FelipeMoura Brasil

Os ‘conservadores’ da confusão

20.11.20

A quinta temporada da primorosa série Outlander mostra a revolta dos Reguladores (“Regulators”), um grupo de fazendeiros da Carolina do Norte, contra os altos impostos cobrados no século 18 pelo governo colonial do general britânico William Tryon.

“Foi sem dúvida a primeira batalha da revolução”, disse Diana Gabaldon’s, autora do livro que deu origem à série, ao portal The Times News, referindo-se à revolução americana de 1776, que levaria à proclamação, no dia 4 de julho, da independência das Treze Colônias – os Estados Unidos. “Não houve líder ou oficiais, mas abriu o caminho para o que foi essencialmente uma revolta dos pagadores de impostos.”

A série não mostra, mas Edmund Burke – sempre ele, o pai do conservadorismo – anteviu e tentou evitar a revolução americana, discursando no Parlamento britânico contra a tributação das colônias e atuando pela conciliação.

“Deixai a América, caso tenha matéria tributável, tributar-se”, disse em 1774. “Não os onerei com impostos… Todavia, se, de maneira intemperante, imprudente e fatal, vós sofismardes e envenenardes a fonte mesma daqueles que governais, ao incitardes deduções sutis e consequências odiosas aos que governais da natureza ilimitada e ilimitável da soberania suprema, ensinareis por tais métodos a pôr esta própria soberania em questão. Ao se atiçar o varrão, por certo se voltará contra os caçadores… Ninguém será persuadido à escravidão.”

Em 1770, já popular entre os colonos, o irlandês Burke ainda havia dito: “Na verdade, o que todos os homens sábios pretendem é evitar que as coisas cheguem ao pior”.

Hoje, 250 anos depois, Jair Bolsonaro é um homem rudimentar que ameaça usar “pólvora” contra os EUA para evitar sanções comerciais, enquanto xinga de “maricas” e “frouxos” os brasileiros precavidos diante de uma pandemia que já matou quase 170 mil compatriotas.

O Ministério da Saúde de seu governo apaga um tuíte pró-isolamento social, porque o presidente quer os cidadãos enfrentando o vírus “de peito aberto”, antes das vacinas, para capitalizar eleitoralmente em 2022 uma eventual recuperação econômica (enquanto tenta blindar seu filho 01, denunciado por desvios de 6,1 milhões de reais dos cofres públicos).

Como quem sente recompensada sua pose de machão do terceiro mundo, ele ainda repercute a declaração do presidente da Rússia e ex-chefe da KGB, Vladimir Putin, de que “expressou as melhores qualidades masculinas”. “O poder é o sexo do impotente”, ironizou o senador Major Olimpio no Papo Antagonista, recomendando psiquiatra e geriatra a Bolsonaro.

A impotência do presidente do Brasil como cabo eleitoral também ficou clara com o fracasso da maioria dos candidatos apoiados por ele nas eleições municipais. Até o PSOL de Guilherme Boulos – o “gênio” que agora quer solucionar o déficit previdenciário no serviço público aumentando o número de concursos e servidores – conseguiu afetar mais sensatez e empatia no primeiro turno que um bando de reacionários e oportunistas aloprados.

O governo Bolsonaro mal terminou a segunda temporada, e o eleitorado independente já cansou da beligerância bolsonarista – intemperante, imprudente e fatal. Eu também cansei dos “conservadores” do dinheiro alheio e da confusão. Há séries e livros muito melhores.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns, Felipe pelo excelente texto. Admiro sua retidão e decisão sábia de ter deixado a -jovem pano- Sou conservador, da escola de Burke. Pena que um ditador como Putin e um idiota estelionatário como Bolsonaro tem seguidores fanáticos ou alienados. Abraço

  2. Texto primoroso. Até desenhou. Pena que o gado bolsopetista continue cego e surdo, acreditando nas bravatas insustentáveis desse presidente, que é o maior estelionatário eleitoral da história do País.

  3. Felipe, sempre conciso e abrindo as entranhas dos desgovernos brasileiros, sejam de esquerda, direita ou centrão, que, sempre, enganam o povo com sofismas. Excelente texto, parabéns!

  4. não aguento mais o bozo, dou mute na tv, já sei tudo o q ele vai falar, vai fazer, é um sociopata corrupto na presidência protegendo a corrupção.

  5. Concordo com você Felipe e o PR ainda não entendeu que "Morto não teabalha" então não é uma questão de ser "Maricas" ou não e o Povo não tem um séquito a disposição para enfrentar a Pandemia

  6. Concordo com você Felipe: há séries e livros muito melhores e mais fáceis de "digerir". Aliás, gosto muito da série citada.

  7. Primoroso o seu texto Felipe. Para este presidente tudo gira em torno da reeleição, muito provavelmente por ser como foi com o PT, uma forma de controlar os telhados de vidro que ficaram expostos. Chamar de maricas e frouxos, brasileiros que se preocupam com a sua saúde, não é exibição de força, é antes de tudo um caso psiquiátrico. Boulos, mesmo com sua limitada visão de como resolver as coisas, demonstra ser humano. E no fundo o que a maioria quer, é um político humano.

  8. Os governantes ( com minúsculas exceções ) nunca estiveram preocupados com a dita pandemia Sars Cov 2 . A saúde pública nunca foi levada a sério. Apenas os interesses pecuniários . Dinheiro no bolso desses corruptos .

  9. Felipe, os fanáticos que ainda apoiam o Bolsonero são todos ex petistas roxos. Apoiam agora o minto, depois voltam de novo a ser esquerdosos. É uma gente vazia, sem princípios, ruim da cabeça.

    1. Com todo o respeito, mas esse quadro que vc pinta,colocando nas hostes bolsonaristas ex-petistas, é totalmente equivocado. Não há como vc juntar na mesma parada, os ditos progressistas com os ditos conservadores, ou seja, petistas x bolsonaristas. São água e óleo. Nao se misturam. E se odeiam. apscosta/df

  10. Entre a frase citada pelo Felipe:"Na verdade,o que todos os homens sábios pretendem é evitar que as coisas cheguem ao pior" e a nossa degradante realidade ,existe um abismo intransponível...que pena!!

  11. Votei no Bolso para acabar com o PT corrupto. Espero votar em Moro/Mourão ou Mourão/Moro para acabar com a incompetência e ignorância....

  12. Ótimo comentário. Inteligente. Adorei também o comentário do Major Olímpico. Sei da sua formação conservadora raiz mas devo confessar que prefiro o liberalismo progressista que atende mais aos interesses do nosso século. Salve salve.

  13. Onde é que eu estava com a cabeça quando votei nesse quadrúpede? Como me arrependo. Tem algum trauma moral naquela família que não sei explicar. Talvez papai Bolsonaro pegou Carlinhos fazendo troca-troca com o colega de escola, só pode...

  14. E séries também, Felipe, assisti à série indicada por você (Ozark), muito boa; me atrevo a te indicar "Better Call Saul", você vai gostar. Mudei de assunto só para descontrair, se eu pudesse eu esqueceria esse governo, mas temos pela frente mais dois anos. Que Deus nos acuda!

  15. Cultura e bom senso são requisitos necessários para um bom governo. Sem os dois , é como dirigir um veículo sem os sistemas de direção e de freios. Cultura controla a direção , o bom senso , os freios. Na ausência : DESASTRE.

  16. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

    1. Moro Presidente 2022!!!! Chega de aturar esse governo e congresso! Vamos votar para mudar executivo e não nos esqueçamos nunca desse congresso de larápios .

  17. Largou mão do olavismo e aderiu ao "fique em casa", Felipe? Abomino o jumento e seus jumentistas por traírem as bandeiras que o elegeram, mas me pergunto se Burke aplaudiria as pessoas que são convencidas pelo Estado a se tornarem escravos pelo baixíssimo risco da doença (85% de leves e assintomáticos, menos de 1% de óbitos) ou se tomaria o lado dos americanos na discussão, que o bolsopetismo apenas macaqueia por cálculo cínico.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO