Flickr/Jair BolsonaroOs filhos 01, 02 e 03 de Bolsonaro faziam parte do grupo responsável pelo "assessoramento paralelo" na Saúde

Em busca dos cúmplices

Os primeiros depoimentos na CPI mostram que Bolsonaro ignorou todos os alertas técnicos sobre a gravidade da pandemia e preferiu dar ouvidos a um “gabinete paralelo” que só fez o país afundar na tragédia
07.05.21

Aos poucos, a CPI da Covid começa a montar o quebra-cabeça capaz de caracterizar, de maneira inequívoca, a responsabilidade direta de Jair Bolsonaro na catastrófica gestão da pandemia no Brasil. Embora suas digitais estejam por toda parte, como já demonstrou Crusoé, a comissão de inquérito quer reunir provas irrefutáveis das ações e omissões do presidente para embasar um relatório final que seja jurídica e politicamente incontestável.

A primeira temporada de depoimentos forneceu elementos e até uma prova material de que, mesmo diante dos alertas de seus então ministros da área,  Bolsonaro não só agiu deliberadamente no sentido contrário às orientações científicas, como criou uma espécie de “gabinete paralelo da Saúde”, destinado a chancelar suas teses na contramão do isolamento social, do uso de máscaras, da administração urgente de vacinas e em linha com a imunidade de rebanho e a prescrição de medicamentos ineficazes no combate ao coronavírus, como a cloroquina.

A montagem de um “Ministério da Saúde do B”, composto por pessoas dispostas a falar para o presidente exatamente o que ele gostaria de ouvir, foi a maneira encontrada por Bolsonaro para driblar eventuais decisões de seus ministros da Saúde que não estivessem em total consonância com os seus interesses e propósitos políticos – parte desse problema, como já é sabido, foi sanado com a ascensão de Eduardo Pazuello ao comando da pasta na segunda quinzena de maio de 2020, a partir de quando o combate aos efeitos da pandemia no país degringolou de vez.

A existência da estrutura paralela na Saúde ficou clara durante o depoimento de Luiz Henrique Mandetta. À CPI, o ex-ministro da Saúde revelou como Bolsonaro era influenciado por figuras que faziam parte de seu “assessoramento paralelo”, como os filhos Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, o então chanceler Ernesto Araújo, o assessor internacional da Presidência Filipe Martins e o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, conhecido por suas previsões furadas sobre a tragédia. “Ele tinha outras pessoas que diziam: ‘Olha, isso que o ministro da Saúde está falando está errado, vá por esse outro caminho’”, afirmou Mandetta.

Edilson Rodrigues/Agência SenadoEdilson Rodrigues/Agência SenadoÀ CPI, Mandetta disse que Carluxo participou de reunião em que foi produzida uma minuta para mudar a bula da cloroquina
Carluxo, o 02 de Bolsonaro, esteve presente em duas reuniões consideradas emblemáticas pelo ex-ministro da Saúde. A primeira, ocorrida no início de abril no terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete presidencial, foi para tratar sobre a liberação indiscriminada da cloroquina. Ao chegar ao encontro, Mandetta percebeu que havia sobre a mesa uma minuta de decreto cujo texto determinava a mudança da bula da cloroquina para incluir o tratamento da Covid entre as indicações da substância. Presente à reunião, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, teria sido o primeiro a rejeitar a proposta. Mas foi a presença do 02 que surpreendeu o então ministro. “Ele ficava num canto fazendo anotações”, disse Mandetta.

Carlos Bolsonaro protagonizou outro episódio ilustrativo de sua influência nas decisões do presidente. Nesse dia – o ex-ministro não soube precisar a data – ele estava acompanhado dos irmãos políticos, Flávio e Eduardo, o 01 e o 03. “Eu fui até o Palácio do Planalto e eles estavam todos lá, os três filhos do presidente e mais assessores de comunicação. Eu disse a eles: ‘Olha eu preciso conversar com o embaixador da China, preciso que ele nos ajude’”. Mandetta então pediu autorização para levar o chinês Yang Wanming ao Planalto. “Não, aqui não”, disseram os filhos de Bolsonaro, conforme o depoimento. As tratativas com o embaixador acabaram sendo feitas por telefone. Entre as consequências do distanciamento diplomático de Brasil e China, para o qual também contribuíram o então chanceler Ernesto Araújo e Filipe Martins, o conselheiro internacional de Bolsonaro, foi o atraso na entrega de vacinas.

Já Osmar Terra, de acordo com Mandetta, era quem Bolsonaro ouvia quando queria minimizar as previsões sobre mortes pelo coronavírus – na reta final de sua gestão, ele levou a Bolsonaro uma estimativa de 180 mil óbitos pela Covid no Brasil até dezembro de 2020.

Enquanto se aconselhava com pessoas que falavam a linguagem que ele queria, Bolsonaro desconsiderava as advertências do alto comando da Saúde. À CPI, Mandetta sacou uma carta que compromete o presidente da República. A correspondência enviada em 28 de março de 2020 fazia importantes alertas sobre o avanço da pandemia no Brasil. O documento, que não pôde ser lido sob os holofotes da comissão por decisão do relator Renan Calheiros, mas foi revelado na sequência pelo Antagonista, constitui a prova material de que Bolsonaro fez ouvidos moucos às orientações de seu então ministro da Saúde, preferindo ouvir, de acordo com sua própria conveniência, outras vozes.

O último parágrafo da carta é capaz de desmontar qualquer tese sobre a inimputabilidade presidencial: “Recomendamos, expressamente, que a Presidência da República reveja o posicionamento adotado, acompanhando as recomendações do Ministério da Saúde, uma vez que a adoção de medidas em sentido contrário poderá gerar colapso do sistema de saúde e gravíssimas consequências à saúde da população”.

Agência BrasilOsmar Terra era quem Bolsonaro ouvia quando queria subestimar as previsões sobre mortes pelo coronavírus
Segunda testemunha a comparecer à CPI, o sucessor de Mandetta na Saúde, o também médico Nelson Teich, acrescentou novas pistas sobre o “assessoramento paralelo” do presidente Bolsonaro na discussão sobre a cloroquina. Teich relatou sua participação em uma reunião no Planalto, em 23 de abril do ano passado, com representantes do Conselho Federal de Medicina. Depois do encontro, o CFM, órgão que fiscaliza a atividade médica, autorizou os profissionais a prescreverem cloroquina até em casos leves da doença. Um ano depois, o conselho ainda não reviu esse posicionamento, apesar de nenhuma sociedade médica ou agência reguladora dos Estados Unidos e da Europa preconizar o uso da substância. Questionado sobre a reunião, Teich classificou o entendimento do CFM como “uma postura inadequada”“Minha posição era contrária”, frisou.

“Estes primeiros depoimentos deixam clara a existência de um ministério paralelo da Saúde. Um poder paraestatal, das sombras, desconhecido, que não apenas aconselha, assessora, mas produz documentos, encaminha soluções, como produzir mais cloroquina, e confronta as orientações de médicos”, disse Renan Calheiros após as oitivas. Diante dessa constatação, o relator da CPI apresentou um requerimento para obter informações sobre todas as reuniões ministeriais que tiveram como foco a pandemia. No pedido, o emedebista também solicita a lista de todas as pessoas presentes nos encontros.

Sentindo-se acuado pelos relatos na CPI, e vendo Lula em Brasília tentando avançar sobre integrantes de sua base política, Bolsonaro voltou a praticar seu esporte predileto: escalar a retórica da ameaça e do extremismo. Na quarta-feira, 5, disse que estava pronto para garantir por decreto “o direito de ir e vir das pessoas”, ameaçado, segundo ele, por medidas de isolamento social determinadas por governadores. Afirmou ainda que “(o decreto) não será contestado por nenhum tribunal, porque ele será cumprido”, em mais uma de uma série de indiretas lançadas contra o Supremo Tribunal Federal. O ápice do destempero foi quando ele acusou a China, um crucial parceiro comercial brasileiro, além de produtor e fornecedor de insumos e novos lotes de vacinas, de produzir uma “guerra química e bacteriológica”. Horas depois, mantendo o hábito de desdizer na cara dura o que falou anteriormente diante das câmeras, Bolsonaro recuou, afirmando que “não mencionou a China”.

Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoSegunda testemunha a depor, Nelson Teich forneceu novas pistas sobre o “gabinete paralelo”
O presidente e seus acólitos têm razões de sobra para estarem aturdidos. A cada semana, o cerco se fecha. Para além de esmiuçar os erros flagrantes da política federal para contenção da pandemia, a CPI tem agora a missão de esquadrinhar mais um “gabinete paralelo” montado para fazer valer suas próprias conveniências e idiossincrasias – e que contribuiu, infeliz e decisivamente, para que centenas de milhares de brasileiros perdessem a vida.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa CPI de réus por corrupção, cujo objetivo é inviabilizar Bolsonaro, permitindo a volta de Lula para garantir sua impunidade, cairá no descrédito. Se quisessem realmente fazer uma investigação séria, tentariam esclarecer por que o tratamento precoce foi demonizado, embora permitido pelo CFM.

  2. A foto de cima ilustra bem o governo. Moe, Larry e Curly, os 3 patetas fazem patetices umas atrás das outras. E o patetão faz as bobagens

    1. Assim que olhei para a foto, pensei imediatamente a mesma coisas. A diferença é que estes patetas não são ingênuos, são corruptos

    2. Amigo, se o pai dos três aí da foto não fez nada relevante para o país nos seus 28 anos como político, não vai ser agora que fará, vez que o mandato está acabando e as famílias com os seus - já já será isso - 500 mil mortos para chorar, infelizmente.

  3. Superfaturamento na compra de respiradores e na implementação de hospitais de campanha. Desvios de verda. Negociatas com empresas de vinho para entrega de respiradores. A compra de respiradores que nem respiradores eram. JB enviou cifras milionárias aos Estados e municípios para o combate a pandemia chinesa. Ainda assim, a culpa realmente é do Planalto? Jura? O que esperar de uma impresa que joga luz na faxina do Jacarezinho e se cala na chacina de Saudades SC. Sociedade doente. Ignóbil!!!

    1. Pequena correção, Eu disse MPF mas tmbm pode ser o MP estadual.

    2. É na medida que não fez nada para tentar conter a disseminação do vírus na sociedade. Pelo contrário, contribuiu diretamente para a disseminação do mesmo. Quanto aos superfaturamentos e etc., cabe ao MPF e Justiça tocar o barco do problema, tmbm existem as assembleias legislativas estaduais e câmara de vereadores para tratar do tema. Não deve, ou não deviria, ser papel de uma CPI das instancias federais para tratar do tema. O foco tem que ser o papel desempenhado pelo governo federal na pandemia

  4. O aumento da produção de cloroquina pelo governo resultou na redução de imunossupressores pros transplantados, que ficaram sem esse medicamento fundamental pra preservação do enxerto e até a da propria vida. Esse problema colateral também deve ser colocado na mesa

  5. Espera-se que essa CPI cumpra corretamente seu papel e responsabilize o pangaré sociopata e seu entorno pela tragédia da pandemia no país.

  6. Excelente reportagem!!!! Obrigada CRUSOÉ por nos contar tuuuuudo, com a competência dos seus igualmente excelentes profissionais, como HELENA MADER!!!! Não vemos a hora desses 5 🐥🐥🐥🐥🐥 crápulas patetóides marginais,  pernósticos e covardes, fazerem companhia à marginalha petralha na Papuda, e o BRASIL finalmente ligar as turbinas e dar a definitiva decolada para a ORDEM E O PROGRESSO, enterrando de vez essas páginas trágicas, dolorosas, infames e vergonhosas da nossa História!!!!

    1. As vidas dos nossos mártires do desdém, da ignorância, da perversidade e da frieza na conduta do desgoverno frente a pandemia covid19, não terão sido em vão!!!!

  7. Excelente reportagem!!!! Obrigada CRUSOÉ por nos contar tuuuuudo, com a competência dos seus igualmente excelentes profissionais, como HELENA MADER!!!! Não vemos a hora desses 5 🐥🐥🐥🐥🐥 crápulas patetóides marginais,  pernósticos e covardes, fazerem companhia à marginalha petralha na Papuda, e o BRASIL finalmente ligar as turbinas e dar a definitiva decolada para a ORDEM E O PROGRESSO, enterrando de vez essas páginas trágicas, dolorosas, infames e vergonhosas da nossa História!!!!

    1. As vidas dos nossos mártires do desdém, da ignorância, da perversidade e da frieza na conduta do desgoverno frente a pandemia covid19, não terão sido em vão!!!!

  8. Excelente reportagem!!!! Obrigada CRUSOÉ por nos contar tuuuuudo, com a competência dos seus igualmente excelentes profissionais, como HELENA MADER!!!! Não vemos a hora desses 5 🐥🐥🐥🐥🐥 crápulas patetóides marginais,  pernósticos e covardes, fazerem companhia à marginalha petralha na Papuda, e o BRASIL finalmente ligar as turbinas e dar a definitiva decolada para a ORDEM E O PROGRESSO, enterrando de vez essas páginas trágicas, dolorosas, infames e vergonhosas da nossa História!!!!

    1. As vidas dos nossos mártires do desdém, da ignorância, da perversidade e da frieza na conduta do desgoverno frente a pandemia covid19, não terão sido em vão!!!!

    2. As vidas dos nossos mártires do desdém, da ignorância, da perversidade e da frieza na conduta do desgoverno frente a pandemia covid19, não terão sido em vão!!!!

    3. As vidas dos nossos mártires do desdém, da ignorância, da perversidade e da frieza na conduta do desgoverno frente a pandemia covid19, não terão sido em vão!!!!

    4. As vidas dos nossos mártires do desdém, da ignorância, da perversidade e da frieza na conduta do desgoverno frente a pandemia covid19, não terão sido em vão!!!!

  9. Inveja dos EUA que tiveram suas eleições no ano passado e, com isto, conseguiram salvar milhares de vidas. O Brasil terá a sua somente em 2022, data que já terá morrido tudo mundo que teria morrer. Falta de sorte nossa, ter o Bolsonaro como PR justamente em uma pandemia. Acredito que qq um teria sido melhor que ele.

  10. Respeitosamente, os filhos ideólogos do presidente acham que os brasileiros se dividem entre direita radical e esquerda radical. Ledo engano, dos 57 milhões de votos no PR, entre os quais, o meu, cerca de 15 milhões estão procurando outro candidato de centro, com aliados à direita e à esquerda e 5 milhões de familiares das vítimas da Covid também. O governo fez tudo errado e a decepção é grande, infelizmente. Não vai esse grupelho que vai às ruas com o PR que ganhará a eleição!!

    1. Cleide, o calculo está errado. Na verdade é menos de 30% desse total que ainda apoiam o louco genocida. Mais de 70% fazem parte dos lavajistas que não veem a hora desse palhaço ser destronado para o Mourão assumir o timão do barco que está a deriva desde 01/01/2019.

  11. Quem realmente promoveu o holocausto no mundo, foram os porcos comunistas chineses. Aqueles que mataram suas filhas recém nascidas, por ordem do partido. Isso não tem relevância? E mais fácil achar um culpado? E o culpado e o presidente? Os ministros? O governo federal?

    1. Vai morar lá Marinho. Você vai se dar muito bem. Com certeza.

    2. Lá houve planejamento com a “política de 1 filho só”.... quem excedeu não teve que matar ou entregar a criança ao Estado, apenas teve mais dificuldades para criá-los, como não receber promoção no trabalho, por exemplo. Aqui, no Brasil, falta planejamento no governo e, se o país não fosse grande, já teria quebrado - se é que não vai - com a incompetência do governo Bolsonaro. Não propague fake News sobre a China.

  12. Excelente reportagem!!!! Obrigada CRUSOÉ por nos contar tuuuuudo, com a competência dos seus igualmente excelentes profissionais, como HELENA MADER!!!! Não vemos a hora desses 5 🐥🐥🐥🐥🐥 crápulas patetóides marginais,  pernósticos e covardes, fazerem companhia à marginalha petralha na Papuda, e o BRASIL finalmente ligar as turbinas e dar a definitiva arrancada para a ORDEM E O PROGRESSO, enterrando de vez essas páginas trágicas, dolorosas, infames e vergonhosas da nossa História!!!!

  13. Excelente reportagem!!!! Obrigada CRUSOÉ por nos contar tuuuuudo, com a competência dos seus igualmente excelentes profissionais, como HELENA MADER!!!! Não vemos a hora desses 5 🐥🐥🐥🐥🐥 crápulas patetóides marginais, fazerem companhia à marginalha petralha na Papuda, e o BRASIL finalmente ligar as turbinas e dar a definitiva arrancada para a ORDEM E O PROGRESSO, enterrando de vez essas páginas trágicas, dolorosas, infames e vergonhosas da nossa História!!!!

  14. É com imenso desgosto que vejo o grupo Antagonista, que fez uma cobertura fantástica contra a turma do Petrolão, virar um auxiliar da Folha e da Globo, se aconselhando com os míopes cientistas anticloroquina. Em mortalidade pela Covid os piores países reprimem a hidroxicloroquina e os melhores estimulam o seu uso. Não saber disso a esta altura é mais que ignorância é estupidez. Infelizmente.

    1. prescrever cloroquina é charlatanismo... cuidado José

    2. Pelo visto você integra o rebanho do rei do gado.

    3. Se fosse bom o tal kit, porque EUA e Europa não usariam?

    4. Obviu, só pode ser lunatico ou do gabinete do ódio retrucar algo assim.

    5. De onde o amigo lunático tirou isso? Países apoiando o uso da hidroxicloroquina... !! vc só pode ser robô....

  15. O desgoverno fazendo tudo para azeitar sua máquina de distribuir sandices e colher frutos escusos e nada explicados (qual será o lucro como a dessa distribuição de remédio pra verme e protozoário a lote?)...enquanto isso o povo morrendo a lote, e o pior é ter de ver que existem ainda os com interesses ainda mais obscuros que vem jogar, mais uma enésima vez, a culpa nas vítimas...

  16. E um absurdo ficar divagando sobre culpados... tidos que estão vivos tem culpa??? Que absurdo e esse? E se eles se encontraram com doentes e não de protegeram? A fórmula única de se proteger era usar a máscara... não usaram porque? A vila e deles mêsmo!

  17. Embora no meu caso a reportagem não tenha tido nenhuma novidade, torço pra tenha um grande alcance e possa esclarecer muitos desavisados...parabéns!

  18. Fico pensando, como que gente desclassificada, sem empatia, sem conhecimento, sem história, sem nenhuma qualidade como este horroroso clã Bolsonaro assume posição relevante na condução dos destinos do país. Seria inacreditável, difícil de acreditar. i Infelizmente é verdade, depois de conviver com esquemas horrorosos de corrupção, temos que conviver agora com o mesmo sistema de corrupção, acrescido da burrice, mentira, indignada, perseguição, sucateamento da educação e cultura, apologia da besta

  19. O bronco da boca suja e filhinhos são movidos p/ciúme e p/inveja.O Mandetta estava aparecendo demais na mídia, nas entrevistas do ministério,isso fez despertar o ciúme/inveja, e medo de ter um concorrente forte em 2022. Por isso, o afastaram. O discurso e orientação do Ministério, foi alterado, para azar dos brasileiros. Mas, precisavam de uma justificativa.Já a manutenção dessa orientação,tantos meses depois,é pura burrice.Vai enterrá-los eleitoralmente,como tem enterrado muitos brasileiros.

  20. A CPI minúscula e política quer mirar no Governo alegando, ser "probido" o uso da cloroquina, e não ter comprado vacinas de imediato, mesmo sem aval da Anvisa,no ano passado ! Acham q a Pfizer, americana, iria dar preferência ao Brasil ou ao próprio EUA ? Reparem a nossa boa velocidade de vacinação e tb a quantidade de vacinados ! Estamos tb na ponta !! Gente , criar vacina não é só eficácia , e acima de td , seguranca Que vale uma vacina eficaz, mas grandes eventos graves adversos??

    1. Bozó boicotou a vacina do Butantã por razões políticas...abestado

    2. Sabe quase vzs a segunda dose da vacina tem sido adiada na minha é em muitas cidades do Brasil? Aqui já a terceira. Sabe pq? Pq o imbecil do general liberou as doses. Te orienta e encheria a realidade. Para de ver a mentira e tentar transformá-la em verdade, pra justificar os criminosos. Acorda!!!!!

    3. Esqueçam esse bate boca político e ideológico, a população consciente já esta definindo nem Bozo e nem Lula, ela é a maioria quem sobreviver verá, a terceira via já tá chegando, paciência.

  21. A mais absurda das decisões foi o " fique em casa e só procure ajuda médica quando estiver com dificuldades de respirar"... Será que essa seria uma medida contraceptiva partindo de um ministro da saúde, pra por medo na população?? a cloroquina com os kits COVID deram mais resultados no combate ao coronavirus... pelo menos essa medida se mostrou mais eficaz, sendo adotada em vários municípios brasileiros, do que a medida de implantar Lockdown pra servir apenas de aporte de verba federal !!

    1. Exatamente isso!! Foi o q Mandetta não respondeu na cpi .. ele mesmo deu esse norte e na cpi , criou evasiva resposta a esse ato feito por ele. Pandemia grave,!!usar medicamentos q poderiam ter algum benefício e já velhos conhecidos no mundo na dose e tempo seguros, ..claro q sim, melhor q nada fazer, diante da situação. Quem complicou, no mundo, ao usar nitazoxanida, ivermectina, hidroxicloroquina ?? Não se fala nada a respeito, de concreto, por que não existe.

  22. O Brasil governado por quatro palhaços absolutamente ignorantes! Não resistem a um ditado de qualquer cartilha de alfabetização. Piores que Dilma. Mais mentirosos que Lula. É, senhores. Isso é possível.

    1. Antônio, ou vc é surdo ou retardado mental por opção: "nunca viu Bolsonaro mentir..."

    2. Nunca vi Bilsonaro mentir....o vi falar o q muitos não tem coragem ou não falam p não perder suas boquinhas e manter suas vidas se locupletando do dinheiro público . Se seus filhos tem o q pagar quando dep estadual , vereador, q paguem c a justiça de seus Estados..nada a ver c gov Federal. Sou favorável a td investigação e pena justas, seja a quem for!! Até o momento não se sabe sobre qualquer ato de corrupção de seu primeiro escalão....vemos fim só trabalhos bem feitos, c raras exceções.

  23. Desde a posse de Bolsonaro os filhos 01, 02 e 03 se acham no direito de intervir no governo à respeito de qualquer questão. O que os leva a crer que podem fazê-lo? Pretensão, prepotência, arrogância, ignorância, tudo isso junto e misturado!!

    1. Só querem se manter na mamata. Não tiveram competência pra sobreviver e ficarem ricos como profissionais em outras áreas. O canalha mor colocou a família tda e amigos pra política, onde muito incompetente tem espaço pra ganhar a vida sem esforço. Isso só não vê quem não quer ou é burro.

  24. A CPI evidência a gravidade das decisões e omissões do Presidente da República concernente a pandemia do Covid19, que deve ser responsabilizado pela péssima atuação gestacional de estratégia, o qual teve conduta desidiosa, minimizando os efeitos de um vírus letal, deixando de reconhecer e prevenir o Covid 19, que vem trazendo milhares de mortes por atos impróprios contrariando a OMS e maioria da postura dos países, que sediam as indústrias farmacêuticas, os quais priorizam a vida humana!

    1. isso não ocorreu, caro. O Brasil , inicio do ano passado foi um dos primeiros países a comunicar e aceitar tais fatos, inclusive comunicou a hoje pouco desacreditada OMS...mandou abrir hospitais , utis, equipamentos ,de imediato...olhem as datas.

  25. Excelente resumo dos primeiros capítulos desse incrível conto de terror protagonizado pelo governo Bolsonaro e suas ações e omissões frente à Pandemia.

  26. Esses garotos deveriam ter sido motivados aos estudos de ciências médicas e exatas em profundidade, para servirem de norte e orientadores de seu despreparado pai, faminto de poder e mandonismo...

  27. .....se yem uma chance de mesmo q possivelmente evitar gravidade, ou fazer melhorar o quadro clínico, pq não usar?? ou preferem "esperar "? Acho q momento não permite....

    1. corrigindo : onde se lê " sem toxicidade do figado" o correto é = .... "em toxicidade do figado "

    2. cloroquina matar .. provado no exterior?? isso não ! há algum equívoco. Ela é uma droga e seus derivados q existem há inúmeras décadas e usadas c segurança total, dentro claro, do q se preconiza em dosagem certa, tempo de uso etc, como se faz p qualquer medicamento. td medicamento tem seus efeitos adversos, contraindicação, etc. Pela agência americana ,hidroxicloroquina, ivermectina são considerados de efeitos mínimos , já o velho paracetamol tem efeitos enorme sem toxicidade do fígado.

    3. .....outra: sabemos q a grande maioria das pessoas, uns 85% a 90% terão forma leve da doença , c ou sem remédios, e os outros poderão complicar, e destes ,alguns serão intubados.É estatística . A população pediátrica, graças a Deus é a q menos sofre ou complica, não sabemos ainda c exatidão o pq disso( claro, Deus em primeiro lugar). C relação aos medicamentos,o grande dilema é o grupo de risco, daí usar droga q poderiam, sem certeza, ajudar ou não? tudo é chamado de Medicina de evidência.

    4. Cara amiga, não há nada de comprovação científica consolidada, q hidroxicl. ou outros, não tem ação efetiva contra covid.O q existe são trabalhos q mostram sua não eficiência naquelas amostras, como tb existem vários trabalhos randomizados, no Brasil e no mundo por pesquisadores sérios, q mostram ação no não agravamento e até certa atenuação do quadro. Tanto q não há nenhuma proibição no seu uso, há recomendações, alguns de usar outros de não usar, mas ficou a critério do médico/ paciente

    5. Prezado Antônio, A cloroquina é ineficaz para o tratamento da Covid e o mais grave, pode matar, como já foi provado cientificamente no exterior. Quantas pessoas podem ter morrido devido aos efeitos colaterais desse medicamento. A minha filha teve Covid, foi tratada em casa, se curou e não tomou nenhum desses medicamentos preconizadas pelo governo.

  28. Estou tendo muita dificuldade de entrar em contato com alguma pessoa da Crusoé e O Antagonista, Não é fornecido nenhum telefone ( o que é muito estranho e contra producente) e além disto quero fazer assinaturas das duas publicações e não consigo.Há algumas semanas completei a assinatura da Crusoé , quando quis fazer as duas. agora enviam mensagens pedindo que entre em contato contato e não consigo!

  29. O projeto de presidente tá cada dia mais encurralado!! Como disse o decano Celso de Melo! Não está à altura do cargo. Aliás nunca esteve!!

  30. Com todo respeito ao presidente, está claro seus graves erros na vexatória condução da Pandemia, cabendo a CPI definir suas responsabilidades e as medidas a serem adotadas. Após isso, se provado crime de responsabilidade, deve o Congresso afastá-lo do cargo para que o vice Mourão e conclua o mandato em 2022. O povo espera que o Congresso não falhe com Brasil!

    1. que condução vexatória? O gov adquiriu vacinas hj já aplicamos em torno 50 milhões ..entregou hospitais, equipamentos, mas estes não foram reerguidos pelos Estados pq? quando a segunda onda já chegava no fim do ano passado? Sobre as drogas.....tds os resultados são divergentes ,seja p o lado de eficiência ou nada comprovado, c relação a hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida, etc. Inúmeros trabalhos randomizados mostram serem eficazes, com pouco efeito deletério.

    2. Vc está vendo muito a Globo, o Estadão, a Folha de São Paulo e outros ideológicos. Falta de dinheiro público.

  31. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  32. Tudo que o mundo civilizado fez para conter a pandemia, Bolsonaro fez ao contrário. Dezenas de milhares de mortes poderiam ter sido evitadas, portanto a culpa é exclusiva do nosso presidente. Proporcionalmente, o Brasil é o país que tem mais mortes no mundo por covid-19. E ainda tem idiotas que defende esse maluco.

    1. Por mais idiotas que sejam, certamente o defendem por grana ou interesses escusos. Ñ há outra explicação.

    2. Por milhão é o décimo quarto. Num país que mais de 50% não tem saneamento básico, mais de 5 milhões moram em favelas e a educação é uma das últimas do mundo, até que estamos bem. Bando de Hipócritas.

  33. 1- Um Presidente da República, jamais pode colocar em risco a vida das pessoas, por convicções religiosas ou ideológicas. Um médico tem que primeiro, NÃO FAZER MAL AOS SEUS PACIENTES. A continuidade no uso de medicamentos COMPROVADAMENTE INEFICAZES É UM CRIME, pelo menos em países civilizados. Eu tenho uma filha portadora de uma síndrome. Estudei essa síndrome para me contrapor aos médicos que tratam dela. O cidadão comum tem que confiar 100% nos médicos. E hoje assistimos médicos de internet...

    1. Esse referidos medicamento não foram tidos como COMPROVADAMENTE INEFICAZES !! Ha muitas divergências quanto sua ação na covid, isso sim. Pq só crer q não é eficaz?? Pq não crer em diversos estudos randomizados, q mostraram naquelas localidades redução em complicações e mortes , como se viu em várias cidades,hospitais no Brasil e tb em vários lugares do mundo ? São publicações sérias e não encontradas em qualquer Dr Google! Bolsonaro não pregava tratamento preventivo mas sim , o curativo.

    2. 2- que virtualizaram o atendimento e o marketing, e desvirtualizaram a profissão. Estão interessados única e exclusivamente em ganhar dinheiro. E a cloroquina é uma aposta certa, pois apostaria em qualquer coisa, cuja probabilidade são de cerca de 90% de acerto. Porém, se foi um avanço, tempos atrás, a determinação da venda de antibióticos somente com receita, nessa pandemia o que se viu, foi um PR como propagandista de medicamentos. Teremos mais casos de morte devido a iatrogenia.

  34. MANDETTA liberou o carnaval junto com governadores e prefeitos. São Paulo 18 milhões de turistas, Rio 15 milhões, Bahia 9 milhões e a culpa é do Bolsonaro que distribuiu dinheiro a vontade para pandemia que foi usado para outros fins.

  35. Já acharam o pelo do ovo? Só asneiras, MANDETTA falou que poderíamos vacinar em novembro, a primeira vacina aplicada no mundo foi na Inglaterra que é fabricante. A Anvisa só liberou em fevereiro, esse MANDETTA mentiroso devia sair de lá preso.

  36. Que perda de tempo e dinheiro dos pagadores de impostos, dos depoentes e dos assinantes com o Circo Palanqueador de Inquisição...

  37. Um grande culpado é o TSE que não exige atestado de sanidade mental de pretendentes a cargos políticos.

  38. Essa CPI da Covid foi feita para ratificar o óbvio. Bolsonaro é o grande culpado por uma parcela considerável de óbitos. Incentivou a aglomeração ,o não uso de máscaras e principalmente dificultou a compra de vacinas. Cadeia para esse individuo nocivo, seria o mínimo aceitável

    1. Cadê a família dessas mais de QUATROCENTAS MIL VÍTIMAS do Genocida?

    2. CADÊ AS FAMÍLIAS DESSAS MAIS DE QUATROCENTAS MIL VÍTIMAS DO GENOCIDA, QUE NÃO REAGEM?

    1. Faço parte da populacso que votou nesse Genocida para enterrar a quadrilha anterior. Sabia que não prestava, nas não imaginei que fosse um Genocida

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO