo algum para mandar em nós, temos que ser capazes de resolvermos nossos problemas sozinho. Seu problema é/foi acreditar q nosso arcabouço jurídico é, no mínimo, sustentável (se não acreditar que é “invejável) e q, portanto, basta(ria) “seguir a lei” para “solucionar” o país. Descobriu q não é e perdeu o chão...

  5. Excelente proposta! Quando um país não combate a corrupção ou mesmo a legalize através de leis que protegem a impunidade, qdo um pais sequestra suas intituições de controle e juridicas que deveriam fazer isto, então este país é nocivo para a comunidade e mercado internacional. Uma corte semelhante a de Haia para proteger o mercado deste país é bem vinda.

  6. No passado havia realmente o perigo do Comunismo, hoje a corrupção se sobressai como a maior inimiga da civilização. O único capaz de enfrenta-enfrentá-la e mudar a história desse país é Sergio Moro. Que Deus lhe ilumine e proteja para que o tenhamos como presidente em 2023 e 2027!

  7. Oi, Dr. Maravilhoso. Espero que esteja bem com sua família maravilhosa! Muita luz, saúde, amor, paz e boas energias para vcs.! Que Deus os proteja!

  8. Dr.Moro, quanto mais o Sr. é perseguido, mais o admiro. Quanto mais conheço o seus inimigos (todos corruptos), mais méritos vejo no seu trabalho. Esta ideia de um Tribunal International, para combater a corrupção, é excelente e torço para que tenha sucesso! Não será fácil! Continue trabalhando com a seriedade de sempre Mairon Lima - Brasilia- DF

    1. Da.Marlene! Concordo consigo...e acrescento ,quem nestes últimos 20 anos na presidência se projetou com integridade,ética ,honestidade,competência !? A diferencia está exatamente aí....ele e o oposro do Mico e do Larápio !

  9. Dr Moro, o grande risco na criação de uma CIA é a possibilidade dela ser tomada pelos corruptos, como aconteceu com o nosso STF.

  10. Dr Moro! Depois do voto de um ministro Togado sobre a seleção de Cabral que o incriminava, cada vez fico mais seguro que a instituição Supremo virou um supremo de frango ...e dá para entender porque o dr Moro é literalmente perseguido naquela que deveria ser a instituição impoluta ..... BoLu//GilLewFoli// e outros moleques em altas esferas definitivamente são o que afundou,afunda e afundará com está Nação

  11. Dr.Moro!Só me resta parabenizá-lo e torcer que o estágio embrionário desta iniciatica se desenvolva para que os Cleptocratas deste Belo Brasil sejam enquadrados ,presos e banidos de circulação....senão tal qual a Pandemia que em ondas aniquila a esperança que o círculo vicioso da corrupção seja encerrado! Não Desista pois os solistas BoLu e seus aulicos GiLewTof além outros sobejamente conhecidos em esferas do poder ,farão de tudo para o País e seu Povo não usufruam do círculo Virtuoso!

  12. Por enquanto, ao que parece, a criação desse tribunal não passa de boas intenções. Para afastar a máxima popular de que de boas intenções o inferno está cheio, é necessário que governos democráticos poderosos como os EUA e a Europa abracem tal ideia e deem início a proposta dos organismos internacionais. Nessa via, a OCDE poderia participar mais ativamente impedindo o ingresso de países como o Brasil, por exemplo.

  13. CORRUPÇÃO : " Monstro visível ". Jogos , caça níqueis , boca de drogas , malversação do dinheiro público , propinas para facilidades ,parcerias de criminosos com policiais ... tudo isso é de conhecimento e aceitação pública... Antes da eleição todos usavam a imagem de Moro. Agora , nem o mencionam. Corruptos dominam e punem até generais que não roubam... Brasil,caso perdido.

  14. Vai demorar até depurarmos o congresso. e o STF. Extirpamos o Bozo e Lula da vida pubñica . Não há males que durem para sempre. Com Sergio Moro e não abro

  15. Mas que baita iniciativa. Torço pra que algo do tipo possa vir a ser instituído num futuro não muito distante.

  16. se o Brasil precisa de um empurrãozinho para voltar ao rumo de um Brasil ético, que foi iniciado com a lava jato , que venha !!!!

  17. Não faltam países para que esta Corte internacional Anticorrupção possa trabalhar. Sugiro que o Brasil seja o primeiro, pois o país está infestado de corruptos, em todas as instituições, e para piorar, a suprema corte brasileira. Infelizmente, não temos PGR. Desta forma, não tenho esperança que os corruptos sejam julgados e condenados.

  18. Os órgãos de controle do país estão capturados pelos cleptocratas e a blindagem de corruptos é quase total. Oportuníssima essa possibilidade de uma corte internacional para livrar os países que sofrem com imensa quantidade de ratos de esgoto que surrupiam os cofre públicos.

  19. Perfeito! Tomara que essa iniciativa ganhe corpo e se materialize, pois não vejo outro caminho pra gente se livrar dos nossos corruptos que, alegremente, vêm roubando nosso país há décadas, sem medo de punição...

  20. Desejo sucesso nesta empreitada. A corrupção mata, principalmente em países pobres. É um crime contra a humanidade. Vemos no Brasil o judiciário reescrevendo a constituição no joelho de acordo com a capa do processo. Penso que , como no Brasil, outros países pobres devem enfrentar situações parecidas.

  21. só assim pra que devassos não passem incólumes despejando teorias forjadas em tribunais de ocasião, para blindar corruptos e corruptores poderosos

  22. Penso que tribunais internacionais contra criminosos de guerras, déspotas e genocidas são conquistas da civilização humana. Me parece que a corrupção, está numa fronteira ainda não tão bem delimitada por isso admitida por uns como um meio para atingir um fim. Infelizmente, ainda o ser humano vazio, ganancioso e corrupto cega os iludidos, com holofotes voltados apenas nos fins. Parcos fins, diante do estrondoso e escandaloso montante financeiro perdido. A Lava Jato e o senhor nos escancarou isso

  23. Parabéns Sergio Moro pelo excelente texto, objetivo e lúcido. Realmente precisamos de um Tribunal Internacional para julgar a grande corrupção e a maior prova disso é o nosso STF, totalmente cooptado pela política e pelos poderosos. Que Deus lhe abençoe, sempre.

  24. Sérgio Moro tenha a certeza que os brasileiros honestos e éticos que querem um país justo e honesto lhe apoiam admiramos e apoiamos todo o seu trabalho e suas decisões o problema é que a máfia de toga do supremo onde poucos se salvam tinham que salvar seus padrinhos que os nomearam menos o ministro Barroso que tem sido muito correto em suas decisões não desista Moro o Brasil do bem te apoia

  25. A nossa Esperança é que esta situação atual do Brasil mude num futuro muito próximo Volta Lava Jato ...

  26. vamos continuar acreditando que teremos pessoas honestas que visem o bem do pais possam chegar ao poder neste pais

  27. Como acabar com a cleptocracia (corrupção/roubalheira) no Brasil se, com frequência, vemos decisões absurdas e inesperadas do nosso "soberbo" STF ??

  28. Abre-se uma fresta de esperança para combater a corrupção! Parabéns, Moro! Você nos representa! Orgulho nacional!

  29. Remada mais alta relevância. Estou certa de que este projeto mudará o mundo. E o senhor, Dr.Moro, é um dos expoentes dessa revolução. Quem viver, verá!

  30. Concordo que seria interessante tratar o tema corrupção por corte internacional. Principalmente no Brasil, onde o aparelhamento do estado se faz visível, a inciativa se faz promissora para proteção da sociedade. Punição dos corruptos na corte internacional é medida de extrema justiça!

  31. Por mais pessoas que pensem e mostrem os caminhos para fortalecer o combate a esse cancro chamado corrupção.

  32. Acredito que isso seria muito bom para o Brasil, já que a maioria das instituições são cooptadas pelos corruptos inseridos na política.

  33. Como sempre o senhor e didático e preciso,tanto falando como escrevendo,parabens e não desista de seus sonhos sejam eles quais forem,pq tenho certeza que darão bons frutos!!

  34. É sempre um prazer ler a sua coluna. Por mais que a coisa esteja piorando nessa área (combate à corrupção), seus textos sempre tem uma sugestão de melhora, uma esperança ... .

  35. Perfeito. O Brasil precisa de um empurrão bem grande. Como sempre perfeito. Minha admiração pelo Sr. Só aumenta a cada dia.

  36. A ideia é boa, mas a mudança deve começar de dentro, ou seja, escolhermos os políticos certos e não aventureiros e cleptocratas como Jair Bolsonaro, Lula, Sarney, Aécio, Arthur Lira, ou seja, a maioria Do políticos!

  37. uma iniciativa a desse porte, mesmo com resistência interna, vai evidenciar muita coisa. Vai obrigar a tomada de posição, vai trazer discussão e referências, vai incomodar... vai criar fatos políticos que podem trazer evolução e crescer a maturidade das pessoas. só isso já me parece muito positivo.

  38. Se funcionar "tão bem" como o Tribunal Penal Internacional, é melhor nem perder tempo e dinheiro criando tal corte... Ou alguém acha que autoridades Russas, Chinesas, Brasileiras irão permitir a entrega "dos seus" para tal corte?

    1. Duvido que os país apóiem essa idéia brilhante.

  39. Sempre brilhante!! Sempre correto!! Lute por essa ideia que é a única maneira de a gente ter um pouco de segurança, porque nossa justiça está vendida. Obrigada por ser um brasileiro honrado.

    1. Perfeito! Não desistiremos jamais! Dr. Moro, como sempre, brilhante!

  40. Não sei avaliar o alcance dessa proposição, mas é inegável que políticos e um judiciário subserviente vão minando nossa crença no futuro. Tomara que prospere essa ideia e possa ainda salvar nossos netos dessa "gentalha"

  41. Seria talvez a solução! Entretanto o poder acima de tudo, comando todo o mundo mesmo em países do primeiro mundo! Aqui no Brasil para colocar a casa em ordem e começar do zero, teria que ter uma intervenção no judiciário demitindo todos, colocando ministros de carreira, principalmente juízes criminais que pensam igual a vc ! Se isso acontece o congresso com seus políticos corruptos etc... na cadeia o país teria credibilidade com seu povo , mas também a nível internacional.

  42. Prezado, Sergio Moro! Você escreve: "o melhor, é claro, seria resolver essas questões por meio de órgãos de controle e das cortes nacionais". O problema é que esses órgãos e essas cortes, em quase toda a totalidade, não têm esse compromisso que você gostaria que tivessem.

  43. Os mecanismos internacionais pra combate à corrupção poderiam de imediato foxar na lavagem de capitais. As medidas também deveriam ser impostas para paises membro desses grupos tipo Brics ou Ocde

  44. Quisera Deus tivéssemos políticos engajados no combate à corrupção. Continue seu trabalho, Dr. MORO, "agua mole em pedra dura........... Seus ensinamentos precisam chegar a todos os brasileiros que lutam por um País mais digno. Deus lhe abençoe.

  45. Moro é um daqueles poucos que considero que é, DEMAIS! Com Moro fora, nós que sempre admiramos o seu trabalho de um homem honesto, competente, trabalhador, perdemos uma grande parte da nossa esperança em ver o nosso país livre da corrupção. Mas, ainda sei que falta um tempinho para 2022, e até lá se continuar tudo dessa forma, brasileiros decentes não querem Lula e nem Bolsonaro, será a sua hora de entrar em ação, e acredito que o senhor vencerá. O povo acredita em Moro! Bolsonaro

  46. SERGIO MORO, assim como todos nós, brasileiros de bem, que votamos em Bolsonaro, fomos enganados. Esse sujeito asqueroso, medíocre e mau caráter, abandonou todas as bandeiras de campanha, praticando o maior estelionato eleitoral da nossa História. Teve a desfaçatez de acabar com a Operação Lava Jato, abrir as portas do Inferno e soltar todos os demônios saqueadores da República. A partir de agora, abraçado com Lula, faz a dança macabra que o Diabo gosta. Façamos luz para dissolver as terças!!!

  47. A idéia é muito boa . A OCDE poderia pressionar o Brasil. Somente será membro se mudarem as Leis . Prisão em 2ª instância IJá Fim do Foro Privilegiado Já Estamos contigo . Juiz Moro Foi uma pena ter aceitado fazer parte desse desgoverno . Seria nossa 3ª via . Mas eu também acreditei no Bozo psicopata e corrupto . Fora Bozo Lulo Petismo Já

  48. O estímulo a uma cultura de integridade faz muito bem para o país, principalmente quando se fala do Brasil que atualmente está sofrendo esse retrocesso de anticorrupção. Sr. Sergio Moro parabéns por está sempre fazendo a coisa certa.

  49. -seguindo- com os parcos salários de juiz, diante do grau de responsabilidade das suas funções. Deixem Moro sossegado. O BR não merece. Pelo menos o BR atual. Moro seria apropriadíssimo para um regime parlamentarista, como 1º Ministro. Por ora, basta ser um senador da República. @brasilia_urgente

    1. Concordo em número, gênero e grau! Ele não mais deve cair na arapuca de politiqueiros=trambiqueros. "Os ratos estão togados e imunizados" contra "gatos", em todos os poderes e instâncias deste infelictado Pais.

  50. Parece que uma expressiva parte da população - e com toda razão - ainda "sonha" em ver Moro, mergulhar na idéia de que pode redimir o BR de sua tutelaridade aos corruptos, criminosos do colarinho branco, e outros que tais. Justificável, dado o desalento que persegue a boa parte do povo que permanece revoltado com o quadro político brasileiro. Gente, esqueçam o Moro, como nosso Dom Quixote preferido. Moro, agora, é consultor empresarial. Nada mais justo para quem viveu boa parte da sua vida-segue

  51. THE BRAZIL TRASH- manchete: EUA revelam corrupção. Titular MMA luta para não ser preso. Siga no Twitter/Instagram. Para exemplificar uma boa ideia.

  52. Batalhe, lute por mais este ideal, Excelência Juiz Sérgio Moro! Muitos desvalidos sem nome, invisiveis, abandonados, serão pelo menos, justiçados pela condenação de corruptos, protegidos pelo sistema, mundo afora. Nosso país sofre com a soltura desses criminosos, entre os quais levados à corte, pela Lava Jato. Deus o ilumine, proteja, abençõe sempre. Que bênçãos divinas se estendam à sua família.

  53. Muito bom,.... da esperança , até porque os corruptos parece que nascem em árvores, do dia para a noite em todos os países..... obviamente alguns tem mais expertise, como o nosso !

  54. Dr Moro, o senhor na Presidência da República teria uma força enorme para ajudar na implementação essa ideia! Assim como no incentivo à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva - reforçando: sem a presença de qualquer político no exercício de mandato - para correção das distorções existentes nos poderes executivo, legislativo e judiciário, além da reforma tributária, dentre outras.

    1. Tem meu apoio! Precisamos consertar as distorções e aberrações dos três poderes da República.

  55. Precisamos de um empurrãozão, pois a depender do atual sistema, o Brasil retrocederá ainda mais no combate à corrupção.

  56. Bom artigo! Saber que existem pessoas globais pensando em uma corte internacional anticorrupcão, contra o cancro que assola países.

  57. Excelente ideia. Os países mais íntegros deveriam encampar esta ideia. O Brasil é um bom exemplo do quanto é difícil e complexo se combater a grande corrupção.

  58. Uma Corte Internacional anti corrupção seria a glória aqui na Banânia, onde o Supremo é composto de ‘crooks’ tiranos e corruptos. MS

  59. Há nexo na proposta. As altas cortes infectadas por pústulas raivosas impedem a investigação e anulam as condenações com argumentos de ocasião. Cortes internacionais neles.

  60. Após a leitura do artigo e suas 100 manifestações, me veio a dúvida quanto às expressões históricas de que "Toda unanimidade é burra" e "Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando está pensando." SERÁ?!

  61. Projeto magnífico este da criação da Corte Internacional Anticorrupção. Quando o Sistema Jurídico de uma nação trata o problema de forma questionável (ou falha perversamente a ponto de promover sua institucionalização), a busca por referências externas torna-se um imperativo para fins de aprimoramento e contestação. Pensar globalmente, para depois agir localmente é a forma de escaparmos da mediocridade, corporativismo, corrupção, má-fé e impunidade que nos assolam.

  62. Vossa Excelência é minha esperança, pela sua sabedoria, um olho q vê o q muita gente ñ vê. Brasil se vestiria de verdade se Dr. Sérgio Moro for nosso Presidente.

    1. Vera, com deputados, senadores e juizes como temos, pouca coisa mudaria.

  63. Nossa gratidão, Dr. Moro, por tudo o que realizou e pretendeu realizar, no combate a corrupção endêmica no Brasil! Que essa iniciativa tenha sucesso!

  64. Rogo aos deuses que algo sensato, conduzido por personalidades do bem, como o Sr. Dr. Moro, se torne realidade. Pp o crime que ultrapassa fronteiras e dar as costas para a soberania. Reina, com a conivência dos q deveriam atuar aplicando a lei e, q a mesma fosse cumprida. Ademais, aqui no BR, estamos às véspera de assistir tudo outra vez. #LulaNuncaMais. Sou capaz de votar no 🤥 😛... mas, num quadrilheiro internacional, q está solto e usufruindo do nosso dinheiro, NUNCA .

  65. Gostaria muito q isso prosperasse pra ver certos corruptos sendo julgados internacionalmente,nem precisa nomear.

  66. Sempre a minha , a nossa gratidão , ao senhor! Seus textos trazem ao meu coração forças para lutar por um Brasil menos corrupto!

  67. Nosso líder, a frente do seu tempo. Em plena sintonia com a transição planetária. Sem pressa em considerar possível candidatura. Isto virá ao natural, 22;26; 30…. Eleição, é o homem e suas circunstâncias!

  68. Precisamos que o senhor saia candidato à presidente do Brasil sim, que tenhamos alguém comprometido para aprovar mecanismos que acabem com estes bandidos que estão espalhados nos poderes no Brasil.

  69. Decepcionado com sua fuga Dr. Moro. O Sr. é integro e o único capaz de nos libras dos 2 demônios que estão destruindo o Brasil. Se o Sr. se candidatar, dizer tudo o que sabe desses 2 vagabundos, com certeza se elege. Pense nisso

  70. O fato gerador é válido: se países ricos estão enviando grana pros países mais pobres, eles TEM o direito de saber se bufunfa foi ou não desviada. Havendo envolvimento de autoridades intocáveis, com o famigerado Foro privilegiado, então as investigações podem ser ampliadas e envolver até mesmo ativos que não faziam parte dos valores doados, ou seja, prata nacional. Vi algo assim num romance canadense. Uma organização médica fictícia e toda-poderosa intervia p/ combater hospitais gananciosos.

  71. Quanto ao BR nem organismos internacionais podem dar jeito. Aqui a coisa começa lá na CF88 com o malfadado foro privilegiado. Daí é só comprar o stf, bem como as pocilgas chamadas tribunais superiores.

  72. Dr Moro... temos que ter esperança. Não sabemos se realmente tem a intenção de uma candidatura, porém o que o Sr fez pelo Brasil foi de muita valia. Vai demorar para ter pessoas honestas na política. Mas temos que acreditar..nas próximas eleições voto consciente e esperamos que esteja lá. temos que tirar fora o genocida e o ladrão corrupto deste universo da política

  73. Muitíssimo obrigado, dr. Moro, por sua sugestão. É uma excelente alternativa para nossa justiça, tão pisoteada pelos 'cleptocratas' de todos os matizes, partidos, alianças e 'organizações criminosas', que se apossam do poder e roubam tudo, até nossa paciência. Mas não roubam nossa esperança!

    1. Parabéns Dr. Moro. "Achou" o caminho. Luz no fim do túnel. Admiração e Gratidão.

  74. Caríssimo Dr. Sérgio Moro, orgulho nacional. Esteja onde estiver, estará pensando no bem comum. #CorrupcaoNao #MoroObrigada

  75. Eu admiro o Senhor! Mas fico muito triste de ver que seu trabalho foi perdido em 2 anos de governo Bolsonaro. O futuro próximo não é animador considerando que o país está nas mãos de alguns juízes corruptos do STF.

  76. Dr. Moro, é de pessoas como o senhor que precisamos na Presidência, no Senado, na Câmara Federal, nos Governos estaduais, nas Assembléias Legislativas estaduais, nas prefeituras, nas Câmaras de Vereadores, bem como no STF, no STJ, na PGR, na CGU e no TCU. Sabemos que isso seria utópico, mas contamos com a sua candidatura e de outras figuras respeitáveis deste país a um dos cargos eletivos, que não dependem de indicação de presidentes de plantão. Pode contar com o meu voto e dos brasileiros.

  77. Ideia meritória! Mas , será que alguns , como o Brasil , seriam signatários de tal corte internacional ? Eis a questão !A não ser que a participação nos demais tratados e organizações internacionais ( como a OCDE, Mercosul etc .. impusesse participação na Corte Internacional Anticorrupção como partida para qualquer país ser aceito nas relações multinacionais O empurrãozinho aí .. seria definitivo . Sem isto , a ideia não prosperará , pois que país sob comando dos corruptos vai aderir ?

  78. Dr. Moro. V. Excia. saberá avaliar as possibilidades de uma candidatura à Presidência da República, mas, se constatada alguma inviabilidade nessa disputa, não seria o caso de tentar-se uma candidatura ao Senado, por seu Estado? Sabemos que a vaga é quase por direito do excelente e digno ex-governador, hoje senador (um dos melhores) Álvaro Dias, mas não seriam possíveis gestões quanto a isso? Pense nisto. O Brasil precisa de gente como o Sr. e como o citado senador. Hoje, temos Renans aos montes

  79. A Globalização vai favorecer esse tipo de iniciativa, que como bem disse o Sergio Moro, a Corrupção toma as instituições, a ponto delas acreditarem que combater a corrupção causa mais custo do que ela mesmo.

  80. Parabens Meretissimo Juiz Dr. Sergio Moro pela iniciativa e por ser o unico ministro que não foi suberveniente ao atual presidente,afastando-se com honra do cargo,sem se preocupar com os beneficios do cargo e os grandes prejuizos que lhe ocasionaram.Dificil lhe pedir que seja candidato a presidente em 2022 ,mas acredito que sem participar de nenhum debate o sr.tem as condições de vencer no primeiro turno os dois candidatos que pessoalmente lhe são antagonicos.

  81. Moro, taí um alento pra hoje e pra o élan de Sabino & Cia Ltda. Sem ilusões, boa nova pra não definharmos na luta por um país melhor.

  82. Excelente artigo, como sempre. Como operador de Direito, advogado, tenho certa rejeição a cortes internacionais de um modo geral. É difícil, para mim, não temer quebra ou inobservância de soberania. Todavia, diante do que vimos aqui com a união de todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e MP) para acabar com os avanços da lava jato e restabelecer a impunidade para os poderosos ladrões nacionais, talvez não haja outra solução. Em Pindorama, sozinhos não somos capazes de nada.

  83. Parabéns Dr. Sergio Moro por nos mostrar que ainda existe pessoas honestas. Infelizmente o Brasil não soube valorizar o seu trabalho e, um supremo “supremo”, vergonhosamente colocou por terra todo um trabalho anti corrupção que havia deixado o brasileiro orgulhoso do seu país. Esta é a razão pela qual concordo que deveríamos ter uma Corte Internacional para julgar corruptos e “supremos” coniventes com a corrupção!!! Boa sorte e que Deus lhe abençoe!!!

  84. Só há esperança para o Brasil se algo com essa corte Internacional anticorrupção for cirada pq as cortes nacionais são parceiras da corrupção.

  85. Parabéns Moro por nos colocar esta luz no fundo do túnel que parece não ter fim. Não sabia desse movimento e agora, sabendo da sua existência, ainda que em estágio quase embrionário, o vejo como única saída para o Brasil e vários outros países "dominados". Não sei como eu e nós todos brasileiros poderiamos colaborar, mas conte com todo meu apoio. Será para o bem do Brasil e do seu povo, principalmente os mais humildes, mais necessitados, menos esclarecidos e mais manipulados. Pedro.

  86. È por isso que rogamos ao ex-juiz Sérgio Moro sua participação nos destinos de nossa nação. Sua experência já demonstrada quando de sua atuação como juiz o credencia para pelo menos contrapor o que há de pior na política brasileira, a disputa eleitoral entre o Drácula e o Lúcifer. Diante disso, qualquer colaboração de Sérgio Moro seria um alívio para amenizar a nuvem negra que parece despontar lá na frente. Devemos ter ainda esperanças.

  87. Brilhante ideia. Por isto os grandes corruptos e corruptores atacam tanto SM. Tremem só de pensar que a honestidade e retidão dele podem impedir suas malas de dinheiro prá lá e prá cá.

  88. Sabemos da dificuldade do Dr MORO ser candidato à Presidente do Brasil. Mas pelo menos deveria ser candidato ao Senado pelo Paraná. Sabemos do seu potencial como Juiz Federal..MORO HERÓI Nacional do combate aos CORRUPTOS!

  89. Os Brasileiros de bem gostariam muito que o Dr.Sergio MORO fosse candidato à Presidente em 22. Mas como sabemos como funciona os partidos Políticos no Brasil, poderia ao menos concorrer ao Senado pelo Paraná!! Dr. MORO. Nosso Herói anti CORRUPTOS!!!

  90. O Dr. Moro nos traz um sonho, uma corte internacional para o julgamento de grandes corruptos, já que os menores continuariam se escorregando entre as "pequenas cortes nacionais" e popularizando e banalizando a arte de "levar vantagem" No meu entender, só uma campanha nacional de informação dos efeitos reais da corrupção sobre o povo, precedida de ampla reforma da Constituição, forma de governo, sistema judiciário e arcabouço legal, poderia trazer alguma esperança de sermos uma nação decente.

  91. Isso seria um sonho, Sérgio Moro! Só com muita pressão vinda de fora mudará alguma coisa nos países corruptos. Não é só o Brasil, mas o nosso país é hors-concours! O pouco que tem mudado por aqui, em todas as áreas, só mudou com pressão externa. Pois que venha essa Corte Internacional Anticorrupção Já!

  92. Só leis internacionais para barrar a corrupção em um país totalmente corrompido, como o nosso! Parabéns Sérgio Moro!👏👏👏

  93. Excelente ideia! Todo nosso apoio aos que lutam contra a corrupção, um mal que acomete países cuja democracia ainda está em construção, como, por exemplo, o Brasil e todos os seus vizinhos da América Latina. Mais do que nunca precisamos da ajuda internacional, visto que nossos esforços no sentido de nos livrarmos de indivíduos corruptos são sabotados dia a dia pela mais alta corte do país! Vergonhoso e lamentável! Oxalá consigamos visibilidade para o que está acontecendo aqui.

  94. Excelente texto! Mas como fazê-lo chegar à maioria da população, se no nosso País, a boa informação ainda é um privilégio para poucos? E, se grande parte está exposta, apenas à fake news, discursos mentirosos,

    1. ...discursos mentirosos, manipuladores, que fazem vergonha, e deixam a sensação de impotência? Mais informação, em primeiro lugar; e mostrar que temos mulheres e homens competentes e comprometidos com o nosso País, para que não se fortaleça a ideia de que todos são iguais, fazendo as pessoas se precipitarem, tendo que escolher entre o ruim e o péssimo. Do ponto de vista político, é urgente uma terceira via.

  95. #ParabénsMoro integridade...honestidade...ética...respeitabilidade...tudo isso você tem de sobra...por isso sempre terá minha gratidão e respeito...valores assim não são compreendidos por milhões de brasileiros...eles ajudam aos corruptos...nem se importam por sermos explorados...roubados e manipulados. #SejaFelizMoro

  96. Fico imaginando uma corte internacional investigando remessas atípicas de dinheiro por funcionários públicos (deputados, senadores, juízes, ministros, diretores...), perseguição a servidores da lei e jornalistas, em qualquer país. Já seria um ótimo começo.

  97. Empresas brasileiras, de todos os segmentos, cresceram e lucraram através da proteção do Estado, desde a ditadura. Esse modelo de "capitalismo de quadrilha" ganhou contornos inimagináveis com Lula, q inclusive controlava os sindicatos. Bolso q se elegeu p combater esse modelo só o aprofundou, limpando a área p a corrupção. Não é por acaso q Lula volta como o líder principal desse modelo. Nossas instituições foram dominadas completamente. Tristes trópicos. Nossa nação já era.

  98. Perfeito, Sr. Moro! Estamos entendiados diante da inércia daqueles que deveriam atuar contra a corrupção nesse país. A soberania não costuma estar ao lado do povo quando se trata de fazer justiça, ao contrário, dá-se um banho-maria nas questões urgentes para que evaporem no tempo. Não sei se estarei vivo para ver o nosso país prosperar nas mãos de um governo justo mas faria tudo que estivesse ao meu alcance para que essa jornada fosse introduzida. Precisamos do Sr. em 2022. Não nos abandone!

  99. 1- Muito oportuno o seu artigo dr Sergio Moro. A corrupção nos países é um problema de complexidade dinâmica. A corrupção que assola os países da África, condenando os cidadãos à miséria, forçando parte deles a se refugiarem, cria crises humanitárias em outros países. E a corrupção é irmã siamesa do totalitarismo. E só analisar às investidas totalitárias do PT, e agora do governo Bolsonaro, que após ter que enfrentar o desgaste das rachadinhas, subiu o tom, ameaçando a nossa democracia.

    1. 2- Com a divulgação do orçamento paralelo, a briga política quando ao uso de recursos no combate à pandemia, a compra de uma mansão pelo Flávio Bolsonaro, acredito que as investidas totalitárias do Bolsonaro vão se intensificar. Como essa investida totalitária, é sobretudo para manter à corrupção, um organismo internacional seria de grande valia, pois especificamente no caso brasileiro, não é digna de confiança uma justiça que tem: Gilmar Mendes, Toffoli, Lewa, Carmem e infelizmente, etc.

  100. Esse tribunal passará a ser meu sonho de consumo. Só mesmo uma corte de justiça imune ao dinheiro dos pagadores de propina seria capaz de trazer à luz crimes cometidos pelos figurões desse pobre país, já que não podemos esperar nada do tipo vindo dos tribunais de justiça brasileiros e Congresso Nacional. Uma corte como essa driblaria o instrumento jurídico nacional que só enjaula criminosos pobres, pretos e desdentados.

    1. 6) Agradecimentos e aplausos pelo compartilhamento do manancial de conhecimentos, de informações de qualidade,  de transparentes esclarecimentos, com que nos privilegia, ilumina e promove, em sua sempre esmerada e brilhante coluna na CRUSOÉ, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, NOSSO PRÓXIMO PRESIDENTE - DA VERDADE E DE VERDADE - DO BRASIL!!!!

    2. 5) Então, a *Corte Internacional Contra a Corrupção* parece ser um encaminhamento institucional natural e irreversível, consequente à reação do sistema imunológico social da Comunidade Global contra essa praga primitiva, essa patologia que a adoece e dilacera, que é a Corrupção.

    3. 4) Penso mesmo que, embora ainda parece utopia distante para muitos, já nos encaminhamos para a Constituição da Terra, ao observarmos os já numerosos conceitos e artigos em comum nas Constituições dos agora mais de 200 Estados-Nações.

    4. 3) Já somos em muitos aspectos uma unidade global, uma comunidade terráquea sistematizada, embora ainda longe de ser totalmente organizada, ainda gravemente instável com seus grandes bolsões de caos e atraso. Porém a gênese da aldeia uníssona da frágil nave azul, já foi ampla e irreversivelmente desencadeada.

    5. 3) Já somos em muitos aspectos uma unidade global, uma comunidade terráquea sistematizada, embora ainda longe de ser totalmente organizada, ainda gravemente instável com seus grandes bolsões de caos e atraso. Porém a gênese da aldeia uníssona da frágil nave azul, já foi ampla e irreversivelmente desencadeada.

    6. 3) Já somos em muitos aspectos uma unidade global, uma comunidade terráquea sistematizada, embora ainda longe de ser totalmente organizada, ainda gravemente instável com seus grandes bolsões de caos e atraso. Porém a gênese da aldeia uníssona da frágil nave azul, já foi ampla e irreversivelmente desencadeada.

    7. 2) Penso também ser sim, inexorável que isso aconteça. Há muito já não operamos mais apenas em unidades continentais e, talvez tenham sido as grandes corporações, pluri e multinacionais, o start desse processo, junto com a evolução dos transportes, da comunicação, das conquistas científicas internacionais compartilhadas, das conquistas tecnológicas, junto com os esforços em comum das conquistas espaciais para a edificação de colônias interplanetárias, entre outros fenômenos abrangentes.

  101. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  102. Parabens Dr Sergio Moro pelo excelente texto e, pela brilhante iniciativa na construção de uma Corte Internacional de Anticorrupção, uma necessidade fundamental no combate a essa "terrivel doença" que destroi Países e mata tanta gente!!

  103. Excelente!!! Ministros do STF e congressistas por exemplo, não passariam impunes. Haveria um colapso nesse país cleptocrata.

  104. Parabéns Sérgio Moro, por continuar honesto, honrado e super competente!!! Excelente artigo!! Olhando no caso do Brasil, que tem sim, muita gente honesta, clamando por um país mais decente e justo, mas esbarra em poderosos corruptos da pior espécie, incrustados nos Poderes da República e na imprensa, que estão lá para proteger e garantir a corrupção, injustiça, os privilégios e a impunidade para corruptos poderes. Precisamos urgentemente deste tribunal, sem Toffolis, Gilmares, Lewandowskis....

  105. Parabéns! A corrupção não é apenas de um lado ideológico. No Brasil, ocorre em todo o sistema e invadiu os 3 Poderes. Concordo com seus argumentos. E tenho esperança de um Brasil melhor, livre de Lula, Bolsonaro e do fanatismo que alimenta ambos.

  106. A ideia, na teoria, é interessante. O Tribunal Penal tem como "clientela" basicamente africanos, não pode se dizer que "deu certo". Difícil apontar como "modelo". Não sei os EUA e China, se submeteriam a essa jurisdição. Parece que seria mais uma instância de "controle" só para clientela do Tribunal Penal.

  107. Magnífica e brilhante ideia! Vá em frente e conte conosco para ajudá-lo no que pudermos. A luta contra a corrupção não pode parar no Brasil nem no mundo! Parabens Sérgio MORO!

  108. Já consigo ver o riso cínico de Gilmar Mendes frente a qualquer exposição de uma possível corte internacional anticorrupção. O STF vai apenas cuspir no chão e bradar: isso não vale nada aqui.

  109. Parabéns meu eterno do juiz do bem, continua a combater o bom combate, porque isso está no seu sangue, faz parte do seu DNA. Você é mais feliz que todos eles. Deus o proteja e também a sua família.

  110. Ótima ideia! Seria bom que a sede fosse em Haia, economizaríamos enviando nossos réus para ambas as Cortes em um mesmo voo. Aeroporto de lá comporta jatos grandes?

  111. Excelentíssimo Ministro Moro, grato pela honradez e ações jurídicas assertivas em combate a corrupção. Embora corruptos e corruptores continuem impunes e saltitantes em suas casas, palácios, câmeras legislativas e pior, nas cortes supremas, essas não apenas respingadas com a lama fétida dos crimes, mas atoladas até ao queixo nesse lamaçal da corrupção, que ainda de forma desenvergonhada se auto intitulam “magistrados”,mais uma vergonha Nacional. Pls, orientemos a apoiar uma corte internacional

    1. Aqui está tudo misturado, os corruptos, quem indica ministros para as cortes, os ministros escolhidos, as grandes bancas, os parentes de ministros que integram as grandes bancas... tudo misturado e é difícil identificar quem é o que...

  112. QUEM SABE SEJA ESTA INICIATIVA UMA NOVA LUZ NO FIM DO TÚNEL . LEMBRANDO QUE NO BRASIL A NOSSA JUSTIÇA, PRINCIPALMENTE NAS CORTES SUPERIORES, ESTÃO ATOLADOS ATÉ O PESCOÇO NA CORRUPÇÃO.

  113. Perfeito! Dou por manifestada aqui, de forma diplomática, a indignação contra o estado de coisas que se opera no Brasil contra si e Deltan Dallagnol que, penso, estava a nos dever Sérgio Moro, independente do reconhecimento por seu trabalho à causa do combate à corrupção, que todos devotamos, os brasileiros que amam ao país mais do que a partidos e governos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  114. Ideia por demais ingênua. Organismos internacionais possuem suas próprias limitações e mecanismos de corrupção. Por exemplo, tal tribunal seria capaz de julgar o óbvio tráfico de influência de Hunter Biden, o Ronaldinho drogado dos negócios chineses e ucranianos, ou apenas de tiranetes de países sem poder algum? Ele seria ou não facilmente aparelhado por blocos ideológicos como foi a ONU - caso em que a pessoa a ser julgada por ele, exatamente como ocorre no STF, seria você e não o mafioso Lula?

  115. Como estamos vendo acontecer no Brasil, os corruptos e corruptores têm muito poder e conseguem anular as investigações e as punições. Só com ajuda externa conseguíramos quebrar esse sistema de impunidade.

  116. Parabéns Moro, conta com grande apoio popular no Brasil para alcançar este real ganho civilizatório que nossas “autoridades” estão vendendo.

  117. A corrupção destrói tudo, inclusive a esperança. Tomara que consigam criar essa Corte. Moro segue determinado em seus propósitos republicanos. Grande HOMEM

  118. Talvez a nova corte seja importante para combater e coibir a corrupção transnacional! Talvez uma das competências da mesma seja combater a leniência e complacência dos órgãos maiores responsáveis por defender e praticar a justiça! No caso brasileiro, seria importante, pois, claramente, perdemos está capacidade! Estamos, cada dia mais, vivendo “Animal Farm”, de George Orwell (1945). Fazer a coisa certa sempre!

    1. Observar o sopro de esperança de um país mais justo e ético, que a Lava-Jato representou, se esvair por um alinhamento de interesses, é ... (Faltam-me ou sobram-me palavras para caracterizar). O que fazer quando o topo do sistema de pesos e contrapesos nacionais falham? Quando pessoas parciais, declaram outras imparciais, com falácias, amparadas em “provas” obtidas de forma ilegal, e, ao mesmo tempo, em que declaram a instância julgadora inicial incompetente! Surreal,?Inacreditável!!!

  119. Penso que essa ação internacional seja um fio de esperança para o Brasil, pois estamos dominados pelos protetores dos corruptos poderosos.

  120. Temos aqui no Brasil, e agora, um enorme problema : a volta de um corrupto na cena politica. Um passo para a frente e duzentos para tras.

    1. Sérgio Moro - Presidente - 2022 - A solução para o Brasil se regenerar!

    2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏.Dr Moro , seria maravilhoso a implantação dessa corte . Embora o povo brasileiro não o mereça , não nos abandone , por favor. Presidente2022 e se for atrapalhar sua vida , Senador 2022👏👏👏👏

    3. Justiça Internacional, a Justiça Nacional não existe, ou pior, está dominada (STF VENAL)

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO