A política da psicopatia

Faturar politicamente a suspensão dos estudos de uma das vacinas contra o coronavírus e rosnar para os Estados Unidos são só alguns dos sintomas da perturbação que acomete o presidente da República
13.11.20

O comportamento de Jair Bolsonaro é, mais uma vez, objeto de estupor nacional. Já havia virado uma espécie de esquete da ópera-bufa em cartaz no governo o presidente disparar declarações polêmicas para tirar os holofotes das cenas que ele prefere manter na penumbra. Quase sempre, elas eram precedidas por notícias incômodas envolvendo familiares dele ou deslizes da própria gestão. O padrão não mudou muito. No entanto, desde o início da pandemia, quando Bolsonaro se viu cada vez mais isolado na estratégia negacionista sobre a gravidade da doença que já matou mais de 160 mil pessoas no país, a prática se intensificou. Da “gripezinha” propalada na TV em pronunciamento oficial ao “e daí?” disparado a repórteres que o indagaram sobre a tragédia da pandemia, o presidente coleciona um vasto repertório de frases e atitudes incompatíveis com a compostura requerida pelo cargo. Nesta semana, contudo, ele conseguiu superar até seus próprios padrões.

Em um intervalo de apenas 24 horas, Bolsonaro comemorou como vitória política a suspensão dos testes da vacina da chinesa Sinovac contra a Covid-19 conduzidos pelo governo de São Paulo, originada por uma tragédia pessoal; disse que o Brasil teria de “deixar de ser um país de maricas” para enfrentar a pandemia do coronavírus de “peito aberto” e insinuou que o Brasil deve responder militarmente aos Estados Unidos de Joe Biden, se o presidente eleito americano retaliar o país por causa da Amazônia. São declarações e gestos que, em uma conjuntura política menos promíscua que a atual, em que o fisiológico e corruptível Centrão é o principal sustentáculo do governo no Congresso, poderiam levá-lo até a responder por crime de responsabilidade – especialmente pela parte da ópera em que ele tentou faturar politicamente em cima da suspensão dos testes da vacina.

Por mais que pareça para alguns o caminho mais fácil, naturalizar ou tratar como pilhéria a postura do presidente diante de uma tragédia nacional, como se a aceitação de um padrão de comportamento que degrada a instituição da Presidência da República e ameaça as vidas dos brasileiros não fosse muito grave, é aceitar que não há mais limites para o exercício do poder. Para além dos termos utilizados, não condizentes com o cargo que ocupa, e de tratar uma grave crise sanitária como briga política, Bolsonaro, na condição de maior autoridade do país, dissemina desinformação em doses cavalares e com efeitos alarmantes ao comemorar a interrupção dos testes da vacina comprada pelo governo do adversário João Doria e colocar em xeque sua eficácia. Pesquisas realizadas pelo Datafolha em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife já detectaram sinais preocupantes de que diminuiu a disposição da população para vacinar-se.

Para o jurista Miguel Reale Júnior, o presidente cometeu mais um crime, passível de impeachment, ao celebrar a suspensão temporária dos estudos da Coronavac. Autor do pedido de impedimento de Dilma Rousseff, o ex-ministro da Justiça criticou ainda a “omissão” do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre o comportamento “incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”. Afirma Reale Jr.: “No Brasil, o problema não é só não dar andamento a processos de impeachment. É que não tem uma voz de autoridade que se contraponha à calhordice desse presidente”. A voz do povo, porém, já  se faz ouvir, a julgar pelas pesquisas.

A imagem de Bolsonaro vem se deteriorando nos dois principais centros urbanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, um indicativo que preocupa o presidente, assim como aumenta a rejeição nas redes sociais. Segundo o último Datafolha, em São Paulo a sua aprovação oscilou para baixo, de 25% para 23%. No Rio, a avaliação do governo Bolsonaro caiu de 34% para 28%. Certamente não ajuda que o presidente tenha tripudiado sobre a morte do voluntário no teste da Coronavac.

Reale Jr: “Não tem uma voz de autoridade que se contraponha à calhordice desse presidente”
Mas como, do ponto de vista psicológico, poderia ser enquadrado o comportamento do presidente da República, capaz de sem a menor cerimônia politizar a morte de uma pessoa e comemorar o passo atrás em estudos clínicos sobre uma vacina que pode pôr fim a uma pandemia que já ceifou a vida de milhares de pessoas no país? “Os traços do presidente Bolsonaro desmerecem muito a loucura. Os loucos têm ética e os traços dele são totalmente sem ética. Ele faz questão de ser antidemocrático, de dizer frases de efeito para provocar. Não gosto de patologizar uma figura pública, mas, como cidadã, posso dizer que ele tem, sim, traços de perversão”, diz a psicanalista Ana Beatriz Freire, professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao se referir a Bolsonaro, a professora lembra do trabalho Psicologia das Massas, de Sigmund Freud, concluído em 1930. “Ele tem o delírio próprio de quem age como um mestre falando para seguidores”, diz ela. Bolsonaro parece ainda não ter empatia alguma com outros seres humanos que não sejam os seus filhos — um traço de psicopatia.

Os recentes arroubos tiveram início na manhã de terça-feira, 10, horas depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, anunciar, de forma surpreendente, a suspensão dos ensaios clínicos da Coronavac, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de João Doria em São Paulo. O motivo da interrupção apontado pela agência do governo federal em uma nota divulgada em seu site, na noite anterior, era a notificação de um “evento adverso grave” envolvendo um dos 10,4 mil voluntários que receberam ou a vacina ou um placebo no teste duplo cego feito pelos pesquisadores. Mas, até então, o tipo de “evento” ocorrido seria desconhecido pela própria Anvisa, segundo afirmou no dia seguinte o presidente do órgão, o almirante Antônio Barra Torres.

A morte do voluntário — por suicídio ou overdose, segundo o boletim de ocorrência — só veio a público mais tarde. Na nota à imprensa, a agência apontava sete possibilidades de intercorrência, como óbito, invalidez significativa ou anomalia congênita, sem especificar qual delas havia levado o órgão a adotar a medida severa de paralisar tudo. Mesmo diante da falta de informações oficiais, Bolsonaro não demorou a tripudiar sobre um revés que, na visão dele, enfraquecia um adversário político. “Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Doria queria obrigar todos os paulistanos a tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu o presidente, em resposta a um seguidor que o questionou se o Brasil ia comprar e produzir a Coronavac.

A declaração de Bolsonaro, por óbvio, explicitou ainda mais a politização de uma discussão já amplamente explorada pelos dois lados. Em outubro, o presidente havia dito que não compraria a “vacina do Doria” e desautorizou o general Eduardo Pazuello depois que o ministro da Saúde anunciou publicamente a intenção de adquirir 46 milhões de doses do imunizante. O governador tucano, por sua vez, tem capitalizado ao máximo cada etapa dos estudos da vacina como principal alicerce de sua plataforma eleitoral para a disputa presidencial em 2022.

Mineto/Futura Press/FolhapressMineto/Futura Press/FolhapressCoronavac: o governador de São Paulo, João Doria, tem capitalizado ao máximo cada etapa dos estudos da vacina
O que se viu foi uma guerra de versões entre dois órgãos técnicos vinculados a dois governos antagônicos. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que comunicou a Anvisa sobre o caso envolvendo o voluntário no dia 6 de novembro, dentro do prazo legal, já com a informação de que o “evento adverso grave” não tinha relação com vacina, fato que já teria sido atestado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, a Conep, ligada ao governo federal. A Anvisa, por sua vez, alegou que por causa de um problema técnico ocasionado pelo hackeamento ocorrido em órgãos federais na semana passada, o comunicado do instituto só pôde ser visualizado no servidor usado para troca de ofícios com os governos estaduais no dia 9 e, ainda assim, estava “incompleto”.

Entre os documentos que faltavam, estaria o boletim de ocorrência no qual constava a causa da morte do voluntário da vacina. No documento, obtido por Crusoé, a Polícia Civil de São Paulo registra que o participante da pesquisa, um farmacêutico de 32 anos, foi encontrado morto no dia 29 de outubro dentro de seu apartamento pelo zelador do prédio, que arrombou a porta a pedido do companheiro do rapaz que estava viajando e não conseguia contato com ele. Não havia sinais de violência no imóvel. O envio da documentação complementar à Anvisa, incluindo um relatório do Comitê Internacional Independente da vacina da Sinovac, formado por especialistas estrangeiros que analisam a eficácia e a segurança do estudo de forma imparcial, levaram a agência sanitária a autorizar a retomada dos ensaios clínicos pelo Butantan no dia seguinte.

Bastaram algumas horas para que a polêmica envolvendo a guerra da vacina ganhasse concorrência no noticiário, novamente pela língua solta de Bolsonaro. “Tudo agora é pandemia. Tem que acabar com esse negócio, pô. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia. Não adianta fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas, pô”, afirmou, durante evento sobre turismo na terça-feira, 10. Na mesma cerimônia, Bolsonaro ameaçou usar “pólvora” contra os Estados Unidos, na discussão sobre a defesa da floresta amazônica. “Apenas na diplomacia não dá. Quando acaba a saliva, tem que ter a pólvora”, afirmou Bolsonaro.

O dado espantoso é que o presidente falava à vera. Como se não fosse  absurdo o país enfrentar a maior potência militar do planeta, que detém armas nucleares e investe 2,5 mil vezes mais do que o Brasil nas Forças Armadas. O país de Bolsonaro, não custa lembrar, tem apenas um – um! – caça de última geração em condições operacionais. As Forças Armadas nacionais estão há tempos sucateadas.

Marcelo Gonçalves/FolhapressMarcelo Gonçalves/FolhapressWassef esteve no Planalto no dia em que o presidente estava mais alterado: terá sido esse o gatilho?
A psicanalista Ana Beatriz enxerga “uma espécie de fanatismo” nas declarações de Bolsonaro sobre os Estados Unidos. “Quem acredita ser Napoleão, o faz verdadeiramente”, diz a professora. “É uma loucura funcional”, resume o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Para ele, diante da perda de popularidade e com a reeleição em risco, Bolsonaro tenta contornar sua incompetência política com atos e declarações que denotem “virilidade”, como a declaração contra os Estados Unidos. “Ele quer dar provas de coragem e faz isso chamando os cidadãos de maricas ou falando da possibilidade de guerra contra os americanos”, explica. “Para o presidente, é um golpe perder o apoio imaginário dos Estados Unidos. A preocupação dele é como será visto pelo eleitorado. Bolsonaro está refém do personagem que criou.”

Vistas pelo ângulo político, as declarações polêmicas em série de Bolsonaro tiraram um pouco dos holofotes um dos assuntos mais indigestos para o presidente, o caso Queiroz. O presidente rompeu o estilo paz e amor que havia adotado desde a consolidação da aliança com o Centrão no Congresso e com a ala garantista do Supremo Tribunal Federal justamente no momento em que o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o senador Flávio Bolsonaro pelo desvio de 6,1 milhões de reais no suposto esquema de rachid na Assembleia Legislativa do Rio. Curiosamente, no dia em que proferiu os desvarios, o ex-advogado do presidente Frederick Wassef foi flagrado entrando no estacionamento do Palácio do Planalto, conforme informou o jornal Folha de S.Paulo. A pergunta é: o que Wassef teria ido dizer ao presidente?

Convenhamos que a presença do ínclito Wassef no Planalto, pela repercussão que gera e riscos que envolve, não seria para trocar amenidades. Algo importante e provavelmente urgente deveria estar em pauta. Terá sido esse o gatilho para mais uma atitude tresloucada do presidente? Quando o advogado desembarcou no Planalto, a cerimônia em que Bolsonaro disparou seu palavrório já tinha terminado, mas certamente, àquela altura, ele já sabia da visita — em entrevista a GloboNews, Wassef teve o desplante de dizer que “não foi ao palácio”, mas que, sim, “passou” no estacionamento, encontrou algumas pessoas e saiu. “Minha vida aqui é uma desgraça. É problema o tempo todo. Não tenho paz para absolutamente nada”, desabafou o presidente. Não, Bolsonaro, quem não tem paz são os brasileiros.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro é tosco, mas a imprensa consegue superar por léguas de distância.. (e uma matéria como essa, na qual os argumentos são dignos de uma criança e os assuntos/pontos são abordados com a profundidade de um “pires”, é um ótimo exemplo).

  2. Desgraça ele fez conosco, que o elegemos para não deixar o PT voltar ao poder, com base em suas promessas de campanha, que não foram cumpridas e que ele faz questão de fazer o oposto do que prometeu. Ele foi eleito, também, devido à fatídica facada que recebeu. Cretino!

  3. Lamentavelmente a Crusoé começou bem e cada dia está mais parecida com o lixo "Veja, Isto É, Globo, CNN" Ainda dá tempo para vcs pularem fora dessa barca furada, dessa paranoia de atacar nosso presidente para derrubá- lo. Qualquer um que ouviu o discurso inteiro do presidente Bolsonaro entende o que ele quis dizer seus jornalistas canalhas.

  4. Senhores Pela relativa intimidade demonstrada com o jurista, Miguel Reale Jr., gostaria de, por favor, perguntassem a ele sobre a venda de dois lotes en Ilha Bela-SP, para um jovem engenheiro na década de 70/80. Depois de pago em suadas prestações fui, gentilmente informado, que não podería registrar e/ou ocupar os terrenos, pois a venda dos mesmos nao havia sido autorizado pelo sócio Itáliano. Hoje estes dois lotes estão ocupados por terceiros. Agradeço-lhes antecipadamente.

  5. Mudem de galáxia, monstros tóxicos... Agarrem-se uns aos outros em suas ilusões narcisistas, e nos deixem sanitizar o planeta!

  6. Reale Jr, o despeitado e a tal psicanalista de jornal... vamos explicar novamente: o povo preferiu o falastrão ao ladrão. So tem bandido no mercado...

  7. Esse psicopata e insano será abandonado pelos seus seguidores, que irão finalmente, se convencer de sua loucura. Não há ideologia que se sustente. Bozo, se abrace a sua família e afunde nas profundezas de sua loucura....

    1. A maioria já pulou da barca, como se pode ver nos resultados das eleições. Os que fixaram ou são dementes ou são delinquentes. Este é o Bozismo que ainda sobrevive nos esgotos brasileiros.

  8. Bozistas abaixo voltam a zurrar. Os argumentos são os mesmos. A mediocridade é a mesma. Não adianta mais seres bestiais. Os resultados das eleições mostram que o Bozismo, com o fim do trumpismo, desmanchou. Agora vocês podem voltar a zurrar no inferno!

  9. O Lula pode ser responsabilizado por instituir no país o "nos contra eles" e pela a maior operação de espoliação de recursos públicos da história. Mas, analisando o teor e qualidade dos comentários deste artigo, Bolsonaro será lembrado, se a nação sobreviver, como o vírus que infectou e transformou em matéria fecal o cérebro dos seus críticos e seguidores.

  10. Acho que sou de outro planeta! pois eu entendi muito bem as palavras do presidente Bolsonaro com relação o sentido "maricas" e " pólvora" creio que para quem é intencionado não precisa desenhar! muitos são covardes é cruéis com o Bolsonaro.

    1. Bolsonaro é mais uma Criatura do Pantano somado aos do Centrão, uns do judiciário e toda a cambada de filhos, há! e a Milcheque.

    2. Sorte a sua José! Está em ótima companhia. Discípulo é discípulo!

  11. LOUCOS FANÁTICOS DA ESQUERDA, LOUCOS FANÁTICOS SEGUIDORES DESSE PRESIDENTE DOENTE MENTAL. CENTRÃO? SÓ BANDIDO! STF? NEM SE FALA! ONDE VAI PARAR ESSE BRASIL?

  12. Essa reportagem é, nitidamente, pra um médio entendedor, parcial, irrelevante e periférica. Com efeito, o leitor deveria ser informado sobre o prazo médio de desenvolvimento das vacinas imprescindíveis, sobre os detalhes importantes no desenvolvimento de uma vacina, com o objetivo de preparar o cidadão pra optar por tomar um experimento, nesse grau. Qto ao diagnóstico sobre a saúde mental do Presidente, incompatível com a dignidade da profissão de jornalista.

    1. Carluxo boy destilando todo o seu repertório doentio. Normal...

  13. Os autores do artigo deveriam parar alguém na rua e perguntar: "Vc perdeu alguém pro COVID-19?" Muita gente viu amigos e parentes serem diagnosticados com COVID-19. Aqui e ali ouvirá um "sim". Aqui e acolá, ouvirá alguém dizer:"Mataram minha avó, meu pai minha mãe! Eles tinha problemas pulmonares por causa do fumo, e não por causa da COVID-19!" Quantas mortes foram imputadas ao COVID-19? Vcs, autores, acreditam mesmo que todos morreram de COVID-19? Se "sim", são mais tolos q os bufões.

    1. Jayme deve vomitar em defesa do COVID , mas como todos não deve ter coragem de seguir o Bozo e sair se peito aberto..... quem muito fala pouco faz.... como o Bozo.

    2. Jaime, vc é tao repugnante quanto aquele q vc defende cegamente. Volta pro pântano e leva junto o seu monstro de estimação.

    3. Sim! Perdi grandes amigos, pais e mães de família, irmãos e filhos, para a Covid19! Por favor, não tripudie com a dor do seu próximo!!! Choro por eles e pelo Brasil!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    4. Não morreriam se não contraíssem a Covid. Um indivíduo hipertenso pode viver longa vida..... aí vcs dizem : não morreu de Covid, morreu de hipertensão, de câncer, de diabetes.... É um sofisma inaceitável!!

  14. Bozonaro se vendeu ao stablishment corrupto do Brasil. A pandemia foi a pá de cal no governo da alienação ideológica. O MINTO nao conseguirá replicar em 2021/2022 o projeto de assistencialismo barato (bem ao gosto dos governos vermelhos), pois entraremos numa enorme recessão econômica. Ou ele fará igual a Argentina Kirchnerista q deu calote nos seus credores, ou aumentará os impostos. Qualquer das alternativas estão fadadas ao fracasso. Com isso, creio q será chutado de lá antes de 2022.

    1. Sim, totalmente. Só os tapados acham q ele está enfrentando o stablishment.

  15. Bozistas zurrando novamente aqui. Tentando justificar o injustificável. Sempre com os mesmos nomes e sempre no mesmo horário. Possivelmente, o Carluxo não tem mais dinheiro para pagar os robots. Bozistas, não adianta insistir. Todo mundo sabe hoje que a boca do Bozo é o sistema excretor do cérebro do genocida!

  16. Ei de bando de caralhos da Cruzoe, Não autorizei a renovação automática desse pasquim! Devolva pro meu cartão de crédito o valor debitado ou entro na justiça pra reaver. Quando assinei essa porcaria ainda não havia sido comprado pela esquerda. Agora não tenho mais interesse! DEVOLVA MEU DINHEIRO E CANCELE ESSA MERDA.

    1. Carlos deve ser o Carluxo boy. Com certeza. Camisa de força nessa gente. Pior dos piores. BOLSOBOSTA. Presidente maléfico. Resto de ser humano

    2. Patéticos bozomerdas defensores de bandidos. Bozo, você não é apenas o pior presidente da história, é o maior fdp também. Família de parasitas. Família desgraçada.

    1. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🐄🐄🐄🐄🤡🤡🤡🤡

  17. Dizer que o Brasil é que deve cuidar de seus problemas e não o Sr. Biden, que fala em interferir na Amazônia, é rosnar para os Estados Unidos? Êta esquerda hipócrita! Sempre berraram contra o "imperialismo americano". Agora, Bolsonaro defender o Brasil está errado. É muita canalhice defender Biden e a vacina chinesa! Vocês são a vergonha desse país!

    1. Bolsonaro nao esta defendendo o Brasil, esta terminando de destruir o que a quadrilha vemelha começou.

  18. Pela quantidade de comentários idiotas que se viu aqui fica claro porque os CORRUPTOS do PT governaram e roubaram este País por mais de 13 anos com a ajuda dos não menos corruptos do MDB cujo Michel Temer o "corrupto-mor" e vice na quadrilha de larápios.

    1. Amigo Sebastião, trocamos seis por meia duzia. Se vc vê o pessoal reclamando do Bolzonaro é por ele ter se vendido ao centrão q governou com Lula e Dilma e tmbm ter se aliado aos juizes "advogados de bandido e garantistas da impunidade" indicados por FHC e Lula. Claro, pra completar ainda assistimos estarrecidos o MINTO fazer indicações para STF e PGR claramente alinhadas a esquerda vermelha. Quem ainda defende o Bozo é q quer manter o estatus quo da corrupção e impunidade q continuam reinante.

  19. Eu acho que ele só se importa com os filhos na medida que as peculatagens deles mancham a sua imagem. Senão nem com os filhos se importaria.

  20. Excelente matéria. Nenhuma palavra em português descreve melhor o PR do que "psicopata". Esse canalha é o sintoma de um país doente, cujo povo vive acreditando no messianismo político. Foi assim com o Luladrão, com seu esquerdismo de pilhagem dos cofres públicos. Está sendo assim com a "famiglia" dos rachadeiros, com seu direitismo de blindagem dos que devem é podem vir a ser condenados. #BolsonaroMaricas

  21. Muito me assusta é o número de pessoas cidadãs que votaram nele, mesmo sabendo do currículo sem projetos , sem realizações e agressidades.

    1. O Brasil foi enaganado, pois esse governo atual é uma fake news de mau gosto igual as mentiras e distorções da realidade que os bozistas e bozetes histéricas são viciados em consumir e repassar. É só olhar o projeto de governo do poste do presidiário que verão q bolsonaro trocou o seu projeto de governo pelo da quadrilha vermelha. O aparelhamento da PF, a fritura e menosprezo ao Moro, as indicações para STF e PGR claramente alinhadas ao projeto delitivo da quadrilha vermelha e por ai vai.

    2. A alternativa era o fantoche do presidiário. Estamos fritos.

    3. Concordo com o Irineu e creio que muitos votaram nas promessas de campanha ( não cumpridas ) com esperança de fortalecimento da Lava Jato. Salvo os extremistas cegos grande maioria já está revoltada com as atitudes sistematicamente contrárias às promessas. Quando a turba cega acordar temo fortes problemas de violencia no País. "A Plebe é Cega" pior interpretação no milenar e sábio I Ching.

    4. Concordo com o Irineu. Não tivemos opção. Votar no poste do Lula era impossível. Tirar o PT era a primeira necessidade, até por conta da necessária e saudável alternância de poder..

    5. Maria, acho que a maioria que votou nele só queria era tirar a quadrilha petista do poder. Alguns não tinham informações e outros eram também conservadores, tudo gente boa que agora vai vendo o erro que cometeu. É difícil para estes eleitores engolir que ajudaram a colocar este psicopata no poder. Mas devagar a ficha vai caindo. O que a mim preocupa é o gado dele com seu fanatismo imbecil que vai continuar a apoiá-lo. E não são poucos.

  22. Bolsonaro não e psicopata. O psicopata geralmente é inteligente e articulado. Está mais para um idiota delirante e perverso. Protege os filhos para que não prejudiquem a ele próprio. uma avaliação psicológica seria adequada para uma interdição.

    1. E a falta de respeito existe do Bolsonaro com os milhões de votos nele em 2018 e que ele já não tem nem 30% disso mais. Bolsonaro será jogado no esgoto da história junto com toda a quadrilha vermelha. 2022 teremos de juntar os cacos dessa republiqueta e será sem esses governos hipócritas e populistas baratos de Lulas e Bolsonaros.

    2. Nordeste continua recebendo migalhas enquanto seus coroneis da politica estão se fartando com o banquete do desvio de verbas do erário público. Essa desculpa de estar investindo no nordeste é por necessidade de se agarrar a cadeira presidencial. Bolsonaro se vendeu de corpo e alma para o centrão q tem grande força no nordeste e são eles que mandam no orçamento do governo federal agora.

    3. Vocês estão cegos? Vejam o que Bolsonaro está fazendo de bom pelo Brasil. Dois anos sem corrupção no governo, Nordeste melhorando, estradas, o Brasil em pé apesar da pandemia e vocês preocupados com rachadinha e calúnias da imprensa de esquerda. Falta amor pelo país e inteligência para entender o que está acontecendo. Triste constatar que as pessoas esquecem fatos realmente importantes e qualquer imbecil se acha no direito de diagnosticar o PR. Falta de respeito com os milhões que votamos nele.

  23. No final de semana das eleições, a reportagem de capa é este jornalismo de afetação de gafe salpicado de psicologia de poltrona. Vocês estão obcecados. Quanto desperdício de palavra escrita.

  24. É exatamente o descrito!!! Porém, é totalmente nítido para todo mundo com um mínimo de 1 neurônio, que obviamente temos ocupando o cargo  um psicopata, um sociopata, cumulado com um ignorante, perverso, gélido e sádico exponenciais. E é completamente impossível que as treslouquices dele escondam o que a nação acompanha diuturnamente atenta e em detalhes como a uma novela: os desdobramentos da bandidagem "famigliar" generalizada.

    1. E, por mais que o maricas - que esconde o complexo de inferioridade com o de pseudo superioridade - agite desesperado as aflitas asinhas de lantejoulas frente à fogueira, não conseguirá espalhar fumaça suficiente para encobrir o imensamente escandaloso, deprimente, triste, humilhante, pesado e sombrio espetáculo de criminalidade que o envolve e circunda, partindo dele próprio e dos ""seus"".

    1. Bolsonaro tem meia duzia de bozetes histéricas para defendê-lo, do contrario nao teria se aliado aos politicos mais podres do congresso para tentar continuar se agarrando a cadeira presidencial.

    2. Bolsonaro tem milhões dispostos a defendê-lo. Fora a ignorância e o preconceito!

    1. Esse palhaço Bozo tá em todas as reportagens dando teco. Saber quanto tá levando da Cruzoe pra só postar asneiras.

  25. Perdemos tempo nos perguntando: é um mau-caráter maluco ou um maluco mau-caráter? O correto será apeá-lo e leva- lo a um hospício, passando antes por delegacia de polícia.

  26. Declarar guerra ao EEUU e celebrar a morte de um voluntário que interrompeu os teste de uma vacina já seriam indícios claros de insanidade de Bolsonaro . O que Rodrigo Maia está esperando para ir adiante com um impeachment ? Concordo com o jurista Reale Júnior !!

  27. Esse cara é um transloucado Psicopata!! Infelizmente votei nele para tirar os PTralhas, e agora vamos ter que aguardar mais dois anos para fazer o pais caminhar!! Isso, se antes esse cara não fizer maior besteira sobre os olhares da cúpula militar totalmente perdida!!!

  28. Prezados Redatores: Parabéns pelo excelente artigo. Nele, vocês deram um corpo para a nossa imensa indignação, mesmo sendo angustiante vermos essa lista de delírios de Bolsonaro. E esse artigo teve como um de seus pontos altos a lembrança da principal causa desse show de horrores: o desvio da atenção sobre os mal feitos da família do maluco. Cabeça de miliciano, e de nível muito baixo .

  29. A mídia esqueceu da origem do vírus, é necessário prudência em aprovar uma vacina sem cumprimentos das etapas científicas, a fim de evitar polêmica nas terras tupiniquim, sugiro que os políticos tomem a vacina chinesa, se eles sobreviverem a vacina é boa, caso eles morram o Brasil está salvo.

    1. A etapas científicas estão sendo respeitadas sim, foi o MINTO que resolveu mexer os pauzinhos para criar empecilhos e atrasar as etapas científicas dos testes da vacina do butantan. Tanto é q os testes ja voltaram a ser feitos e se descobriu q nao passava de tempestade em copo de agua feuta por um capacho do bozonaro sentado na presidencia da Anvisa.

  30. “Onde está uma Voz de Autoridade que que se contraponha a calhordice do presidente da república federativa do Brasil Jair Bolsonaro” Mantra a ser dito em voz alta por todos os brasileiros para que ressoe aos ouvidos das autoridades e imprensa que se calou até agora. Parabéns Crusoe. Passou da hora. Vide Alemanha nazista, Venezuela de Chaves e outros ditadores e psicopatas no poder. Acorda Brasil!!

    1. Presidente. Acabou a sua saliva e também a pólvora. As suas gracinhas pra chamar a atenção não causam mais efeito. O país cansou.

  31. bolsonaro se sentiu tao macho declarando guerra e convocando povo marica para a guerra que resolveu que a semana que vem a michele vai pintar os cabelos do velho jair de "ruivo viking"

  32. Nós os MARICAS vamos nos lembrar do escárnio do deboche e das traições como fomos tratados por mais um DILMO. um excremento desses junto com centrão (centrão tambem será responsabilizado) apenas mais 24 meses verme ,apenas 24 meses.

    1. Irineu, 2021/2022 será a derrocada bozista, pois a recessão virá com muita força e o governo federal não tem mais dinheiro. Bolsonaro nao conseguirá manter esse governo populista pautado no assistencialismo barato e bem ao gosto do jeito vermelho de governar. Para manter esses assistencialismo ele terá de fazer igual a argentina Kirchnerista (esquerda corrupta) q deu calote nos seus credores, ou aumentará mais ainda nossos impostos. O resultado será o mesmo: recessão, desemprego e miséria.

    2. Sim, nós que assinamos o Antagonista e a Crosué é que fazemos comentários supostamente inteligentes por aqui. Os caras de baixa renda estão correndo atrás de comida e muitos nem sabem o que aconteceu esta semana. E tem o gado fanático dele. E quem contrapor a ele? Não sei não, meu amigo, não sei não.

  33. Falta de compostura, comportamento indecente na presidência e promiscuidade com políticos corruptos não são de hoje. Collor, Lula, Dilma, Temer e agora o miliciano demente. Graças ao conluio do judiciário, tão corrupto quanto os outros 2 poderes.

    1. Vcs adorariam q ele não se candidatasse á reeleição. Esperem sentados. Mesmo contra a vontade ele será colocado lá

  34. A ser verdade o que os institutos de pesquisa estão diagnostocando e, bem logo, ainda que precisasse ser antes, nos livraremos dessa anomalia que colocamos na presidência.

  35. Insisto que tem que haver laudo psicológico que ateste a sanidade mental de candidatos.A população não pode ficar a mercê de malucos e a metade deles ,pelo menos não passaria!

    1. Concordo. Mas de nada serviria em um país em que atestados médicos são comprados em qualquer esquina.

  36. As vezes me pergunto, como depois da Dilma, elegemos o Bolsonaro! Quando o brasileiro vai aprender a votar! E não falo que o Hadad seria melhor, mas podíamos ter escolhido melhor quem iria para o segundo turno.

  37. Bolsonaro é caso não apenas de impeachment, é caso para interdição por incapacidade mental, ainda que sua loucura seja estrategicamente usada para desviar o foco sobre as bandalheiras familiares. Bolsonaro cobre o Brasil de vergonha e tenta a toda hora estender um manto de obscurantismo sobre tudo que trata. É mesquinho, vingativo e ignorante com orgulho, o que ficou mais do que evidente pelo seu modo pretensioso e burro de tratar a pandemia e o desenvolvimento da vacina.

  38. Uau! Que excelente reportagem! Super bem escrita, clara e cristalina como água! Pena que não posso compartilhar àqueles amigos fanáticos que preferem tomar da lama!!

  39. Se depois de tantos absurdos, afrontas à lei e à nossa inteligência nem o Congresso, nem os (supostos) cidadãos tomaram qq atitude, esse miliciano psicopata já sabe que pode fazer, literalmente, QUALQUER coisa impunemente, por mais aberrante e criminosa que seja.

  40. Votei no Bolsonaro contra o PT. Tinha muita esperança que o Brasil tomaria outro rumo. Infelizmente está sendo decepcionante. Bolsonaro não tem educação, é um “bronco”, decepcionante! Para consolar-me, penso que seria pior com o Hadad. Que triste! Não temos líderes! Estamos a deriva!

    1. Votamos nesse Bozo, entorpecidos pelo desespero de tirar o PT!.. esquecemos até quem ele era.. (apologia à tortura no congresso etc). Fase 1 cumprida: enxotamos o PT!! O pior de todos!! Iriam acabar com o Brasil em todos os sentidos!. Fase 2: expulsar o Bozo!.. se não der em impeachment, será na próxima eleição , e de forma humilhante!!

    2. Sim . Pior de tudo que ainda tem uns 25% de seguidores . Assim como o Lula tem uns 10% . Tive essa mesma esperança de acabar com a impunidade mas elegí o Algoz da Lava-jato. Está com o Centrão logo não tem Impeachment. Estão aproveitando a COVID e passando a boiada

    3. Discordo,Regina. Eu detesto o PT, mas NINGUÉM conseguiria ser pior que Bolsonaro.

  41. Foi descoberto agora que o contrato feito pelo governo de São Paulo com a empresa Coronav tem cláusulas (sigilosas) inconfessáveis. Isso não é o uso da saúde de forma política ????

    1. Sim, como todas as outras vacinas em fase de testes tmbm tem suas cláusulas sigilosas. Bozaiada querendo achar pelo em ovo para passar pano pro presida genocida. Ridículos.

    2. Deveria apontar as cláusulas fitas como silgilosas antes de apontá-las como políticas

  42. Seu desequilíbrio mental e sua doença sócio-psiquica e existencial são claro impedimento no prosseguir de seu governo errático, em prejuízo do país e dos brasileiros. Quem terá o caráter e fortaleza de princípios para iniciar o processo de impeachment de Jair Bolsonaro?

  43. Bozistas, qual o tipo de psicopatia vocês sofrem? Como alguém consegue defender o presidente genocida com todas as provas que existem contra ele? Como alguém que se diz são consegue rejeitar a realidade? Bozistas, vocês precisam ser internados urgentemente!

    1. O que o Psicopata quer mais é o “ Prendo e arrebento “ Tivemos vários Psicopatas corruptos : Collor, Lula, Dilma e Bozo . Errei duas vezes .. Elegi Collor e Bozo . Mas mudei de posição em 2019 quando começou a fritar o Juiz Moro

  44. fala sério, Quantos políticos e reporterzinhos,falam pior do que isso em suas intimidades.E os que tem medo de falar, Pensam . Querem faturar econômicamente politicamentcom caras de Santos,e falas Polidas,enquanto arrastam o povo para a miséria.Só pensam no umbigo . quem viver verá. as pessoas que têm coragem de se expor,são as verdadeiras, E sabem que serão criticadas.Mas esta matéria, está abaixo do abaixo para estes que se acham polidos. Me poupem!..

    1. Gostei da ironia Irineu! Chega a dar dó dessas bozetes esquizofrenicas com argumentos rasos.

    2. Mércia querida, tens toda a razão. Estes jornalistas canalhas já acabaram com a reputação do nosso grande timoneiro Lula e agora estão a caluniar nosso muito sincero Mito. Ai que raiva. Ai que ódio.

    3. Pega o Lula e a Dilma, esfrega e aperta bem eles, o chorume q escorrer é o bozonaro genocida.

  45. Se elencar todos os surtos psicóticos do Mitomaníaco, já deveria ser contido por uma camisa de força. BolsoNero está destruindo o País e os asseclas aproveitam da sua insanidade , praticando todo tipo de malandragem e delitos . A loucura do Mitomaníaco vem desde seu tempo no Exército.

    1. Perfeito. Há muito tempo já afirmei e volto a confirmar, eis um caso típico de Sociopatia. Seria p internar??

  46. Tenho a impressão que Bolsonaro cavou sua sepultura política. Confrontar-se com o General Mourão não foi uma boa ideia....esqueceu-se que apesar de ser presidente, nunca deixou de ser um miliciano....

  47. Excelente artigo. E sim temos realmente uma pessoa que não tem empatia pelo ser humano. Somente pelo seu sangue. Infelizmente o Brasil e os brasileiros terão que acordar. Chega de serem ovelhas seguidoras de um líder. Aconteceu na Alemanha Nazista e na Itália Fascista. Não deixemos que aconteça no Brasil. Quem será a vitima ou vítimas. Acordem brasileiros. O medo do petismo está nos transformando em autômatos que aceitam absurdos.

  48. Perfeito o texto. Sintetizou o que se tornou o governo BOLSOciopata. De deputado medíocre a presidente, simplesmente por rivalizar com o PT. Lembro das manifestações quando olhava com aversão sujeitos com faixas "Internvencao Já". Esses sujeito é o PT, aliás toda a esquerda, pois sua única pauta era Lula Livre, são os culpados por BOLSOciopata chegar ao poder. O PT felizmente é um partido em queda livre. Os sujeitos truculentos já sabem que o objetivo da ditadura com BOLSOciopata não ocorrerá.

  49. Bolsonaro caga na nação, o cara é um debiloide criminoso e já deu provas disto como cúmplice da Gripezinha e pelo atual crime de Lesa Pátria em que simplesmente esculhamba de vez a imagem, já por outros tantas vezes arranhada, do Brasil lá fora. Um megalomaníaco burro, errático e perigoso, mas que curiosamente, ninguém no mando dos Três Poderes da República, tem peito ou fibra para enfrentar, talvez porque entre eles, sobram também larápios sem honra e com rabos tão sujos quanto... Ou, piores.

  50. deixa o cara trabalhar e falar o que quiser, vocês da mídia falam e escrevem muito mais bobagens e querem manter exclusividade na liberdade de expressão, porque ele não? o cara é muito bom, nunca na história deste país um PR incomodou tanto como esse, quem estava a base de sombra e água fresca. Movimentou e colocou na mídia política milhões de brasileiros que sentiram o que é ter presença e opinião, separou o joio do trigo e fez crescer o patriotismo desprezado por outros governos. Avante PR.

    1. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐂🐂🐂🐂🐂🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

    2. Bozistas zurrando por aqui. Zurrem Bozistas. Isto é a única coisa que vocês conseguem fazer na vida!

    3. O problema é que os médicos erraram a direção do intestino na hora de coaturar, o sujeito sobreviveu mas c* pela boca

    4. Tem idiotas suficientes para sustentar um doente mental e achar bonito as suas imbecilidades .Abaixo esta besta.

    5. Vcs da mídia:eu achei que Crusoe era uma imprensa neutra mais não é diferente da Folha,veja e etc,tudo do Presidente é explorado até à última no sentido pejorativo,imagine essa esquerda no poder nessa pandemia ja estaríamos numa situação caótica e miserável.Deixe o homem falar os impropérios que vcs acham imperdoaveis,mas que na verdade tem muito tem muito a ver com a vida de todo todo brasileiro na luta por um pequeno espaço.Da um tempo esquerdalha.

    1. Errado gadonho manoel, bozonaro está sendo gostosamente cavalgado por gilmar e Toffoli. Suas escolhas para STF e PGR foram indicações cirúrgicas do toffoli. Governo bozonaro come mortadela das mais vermelhas e acha q o bafo sai de caviar.

    2. colocou a esquerda de 4 prá comer na mão dele, isso é o que está incomodando

  51. Excelente matéria. Só discordo quando aponta insanidades do presidente como estratégia política. Assim como a Dilma, ele parece ter dificuldade de concatenar e expressar pensamentos, palavras, atitudes. Após enxotar o PT do finado Haddad, Bolsonaro deveria ter passado o posto pro vice.

    1. Manoel, metade desses nomes aí estão contribuindo com a loucura bozista. Esse governo é um verdadeiro cocô embrulhado em papel de bala. Vamos sofrer uma enorme recessão econômica pela incompetência presidencial e subserviência do guedes as vontades do napoleão de hospício com desejos genocida.

    2. sim muito insano, que tal a turminha do DEM, MDB, PSB, PSOL, PT no lugar de: Walter Braga Neto Paulo Guedes Tarcísio de Freitas Tereza Cristina Bento Albuquerque Marcos Pontes Ricardo Sales Marcelo Alvar Antônio Rogério Marinho Damares Alves Augusto Heleno, só dos que lembrei. Você com certeza deve estar aborrecido porque esses compatriotas não roubam e governam com profissionalismo, por isso que a mídia esquerdopata está em alvoroço querendo a qualquer preço descaracterizar esse governo.

  52. definitivamente ele te problemas, deve ser polipolar...no mínimo o jeito é mandar logo um camburão, com enfermeiros e camisa de força.. imagine tirar ele do Palácio em 2023...vai ser pior que tirar o Trump da Casa Branca em 2021

    1. Na mentalidade do gado bozista se vc é contra as loucuras petistas do Bolsonaro (sim, pq ele tem governado para os corruptos do pt) então é adorador da quadrilha vermelha. Vai entender a mentalidade de gado submisso. Acorda gadonho manoel! Bolsonaro é produto do PT e está sendo manipulado feito marionete pelos vermelhos e pelo centrão. É um vendido q menospreza qualquer vida q nao seja a sua e de sua família. Tenho fé q será chutado da presidência bem antes de 2022.

    2. você com certeza é outra que quando compra artigos de consumo de primeira necessidade e paga tributos ficava muito feliz vendo seu dinheiro escoar pelo ralo da corrupção, seu dinheiro financiou obras em Cuba, Moçambique, Venezuela, Angola. 10.5 bi de dólares, mais uma coisinha....ninguém pagou tá.

  53. Parece mais "a política da paranoia". Quando acomete, ora adiantam compras precipitadas antes da aprovação das vacinas (GovSP), ora as suspendem (PR), ora as aprovam após o OK da Anvisa (PR), revogando as disposições em contrário... Lembra muito a canção "Metamorfose Ambulante" de Raul Seixas: https://www.youtube.com/watch?v=9j5Jhpd1H98

  54. Excelente reflexão! Diariamente acordamos com ofensas, palavrões e frases desconexas de uma pessoa que perdeu a lucidez e mínima condicao de governar. Até qdo o Congresso Nacional continuará cúmplice desse desgoverno. Tenham piedade do povo brasileiro ! Momento das trevas! Vergonha de ser brasileira!!

  55. A cada dia Bozo afunda um pouquinho na sua lama. Não deve demorar para a pressão da sociedade trocar este incompetente, medíocre e paranoico presidente.

  56. O fato é que enquanto estão falando sobre o destempero do presidente, deixa-se para trás o problema do 01 e acontece com tranquilidade a campanha do 02

  57. Acredito que o brasileiro é o povo mais burro do mundo. A maioria dos partidos que causam tanto sofrimento e mal ao país receberão centenas de milhares de votos, prefeituras, governos etc. porque beltrano ou ciclano, apesar do partido ser uma quadrilha, são bons candidatos. Façam-me o favor! É muita estupidez.

  58. Vocês repisam assuntos já tratados anteriormente . Vamo s mudar de assunto. Pê ésse: porque Queiroz enfiou cheques na conta da Michelle?🤣🤣

  59. Sergio Moro como próximo PR será a solução! Quanto à vacina, é interessante observar que, p.ex. na Europa ou nos EUA ninguém fala em Coronavac da China. Aliás, cabe aos cientistas decidir e não aos políticos! O que se está [email protected] atualmente, recomendadas pela ciência, são p.ex. vacinas da Moderna-USA e Astrazeneca-Suíça, como também da Pfizer-USA e Biontech- Forschunsinstitut Mainz, Alemanha. João Dória está equivocado, melhor, ele faz politicagem para tentar se eleger como próximo PR.

    1. Vacinas da China são usadas no Brasil há décadas !! Brasil neste ano importou de lá 84.4% mais do que em 2019, insumos e medicamentos . Este é mais um delírio do Jair ! Não estivesse Doria no páreo , ele estaria nem aí !

  60. Dois enunciados dispensam kuspe: 1) Evitar políticos identificados com o Brucutu ou com o Brutuku; 2) A extrema esquerda tanto quanto a extrema direita são hostis ao contribuinte. Dezembro se acerca. Com ele chega Papai Noel com uma baita seringa contendo a vacina mais esperada do século. Com ela, talvez se debelem a enfermidade e suas sequelas, inclusive as que roem o cérebro. Logo em janeiro, muito se ouvirá Elis Regina entoando "General da Banda": Mourão, Mourão, Catuca por baixo que ele cai.

  61. No inicio de governo o BUFÃO soltava uma asneira a cada 15 dias; depois a cada semana. Agora, a cada 3 dias. Tá diminuindo a média de tolices que esse imbecil diz. Vamos aguardar a próxima.

  62. Ao centro, volvei, Brasil, Esquerda e direita, nunca mais...!!! Vamos banir a milícia da vida política do Brasil. Já banimos a esquerda maldita...

  63. Uma coisa ficou bem claro: a melhor maneira que possa beneficiar o Brasil, seria votar em Sergio Moro como Presidente da República. Enxergo nele a pessoa mais competente para acabar com esse circo lamentável, apresentado por Mais, Alcolumbre, corruptos dos STF, STJ, etc.. Ainda o restabelecimento da Lava Jato é fundamental. Quanto às vacinas, acredito que não cabe aos políticos decidir. Para isso o Brasil pode contar com cientistas competentes. Observem EUA, Suíça, Alemanha, etc.

    1. Eu também concordo 100% com você Hans! Moro2022 com Gen.Santos Cruz de VP (Vice Presidente)! O BoçalNaro, é só o Maia tirar o traseiro de cima dos incontáveis pedidos de Impeachment e a gente aderir que: nem kacius, nem mendes, nem lewandowisk, nem o que está na lista da odebrecht (todas as minúsculas propositais!) conseguirão evitar o impeachment! Se prepara Mourão que a moleza vai acabar!

    2. concordo plenamente !!! Se Deus quiser será presidente !

  64. Excelente reportagem. Concordo com os profissionais que detectam sinais de psicopatia no presidente. A falta de empatia é um dos principais sinais.

  65. Que o Bolsonaro solta asneiras para esconder problemas sérios já sabemos, porém o Dória se tiver um pingo de juízo não deve se candidatar nem a vereador mais. Os dois tem que sair de cena pela porta dos fundos.

  66. Enquanto isso o doriana que quebrou SP seja protegido pela Crusoé. Façam reportagem sobre o lockdown total da Argentina que ja matou mais por milhão de habitantes que no Brasil. Lockdown foi o que doriana fez em SP.

  67. Já que ele acha que a vida dele na presidência é um desgraça deveria nos fazer o favor e renunciar. O país agradeceria por ficar livre desse troço.

  68. Penso que a CRUSOÉ ESTÁ GANHANDO ALGUMA COISA DO DORIA. PORQUE O DORIA NÃO DEVOLVE O TERRENO QUE ELE INVADIU EM CAMPOS DO JORDÃO. ISSO VOCÊS NÃO COMENTAM.

    1. Também não sou grande fã do Doria não, prefiro a imitação dele do Tom Cavalcante, pelo menos dou risada.... Mas toda vez que eu vejo alguém falando mal dele, fico tentando puxar da memória o que ele fez de tão errado até agora e não vem muita coisa não! Já o Bolsonaro... bate o próprio record de cagada todo santo dia! Ta cansadinho - pede pra SAIR SEU FDP... QUEM TA CANSADO SOMOS NÓS!

  69. Bolsonaro realmente é um psicopata perverso, mas talvez ele tenha razão quando diz que somos um país de "maricas"... Em um país sério este ser asqueroso já teria sido destituído da presidência. Impeachment já!

  70. Matéria lúcida e didática sobre os despautérios de um presidente ostrogodo no Brasil. Pobres de nós, povo que terá que aguentar até 2022 para dar-lhe adeus.

    1. Nilton, "de médico e louco todos temos um pouco" como diria o escritor Machado de Assis. Veja o seu conto "O Alienista".

  71. A CRUSOÉ DEVE MOSTRAR O VÍDEO OU A FALA DO BOLSONARO COMEMORANDO ESSE PROBLEMA COM A VACINA. TUDO FOFOCA DA ESQUERDA CORRUPTA. PORQUE O DORIA NÃO DEVOLVE O TERRENO PÚBLICO QUE ELE INVADIU EM CAMPOS DO JORDÃO???? E TEM O JATINHO QUE ELE COMPROU COM NOSSO DINHEIRO.

  72. Excelente e esclarecedora matéria ! A sequência de insultos contra tudo e todos. Mania de grandeza e de ser inatingível são só detalhes nesse momento cruel de rompimento com os princípios de civilidade! Do e daí, só quero a PF do RJ, Urubuzada, pólvora e maricas o espetáculo pirotécnico continua enqto resta o gado só aponta o trabuco de sal contra o inimigo imaginário esquerdista/comunista kkk cômico e trágico!!!

  73. Só falam negativo do Bolsonaro... Passa a impressão de que ganha para fazer isso... Ô vontade de cancelar minha assinatura..

    1. Deixe de ser marica, Maria, dói ouvir verdades sobre o Mito?

    2. Cancelar ñ pode, terá q pagar até o fim do contrato. E se ñ dormir no ponto ainda terá uma renovação automática. MAS, porém, contudo, todavia, quem a obriga a vir aqui ler os textos? Como diz o velho ditado, a porta da rua é a serventia da casa. Quanto a "Só falam negativo do Bolsonaro...", eu peço, suplico, q cite aqui UMA, só UMA coisa positiva q esse paranóico já fez. Ah, UMA, eu mesma sei: desbancou o PT. Mas fez isso nos ameaçando: "se não o PT volta". Agora vc cita OUTRAS. Aguardo.

    3. Queria que falassem bem de um governo medíocre, despreparado, que o maior feito é inaugurar estação de água? Conte aí para nós alguma coisa boa que o psicopata tenha feito. Please.

  74. O mais preocupante é grande parte da população mostrar-se contrária a SE VACINAR, iludida e confiante nos argumentos idiotas de um presidente despreparado, ignorante, mentiroso, frio e calculista como Bolsonaro

  75. Sério: a tensão causada pelo desmoronamento de seus sonhos de grandeza e o escancaramento de sua incompetência e imoralidade desestabilizaram-no a tal ponto que está necessitando de ajuda psiquiátrica antes que entre em franca crise psicótica que sabe-se lá quais consequências trarão ao país. Não há ironia nem sarcasmo aqui. Infelizmente. Apesar de tudo de certa forma tenho pena dele.

    1. Opa.. a figura aí👇🏾é o clone daquela outra que virou meme na internet cloacando: "oi turma. Sou 13, e peço votos aos eleitores e eleiteiras". Foi um sucesso. Esse "eleijam" aí é pérola pura.. quaquaqua... apscosta/df

    2. Meu lema: "NÃO REELEIJAM" usurpadores do poder público castas nem amigos dos mesmos.

    3. Uma nação inteira à mercê, sem alguém respeitável, confiável e sério com o poder dado pelo povo para agir. Que políticos omissos são estes a quem damos tanto poder. Repensar sério e urgente em quem votamos.

    1. Só precisa de camisa de força na bocaaaa? Ta ficando maluca é? Ele precisa é de camisa, calça, sapato e bandana de força passa os cadeados e joguem a chave no mar da Barra daTijuca. Se puder, joga a ele junto. apscosta/df

  76. Lembram-se do filme TEM UM MALUCO NO ESPAÇO. Com a chegada do Bozo percebemos que o maluco está estabelecido em Brasilia. Não é possível mais aturar a total falta de compostura ética de um Presidente da República. Só abre a boa para falar merda e ainda encontra respaldo nas gargantas de aluguel da midia. Será que as Forças Armadas em troca de 30 dinheiros continuarão ao lado do MANDRIÃO para sujar de fezes os uniformes verde oliva?

  77. Surpresa por ver tantos bolsonaristas assinando a Crusoé. Nenhuma surpresa em ver que eles, assim como os do outro time, odeiam ler sobre a incapacidade, desonestidade e maldade de seus políticos de estimação.

    1. Votei e me arrependo. Culpa do Lula e minha, é claro. Não acredito em voto em branco mas era o que deveria ter feito.

    2. Palhaço Bozo: muita gente boa votou nele para tirar a quadrilha petista do poder. Agora estão num lento processo de admitir que erraram. É difícil isto. Alguns vão reconhecer o erro e outros irão para o fanatismo desvairado. Vamos torcer para que o fanatismo não prevaleça.

    3. NINA, as bozetes estão com surto de febre aftosa. Completamente loucas e desesperadas, pois não sabem o que fazer para defender o Rei Bozó sentado na presidência.

  78. Fábio e Ana, péssimo a matéria de vocês! Com essa matéria vocês tem porta aberta para trabalhar no Jornal Foice de São Paulo. Mama mia!

  79. Acho que buscam com lupa o quê o presidente fala pra tentar incrminá-lo de tudo ! É o jeito dele . Sempre foi assim ! Fala o que vem à mente ! Nunca disseram um A quando o pinguço dizia asneiras e conduzia o país para o caos que está hoje!

    1. É fábio, pode crer, ela cheira mesmo .. um colar da própria bosta dela.. por isso esse tresloucamento ..quaquaqua.. apscosta/df

    2. Jeito dele? Faça me um favor! Ele é presidente deveria ter mais dignidade e saber se comportar. Um beócio louco.

    3. Vera, sejamos justos, acho que ninguém no Brasil foi mais massacrado ( com razão) do que o Lula. Com o Diogo Mainardi ( que acho que é sócio ou dono desta revista ) sendo um dos mais contundentes ativistas naquele justo desmascaramento. Desculpe mas seu argumento é uma falácia desesperada. Reconheçamos todos a incompetência do psicopata que ora habita o Alvorada que será melhor para todos.

  80. Bem, a psicopatia e as práticas corruptas do genocida eram muito bem conhecidas. Apenas ingênuos acreditavam que plantando urtigas colheriam rosas. Além de doente e corrupto, o genocida é um ser azarado. Basta contar o número de eventos randômicos desastrosos que caíram sobre o Brasil desde que ele assumiu. Certamente, Deus nos abandonou depois do papelão que fizemos no primeiro turno das eleições, quando o bom senso indicava que a melhor solução para recompor o Brasil seria eleger um moderado.

    1. Pô meu chapa, tb chamar o "vaidad" de moderado é insignemente um "despautério". O cara não é nada mais nem menos que um sabujo do véio nove dedos. Para, né? apscosta/df

    2. Isso, isso,isso.....é o que sempre digo aos extremistas, não era só Hadad ou bolsonaro no 1o. turno, mas esse povo complicado e teimoso sempre dà um jeitinho de piorar o que tá ruim....

  81. Bolsonaro e Dilma sao otimas lições do que nao escolher, cabe a nos mudar nas urnas o rumo do pais ! A falta de opçoes vem do descuido com o nascedouro da politica - os partidos. Este ano vou votar em partido, nao em falsos "messias". Candidatos para prefeitura ja sao consequencias, temos que cuidar dos vereadores !

    1. Isso Carlote.. devemos sim cuidar dos vereadores, fazê-los trabalhar ou "interná-los" no xilindró mais próximo. apscosta/df

  82. Até quando vamos tolerar as irresponsabilidades deste sujeito? O congresso está silente, como se tudo estivesse normal! E os militares, como podem tolerar as humilhações desse sujeito, que chamou a todos - inclusive, pois, os militares - de maricas!!! Isso sem contar os filhos, envolvidos em processos, e o nunca explicado depósito feito pelo tal Queiroz na conta da esposa dele. CHEGA DE DESRESPEITO!!! IMPEDIMENTO JÁ!!!!

  83. Então correto é a China nos fuder literalmente,eles fazem uma vacina que nem sabemos se estam tomando e os resultados futuros dessa merda !! o contrato com governo de São Paulo já foi exposto pela CNN uma vergonha,agora somos obrigado a engolir que países que destruíram tudo que tinham em relação a reservas ambientais virem aqui e nos ameaçar sobre a Amazônia ?? ou eles tem outros interesses ?? isso é claro..

    1. O problema aqui não é a China! É o teu presidente ser louco. Votei num louco sem saber. Fui enganado. Agora, quem continua acreditando nessa imundície, sósia do Lula, são mais loucos que ele. Verdadeiros doentes mentais. Acordem, bando de imbecis, antes que seja tarde!!!

    2. A culpa pelo descalabro administrativo é sempre dos outros. Hilário que agora os E.U.A. também viraram bandidos. E os 10 dias de apagão no Amapá quem é o culpado: China? E.U.A.? Ou talvez o Dória?

    3. Alexandre, volta pro esgoto. Tudo o que nós leitores não merecemos é ter de ler essas asneiras de fanatiquinhos ideológicos bitolados passadores de pano de políticos hipócritas e mentirosos. Governo bolsonaro, com suas práticas e forma de governar, tem se entupido de mortadelas das mais vermelhas e acha que o arroto na cara dos eleitores vai sair com cheiro de caviar. É só pesquisar o projeto de governo do Haddad q verão que bolsonaro vestiu a carapuça de fantoche do lula.

  84. Deixem de ser Dorietes ou Globetes, viúvas do petismo, o Boso tem lances atípicos , mas os resultados do governo na infraestrutura e Assistencia às vítimas da pandemia vocês escondem . Não ponho a mão no fogo nem por parente, mas por vocês nem olho para o fogo.

    1. Claudio, o governo está uma merda e muito disso é por conta da omissão presidencial em combater a pandemia e colocar a defesa dos filhos corruptos em primeiro lugar. Vá pastar bem longe daqui!

  85. O incrível é ver pessoas falarem como se não soubessem quem era Jair Bolsonaro. O problema do Bolsonaro presidente não é que ele mudou, mas ele nunca deixou de ser quem era, a despeito de gente como os três patetas do Antagonista jurarem que era uma candidatura seria e o FMB ficar todos os dias passando pano para o então candidato. Os "grandes momentos" do Bolsonaro no legislativo foram ofensas, bravatas, provocações, grosseria. Queriam o que agora? Antes tivessem investido em outro anti-PT.

  86. O problema é que o presidente se acredita um puro sangue quando na verdade não passa de um pangaré chinfrim ( sem querer ofender os pangarés ).

  87. A responsabilidade sobre morte de pessoas ou que ficam gravemente afetadas pela pandemia com suas declarações perturbadas mentalmente já deveriam ser motivo para acionamento de impeachment!! Não entendo porque Seguem assistindo a este show dos horrores no Planalto e não fazem nada ! Ele já demonstrou sinais de debilidade mental suficiente para isto !!!

  88. Votei nulo no segundo turno. Não tinha realmente escolha. Era um candidato de uma quadrilha contra um psicopata. Perdemos qualquer chance ao errar no primeiro turno

    1. "Care" Avelar, na próxima eleição faça o certo, vote. Deixou que alguém escolhesse por você, agora não adianta ficar 04 anos reclamando do governo nas redes sociais.

    2. 2022 é Moro nessa hipocrisia retardada e repugnante de Mortadelas e Bozetes!

    3. Em 2022 olhe para traz, para o nordeste, e se reposicione.

  89. esse verme quando protegido se acha "MACHO". no entanto o MENTECAPTO armado com uma glock e de moto foi assaltado por um garoto que levou tudo carteira -moto-glock. aí o verme nos ensina que nós somos MARICAS. sería bom que ele procurasse MARICAS diante do espelho jair OLD FART.

  90. Esse parágrafo final "minha vida aqui é uma desgraça,...." me leva a sugerir: para o bem de um país com a importância do Brasil no cenário mundial, RENUNCIE presidente, RENUNCIE!

    1. Então vamos eleger as mães, "as putas" porque nos filhos não tem dado muito certo.

  91. Ele é o responsável pela instabilidade emocional do povo brasileiro. Toda semana uma crise, uma declaração infeliz, um estresse, um escândalo... não pensávamos que fosse ser assim. Queríamos nos livrar de uma gangue mas no final adquirimos um maluco. E ainda dizem que Deus é brasileiro..

    1. Não é preciso acabar com a reeleição. Basta não reelegermos .

    2. São uns metais mesmo, só que enferrujados e quebradiços..

    3. Pois é Fêfê.. e tem alguns que passam por aqui só pra "deféfêcarem" suas bizarrices.. né? Defender esse "estrupiço" que enganou todo mundo já virou um clássico da estupiburrada, certo? apscosta/df

    4. Quantas insanidades metais destes que aqui falam e comentam, com suas exceções é claro, dos que falam com lucidez e conhecimentos d/causas, não distorçam a fala do presidente. Parece que alguns assinam a Cruzué somente para ter espaço para despejar as suas limitações.

    5. Mal maior ñ sei, mas ,certamente uma desgraça irreparável a curto prazo diante do retrocesso e dos eleitos omissos com interesses próprios q aí estão.

    6. Você está instável? Arrume trabalho, não emprego, que vai melhorar!

    7. Esse filho da puta tem que ser tirado com camisa de força do Planalto, esse cara extrapolou os limites da loucura

    8. Pena que 2022 esteja tão distante! A memória do eleitor brasileiro não dura muitos dias. O recurso do impeachment já não é possível, diante do acordo com o centrão. Assim, fica difícil desfazer o equívoco que foi a eleição do psicopata que aí está, embora tenha sido, à época, a única opção para se evitar um mal ainda maior.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO