DiogoMainardina ilha do desespero

95 semanas

05.03.21

Vou dedicar as próximas 95 colunas à disputa presidencial. Até a posse do sucessor de Jair Bolsonaro. Se eu desgarrar, cancele sua assinatura da Crusoé. Eu reembolso.

Resolvi fazer isso depois da morte de minha mãe, na semana passada. Eu ligava para ela todas as quintas-feiras, pelo Skype, com o pretexto de conversarmos sobre minha coluna na Crusoé, que eu lhe enviava antecipadamente. Ela sempre falava sobre o asco que sentia por Jair Bolsonaro. Ela falava também sobre o doce que comprava na padaria, sobre seus afazeres domésticos, sobre a morte de meu pai, sobre sua própria morte, sobre seus netos, sobre dinheiro, sobre Portugal, sobre a epidemia, sobre Epicuro. Desde 2018, porém, Jair Bolsonaro invariavelmente acabava invadindo nossa conversa, associado a um desgosto crescente de minha mãe pelo Brasil. Eu respondia que, em 2022, outra pessoa seria eleita, e Jair Bolsonaro sumiria de nossas vidas. Não era uma previsão: era só uma maneira de tirar o energúmeno de nossas conversas, porque ele já emporcalhava — e ainda emporcalha — o meu dia a dia, em O Antagonista. Com minha mãe, que eu amava profundamente, eu preferia conversar apenas sobre o doce da padaria ou sobre Epicuro.

Agora que ela morreu, as quintas-feiras tornaram-se insuportavelmente vazias e dolorosas, assim como minha coluna na Crusoé, que perdeu sua principal interlocutora. Um tema único e azucrinante, como a disputa eleitoral, e a perspectiva de um expurgo de Jair Bolsonaro, o energúmeno que provocava seu asco, podem contribuir a tapar o abismo sentimental causado pelo fim daquelas conversas pelo Skype. Mas só vou conseguir escrever a partir da semana que vem, porque ainda dói.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sentimentos de pesar, por sua perda, irreparável. A senhora sua mãe, pessoa inteligente que também rejeitava esse asqueroso ser, presidente (?) que não honra o cargo que tem.

  2. Solidário a sua dor, porquanto perdi minha mãe no 06 de fevereiro deste ano. Penso que será para você e a muitos de nós grande sofrimento escrever/ler sobre os futuros energúmenos que disputarão a presidência deste sofrido País e saber que o mais energúmeno vencerá as eleições.

  3. Meu querido, há uma legião de admiradores te aguardando.Tudo a seu tempo. Quanto ao energúmeno, sim ele causa náuseas, descobri o pior de mim após a chegada dele na presidência, achei que ninguém pudesse superar lula neste quesito. Inacreditavelmente ele conseguiu. E agora, o que fazer com os dois juntos a nos pertubar? De onde tirar forças para não vomitar diariamente? Enquanto o ex-presidiário estava na moita dava pra segurar, agora a dose é cavalar, socorro! Só seus comentários me confortam.

  4. somos um exército Diogo mutilados pelas dores das perdas pela covid e envergonhados pelas supremas decisões. somos. um exército de órfãos

  5. Está mesmo muito difícil manter a sanidade aqui neste país. Que bom que a tua mãe pode contar com você todas as semanas .Espero contar com você por muito mais do que 95 semanas .

  6. Caríssimo, será que ela morreu de CIVID-19(confirme para o meu e-mail [email protected])? Meus pêsames! Mas viver sob o Governo Bolsonaro é melhor ir para o Além, notadamente quando se tem qualidade para lá ser bem recebida. Que Deus a tenha na vida eterna, por moradas bem melhores do que a da terá bolsonariana! Talvez eu não morra agora, mas o coronavírus vai matar muita gente ainda aqui no Brasil aos olhares incrédulos do nosso governo em seu despreparo congênito.

  7. oi,Mainard,querido, Em primeiro lugar um forte abraço de muito sentimento pela perda de sua maezinha. imagino sua dor... mas tenha certeza que onde ela estiver está muito feliz por ter trazido à terra um ser como VOCÊ! Muito raro um brasileiro com sua coragem e competência. Depois falarei de outros assummtos

  8. Meus sentimentos Diogo...Tenha certeza que sua mãe foi abençoada com um filho como você. Estarei todas as quintas feiras aguardando, ansiosa, seus comentários. Fique bem!

  9. Eu leio os textos e assisto o Mainardi na TV há alguns anos. Sempre vi coerência em suas críticas à roubalheira dos governos petistas, que saquearam esse país por uma década e meia. Claro que ele é livre para criticar e tentar expurgar o atual presidente com base em suas próprias convicções. Contudo, nesse artigo ele deixa explícito que torce alucinadamente pela volta do Lulapetismo ao poder. Ou, como ele mesmo apelidou, a ORCRIM, organização criminosa. Quanta incoerência!

  10. Isso dói muito. Há sete anos perdi meu pai e parece q foi ontem. Com certeza será uma linda homenagem e um presente pra nós.

  11. Diogo meus sentimentos. Acompanho você desde os bons tempos da veja e sei que seu trabalho sempre foi a transparência. Coisa rara nesse país, tamo junto.

  12. Diogo Sinto muito Perdi a minha mãe que inspirou o romance A Mãe Eterna há 3 meses e ainda dói Morreu no dia 28 de novembro e todo dia 28 eu sou tomada por um grande cansaço Abraço Betty Milan

  13. Solidária nas suas perdas. Você teve um ano muito difícil!!! Faça de sua dor a nossa dor e seja nossa voz enquanto não podemos nos aglomerar em manifestações por falta de vacina! Será muito complicado organizar a rua neste momento: contra Bozo, contra Lula, a favor de Moro e Lava Jato... é tanta coisa ao mesmo tempo que corremos o risco (ou é isso mesmo que eles querem?) de perder o foco!

  14. Meu solidário e carinhoso abraço . Que fiquem as boas lembranças e o exemplo. Precisamos da tua voz , nesse país que endoidou de vez !

  15. Agora com dois extremistas na disputa, só vejo uma saída: Moro. Tomara que ele tope entrar nessa batalha. Acho que ele tem que melhorar o discurso, pq o Lula é ardiloso. O Moro às vezes me parece tímido demais. O Jair é ruim de palco, mas o Lula é um perigo!

  16. Diogo bom dia , curta sua perda e viva as boas lembranças de quem teve uma grande mãe para conversar ! Sobre nosso querido Brasil e seu desafio de expor as verdades penso que deve continuar ! Mas entendo que como povo devemos procurar um caminho nacional e provocar líderes isentos de interesses para tocar essa país tão produtivo e lindo que vem sendo explorado é roubado desde o dia do descobrimento ! Resumindo meu pedido seria : Crie um lema semanal na procura de líderes verdadeiros !!!!!

  17. Diogo, sempre te acompanhei, desde que eu era um garoto, lendo suas colunas na Veja e sempre me irritava contigo rsrs. Anos de maturidade depois, entendo como uma pessoa como vc é importante. Mantenha firme. Deus te abençoe.

  18. Meus sentimentos pela sua grande perda. Tá difícil viver no Brasil...mas este país é tão nosso quanto destas autoridades incompetentes.

    1. meus sentimentos Diogo, sei como doi também perdi mainha primeiro depois meu pai é uma dor que não passar nunca bjs. lena

  19. Sinto muito meu caro pela sua perda, viva seu luto e recupere suas forças, precisamos muito da sua força nessa luta contra o mal que nos assola...

  20. Minha solidariedade com sua dor Diogo cujo tamanho também conheço. Mas o Amor que é eterno prova a eternidade da vida cuja manifestação se altera em dimensões, físicas e não físicas, assim como o Amor. E não será este, Deus sentido dentro de nós? Melhor que vê-lo! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  21. Um abraço Diogo! Vc tem ótimas lembranças da sua mãe e isso o torna um privilegiado. Cuide destas recordações e continue a aprender com elas. Sou assinante da crusoe e do antagonista, que são o que há de mais relevante na imprensa brasileira. Quase nunca vejo o resto.

  22. Força Diogo, a dor da perda de mãe, pai, filho... é intensa, mas um dia a gente aceita. Que ela seja bem recebida no outro plano e toda familia confortada.

  23. Meus sentimentos Diogo. Fora isto, acho que desta vez você vai perder seu tempo. Não vejo concorrentes capazes de derrotar Bolsonaro em 2022. Se achar um melhor mudo meu voto. Ele será reeleito

  24. DIOGO.... posso dimensionar a sua dor.... situações coincidentes.... aceitem, você e seus familiares, os mais fraternos, solidários, sentidos e afetuosos abraços.... precisamos aprender a conviver com o enorme vazio afetivo que não nos abandona.... "sentimento ilhado, amordaçado"...voltará sempre a nos tocar...

    1. Em nome de todos os BRASILEIROS que partiram, pegaremos juntos SIM, com toda a determinação, até que o BRASIL seja desinfestado, desinfeccionado e desinfetado de mais essa praga tenebrosa, a boçalnata, que assola o NOSSO PAÍS.

  25. Diogo nós precisamos de sua fala para aguentar toda a impunidade que reina neste inferno e temos certeza que vamos derrubar mais este crápula assassino de povo, pois quem rouba do povo é assassino.Quem não vacina seu povo é assassino.Miliciano maldito,corrupto, genocida, o veremos na cadeia com certeza.O Antagonista e a Crusoé são a minha fé. Adoro ver vcs detonando com a canalhada de Brasília com seu jornalismo investigativo.A maldade não é eterna um dia eles cairão.

  26. Diogo,com meus 72 anos não aguento mais nem vê falar nesse cara,acho cinico ,petulante,pecço a Deus que possamos suportar até quando só as forças divinas dirá ,espero com minha idade a justça entender os passamos. Suporte Diogo assim como eu e outras pessoas vamos vencer,não vou xingar porém a justiça Divina tarda mais não falha ,ele beberá seu próprio veneno .

  27. Grande Diogo Mainardi, o pesadelo dos Bolsopetistas idólatras! Se foi importantíssimo na derrubada necessária da Dilma, será também no despejo do ser abjeto que ocupa o palácio do planalto

  28. Diogo , meus sentimentos . Vc ja demonstrou grandeza. Vou continuar assinando ANTAGONISTA+ E CRUSO'E , como faço desde o primeiríssimo dia

  29. Mainardi, meus sinceros sentimentos pelo vazio que preenche sua vida nesse momento. Que vc encontre forças para suportá-lo. Que sua mãe esteja em boas mãos, como devem estar as mães. Um abraço.

  30. Hoje faz 18 anos que minha mãe faleceu, parece que foi ontem. Mas o tempo cura um pouco a dor da perda. Força e luz pra você Diogo. Quanto ao "coiso" espero vê-lo fora do governo o mais rápido possível.

    1. Com essas tranqueiras que querem disputar em 2022, Bolsonaro será reeleito e só sai de lá em 31/12/2026 para sua tristeza......kkkkkkkk... da esquerdalha também.....até lá Diego e Divina.

  31. Mainardi, espero sinceramente , que não sejam necessárias as 95 semanas. Minha torcida é tão grande , que espero que ele caia na rampa e saia rolando do Palácio, para nunca mais voltar. Bolsonaro e seu clã são homens sem honra, sem caráter e perversos. Não sentem nada, absolutamente nada, pela dor humana. Aliás, sentem raiva e desprezo. Merecem a queda! E que seja em grande estilo! Quanto à sua dor, irá passar. Quando perdí meu pai, meu grande amigo e conselheiro, passei por isso. E como dói!

  32. Que sejam 95 semanas profícuas, até chutarmos este troço da presidência. E, aos eleitores deste país: por favor, chega de ladrões, psicopatas e oligofrênicos! Por que não tentam eleger alguém que não nos faça passar vergonha, nem roube nossos impostos?

  33. Deixe sua mãe descansar em paz. Afinal ela certamente não lhe passou procuração para exercer sua cidadania pós-morte . Vc está necessitando de um psiquiatra .

    1. Paulo, o Diogo morreu e não sabe. Sinto falta do articulista que escrevia na Veja na época que era uma revista e não o pasquim de hoje. Réquiem para seu pai, mãe e ele também. Descanse em paz.

    2. Exatamente isso que penso sobre Diogo Mainardi. Que pena que Diogo mudou tanto, o que um STF não faz na vida de um jornalista hein?

  34. Sou seu fã Diogo. Lamento sua perda e concordo com vc. Que os gados e robozinho do Carlixo falem suas estupidezes e que saiam logo desse espaço sagrado e de análise e crítica ao poder instalado. Não tem no mundo todo um presidente que zomba e ridiculiza sobre as mortes de CV19 do seus cidadão. Ele é a figura mais nojenta e asquerosa que pudesse ter chegado no Planalto. Vou gritar isso todos os dias. NEGACIONISMO MATA! NEGACIONISMO É CRIME!

  35. Entendo sua dor de ter perdido a mãe, pois sei bem o que é passar por isso. Mas como jornalista você está devendo ética, passanso a exercer partidarismo. A pandemia no brasil mata menos que pelo menos 24 países e desses a maioria de primeiro mundo. Essa sua raiva pelo presidente não pode ultrapassar a barreira da ética. Vou cancelar minha assinatura sim, e como você promete favor me reembolsar. Obrigado.

    1. A maioria dos bolsolulistas são analfabetos funcionais? Diogo disse que reembolsarå caso ñ cumpra as semanas prometidas. Releia até entender e parar de falar besteira. Mas teu lugar ñ é mesmo aqui.

    2. Estou contigo Donizete. Nós sabemos muito bem quais foram os esforços dos governadores. Fizeram um tremendo esforço pra ocultar as propinas dos Hospitais de Campanha, pegaram o dinheiro do governo federal e desmancharam os Hospitais em plena pandemia. Os casos são latentes, só não vê quem não quer. São Paulo tem mais mortes por milhão que o Brasil, cadê o esforço do Dória. Está em fazer Lockdown e destruir a economia do Estado de São Paulo?

    3. Donizete vc. é mentirosa! Falsifica a verdade. Se não tivéssemos o esforço de governadores e prefeitos, e dependessemos só do miserável criminal que senta no Planalto e do seu lacaio lambebotas na gestão da Saúde.. .. nem posso imaginar qual seria a contagem de óbitos. Desfaz logo a sua assinatura moça! Não toleramos gados mentirosos aqui.

  36. Eu quero cancelar a Minha assinatura. Na Cruzué que foi renovada sem a minha autorização. Também gostaria receber o reembolso do que já paguei. A revista ficou parcial e isso não é jornalismo.?

    1. olá Ângelo... também tenho tido essa impressão de parcialidade contra o governo constantemente. uma pena... precisamos de informação imparcial pra tirarmos a nossa própria opinião e isso esta cada vez mais difícil.

    2. Eu tb quero cancelar minha assinatura q cobraram sem a minha autorização. O q faço ?????? Não quero mais emporcalhar meu celular com textos destes traíras.

  37. Diogo, dói e doerá ainda por muito tempo. Mais tempo ou menos, a depender da pessoa, porém o exato em cada particular caso. Como escrevi semana passada, chore muito a sua perda, mas seja agradecido pelo tempo precioso de convivência com seus pais. Nem todos tiveram a sua sorte.

  38. Eu entendo vc! E humildemente me candidato a ser sua mãe adotiva! Não gosto de doce de padaria mas gosto muito de Epicuro! E, de vc tb!

  39. Meus sentimentos pela perda de sua mãe; nem bem concluiste o luto pela morte de seu pai. E o sofrimento não para nesse pais que conforme diz o jornal americano, vive um vácuo de poder ou de liderança , não sei bem. O fato é que estamos órfãos: nem presidente,nem senadores, nem deputados, o que prevalece são os piores que querem destruir o que havia de bom neste país. Ê de chorar.

  40. Deve ser duro mesmo ! Agora sobraram vc e o energúmeno ! Que dureza ! Mas também levo esse energúmeno nos pensamentos ! Não tel jeito , porém o pesadelo passará sem dúvidas ! O Brasil não merece conviver com essas doenças ! Vacina e urna ! Que venham nos salvar !!

  41. Admirado Diogo, sei que você ainda experimentará alegrias nessas 95 semanas, se possível uma suprema de ver o bolsonarismo sepultado e uma mudança de rumo no país (após um século de rumo perverso). Espero que isso ajude a trazer lenitivo à sua aventura.

  42. Diogo, meus sentimentos pela morte de sua mãezinha. Que Deus dê a você e sua família muita força e o consolo necessário para suportar esse momento tão difícil. Você sentirá muita saudade de sua mãe, mas a saudade é o amor que fica. Eu fui mais um eleitor enganado com as mentiras desse Presidente que está aí. Sempre fui e sempre serei contra reeleição do mandato do poder executivo, por isso votei nele. Estarei ao seu lado durante as próximas 95 semanas, acompanhando seu trabalho e de toda equip

  43. 95 semanas é tempo demais. Triste o nosso destino. Cavamos nossa própria cova. Suportar esse tempo todo será uma desgraça sem fim. É cansativo ser brasileiro. Chega a dar vergonha. Medo de ler as notícias com as falácias desse senhor Presidente, cujo nome me recuso a escrever ou pronunciar. E o pior: os coniventes. Os vendilhões do Templo( e do tempo). Deputados, Senadores, Magistrados de todas as cortes. Estamos só. Diogo, dedique-se também a eles: os que se venderam.

    1. Diogo vc me assustou ao saber que terei 95 semanas ainda para ficar irritado, angustiado, estressado com este incompetentemente no poder, esse governo está podre e sujo de sangue... o povo brasileiro não pode esquecer disso, vamos ter muito trabalho para mudar tudo em 2022. Essa dor e o vazio ficarão por muito tempo... mas a vida segue.

    2. Belas palavras realmente uma das coisas mais linda da vida chama-se mãe, mais recupere as forças pois precisamos de você para abater esse monstro.

  44. Diogo, sua insistência em trazer o bom jornalismo pra essa ilha de estupidez e histeria que virou o Brasil, eu fiquei ainda mais fã do seu trabalho. Continue sendo super parcial em favor da verdade e nas impressionantes investigações que o time do Antagonista e da Crusoe fazem. Eu também perdi minha mãe e amiga há quase uma década e os últimos textos que ela havia lido eram uma notícia sua e uma outra do Augusto Nunes (hoje, vendido). Abraço e sigo lendo seus comentários

    1. Meus sentimentos Diogo pela sua perda. Quanto ao "jornalista augusto nunes prefiro o termo comprado"

  45. em 2018 anulei meu voto no segundo turno, em 2022 como é certo que Bolsonaro passa pro segundo turno, qualquer oponente dele leva meu voto.

    1. Sabe, Manuel Flávio, tenho pensado ultimamente sobre isso. Em 2018 também anulei meu voto no segundo. Em 2022 espero depositar meu voto em quem realmente o merecer. Caso contrário, será qq um, MENOS ESSE TRASTE.

  46. Você poderia encabeçar um grande movimento para que o Bolsonaro não gsnhe a próxima eleição . O difícil é aparecer um bom candidato que conquiste a todos ...

  47. Estarei aqui na Crusoé acompanhando suas colunas, Diogo. Sou assinante admirador e comungo das mesmas idéias e da independencia do Antagonista e da Crusoé. Meus sentimentos pela sua perda irreparável, pois me parece que na maioria dos casos, a pessoa que mais nos ama é nossa mãe, depois o Pai. Vamos comemorar a saída deste estelionatário genocida em 2022 e torço para Sergio Moro Presidente, e também para que seja muito bem escolhido o seu vice, pois será determinante. te, na minha opinião.

  48. Força Diogo, estamos juntos, a falta dela é insubstituível, mas continue com sua missão de informação independente, vigilante que nos abre mais os olhos. Detalhe, já escrevi aqui antes que tenho o mesmo sentimento de sua mãe pelo Energumeno! Asco, náusea, repulsa. Estarei aqui para celebrarmos a saída do preguiçoso, criminoso. Lembre-se não sabemos quem vai ganhar, só uma certeza, BOLSONARO vai perder. Esta conta ele vai ter que pagar e vai ser cara!!!!

  49. O Antagonista e a Crusoé são a minha fé.Tenho certeza que acabaremos com o m onstro do Lago Paranoá, o serial killer do Alvorada.Vamos ver este canalhah na cadeia porque ele morrer seria muito frustrante.Veremos esse miliciano na cadeia e vou adorar ler essa noticia aqui nesta coluna.

  50. Eu sou assinante da Crusoé e do Antagonista porque, junto com pessoas como Nando Moura e José Neumanne, são os únicos que se mantiveram ao lado da Lava Jato, e rejeitando as absurdas decisões de TOFFOLI, GILMAR MENDES e LEWANDOSWKI, assim como a corrupção de LULA e BOLSONARO. O grupo é a pequena parcela da mídia que se importa de nos trazer as notícias realmente relevantes sobre o que acontece em Brasília, dos fatos que realmente impedem nosso país de mudar.

  51. Diogo, assinei a Crusoé pelo respeito e admiração que tenho a vc como um excepcional jornalista e com certeza irei acompanhar estas 95 semanas e torcendo pra que esta figura deplorável que ocupa a cadeira presidencial seja impeachada pelo bem do Brasil. Meus sentimentos de pesar pela sua perda mas continue trilhando este caminho que escolheu, com certeza sua mãe estará te apoiando e aplaudindo suas atitudes, onde quer que ela esteja.

  52. Amar a mãe e odiar o Bolsonaro. Colocar as duas coisas num nível de equivalência no mesmo texto só pra quem tem muito talento. Impressionante.

    1. você nao é obrigado a ler esta coluna. vou ler todas as 95

  53. Eu também: perdi minha mãe a poucos dias, adorava conversar com ela por vídeo e, não aguento mais o energúmeno. vou adorar continuar lendo suas colunas.

  54. Já dizia o sábio: As maiores batalhas da vida são travadas todos os dias nas câmaras silenciosas das nossas próprias almas.

  55. Como disse Mario Sabino mo Twitter - mãe não é pra sempre, mas o sentimento de orfandade sim. Concordo em número, gênero e grau! Só nos resta ter força! FORÇA PRÁ VC!

  56. leitores querem no mínimo um pouco de imparcialidade. Para mim seus arroubos estão mais para torcedor de futebol. credibilidade caindo a cada dia. Não esperarei cancelarei minha assinatura. lamento pela sua genitora.

    1. na atual situação, não cabe imparcialidade. É burrice ou falta de posição.. Não existe essa tal imparcialidade.. melhor ir para outra q contemple esse " em cima do muro "

    2. melhor vc sair mesmo. Não precisamos de pessoas q não tem posição ou estado outro lado e não querem mosyrar

  57. Meus sentimentos, Diogo. Imagino a dor sentida com mais essa perda, num espaço de tempo tão pequeno. Estarei aqui junto nessa sua empreitada e desejo que consigamos, se possível antes do prazo, para frearmos a quantidade de mortes diárias em nosso pais.

  58. Força Diogo Mainardi, tudo nessa vida passa, e esse momento de grande pesadelo, também passará. Pode ter certeza, vou ler as suas 95 colunas nas próximas 95 semanas. Meus sentimentos pela perda da sua estimada mãezinha.

    1. Baixa, ordinária, desqualificada e cretina é você, estúpida. Tal qual o seu canalha mor.

    1. Bolsonarista hoje é isso mesmo: burros, negacionistas, ignorantes .... fomos enganados e ainda tem gente que apoia esse cretino.

  59. Força Diogo A sra sua querída e saudosa mãe também perdeu uma mãe que perdeu a dela; espero q a paráfrase sirva de conforto pela devastação da perda e lhe avivente o orgulho de ter uma mãe que formou um bom homem, um patriota Força

  60. E continuará a doer pelo tempo afora, pois as conversas com as mães nunca esquecemos. Mas o seu propósito de mostrar nas próximas 95 semanas o caos desse governo, talvez consiga atingir as mentes das pessoas que ainda estão cegas e caminhando sem direção para um 2022, que, com certeza, será muito pior. Talvez as pessoas percebam que não posso votar em alguém só para que outra pessoa ou partido não ganhe. Preciso votar conscientemente, e, tendo como base a ética e a responsabilidade social.

    1. Ainda bem que eu já cancelei a assinatura, porque eu já não aguento mais esse tipo de jornalismo.

  61. Estou tentando cancelar minha assinatura e nao consigo, ja faz um tempo. Poderia pedir a sua area comerciar para cancelar ou entrar em contato comigo. Acho que voces tem todos os meus dados de quando fiz a assinatura. Etica e seriedade é o que espero da Crusoe e dos Antagonistas. Mas nao e o que tenho visto ultimamente.

    1. Mande sua conta que mando o seu dinheiro. Não precisamos de sua leitura.

  62. Querido Diogo: perdi minha mãe(93) há 4 meses. Falava com ela quase diariamente. Morava só tinha uma diarista adorava fazer sua comida sobremesa e tomar um licor. Odiava o STF. Sabia o nome de todos. Não se importava com JB. Com esse STF não adianta trocar presidente. Eu não a contrariava. Te lendo lembrei do filme Kaos (Irmãos Taviani, baseado em Calvino). Última história: Colóquio com a mãe. É sobre a saudade que sentimos e que nos faz chorar, Diogo. Ali tem uma dica para a dor e a saudade.🤗

  63. Faça dessa luta uma homenagem a sua mãe, você já lutou contra as trevas uma vez... Eu perdi minha mãe, na qual conversava todos os dias, via WhatsApp, é insuportável a falta que ela faz...Te entendo perfeitamente, mas, agora seja mais combatente por ela.

  64. Diogo, lí sua mensagem falando da morte de sua mãe. Fiquei muito triste porque você já havia perdido seu pai há pouquíssimo tempo atrás por Covid. Receba meus sentimentos sinceros. Tenho 72 anos e um enorme respeito pelo seu trabalho. Confio nas suas análises e aguardo ansiosamente a sua participação. Tenho o mesmo sentimento de sua mãe por Bolsonaro, de asco. Lutemos para que esse homem mórbido não se reeleja.

  65. Diogo, gostaria de poder fazer aqui um comentário que fosse, ao mesmo tempo, inteligente e consolador nesse difícil momento da separação (ainda que essa seja apenas temporária), mas confesso não conseguir. Então receba os meus pêsames e um abraço silencioso e virtual de alguém que você provavelmente nunca conhecerá pessoalmente, mas que passou por essa mesma dor há bem pouco tempo. Paz, luz, resignação e resiliência para você e toda a sua família.

  66. Força, Diogo! Vc não desistiu com Luladrão e também não vai desistir agora com Bozo Energumeno! Nós precisamos de gente como você para dar voz ao nosso sentimento! Abraço!

  67. Querido Diogo, parabéns por sua resiliência no combate a esse governo desastrado. Que Deus lhe abençoe e lhe proteja sempre!

  68. Meus sentimentos, Diogo. Doi mesmo Doi demais. uma bela homenagfm é, sim, dedicar-se a essa coluna até esse ser horroroso sair do Planalto. Você é uma voz corajosa. Procuro sempre compartilhar. Temos que lutar até o fim. Sei que vc não tem religião, mas mrsmo assim fique com minhas orações para que vc consiga acalmar seu coração nesta dor. TMJ.

  69. Força ,fé e coragem! Meus sentimetos novamente, pais bons ,criam filhos bons para o mundo! Voce tem sido um farol que ilumina e fala pelos indignados que não tem voz com sua coragem, inteligencia e audácia nesses tempos de trevas ! A mim voce nunca precisara reembolsar nada ! Seja voce e incomode bastante! Estamos juntos.

  70. Viva seu luto, Diogo. E vamos para a luta. Precisamos de todas as forças em 2022 para virarmos a página do populismo anacrônico e corrupto, tão bem representado por Bolsonaro e Lula.

  71. Com Minha mãe meu bate papo é diário na mesa da cozinha, tomando um café da tarde. Minha mãe é sábia, mas de pouquissima cultura, meu avo italiano, preferiu investir em terras e nos filhos homens, as 4 filhas não foram a escola portanto, ela não sabe quem é Epicuro. Mas sabe quem é Lula e Bolsonaro, os dois azedam nossa conversa sobre a vida, passado e presente. Meu pai morreu sem ver o Lula preso (a torcida era grande, até perdeu o gosto pelo Curintia), Eu e minha mae... maldito BOLSONERO....

  72. Apoiado Diogo vamos à luta tirar esse asno Bolsoluladilma. Vamos homenagear todos os mortos na pandemia com esse asno e família na cadeia. E rezar para o brasileiro aprender a eleger alguém fora desse vício de populistas asquerosos. Votar em alguém q lute contra essa corrupção que voltou com força total nesse governo.

    1. E tu, pq nao te suicidas enfiando uma clava no teu c..u..?

  73. Recomponha-se, Diogo, e venha com tudo para cima desses canalhas. Até 2022, quando a única pessoa capaz de acabar com esse estado de coisas será o SÉRGIO MORO, que é e parece honesto.

    1. Os imbecís continuam adorando esse ídolo de merda de vaca com extrume de cabra..são uns anencéfalos..

  74. Meus sentimentos meu caro. a dor da perda que parece ou realmente é física não será capaz de matar o espírito deste grande cronista você é. grande abraço!

  75. Meus sentimentos por sua mãezinha, Diogo! Muita força para toda sua família. O tempo não cura essa dor, mas nos ajuda a conviver com ela. Tire esse tempo até conseguir se reerguer. Nós o aguardaremos!

  76. Diogo eu sou mãe e avó e assim como sua mãe desabafo com minha filha sobre o desgosto que tive das atitudes do Bolsonaro.Minha filha e eu votamos e torcemos pela vitória dele ou derrota do Haddad,rezamos pela sua recuperação após facada.Enfim chegou a libertação do PT,a esperança,o Moro como ministro da Justiça,tudo parecia sob controle, agora falo pra minha filha que perdi a esperança,se fosse jovem ia embora daqui,fui enganada,entendo sua mãe,entendo vc.Receba meu abraço de pesar

    1. Meus Pêsames Diogo tenho ainda minha mãe com 90 Anos falo com ela diariamente , votei neste Hipocrita bem como perdi tempo enviando mensagens o tempo todo, embora continue amando meu País o Brasil vivo fora do. A 17 anos , pensava em voltar a viver em São Paulo onde tenho casa , mas já decidi vender tudo e agora continuar a viver em Portugal onde terei no próximo Ano a Nacionalidade Portuguesa , tenho 70 Anos o que precisamos a esta altura da vida e saúde mental e psicológica,coisa impossível hj

  77. A cor deste século é preto. Em relação ao que passamos no momento, podemos considerar que as cores da bandeira nacional brasileira modificaram. O verde das florestas e o azul do céu escureceram (preto), o amarelo das riquezas naturais empalideceu , as estrelas, sem luz e sem brilho, e na faixa podemos ler: " À espera das vacinas."

  78. Meus sentimentos Diogo! Que a sua mãe seja fonte de inspiração para você continuar sendo um jornalista combativo, brilhante e honesto.

  79. Deus console seu coração, pois se despedir de mãe deve ser uma dor aguda. Elas são de fato com uma rocha a proteger os filhos nas tempestades da vida, mas com a doçura, a fragilidade e o perfume das flores.

  80. Meus profundos sentimentos. Mas continuo aguardando a Crusoé e a primeira coisa que leio é sua coluna. Amo sua honestidade. Deve ser herança dos seus pais. Um abraço carinhoso. Ana Rita.

  81. Sentimentos pela sua perda e o conforto de saber do aumento de sua inspiração para que, além de sua mãe, o Brasil 🇧🇷 decente também se liberte desse genocida!

  82. Diogo, não conheci sua mãe, mas só o pelo fato dela ter criado e educado um cara como você, ela já tem a minha admiração. Torço para que encontre alento no silêncio e volte mais forte pois a missão não vai ser fácil.

  83. Vacinados (eu 76) precisamos voltar às ruas urgentemente para defenestrar esse acéfalo, genocida e pedir a internação em um hospício dada a periculosidade desse antipresidente Diogo apesar da sua dor precisamos estar juntos para que não destruam mais nosso lindo e querido Brasil

  84. Temos que manter o sonho de um país mais digno. Perder entes queridos nos impulsiona a manter suas esperanças e as nossas tb.

  85. Meus contritos pêsames ao grande jornalista e escritor dos bons, DIOGO MAINARDI, a quem acompanhos desde os tempos de VEJA. Que Deus te conforte nesse luto e que volte reconfortado às suas lides intelectuais na CRUSOÉ e no ANTAGONISTA. São os votos desse seu fã de carteirinha!! JESSÉ ANTUNES LEMOS

  86. Infelizmente o minto acaba sendo tal e qual aqueles jingles insuportáveis que colam, ninguém (será?) sabe como, em nossas auriculas e nos irritam profundamente; e tentamos desligar sem muito sucesso. A tragédia de eleger um ser desprovido de qualquer noção de decência demora mínimo de quatro anos a passar, mas passará.

    1. o meu pêsame pela perda, o meu apoio pela luta incansável contra um presidente péssimo

  87. Caro DM. Esta revista, juntamente com o Antagonista, são os derradeiros bastiões da Resistência, a essa calamidade que se avolumou em nosso alquebrado país. Faça das "tripas, coração" para manter esta bandeira tremulando no mastro da ignomínia que esta escalafobética figura que nos governa,hasteou em nosso país. Adormeça sua mágoa pelas perdas simultâneas de pai e mãe, e não demore pra retornar à frente da trincheira. Alvaro Costa/df

  88. Sou espírita e acredito em vida após a morte. Acho que onde ela estiver estará melhor que no Brasil do Bolsonaro! Ela com certeza está bem! Sônia Cahu

  89. Sinto muito pela morte de sua querida mamãe--- Essa ausência nunca será preenchida por nada desse mundo, é dolorida. Esse falar dela contigo sobre o doce da padaria denota o menino que ela via em você-- Essa ternura compartilhada entre o menino e a mamãe é o melhor momento da sua vida. Essa cumplicidade espontânea só vem pra ficar eternamente e será lembrada com dolore ...........o doce da padaria.

  90. Receba meu abraço e meu carinho Diogo. Eu sei o quanto dói essa ausência. Sofri isso na adolescência. Fique bem, fique com D-US.

    1. Sob o refrão de: “Bolsonaro, coveiro, do povo brasileiro”.

  91. É desalentador, Diogo, a incapacidade de gestão desse governo eleito pelo voto de protesto anti-PT. Calculo que para cada morte na Pandemia de COVID-19 poderá perder entre 3 e 5 votos, ou cerca de 10 milhões que somados a igual número de arrependidos de terem votado no presidente em 2018, liquidará suas chances de reeleição. Ele acha que só seus apoiadores mais fiéis bastam para reelegê-lo. Ledo engano!

  92. Meus sentimentos, mas este triste acontecimento não lhe confere o direito de destilar seu ódio e amargura neste espaço que deveria ser destinado a informar. Esta opção pela desinformação custará a perda de sua base de assinantes. Pode apostar!

    1. ... continuando ... todos os dias, a nós, honestos pagadores de impostos, trabalhadores que geramos divisas e não somos parasitas no corpo do estado. Informa que existe algo de maior profundidade e temporalidade que nos liga. E é neste nível que a mudança deve acontecer. Nao vai perder assinantes pois vai falar disso que é comum a esta classe de pessoas que acima caracterizei. Rodrigo, cancela sua assinatura e vai chupar parafuso até virar prego. Afinal para algo deve servir sua boca.

    2. Rodrigo, confere sim. Colunas autorais, que também buscamos aqui, são um espaço de encontro. O encontro é a identificação de algo comum. Seja o que for. Aqui, comungamos do amor às mães, idosos, do asco pelo genocídio, da incomoda presença de seres de baixíssima qualidade que habitam nossos poderes. A informação ocorre. Só que em um nível mais profundo e importante. Que é sobre o estado de espírito que estamos atingindo diante de tudo que se descortina clara e absurdamente todos os

  93. As pessoas se vão qdo acaba o tempo delas por aqui,tente ser mais sereno que vai sentir o qdo ela está por perto,procure os sinais que veem aos montões Faço assim com minha filha que está por lá há 10 anos ponho uma foto dela todos os dias para os amigos e assim ela vive no meu coração Fale cm sua mãe sempre, e vera como a inspiração para os temas vem... vai se espantar...

  94. Diogo morte dr mãe Morte de mãe dói infinitamenteLições de vida que nem ligamos rsrsrs.Nos vemos em posturas ou gestos da nossas nossas mães.Hoje sinto isso e adoro pq ficou fixa em mim suaoi assinatura.Amas ou odeias fazeis parte do seu ser.Não podemos negar. Quem nega faz parte de outro mundo .

  95. Meus sentimentos pelas duas perdas tão próxima na sua vida desses entes tão queridos e importantes. Que isso lhe dê mais força para escrever sobre esse psicopata que esta infelizmente governando nosso país

  96. Meus sentimentos pela sua perda. Qto ao energúmeno, bem como sua família maldita de ladrões, ele terá o que merece. É só aguardar

  97. Diogo Mainardi,entendo perfeitamente teus sentimentos!! Fica bem! Entendo também o asco que tua mãe sentia, sinto o mesmo e a mesma desesperança com o Brasil! Abraço!

  98. Meus sinceros sentimentos Diogo. Conto com a sua inteligência para continuar combatendo esse, que como disse O Antagonista, é a pior cepa do coronavírus....

  99. Lí D. Quixote de La Mancha, o que poderia fazer Bolsonaro para eu me interessar ? A página em branco ainda me faz meditar : Se uma simples pancada na ponta do queixo paralisa o lutador. Um torpedo no coração paralisou o intelectual e o papel , ainda em branco , planou suavemente ao cair de suas mãos...

  100. Por favor não desista Diogo! Vamos todos lutar juntos contra esse indivíduo Genocida! Vc me ajudou a odiar o Lula, e estou odiando com mais força esse Bozo corrupto inepto e Genocida! Vamos tirá-lo da Presidencia! Força Amigo!

  101. Contra Bolsonaro, traidor, mau caráter e estelionatário eleitoral, já tenho meu candidato a Presidente em 2022: SERGIO MORO. Reaja Brasil!

  102. a dor é inevitável mas passa o q te fortalece pra expurgar esses pilantras (não só o presente mas os do passado recente). avante porque voce é importante na luta.

  103. Prezadíssimo Diogo Mainardi, lamentamos profundamente a morte da sua amada mãe. Haveremos todos de ver esse energúmeno fervendo no inverno. Minha família continuará lendo sua coluna com muita satisfação e respeito. Abraço

  104. Tenha certeza que eu estarei lendo e torcendo para a saída deste homem que desonrou o nosso Brasil, acabou com a Lava Jato, desmoralizou o Moro e coloca debaixo do tapete todas sujeiras do seu filho. Novamente externo meus sentimentos pela tão grande perda.

  105. Minhas condolências, Diogo. O eleitorado brasileiro está dividido em 3 categorias: os lulistas, os bolsonaristas e os inteligentes como você e nós, seus leitores. Vamos em frente, deixando para trás essas mazelas chamadas Lula ladrão e Bolsonaro cruel e despótico.

  106. Essa dor vai permanecer por muito tempo ainda. 15 anos depois da morte da minha, ainda me dói a lembrança dela no telefone reclamando que fazia quase uma semana que eu não ligava. Um abraço carinhoso pra você e um ombro pra chorar sua dor.

  107. Não desanime Diogo, pela sua mãe, pelo.seu pai, por nós brasileiros que te amamos, vamos vencer esta maldição que ai está em 2022, se não conseguirmos antes, lembre-se, Deus é Pai e vê tudo.

  108. Meus sentimentos e sucesso na sua jornada. Concordo com sua mãe, ele é um asco assim como toda a corja do legislativo e do judiciário.

  109. Meus sentimentos por sua mãe, Diogo! E continue falando sobre as eleições de 22, continue batendo naquele boçal até o fim.

    1. Diego O amor de sua mãe por vc e a alegria que lhe dava das ligações farão da saudade uma fonte de inspirações para as 95 crônicas. Diga em frente e minha assinatura será mantida e renovada

  110. Meus sentimentos pelo falecimento de sua mãe. Lá de cima ela continuará lendo as suas colunas com antecedência. Impeachment já é pouco.

  111. Meus sentimentos!! Estarei lendo todas as 96 edições, se ainda tiver estômago, pois cada dia esse Presidente me dá mais nojo! Que venha 01/01/23 sem Bolsonaro, PT ou qualquer outro estúpido radical!!

  112. Obrigada ! Pela tenacidade , persistência, coragem , e foco . Também por expor esta comunhão de sentimentos que não era só de sua mãe. O asco é perene , avoluma-se entre as criaturas de bom senso , reativa nossa capacidade de indignação e nos atribui um quase êxtase ao percebermos como tantos , inúmeros, milhões de brasileiros pensam e sentem exatamente como nós ! Repito como um mantra :#2022 está logo ali ! E será libertador .

  113. Diogo, meus sinceros sentimentos pela sua perda. Quanto ao energumeno, tenho fé que você não vai precisar escrever 96 colunas. Ele vai ser defenestrado antes.

    1. Cara, tu és um ponto fora da curva..respeita a dor do outro, calhorda..o que fazes aqui?

    2. Vocês morrerão pelo próprio ódio antes de Bolsonaro se reeleger !!!

  114. Sua coluna vai continuar sendo a primeira leitura da sexta feira. Com fé que este presidente tosco e desequilibrado suma da nossa frente.

  115. Alternativa: Doria,ah vomitar! Haddad. Ah, vomitar!, Zema? Não conheço... e qdo chegar lá, o legislativo manda - o Centrão e as org crim - os partidos

  116. Diogo, acompanho vc desde os tempos da coluna semanal na Veja, quando vc execrava o Lula presidente e sua empulhação e (quase) ninguém acreditava. Hj vc faz isso com o asqueroso estelionatário populista da vez (e assumo que votei nele para tirar os outros do poder). Uso vc como exemplo de isenção jornalística (além do Felipe Moura e outros) - a quem tem ouvidos. Continue, muita gente torcendo junto com você.

  117. Meus sinceros sentimentos pela perda de sua mãezinha. A dor é realmente insuportável e dói fisicamente eu sei! Quanto às suas colunas, estarei aqui semanalmente lendo e torcendo para que a 96a. seja a comemorativa da saída deste energúmeno da presidência do Brasil!!! Obrigada Diogo por nos ajudar a nos livrarmos deste “mito” de papel!!!

  118. Aceite meus sentimentos pela tua perda! Continuamos, unidas, todas as pessoas de bem deste País para tirar este genocida do Poder. Rumo a 2022 !

  119. Meus sentimentos pela sua perda, Mainardi! Muita força para toda a familia. O que me deixa indignada é que não é apenas o Bolsonaro que precisamos escantear. Isso, na campanha eleitoral deveremos conseguir. Mas e a ala podre do STF? Que vai aumentar com a aposentadoria do MAMello? Quem irá nos proteger?

  120. Meus sentimentos Diogo, Que Deus receba o espírito de sua mãe de braços abertos na vida espiritual. Forças amigo! Ela agora estando em um plano superior, com certeza após ser socorrida e entender o que se passou, vai se recuperar e continuará não mais pelo Skype, mas sim espiritualmente a lhe ajudar a escrever sua coluna. A gente não morre, apenas passamos para o outro lado que é a verdadeira vida. Forças amigo!!!

  121. Estávamos acostumados a discutir política , esquerda ... direita ...a favor de estatais ou não .. Lula e corrupto ou não ... mas agora , discutimos como podemos deixar este “ asno” psicopata no poder sem que ninguém possa fazer nada !!! O tema não é política e de insanidade mental !!!

  122. Sabe Diogo...eu também desperdiço meu tempo com meus filhos criticando Bolsonaro...principalmente para que eles saibam como me arrependi de ter votado nele. Dividiu mais ainda o país...e "emburreceu" seus seguidores...o pior presidente que já tivemos.

    1. Sabe Edith, não sei se "emburreci". Espero que não. Vamos dar tempo ao tempo. Abraço

  123. Mainardi, além de espinafrar o atual, espero que indique alguém que possa melhorar a bagaça. Afinal de espinafrada, estou cheio

  124. Esse sentimento de ojeriza pelo "bronco da boca suja" está aumentando. Felizmente! O sujeito é inqualificável, o pior q poderia ter acontecido na história do BR. A esperança é q o povo saiba consertar, em 2022, esse acidente histórico, e apagar essa página trágica. Para isso precisamos de candidatos íntegros, dignos, sem r... preso ou processos na justiça. Por isso nossa esperança se volta para Sérgio Moro. Tomara q ele tope!

    1. Caro Diogo enquanto você lamenta e sente a mm parte da sua mãe,muitos bolsonaristas estão matando os pais para ficar com o dinheiro deles. É verdade. Como o presidente,eles acham que é mimimi,frescura e que se quiser vacina vai comprar na casa da mãe. Eu como sua mãe sinto ojeriza pelo sádico que se diz presidente. Por acaso bozofãs não morrem de COVID?

  125. Meus sentimentos, Diogo. Você nos orgulha com ser humano e jornalista. Tem lavado a nossa alma no Manhattan Connection .

  126. Como excelente jornalista vc. não pode misturar as opções de sua mãe e seus gostos paraa continuar a escrever com esmero sua caneta paa assuntos politicos outros que também merece suas ríticas e reflexões. Toue sua vida pa frente. Vc. já carrega peso na sua existência. Toca pra frente. O Ódio não conduz a nada.Não se anule.

  127. Meus sentimentos...momento difícil e muito doloroso...por outro lado, parabéns pela decisão, já que ajudará a nós todos e ao país. Muita generosidade em meio a dor da perda. Obrigada

  128. Excelente resolução Diogo. Também compartilho da sua esperança de termos um bom nome para 2022. Pode não ser um Sérgio Moro, mais alguém não envolvido com corrupção ( deve haver uma meia dúzia de políticos com esse perfil), já seria um consolo. Daqui pra lá, jornalistas como você, terão um papel importante, já que a imprensa na sua maioria, anda de braços dados com os piores nomes da esquerda. Força Diogo!

  129. O Sr. Tempo é um bom lenitivo, mas saiba que ela está muito viva em um lugar onde não há dor. Hoje vemos em parte, um dia veremos face-a-face. Sugestão: abra essa conversa aqui, no YouTube ou no Instagram, respondendo perguntas ao vivo dos ouvintes! Tenho certeza que será maravilhoso!

  130. Diogo, meus sentimentos. Não consigo imaginar a dor dilacerante q vc está sofrendo. Vamos junto acabar com essa família bolsonaro no poder. Chega!!

  131. Estamos todos com você, também senti quando perdi a minha mãe, por isso, acredite: o tempo traz alívio.A sua nova missão é nobre e com certeza irá contribuir para mandar o Nazifascista Capetão Cloroquina para o lixo da história. Moro Presidente!

  132. Receba o meu carinho e respeito, Diogo. Beije seus filhos e esposa por mim. Força para seguirmos em frente. Obrigada por não desistir do Brasil.

  133. Força, a morte é apenas mais etapa da nossa existência eterna. Continue a escrever para ela, terá a leitora amorosa e atenta de sempre.

  134. Meus sentimentos pela perda! Lamento muito pela sua dor, pela sua irreparável perda. Sei que não há nada que consiga curar essa tristeza e esse sofrimento, mas o tempo trará algum alívio e serenidade.

  135. Meus sentimentos pela perda! Lamento muito pela sua dor, pela sua irreparável perda. Sei que não há nada que consiga curar essa tristeza e esse sofrimento, mas o tempo trará algum alívio e serenidade.

  136. Delicado momento emocional, nao gosto de pensar na vida sem meus pais que se tornam melhores a cada dia. Que a grandeza do relacionamento que voce teve com os seus possa te trazer o equilibrio necessario pra seguir em frente. Abraços.

  137. Diogo, sinto muito pela passagem de sua santa mãe. Já perdi a minha tb. Acredite que essa dor vire saudade. E continue firme no seu trabalho em prol de um Brasil melhor sem corrupção e negacionismo.

  138. Eu me agarro a esta esperança todo dos dias! Em 22 veremos outro assumindo a presidência... O Universo nos ouvirá e nos atenderá por meio das eleições... Teremos aprendido votar!

  139. Meus mais sinceros sentimentos pela morte da sua mãe. "Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti." Por mim, por sua mãe e por todos

  140. Força Diogo,acompanho o antagonista desde o começo.Se não fosse vocês mostrando o podre de políticos e empresários o Brasil estaria pior.Bolsonaro nunca mais!

  141. Meus sentimentos pela perda da sua mãe. Não adianta somente mudar o presidente, precisamos fazer um movimento tipo "vamos votar na lava jato" para ter no mínimo 42 senadores que tem poder de fazer as mudanças necessarias nas leis e na parte ruim do judiciário. Na Câmara é muita gente e portanto mais dificil. Quem sabe teremos um outro Brasil em 2022

  142. Enquanto tiver na presidência do senado e camara dos deputados seres beócios , ele vai pregando o negacionismos sendo o arauto da morte.

  143. Meus sentimentos sinceros pelo falecimento de sua amada mãe. A homenagem que fez hoje a ela está linda, Diogo. Abraço fraterno

  144. Sinceramente, não tenho disposição para vê-lo repetir a mesma cantilena por mais 95 semanas, correndo o risco do energúmeno ser reeleito. O que você tem dito eu posso ver com maior abundância na Folha, Globo, Estadão e outros. Se não se incomoda, vou pedir a restituição do valor da assinatura.

  145. Para Epicuro, o propósito da filosofia era ajudar as pessoas a alcançar uma vida feliz e tranquila - 341 - 270 aC, com vida autossuficiente rodeada de amigos.

  146. Diogo, eu sei bem como é esta dor. Deixe ela doer, é melhor... terá um dia em que a dor servirá de alento à sua alma. Meus respeitos.

  147. Diogo, muitíssimo obrigado pelo que Sua Mãe e Você fazem pelo Brasil! Os livros de História reconhecerão A Grande Evolução que Vocês trazem ao nosso país! Triunfaremos!

  148. O que me deixa desesperadamente triste, Diogo, é saber que expurgaremos Bolsonaro mas o desavergonhado povo elegerá, de novo, o Centrão. Não tem jeito. Nosso sofrimento é irreversível.

  149. Não se perca na raiva. Use sempre o raciocínio lógico para críticas sem lado. Fique tranquilo, dificilmente terá alguma coisa boa para elogiar desse bandido corrupto fdp miliciano aparelhador do Estado. Sentimentos.

  150. Diogo, como também já perdi minha mãe, entendo e comungo a sua dor, e no seu caso, de maneira peculiar pela proximidade intelectual que tinha com ela. No demais, continuarei discordando de você toda vez que considerar que está errado, pois é para isso que serve o diálogo, mesmo que duro nas argumentações. Pena que temos tantos fanáticos, de ambos os lados, que com seus gritos ensurdecedores, demonstram apenas que perderam (se é que tiveram), o bom senso. Que o tempo mitigue sua dor e traga paz.

  151. Grande Diogo ! Aprendi a te admirar nas páginas da Veja. Essa dor vai sorrateira pelo resto da tua vida e assim como você, transformei meu luto num novo caminho. Tive sucesso por essa escolha. Tu e todos nós que temos a noção da profundidade dessa cicatriz, na perda de uma pessoa que nos amou, fomos atingidos ontem, nessa ferida, pela acidez das palavras desse Presidente. Com certeza, teu lamento já se transforma num estandarte que seguiremos. Saúde. Meu pesar.

  152. Vou acompanhar todas as colunas como sempre ! Torcendo para todos nós conseguirmos tirar Bolsonaro do poder em 2022. Abcs com carinho Diogo !

  153. Tem toda minha solidariedade,meu apoio às próximas colunas e meu nojo por essa figura asquerosa e desqualificada a quem me recuso a citar o nome! Bola pra frente, pq vai passar rápido.

  154. Minha solidariedade e admiração , sua mãe deve ter sido uma mulher fantástica por ter possibilitado ao filho desenvolver sentimentos nobres e ter a coragem de lutar pela realização dos sonhos que acalenta. Meu pesar pelo falecimento dela, que você encontre conforto na realização de seus propósitos, que podem ajudar o nosso sofrido país.

  155. Força Diogo, ainda me lembro da tua luta na época do PT, a roda de Sisifo e a espada de Dâmocles estão sempre presentes em nossas vidas.

  156. Lembro-me de que na Veja vc comentava sobre seu filho. Não era assunto de interesse geral. Manifestava suas aspirações a respeito de Lula, sua anta, que continuou no poder. Espero que teus comentários sobre as eleições reflitam fatos não aspirações. Mas, meus sinceros pêsames pelo passamento de tua mãe.

  157. Meus sentimentos Diogo. minha mãe morreu já fazem 18 anos até hoje não superei. Mãe faz muita falta, sua falta é irreparável.

  158. Estamos todos de luto - por tantas vidas perdidas e pelo nosso Brasil, que nos decepciona a cada dia! Viver aqui se tornou uma Via Crucis. Que país deixaremos para nossos filhos e netos? Essa é a pergunta que me faço constantemente.

  159. Acabamos por aprender a conviver com a dor da perda dos pais. O buraco fica para sempre. Mas a presença deles em nós, filhos, acaba por nós fortalecer. Em cada próxima coluna pense no que sua mãe diria. Vc vai continuar a ser importante na luta para colocar o asqueroso ocupante da Presidência da República na rua e, quiçá, na cadeia.

  160. Sinto muitíssimo a sua perda. No que depender de mim, em memória a sua mãe e a todas as vítimas desse desgoverno, ajudarei a expurgar esse Sr da cadeira de presidente.

  161. Diogo, a unica cerfteza que tenos na vida é a morte, porém nunca estamos preparados para ela sua mãe foi atendida oelos espíritos socorrista e já devw ter ae encontrado com sey pai. A saudade, com o tempo tomará o lugar da dor. Fique em paz

  162. Diogo, sou Fã de sua mãe mesmo sem conhece-la. Que ela esteja no colo de Jesus e Maria, na plena Felicidade. E nós seus Fãs devemos paparicá-lo no seu momento difícil.

  163. Força, Diogo! Dê um tempo seguro para seu luto e sua imensa dor... Estamos tão abandonados aqui, por todos os "representantes" do sistema, que só nos resta nos apoiarmos numa rede tênue dos pensamentos e propósitos comuns... Precisamos de vozes da imprensa como a sua, para nos mantermos em estado de alerta e reunirmos forças para enfrentar a luta diária até essa tragédia acabar. Mas, será que não virão outras? Que desalento! Triste Brasil...

  164. Minha solidariedade a você e aos seus. Recupere-se logo e que as observações que sua mãe fazia lhe sirvam de inspiração para continuar ajudando cada vez mais crescentemente nosso querido e triste país.

  165. Entendemos perfeitamente seu momento de luto,Diogo, e ainda assim agradecemos pela gentileza de trocar umas palavrinhas conosco. Abraços, e meus sinceros sentimentos pela sua perda.

  166. Diogo, sinto desapontá-lo, mas creio que você não escreverá sobre o genocida durante 95 semanas. Como dizem os fiéis na igreja, Deus haverá de interferir e deslocar a criatura diabólica para outro lugar.

  167. Sinto muito pela sua dor ❤️ Acho que você está canalizando de uma forma extremamente positiva. Admiro a sua coragem e perseverança. Queria colaborar. Minha sugestão seria a gente poder repassar artigos inteiros pra terceiros, mesmo que fosse por alguma quantia... porque as fake news são de graça e rolam soltas, fica difícil competir...

  168. Querido Diogo, a sua escrita é fundamental para todos nós que amamos enxergar a luz no fim do túnel, digo isto aos meus filhos esposa, etc... Eu não acredito que em 2022 não tenhamos coisa melhor para nos representar!! Grande abraço, deste que apenas um amigo imaginário seu!!

  169. Meus sentimentos por essas suas perdas Diogo e as milhares que o mundo, em especial o Brasil , que tem sido assolado diariamente sem nenhuma empatia ou do seu designatario maior e seus comandados responsáveis, por esta carnificina magnânima, causada pelo vírus em si e pelo negacionismo dos mesmos.

  170. Bom dia Diogo. Sinto muito,tbm amo muito minha mãe e nem quero pensar em perde-la. Mas acho que vai ficar muito pessoal isso,falo da motivação que vai fazer vc escrever por longas 95 semanas sobre o Troço. Vão acontecer enormidade além das que o energumeno vai cometer.

  171. Força, Diogo! Não é nada fácil perder os pais em tão curto espaço de tempo. Não é difícil perder a esperança com Bolsonaro atazanando os nossos dias.

    1. Porquê os meus comentários não são publicados ? Quero cancelar a minha assinatura sem ter pedido renovação não sou atendido! Estou censurado aonde está a liberdade de expressão

    1. Essa esquizoide, paraense ou amazonense, é de uma imbecilidade atroz. Creio que essa fístula é doente mental. Ela ocupa esse espaço como uma forma de vomitar sua psicopatia. Alerto, ela só quer mesmo é causar. Deixem-na apodrecer na toca dela junto com as ratazanas. apscosta/df

    2. Como então faz comentário do que não lê? Não vai renovar a assinatura? Não importa, vou continuar dando assinaturas de presentes para amigos como já fiz no passado. Olhe no espelho e pergunte pra ele quem sofre com recalque? Deve ser muito frustrante ter como objetivo de vida defender um psicopata. É falta do que fazer? Pega uma bacia de roupa pra lavar que melhora, pelo menos é algo bem útil em tempos de pandemia. Espelho, espelho meu...

    3. Cala a boca sua energúmena. Respeita a dor Mainardi. Tá fazendo o que aqui?

    4. Se tu não lês, como estás comentando aqui? És alguma paranormal que sabe o que Diogo escreve sem ler?

    5. Entendo que tu, Izeliana, tenhas te deixado levar pela cantilena do Movimento “Bolsonariano” em 2018 e tenhas descoberto cedo que foras enganada. Mas se continuas a apoiá-lo porque teimas em não reconhecer o teu erro e és um daqueles que tudo justificam quando o governo federal erra (e como erra!), isto já resvala a falta de caráter mesmo.

    6. Por que assina a revista?Se é por falta de adeus, tchau!!!Segue o gado!!!

  172. Diogo, te entendendo porque converso com meu filho em São Paulo diariamente e invariavelmente esse senhor aparece e emporcalha nossas conversas, felizmente ainda estou aqui mas temo pela minha vida porque sabemos que nossa vida depende de quão fundo o buraco para nos enfiar possa ser. Vou acompanhar cada uma das 95 semanas esperando ansiosamente pelo fim desse pesadelo.

  173. Diogo, lamento pela morte de sua mãe. Meus pêsames. Sou seu fã e lerei com prazer todas as suas colunas até o fim do Bozo. Murilo

  174. Conta com a gente, Diogo. Pessoalmente ficarei muito feliz por cada coluna sua para expurgar-me de ter votado nesse psicopata depois de ter passado 8 eleições sem votar pra presidente. Desaprendi e fiz errado. Mas mostra por favor uma outra opção, não queremos ficar novamente entre a cruz e a espada, a escolha é sempre ruim pra nós, eleitores, e para o Brasil.

  175. Diogo, perder a mãe é pior coisa da vida fica a falta de referência de amparo, realmente só ficamos órfãos quando nossa mãe se vai. Perdemos a pessoa que mais se importava conosco nesta vida. Passamos a vagar pela vida.

  176. A dor de perder a mãe é uma ocorrência que nos “tira de centro” Diogo, cultive as boas lembranças, reze e deixe esse ser indescritível definhar na cova que está cavando. Dedique a coluna, a revista, o tempo, etc a desmascara-lo mas desligue-o da imagem da sua mãe, vocês não merecem isso.

  177. Bolsonaro poderia até ser um crápula, mas nem por isso você mereceria se torturar por essa obsessão que passou a nutrir por ele. Maynard, você é um homem sabidamente inteligente, use sua inteligência para poupar-se desse sentimento. Faça o bom combate, mas livre-se dessa amargura, que só lhe faz mal, suponho.

  178. Que triste ... Mas, vc não está sozinho os brasileiros de bem tb estão na torcida para que em 2022, possamos ter esse senhor e sua caterva bem longe do planalto !!

  179. É muito triste perder alguém de quem se gosta muito. Meus sinceros sentimentos, Diogo. Mas o asco que tua mãe sentia por Bolsonaro se faz sentir também por milhões de outras pessoas entre as quais eu me incluo.

  180. Que tristeza. Sinto a sua dor, eis que são três anos que minha mãe se foi e , de continentes distintos, nos víamos pelo Skype. Felizmente, Bolsonaro não era uma figura que nos atrapalhava as conversas, lá em 2017.

  181. Que vazio, Diogo. Aqui continuamos centenas de mães querendo ir para qualquer lugar do mundo onde esse imundície não nos alcance, mas,está cada dia mais difícil. Somos párias.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO