MarioSabino

O bisão mágico da Lava Jato

12.03.21

Enquanto eu acompanhava a fala do germanista Gilmar Mendes na sessão da Segunda Turma do STF em que ele cumpriu exemplarmente o serviço de exterminar a Lava Jato, fui tomado por uma sensação de náusea. À náusea, sucederam-se a dor de cabeça, a insônia e, a ambas, a indignação. Dentro do natural processo de depuração a que precisamos recorrer, agora tento de alguma forma elaborar intelectualmente o que ocorreu. Não para justificar o injustificável, mas para tentar domar os instintos mais primitivos, o que é pressuposto da civilização.

A palavra “primitivos” me remete ao austríaco E.H. Gombrich, autor de História da Arte, no qual o sábio se torna professor, para nos ciceronear didaticamente pelos campos da pintura, da escultura e da arquitetura. A pintura, especialmente, é a arte que mais me fascina. Sem a menor habilidade para o cavalete e os pigmentos, tento aprender a pintar com as palavras. Também aqui, infelizmente, não tive tutores, e se hoje traço linhas apenas corretas como estas, foi graças ao aprendizado solitário que extraí da série de resenhas, artigos e reportagens ruins na essência e cheios de clichês nos inícios dos meus 37 anos de carreira. As boas leituras me ajudaram, mas é mesmo a partir do erro que os desprovidos de verdadeiro talento se desenvolvem, um clichê confirmado por mim no meu dia a dia laborativo.

A pintura: voltemos a ela depois de mais uma digressão em troca da qual, como alguns leitores costumam deixar registrado na área de comentários, não sou pago para fazer. Na impossibilidade de ir a mostras ou visitar museus, Gombrich preenche de alguma forma a minha necessidade permanente de adentrar o universo da arte. Nos últimos meses, venho relendo capítulos do livro cuja primeira edição data de 1950, e foi História da Arte que me levou a elaborar intelectualmente o que ocorreu na Segunda Turma do STF. Em algum momento, não me lembro mais onde, eu disse que o PowerPoint de Deltan Dallagnol que apontava Lula como o chefe da organização criminosa que saqueou a Petrobras era a mais bela obra de arte brasileira. A sua tosquidão ilustra melhor o nosso caráter nacional do que a do Abaporu, de Tarsila do Amaral, “o quadro mais feio do mundo”, na definição de Millôr Fernandes. A minha afirmação agora ganha contornos antropológicos que julgo bastante pertinentes.

Gombrich explica que a arte não nasceu como busca e celebração do belo, exaltação da religião, comentário da filosofia, crítica da sociedade ou expressão de sentimentos. Todos esses aspectos foram sendo incorporados ao longo dos séculos. A arte nasceu como concretização de um pensamento mágico dos povos “primitivos” (as aspas que relativizam o termo já eram usadas por Gombrich em 1950), e esse pensamento mágico ainda subsiste em nós. O pensamento mágico é o de que, através da representação imagética, nós apreendemos, dominamos, ferimos ou exorcizamos o que foi representado. Os magníficos bisões, mamutes e cavalos rupestres achados nas cavernas de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na França, tinham esta função: possibilitar a sua caça e a sua domesticação.

Diz Gombrich:

“Não se pode compreender esses estranhos inícios da arte se não tentamos penetrar no espírito dos povos primitivos. É preciso que tentemos compreender o que os levou a considerar as imagens como uma força a empregar e não como coisas agradáveis a olhar. Eu não acho que seja tão difícil de entender esse sentimento. Basta que queiramos ser verdadeiramente honestos com nós mesmos e descobrir se não há algo de ‘primitivo’ dentro de nós. Em vez de começar pela época glacial, comecemos então por nós mesmos. Eis aqui, no jornal de hoje, a fotografia do nosso campeão ou do nosso ator preferido: teríamos o prazer de lhes furar os olhos com um alfinete? Isso seria indiferente para nós tanto como perfurar o jornal em outro lugar? Acho que não. O meu pensamento consciente sabe bem que o que eu faço não pode fazer mal ao meu amigo ou a meu herói; eu sinto, no entanto, certo medo de prejudicá-los. Há, dentro de mim, um sentimento absurdo que o meu gesto poderia fazer mal ao próprio personagem. Se não estou errado, se essa ideia irracional e estranha persiste no nosso espírito nestes tempos de espantosas descobertas científicas, não pode ser tão surpreendente que tais ideias tenham existido em quase todos os povos ditos primitivos. Em todas as partes do mundo, curandeiros e feiticeiras quiseram assim executar obras mágicas. Eles fabricaram pequenas imagens dos seus inimigos, eles perfuraram os seus corações ou as queimaram, esperando que os seus inimigos, eles próprios, sofressem com isso. Quando manifestantes queimam os retratos dos seus adversários, não há nisso a sobrevivência de uma tal superstição? Às vezes, os ‘primitivos’ não sabem mais do que crianças distinguir a imagem da realidade. Um dia, depois que um artista europeu desenhou o gado que lhes pertencia, indígenas ficaram consternados: ‘Se você os levar, do que nós viveremos?’.” 

O PowerPoint de Dallagnol continua a ser, para mim, a mais bela obra de arte brasileira. O significado que ela adquiriu, contudo, ficou evidente na sessão da Segunda Turma do STF em que o germanista Gilmar Mendes massacrou a Lava Jato. Ela é como a representação rupestre do bisão a ser caçado, do adversário a ser dominado, do mal a ser exorcizado. A sua simples confecção fez crer a todos nós que o bisão havia sido realmente caçado, que o adversário havia sido realmente dominado, que o mal havia sido realmente exorcizado. Tudo não passou de pensamento mágico. A realidade é o germanista Gilmar Mendes, a realidade é a jurisprudência de ocasião, a realidade é Lula, a realidade é Bolsonaro. A realidade é esta caverna na qual vivemos acuados. Como sair dela?

Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gilmar Mendes representa o q um juiz não deve ser, desfigurar o processo para um objetivo inconfessável. Ele fez pior do q acusa o Moro. Agiu com paixão desmedida, como a réplica ao voto de Nunes Marques. Um vexame completo e prova acabada de sua parcialidade. Queria lembrar algumas tristes figuras de nosso jornalismo, mas especialmente de um certo Reinado Azevedo, o garçom do atraso, travestido de o homem justo da imprensa. Que pessoa bizarra!!

  2. O Gilmar é sem dúvida o homem mais importante da República. Manda e desmanda com uma desenvoltura inigualável. Decide e está decidido, sem uma arma ou armamento, só no grito. E quem tem que fazer faz e não reclama...

  3. Sim, eu também tive essa doce ilusão de que a lava jato finalmente acabaria com a corrupção e os corruptos e o povo, enfim, teria orgulho de seus representantes.

  4. Sensacional. Risos no trecho em que ele menciona as reclamações de alguns leitores diante das costumeiras citações literárias.

  5. Que ótimo seria se o boca de sapo lesse esta obra de arte escrita pelo Sabino. Mas pelo seu caráter nefasto, nem ruborizado ficaria. É um indivíduo absolutamente sem alma.

  6. Paraa arrematar, com chave de ouro, Magistrado, Ministério Público Federal, são os bandidos e, criminosos vítimas????????

  7. O Sr. Gilmar era a cara da inveja como ele deve ser infeliz pois sabe que nunca chegará aos pés de Moro.. Ouvi falar que a inveja mata.. por isto se fala verde de inveja, pessoas invejosas desenvolve sérios problemas hepáticos

  8. Parabéns, Mário Sabino, por este seu excelente artigo. Verdadeira aula de sociologia. Também eu me sinto acuado e sem saber o que fazer diante de tanta maldade e arrogância de juízes que deveriam ser exemplo de honestidade e sabedoria para tornar a vida dos brasileiros menos pesadas e mais auspiciosas. Infelizmente isto não ocorrerá enquanto Gilmar Mendes continuar pondo e dispondo como o dono do Brasil, absolutamente inalcaçável em suas decisões absurdas e desonestas.

  9. Insuperável!!! Passo tempo queimando neurônios sobre esses pensamentos. Muitas vezes nos empolgamos, porém, mais como torcedores do que analistas da realidade. Um juiz e procuradores? Era só uma questão de tempo até a inversão de mocinhos em bandidos. Nosso sistema é podre e não sei mais se existe possibilidade de ser diferente. Parece um looping do atraso. Ainda estamos coletando frutos do chão e vivendo em cavernas.

  10. Brilhante o teu artigo, Mário Sabino. Eu acredito que, no final dessa ópera bufa, o agente do bem (Moro) derrotará os agentes do mal (Lula, Bolsonaro, Gilmar Mendes, Lewandowski, Toffoli, Nunes Marques). Sergio Moro é um brasileiro de valor. Isso já está provado. Como disse um delegado entrevistado pelo Cláudio Dantas no Papo Antagonista, a Lava Jato nunca terá fim. Para que isso acontecesse teria de ser apagada da memória dos brasileiros todos os crimes que ela trouxe ao nosso conhecimento.

    1. Perfeito Giselle!! Com desenho desses, nem o maior ignorante deixou de entender! Seja um ex presidente, seja um ...atual presidente!

