O Planalto contra a Globo

05.02.21

O climão no Cade, noticiado aqui, não se limita às pressões sobre assessores que trabalham na análise do processo envolvendo a aquisição da Oi Móvel pelas maiores companhias de telecom do país. Há outro fio desencapado por lá que envolve ingerência política – e com um dedão do Palácio do Planalto. Trata-se do procedimento administrativo aberto para investigar a suspeita de “conduta anticompetitiva” da TV Globo nos contratos em que a emissora paga a chamada bonificação por volume a agências de publicidade – uma prática comum do mercado de propaganda em que as empresas dão bônus polpudos às agências em troca da atração de anunciantes. Altos funcionários do Cade, de olho em futuras promoções, têm atuado em linha com o Planalto, que quer ver a empresa dos Marinho em apuros. No final do ano passado, o conselho chegou a expedir uma ordem cautelar proibindo a prática, mas a Globo conseguiu derrubá-la na Justiça. As tentativas de ingerência na área técnica do Cade já provocaram baixas. Duas assessoras pediram para deixar o órgão dias atrás. Elas não disseram o verdadeiro motivo da saída, mas nos bastidores a decisão de ambas é atribuída às pressões internas para amoldar processos à vontade dos superiores.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéA sede da Presidência da República: perseguição a “inimigos”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Apesar da perseguição implacável do bozismo e de seus aficionados, a qualidade das informações e dos fatos, escamoteados pelo puxassaquismo de emissoras menos cotadas, continua sendo a marca de credibilidade e qualidade da rede Globo de Televisão. Sorte nossa!!!

  2. Como temos um presidente bipolar juntamente com sua família e que não liga para vidas alheias, este ódio com a Globo só me aproximou dela. Não precisa muito as outras são muito fracas.

    1. Plenamente de acordo. Se antes eu não gostava muito da globo por conta do monopólio do antigo clube dos 13 no futebol, hoje eu adoro essa rede. Se é inimiga dessas duas coisas ruim, Lula e Bolsonero, é porque ela é a melhor e tá no caminho certo.

    1. padrão Globo não tem pra ninguém é tecnologia pura. É só comparar as novelas. Até nossos excelentes artistas saem bem na fita. Bolsonaro é um psicopata despeitado.

    2. Um dos pontos marcantes na derrocada da Venezuela foi o fechamento da Globo deles.

    3. Falar MAL da Globo né? Na época dos petralhas eu já achava isso. Ainda bem que temos a Globo

  3. Rose eu também gostava da qualidade da globo mesmo sabendo que era qualidade pra inglês ver. Hoje, com o advento da pandemia o que vemos é aterrorizante. Invariavelmente críticas ao executivo e a desgastante apologia à morte. Invariavelmente as notícias começam com: vamos aos números de mortes pela COVID-19. Nunca vi algo como: estamos com cada vez mais pessoas recuperadas da covid e temos avanços na eficácia das vacinas. Sao ações para nitidamente provocar terror. É uma impressora macabra

    1. Bolsonaro ordenou ao gado que se preocupe apenas com os recuperados. Kkk. As pessoas nem ligam pra essa notícia, querem saber dos óbitos, óbvio. É muita burrice.

  4. Não há inocente nessa briga. Desde o início da campanha à presidência a emissora se posicionou contra o candidato estranho ao establishment. Bateu forte e continua batendo, fez o possível e o impossível para desgastar a imagem do Bolsonaro e continua até hoje. O patrocínio estatal e o poder de pressão da emissora é enorme, e escondia um monte de irregularidades nos bastidores. Agora que o troco vem , virou perseguição política. Será? O “gado” real acha, mas no fundo é briga de gente grande

  5. Eu gosto da Globo. Gosto da qualidade dos programas (tirando o BBB), dos jornais da G.News, Como tenho outras fontes de informação, ninguém faz a minha cabeça.

  6. A imprensa mundial emburreceu na pandemia.( Esperando estudos CIENTÍFICOS futuros sobre lesões neurológicas causadas pela pandemia.) Centenas de vacinas, de tecnologias diferentes, com resultados variando entre 50 e 90% e variantes de vírus ainda nem pesquisadas, todas seguras e eficazes.Sagradas.Ciência ou Fé? Fé na ciência da urgência? Cadê a mídia alertando a população sobre os riscos de participar de EXPERIMENTOS ainda em curso? Pensar sobre vacina virou tabu, logo uma questão de fé!

  7. Não importa se a Globo é ruim ou boa. O que deveríamos debater é a ingerência política sobre a imprensa. Quem deve avaliar a qualidade de uma emissora é o expectador, não a presidência. Se a emissora mentir, processe-a, mas não a persiga politicamente. Deveríamos lutar pelo fim da concessão dada pelo governo para o funcionamento de emissora de televisão. Com isto, diminuiria mais ainda a possibilidade de interferência estatal na imprensa.

  8. Coitada da Globo. Se tem um inimigo assim como o presidente da república deve ser muito difícil para a emissora. Espero que eles consigam sobreviver e continuar a perfeição que sempre foram. Ótimos jornais isentos, independentes, programas ótimos, educativos, de produção impecável de novelas a seriados. Perseguição é ruim para qq um. A Crusoé fez bem em chamar a atenção dos leitores. Agora vamos dar mais audiência até para a emissora q sempre foi líder pela qualidade em todas as áreas.

  9. A Globo perdeu seu alto padrão de qualidade porque se apequenou quando decidiu bater de frente contra Jair Bolsonaro, a qualquer preço. A Globo poderia ser mais isenta em suas opiniões, para que seus jornalistas, livres de pressão, mostrassem todas as versões de um mesmo fato. Só assim teríamos um jornalismo de qualidade!

    1. A Globo resolveu incorporar Lacerda.Nao pode se candidatar, se se candidatar tem que perder.Se ganhar nao pode governar.

    2. Que engraçado. Todo mundo assistia a Globo e ninguém questionava como essa grande empresafunciona. Igual com as vacinas. As pessoas ial lá no posto tomavam as vacinas do calendário anual do SUS e não se questionava eficácia. Bastou o bozobosta começar a falar mau da Globo e falar mau das vacinas além de dizer que pode virar jacare e não precisa usar máscaras e etc. Que seus seguidores aderiram ao louco simplesmente por ser ele a falar tanta merda. Seus fãs pensam?

  10. O cara está destruindo o pais de vagarzinho, através do domínio das instituições, não por competência e sim por ingerência política. Verdadeira república das bananas. Domina o Congresso, domina a justiça, domina os órgãos de segurança e aí viramos um Venezuelão!!! Acorda povo!!!

    1. Não acho que o país vai perder com o fechamento desta emissora. Que só deixa o povo mais ignorante com suas nov eu Las medíocres. #globolixo #foraglobo

    2. Qualquer que ataque a mídia qualquer que seja não merece nenhum respeito. o jornalismo profissional se não divulga a verdade pode pode ser contestado na justiça.

  11. A seita anda ouriçada !! Mexeu com as vontade do guru, ficam doidos. Quem não for inimigo da Globo é inimigo do capitão...ignorância total. Espero que Mourão desembarque dessa canoa furada e seja candidato em 2.020 !!

    1. Muito bem lembrado, Nestor! Bolsonaro disse isso naquela fatídica reunião ministerial de 22 de abril de 2020: quem desse entrevista pra Globo ou fosse elogiado por ela, seria demitido do governo dele... (Infelizmente, a Globo perdeu a oportunidade de usar esse "poder" para elogiar o Salles, o Beato Salu e outros tantos que os brasileiros ficariam felizes em ver fora do governo, kkkk!).

  12. Até hoje só foram eleitos no Brasil aqueles bem falados pela “grande imprensa nacional”, e foram decepções repetidas. Pela primeira vez isso mudou.

    1. Você está Enganada. Eu também fui enganado quando assinei essa revista.

  13. A ordem dessa reportagem, se é que pode ser chamada assim, deveria ser invertida. O certo é a Globo contra o Planalto e o Brasil. Aliás, independentemente de tudo isso, eu não imaginava quão dependente do dinheiro público esses “Marinho” são. Ademais, se acham merecedores de serem isentos de qualquer imposto. Assim é bom demais.

  14. Adoro imprensa livre, mas a Globo tem um jornalismo MUITO fraco. Não deixa espaço para as partes darem seus comentários. Quase sempre um monólogo a opinião do JN e dos jornais da GloboNews mostrando a versão de um fato e pronto. Comparado com jornais da grande imprensa mundial fica muito atrás, além de carregar nos estereótipos do tipo: Brasil sempre ruim, Europa e EUA sempre bons, quando isso não é verdade, obviamente, dependo do assunto. Um jornalismo colonizado, com complexo de vira-lata.

    1. So divulga dados parciais, nunca faz uma analise comparativa.Parcialidade é sua principal característica.

  15. BOLSONARO “PERSONALIDADE em CORRUPÇÃO e CRIME ORGANIZADO do Ano!” FAMÍLIA BOLSONARO promoveu retrocessos na luta contra a CORRUPÇÃO que nem mesmo Dilma e Temer ousaram! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Quem faliu o Brasil foi quem roubou o caixa da União e não quem combateu e freou a corrupção. Sérgio Moro 2022

    2. Claiton, ou você trabalha pra Globo , ou vive em outro mundo. Quem faliu o Brasil ?

  16. E a Globo quer derrubar o Governo. Esse fato tão visível para os brasileiro, mas ficou invisível para o autor do texto. No jornalismo as duas versões são essenciais para a formação de uma opinião consagrada. Está na hora da revista Crusoé rever os conceitos importantes do jornalismo, sob pena de ser enquadrada como boletim partidário. Observem que nós pagamos por um jornalismo isento. Órgãos de imprensa partidários já existem em um bom número no país.

    1. Independente do que uma empresa faz, um governo não pode usar órgãos de Estado para seu projeto de poder. Quem fez isto foi o Bol*******ismo da Venezuela, por exemplo. É para isto que caminhamos? Com governo empastelando empresas de comunicação e apresentadores (vide Record e SBT) que mais parecem trabalhar n'A Hora do Brasil?

    2. Você prefere um canal chapa branca, que apoia todas as traficâncias dos poderes? Sintonize o SBT, RECORD ou a Jovem Pan, que você ficará muito satisfeito.

    1. Porque a Globo lixo não paga seu imposto se ela é tão honesta assim? ????

    2. Jornal Nacional cada dia mais fraco na minha opinião. Já foi melhor, mas estão economizando demais, com reportagens superficiais de 30 segundos mostrando quase sempre uma só visão do fato.

    3. A emissora que não ajoelha para essa caricatura de presidente (Bolsonaro)

    4. Sem resistência o autoritarismo já teria ocorrido.Viva a Globo

  17. É a Venezualizacao do Brasil. Estamos assistindo a tudo inertes. Pq? Até qdo? O que será de nós? Qdo iremos acordar? Se não nos movimentarmos logo não conseguiremos reverter. Não da pra esperar tudo do STF que precisa ser provocado pra se manifestar. No que nos transformamos!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO