Adriano Machado/Crusoé

A Abin do B

O próprio diretor-geral, Alexandre Ramagem, enviou a Flávio Bolsonaro por WhatsApp os relatórios produzidos clandestinamente pela Agência Brasileira de Inteligência para orientar a sua defesa no caso da rachadinha
18.12.20

Dono de temperamento mercurial, o presidente Jair Bolsonaro estava irascível nas primeiras semanas de agosto, na esteira da revelação de Crusoé a respeito dos cheques no valor de 89 mil reais depositados por Fabrício Queiroz e pela mulher dele na conta da primeira-dama Michelle. Àquela altura, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro cumpria prisão domiciliar e o advogado Frederick Wassef, que defendia o filho 01 do presidente, havia deixado a causa após a polícia descobrir que ele escondia Queiroz em sua casa em Atibaia, no interior de São Paulo. O caso tinha voltado com toda força ao noticiário e Bolsonaro estava ensandecido com a ampla exposição negativa de Michelle. Dois dias após ameaçar encher “a boca” de um jornalista “na porrada”, por tê-lo questionado a respeito dos pagamentos efetuados à primeira-dama, o presidente topou receber no Palácio do Planalto as duas advogadas que haviam assumido a defesa de Flávio — o senador não compareceu porque havia contraído Covid-19. A ideia era discutir um novo plano de ação que pudesse anular as provas obtidas pelo Ministério Público do Rio no esquema de rachid, que teria desviado 6 milhões de reais dos cofres da Assembleia Legislativa fluminense. Para o encontro, que ocorreu no dia 25 de agosto sem nenhum registro na agenda oficial, Bolsonaro convocou o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI, e Alexandre Ramagem, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, aparato estatal criado há 21 anos para municiar o presidente da República de informações estratégicas a fim de proteger o estado.

Uma reunião extraoficial envolvendo o chefe da Abin e um ministro para tratar de assuntos particulares do filho do presidente por si só já configuraria o completo achincalhe de Bolsonaro aos princípios basilares da administração pública, como o da impessoalidade, mas o desenrolar dessa trama transformou o episódio em um escândalo que rompe o limite da legalidade. Já se sabia que depois desse encontro, conforme mostrou a Revista Época na sexta-feira, 11, dois relatórios clandestinos que teriam sido produzidos dentro da agência de inteligência do governo contendo orientações sobre as ofensivas necessárias para anular as provas do Caso Queiroz haviam sido encaminhados a Flávio Bolsonaro via WhatsApp, um no dia 20 de setembro e outro em 8 de outubro. Na sequência, os documentos informais foram repassados para as advogadas do senador.

Nos últimos dias, Crusoé teve acesso às duas mensagens e confirmou com uma fonte primária do caso o que até agora não havia sido revelado: o material clandestino foi enviado diretamente pelo próprio diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, ao filho 01 de Bolsonaro. A informação é de extrema importância e gravidade no momento em que o governo, sob os olhares do STF, mobiliza-se para tentar esvaziar a tese de que os relatórios foram confeccionados por um órgão de estado que, sem o menor pudor e de maneira clandestina, extrapolou os seus limites legais para atender a um pedido pessoal do presidente da República em benefício de seu filho enrolado na Justiça. O próprio procurador-geral da República, Augusto Aras, reconheceu a gravidade do episódio, a despeito da ressalva de que “precisaria ser provado”. Cabe a ele investigar. Se o fizer, conhecerá o que a Crusoé contará em detalhes a seguir: como funciona a estrutura paralela, o tal “sistema particular de informações” montado por Bolsonaro na Abin. E também saberá por que a ação forjada no interior da agência de inteligência para ajudar a defesa de Flávio Bolsonaro no caso do rachid aparentemente não deixou rastros.

Lula Marques/Fotos PúblicasLula Marques/Fotos PúblicasAras sabe que o episódio é grave, mas diz que tudo “tem que ser provado”
Uma das pontas visíveis da operação são os textos enviados a Flávio Bolsonaro, taxativos quanto à finalidade do plano: “Defender FB (Flávio Bolsonaro) no caso Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) demonstrando a nulidade processual resultante de acessos imotivados aos dados fiscais de FB”. Havia uma crença entre os envolvidos – talvez mais desejo do que crença – de que o senador havia sido vítima de arapongagem dentro da Receita Federal e que isso poderia anular o processo, o que a defesa já havia tentado com outros argumentos, sem sucesso.

A narrativa foi apresentada pelas advogadas Luciana Pires e Juliana Bierrenbach no encontro com Bolsonaro, em agosto. Segundo elas, a investigação do MP do Rio fora iniciada após uma devassa ilegal nos dados fiscais no senador feita por um grupo de auditores da Receita Federal do Rio. A origem oficial do inquérito, contudo, é o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, que apontou as movimentações financeiras atípicas de 1,2 milhão de reais nas contas de Queiroz e de dezenas de assessores de outros gabinetes da Alerj, a partir de comunicações enviadas pelo Itaú, banco onde eram pagos os salários dos funcionários da casa.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressO esquema de rachid de Flávio desviou 6 milhões de reais, segundo o MP
Na reunião do dia 25 de agosto no Planalto, Bolsonaro teria questionado Ramagem se a Abin sabia dos tais desvios de conduta no Fisco, onde agentes teriam usado “senhas invisíveis” para acessar dados de contribuintes com o objetivo de subsidiar futuras investigações. A resposta negativa do chefe da agência de inteligência fez surgir um silêncio quase sepulcral entre os presentes. Na visão de quem participou do encontro, o clima de constrangimento da reunião instigou Ramagem a entrar de cabeça no caso, para tentar corrigir a “falha” perante o chefe. O diretor da Abin teria ficado com uma cópia da representação apresentada naquele mesmo dia à Receita Federal pelas defensoras de Flávio. O objetivo era ter acesso a todas as pesquisas realizadas nos sistemas internos do órgão envolvendo o nome do senador, da mulher dele e das empresas do casal desde 2015.

É quando entra em ação a estrutura paralela montada dentro da Abin para atuar conforme os interesses do clã Bolsonaro. Mesmo na condição de diretor-geral da agência de inteligência, Ramagem, afirmam interlocutores que acompanham o caso, sabia que não poderia se valer dos trâmites oficiais do órgão para ajudar na defesa do filho do presidente. Por isso, acionou, nas palavras de servidores concursados do órgão, a central bolsonarista da Abin, criada extraoficialmente e alheia ao procedimento padrão da agência para “levantar antecedentes” e “montar dossiês” a pedidos expressos do governo. A estrutura foi batizada de Coordenação-geral de Credenciamento de Segurança e Análise de Segurança Corporativa e tem como chefe o agente da PF Marcelo Bormevet. Defensor aguerrido do presidente nas redes sociais e amigo de Carlos Bolsonaro, o filho 02, o policial integrou com Ramagem a equipe de segurança de Bolsonaro durante a campanha de 2018 e é chamado na Abin de o “homem do capitão”.

Criada em julho deste ano por um decreto de Bolsonaro, a coordenação comandada por Bormevet fica alojada dentro do Centro de Inteligência Nacional, o CIN, responsável por planejar e executar atividades de inteligência para identificar e conter “ameaças à segurança e à estabilidade do estado e da sociedade” decorrentes de atividades criminosas. A estrutura sob a batuta de Bormevet tem origem em um setor que já existia na agência e era responsável por levantar a ficha pretérita de pessoas que seriam contratadas pelo governo, poderiam frequentar o Palácio do Planalto e todos aqueles que cultivam alguma relação com o poder público. A diferença é que antes o setor era chefiado por um oficial da Abin, responsável por acessar os bancos de dados da agência e produzir os relatórios, a partir de pedidos feitos pela própria presidência, via GSI, por algum ministério ou estatal. Tudo pelas vias legais e registrado no Sistema Brasileiro de Informação, o Sisbin, protegido por sigilo. Quando a demanda não condizia com a função por questões políticas, por exemplo, o pedido era negado. Foi justamente para poder fugir do procedimento legal e agir às escuras, longe dos olhos do aparato oficial do estado e das autoridades, que Ramagem nomeou Bormevet e outro policial federal para a coordenação sob o guarda-chuva do CIN. Desde então, os pedidos, muitos deles nada republicanos, passaram a ser enviados diretamente e sem intermediários do gabinete de Ramagem para o “homem do capitão”, que ocupa uma sala no primeiro andar da sede da Abin, em Brasília, em frente a uma escada por onde os servidores do segundo andar precisam passar para se deslocar no prédio.

Agencia SenadoHá indícios de que a “Abin Paralela” de Bolsonaro funcione na sede da agência
Tão logo a notícia sobre os “relatórios de inteligência” produzidos pela Abin para ajudar a defesa de Flávio Bolsonaro foi publicada pela revista Época, os oficiais da Abin creditaram a ação a Bormevet. Não bastasse o canal direto com o gabinete de Ramagem, a suspeita de que o agente da PF é o “pai” dos informes encaminhados a Flávio foi reforçada depois que se descobriu que as mensagens com as orientações transmitidas ao senador não cumpriam minimamente os padrões da agência. Todos os oficiais da Abin, no curso preparatório, aprendem a formular os relatórios de acordo com as normativas do órgão. Somente alguém de outra carreira, como um agente da PF, entendem funcionários graduados do órgão de inteligência, poderia ter sido responsável por aqueles informes, que além de não apresentarem numeração não exibiam sequer a diagramação padronizada do órgão – além de terem sido enviados a Flávio Bolsonaro em formato de texto, via WhatsApp.

O diretor da Abin se aproveitou dessa informalidade para negar o fato mais de uma vez. Em resposta a um pedido de esclarecimentos feitos pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, Ramagem afirmou que a agência “não emitiu relatórios de inteligência” para a defesa de Flávio ou “qualquer documento relacionado ao tema”, sem mencionar a informação encaminhada por ele pelo aplicativo de celular ao senador, com orientações para o caso Alerj. Ao STF, parlamentares da Rede pediram acesso às mensagens de WhatsApp trocadas entre ambos. Chefe do GSI, a quem a Abin está vinculada, Augusto Heleno disse que a notícia era uma “narrativa fantasiosa”, mas confirmou o encontro das advogadas com o presidente em agosto, alegando que havia um suposto risco à segurança da família presidencial em jogo e que isso justificaria a presença dele e de Ramagem. Segundo Heleno, após o relato das advogadas, ele entendeu que não era o caso de atuação da Abin e nenhuma providência foi tomada pelo órgão.

As mensagens enviadas a Flávio com alternativas a serem adotadas por sua defesa para pressionar a Receita e o Serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro, a fornecerem as informações solicitadas pelas advogadas do senador, incluindo a sugestão de substituição de pessoas acomodadas em postos estratégicos no Fisco e até a demissão do Corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, evidenciam que o plano de criar uma “Abin paralela” denunciado pelo ex-ministro Gustavo Bebianno foi levado adiante.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéGustavo Bebianno revelou as tratativas para criar um aparato de inteligência
Em março deste ano, doze dias antes de morrer após sofrer um mal súbito, o ex-advogado de Bolsonaro que foi demitido do governo depois de um entrevero com Carlos Bolsonaro, afirmou que o filho 02 do presidente tinha apresentado a ideia de criar um aparato dentro da agência de inteligência para satisfazer interesses políticos e pessoais do clã presidencial. Nas palavras de Bebianno, Carluxo apareceu com os nomes de “um delegado federal e três agentes” para compor o aparato. O ex-ministro e o general Santos Cruz, que à época era secretário de Governo e depois foi demitido, teriam alertado Bolsonaro de que a ideia poderia levar ao impeachment do presidente. Segundo Bebianno, Bolsonaro “não enfrentou o assunto e a coisa foi cozinhada”. Os fatos, contudo, sempre teimosos, mostram que não. O plano foi levado adiante.

Em junho de 2019, Carluxo emplacou Ramagem no comando da Abin. Delegado da PF desde o início dos anos 2000, ele virou amigo do vereador durante a campanha de 2018, quando o policial chefiou a equipe de segurança de Bolsonaro após o atentado sofrido pelo presidente em Juiz de Fora, Minas Gerais. Desde então, os laços com a família presidencial se estreitaram. Ele foi o escolhido do presidente para assumir o comando da PF em abril, após a demissão do ex-ministro Sergio Moro em razão da interferência de Bolsonaro na corporação. A nomeação de Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal acabou, no entanto, barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, por “desvio de finalidade”. Em setembro, já com plenos poderes na Abin, o chefe do órgão nomeou o agente da PF Marcelo Bormevet para trabalhar com ele em Brasília, o mesmo que hoje é apontado como o “pai” dos relatórios enviados a Flávio. O “homem do capitão” não seria o único da escolta de Bolsonaro na campanha a integrar os quadros da agência de inteligência. No mesmo dia, a pedido de Ramagem, o Ministério da Justiça efetivou a requisição do agente Flávio Antônio Gomes para ser o superintendente da Abin em São Paulo. Neste ano, a pasta também efetivou a ida do papiloscopista da PF João Paulo Dondelli para trabalhar na Presidência da República — hoje ele é diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações. Ou seja, todo o quarteto, “o delegado federal e os três agentes”, que integrou a chamada “Equipe Messias” em 2018, como foi batizada a escolta do então candidato a presidente Jair Messias Bolsonaro, está de volta à ativa. Só que agora, à exceção de Dondelli, que passou a atuar nas Comunicações, a serviço da Abin do B de Ramagem. Augusto Aras precisa cumprir o seu papel como PGR e investigar o caso que, segundo ele próprio reconheceu, é muito grave.

 

Em nota enviada a Crusoé, a Abin diz que “nenhum relatório foi produzido com tema, assunto, texto ou o título exposto, tampouco a forma e o conteúdo dispostos correspondem a relatórios confeccionados por servidores em atividade na ABIN”. Segundo a agência de inteligência, “as notícias apontam desvio de finalidade, respaldadas apenas em trechos mal redigidos, com linguajar atécnico e sem relação com a atividade de inteligência. Nenhum documento, relatório ou informe de defesa em processo criminal foi transmitido por qualquer meio a parlamentar federal ou a sua defesa através do Diretor-Geral, Diretores, Coordenadores ou Assessores”. Ainda de acordo com a Abin, o órgão acionou sua Corregedoria interna e a Advocacia-Geral da União para que adotem medidas capazes de elucidar a verdade dos fatos. Imprescindível a apresentação dos supostos relatórios às autoridades públicas, para complementação das apurações cabíveis, demonstração de não vinculação a servidores dos quadros da ABIN e consequente apuração de responsabilização pela desinformação”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ao ler tudo isso reforça algo que penso desde as primeiras ações criminosas do Bozo. Será gente que não existiu um acordo entre esses políticos, envolvendo certos partidos pra convergir nesse resultado da eleição presidencial? Tenho a impressão que juntou na mesma mesa PT, PSDB, DEM, PSL e tantos outros partidos e colocaram abertamente à mesa um plano de parar Lava Jato e, no meu ponto de vista, colocaram candidatos inelegíveis que davam certa a vitória desse lunático.

  2. São tantos atos e situações irregulares que a gente fica de queixo caído. Fomos enganados com todo aquele papo de mudança. Minha irritação vai além desse clã nojento. Cadê o presidente da Câmara, Rodrigo Maia? Ele vai às mídias sociais reclamar dessas indecências presidenciais, mas não toca adiante qualquer um dos tantos pedidos de impeachment. Pura retórica! Todos farinha do mesmo saco.

  3. Bolsonaro é um aspirante a tirano cercado por bajuladores (Heleno é um deles) e apoiado por oportunistas e idiotas úteis. O crime atribuído à Abin/Ramagem/Heleno/Bolsoraros deve ser exposto amplamente. Seus executores devem ser punidos com severidade.

    1. Pois é. E ninguém aínda fora do congresso pedindo o impeachment. Cadê a Janaína?

  4. Qual a diferença de pazzuelo-heleno-barra-gen luiz eduardo ramos etc..com os militares do aparato venezuelano-ACORDA BRASIL JÁ SOMOS UMA VENEZUELA PELAS MAOS DO jair TRAIDOR

  5. É muito feio o horizonte acinzentado visto desde o lodaçal, que se inicia no Pantanal do Queiroz e se estende pelo raso da Rachadinha e vai irrigar o Sumidouro da Muzema. E é lá que, rareando a vida reta, forma-se o Deserto da Terraplanície Boçalobtusademente,.onde vagam os pulhas e mentirosos, uma terra sem esperanças, só ilusão e Mito.

    1. Inspirada e precisa essa descrição de nossa sinistra realidade, Marcelo!

  6. Não podemos nos esquecer de que "qualquer negocinho é improbidade administrativa. temos que mudar isto senhores"... e "não vou permitir f. com minha família e amigos". Para isto é que servem os aparelhos de estado. Imaginem-se se a reforma administrativa já tivesse sido aprovada com este governo!

  7. Mais um teste para a nossa Democracia. Talvez o maior depois dos impeachment de Collor e Dilma e o será até o julgamento pelo STF do HC de Lula, que pede a anulação da sentença de Sergio Moro que o condenou. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Vc não tem ideia para que lado o novo ministro Kassio irá? Vai acompanhar o Gilmar e o Lewandowski e inocentar o Lula.

  8. Caríssimo repórter, ficou claro na reportagem da Época e na sua também que a Abin forneceu os relatórios confirmado ainda pela a advogada do Flávio. Pergunta que não me deixa calar: Estaria a Abin fornecendo tbm relatórios para os amigos do amigo do meu pai?

  9. Que tipinho repulsivo!!!..... Mais um mero capachinho amestrado e servil, sem dignidade alguma, a serviço de um celerado com noção apenas de frieza, de perversidades, colecionador de ilegalidades e de interesses particulares para encobrir seus criminosos ""famigliares""!!!!

    1. Dá-lhes CRUSOÉ!!! Vocês são ícones de lucidez e competênciaS !!!! Assim mesmo, no plural: vocês são plurais em todos os melhores sentidos !!!!

  10. o problema da imprensa e da mídia brasileira não é o Flávio, Eduardo, Carlos, Michele, é o Jair, infelizmente tem o mesmo sobrenome. Chega a dar asco.

  11. Muito boa reportagem, O Antagonista! Os fatos narrados ao lado de outros que a imprensa em geral vem reportando retratam a imagem deste governo: mais um grupo no poder que age a favor de si mesmo.

    1. E você ? Estrume lambe botas. Você não tem vergonha?

  12. Este fato demonstra a fragilidade da democracia brasileira, ou mais um! Governantes modelam o estado conforme seus desejos/interesses, quase sem resistência. Muito perigoso!

  13. A oposição precisa exigir da PGR uma investigação profunda. Os aliados também exigir. O aliado de hoje, pode ser o inimigo de amanhã. Ninguém esta seguro.

  14. Se vocês tiveram acesso aos textos, deviam reproduzi-los, trazer a público o que receberam as advogadas com a digital do tal Ramagem, essa personagem sinistra.

    1. “No meu governo não há corrupção” entretanto existe uma Milícia -FAMILICIA capitaneada por um apedeuta capitão psicopata e que seus asseclas foram cooptados por cargos e poder.Transformou os Poderes da República em particulares para atender seus filhos desequilibrados e especialistas em “rachadinhas”.

  15. Um estado aparelhado na sua inteireza pelo clã Bolsonaro. É desesperador! O pior de tudo é a legião de generais no poder fazer vista grossa para isso e anuir com o emporcalhamento da própria biografia.

  16. Viramos uma republiqueta de bananas corrupta. Um STF metido a legislador, Senado e câmara entregues aos ritos da corrupção e negociatas , as Rachid em todas as esferas alimentadas por excesso de assessores.

  17. O Gal. Heleno matou no peito o interrogatório sobre a Interferência do JB q provocou a saída do Moro. Quem irá matar no peito o embrolhio da Abin e o FB?

  18. Na foto, aras parece dizer: "Eu é que não vou provar niente. Esperem sentados, minha gente, pra não se cansarem." assinado augusto

  19. Sinceramente não há o que comentar, infelizmente o BRASIL é a podridão da política. Os legisladores, legislam em benefício Próprio, a começar pelas nomeações aos cargos que deveriam ser de confiança da nação, são é transformados de confiança extrema daqueles que os nomearam. VERGONHA, MUITA VERGONHA DO MEU PAIS. É LADRÃO EM TODAS AS ESFERAS GOVERNAMENTAIS. Cadê a GLOBO já se ajoelhou também aos pés do PRESIDENTE.

    1. Se vc costuma receber os jornais de papel em casa, verás q os principais jornais estão recheados de propagandas governamentais e quase nada falando de política. Sim, Bolsonaro está fazendo exatamente igual aos seus antecessores, comprando a mídia principal com propagandas governamentais para lá de polpudas! Durmam com mais essa trairagem, gadonhos lobotomizados!!!

  20. Nos EUA, por muito menos, o presidente Nixon caiu... Por ter traído a esposa, o presidente Clinton pediu perdão à Nação e renunciou... O que está faltando pra Câmara dos deputados brasileira pautar e votar o impeachment? Queremos Justiça!

  21. Pra defender bandido queriam acabar com a reputação dos fundos da Receita Federal. Justiça.Devolucao da grana roubada com as rachadinhas do paizão e do filho com o sorriso do "Coringa". Prisão .

  22. TUDO graças ao DILMO presidento jair JUDAS o maior traidor que este pais já teve. antes tivemos um lula que VENDIA decretos e decisões depois uma dilma quase quebrou o pais e agora um MALANDRO CARIOCA DA PIOR ESPECIE.

  23. Bolsonaro pretende ser o Nicolas Maduro brasileiro. PF, Receita Federal, AGU, PGR e todos os demais órgãos de estado, submissos. Com um Congresso Nacional e um STF complacentes, periga conseguir

  24. Que as vozes da razão, da integridade moral e da independência sejam sempre o veículo da informação desta revista. Pelo tamanho da tragédia é pouco. Mas como exemplo, é uma esperança!

  25. Parabéns pela reportagem!!!! o Hugo Chaves tupiniquim e seus filhotes devem pagar pelos erros...o Brasil não merece essa sujeira.

  26. Bela reportagem cheias de verbos no futuro de pretérito do indicativo, de "ses", "talvez", e outras formas condicionais, mas falta o essencial: - cadê as provas, por menores que sejam? Também, em uma reportagem desse colunista, um dos mais incompetentes da revista, não é de se esperar grande coisa e respaldada por outra da Época, seguramente a revista mais desonesta do Brasil. Mais um capítulo da cruzada antibolsonarista. Quem faz alarde só mesmo o par "tico-teco" do gado Cruzoé/Antagonista,

    1. Antônio, leia de novo: "Crusoé teve acesso aos documentos". Sacou?

    2. O Lula dizia a mesma coisa, hehe, "não tem provas" é a mentira destes criminosos.

    3. Antônio, pior cego é o q faz questão de nao ver. Lamento por sua cegueira emburrecedora.

    4. Dona Luciane, vejo que a Crusoé (só para te agradar) é sua biblia; tome cuidado senão o seu par tico-teco pode entrar em pane e aí vocẽ pode ter dificuldades em escrever mais do que duas linhas, pois vejo que sua capacidade intelectual não vai além delas. Cuide-se bem, gadinho Cruzoé (só para contrariar)/Antagonista, estou muito preocupado como sua saúde mental.

    5. Crusoe se com s, não z. Dr resto, ou você é um fanático cego, ou é pago com dinheiro público para fazer comentários idiotas.

  27. Bolsonaro começou a cair no dia em que demetiu MORO. Esse caso da Abim vai incorporar-se ao inquérito de interferência de Bolsonaro na PF, os dois juntos, tem potencial para o afastamento de Bolsonaro da Presidência. Os filhos de Bolsonaro, levaram seu pai para guilhotina, o que é bom para República, só não pode deixa-los soltos, se não, voltarão a fazer o que sabem RACHADINHAS.

    1. Tem gado assinando a revista para escrever esse tipo de comentário vazio sem nexo. José, você não parece alguém com inteligência mínima esperada.

  28. Parabéns Crusoé, matéria bem feita expondo a fraude, a farsa e as mentiras. A pgr e o stf não terão como procrastinar o que precisa ser feito, até o congresso espúrio com a banda que ainda tem alguma moral deve atuar. Renovei minha assinatura muito satisfeito. Avante Crusoé e O Antagonista.

  29. Esses senhores se mostraram incompetentes nas duas situações envolvendo a famiglia. Na campanha, deixaram o capo ser esfaqueado. Agora, confeccionaram um relatório que só não dará em impeachment, porque o centrão está ganhando muita grana do capo. #wakeupdeadman

    1. E o que vc acha q a esquerda está barganhando com Maia para o apoiá-lo? Daí o desespero do bozo em emplacar o Lira lá.

  30. Reportagem corajosa e essencial para entender do que JB sera capaz para ser reeleito e esconder toda a sujeira para debaixo do tapete - simplesmente qualquer coisa.

  31. Parabéns pela matéria, cujo conteúdo, uma vez provado, confirma a intenção do clã Bolsonaro se proteger das atividades suspeitas, fazendo uso de estrutura do Estado para buscar interferir nas investigações das rachadinhas da ALERJ, envolvendo o 01 e outros deputados daquela casa legislativa do RJ. Em frente Crusoé. Faça seu papel Aras, pois tu és servidor público e não privado do seu padrinho. Em frente Ministra Carmen Lúcia!

    1. Acredito q o araras é um servidor publico fake igual a trupe bozista, tmbm nao acho q seja servidor privado (bolsonaro), acho q nosso araras está mais para privada mesmo.

  32. Parabéns à CRUSOÉ pela magnífica e detalhada reportagem investigando os meandros da bandidagem e do puxassaquismo que assolam esse desgoverno estelionatário e mentiroso!!!

    1. Tudo dependerá de pressão popular e imprensa martelando e trazendo novidades constantes das falcatruas bozistas.

  33. Ninguém pode-se apropriar de instituições ou serviços do ESTADO BRASILEIRO para fins pessoais. Público é publico e privado é privado! Chega de bandidagem!

  34. Além das acusações da RACHADINHA, fato que se tornou notório, por todos os meios de provas lícitos ou tidos por ilícitos, a situação é insustentável e a coisa se complica quando envolve instituição do Estado brasileiro. Os líderes atuais de nosso República precisam entender que não podem transformar o público em privado e que as instituições têm que agir na forma da lei e de todos os regulamentos. Chega de arranjos e atos ilícitos. Isso pode levar ao IMPEACHMENT já contra com 60 pedidos, por ora

  35. Ê preciso coragem.. vejo os oitros meios de comunicação ocultarem ou tratarem superficialmente o tema.. o futuro do bosso país e de sua gente está em jogo... agradeço a determinação de vcs...votamos errado neste sujeito mequetrefe... mas este erro precisa ser corrigido pelo bem comum..

    1. JOÃO, vc deve ter sonhos eróticos com o barbudo do lula. Só pode.

  36. Após ler uma reportagem investigativa dessas c riqueza de detalhes, vou renovar minha assinatura da Crusoé p mais 10 anos. Parabéns aos repórteres e aos demais envolvidos em tal façanha

    1. Sim, sal abin. Liberte-se de seus pecados e culpas usando a inteligência.

  37. Queriam macular a biografia de MORO..que não aceitou tal abuso de autoridade na modalidade desvio de finalidade.. se este país fosse sério ..estas pessoas seriam demitidas a bem do serviço público e o desclassificado e blindador de persecução penal seria enquadrado em crime de responsabilidade..Cabral terá companhia em breve.. esse Brasil merece mudar.. seu povo está morrendo e sofrendo , enquanto um estelionatário eleitoral usa a máquina pública para blindar a si e a outros..

    1. Idem. Continuarei a assinar a revista por essa e outras reportagens inéditas.

  38. Como tudo vira pizza, o aparato do clã vai dar um jeitinho, nada irá acontecer com Aras na PGR está lá só para enganar trouxas ele quer a outra vaga no STF e vai continuar trabalhando para a família Bolsonaro

  39. Gravíssimo! Se comprovado, pode dar impeachment, apesar do momento delicado de nossa economia, q requer a liderança do nosso presidente na condução de reformas urgentes.

    1. João, o Bozo tmbm tem, esqueceu q ele disse q o toffoli é seu amigão? Esqueceu q ele atestou sua postura fake ao indicar um juiz com diploma fake para o STF? Esqueceu dos conchavos escusos tão corriqueiros entre o Gilmar e o filho senador corrupto? Ah, mas caiu logo no colo da Carmen!? Para o alívio dos brasileiros honestos e integros. Resta saber se ela vai ter coragem de levar adiante o processo.

  40. A famiglia criminosa dos Bolsomilicianos está encrencada até a tampa. Cada vez mais irão vazar fatos e provas . Em breve a quadrilha vai cair !

  41. O serviçal Augusto Aras não vai mover uma palha, ele deve o cargo ao Bozo. Aguardamos o STF apurar e forçar uma denúncia contra o Flávio. E exigir a demissão do Ramagem e seus cúmplices.

  42. Acredito que Bibiano foi eliminado, assim como Celso Daniel e Teoriza do STF. Acredito que atrás da facada do maluco estava um esquema sujo para enganar os eleitores e fazer do demônio intragável uma vítima. Um dia, no futuro, saberemos .... talvez.

    1. Realmente, João deve ter algum problema de infancia com um barbudo petista, só pode. Do contrário nao ficaria fissurado em usar espaço de comentários da Crusoé para nos lembrar todo dia que ainda existe um lula e um partido vermelho.

  43. Bom se todo o jornalismo nacional fosse independente para fazer excelentes matérias investigativas como está, imagina a revolução que seria neste Brasil se todos começassem investigar as ações políticas de cada um dentro da máquina do estado brasileiro.

    1. PARABENS Á CRUSIE PELA EXCELENTE MATERIA! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  44. Respeito muito a Crusoé e o outro veículo que iniciou a reportagem, mas aonde estão as provas que levaram a essa matéria ? Há, a meu ver, apenas uma narrativa...

    1. Narrativa? Quem é cachorro fiel é não quer nem ver nem entender sempre fala "... aonde estão as provas". Como os petralhas que ainda gritam contra Moro por ter condenado... sem provas. Seriedade por favor! Tudo encaixa muito bem nessa "narrativa" da Crusoé. Mas pode esporrar e dizer como o Poste fiel da PGR: não têm provas. Ahhh ahhh.... Republiqueta de bananas!

    2. Luiz.. tem um anão debaixo da mesa do bozo. Acredite!

  45. Brilhante reportagem. Mais uma vez Crusoé acertando na mosca. O Bozó já até voltou a berrar e espertamente tentando animar a PM-Rj pelos praças. Tenho certeza que a maior parte das FFAA nacional não compartilha das ideias desse fanfarrão. Só o q ele quer é manter o naco de proteção pros filhos incompetentes, imagens e semelhança dele.

    1. Ta na cara q ela é a laranja do Bozo assim como a Marisa Leticia foi do Lula.

  46. Um MARGINAL ,MARGINALIZANDO o pouco que RESTOU da GRANDE DESTRUIÇÃO deixada pelo luloPETISMO CORRUPTO e demais FACÇÕES. Ainda bem que, estamos diante de UM SUJEITO e uma família e ASSECLAS MEDÍOCRES . POIS ,as AMBIÇÕES desses, foram e é, de DESTRUIR as INSTITUIÇÕES e IMPLANTAR seu PROJETO CRIMINOSO de poder BOÇALnaro. Graças a Deus que temos revista CRUSOÉ/ O ANTAGONISTA, Grupos de pessoas que, ainda, lutam pelo nosso povo e país

  47. Que a publicação narrada não tem é nem cabeça, é uma verdade. O noticioso fala em suposições e nenhuma prova - quanta inquietação e tanta besteira! Isso é jornalismo "nanico", pura fak!

    1. Quem não tem cabeça,é tu seu Ze mané.Tu e o ASNO 171,mafioso sem moral.Usando de tudo de ilegal,pra passar paninho pro filho LADRĀO. FAMILICIA MALDITA.

  48. Excelente reportagem! A Crusoé é formada por jornalistas experientes e independentes, por isso sempre a verdade. Sinto-me cada vez mais satisfeita por renovar a assinatura. Jornalismo de verdade faz-se assim: sem perseguir e sem acobertar. Parabéns à Crusoé.

    1. ..."jornalistas experientes e independentes"...; é para rir?

  49. Excelente Reportagem! Pena que provavelmente não deve dar em nada, pois parece que a justiça toda está comprada por esse fdp.

  50. Há motivos para não apenas remover Bolsonaro do governo, mas colocá-lo preventivamente em Bangu 8. O Congresso precisa representar o povo!

  51. Mais um motivo para impeachment...além de crime de responsabilidade perante a pandemia,o negacionismo científico, que prefiro chamar de genocídio...a destruição da lava.jato...a boiada passando solta na Amazônia as queimadas..o isolacionismo Internacional....a família...quer mais?precisa mais?

  52. Não vi nenhum dos apoiadores se quer tentar desmentir ou contra argumentar quanto aos fatos narrados. Entendo quem cala consente, desse modo são todos cúmplices de toda essa ilegalidade.

  53. Isto é grave e precisa ser investigado com afinco e caso sejam confirmadas todas as provas, o presidente mais do que nunca tem que sofrer o impeachment. Parabéns à Crusoé pela matéria investigativa.

  54. Falta caráter E VERGONHA NA CARA A BOLSONARO E SEUS ASSECLAS .TODOS PAGOS COM NOSSO DINHEIRO ,PROTEGENDO ,AJUDANDO E APOUANDO LADROES E CORRUPTOS

  55. A "Equipe Messias" não contava com a contraespionagem jornalística da "Equipe Roca" da Crusoé. Muito elucidativa a reportagem. Juridicamente é motivo para impeachment. Mas, por hora, não há apoio popular e parlamentar para isso.

  56. É inacreditável! A Abin nega, mas Flávio Bolsonaro, que estaria sendo vítima de uma acusação infundada, e o pai, que pode sofrer um processo de impeachment, continuam calados. Cadê a ira, a revolta dos inocentes injustiçados? Será que há alguém são que não acredite na existência dos relatórios e da Abin do B, depois desse 'quem cala consente', e de Bolsonaro ter dito, na reunião de 22/04, que o seu serviço particular de informação "funciona"?

  57. Pouca inteligência do responsável pela agência BRASILEIRA de inteligência por ter entrado nessa canoa furada. Um profissional de carreira, que conseguiu seu espaço com esforço próprio sendo usado dessa maneira.

    1. Não estou falando do cargo na Abin mas o de delegado da PF que, imagino, conseguiu através seus próprios méritos. Obrigado

    2. Eu discordo, se ele não fosse da curriola nunca teria chegado ao cargo de Diretor da Abin

  58. ALGUEM TEM DÚVIDA QUE O BOLSONERO INTERFERIU NA PF PARA AJUDAR O FILHO? O Watergate brasileiro comecou e o impeachment é questão de tempo

  59. O mais lamentável de tudo isso é que enganados pela legislação que protege bandidos sob o manto do mandato politico tivemos que aturar o Pt por treze anos, ate a dupla Moro/Dallanol e assessores desinfectar o pais. Votamos contra o Pt e por conta das leis eleitorais elegemos algo pior, bem pior que o ptismo. Antagonistas, vocês são ótimos! Nada mais que a verdade.

    1. Esperem a vacina! Os revoltados vão pras ruas exigir o impeachment. Por isso o Bozo é contra vacina

    2. quando eu for vacinar eu ASSINAR é o pedido de impeachment.. deste travestido de presidente da república.

    1. Que decepção!!! Gen Heleno parecia a sensatez no início desse governo. Agora tornou-se cúmplice desse desgoverno e fica caladinho. Conseguiu manchar de forma indelével sua carreira

  60. Excelente matéria!!! Continuemos vigilantes e informando a Nação sobre o que, de fato, acontece nas entranhas do poder!👏👏👏👏

  61. Aparentemente, nem a máfia do PT foi tão longe em usar ilegalmente a máquina pública para defender seus interesses. Será que isto não motiva um pedido de impeachment?

  62. Dentre as diversas coisas erradas que temos neste pais, tem uma que acho o absurdo dos absurdos, que é anularem processos e inocentar comprovados contraventores, já condenados por seus crimes nas instâncias devidas, por "alegadas falhas nos processos" ou qualquer ilações que inventem para este propósito.. deveriam ser cobradas falhas dos responsáveis, mas jamais deixar de punir o infrator... Por enquanto, o Brasil continua o país da corrupção, injustiça, impunidade e dos privilégios... Triste!

    1. Isso é o resultado de termos instancias superiores com juízes indicados a dedo por políticos. Infelizmente a nossa cúpula do judiciário está completamente contaminada pela desonestidade e corrupção de nossa classe política. Bem diferente da base do judiciário que é composta por funcionários de carreira admitidos por processo seletivo de concurso público. Já passou da hora de realmente termos um judiciário verdadeiramente independente e sem indicações políticas.

  63. Ramagem: Conjunto dos ramos de uma planta. Nunca tinha visto um sobrenome que define tanto uma pessoal, há muitos ramos, caminhos, direções que há ausência da baliza moral pode levar um indivíduo.

  64. Exmo Sr. Augusto Aras caso não tenha os dados suficentes para prosseguir com o processo poderá pedir para o Kassio com K. para copiar e colar os dados da reportagem da revista Crusoé e incluílos nos autos. Os dados emitidos na reportagem já são suficientes para embasar qualquer processo de investigação de tráfico de influência e advocacia administrativa. Acho que são excesso de provas; então é melhor não prosseguir com o feito. Não, é Sr. Augusto.

  65. Abram essa matéria para todos os leitores da Crusoé no Facebook e YouTube. Permitam que possamos copiar e colar. Muitas pessoas precisam ter acesso a isso. É escandaloso e pode ser fatal. Fim desse governo criminoso. Coloquem no site do Antagonistas para que tenhamos a possibilidade de um link livre. Por favor. Não vou dizer que é estarrecedor e inacreditável, pq aprendi que com ameba lula e bozo toda a imundice é possível. Ana Cristina

  66. A Venezuela é aqui! Pensar que achávamos que o pt faria isso, hein? Um capitão de meia tigela conseguiu em menos de dois anos, junto com omissos do stf e cúmplices do congresso, acabar com a democracia no brasil! Preparem-se para uma guerra civíl! Estou pronto! Não serei gado deste bando de fdp!

  67. Da mesma forma como foi montado os relatórios e que foram enviados ao bandido senador filho do PR maricas, vai ser manipulado toda e qualquer informação sobre o caso.

  68. Ele declarou em reunião e o mais triste que isso permitiu ver que tínhamos também laranjas podres na PF, STF, o PGR e de quebra a turma do presídio do legislativo. Resumo bandido imcubertando ladrão e ladrão dividindo rachadinhas com erário público. Agora só vamos resolver isso de duas formas Urnas e leis severas contra a bandidagem que está impregnada nos poderes

  69. Nada com o tempo para demonstrar quem foi o mentiroso naquela malfadada reunião que culminou com a demissão de Sérgio Moro, fora estelionatário eleitoral, ladrão do sonho dos brasileiros de bem por um Brasil decente e livre de corruptos.

  70. A ser verdade, é grave, é crime, é caso de impeachment. Não podem nem devem se omitir, por caracterizar omissão criminosa, o PGR e o Congresso, sob pena de estarem contribuindo para a instalação de um Estado policial, tipo Rússia.

  71. GENTE, ESSE CASO É GRAVÍSSIMO. ONDE ESTÃO AS PESSOAS DE BENS DESSE PAÍS QUE NÃO TOMAM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE AFASTAR O INCOMPETENTE PRESIDENTE DO CARGO. TODOS COMETERAM CRIMES GRAVES E DEVEM SER APURADOS.

    1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/edicoes/138/a-abin-do-b/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  72. Esse lixo do Bolsoasno é uma cópia piorada do Maduro de do Hugo Chaves, se não abrirmos os olhos vamos nos transformar numa Venezuela.

  73. E agora? Somente leitores comuns leem a Crusoé e ficam indignados, ou instituições de classe, o STF e o Congresso sabem do caso e passam vistas grossas?

  74. Fico ansioso a semana toda esperando a edição da CRUSOÉ pois somente uma edição independente altamente tecnica e investigativa pode revelar os podres desse governo pífio, inoperante, incapacitado e ridiculo.

  75. Excelente reportagem!!! Parabéns. Quem diria que Bolsonaro seria ainda mais nocivo ao país do que o PT? Destruiu a Lava Jato e aparelhou o único órgão que os brasileiros depositavam confiança que era a PF. Aparelhou e corrompeu o Ministério Público e piorou o STF. Nos livramos do câncer PT e arranjamos o Bolsonaro. Sempre com os pústulas do centrão acompanhando. Podre país

  76. Os poderes estão todos contaminados pela corrupção, pelo fisiologismo e afins. Enquanto isso a população que efetivamente trabalha está à míngua, sem acesso a praticamente nada no que refere à saúde, educação e segurança. Porcos da pior espécie estes vermes que só olham para o próprio umbigo.

  77. Concordo com a afirmação de Jair Bolsonaro: " todos vamos morrer um dia ". Em gênero, número e grau. Qualquer que seja o nosso destino, lá não vão existir: agências de inteligência, procuradores, promotores, juízes, tribunais superiores, diretores de garagem, verbas de gabinete, fundos partidários, tráfico de influência, funcionários fantasmas, rachadinhas.

  78. Parabéns a Crusoé pela reportagem. É muito triste temer que o Aras use essa denúncia como moeda de troca pelo próximo cargo no STF e engavete essa gravíssima denúncia.

  79. Parabéns à Crusoé e ao jornalista Fabio Leite pela excelente matéria!!! Sem qualquer dúvida JB é o pior presidente que o Brasil já teve !!! o Collor deve estar morrendo de inveja !!!!

    1. Parabéns pela reportagem!!! Joga luzes sobre fatos obscuros.

  80. Só espero que a maioria dos Brasileiros não esqueçam em 2022 deste novo absurdo do Governo. Bolsonaro caminha para tirar o troféu da Dilma e tornar-se o pior Presidente que o Brasil já teve !!!!

    1. Já levou a caneco tem alguns meses, foi um verdadeiro gol de placa dele com a sua omissão genocida (180 mil mortos) no combate dessa pandemia.

  81. São raros os funcionários, desde os cargos de alto escalão aos mais baixos, que se negam a acatar ordens de atividades ilegais ou questionáveis. Os que o fazem são perseguidos, retirados de postos, até mesmo demitidos. Um dos exemplos é o caso de Sérgio Moro, que se negou a executar ordens ilegais. Mas, infelizmente, isso ainda é regra e ocorre com frequência. Bolsonaro teve uma grande oportunidade, mas traiu seus eleitores e a nação. Impeachment o quanto antes seria o melhor caminho para o pais

    1. Não são necessárias mais provas, o que falta é interesse político para tanto. Dilma caiu por muito menos pq tinha um vice fisiológico e totalmente alinhado com os caciques corruptos do centrão. Já o bozonáro tem um general Mourão de vice e acho que as ratazanas devem preferir continuar com o Bozo na presidência mesmo com os excessos de provas para referendar qualquer impeachment contra esse hipócrita mentiroso. E com o Bozo lá é garantia absoluta de poderem mamar fartamente na teta federal.

    1. Também me enganei ou fui enganada. Mas aprenderemos a filtrar candidatos ou candidatos a candidato...

  82. Nossa, a Crusoé está de parabéns! Obrigada por essa reportagem Investigativa! Continuamos com a sua imparcialidade política para nos informar. O povo precisa abrir os olhos cada vez mais ou corremos o risco de termos um novo ditador na presidência. Precisamos limpar essa sujeira do país! #ForaBolsonaro Que o arrependimento dos que o elegeram seja força para sua expulsão!

  83. Parabéns pela reportagem precisa e corajosa. Quando Moro, que é sério e equilibrado, fez denúncias graves contra o clã Bolsonaro, acreditei sem questionar. Moro enxergou o perigo que se desenhava dentro do Palácio. Alguns se vendem, como Ramagem e Heleno, mas não todos e o tempo todo. A PF e o Exército que não deixem manchar essas 2 Instituições tão gloriosas, pelas loucuras e autoritarismo de Bolsonaro e seu clã. Cumpram com o seu papel!

  84. Aqui é Brasil, quem manda nessa nação é o povo, e juntos em 2022 vamos colocar essa família toda no devido lugar nessa nação! Voces vão para fora do poder, pois aqui não é o lugar de gente como voces, que fazem uma nação inteira sangrar, o povo esta sendo massacrado. Acorda Presidente!

  85. 1. Há indícios de crime. Investiguem-se, julguem-se e punam-se os criminosos. 2. Por outro lado, mais uma vez o vazamento de informações para a imprensa mostra que a Abin mostra que não é confiável: está cheia de colaboradores de interesses externos.

    1. Errado amigo Paulo, a ABIN não é confiável exatamente por ter em seus quadros milicianos bozonaristas travestidos de oficiais da ABIN para atender a interesses escusos e nada republicanos. O vazamento deve ter ocorrido por algum funcionário de careira da ABIN que não aceitou o aparelhamento criminoso do Bozonaro para favorecer seus interesses pessoais.

  86. O texto é irretocável e preciso. Por estes fatos e outros ainda obscuros na vida da família delitiva, é que acho que oadeliondeveria ser transferido do presidio de Campo Grande para o regime semi aberto em Brasília, para que ele possa terminar a sua obra, interrompida acidentalmente por um hospital de Juiz de Fora.

  87. Excelente repórter. Agora o Aras deve se convencer da urgência desse escândalo que corre no Planalto. Confirma também quando daquela reunião de 22/4, onde Bolsonaro disse que tinha suas fontes paralelas. E agora Aras? Mostra que é PGR independente.

    1. Desculpe cara mas vc tá pedindo demais. Foi colocado lá prá isto. Lembra q ele entrava ESCONDIDO no palácio ?

    1. João 8:32. O versículo tão citado em campanha vai fazer jus ao seu propósito e contra quem tanto fez uso dele. Bolsonaro é um oportunista vagabundo!

    1. Devem ter mandado os milicianos ameaçar a família do Bebiano levando a morte. Essa família com a ajuda de milhões de brasileiros está transformando o governo numa máfia. As instituições que fazem parte da GOVERNABILIDADE do país estão BICHADAS para não dizer outra coisa.

  88. Crusoe perdeu totalmente a credibiidade. Faz afirmações sem comprovação e ataca o Governo sem provas como fazem a Globo e Folha de São Paulo. O que pretendem com essa estratégia?

    1. A verdade está destruindo teu mito, isto deve te doer bastante. Negar só vai piorar mais pra ti.

    2. Osanan é viúvo do PT, ficou desolado e sem rumo até topar com a milicia corrupta bozonarista. Foi amor a primeira vista!

    3. O fanatismo e inteligência nunca moraram na mesma casa

    4. Passando vergonha desnecessária por quem não merece . Ou isto é apenas um trabalho remunerado ?????

    5. Pretendem mostrar a VERDADE escondida por Bolsonaro e os lambe-botas que o cercam, especialmente Heleno e Ramagem.

    6. Sem dúvida foram citados os melhores meios de comunicação do Brasil. por isso fazem medo aos incompetentes.

    7. O bozo doutrina esse povo igualmente seus aliados pastores charlatões.

    8. parabéns pela coragem de passad vergonha por aqui...

    9. Sem comprovação? Francamente, quer tapar o sol com a peneira?

Mais notícias
Assine agora
TOPO