    1. Apoiado! Defendo a Lava Jato com unhas e dentes. Estou estarrecida com os rumos que o Brasil está tomando. Moro 2022, é meu PRESIDENTE!

  11. Gilmar Mendes reza pela cartilha dos hackers delinquentes - que nunca estiveram a serviço do bem-, para salvar seus protegidos, saqueadores da República. A fundamentação do seu voto, revela todo sentimento de ódio e inveja em relação ao SERGIO MORO.

  12. Excelente crônica.Fascinante a ideia de fazer uma comparação do que o power point do Dalagnol representou para aqueles com sede de justiça com a ideia de arte dos povos "primitivos".

  13. Não entendo o motivo de tanta estupefação. Poder e dinheiro trazem mais poder e dinheiro. A maioria das pessoas se realiza com isso! PS. Taí a parte primitiva da história!

  14. „Como sair dela?“ Com apoio das FFAA. „O poder emana do povo“? Apenas, se o povo conseguir cativar os militares. Na China, Coreia do Norte, Russia, Venezuela, os ditadores contam com os militares. Brasil sem corrupção? Povo na rua, pedindo apoio das FFA, contra os ditadores corruptos!

  15. Compartilho em número, gênero e grau de vosso brilhante artigo. Quando me postei em frente ao meu televisor, para ouvir as "profundas" explicações do GM (melhor não dizer o nome) me deu sentimento de nojo e asco, ao ouvir dizer tantas "asneiras" juntas. Fiquei me perguntando, como pode uma pessoa chegar a tão alto cargo sem a mínima idéia do que está fazendo ali? Sou contra atos de força, prefiro o diálogo, mas nesta situação em que estamos a saída, ou aeroporto ou guerra.

  16. Nesta democracia doente em que vivemos, Gilmar é uma aberração suprema de mente diabólica, que de maneira espantosa e literal possui a pauta do país nas mãos com infindáveis decisões nefastas .

  17. Retificando, não é Instituto GM, o GM é sócio do IDP que recebeu 7.500.000,00 da JBS só em 2008. fonte Veja - Abril é só pesquisar no Google

  18. Sim, dá náuseas as aparições deste defensor de corruptos legislando em causa própria. É Instituto GM, é Instituto Lula, é associação com Jacob Barata (mandou soltar pelo menos 3 vezes). O quadro do Lula é sim um retrato da corrupção Petista, alguém poderia fazer um um quadro da corrupção de Brasília GM seria a figura central, Bozo, 01, O2, Aras, Lira estariam nesta obra.

  19. Como sair dela? votando bem. Como isso acontecerá se o eleitor está mais para o período das cavernas do que para o avanço da ciência?

  20. Mario, gostaria de ter a magia para fazer desaparecer alguns ministros do STF, Lula e Bolsonaro. Infelizmente a realidade está caindo em nossas cabeças e mais uma vez transformando o brasileiro em mero expectador de uma tragédia sem precedentes.

  21. Como sair desta caverna? Somos um povo com ideal? O brasileiro sempre foi conhecido pela sua capacidade de acolhida. Como aprender a acolher? Vendo os necessitados de nosso pais se ajudando e assim purificando nosso ser brasileiro. Como manifestar nossa indignação? Colocar um faixa branca escrito vacina em preto e uma faixa preta escrito luto pelas pessoas que morreram pela nossa politica suja. Estes politiqueiros estão matando nossa esperança. Saímos logo da caverna, pois senão terá esqueletos.

  22. GM age em causa própria. Qdo viu seus parceiros do PSDB descobertos em desvios pela Lava jato, sabia que ia sobrar para ele: como poderia julgar seus comparsas de tramóias? Ele que fez parte do governo FHC junto a tucanos enrolados, como José Serra, teria pensado: como posso condenar aquilo da qual eu mesmo participei? Decidiu então cortar o perigo pela raiz: a própria Lava - Jato.

    1. Simples assim. Vamos pra mais esta batalha. Derrubamos a Dilma. Agora tem que nos livrar de lula e bolsonaro!

  23. A Operação Lava Jato, tudo não passou de um sonho. Será que foi isso mesmo? As vezes penso que estamos vivendo um pesadelo no mundo irreal, que as coisas boas foram substituídas pelas más, é como num filme cuja cena foi dominada pelo vilão.

  24. Caro Mário, suas angústias e náuseas são as mesmas de todo cidadão de bem deste país. Como sair dessa? As ruas estão aí, para nós, de novo, mostrarmos quem manda. Esses covardes (judiciário, executivo e legislativo), se aproveitaram momentaneamente que não podemos ir às ruas. Nos aguardem...

  25. O Instituto Gilmar Mendes recebeu R$ 2.700.000 da J&F, fora as malas de dólares, ele sempre atuou em causa própria em destruir a Lava Jato que enquadraria ele. Seus poucos pares que combatem a corrupção sabem e ficam muito incomodados com o enriquecimento do GM.

  26. Excelente texto, como sempre. Ele, entretanto, me entristeceu mais ainda. Fiquei triste em virtude da terra sem lei estar se superando como tal e por me lembrar de que vudu e macumba são inúteis.

  27. Tristemente perfeito seu texto. Falo da matéria podre e da forma precisa. Tenho 70 anos de idade. Duplamente envergonhado, por ser brasileiro e por não saber o que fazer. Não sei como sair da caverna. Mas, se a caverna for a de Platão, acho que vou preferir as sombras.

  28. Talvez a obra artística de Dallagnol seja muito expressiva...mas pra extravasar a raiva desses bando de pulhas recomendo dar muitos socos num desavisado travesseiro ou naqueles bonecos tipo manequim Bob que têm por ai em academias de boxe...

  29. Mário Sabino seus textos concretizam os meus pensamentos mágicos duramente arrasados pela realidade surreal que estamos vivendo😰😰😰

  30. Muito obrigado Mario. Aprecio suas digressões e gosto muito de seu texto e suas perspectivas. Sem depreciar os demais colunistas, você vale a assinatura da Crusoé. Suas colunas são imperdíveis. Continue, você é imprescindível.

  31. O resultado do trabalho (?) de um GM é a eternização dos saques ao erário feito por quadrilhas de todos os matizes. Para compensar os desfalques, vai o governo a aumentar impostos e reallzar uma derrama junto ao contribuinte que não tem padrinhos políticos ou judiciários. Brasil, já deu! As forças produtivas do país deveriam cruzar os braços e simplesmente deixar de pagar impostos por 1 mês, só para dar um recado a esses abutres que nos esfolam.

    1. Com razão Edmir temos que reconhecer que o germanista, como diz o Mário, que ele é o Lula sempre foram bandidos. Os benefícios que os roubos do Lula trouxeram ao Instituto Educacional que o GM é dono. ELE apenas está pagando o que deve para o Lula.

  32. Muito obrigada, Mario. Tão bom ler você nas manhãs de sábado! Sua sensibilidade, sua profundidade, sua cultura fazem do seu texto arte. Aquela arte que mexe com a gente pela experiência contemplativa do belo, do genial, do fora de série.

  33. Admirável reflexão. Mas confesso, é tanto sofrimento que ando em estado de fuga da realidade desgastada. Não sei se podemos falar em realidade. Quase me rendo à física quântica de braços dados com a filos. oriental budista. É gostoso pensar que a realidade não existe, que se resume em "probabilidades". Cansei do conhecimento ocidental, mecanicista, racional. e iluminista. Apesar disso, gosto do viés psicanalista. O bisão é objeto antropomórfico, projeção de amor e ódio, inveja autofágica (...)!

    1. Scully, acho que estamos precisando mesmo é da Física de Altas Energias para implodir a bandalheira da ala podre do STF, comandada pelo mercenário GM.

  34. Maravilhoso! Pena que somente uma minoria de brasileiros tenha cultura suficiente para "saborear" textos como esse. Triste Brasil!

    1. “Textos para a grande maioria”? Existem aos montes. Pra isso existem as redes sociais com sua burrice ontológica.

    2. Então para que serve um texto como esse se só uma pequena minoria consegue entender? A minoria já entendeu tudo. Precisamos de texto para a grande maioria.

  35. Sabino, seus textos são doloridos. Nos mostram uma realidade nua e crua de um Brasil despedaçado pelos nossos políticos - o que é sabido de outrora - mas do Judiciário? Nunca se viu tantos disparates de decisões. Em uma Corte, em que se devia haver um mínimo de consenso entre seus pares, há uma desenfreada corrida pela ambição de ser o melhor e tutelada pelo melhor juridiques. Gilmar Mendes então, nem se fale. É o artista mais opulento da Corte - (excedi as 500 palavras)

  36. Que belo texto! Parabéns Mário Sabino. É uma realidade triste, mas temos que encontrar a saída da caverna. Não podemos deixar essa herança maldita para nossos filhos e netos

  37. Parabéns pelo "mergulho" ; Essa é a beleza do pensamento da arte, nos "primitivos" ou nos "atuais". A que ponto chega a natureza humana esculpida na personalidade grotesca dessa figura.

  38. Acho que você escreve divinamente. Sempre aprendo algo interessante lendo seus artigos. Não consegui assistir ao teatro da segunda turma, é muito asqueroso.

  39. Também tive náuseas, raiva e desespero! Meu mais profundo desejo é que o Covid faça um strike e pegue Lula e seus onze cumpanheiro. Estaremos livres! Oremos!

    1. Com certeza ambos, Lula e Bolsonaro, já estão vacinados! temos q esperar é q o tempo passe... e ele passará! todos passarão! tenho a esperança q meus netos, se é q os terei, serão livres desses dois males!

  40. Gilmar Mendes é um MHEEERDA, um arremedo de pessoa, não é um homem decente, aliás falta descencia a maiorias do STF. Homens e Mulheres diminutas, fracos e corrompidos, indignos do papel e do cargo que lhes foram atribuídos. Jamais chegarão aos pés de um Juiz de verdade. Um desastre total.....Crias do maior ladrao da história do País.

  41. Eu também, Mario, tive náuseas, insônia. Naquele dia deprimente pensei até em morar em Portugal, seguindo muitos brasileiros que estão se esperança neste país. Vou, porém, dar a ultima chance ao Brasil, no conforto do jornalismo independente da Crusoé e crendo que o povo voltará às ruas e, quem sabe, que ocorra um milagre e o STF , pelos membros mais equilibrados revertam essa tragédia. Parabéns pela brilhante coluna. E saiba que milhões de brasileiros também sentiram náuseas e insõnia.

    1. Xi, Moacir, Gilmar Mendes tem casa em Portugal. Perigava trombar com ele na rua.

  42. Gilmar Mendes - "É" - o inimigo numero 1 do Brasil. É claro que há muitos, inúmeros outros que tanto atrasam a nossa nação, mas eu creio que ele é o pior de todos. O cinismo dos seus atos e falas, suas mudanças de opinião conforme toca a música são escandalosas. Muitas e muitas vezes me pego pensando em como lhe fazer algum mal, lhe devolver um pouco do que ele faz pelo Brasil. Isso, reconheço, acaba fazendo mal a mim. Talvez eu precise, como sugere Gombrich, furar os olhos dele em algum jornal.

  43. Vou chamar teu estilo de FUNIL. Gosto do giro histórico, onde aprendo e me deleito, antes de despencar no gargalo abrupto que desperta em mim o Homo Ferus que se desespera.

  44. Sabino, sério que vc acha seu texto só "correto"? Rapaz, eu abro a Crusoé e vou direto pra ele. É brilhante, sensível e objetivo.

  45. Detesto limpar a casa porém foi o que eu fiz , nunca vi nada pior do que o rancor e inveja que dr Gilmar Mendes num momento tão horrível para nós brasileiros com a pandemia querendo ocupar nossos ouvidos com sua frustrações Foi de um egoísmo impressionante pois queria ele ser até maior que a morte de quase 280 mil brasileiros Se aproximou com certeza do presidente

    1. Seu comentário me lembrou o dia do fatídico 7x1. Qdo estava 4x0 fui lavar alface para o jantar. Com estas decisões da 2.turma já nem perco tempo em ligar a TV e vou lavar alface direto. Haja alface!!!

  46. Mario, seu texto é GENIAL, já reli algumas vezes. Nesses tempos sombrios, ler a coluna de vcs na Crusoe tem sido um norte. Moro no exterior e espero toda sexta feira para ler e comentar com minha mãe que está Brasil.

  47. Desculpa aê, Sabino.. mas faltou o acento em "extraí", senão a frase perde um pouco o sentido. Extrai (eu extraio, tu extrais, ele extrai) e Extraí no caso, tem empregos distintos. Ok, mestre? apscosta/df

    1. Obrigado, Alvaro. Não foi por falta de português, não, foi por falta de digitação. Cartão amarelo merecido, de qualquer jeito. Abs.

    1. Sabe Sabino, plagiando suas idéias escalafobéticas, mas prenhes de significados, fico com o Antonio aí. Melhor crer que existam "umbrais terríveis" ou "castigos divinos", pra acalmar vc e o Diogo, pois, se enfrentarmos a realidade, estamos "perdidos" e mortificados. A realidade germânica do indissociável Gilmar, pesa-nos feito um cutelo de aço. Haja escapismo pra superar essa parada. apscosta/df

  48. Gilmar Mendes deveria ser considerado suspeito para com Barata, Lula, Lava jato, Moro e Deltan. Quero saber quando o Senado vai investigar ele, grande maioria das decisões monocráticas e na segunda turma dele são de contra os anseios da população e so prolonga a impunidade e empurra tudo para prescrição das penas pelo atraso proposital do processo alem do ja lenta justiça arquitetada pelos politicos enrolados com a justiça e seu advogados caríssimos bancados pelo cidadão.

  49. Essa é uma síntese perfeita de nossas instituições, repletas de canalhas, corruptos. Libertam bandidos como Lula e André do Rap no 1º ato, e, agora, no 2º ato vão acabar prendendo os mocinhos. Tempos estranhos. ... E o povo não se move contra esse estado deplorável de coisas.

    1. Marcos, que povo? O brasileiro atual não passa de um bando de idiotas alienados. É isso.

  50. Deltan e Moro, dois homens notáveis, verdadeiros heróis modernos. Os corruptos cumprem o seu papel, não desistem nunca, e nós temos que fazer o mesmo, não desistir.

    1. Só isso, Maria? Ele deixou uma pergunta que é como uma parede sem porta.

  51. Simplesmente belíssimo , profundo, verdadeiro! Também fiquei a noite em claro, chorei, sofri na alma essa dor! Triste país o nosso!

  52. Brilhante, Mario! O PowerPoint de Dallagnol é uma obra prima. Uma maravilha! Os inimigos da Lava Jato não perdoam o fato de um simples e honrado procurador ser o autor.

    1. Ainda bem que sou assinante . Enfim vemos um veículo que busca justiça . O texto é espetacular, difícil alguem escrever tão bem.Parabens.

  53. O ciclo de combate à corrupção puxado pela Lava Jato já está deixando saudades. Ficou claro o papel do STF na blindagem dos políticos. Entendo o motivo dos investigadores pra não se tocar nos políticos no início da operação. Resta saber o que será feito com o produto do roubo

  54. Agora, vamos refletir? Curiosidade: se houvesse pena de morte no Brasil e o ex presidente tivesse sido executado, como ficaria essa decisão? Ressuscitaria o condenado? E a pena que foi cumprida? Se, ao final de um novo julgamento, o ex presidente for considerado inocente, quem será responsabilizado pelo cumprimento da pena indevida? Que imbróglio hein! Já imaginou se eu ou você ou um ente querido tivesse sofrido uma violência desse nível? O Estado Democrático de Direito cobra o seu preço!

  55. O Sr Janot poderia ter sido o primeiro verdadeiro herói nacional deste século se tivesse tido a coragem de dar um tiro na cabeça do Sr Gilmar Mendes

  56. Importante reflexão.O desalento ė tão grande quanto a perplexidade que sentimos ao ouvir os argumentos (?) dos ministros do atual stf ,grafado propositadamente em letras pequenas.

  57. Sr. Jornalista, o germanista aí citado está se tornando uma unanimidade nacional, por conta de suas decisões, de repúdio ao STF, onde não se pode estender a todos os ministros e ministras, as “qualidades” germânicas de Gilmar Mendes tão eficientes na destruição da Lava Jato nesta terra arrasada chamada Brasil.

  58. brilhante!!! encarecidamente, continue com suas digressões, não és pago por elas mas é admirado! eu me solidarizo com o seu sofrimento de ser obrigado a ver o nosso reizinho absolutista personagem do mazzaropi impondo sua realidade tacanha e selvagem sobre nós. gilmar é um covarde asqueroso, mas hoje tem poder, então, como masoquistas que somos, resta-nos rir cinicamente disso tudo. aproveitei para desenhar essa figura do power point na minha caverna... uga! uga!

  59. Por vezes há que se pintar de romantismo cultural a caricatura de um quadro claro de ineficiência e parcialidade nefasta ao país, como o que ocorre naquela gente superior. Poético na captura da cena, complativo na submissão, subserviente na reação e inoperante na reação. Fazer o que, além de baixar a cabeça deprimida?

  60. Sensacional Mário! Tinha tanta vontade de conseguir um boneco do Lula (que inveja do Diogo!). Mas me contento com um do germanista aí!

  61. Belo texto, mágico. Também confortou meu espírito ancestralista. Uma obra de arte que, tal uma pintura, também deveria ser emoldurada.

  62. Mario Sabino é brilhante! Realmente, esse País dos gilmares, dos lulopetistas e dos bolsopetistas aloprados não corre o menor risco de dar certo!

  63. Como sempre, irrepreensível suas colocações!! Parabéns, me conforta saber que não estou só na minha decepção com STF.

  64. Você tem feito brilhante descrição da nossa realidade, Mário! Seu artigo sobre o sadomasoquismo brasileiro é o maior achado sobre a nossa cultura depois de Macunaíma! Por isso pedi que fosse liberado. É antológico! Obrigado!

  65. OS PRIMITIVOS CAÇAVAM, DEPOIS, DE BARRIGA CHEIA, DESENHAVAM. SOMOS UMA CAVERNA DE FROUXOS. MERECEMOS ESSA VIDA MÁGICA E TENEBROSA.

  66. Preciso confessar morro de admiração de quem escreve como você. Além de muita leitura você têm uma inteligência brilhante . Parabéns. Vamos salvar o Moro.

  67. Mario, eu também me senti assim. Apenas aos poucos é que estou conseguindo ler a respeito. O que vamos fazer? Não podemos ir às ruas e estes bandidos sabem disso....

  68. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  69. GILMAR MENDES DEVERIA SER INVESTIGADO. NÃO É POSSIVEL ALGUÉM COM A POSIÇÃO DELE NO STF, SER TÃO CEGO, OU ENTÃO É TÃO CORRUPTO COMO ESSE DO QUADRO ACIMA.

    1. Cristalizou-se, no decorrer do tempo, que o autor da frase "brézil, nest pas un pays serieu", teria sido De Gaulle. Mas não o foi. O verdadeiro autor foi o embaixador brasileiro na França. apscosta/df

    2. A menos que vc tenha uma 2ª nacionalidade, não será recebida em nenhum país descente. Com ela, talvez exijam só a quarentena. A que ponto chegamos ? Antes apenas nos consideravam seres inferiores, agora somos considerados pestilentos. 😥

    3. Sim, o aeroporto internacional continua sendo a melhor saída, infelizmente! Eu já perdi a esperança de isto aqui vir a ser um país sério e justo. Ao menos não enquanto houver gente nociva como Gilmar Mendes tomando decisões arbitrárias contra os interesses do país e defendendo seus bandidos de estimação. De Gaulle tinha absolutamente razão sobre o Brasil: isto aqui não passa de uma republiqueta de bananas.

  70. O pior é que o próprio STF, em algum momento próximo, vai ter que voltar com a tese de que provas fraudulentas não prestam. Será o maior paradoxo da história jurídica nunca antes vista nesse singelo País.

    1. Exatamente, Ricardo! E sabe quando? Quando vierem à tona mensagens hackeadas comprometendo suas Excelências! Vai ser interessante, para dizer o mínimo.

  71. Nessas horas de profundo desgosto e tristeza, sinto um conforto ao ler as colunas de Vocês, como se fosse um afago de amigo, uma esperança de dias melhores. Obrigada Mário, Diogo, Moro, todos desta revista. Desejo muito sucesso a vocês ❤️

    1. Corrija a frase por favor. Não creio que vc votou no GM.

  72. Continuo vomitando de nojo desses traidores da pátria, canalhas travestidos de justiceiros, que essa revolta, nojo tome conta de todos os homens de bem deste país nestes triste dias de desilusões.

  73. Difícil encontrar saída dentro das normas vigentes, Mario. O próprio germanista (perfeito o apelido) usou e abusou de particulares interpretações para tentar condenar Moro e Dallagnol, sem contar as provas ilegais. Sempre disse a amigos que prender quadrilhas que atuam há 500 anos no Brasil é muito difícil seguindo a lei, já que ela foi feita pelos quadrilheiros exatamente para garantir a própria impunidade.

  74. A mais bela obra de arte brasileira a que você se refere estava inacabada. O que temia o supremo feiticeiro? Talvez ver representada ali, junto ao centro, a sua própria grotesca sombra. Teríamos então, mais do que nunca, " eine große Konfusion".

  75. A mais bela obra de arte brasileira a que você se refere estava inacabada. O que temia o supremo feiticeiro? Talvez ver representada ali, junto ao centro, a sua própria grotesca sombra. Teríamos então, mais do que nunca, " eine große Konfusion".

  76. Parabéns para vocês todos da Crusoé e O Antagonista! Cada centavo investido neste veículo é pouco para o que significa ter um veículo independente dentro desta terra de conluios e corrupção.

  77. Perfeito, Mario. Força para vocês, da Crusoé, para o Moro, Deltan e para os demais membros honestos que integraram a lava-jato.

  78. Mário, eu tive náuseas também e um sentimento de desesperança. Passei uns dias sem assistir jornais na TV e sem lê-los na Internet. É a constatação de que esse país nunca dará certo que me exaspera. A Lava-Jato me deu esperanças desse país melhorar, mas os bandidos estão aí de novo.

  79. O pensamento mágico pictórico inexistiria se não desse resultados. Os memes mágicos da altright funcionaram: levaram Bolso, Trump et all. ao poder. Gary Lachman encontrou o fio da meada em Dark Star Rising. É uma boa leitura técnica. O germanista só externou em palavras os memes petistas e bolsonaristas... não é exatamente causa e efeito, mas alguma coisa mais próxima de uma sincronicidade "avant la letre"... gosto de seus textos, alegram minhas sextas feiras.

  80. Obrigada Mario. Seu texto foi na veia. Lindo, preciso e escancara como fomos ingênuos em pensar que estávamos conseguindo fazer com que os poderosos pagassem pelos mal feitos. Como chegamos a esta ingenuidade? Esquecemos todos que estávamos no Brasil?

  81. Boa reflexão. Entretanto acredito em não voltar a roda da história. A humanidade está em evolução e não existe lugar para estes autores do STF que querem ressuscitar um condenado.

  82. Morro de ansiedade toda semana, até a chegada da sexta-feira com a Crusoé semanal, e principalmente com as suas digressões, que, delicadamente, vão ao âmago das questões prementes!!! Notícias e artigos chinfrins, leem-se em qualquer jornal!

  83. Excelente! Gilmar Mendes, o político que faz bico no STF, o garantista de ocasião, o pau para toda obra ... faturada, o porto seguro para todo ladrão-amigo dos cofres públicos! Nojo e indignação definem, por ora ...

    1. Excelente texto. Pena que não podemos ir às ruas por causa da pandemia. Triste!

  84. Gilmar Mendes quer esquartejar e expor Moro e os procuradores para exibi-los ao público, para que jamais se ocorra novamente uma operação para caçar e cassar empreiteiras, e políticos, e juízes, e ministros de tribunais superiores, e empresas de advocacia de corruptos. Vamos virar um sistema escravocrata novamente.

  85. Perfeito. Mário Sabino traduz magistralmente nossa sensação de impotência frente ao descalabro produzido por Beiçola e seus asseclas, derretendo qualquer vestígio de Justiça no Judiciário brasileiro.

  86. Excelente, como sempre. As sextas ficam melhores com o Diogo e com o Mário. É pouco, face à realidade grotesca que vivemos, mas é o que se apresenta para o momento.

  87. A semelhança entre o ministro Gilmar Mendes e o FAMILICIA BolsoNero é clara, não resta a menor dúvida de que surgiram da mesma cepa degenerada do Vírus da Corrupção e do mau-caratismo.

  88. Sonho um dia estar em Portugal e encontrar com o Beiçola passeando com aquela bolsa de alças pendurada no ombro, utilizando o nosso dinheiro, como se fosse um simples mortal. É aí que o meu instinto primitivo pode se manifestar!

    1. Kkkkkkkkkkk. Gostei! Fiz isso com Jose Dirceu, não em Portugal, mas em um voo para Brasilia. Isso foi na época do mensalão. Não adiantou nada, mas lavei minha alma

  89. Confesso que às vezes custo a chegar ao final lendo sua coluna, pura ignorância; hoje, queria que ela não terminasse... Força aí, Mário.

  90. vou me convencer da importancia de gilmar para o mundo juridico o dia em que algum alemao (germanico , nao do morro) cite a intectualidae dele. qualquer juizzzéco alemão pode ser o até o ante-pré-sub-vice-auxiliar do juiz na perferia de SPANDAU.

  91. Não tive náuseas porque não vi e não ouvi, com a idade aprendi a evitar tudo o que me é indigesto, algumas pessoas são indigestas até para o estômago de uma ema!

  92. Mário, sempre perfeito nas suas colocações. A comparação com a pintura foi perfeita. Ah, naquele maldito dia, eu também tive náuseas, nojo e ainda tive pesadelos com os dois monstros que temos que enfrentar.

  93. Mário, não cheguei a ter náusea, mas muita indignação, desânimo e um sentimento de desolação tomaram conta de mim nesta semana de infelicidade p o cidadão brasileiro de bem. E, desde então, a inquietude me acompanha: o q possamos fazer p sair desse atraso? Por enquanto, me satisfaço c seus escritos, sempre brilhantes, ricos em erudição, mas, ao mesmo tempo, extremamente compreensíveis, os quais alimentam meu espírito e me trazem a certeza de q estou no caminho do certo e do justo. Parabéns!

  94. Pincelou em palavras toda a tragédia que vivemos às custas do ódio visceral de Gilmar Mendes por Sérgio Moro. Honestamente não entendo como ele pode julgar suspeição, se ele próprio é o maior suspeito? O STF virou uma vergonha nacional!!! Será que existe esperança????

  95. Votaremos na terceira via. Assim daremos o troco ao Gilmar e STF, Lula e Bolsonaro. Nossa única forma de minimizar as atrocidades cometidas contra #Moro e Deltan.

  96. A imagem que me veio à mente, após a leitura do seu artigo e dos acontecimentos desta semana em Brasília e no Brasil, é o do Guernica de Pablo Picasso!

    1. Bah. Se tu consegues enxergar isso e expressar em duas linhas tens na alma a mesma sensibilidade de nosso querido pintor de batalhas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO