DiogoMainardina ilha do desespero

O manual jacobino

27.07.18

“Aumento dramático de brancos, nulos e indecisos.”

A frase está estampada em meu WhatsApp. O autor é um amigo que consulta diariamente as tabelas dos pesquisadores. Eu queria saber qual havia sido o efeito dos arranjos partidários em torno dos candidatos presidenciais. A resposta foi aquela ali.

Um aumento dos votos brancos, nulos e indecisos pode indicar duas coisas: o eleitorado está migrando de um candidato para o outro ou ele simplesmente desistiu de votar.

A hipótese que mais me anima é a segunda, claro. O eleitorado deve se acomodar durante a campanha, escolhendo – com o nariz devidamente tapado – um idiota qualquer para o Palácio do Planalto. Neste momento, porém, o sentimento predominante é de asco. E o asco pelos próprios governantes é o primeiro item do manual jacobino.

O Brasil está congelado na Nova República – aquela que foi erguida trinta anos atrás, depois do regime militar. Lula, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes: todos eles representam um passado apodrecido que a sociedade quer enterrar. O imobilismo gera desespero no eleitorado – um desespero exacerbado pela certeza de que nada vai mudar. Mas meu WhatsApp mostra que uma reviravolta está prestes a ocorrer. Com um tantinho de sorte, ela será pacata. Com um tantinho de azar, violenta.

O único fato seguro é que, independentemente do resultado eleitoral, aquele Brasil acabou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. qdo li este artigo nao tinha entendido. agora entendi: Amoedo será presidente

  1. Não entendi a nota otimista do final. Será que acabou mesmo? Ao que tudo indica, o Bolsa vai murchar e novamente teremos um segundo turno entre PSDB e PT (representado por proxies dessa vez), e ambos terão chegado lá graças a conchavos espúrios com pessoas não-recomendáveis. O que acabou?

  2. Aquele Brasil acabou sim ! Agora é um momento de atenção, de refleitir, de questionamentos, “bisbilhotar “ o passado dos candidatos , o que antes não fazíamos. Despertamos....é um grande recomeço ! E penso que muitos, muitos de nós semearemos uma consciência política ! É esperança sim ! Será pacato , dolorido ou da forma que vier.....estamos sim recomeçando .

    1. Ahan... Quase nada... Santa ingenuidade Robin... Obs.: Vale lembrar que omissão também gera culpa....

  3. Jacobina que sou prefiro uma Revolução com muitas guilhotinas e muitos Robspierres, considero genocidas desviadores do $ público, e para com estes não há compaixão!

  4. Adoraria uma reviravolta. Preferencialmente, pacata. Mas aceito até a violenta, pois temos que mudar. Infelizmente, acredito que nada mudará.

  5. Só que dentro do espectro de candidatos, só existe UM que não tenha ligações com Itaú (apoiador de esquerda), Bilderberg (Meirelles), PSDB tesoura do PT, coroné que prega Dilma 2.0 ou com parceiros do Foro de São Paulo e é isso que o eleitor do Bolsonaro já enxergou. Negar ou anular voto neste momento é de uma burrice sem precedentes na história decisiva que o país vive. Povo estúpido e cego!

  6. É o esgotamento de ciclo Os civis receberam, dos militares, um país com uma economia muito limitada, mas estável socialmente. A esquerda dominou o cenário politico e cultural e teve a oportunidade de implantar suas propostas, inclusive implantando uma constituição. A esquerda permitiu o florescimento apenas de intelectuais de seu seio. Estes intelectuais impuseram sua ideologia a população e agora o povo está exausto desta imposição.

  7. Pois é, desta vez não concordo com o Diogo... O que mudaria? Por que, se está dando certo (para os mesmos)? Sem ruptura, e com o povo tonto que temos, não mudará. Só espero que haja a ruptura, revisão constitucional geral (sem politicos e servidores púbicos com interesses a defender), limpeza no Congresso e nos tribunais, etc. O roteiro clássico. or tempo limitado.

  8. A coluna vertebral desse país está destroçada. A esgotada constituição de 88 não permite quaisquer mudanças sólidas; e nem os políticos, nem os governantes, nem os juízes e nem os funcionários públicos as querem promover. São freios. E estão é de bem com o esgoto no qual aprenderam a boiar confortavelmente. E o senado, com sua bancada majoritária norte-nordestina, continuará dando as cartas do que pode e o que não pode fazer. Por isso sou um daqueles que não deverá votar em ninguém.

  9. Espero que esteja certo, Diogo. Confio nas suas "previsões". Não estou entre os indecisos e muito menos nulos. Meu candidato é Alvaro Dias.

  10. Meu sentimento, é que o partido ou candidato que investir numa campanha de esclarecimentos sobre os votos brancos e nulos, ganhará os votos desses. Isso por quê? Tenho observado muitos eleitores têm o convencimento, de que votos nulos e brancos, atingindo a maioria de 50% + 1, anulam a eleição, e tornam inelegíveis todos os candidatos. Precisa desconstruir esse mito.

  11. Só se fala do futuro presidente. E o senado? E a câmara de deputados? è o lixo do lixo do lixo com raras exceções. Os partidos políticos são o centro do problema, estão de costas para o país, são a representação máxima do lixo, do oportunismo e da corrupção.

  12. NÃO SEI SER SERÁ MESMO ASSIM DIOGO. AS COISAS NO BRASIL NÃO SE COMPORTAM COMO AS "PESQUISAS" PREVEEM. SOBRETUDO COM ESSAS "URNAS" TÃO ILIBADAS. LEMBRA QUE OS 3 OU 4 MILHÕES E DE VOTOS NÃO CONTABILIZADOS PARA A DILMA QUE "APARECERAM" E NINGUÉM HAVIA PREVISTO ISSO NAS PESQUISAS? POIS É....

  13. So vou votar em quem estiver comprometido em apoiar a lava jato e a lutar contra os privilégios, alem, claro de educação, segurança e saúde. Tudo q não puder ser estendido pra todos os brasileiros, e' privilegio e tem acabar. E vou olhar a fundo o q ele ja fez como político ou não. Tou cheio de discurso.

    1. Álavaro Dias! A entrevista dele ontem dia 30 na globonews foi perfeita apesar dos entrevistadores, que mais pareciam carrascos.

  14. será que aquele Brasil acabou ? gostaria sinceramente de acreditar nisso. Nao falo como alguém que desdenha ou torce o nariz e nao faz nada. Trabalho e contribuo para um Brasil novo. Mas vejo tanta gente arraigada nos modelos políticos antigos que me assusto. Parece que a grande mudança esta acontecendo nas redes sociais, mas o numero de curtidas e visualizaçoes nao correspondem ao que se ve no mundo real. Parece uma miriade !!!

  15. Viste o final do discurso do general comandante do sul, na homenagem que recebeu de 100 anos do exército, na cidade de Caxias do Sul- rs ?

  16. Já que o Planalto será podre com certeza , renovemos o Congresso de forma consciente e consistente . Esse já um grande passo para mudarmos muita coisa ... Esse Congresso tem que ser renovado com urgência!

  17. Diogo, nada vai mudar. Este país está politicamente velho e apodrecido. Caras novas aparecem mas com discursos velhos e populista. A base é ruim e a essência é pior. Politicamente esse país é uma latrina destampada. Nossa educação ha vinte anos atrás era ruim, esperava-se melhorar. Veio o PT e deu no que deu. Atraso irrecuperável, pelo menos a curto prazo. Povo ignorante vota em populista e assim continuam ignorantes e o meu voto tem o mesmo peso que o dele !

  18. O eleitor está cheio das caras velhas na política. O mesmo blá, blá, blá, dos últimos 30 anos. O meu termômetro para um bom governo é quando não se ver mais notícias de gente morrendo em filas de hospitais.

  19. Alckmin é a velha guarda, que vem aí. Tem o poder e a grana do estado exponencialmente mais rico do país. Já paira no ar um lamento antecipado.

    1. Álvaro Dias é o único com capacidade e honestidade para ser presidente. E tem plano de governo que os outros não tem. Só falam mas não dizem nada.

  20. Voto pra Presidente em Bolsonaro, com medo de estar elegendo um outro Collor. Mais espero que haja realmente alguma mudança. Embora o sistema podre não queira mudanças.

    1. Investigai a história parlamentar de Bolsonaro e vereis que com quem ele anda...e sabereis quem ele é! Não há quem mereça nossa confiança.

  21. Votar em branco ou anular o voto é a garantia da eleição da caterva do PT, do voto de cabresto, dos MST e MTST, CUT e outros. Eles votarão!! Tenham certeza e a proporcionalidade dos votos válidos, elegerão seus candidatos. Essa campanha pelo voto nulo/em branco é armadilha!! Pensem nisso....

    1. Concordo com o José Lincoln, o único com chance de ser eleito e dar uma choque de direita é o Bolsonaro. Quem sabe o Amoedo concordasse em ser o vice?? Seria muito bom!!

  22. A solução passa por grandes reformas do estado e do próprio sistema eleitoral. A falência atual não é obra apenas dos comunistas, mas da vigarice dos políticos independiente do espectro ideológico. O Brasil atual é o resultado do nosso estatismo da República. A questão a saber é se a nossa pseudademocracia vai suportar a realidade.

  23. Afinal, a questão é uma só. Continuar com estes governos socialistas/comunistas que vêm desde 88, um misto de corrupção, incompetência e esquerdismo ou, um novo caminho pela liberal democracia, com ordem, liberdade de liberdade de empreender, menos governo, mais empregos m, etc. Este caminho nos é oferecido por Bolsonaro, o único com chances de se eleger! Quem tem dúvida?

    1. Com possibilidades reais, temos ORCRIM ao centro (morte lenta), ORCRIM à esquerda (suicídio imediato), a chapeuzinho vermelha da Marina (a ORCRIM vai comer) e o "risco" Bolsonaro querendo pegar o touro a unha. Por isto ele está na frente, por esta realidade.

    2. Todo país precisa de Servidor Público, não há nada de errado nisto. Outra coisa é um país ter "patrões" públicos. Estado é como remédio, se der demais vira veneno e mata.

    3. Acorda! Bolsonaro é funcionário púnlico, tem cabeça de funcionário público e nem tenta muito disfarçar isto. Vc está vendo o que quer ver, não o que ele expõe.

  24. Todos desorientados. Entretanto, a curto orazo, a solução está a vista. Chama se Bolsonaro. Desde 88 até agora só tivemos governos socialistas e comunistas como o de Lulla. Os resultados estão aí, desemprego, miséria, apatia, descrença no futuro. Quando aparece a solução, toda esquerda mancumunada com espresarios corruptos tenta desancar de forma violenta o único candidato honesto e de direita, com chances reais de ser eleito. O que queremos afinal, mais corrupção, mentiras e desemprego?

  25. Eu concordo com muita coisa, mas acho que ainda nos resta um pouquinho de esperança com o Álvaro Dias! Ele não é ficha suja , não tem condenações e nem suspeitas de participação em falcatruas! Horas, vamos dar nosso voto de confiança! Se ficarmos totalmente inertes é só falando negatividades dos outros, não chegaremos alugar nenhum e acabam elegendo uma raposa felpuda corrompida!! Vamos ajudar o Podemos e Álvaro Dias !!

    1. Pelo menos um insinuação para estas pobres almas sofridas que te seguem.

  26. Fazemos milagres com contratos precários, somos sujeitos aos humores político e, muitas vezes, nos negam até as férias. Falo em nome de todos os profissionais de nível superior da Atenção Básica em Saúde. Peça a um colega que faça umas viagens no interior do Brasil e capte a realidade. Uma classe inteira e a saúde do Brasil agradecem. [email protected]

  27. Diego, bom dia. Sei que vc não é um jornalista investigativo, que seu prato é a política e o status quo, e admiro muito suas percepções. Mas, lhe escrevo em um claro pedido de ajuda, como médico vocacionado da atenção básica, que, apesar de ter nascido e formado no RJ, tabalhei a vida toda entre a Amazônia e o Pantanal. O SUS e o Programa de Saúde da Família tem uma estrutura muito bem delimitada, mas o ser humano que presta o serviço clama há mais de trinta anos por um plano de carreira.

  28. Desde a Constituição parlamentarista de 1988, vivemos uma crescente DITADURA DE BANDIDOS POR MEIO DOS LEGISLATIVOS. . A base dessa DITADURA está 1) no monopólio dos "partidos" para acessarem cargos eletivos, 2) na distribuição desigual do FUNDO PARTIDÁRIO e do recém criado ELEITORAL, 3) no domínio por esses bandidos dos cargos e orçamentos federais, estaduais e municipais, que além do controle do dinheiro para eleições, manipula um exército de servidores em fuga do desemprego, .

    1. 5. ...Você não conhece? Tem medo de errar? . Pense que O PIOR ERRO SERÁ MANTER OS VELHOS POLÍTICOS. . ERRE NA NOVA ESCOLHA, QUE VOCÊ ESTARÁ ACERTANDO AO TIRAR OS VELHOS. . Eu aconselho que vocês votem no Partido NOVO 30, de cabo a rabo. . Um Partido que recebe, mas NÃO usa e se eleger uma boa bancada proporá A EXTINÇÃO DOS FUNDOS PARTIDÁRIOS e ELEITORAL. . Todo FILIADO do NOVO tem que ser ficha-limpa e todos os candidatos passam por seleção. Indico de olhos fechados, NOVO 30.

    2. 4. ...DITADURA, no Congresso Nacional. . Aprendamos com as raposas dessa política, o MDB, eles não ligam para a Presidência da República. Eles só querem fazer bancadas no CN, porque sabem que o verdadeiro PODER, com nossa constituição PARLAMENTARISTA, está no PARLAMENTO. . Em quem votar? Em gente nova, no pessoal dos movimentos Vem pra Rua, MBL, que estarão espalhados dentro dos velhos partidos. Mas tem o Partido NOVO 30. . Você não conhece? Tem medo de errar?

    3. 3. ...nesses governos que eles dominam GARANTIRÃO A REELEIÇÃO DOS MESMOS. . Esses "partidos" são mantidos pelo dinheiro dos CIDADÃOS, via FUNDOS PARTIDÁRIO e ELEITORAL, mesmo que os CIDADÃOS NÃO QUEIRAM. . Esse é o segredo da POLÍTICA SEM CIDADÃO, portanto, eles não precisam de seu VOTO para ganhar. . Mas para que essa POLÍTICA SEM CIDADÃO perca ou nós possamos derrotá-la, É PRECISO QUE VOCÊ INSATISFEITO PROTESTE VOTANDO EM CANDIDATOS NOVOS, principalmente, onde está a DITADURA...

    4. ...desemprego, bajuladores e manipulam contratos públicos e por eles uma rede de micro e pequenas empresas. Quase esquecia do 4) horário "gratuito de rádio/TC. . Todo esse esquema representam para esses BANDIDOS a farsa da nossa democracia: A POLÍTICA SEM CIDADÃOS. . Os cidadãos de BEM podem INVALIDAR seus votos sem problemas, pois o exército de empregados dos "partidos", dos governos onde eles mandam, os dos donos e empregados das empresas por eles contratados nesses governos...

  29. Um economista liberal do nível do Guedes; luta clara contra a ideologia marxista; reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel; apoio ao EUA nas questões internacionais; foco na segurança pública, apoio aos policiais contra as políticas de direitos humanos; Ordem e disciplina, foco no conteúdo na Educação; candidato imune à corrupção em meio à ratazanas por quase 30 anos, etc. Há muitos motivos para se votar em Bolsonaro.

    1. Paulo, estou contigo. Moro ha mais de 20 anos fora do Brasil e a ultima vez que votei para Presidente foi na era Itamar. De la para ca nao senti a menor vontade de votar em ninguem. Porem agora sinto-me totalmente confiante que o Brasil mudara para melhor. Tirei meu titulo de eleitor novamente no Consulado e votarei em Bolsonaro. Temos um grupo de brasileiros no exterior e posso te garantir que milhares votarao nele tambem. Um abraco.

  30. Diogo, penso assim. É preciso causar um Big Bang para dar início a um Phoenix. É preciso afrontar a hegemonia da podridão política no congresso nacional (assim mesmo, minúsculo). Confrontar para tentar mudar as condições em que a sustentação parlamentar é feita. Votei no PSDB desde que foi criado. Agora desisti e sou Bolsonaro, para tirar todos os políticos e instituições das suas zonas de conforto. Que só tem nos causado desconfortos.

  31. Os presidenciáveis que estão na mídia não dá para votar, o pior que não estamos dando a atenção necessária aos deputados e senadores.

  32. Não vai mudar. O povo irá votar nas mesmas pessoas. Estarão todos lá novamente. E pacato é o somos. Aceitaremos calados como sempre

  33. Desde 1 500 este BRASIL vive sob látego de uma elite porca pegajosa. Agora com a LAVA JATO a sociedade que vota está munida de informações suficiente para tomar uma decisão ímpar, sem titubeios e com condições de mostrar o que verdadeiramente quer, e gritar através do seu VOTO NULO que não quer mais esse estilo de fazer política, onde só CATITAS, RATOS E RATAZANAS, submetem o país chamado BRASIL. Está chegando o dia em que o eleitorado terá em suas mãos a arma letal contra LADRÕES e CORRUPTOS.

  34. Náo acabou ainda náo, eu vi ele tentando embarcar cladestinamente num cargueiro do Loyde -argh-Brasileiro, com destino a Mozambique. a carga? jornalistas/apresentadores da Globo.

  35. Como Eleitor decidido, pois, já estou redimido, só sei de uma coisa... no dia seguinte da eleição já estarei na oposição.

  36. Infelizmente tenho que concordar. Nojo é realmente o sentimentoque mais define o momento. Fico pasma com as bobagens, sacanagens , bandidagens, e principalmente com a falta de vergonha na cara dessa corja degenerada que nos governa.

  37. Quem espera mudança nessa latrina é melhor se dirigir ao aeroporto internacional mais próximo, eles são a verdadeira saída, como o Diogo já fez.

  38. ....oi Diogo, parece-me que você quis proteger o FHC da sua lista de 'podres' pós redemocratização ?! .....e quanto a pregar o voto nulo, 'parabéns', vai eleger o PT novamente, porque organizados e militância pra ir votar o partido tem.......fazer beicinho não vai ajudar o Brasil neste momento tão difícil......vou votar em Bolsonaro não porque ele tenha qualidades excepcionais, mas ao menos não faz parte do segmento "agenda global" (aborto, casamento gay, politicamente correto, etc...)

  39. Acredito na mudança e nosso Brasil tende a caminhar pra frente...a curtos passos, mas não será estacionário, nem retrocederá. Eleitor mais confiante e com sede de mudanças.

  40. Resposta óbvia; se querem gente nova o único que oferece o produto é o Partido Novo.É o único candidato que possui programa de governo.

  41. Torço para o " tantinho de sorte " da " mudança" pacata...afinal eu acredito mais na inteligência do que na burrice...ou não seríamos mais de 7 bilhões de terráqueos.

  42. Espero que você esteja certo mas, as décadas passadas me mostraram ser inútil esperar algo lúcido da manada brasileira. Mesmo que seja a simples... omissão.

  43. Acompanho cada " ondular da serpente" nesses movimentos pré eleitoreiros. Há quase trinta anos eu vivo com asco desses políticos, tendo anulado voto desde então. Nas eleições municipais, há dois anos, conheci o partido NOVO através de um candidato a vereador em Belo Horizonte, Mateus Simões, que por sua vez... havia " aparecido" no meu Facebook! Consegui informações de primeira mão a respeito de sua capacidade e honorabilidade, e quebrei o jejum eleitoral, votando nele. Vou votar NOVO 30 !

    1. É isso aí, @GRAÇA CRUZ. Eu também aqui. . Sou de Brasília e já consegui voto pro NOVO MG. Tinha uma família conhecida em João Monlevade que já aderiu.

    2. Estou trabalhando como cabo eleitoral do partido NOVO! Voluntariamente. Nas redes sociais e no " boca a boca", onde quer que eu esteja, com pessoas de todas as camadas sócio econômicas. A receptividade tem sido boa. Estou fazendo a minha parte, independente do que possam dizer as pesquisas.

  44. Se depender apenas e tão somente dos partidos, não haverá mudança alguma (vide o esquema armado pelo Alckmin com o centrão, ou o Ciro com o PDT, ou as loucuras do PT). Visam apenas manter o status quo de absoluto domínio e exploração do estado. A sociedade, de alguma forma contundente, terá que intervir e mudar esta situação. Pelo voto, nas ruas, manifestando-se.

  45. nossa! conta aí Diogo! eu estou dentro da pesquisa sem saber o que fazer nas próximas eleições. Será que vamos ter um milagre?

  46. O problema é que os partidos vão inscrever os mesmos candidatos corruptos de sempre e serão poucas e desconhecidas as opções.

  47. O Brasil está dividido: de um lado os quadrilheiros e ladroes dos três poderes, do outro os pagadores de impostos que sustenta essa cambada.

  48. Que mudança? Pelo amor de Deus. Não nos de falsas esperanças. Se for pacata ok mas se não, tudo bem, que venha. Ninguém aguenta mais como está. BASTA!

  49. Eu não deixo de votar, se eu não for outro vai, especialmente a militância esquerdista. Bolsonaro é o único que denuncia abertamente o Foro de São Paulo e seu projeto de poder. Mais de 100 deputados federais já o apoiam embora saibamos que nem todos se reelegem. E não é politicamente correto.

    1. Concordo Gilson, as pessoas podem até não gostar do Bolsonaro, mas colocar ele no mesmo balaio junto com Lula et caterva é prestar serviço de "desinformação".

  50. Acho que, independentemente do resultado, "aquele Brasil da Nova República" ainda viverá por muito tempo. Os 20% da população que realmente se informam não são páreo para os 80% de ignorantes. O pessimismo subliminar de Moro me preocupa e desanima. Não tenho razão para votar. O sistema ainda se sustentará, mesmo com a cláusula de barreira. Sem o afastamento e punição céleres dos políticos criminosos, sem um STF digno do nome, sem o voto distrital puro, sem redução do Estado, continuarei em casa.

  51. os politicos que se apresentam são reflexo dos eleitores. A escolha possivel , acredito, seria considerando a folha corrida ou, os serviços prestados em cargos. Neste aspecto o Alkmin com 16 anos no governo em São Paulo, que representa 50% do Brasil, da de lavada em todos outros candidatos!!!

    1. 16 anos fumando o cachimbo da politica nacional, que lhe entortou o caráter de tal forma que é capaz de defender com ar de candura um acordo com o centrão corrompido, que reúne tudo que levou e mantém o Brasil nessa situação deprimente. O PSDB, junto ao seu fraterno PT mais a CNBB, manterão o Brasil devidamente atrasado, espoliado e sem a mínima chance de se tornar um país decente. Sua foto cercado de corruptos e o envio do fraterno abraço ao Valdemar, dizem mais do que quaisquer palavras.

    1. Fome o Brasil vai passar quando a economia afundar de vez! Os venezuelanos eram arrogantes. Repetiam que a Venezuela não era Cuba, que o que está ocorrendo lá nunca aconteceria. Pois bem, eu mesmo já repeti, feito um avestruz idiota, que não somos a Venezuela... Mas é para lá que estamos indo! Lá, a coisa afundou de vez quando o STF deles morreu, em 2015!

  52. Gosto muito de teus textos e análises Diogo, mas detesto advinhar pensamentos... a pista final me lembrou o Mago da Caverna do Dragão, que eu assistia com meus filhos no fim dos anos 80... onde todo o esforço dava em nada e apenas mais promessas para o próximo capitulo, porém nada concreto. De sua lista só discordo sobre o povo estar cansado do estilo Bolsonaro, até acho que ele tem mais coragem que Amoedo para peitar o Congresso e o STF e por ordem na casa.

    1. Marília, o Bolsonário é o que você disse por causa de seu destempero, já o Amoedo é um gentleman bem intencionado, no entanto o Amoedo não teria peito de enfrentar o STF ou de chamar as forças armadas pra limpar o Congresso e Senado num julgamento sumário por seus crimes comprovados pela lava jato, quando eles se oporem as mudanças que o Brasil precisa fazer para entrar nos trilho, já o Bolsonaro pode ser que tenha, para não afinar e passar por frouxo. O tempo dirá, caso ele se eleja.

    2. Precisamos urgentemente de um "troglodita" com culhão suficiente para dizimar a doença esquerdista que tomou conta do Brasil.

    3. Nialucas, o bolsonaro é um troglodita! em terra de cego quem tem um olho é rei!

  53. estou desanimada...vai mudar muito pouco, os mesmos bandidos de sempre serão reeleitos, ficaremos sempre em risco de Lula ser solto a qq momento e sempre ele vai querer ser candidato a qualquer coisa...Pelo menos ainda temos o Juiz Moro

  54. Se Bolsonaro ganhar. Goste você ou não. Bolsonaro já deu provas que evoluiu e vai governar bem, Vide seu Ministro Paulo Guedes. Crusoé será a primeira revista a para de circular caso não seja Bolsonaro a ganhar....mesmo que Alckimin ganhe o centrão perseguirá vocês.

  55. Também acho! Vejo como um bom sinal tanta gente indecisa, espero realmente que isto seja um basta na velha política junto com os velhos políticos. Vejo com bons olhos o Novo!

  56. Graças a Deus o Brasil acordou a era Lula passou ,e com ele vão passar todos os outros é uma questão de tempo ,mas já não somos os mesmos ,os políticos ainda não perceberam, Bolsonaro vai ter a chance de enterrar esse pessoal mais rápido espero que ele não desperdice a oportunidade

  57. Assim espero. Na realidade acho que fica tudo igual a sempre. Neste mundo novo de 100% internet, nada é real , vai continuar virtual; o Brasil como está não tem condições de superar os problemas atuais.

  58. O brilhante Diogo fez um texto em cima de uma "ideia plantada": a do aumento de votos nulos e brancos. É produto dos mesmos que fazem a pesquisa eleitoral colocando o inelegível Lula, os quais usam os mesmos "algoritmos" que levaram a "surpresa" da eleição do Trump e do Brexit...

  59. Ah. E não se esqueça de todo e qualquer ocupante de cargo público - de guarda costas a ministro do STF - que tenha sido indicado pelos mesmos seria impedido da mesma forma para toda a eternidade. Se houver nessa leva alguém que preste, que faça concurso como todos os cidadãos honestos.

  60. Menos mal. Agora está chegando a conclusão que todos eles, sem exceção são podres. Não só Lula, não só Bolsonaro, não só Marina, etc. Todo e qualquer político que ocupe atualmente algum cargo público no Brasil não poderia se candidatar a qualquer cargo por toda a eternidade. E nem seus parentes até o décimo grau. Nem os por afinidade. Acordou Mainardi ?!

  61. O que mais ouço é isso, anular ou votar em branco. Eu, particularmente não deixarei de dar o meu "pitaco", certo ou errado,votar para o menos pior e trocando o "velho pelo novo". Bolsonaro é o único que não tem "rabo preso" e que pode interditar esse congresso corrupto e mal intencionado! E Deus esteja conosco!

  62. Diogo , escreva mais !! Sabemos que ninguém tem bola de cristal , mas queremos opiniões e informação , não mais enigmas ao vento !!

    1. Exato. Para que tanta economia de palavras, enigmas. Seja claro!

  63. Diogo, o que fazer? em quem votar? por isto acho que o numero grande de brancos e nulos se explicam por si só. Eu prefiro tentar algo diferente do que o até agora tentado, afinal a melhor definição de insanidade é "fazer a mesma coisa e esperar um resultado diferente".

  64. Diogo, seja mais específico. Desse jeito fica parecendo aquelas pitonisas do Oráculo de Delphos que previam o futuro, mas que ninguém entendia o que diziam.

  65. Conte para nós, os desesperados eleitores que não sabem em quem votar, qual é a reviravolta. É coisa boa ou coisa ruim? Sorte? Azar? Essas palavras dão calafrios. Pelamordedeus conta logo.

  66. Aquele Brasil acabou, mas os políticos brasileiros não se deram conta e insistem em nos atormentar como zumbis. Por outro lado, o resultado prático dessa política podre e carcomida é o empobrecimento intelectual dos brasileiros. Essa massa irada de ignorantes que migram da esquerda para a extrema direita ainda vai atrasar muito o minúsculo Brasil pensante que aqui (assinantes Crusoe) tanto se informa, luta, se exaspera, torce por um Brasil minimamente decente. É desanimador!

  67. só vejo sinais do que a ultima frase do Diogo "poderia" ter alguma chance de ser verdadeira nos comentarios das redes sociais ... aonde cada um pode dizer o que quer sem compromisso, no comportamento das pessoas, n vejo mudança nenhuma. Uma coisa é analisar de fora o da avenida paulista, outra coisa das periferias ou dos interiores

  68. O único ator que pode mudar o Brasil é o povo esclarecido. Já vimos que político tem medo de povo na rua. Quer quer que seja eleito deverá ser vigiado, cobrado e, no limite, PF, MPF e Papuda.

  69. Na Ilha do Desespero o manual jacobino é sobrevivência. Penso que seria melhor que ninguém (o povo ) votasse em nenhum deles ( ocupantes do poder), mas sempre terá um senão. Analise excelente.

  70. Diogo, bom dia. Gostaria, inicialmente, de dizer que sou sua fã incondicional. Uma pessoa inteligente, culta e de um humor fantástico. Com relação às suas palavras, só tenho a dizer que percebo uma apatia nacional (não sei se porque eu mesma não consigo ver luz no fim do túnel) ante a ausência de perspectiva ou ainda, ante a sensação de que nada muda. Acredito que com sorte nossos netos verão algum começo de mudança.

  71. Será que são só os candidatos que representam um passado apodrecido ? O jornalismo também está na mesma fossa , nem os urubus se soubessem ler não queriam saber . Só futricas , mentiras , baixarias , coisas que dão retorno em acessos e tudo em nome da liberdade de imprensa

  72. Não sei porque um aumento na quantidade de votos brancos, nulos e abstenções seria útil para o Brasil. De qualquer forma alguem será eleito. Provavelmente o candidato da seita lulista que toda a sociedade quer exterminar de forma pacífica através do voto. Acho que o mainardi é mais idiota do que aparenta ou mais mal intencionado do que pensamos. Seu candidato "secreto" deve ser o mesmo do Reinaldo Azevedo, só que eles não tem coragem de assumir perante os leitores.

  73. Concordo com o Diogo, em número gênero e parteira. Politicamente, os últimos 518 anos, foram pro vinagre. O que vem? Só o futuro dirá.

  74. Eu estava inquieta porque nenhum deles me representa, mas aqui no Paraná e já sei que no sul do País o nome de Alvaro Dias ganha força.

    1. Meu canditato também é o Álvaro Dias. Em meio a todo esse lixo político ele não se corrompeu. Tem um passado limpo e sempre lutou para "passar a limpo" nosso Brasil.

    2. Será essa a reviravolta,Alvaro Dias passando à frente? Tomara!

  75. Lendo com assiduidade o Antagonista e Crusoé me descubro uma jacobina. Pelo visto, estou bem acompanhada. Eu me recuso a escolher entre as opções que se apresentam. Simplesmente , não é possível votar em nenhum dos candidatos. Acho que um grande paredão com um pelotão de fuzilamento resolveria ou uma guilhotina em praça pública , no melhor estilo jacobino. Não sei o que fazer diante da urna ( que provavelmente será adulterada ) , nada faz muito sentido neste Brasil atual.

  76. Mainardi, que reviravolta é essa que está prestes a acontecer? eu não consigo visualizar nenhuma mudança para os próximos anos.

  77. Diogo, sigo vc há bastante tempo. Admiro esse seu jeito incisivo sem mimimi. Entretanto, me preocupa o seu incentivo ao não-voto. Assim como eu sei q vc defende a democracia e quer q o Brasil encontre o melhor caminho. Então, reflita. Vc é um influenciador. Não pode simplesmente falar algo sem se preocupar com as consequências. O Brasil precisa se livrar do comunismo e não será fácil, pois ele está entrenhado em tudo. A mudança não acontecerá do dia pra noite, mas tem q começar de algum lugar.

    1. Penso assim também, pelo menos até agora. Claro que o Bolsonaro, como qq outro candidato ou pessoa, tem problemas, defeitos etc. Não concordo mesmo com algumas posturas radicais dele quanto à homossexualismo, igreja, e outros assuntos. Mas não vejo também, esse perfil como impeditivo para governar o Brasil. Vejo sim problema nos outros candidatos como diz o Diogo. É a única e última chance do Brasil dar uma guinada quanto à corrupção que é o CÂNCER desse país. Se continuar assim, juro! Sumo!!!

    2. A princípio o Bolsonaro tb não tinha o meu voto, mas qdo percebi q ele estava sendo "fritado" pela grande mídia (q não confio há anos) meu alerta acendeu e comecei a prestar mais atenção. Omissões ridículas do nome dele e o esforço em destruir a reputação dele me mostram cada dia mais que Bolsonaro assusta essa mídia comunista. E se é assim, com certeza há razão. Sugiro q analisem os posicionamentos de Bolsonaro despidos da influência de quem quer matar,ainda no criadouro, uma possível esperança

  78. Mistura e empobrece o pensamento,pretende igualar Bolsonaro aos demais. Comentário chinfrin, tipo encampo ! Poderia silenciar. Trump não o ensinou nada ? Na banheira jacobina maratiana ? Barrigada....

  79. Sugiro ao invés de votar branco, nulo, etc, que votem no NOVO, o único diferente nessa eleição. Além disso, desta forma o PT não poderá dizer que os brancos, nulos, etc, representam voto para o Primeiro Presidiário, que os teria recebido caso fosse permitido ser candidato. Não desperdicemos, pois, nossos votos!

    1. Excelente argumento, José! O PT pode mesmo dizer q a quantidade de brancos, nulos e indecisos se deve ao fato de Lula ser um prisioneiro político impedido de concorrer porque sabe o caminho para levar o país ao progresso. Já imaginaram????

  80. eu desisti de votar, não quero dar meu voto para urnas safadas transformar em outro; não confio em urnas fabricadas em cuba e Venezuela.

    1. Nancy, tb não confio nas urnas, mas não deixe de votar. Pense que os comunistas irão votar mesmo se tiver um tsunami. O Brasil precisa do esforço de quem é decente. Não desista.

  81. Quero acredito nisso, Diogo, mas não sou tão otimista. Acho que esse Brasil velho e podre é mais resiliente do que gostaríamos. Ainda somos um país de analfabetos funcionais, pobre, subserviente e embrutecido. Essa situação não se resolve rapidamente.

    1. Com¨um tantinho de sorte¨ essa reviravolta pode acontecer com o Novo! Pra mim é a diferença entre o Novo e os demais é cristalina! O Novo é o que todos nós queremos! Vou de Novo!!!!

  82. Tem k votar, SIM!! Ou acha que a ESQUERDALHA vai ficar em casa? Centrão, que centrão, Véio? SÓ se for de umbanda. Que decepção v. comparar alhos com bugalhos.

  83. Discordo de você, cara-palida. As pessoas TEM SIM K VOTAR!! Ou acha que a ESQUERDALHA NÃO?? Mistura alhos com bugalhos, você que é ou era de Direita. Centrão, que centrão, Véio? Só se for de umbanda.

  84. Bom dia Diogo, aproveitando o espaço na Crusoé onde o ar é mais arejado, aproveito para perguntar se há projetos para O Antagonista deixar de ser um puchadinho da Folha de São Paulo. Tá difícil encarar. Abraços para o Cláudio Dantas.

  85. Não tenho WhatsApp, apenas Telegram; não por razões escusas, como no Brasil dos ‘politicamente expostos’. É esse império dos escamoteamentos, dos biombos e da simulação que precisa ser derrubado.

  86. Fica difícil fazer propaganda de vocês, não dá pra copiar nenhum trechinho pra compartilhar... Superada essa dificuldade, Diogo Mainard simples visceral, como sempre. Muito bom.

  87. E qual é o rumo mais indicado por Crusoé? Que candidato escolher ,dentre Todos, que não represente a corrupção em que estamos mergulhados?

  88. É verdade. O processo político ou a política deixou de ser controlada pelos políticos. O caos vai se organizar de alguma maneira, tal qual nas teorias das "redes complexas".

  89. Também não creio em mudanças significativas nessa geração política corrupta, é a política do conchavo ,visando única e exclusivamente o poder ! Infelizmente vamos ter que morrer juntos com essa corja, para que talvez com educação política ,a próxima geração , tenha um projeto político e social ,para esse país !

  90. O desespero toma conta do eleitorado esclarecido: voto branco, nulo, ou não comparecer para votar não é solução; votar em qualquer dos atuais candidatos é um desastre.

    1. Só um reparo à sua última afirmação. Exclua o João Amoedo dela. Amoedo é um candidato que pode fazer a diferença para o País. Na realidade, poderia fazer a diferença, se o eleitor votasse em peso nele e nos candidatos a cargos legislativos pelo Partido Novo. Infelizmente, isso não deverá acontecer.

Mais notícias
Assine
TOPO