RuyGoiaba

A Olimpíada dos trouxas

28.08.20

Às vezes acontece de eu começar esta coluna pela goiabice da semana e depois passar ao texto principal. Geralmente, procuro aproveitar aquilo que em inglês se chama low-hanging fruit: a árvore frutífera que é o Brasil oferece piadas tão fáceis e tão abundantes que basta estender a mão para colher e depois servir, com casca e tudo —o leitor que descasque. Mas, nos últimos dias, foram TANTAS as goiabices que eu desisti de tentar espremê-las no pé da coluna.

Percebi que, na falta de uma Olimpíada de verdade, é possível fazer uma Olimpíada de trouxas, um Brasileirão de otários, um grande duelo de gente iludida só com personagens do noticiário recente. Mesmo excluindo participantes hors-concours como os seres que ainda acreditam na inocência de Lula, a disputa é acirrada e empolgante, e prever vencedores é tarefa impossível.

Vamos, portanto, aos participantes da nossa Trouximpíada:

– Quem acreditou no “Bolsonaro paz & amor”

Na real, os concorrentes desta categoria deveriam ser hors-concours também: é muito óbvio que Jair Bolsonaro é tão capaz de mudar sua natureza quanto aquele escorpião da fábula, que mata o sapo com uma ferroada enquanto os dois atravessam o rio. De todo modo, foi instrutivo ver as tentativas de fazer o Mito fingir que é uma pessoa civilizada irem por água abaixo com uma simples pergunta sobre os cheques de Fabrício Queiroz na conta de Michelle Bolsonaro —caso revelado por Fabio Serapião nesta revista. “Perder as estribeiras” e “perder o rebolado” mal começam a descrever: a pergunta pegou tão no nervo que Jair Maçaranduba (“vô dá porrada”) não conseguiu nem engrolar uma desculpa razoavelmente esfarrapada. E, óbvio, não vai responder nunca.

– Quem assinou a ficha de filiação à Aliança pelo Brasil

Foi tão grande o fiasco na tentativa de fundar um novo partido —em julho, a Aliança pelo Brasil havia conseguido pouco mais de 16 mil assinaturas válidas, cerca de 3% do total necessário— que Jair Bolsonaro está considerando retornar ao PSL, de onde saiu brigado, ou se filiar a outra legenda, como o PTB de Roberto Jefferson, esse maravilhoso exemplar da nova política. Bem feito para gênios brasileiros como Roger do Ultraje, que apareceu felizão nas redes com sua ficha de filiação à Aliança: “a gente não sabemos escolher presidente” MESMO.

– Paulo Guedes

Escrevi sobre o ministro da Economia duas semanas atrás, mas continuo sem saber quem é mais trouxa: ele mesmo, por achar que Bolsonaro lhe daria o maiorrrapoio sempre, ou a galerinha esperta do mercado que acreditou na conversão do milico corporativista às delícias do liberalismo. Nesta semana, o campeão sem dúvida é Guedes, que engoliu o sapo de ser desautorizado em público pelo presidente em seus planos de cortar o abono salarial para financiar o Renda Brasil. Algo me diz que o Grande Liberal não sai do governo nem que Bolsonaro convoque coletiva só para fazer cuecão nele na frente dos jornalistas.

– Quem participou do filme da Flordelis

Estes são talvez os grandes concorrentes da semana: os atores e atrizes globais que participaram, alegadamente sem cobrar cachê, de “Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar”, filme hagiográfico sobre a pastora-deputada hoje acusada de mandar matar o marido e com uma história familiar de fazer até Nelson Rodrigues arrepiar os cabelos. Pau a pau com o documentário “João de Deus: o Silêncio é uma Prece”, lançado meses antes de o “médium” ser acusado de estupros e abusos sexuais —isso é que é timing!—, o filme da pastora ainda desafia nossa “suspensão da descrença” ao escalar Reynaldo Gianecchini, aquele cara 100% nascido e criado na quebrada, como um perigoso traficante.

Não sei quem vence o duelo de trouxas; talvez, por pontos, a turma da Flordelis. Mas os homens mal-acabados estão vingados. Na próxima vez em que sua mulher babar pela figura e pelos feitos do super-homem Rodrigo Hilbert —que também “atuou” nessa obra-prima—, vire-se e diga “bom, EU não participei do filme da Flordelis”. Ela continuará babando, mas pelo menos essa você ganhou.

***

A GOIABICE DA SEMANA

O designer que fez o logotipo do programa Casa Verde e Amarela —o Minha Casa, Minha Vida rebatizado, com um nome mais ao gosto do atual governo— tinha SÓ UM trabalho: desenhar uma casa verde e amarela. Por que diabos a casinha saiu azul é um desses mistérios insondáveis que há entre o céu e a terra, muito além do que supõe nossa vã filosofia. Algo me diz que o artista jamais será convidado para fazer o logo da Casa Branca, nem o da Casa Rosada, muito menos o do Cordão da Bola Preta: sabe Deus o que é capaz de sair.

Marcos Corrêa/PRBolsonaro e Marinho: tudo cor-de-rosa, diante da casa verde e amarela

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caramba!!! Tudo é motivo de intriga!! Escrever com intuito único de criticar que a casinha do programa Casa Verde e Amarela saiu na cor azul, é muita falta de assunto, qdo assunto sério existe de sobra neste país!!!!

  2. Por favor escreva sobre os inúmeros acertos de Guedes e RCN Escreva sobre os goiabas que sempre mantiveram juros exorbitantes desde FHC alegando que se não fossem altos assim teríamos a volta da inflação e não teríamos compradores pra nossa dívida pública Não esqueça que o principal causador do crescimento acelerado da dívida eram os juros exorbitantes

  3. Melhores momentos: Guedes achar que Bolsonaro lhe daria o "maiorrrapoio".kkkkk...e o mistério insondável da casa Verde-Amarela sair azul! Rsss... Bora desentoxicar o "figo"🤣🤣🤣🤣🤣

  4. Goiabice sua, senhor Ruy! Se prestar atenção verá, no logotipo da "casa verde e amarela", as cores da bandeira do Brasil... Verde, amarelo, azul e branco! Será que chamaria o programa de "casa verde, amarela, azul e branca"?

  5. Goiaba adoro os seu textos, sempre inteligentes e cômicos. Alias as historias " seriam comicas senao fossem trágicas". parabens !

  6. Domingão perfeito. Comecei com a vitória do meu São Paulo e terminei com essa coluna impagável. Grato Goiaba, espero que você não seja corintiano.

  7. Ainda sonho com o Bolsonaro estapeando repórter e comentarista xing ling, faussaire, ou mesmo essas goiabas caídas de podre do pé. Apenas esperando expirar minha assinatura...

    1. Parabéns Cassio é melhor Jair se acostumando Tra vez kkkk

    2. Seu sonho não será realizado, Cassio. Contra fatos não há argumentos.

    3. Cassio como contribuição veja se sua assinatura não esta na condição renovação automática, eu cai neste golpe, quando menos se espera esta lá no cartão, tem que ligar para cancelar.

  8. Ruy/Rogério: você é um elixir no meio dessa ópera surrealista latino-americana que estamos vivendo, sentados no coro da quarentena!

  9. Rui Goiaba, cumpade, seus textos são excelentes. Dá gosto de ler e, jamais, algum bom leitor, ao findar a leitura, diria: "Perdir 5 minutos de meu precioso tempo...". Eu não tenho esse "...perigoso dom da eloquência..." como diria Sabatini, e, por esta razão, abstenho-me de comentários. Mas eis que falo, ou escrevo, melhor digitando: As cores do Brasil NÃO são verde e amarelo. Para quem ignora, essas cores são: verde, amarelo, AZUL, e branco. Um artista produz ARTE. Entenda quem quiser.

    1. ...e puder. O Exército usa as cores do mato, o VERDE, só por questões de camuflagem ou mimetismo. A Aeronáutica usa o AZUL, pq protege nosso Céu, a Marinha usa o Branco em decorrencia da tal "pureza" do mar (A Marinha q progetege o Mar Negro ficaria toda enroscada...). Enfim, em minha concepção da ARTE do cara, diria que ele passou um recado. O Brasil é MAIS do que alardeiam. É mais do que o EXÉRCITO de Bolsonaro, ou o OURO de caras como Paulo Guedes.

  10. A goiabice da semana é a melhor, o cara apenas tinha que pintar a casa de verde e amarelo e pinta de azul. Enfim o Brasil não é um país para amadores

  11. Ruy Goiaba você é o outro motivo para renovar a minha assinatura da Crusoé, salvou meu final de semana este seu artigo kkkk valeu...

  12. É muito triste a certeza de que esse governo tosco, presidido pelo presida TOSCO, de tanto tentar, leva o país ao precipício.

  13. Deve ter sido sabotagem do designer. Talvez ele tenha feito uma alusão ao meu Cruzeiro Esporte Clube para mostrar o que acontecerá com o Programa se houver corrupção, roubalheira, incompetência.

  14. ....e tudo o que os artistas cariocas queriam era acabar com PM do Rio, cairam no conto da Flor de lis e escaparam por pouco do conto da Joana dàrc. Os politicos precisam observar que se bolso-Judas fosse querido o Aliança estava feito,

  15. Faltaram os bolsominions que mandaram dinheiro pra Bannon construir o muro. Se bem que deve ter sido dinheiro vindo de cargos políticos.

  16. Paulo Guedes é um excelente capacho. Para todo tem um limite. Acho que o limite de Guedes deve entrar para o guinness. Passou de super ministro para uma espécie de bobo da corte. É bom ver o anti exemplo dele para termos discernimento e valorizar o velho ditado: "veja com quem tu andas e direi quem é vc". Ou não se consegue abraçar um porco no chiqueiro e sair limpo.

  17. Pintaram de verde e amarelo a Minha Casa, Minha Vida, para ver se alguém acredita que é um novo projeto. Até o Tarcísio virou o novo Carlos Andreazza. Alguém lembra dele? É aquele que iniciou a Transamazônica e ficou na transa. Não está pronta até hoje. Quem sabe o Tarcísio termina com o dinheiro tirado da Saúde e da Educação.

    1. Putz cara.. estás equivocado.. o nome do ministro é Mário Andreazza.. esse carlos aí, acho, é um radialista..quasuaqua..

    2. Lembro, ele tentou se candidatar a presidente para ir ao Colégio Eleitoral, mas acabou perdendo a indicação para o Paulo Maluf, que depois perdeu a eleição indireta pro Tancredo Neves, que daí não assumiu e morreu, vindo então o Sarney, que... bem, sofremos as consequências até hoje. Mas era Mário Andreazza, Carlos é o neto.

  18. A casa não podia ser verde e amarela. Verde não, pois o Bolsonaro é palmeirense. E amarelo agora esquerda comunista adotou. Branca é do Trump, sobrou o azul, e porque não? rs

  19. mas quem ganhou mesmo o troféu na Trouximpiada fomos nós assinantes da Crusoé e O Antagonista que de imparcial e ótima fonte de informação virou um mensageiro de notícias negativas 24 horas por dia, torcendo para o quanto pior melhor, com picuinhas e mesquinharias insignificantes a todo instante. Criticas e denuncias são importantes e devem ser feitas pois existem muitas falhas nesse governo, mas dai para a conspiração para derrubar o presidente e consequentemente nosso país é outra coisa...

  20. Vão negar até o fim dos tempos que esse filme existe, pena que a Globo não exibiu no horário nobre KKKKKKK ( o kkkk não podia faltar)

  21. Estou amando as goiabices da semana , imperdíveis. A tragédia tupiniquim transfigurada em comédia de ótimo nível.👏👏👏👏

  22. Excelente, como sempre. Faltou só o trouxa contribuinte do tal padre. Neste país é até possível que, daqui a pouco, aparecem em Abadiânia 50 fetos abortados por Flordelis do relacionamento extraconjugal com Padre Robson.

    1. Aqui não é para amadores. A casa Verde amarela é azul e índio se perde na mata, entre outras cozitas.

  23. Tchau, querida. Procure a Central de Ajuda ao Assinante e depois, como sugestão, faça uma assinatura do Diário Oficial. Só tem coisa boa lá.

  24. Não quero mais receber a Crusoé. Liguei para o meu Banco e pedi o estorno da quantia cobrada. A atendente disse q eu tenho q fazer um desacordo comercial. Como proceder para fazer este desacordo?

  25. Guava, a religiosidade brasileira é ou não é instigante? Temos um dos maiores números de homicídio por 100 mil. O cara te enfia a faca ou te dá um tiro na cara só para roubar suas havainas, tudo em nome de Jesus. Temos o maior número de acidentes de trânsito do mundo, porque Deus quiz assim. O Brasil é o país que ninguém respeita a vida, nem idoso e nem criança. Mas, oremos! Enfim, é um povo demoníaco com complexo de santo.

  26. Na coluna de hoje, voce se superou Goiaba, Parabens, fez o meu dia melhor, fazendo rir sem deixar de informar e apontar as ironias finas dessa nossa tragicomedia politica !!!

    1. Bem pensando! O final do conto referido, todos sabem... kkkk

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO