SergioMoro

Feliz aniversário

07.05.21

Nesta semana, a revista Crusoé completa três anos de existência.

Assino a revista desde a primeira edição e ela tem se destacado pela independência e pela coragem de suas matérias. O jornalista independente precisa ser, antes de tudo, um forte, para parafrasear um famoso repórter que desbravou os sertões para mostrar, em textos que viraram um clássico da literatura, que a realidade era bem diferente do que a versão oficial tentava imprimir.

Ano passado, após deixar o governo, recebi o gentil convite para escrever uma coluna periódica. Aceitei sem a necessidade de muita reflexão, considerando o apreço pela qualidade da revista. Evidentemente, não sou um jornalista, mas apenas um cidadão que escreve quinzenalmente uma opinião em um veículo respeitado.

Ainda nesta semana, tivemos o Dia da Liberdade de Imprensa.

Precisamos cultivar mais a liberdade de imprensa e a imprensa deve cultivar mais essa liberdade. Não deve haver qualquer censura à liberdade de imprensa por parte da lei ou das autoridades governamentais. A esse respeito, vale a pena repetir a citação de Thomas Jefferson sobre a importância da imprensa: “Se fosse deixado a mim decidir se deveríamos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não hesitaria nem por um momento a preferir a última hipótese”.

O ano era 1787, e os Estados Unidos, que haviam obtido apenas recentemente a independência, sofriam tumultos com a denominada “Shay´s Rebellion”, na qual parte da população de Massachusetts rebelou-se, em armas, contra o pagamento de impostos. Durante o tumulto, Jefferson, então embaixador em Paris, escreveu uma carta para um congressista na qual defendeu a liberdade de imprensa nos termos acima. Nela, há outros trechos bem relevantes. Apesar da rebelião, Jefferson reafirmou a sua confiança na opinião pública, ressaltou a importância de um povo bem-informado e destacou a relevância da imprensa para tanto: “Estou persuadido de que o bom senso do povo será sempre considerado o melhor exército. Ele pode ser desviado por um momento, mas brevemente corrigirá a si mesmo. O povo é o único censor do governo: e mesmo os seus erros tendem a mantê-lo com os verdadeiros princípios de suas instituições. Punir esses erros tão severamente seria suprimir a única salvaguarda da liberdade pública. O caminho para prevenir essas interposições irregulares do povo é dar a ele informação completa dos assuntos públicos através dos canais dos jornais e fazer com que esses papéis penetrem toda a massa do povo. Sendo a base de nosso governo a opinião do povo, o primeiro objetivo deve ser mantê-la correta; (…)”. Em outras palavras, liberdade de imprensa, povo bem-informado e bom governo caminham juntos.

Com base nessa tradição política, as cortes norte-americanas conferem à liberdade de imprensa e também à liberdade de expressão uma proteção jurídica quase absoluta. Vou citar dois casos memoráveis. Em New York Times v. Sullivan, de 1964, a Suprema Corte protegeu a imprensa contra ações de indenização por difamação, exigindo, para a responsabilização, a prova de que o veículo teria agido com “malícia atual” ao publicar uma notícia falsa. Em outras palavras, a publicação de boa-fé de uma matéria que depois se verificou inidônea não gera responsabilidade.  A justificativa usada foi a de proteger o debate público que deveria ser sem inibições, robusto, amplo, e poderia “incluir ataques veementes, cáusticos e, algumas vezes, desagradáveis ao governo e às autoridades governamentais”.  No caso denominado “Os papéis do Pentágono” (New York Times v. US, de 1971), a Suprema Corte impediu a censura prévia de publicações de relatórios confidenciais sobre a Guerra do Vietnã, entendendo que o governo não teria demonstrado que o ato geraria riscos à segurança dos Estados Unidos ou de suas tropas. Segundo a decisão, “qualquer sistema de restrição prévia à liberdade de expressão vem à corte carregada de pesada presunção contra sua validade constitucional”.

No Brasil, nossa tradição de proteção à imprensa é menos robusta. Na República Velha, onde vigorou um regime democrático formal, embora censitário, foi corriqueira a decretação de estado de sítio, no qual as liberdades eram restringidas. Prisões de jornalistas e empastelamento de redações eram práticas comuns. Depois, não há o que falar sobre a liberdade de imprensa durante os períodos de intimidação e censura do Estado Novo ou do governo militar. O socorro pelo Judiciário contra o autoritarismo nem sempre foi dos melhores, como ilustram a denegação, em 1922, do habeas corpus contra a prisão de José Eduardo de Macedo Soares, diretor do jornal O Imparcial, ou a denegação, em 1978, de mandado de segurança contra censura prévia do semanário O São Paulo, todas essas decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal. É certo que, no período posterior à reabertura democrática, a proteção conferida pelo Judiciário à liberdade de imprensa melhorou, principalmente em relação à proibição da censura, mas também houve escorregões graves, como, por exemplo, a imposta – temporariamente – contra matéria publicada em 2019 pela própria revista Crusoé.

Mas as ameaças à liberdade de imprensa nem sempre decorrem de ações tão explícitas da parte do poder público. Dinheiro é poder e uma forma de coibir a liberdade de imprensa consiste em sufocar financeiramente os veículos independentes, ameaçando, por exemplo, os anunciantes. Outro recurso perverso consiste em utilizar as verbas estatais para comprar não só anúncios, mas também a independência jornalística.  A manipulação do ambiente selvagem das redes sociais tem sido igualmente utilizada para intimidar veículos de imprensa e jornalistas independentes, prática que acontece no mundo inteiro e em diferentes níveis.

Precisávamos, no Brasil, de uma melhor proteção legal à imprensa independente. Algumas sugestões: regras mais claras proibindo a censura prévia; previsão das hipóteses claras nas quais a publicação de notícias errôneas possa ensejar responsabilidade criminal ou cível, talvez exigindo para tanto o já aludido requisito da “malícia atual”, ou seja, responsabilização da imprensa se houver publicação de notícia falsa com consciência da falsidade; regulação da proteção do sigilo da fonte; e proteção aos meios de financiamento da imprensa, com proibição de retaliação via pressões indevidas diretas ou indiretas. A proteção contra o ataque por meio das redes sociais é um pouco mais complicada, pois não pode incorrer em censura prévia das redes. Certamente não cabe questionamento sobre a legitimidade da proteção contra ameaças e incitação à violência mesmo se perpetradas pela rede social. Para os demais casos, falta ainda a identificação de uma proteção mais abrangente. As ações contra a manipulação da rede têm sido mais direcionadas para a eliminação de mecanismos artificiais, como robôs.

Agora, não basta a liberdade formal, a imprensa tem que ter a coragem e a responsabilidade para exercer a liberdade que a lei lhe concedeu. Definir políticas e protocolos para manter a independência é fundamental. Denunciar e tornar públicas todas as tentativas de intimidação parece ser igualmente boa política. Manter distância salutar das facilidades propiciadas pelo poder também é recomendável. Nessa perspectiva, a Crusoé tem sido corajosa, não tendo poupado, o que não é comum, nenhuma esfera de poder com matérias críticas bem apuradas e fundamentadas. Há motivos a comemorar, especialmente quando isso ocorre em um ambiente político polarizado e que favorece excessos.

P.S.: Escrevia estas linhas quando tive a notícia da saída de Diogo Mainardi do Programa Manhattan Connection. Perdem a TV Cultura e os espectadores.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu assino O Antagonista há um tempo mas corri pra assinar a Crusoé quando soube da criação de sua coluna quinzenal. Obrigada pela oportunidade de adquirir mais cultura através de seus escritos.

  2. Eu tb assino a Crusoé desde o início. É um privilégio poder ler Diogo, Mário, Cláudio, e até o Sérgio Moro, entre outros. Parabéns pra vocês!!!

  3. Parabéns, Crusoé. Também fui uma das primeiras assinantes. Adorei o texto falado, porque faço minhas coisas e vou ouvindo, ouvindo com muita atenção. E agradeço pela presença de Sergio Moro. Ele não imagina o quanto é amado e respeitado cada vez mais. Eu o respeito e admiro como sempre!!!

  4. Dr. Moro, parabéns pelo texto e pela independência demonstrados. Realmente a Crusoe e o Antagonista são verdadeiros baluartes de uma imprensa livre e independente que sabem administrar e absorver os custos dessa postura. Coisa rara nos dias de hoje!

  5. Concordo com você Moro perdemos nós espectadores. Trocar Diogo por Kakai raposa velha em defender bandidos. Realidade triste do brasil. Lucas procura outra Emissora que não te obrigue a cometer este suicídio do querido Manhathan Conection. O último foi deplorável. Sentia-se a tristeza de vocês dois restantes no ar Volta Diogo, volta Pedro

  6. Dr Moro, a sua vinda so engrandeceu essa revista! Realmente se tornou uma ilha no mar de lama que toma conta do país . Também estou aqui desde o início e aplaudo a coragem e independência de vocês ! Muito obrigada

  7. ok, ok, ok, muito bom tvz usar os EUA como régua medidora de uma República Democrática ideal para o bem do povo, mas deve-se levar em consideração sua particularidade de fundação e seus objetivos de desenvolvimento, diferente da dos portugueses. Agora, indígenas, negros escravos não eram considerados povos, quanto mais letrados aqui e acolá! E hj com a informação e desinformação via redes sociais....tá complicado. Um pequeno nicho falando javanês infelizmente, a grande imprensa.

  8. A excelência da inteligência multicultural, racional, sensata e brilhante, como sempre, expressa em mais esse luminoso e iluminante artigo, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! Fico imaginando quando o BRASIL O tiver como NOSSO PRESIDENTE, UM PRESIDENTE DESTE QUILATE, em 2022!!! UM SONHO QUE SE REALIZARÁ!! Já passou da hora do BEM assumir a NOSSA NAÇÃO e vice versa!! Peeeerfeito, irretocável!!! É a fórmula perfeita: NÓS O POVO BRASILEIRO, O GOVERNO CORRETO e FUNCIONAL e, A IMPRENSA LIVRE e RESPONSÁVEL!!!

    1. Obrigada, CRUSOÉ!!! É um Feliz Aniversário e um Aniversário Feliz, pelo inestimável trabalho de utilidade pública prestado por essa fantástica revista, ao POVO BRASILEIRO!!! Parabéns para todos nós que temos a CRUSOÉ e TODOS VOCÊS, BRILHANTES ILUMINADOS E ILUMINADORES!!!

  9. Renovo e duplico parabéns à Crusoé pela qualidade de suas matérias e pela coragem em escolher o caminho mais difícil e menos remunerador, mas que certamente traz a satisfação ética e moral da independência e do dever cumprido.

  10. Mais um belíssimo artigo. Concordo plenamente com verdadeira liberdade de imprensa. A imprensa tem papel importantíssimo em nossas vidas, especialmente nos dias de hoje, com tantas notícias distorcidas nas redes sociais. Também sou assinante, mas não desde o início da revista. A única revista que assinei anos atrás foi a Veja, que cancelei por ter mais propaganda do que notícias, penso q na década de 80 do século passado...kkk...DESEJO SUCESSO PRA TODOS COM SAUDAÇÕES AO NOSSO FUTURO PRESIDENTE!

  11. A liberdade de imprensa se faz necessário na vida do ouvinte. As informações chegam e o povo fica esclarecido, por isso é tão importante. Parabéns sr. Sergio Moro! Os seus artigos nos rendem aprendizagem.

  12. Parabéns a Crusoé e a Moro... Continuem trabalhando firme... Nesse país com um sistema que insiste em facilitar a vida de bandidos, não vai faltar trabalho... Corruptos disfarçados ou não serão denunciados por vocês sempre.

  13. Parabéns Dr. Sérgio Moro, texto maravilhoso. Percebo que as classes mais pobres têm maior dificuldade em receber ou buscar notícias verdadeiras. Trabalho com operários e constato que muitos estão hoje bem melhor e mais informados. Precisamos "by-passar" as fake news induzidas por políticos e oportunistas mentirosos. Também sinto a saída do Mainardi e do Pedro Andrade. Pedro Andrade poderia escrever na Crusoé também.

  14. Sérgio Moro nunca vai se dar bem devido a caterva instalada em Brasilia. Principalmente neste momento de negacionismo, cloroquina, pandemia, Centrão, Gilmar Mendes, Lewan, Umberto Martins, Bozo e seus tratores, envalégicos ávidos por poder, e que juntos e mistrurados propiciam o que há de pior no ambiente político nacional. É difícil acreditar que uma pessoa como Sérgio Moro possa transitar nesse ambiente contaminado e sair ileso. Não devemos esperar mudanças pois o Centrão já governa. Daí?

  15. Dr. Sergio Moro, paladino da liberdade e da ética!!! Choro pelo Brasil que infelizmente ainda não merece ter um Presidente honesto como o senhor. Infelizmente o povo ainda prefere um Lula ladrão ou um Bolsonaro traidor

  16. C. A saída de Mainardi do programa Manhattan Connection se deve, em grande parte, a "tentativas de intimidação" que foram denunciadas por Diogo em sua coluna na Crusoé. Sabemos quem são os autores.

  17. Seu alinhamento com o pensamento político Norte Americano assusta as bases que sustentam o males brasileiros. Em 89 o Povo tentou mudar. Collor foi incompetente. Tentou novamente; Bolsonaro não tem preparo. Há uma ânsia de mudança na prática polítca ( entreguísmo/roubalheira ). Não é tarefa individual. A Lava Jato: Discurso de Dilma ( pacote anti-corrupção ), Janot , Procuradores , Moro , Políciais Federais e STF alinhados. Por quê Mudaram ?

  18. É muito recomendável que os diretores de redação afixem esse artigo do Sr. Sérgio Moro na parede em letras grandes. Aqueles que puderem manter o nariz acima da superfície das águas revoltas da transformação digital e a convergência de todos os meios de comunicação social. Há esperança de que a seleção natural salve os verdadeiros jornalistas.

  19. Acabando com a Operação Lava Jato, Bolsonaro abriu as portas do Inferno e agora está abraçado com todos os Demônios. Cada um colhe o que semeia. É da Lei de Causa e Efeito. SERGIO MORO, os brasileiros de bem, em quaisquer circunstâncias, estarão contigo.

  20. É sempre um prazer ler a coluna do Moro, pena que seja só a cada 15 dias. Obrigada por compartilhar conosco seu pensamento sensato e equilibrado, é um alento, sobretudo nesse momento de tantos tormentos para o mundo em geral e para o nosso país em particular. Saúde, paz e bem!

  21. Como bem mencionou, entendo que a - Falta de Clareza - na legislação brasileira e mesmo no Constituição acaba sendo o principal fator para proteger os corruptos e o crime organizado. Temos assistido a criatividade dos diversos juízes em interpretar como querem e suas decisões corruptas. Um grande legado que o senhor poderia deixar para as atuais e futuras gerações de advogados e juízes, seria se publicasse uma Série de Livros, apontando falhas e sugestões para melhorias necessárias à Legislação

    1. Sr Ricardo! Ota sugestão!está na hora de colocar uma cunha nos avanços para não existirem retrocessos de férias micro togados

    2. Ideia brilhante. Como precisamos de pessoas integras Como o Senhor Moro. Nossa carência é gritante. Estamos cercados de mal intencionados que, perderam a oportunidade de se espelhar nos poucos bons exemplos que já tivemos e temos.

  22. Obrigado Dr Moro! É um honra tê-lo como brasileiro. Saiba que eu gostaria muito que o senhor ocupasse algum dia uma posição no STF. Embora, é provável que isso jamais ocorra, dada a lamentável mediocridade que essa instituição se tornou. Abraços

  23. Obrigado Sérgio Moro. Aliás, obrigado, também, pela bela mensagem de hoje. Uma honra para os leitores simplesmente tê-ló por perto.

  24. Fomos ingênuos e com isso, fomos enganados por Bolsonaro pois a atuação dele desmantelou o trabalho realizado contra a corrupção em nosso país, e pior, entregou o senhor de bandeja para os corruptos, pois enfraqueceu sua atuação. Mas ele vai provar do próprio veneno, pois tenho certeza, que o próprio Centrão vai virar às costas para ele. Apesar de tudo aquele sentimento que elegeu Bolsonaro continua presente em tudo que o senhor representa para o momento do nosso país. Obrigado Sérgio Moro!

  25. Dr.Moro!Lendo e relendo seu artigo entendo como é de suma importância para que o círculo vicioso neste Brasil tenha seus dias contados!Sua postura e compostura depois de duas "crocodilagens ....os crocodilos que me desculpem" por parte de um "Mico"( agora esqueleto político) e de outros nas 2 esferas restantes dos poderes(que nós que pagamos impostos para os sustentar ) revelam seu carácter! Dr.Moro não saia da trincheira do combate a corrupção...ajude a manter esta chama viva.

  26. Excelente, Sérgio Moro ! O Brasil precisa de sua contribuição. A Lava Jato VENCEU, porque deixa sementes e esperança de se lutar por um país melhor. Gilmar, Renan, Lewandovsky, Toffoli, Lula, Bolsonaro, perdem porque incapazes de deixar nenhuma semente de futuro. Vivem e viverão com o poder que tem e que continuarão tendo, mas são terra salgada, nada de bom sai dali. Serão apenas páginas tristes da história.

    1. Sr Luciano! Sua análise e reconfortante e concordo plenamente! Parte dessa corja citada só sobrevive pois ".... Povo bem informado e bom governo caminham juntos "...e por aqui a grande maioria das elites sejam políticas ou de outras esferas encarregam-se deamtwr o Povo mal informado! Bfds

  27. Sensibilidade impressionate. Parabéns Moro! Quando leio suas matérias acredito que dias melhores virão para este País....... apesar do momento preto e branco que vivemos, pessoas como você trazem a esperança de um colorido futuro. Força e fé!

  28. Excelente manifestação, como sempre: com uma análise cuidadosa, sóbria e propositiva sobre o que deveria ser uma mídia livre, séria e independente. Ao mesmo tempo, homenageia a CRUSOÉ pela sua exitosa trajetória até o momento.

  29. Perdemos todos. Em adição ao seu comentário, precisamos prestar atenção na oligarquia judiciária formada no Brasil por magistrados das altas cortes e dos escritórios de advocacia milionários....sempre unidos na proteção da elite, em troca de altos soldos...

  30. E ainda o gado e a esquerda reclamam da Crusoé e do A+, sendo que eles são críticos, não passam a mão na cabeça de ninguém e não possuem políticos de estimação como os que criticam

  31. O mandant principal do governo, quando capturado pelo sistema ou fragilizado, tende a usar de factoides pra tirar o foco da sociedade sobre seus desvios. Aí a imprensa independente pode nos ajudar a focar no que importa pro futuro da nação

  32. A inteligência e delicadeza deste artigo é impressionante. É realmente uma pena termos um Lula Bolsonaro Renan e Gilmar mandando e demandando no país. E gente como Moro e Deltan fora do jogo. Será que o povo brasileiro vai virar a mesa? Só depende dele.

    1. Creio que o destino do país está definido: a corrupção venceu, tem maioria e ocupa todas as instituições. O butim é muito grande e há uma imensa quantidade de devotos da causa interessados em ter uma participação no mesmo. Não vão deixar um juizeco e um procuradorzeco os impedir. Fazem leis pra dar o exemplo aos heróis justiceiros. Who dare you!!

  33. Caro Sergio. Num arroubo de ousadia sugiro-lhe que comece a escrever seus artigos com pílulas, ou drágeas, ou quem sabe, comprimidos, com, no seu entendimento, algumas saídas para a descontaminação da nação(perdoem o trocadilho),dos seus atuais cancros e desmantelos.Caso ainda pretenda dar alguma contribuição à sanidade moral desta "republiqueta"(mais nova definição dada por seu algoz), chegou a hora dos leitores começarem a tomar pé das suas virtudes e aconselhamentos.Vápormim.Alvaro Costa/df

    1. Concordo plenamente com a Margô. ... Não fique calado, Dr. Sergio Fernando Moro.

  34. Excelente texto. Ficam 2 coisas evidentes: 1- que diferença na atuação das cortes superiores de Brasil e EUA; 2- a demissão de Sergio Moro foi mais um duro desperdício de salvaguarda do futuro desse país. as ideias por ele veiculadas nesse artigo mostram que o escopo de sua atuação poderia atingir ainda mais além do que (o importantíssimo) combate a corrupção. A participação mais ativa do Moro no debate público é importantíssima. Seu silêncio é a vitória da escória.

  35. Parabéns a Crusoé que sempre vai poder contar comigo, e tb ao Dr Moro que sempre será o nosso guardião contra a corrupção.

  36. Parabéns, Dr. Moro! Parabéns, Crusoé. Fico orgulhoso por ter renovado minha assinatura da revista por mais dois anos. Fui um dos primeiros assinantes e quero ter o prazer de ser um dos mais antigos no futuro.

    1. Oi xará !! Vejo que não é só no nome nossa identidade !! Observo que temos sintonia !!

  37. moro precisamos no Brasil blindar o judiciário dos estragos causados or juízes arrogantes e ambiciosos que por considerarem que os fins justificam os meios e por serem vaidosos querem aparecer na média e violam a constituição em seus processos fazendo com que criminosos como lula se livremente de qualquer punição

  38. Mais uma vez Moro nos oferece análises significativas e oportunas, bem ilustradas com exemplos e conclusões propositivas. Parabéns Dr. Moro, parabéns Crusoé. Em frente, sempre acreditando na liberdade de imprensa com competência jornalística e responsabilidade.

  39. Confesso que determinados veículos de imprensa me irritam por passarem a notícia com viés ideológico ou claramente comprada (o que não é o caso da Crusoe, por isso sou assinante). Apesar disso, a liberdade de imprensa é um direito, e cabe a nós estarmos atentos. Obrigada, Dr Sérgio Moro!

  40. Dr Moro, nunca é demais afirmar o quando ficamos felizes com essa nova fase da sua vida. Penso que em algum momento teremos a sorte de tê-lo de volta, em um cargo à sua altura.

  41. Lamentável! Após indecorosa condenação pelo STF, enquanto multidão de admiradores de seu trabalho na Lava Jato, o defendem nos diversos meios de comunicação, eu inclusive, sua Excelência o ex-Juiz e ex- Ministro Sergio Moro, se limita a falar do aniversário desta revista e acerca da liberdade de imprensa, ante os ataques sofridos por Deltan Dallagnol nos órgãos do Estado e aqueles torpedeados por petistas de todos os matizes, sem uma única crítica à Corte que o descredenciou. Namastê!

  42. Por favor, se candidate à presidência pelo partido NOVO, junto com o Amoedo. Sem coligações com PSDB, DEM ou outra facção do sistema. No NOVO, sua candidatura vai atrair as pessoas de bem.

  43. Desejo-lhe toda sorte que precisa para prosseguir com o brilhante trabalho que começou e que infelizmente não pode dar continuidade. Sucesso, saúde e paz em sua vida.

  44. Estamos numa pocilga corrupta, mas a esperança é uma chama que não se apaga , mesmo assim sorte para todos nós !! Vamos precisar

  45. Sou assinante, com muito prazer. Muito feliz em termos um jornalismo e jornalistas com esta qualidade, num cenário podre como o que vivemos hoje neste país.

  46. Acaba de se divulgada uma pesquisa eleitoral que mostra o óbvio. Se uma chapa com Sérgio Moro e Hamilton Mourão não entrar no páreo, o atual presidente está reeleito.

  47. Não lembro em qual edição de O Antagonista ou da Crusoé ficamos sabendo que a Petrobrás (sim, aquela empresa que só não faliu porque nós a sustentamos) tinha cerca de 500 "assessores de imprensa" espalhados por nosso país e que recebiam salário da estatal para... bem, não preciso dizer mais nada. Moro: a esperança do brasileiro é que venhas trazer um pouco de luz às trevas que nos assolam.

  48. Sérgio Moro assertivo como sempre, destaca sabiamente a importância da liberdade de imprensa e do jornalismo independente. Tal como ele, também sou assinante desde a primeira edição da Crusoé cuja qualidade e credibilidade vem prestando excelente serviço à nação. Parabéns e vida longa à Crusoé.

  49. Dr. Sérgio, nossa grande mídia sempre compactou com o crime no poder. Hj a Globo briga com Bozo porque não a incluiu no esquema, porém a Record ganhou. Existe uma promiscuidade na relação do Estado com os grupos de mídia. Os jornalistas não são independentes, apenas robôs do chefe.

  50. Moro, você sempre muito objetivo nos seus artigos e ao mesmo tempo dando aquela pitada gostosa de sabedoria Juridica, ao ler seus artigos vejo o quanto temos enquanto nação para caminhar. Me entristece porque os políticos jamais irão querer isso, estamos atolados até o pescoço e vejo um país regredindo em ações e propostas na contra mão de uma sociedade mais justa para todos. A bancada evangélica me assusta.

  51. CONTAMOS COM A SUA SABEDORIA NA MUDANÇA DE RUMO DO NOSSO PAÍS, E SE PARTE DA HONROSA EQUIPE LAVA JATO TAMBÉM DECIDIR PELA MUDANÇA NO CONGRESSO, TEREMOS A GRANDE VITÓRIA QUE A SOCIEDADE TANTO ALMEJA. SEGUNDO DALLAGNOL EM ENTREVISTA: "AS OPERAÇÕES 'MÃOS LIMPAS E LAVA JATO' INFELIZMENTE MOSTRARAM QUE A JUSTIÇA NÃO SE SOBREPÕE À POLÍTICA", ENTÃO É CLARO QUE ESPERAMOS TER A OPORTUNIDADE DE VIRAR ESSE JOGO. FAÇA A COISA CERTA, SEMPRE! UMA SÓ JUSTIÇA SOB A LEI PORQUE NINGUÉM ESTÁ ACIMA DELA. 🚔⚔🔪☠

  52. Nada como um dia após o outro. Dias atrás os robôs bolsonaristas atacaram o Manhattan Connection pela presença do Diogo, trazendo à público os tais milhões de motivos para ele blindar o merda do Doria de críticas. Diogo foi demitido por mandar o parasita Kakay tomar no c*, e deixou claro considerá-lo uma persona non grata. Kakay (vai tomar no c*) trouxe a público algo interessante, a de que Bolsonaro lhe chamou p/ defendê-lo, ao quê Kakay (vai tomar no c*), declinou. Bolsonaro é mesmo 1 cretino.

    1. O Kakay não pode tomar no c*%#. Ele ja é o proprio c*%#...

  53. Parabéns a Crusoé da qual sou assinante desde a primeira edição. Parabéns também pela coragem e por ter incluído Sérgio Moro como colunista. Parabéns ao Diogo por não aceitar a pressão da TV Cultura.

  54. Aproveito a oportunidade pra expressar o meu respeito aumentado a essa revista, com o seu nome de articulista agregado a ela.

  55. Não temos uma liberdade de imprensa total no Brasil. A justiça do STF não é cega, sabe diferenciar os seus bandidos de estimação muito bem. Para a nossa Suprema Corte, a verdade é crime e a imprensa a perpetradora desse crime. MS

  56. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  57. Parabéns, nosso herói Moro. O que dizer de um stf minúsculo composto por políticos que sequer foram juízes civis de 1a instância, exceto o atual presidente, e que tem um jornalista atulmente preso ????? Vergonha. Nojo. Asco.

  58. Pode ter certeza que o Brasil é outro após a Lava jato. As mudanças serão lentas porque a raiz do sistema corrupto é profunda e cheia de ramificações. Vamos ser eternamente gratos pela sua coragem e lisura ao enfrenta-lo. Continue com seus bons textos que os brasileiros decentes sempre estarão ao seu lado.

    1. É nada. Tudo voltou como dantes graças a quem bem sabemos. A esperança se foi. Nossos heróis são perseguidos pelos canalhas de sempre.

  59. Ótimo texto. Fica nos EUA mesmo pois acho que o Sr fez o seu melhor pelo Brasil. Perdi a esperança. Eu não tenho mais rede social pois faria igual ao ao Mainanardi para o Kakai.

  60. Dr. Sérgio Moro, sua sobriedade é comovente, especialmente nestes tempos de desesperança por que passa nossa gente. Parabéns.

  61. Dr. Moro, infelizmente a Crusoé é boa demais para existir num lugar como o Brasil. Temo que tenha o mesmo fim da Lava Jato e do Manhattan Connection. Quem manda aqui "nestipaiz"é o Kakay, afinal de contas...

    1. Concordo. Os Kakais da vida é que estão vencendo. Fica nos EUA que para o Sr e sua família será melhor. Acho que o Sr fez o seu melhor pelo Brasil. Mas já perdi a esperança. Não tenho nem mais rede social pois iria fazer o mesmo que o Mainardi.

  62. Parabéns, Sergio Moro!!! Você continua um exemplo de caráter, honra e retidão e por isso mesmo tens meu respeito e gratidão.

  63. Minha mais elevada solidariedade ao jornalista Diogo Mainardi, a quem tenho apreço pelas suas opiniões políticas sobre o verdadeiro caos deliberado para levar desesperanças aos cidadãos brasileiros. Força, Dr. Sérgio Moro, precisamos das suas manifestações translúcidas, como sempre.

  64. Dr. Moro, seus artigos são verdadeiras aulas para nós, leitores e admiradores do senhor e da Crusoé. Mesmo estando arrasada com tantos acontecimentos tristes e autoritários, quando leio seus artigos e dos outros colunistas, sinto uma pontinha de esperança que tudo poderá melhorar. Sua parte honrosa, na história do Brasil, já está escrita em letras de ouro. E vamos combatendo o bom combate.

  65. Matéria irretocável. Parabens Crusoé, com certeza uma revista independente que presta relevantes serviços a nossa frágil democracia.

  66. Dr. Moro, bom dia. E excelente defesa a liberdade de imprensa. Mas infelizmente, a imprensa que temos é parcial, veja o que fizeram o o senhor. Temos alguma ilhas de excessao como a Crusoé. Cuide-se. Cuide de sua defesa, da sua vida, da sua família. Nós vivemos , ultimamente, o outro lado da mesma moeda. Deus o proteja.

  67. Triste é essa ilha de sanidade, isolada neste país surreal onde somente o crime e o ódio compensa. Parabéns Crusué, Moro e Lava-jato.

  68. Moro e Dalagnol, junto com D Pedro II são verdadeiros heróis e não um sonegador de impostos... mas num país que se comemora um golpe de Esrado, não poderia ser diferente!!!

  69. Sou assinante desde a primeira edição e só elogios a essa equipe de profissionais incansável . Minha admiração com votos de muitos anos de vida cumprindo sempre com os propósitos que deram origem a sua criação . Parabéns Crusoé

  70. Tb assino esta revista desde o começo; e partilho das opiniões de todos os seus colaboradores; além da admiração. Parabéns

  71. #ParabénsCrusoé contem sempre com minha assinatura e #ParabénsMoro conte sempre com meu respeito e gratidão...o que vi de pior no Brasil no último ano não foi esta terrível pandemia...mas sim o que fizeram com a #LavaJatoOrgulhoNacional e o pior...brasileiros apoiando bandidos que querem destruir você e Deltan...eu sinto muito...vocês não mereciam.

  72. Liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia, sem ela a capacidade de compreensão da realidade que cerca os indivíduos fica limitada! Parabéns à Crusoé, pelo exercício desta liberdade, em prol da sociedade brasileira! Outro pilar da Democracia é a justiça, e neste quesito teremos que evoluir muito como sociedade! Fazer o certo sempre!

  73. Eu não consigo ler Sérgio Moro. Um imbecil com pinta de inteligente. Acreditou na palavra de um miliciano é no sigilo da web. Idiota!

    1. Comparando o que Moro escreveu com o que vc escreveu, fica claro que o idiota é você Ney.

    2. Chapa, respeitando teu direito à opinião, e como virou moda..por que não vais tomar no c..?

    3. Heringer, obrigada!! Ao Dr Sérgio Moro, todo nosso respeito.

    4. .. 'A linguagem é um vírus', escreveu Mario Sabino em O Antagonista. ... Sua linguagem, Ney, não é imbecil. .. É fruto de seu 'labor'... Não tenho como adjetivar seu comentário sem ofende-lo ... Sempre vi/ouvi o Dr. Sergio Moro, quando juiz e MJSP, se dirigir a interlocutores com um respeitoso 'senhor'. ... Diferenças.

  74. Tem razão moro, mahatman conection perdeu minha audiência . O programa ficou sem graça, Lucas Mendes assuma a morte do programa!!

  75. A autocorreção do bom senso público parece demorar por aqui!!!! Mas como aprendi nessa coluna "fatos são coisas teimosas" e, ao que parece, a direção dos ventos está mudando. Ao menos esse exemplo de serenidade que transparece de sua figura icônica é um norte nesse deserto de bons exemplos que estamos vivendo.

    1. Parabéns Dr Moro. Estaremos sempre com o Sr e equipe Lava Jato . Gostaríamos que se manifestasse um pouco mais retrucando ao maior corrupto sem caráter nesses quinhentos anos de Brasil. O excremento gi anjo mendes. Com certeza sua descendência será lembrada para sempre pelo mau caratismo , falta de escrúpulos e vergonha na cara. A pandemia vai acabar e ele terá que enfrentar o povo nas ruas . Nossa gratidão ao senhor

    2. Querido Sérgio Moro, o povo jamais esquecerá sua importante e salvadora contribuição no advento Lava Jato. Saiba disto.

    3. Excelente comentário. À altura do texto do Moro. Abraço

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO