Lobby supremo

15.01.21

A propósito do debate sobre incentivos fiscais que se abriu a partir da decisão da Ford de deixar o Brasil sem nem dizer tchau, recentemente um ministro do Supremo Tribunal Federal entrou em campo para convencer pelo menos um colega do Superior Tribunal de Justiça que estava prestes a votar, em uma das turmas da corte, contra os interesses de uma montadora asiática que está sendo cobrada pela Receita a recolher aos cofres públicos uma cifra bilionária. A companhia recebeu isenção fiscal do governo federal em troca da instalação de uma planta industrial no Nordeste, usou o benefício para importar uma leva de veículos e depois descumpriu o combinado – a fábrica não saiu do papel. Diante do calote, o Fisco cobra o recolhimento dos impostos dos quais o governo abriu mão à época, mas os asiáticos não querem pagar e, há anos, esticam a querela na Justiça. A razão dos embargos auriculares da excelência suprema junto ao colega do STJ em favor da empresa – um acinte aos mais básicos princípios republicanos – é prosaica: laços de família.

DivulgaçãoDivulgaçãoOs incentivos à indústria automobilística têm defensores poderosos até hoje em Brasília

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É bem assim. STF, STJ, PGR e OAB são os verdadeiros motivos desse país nunca sair da miséria, do atraso e do esgoto de corrupção que é isso aqui. A classe política apodrecida é o resultado de um Judiciário delinquente, que protege corruptos e ladrões ricos. Quanto esses bilhões ajudariam essa joça? Pergunte se o togado asqueroso tem algum problema de insônia ? Judiciário consegue ser mais corrupto e criminoso que os próprios políticos sujos desse esgoto de país.

  2. A república (?) é uma promiscuidade só. Que tal dar nomes aos bois? A p utaria é escancarada então vcs podem dizer os nomes dessas p ut as da s uruba

  3. Os bois têm nome? A promiscuidade nas altas cortes virou modus operandi sem a menor vergonha na cara, mas é de bom tom saber quem são os escroques em questão.

  4. As reportagens do Crusoé sempre me passam bastante credibilidade mas essa aí pelo amor de Deus. Parece fofoca barata padrão Bolsonaro. Se é verdade porque não identificar as partes e mais ainda porque não tentaram ouvir as mesmas para conhecer suas versões antes de publicar, conforme reza a boa prática jornalística. Por favor fofoca não!!!

  5. Para isso serve o STF? Ora, os malucos “30 de Espartalhões” comandados pela generalíssima Sarah Inverno não são tão malucos afinal... quanto V.Excrescência vai levar ($$$) na causa?

  6. Seria aquele EMPRESÁRIO DE 20MI que nas horas vagas faz bico como MINSTF? Esse cara maligno é responsável pelas maiores barbaridades recentes qdo o assunto é ajudar os bandidos! Aliás ele e sua família estão enrolados até o pescoço...

  7. Neste país só a classe média e a classe pobre pagam impostos. Temos uma brutal defasagem na Tabela do Imposto de Renda, mas com essas coisas os supremos não se tocam.

  8. Os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! No EXECUTIVO e no LEGISLATIVO promoveremos a RENOVAÇÃO! E com este JUDICIÁRIO? O QUE FAZEMOS? Temos de ALTERAR a CONSTITUIÇÃO, exigir CONCURSO PÚBLICO para TODOS MINISTROS de TRIBUNAIS SUPERIORES e estabelecer MANDATO de 10 ANOS! Exigimos MERITOCRACIA, INDEPENDÊNCIA e ALTERNÂNCIA! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

    1. É Márcio, não matou a cobra e ainda escondeu o pau. Comentário inútil e covarde.

  9. Sou um dos leitores-assinantes pioneiros dessa hebdomadária publicação, e confesso: não apoio, nem aplaudo, muito menos aprecio esse jeito enviezado de publicar uma notícia. Denota medo de ser responsabilizado pela arcaica lei de imprensa vigente no país. Retira credibilidade da revista. É um tiro "nupé", se querem saber. apscosta/df

    1. Infelizmente não tem nada de explosivo. Com certeza os dois juízes corruptos e vassalos de poderosos estão gargalhando na cara do varredor de rua ou da empregada doméstica, com vários milhões pagos para as bancas lobistas dos filhos. O judiciário desse país já seria uma vergonha de inoperante, não fosse tão asqueroso, apodrecido e corrupto.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO