SergioMoro

Bons exemplos

28.08.20

Há um velho ditado que diz que “um bom exemplo vale mais do que mil palavras”. Não consegui descobrir o autor originário da frase, talvez tenha se perdido no tempo. Mas temos outras frases atribuídas à sabedoria popular que são equivalentes, como “não importa o que você diz, mas, sim, o que você faz”, “de nada adianta a fala se ela não corresponder ao gesto” e “o peixe apodrece pela cabeça”.

Podem ser simples adágios ou conselhos dos avós, mas a mensagem segue reverberando. Por isso deveria compor a cartilha, especialmente, de quem exerce algum cargo de liderança. Os líderes são os principais responsáveis por darem o exemplo de atitudes corretas.

Isso deveria ser válido para qualquer grupo, seja familiar, religioso, empresarial – desde gestores de pequenas a grandes corporações ou instituições – e político, principalmente para a liderança máxima de um país.

Esses ditados voltam à memória quando me recordo de alguns episódios da Operação Lava Jato, em especial o álibi apresentado por algumas lideranças de grandes empreiteiras que, ao negarem o pagamento de suborno a agentes públicos, também afirmavam que mantinham sofisticados e modernos sistemas de compliance e, portanto, seria impossível que tais fatos tivessem ocorrido no âmbito corporativo.

Lembro, aliás, que duas dessas empreiteiras publicaram anúncios de página inteira nas principais revistas e jornais do país, negando envolvimento em ilícitos e criticando as investigações.

Cerca de um ano depois, essas mesmas empresas estavam celebrando acordos de leniência com o Ministério Público, nos quais reconheciam o pagamento sistemático de suborno, ou seja, desmentiram as negativas anteriores. A conclusão necessária é que os sistemas de compliance das empresas eram de fachada, já que os crimes eram planejados e cometidos na cúpula, um péssimo exemplo de liderança.

Passemos agora a uma liderança exemplar. Eu, particularmente, sempre me inspirei no trabalho do juiz italiano Giovanni Falcone, que se notabilizou pelo combate à Máfia nos anos 1980. Recentemente, tive a oportunidade de prefaciar a publicação em português do livro Excellent Cadavers que, escrito por Alexander Stille, conta bem a história de Falcone e de seus colegas magistrados no enfrentamento da Cosa Nostra (No Brasil, o livro ganhou o título “Morte a Vossa Excelência”).

A Cosa Nostra era tida como invencível, pois dificilmente suas lideranças eram processadas e condenadas. Mas, graças à força-tarefa de juízes e ao trabalho de outras instituições italianas, a Máfia foi levada a julgamento em um “maxiprocesso”. Em um ano e dez meses, de um total de 475 acusados, 344 foram condenados, entre eles os principais líderes da organização criminosa.

Não deixaram de existir percalços no trâmite dos recursos. Vários mafiosos foram soltos e condenações anuladas, principalmente por decisões de um magistrado da Corte de Cassação que foi apelidado de “ammazza sentenze”.

Mas, no final, o desfecho foi positivo, pois a Corte de Cassação italiana, em 30 de janeiro de 1992, manteve e restabeleceu a condenação da maioria dos acusados.

Falcone, nesse tempo, já não estava mais na magistratura. Desiludido com o arrefecimento do combate à Máfia pelo Estado italiano e com dificuldades profissionais, apesar de seus méritos, aceitou trabalhar na Divisão Criminal do Ministério da Justiça italiano. A luta contra a Máfia poderia começar em Palermo, mas só poderia ser ganha em Roma.

O tempo de Falcone no Executivo foi, porém, curto. A Cosa Nostra vingou-se das condenações do “maxiprocesso”, vitimando Falcone com um atentado a bomba na estrada de Capaci, em 23 de maio de 1992. Logo depois, seu colega mais próximo, Paolo Borsellino, seria também assassinado em 19 de julho de 1992.

Mas esse não é um texto sobre tragédia e sim sobre bons exemplos e lideranças. Os magistrados italianos, com enorme custo, mostraram que a Cosa Nostra não era invencível e que a impunidade dos chefes criminosos poderia ser superada. Tomo a liberdade de transcrever trechos do meu prefácio:
“Foi um preço muito alto, mas, além dos ganhos imediatos, o fim da impunidade da Máfia, é importante destacar que os exemplos de dedicação e coragem desses magistrados e servidores públicos transcendem em muito o combate à Máfia e o território de Palermo, da Sicília e mesmo da Itália. Uma das provas é o livro que ora chega, finalmente traduzido, às mãos do público brasileiro.”

E ainda:

“Ao final, uma confissão pessoal. Admito que, nos muitos momentos difíceis da minha atuação como juiz – e foram eles muitos, não só na Lava Jato – sempre me inspirei na figura de magistrados como Giovanni Falcone. Meus momentos mais difíceis não faziam par às dificuldades vividas por ele e por seus colegas no combate à impunidade da Máfia. De certa forma, a experiência pessoal dele servia como um alento no sentido de que, apesar das minhas dificuldades serem grandes, eram elas superáveis, já que outros haviam, antes, passado por provações ainda mais significativas e em situações de risco mais elevadas. Não poderia reclamar ou desistir de minhas tarefas quando Falcone não havia desistido diante de obstáculos muito maiores.”

Diria que o mundo, especialmente o Brasil, precisa atualmente de bons exemplos e de boas lideranças, especialmente diante das tragédias e incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19, da iminente recessão econômica, da polarização extremada e do abandono político aparente da agenda anticorrupção.

Os obstáculos existem, há reveses e pedras pelo caminho, mas não podemos desistir de fazer a coisa certa sempre.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sérgio Moro é um magistrado altamente qualificado, aliás, era, pois terminou desistindo da Magistratura, creio, por puro idealismo, por patriotismo. Sem vivência política num país onde impera a corrupção, imago que ao aceitar o cargo de ministro da Justiça poderia aprofundar seu enfrentamento na corrupção que tanto tem infelicitado nosso Brasil. No entanto, em vídeo divulgado para conhecimento de toda a nação, tudo ficou muito evidente que sua permanência no cargo não tinha mais sentido.

  2. Bravo, Sergio Moro, preserve sempre o senso de Justiça, com todo o arcabouço que a Magistratura dispõe... E que os espíritos de dr. FALCONE e dr. BORSELINO continuem a inspirá-lo...

  3. Meu caro juiz quando vejo um homem de conhecimento da estipe de FHC e na idade dele se presta compactuar com tanta safadeza existem no pais. Não tem a sua coragem e a grandeza de um JUIZ como SENHOR que tem uma vida pela frente se coloca sua pessoa para lutar pelo país. Eu tenho respeito grande admiração pela sua pessoa. O que falta no pais homens com Senhor, pois existe muito moleque que faz parte MERCANISMO.

  4. Lí esse livro e outros tantos das vidas de Giovanni Falcone e Paolo Borselino, ambos mortos pelo crime organizado. Confesso que muitas coincidências existem quanto ao combate à corrupção no Brasil e Sergio Moro foi na mesma linha e obteve sucesso real frente seus desafios. Como Gilmar Mendes, igual ao magistrado Carnevale, denominado " assassino de sentenças" vai no mesmo sentido , mais ainda, estão destruindo nossa lava jato e estão voltando os corruptos tradicionais. Reagir é o nosso dever.

  5. Sinto orgulho desse moço a cada vez que leio alguma coisa que publica. Acredito piamente em sua integridade e honestidade e me envergonha o que o povo do meu país fez com ele, dando -lhe as costas e deixando de reconhecer os inúmeros benefícios e legado de honra que deixou no seu rastro de luz!!

  6. Excelentíssimo Senhor Doutor ALDO MORO. Respeitosamente, dirijo -me a Vossa Excelência para o registro de um dito, que me veio à lembrança no exato momento em que aceitou deixar a magistratura, bem assim, agora, com as monções ora elencadas. É ele o "COMETAS UM ERRO E PAGARÁS POR ELE O RESTO DE TUA VIDA". Espero, ardentemente, que não seja o caso e, tampouco, se aplique a Vossa Excelência!

  7. Meu querido exemplo de vida, talvez nesta função de professor, pensador ou divulgador de idéias vc esteja fazendo mais por nós brasileiros. Enquanto os bons exemplos não se multiplicarem pela maioria das pessoas como esperar q venham das Instituições?

  8. É um bom texto, ainda que a gente possa discutir se o que está havendo no Brasil é polarização ou tomada de consciência. Particularmente, seguindo Karl Marx, acredito que o fim da subserviência de um povo deveria ser celebrada, e não criticada (tem o seu preço, sem dúvida). Sobre o autor da frase que abre o texto, acredito que a frase original seja "uma imagem vale mais que mil palavras", de Confúcio - e, claro, o exemplo entra nesse grupo imagético que ensina muito mais do que longos sermões.

    1. Triste, a merda nostra(STF atual) quer acabar com a lavajato.

  9. Realmente, o exemplo vale mais que mil palavras. Por isso não me conformei quando o exemplo de homem da justiça aceitou um ministério de um governo que desde o início não daria bom exemplo. Mas o egoísmo é inerente do ser humano e no seu caso falou mais alto.

    1. Olindina, baseada em que você se acha capaz de julgar a atitude do Dr Moro, como egoismo? Eu tenho certeza que foi abnegação da parte dele, deixar uma carreira consolidada de magistrado, no auge do seu trabalho como juiz, reconhecido por uma Nação inteira, pensando em levar as conquistas feitas pela Lava Jato, para todo o Brasil. Ele NUNCA foi político e não sabia das sujeiras, das mentiras, traições, armações, enganações de que os políticos são capazes. Infelizmente acreditou no Bolsofarsa.

    2. Meio duro a colega concluir de pronto que tal decisão foi puro egoísmo (ou vaidade). Uma boa análise requer sempre a consideração do contexto, e sabemos que o STF já dava sinais de que partiria pro tudo ou nada contra a Lava Jato. Além disso, acredito que o juiz viu ali a oportunidade de seguir os passos de seu mestre - o juiz da Cosa Nostra. Segundo Maquiavel, siga os passos de um gigante e receberás as sombras de sua glória. Inegáveis os bons resultados obtidos pelo juiz como Min da Segurança

  10. Orgulho do senhor, Moro. Sei que não é o único, mas um dos raros exemplos de seriedade e senso de coletivo no Brasil. Que o senhor inspire os brasileiros !

  11. Com certeza!!! O senhor fez a coisa certa e não vamos desistir de acabar a impunidade!!! Precisamos da sua ajuda e conte com a minha na urna. Orgulho

  12. Excelente texto. Só posso citar a frase de um ex-juiz e ex-ministro, que, de modo simples e direto, demonstrou o que um líder deve considerar como princípio básico: "Verdade acima de tudo. Faça a coisa certa acima de todos." Precisamos de lideranças que realmente justifiquem esse termo. Que possamos ter algum alento já com o novo presidente do STF, juiz de carreira e que pode, com elegância e competência, mostrar que seu antecessor não deveria ser nem estagiário desse tribunal.

  13. O Sr. está na História do nosso Brasil, pela coragem, determinação e pela primeira vez transmitir ao nosso sofrido povo a esperança da justiça. Não imagino as pressões, interesses, manobras para atrapalhar seu trabalho é de sua equipe. Como o Sr. escreveu acima, o que faço é o sentido de qualquer trabalho, que contribuição eu realizei. Tem meu respeito, meu carinho, minha gratidão. Obrigado. Um fraterno abraço.

  14. Sr Moro,jamais desistiremos ! Mesmo que as vezes a vontade maior é de deixar o país..Mas 22 tá logo aí na esquina e surge mais 1 esperança :: Sr Moro na Presidencia/ Deltan na Justiça / Armínio na economia e um bom time na Infra- estrutura, Saúde e Educação;;Neste Governo atual ,sem esperanças ,ainda mais depois que pegaram o chefe eos 3 porquinhos... Mais ainda; chs na conta da madame e etc ! @ 2022 é a Próx esperança..estou como Diogo Mainardi,já fazendo campanha !!

    1. pra quê tirar o Deltan do Cargo Estável. ele é muito jovem, vai que não se adapta à ideia de virar político, vai ser obrigado a ficar concorrendo e ficar enfurnado em Brasília? Ele seria o mais perfeito dos Ministros da Justiça, mas e o Futuro dele?

  15. Sergio Moro é um bom exemplo da expressão inglesa "Walk the talk", ou seja, faça o que fala. Depois de um estelionato eleitoral do Bolsonaro. Precisamos de boas opções em 2022, pois JB foi eleito com votos contra o PT e não por convicção do povo. Prefiro Moro como Min.Justiça (com COAF e independência)!!! abraços.

  16. Meu eterno Juiz e MJ, Vossa Excelência com toda certeza deu e continua a dar sua quota parte de bons exemplos e liderança para o Brasil, especialmente para mim, que desde seus tempos como Magistrado, sempre me fez acreditar que o Brasil pode sim ser um país onde os corruptos mais cedo ou mais serão chamados a prestar contas, seja nesta vida perante a Justiça, seja na vida além-túmulo. Que Deus o abençoe e o proteja sempre de todo mal e toda eventual conspiração contra Vossa Excelência.

  17. Creio que o senhor poderia conquistar uma vaga no senado federal, e, amparado pela imunidade parlamentar, denunciar as arbitrariedades cometidas por Gilmar Mendes e seus vassalos togados. Conte com meu modesto, mas irrestrito apoio!

    1. Dr. Sérgio Moro, com certeza Vossa Excelência sairia na frente, no primeiro lugar para Senador pelo estado do Paraná. Essa vaga para o Senado É SUA. Eu creio em Deus. O Brasil precisa de um homem como o senhor, com seu prestígio e conhecimentos no Senado.

  18. Moro será lembrado por todos os brasileiros de bem por dois feitos: O primeiro pelo que ficou mais conhecido: Mostrou ao Brasil que o PT saqueou a Petrobras, o BNDS , os Correios e outros órgãos do governo. E corojosamente meteu empresários, políticos na cadeia. O segundo feito, e por esse infelizmente será defenestrado pelo povo. Infiltrou-se no governo por idealizar um projeto de poder. Deu-se mal. Pena.

  19. Acredito que a sua ultima frase diz tudo Dr. Sergio Moro. Muito difícil que as pessoas entendam que mesmo que todos façam errado, fazer o certo sempre é essencial. Acredito muito em tudo o que você diz e tenho certeza de que não nos ira desapontar em nenhum momento. Parabéns pelo artigo

  20. Sou Mamuska tenho 84 anos mãe da Marcia acompanho o ANTAGONISTA desde que começou.Sou Moro .contra a corrupção.Parabens para voces.A luta continua.

    1. que bom que a senhora está aqui na torcida das morominions com a gente :D

    1. DR MORO. Você é um exemplo. No dia em que você saiu do governo eu disse à minha familia:"Bolsonaro me decepcionou. Estou do lado do Moro. Ele não mente" Nunca mais defendi Bolsonaro. Tenho 85 anos e estou rezando para chegar viva em 2022.

  21. Assim como outros leitores destacaram também tenho o senhor como referência. Concordo totalmente com a afirmação do último parágrafo. Espero que seja possível uma futura candidatura. Os brasileiros decentes irão apoiar.

  22. Pois agora é você quem me inspira, Dr Sérgio Moro, a permanecer sempre fazendo o que é certo. Você é meu ídolo. Tenho profunda admiração pelo senhor e torço por sua vitória em 2022

  23. Torço pelo o seu sucesso e que para que continue na vida pública. Só peço para que não politize a pandemia nem assuma uma posição de "politicamente correto". Ambas as atitudes são demonstração de covardia. Sua luta até no ministério foi sempre de muita bravura e estratégia.

  24. Vivemos num País atrasado na educação e com muita desigualdade, o que prejudica em muito o controle social dos eleitores na democracia. Muitos políticos há tempos já não deveriam estar sendo reeleitos. Somos a República do Compadrio e da auto- proteção dos poderosos. Quando imaginávamos que a saída do PT do poder iria ser a transformação q queríamos, vemos o País retrocedendo em muitas coisas mesmo com um novo governo, e o combate à corrupção e a Lava jato sendo enterrados pelos gatunos.

  25. Cada artigo seu que leio semanalmente, mais admiro o profissional, o CIDADÃO, o idealista que você é! Após essa leitura, compreendi de onde você arruma força e paciência, tem um modelo: Falcone!Bem retratado no artigo acima.É lamentável o empenho para acabar com a Lava-Jato! O trabalho desenvolvido pela força tarefa trouxe aos brasileiros decentes, uma grande esperança de viver num país sem corrupção. Infelizmente,"estão" nos levando a acordar desse sonho!Tenho certeza de que você não desistiu!

  26. Apesar de não falar italiano, creio que nós também temos aqui na nossa “Suprema” Corte um “ammazza sentenze” de nome Gilmar Mendes. Pobre Brasil!!! Parabéns pelo artigo Dr. Sergio Moro. Meus respeitos pela sua honestidade e integridade em meio a tantos corruptos desta nossa pátria tão amada mas tão desprezada pela classe política!!! O meu voto é seu em 2022!!!

  27. Mesmo com o fim iminente da OPERAÇÃO LAVA JATO , minha esperança,como bom brasileiro ,é que,ATRAVÉS dos EXEMPLOS deixado por SÉRGIO MORO DELTAN DALLAGNON e demais INTEGRANTES da força tarefa de Curitiba possam ter alcançado MILHARES de pessoas e com o passar do tempo GERMINEM dentro das INSTITUIÇÕES PÚBLICAS CENTENAS de MOROs e DELTANs . É triste, mas devemos reconhecer que os CRIMINOSOS de Brasília venceram. Nos RESTA buscar MEIOS de CONSCIENTIZAR o povo,o quão é importante o COMBATE à CORRUPÇ

  28. Quando este presidente picareta e corrupto falou mal de Deltan, (na época era para colocar alguém na PGR e o nome mais indicado pelo povo era de Deltan) no mesmo instante fui na sua pagina do Twitter pedir para abandonar o desgoverno. Parabéns pelo texto.

  29. 1- Que alento a sua exposição e as suas considerações, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO! "O que merece ser feito, merece ser bem feito", é outra expressiva frase da sabedoria popular que aprecio muito e se conecta com "Faça a coisa certa". Dois conteúdos que, associados à "Amar o próximo como a ti mesmo" em tríade, resolveriam todos os problemas do mundo!

    1. 5 - Obrigada por suas sempre consistentes e equilibradas palavras, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO, a iluminarem o caminho para um novo BRASIL de mentalidade honrada, sadia, civilizada.

    2. 4 - É espantosa a idéia estúpida e complexa, adotada por pessoas e conglomerados de todo gênero, de despenderem energia com o mau caminho e os maus encaminhamentos: obviamente desconsiderada a repulsiva predação, é em acréscimo muitíssimo mais trabalhosa e, no *cômputo geral*, muitíssimo menos ""lucrativa"" pra eles do que o correto, configurando a ""esperteza"", no sentido abjeto, um mergulho alucinado no mar da burrice por estulta opção.

    3. 3 - E não há dúvida nenhuma sobre como um bom exemplo é o mais eficaz catalizador da boa ação, tanto quanto o mal exemplo é capaz de deformar a conduta de gerações! Aliás, como Vossa Excelência sugeriu, a noção do bom exemplo como força edificante, deveria mesmo ser cartilha abrangente e definitiva, à partir da casa de cada um de nós.

    4. 2 - Acredito que o BEM seja também "uma força da natureza" por nós instrumentalizada e que, sem dúvida alguma quanto à proporção, pode perfeitamente se contrapor na luta contra o mal, embora saia ferida às vezes. Mas que o BEM também é um forte e, que fere de morte o mal, é a mais pura "verdade chinesa".

  30. Confesso, que diante da saída do Sr Sérgio Moro, mim bateu a desconfiança de que O Sr estaria favorável aos corruptos contra Bolsonaro. Hoje vejo que o presidente da República Bolsonaro, está iludindo é enganando a nação, ele não tem dado bons exemplos, não tem cumprido o que havia falado em suas promessas de campanha.

  31. Também , como simples professora , fiz sempre certo . Trabalhei 44 anos com carga horária dobrada e família complicada . Amo minha profissão , não discriminei alunos e nunca abaixei a cabeça para muitos problemas enfrentados . Temos o dever de fazer as coisas certas . Um dia , o erro que combatemos aparecerá . Confie ..

  32. Moro. Foram estes os comentários dos seus textos na Crusoé respectivamente: 2.669, 914, 619, 445, 492 e 422. Eu e outros 421estamos em evidência. Você tem que se mexer. Use sua força. Alie-se!

    1. Silvana. A sociedade apoiará, sairá às ruas como sempre fez e por último: votará!

    2. Moro. Assute, grite, divulgue, envolva, desminta, afete, posicione, desbanque, importune, envolva, jogue, cutuque, desbarate, cobre, mas não fique ai só nos textos .

  33. Em frente Moro. Há uma multidão de brasileiros honestos e decentes que te apoiarão e marcharão contigo. E parabéns pelo texto.

  34. Deixa a lava jato de lado e lute por nós de novo. Una-se a políticos experientes e bons. Ainda existem! Álvaro Dias pode ser um esteio para tirar o Mico do poder. Vá em frente. Acreditamos em você.

  35. Os críticos de SERGIO MORO são coniventes com a corrupção Impune. Fazem parte daqueles que se estivessem numa função pública, roubariam também.

    1. Concordo . Midiático. Manchou todo um trabalho valoroso com circo montado pela Globo e maus conselheiros. Agora pede asilo aqui na Crusoé . Uma pena .

  36. Aprendi muito cedo a importância do exemplo, para uma pessoa em posição de liderança. O admiro muito e sei o quanto teve de se privar e suportar para cumprir com sua escolha. Você poderia Liderar a união de homens que tenham hombridade para implementar uma mudança de Cultura no Brasil.

    1. Sr. Pedro, faço minha suas palavras. Faça contato com os bons do congresso, que por sua vez farão o mesmo com seus contatos. A coisa só mudará quando tivermos um congresso que quer o melhor para o país. E tem que ser antes das eleições para em 2022 o Sr. encarar a loucura que é governar este país.

    1. A Crusoé virou a ilha mesmo dos “morominions “. Quem críiticq o ex juiz e ministro é chamado de robot.. Q coisa ..

    2. Faça a coisa certa: lei o artigo, reflita e aproveite para arejar os seus conceitos. Nunca é tarde para aprimorar o caráter!

  37. Grande admiração pelo trabalho do Dr.Sérgio Moro. Parabéns pelas excelentes colocações feitas aqui. Ainda acredito que as pessoas do Bem são sempre vencedoras.

  38. Dr. Sérgio Moro, você é o exemplo que me faz ter ainda esperança de um Brasil mais justo e honesto. Sua saída do atual governo somente lhe trouxe mais credibilidade, confirmando a retidão de seus valores e seu grande compromisso com a verdade. Confio nas escolhas que terá de fazer em breve, e, enquanto aguardo, vou me deleitando com seus textos inteligentes e perspicazes.

  39. Sinto-me privilegiado em poder emitir opinião sobre uma matéria de um ilustre brasileiro.Bons exemplos neste país é um valor raro. Os joios são abundantes e pouco trigo.Não faço a menor ideia dos percalços que o excelentíssimo juiz teve que administrar na maior operação de combate à corrupção. Gratidão é o que o povo lhe dedica. És um belo exemplo. Orgulho nacional.

  40. Fazer o certo sempre deveria começar pela sociedade, mas a realidade é cruel e vem se mostrando nas urnas. Uma boa parcela humilde e com poucos recursos quando recebe um auxílio, enxerga naquele pequeno valor um salvador e com suas barrigas cheias ou um pequeno sonho conquistado mesmo que momentaneamente, vão dormir agradecidas. E seguem depositando suas esperanças no vulgo salvador. E fazer a coisa certa fica muito distante nas urnas, sim é cruel.

  41. Gostaria de uma “auditoria moral” no Congresso e nas Assembléias Legislativas, para que finalmente soubéssemos quem passou por esses espaços sem se sujar... Seria tão animador!

    1. Moro, nossa esperança de um governo confiável, responsável e combativo com bandidos.

  42. Só temo a agradecer pelo trabalho corajoso do sr e das demais autoridades da Lava Jato. Ficarão na História. Os corruptos na lata do lixo.

  43. Gostei muito do comentário, são pessoas sérias como o exemplo de Sérgio Morro que sonhamos com um Brasil em ter dirigentes e políticos mais honesto, nunca podemos desistir de lutar e unidos venceremos essa grande batalha moral.

  44. O mais importante, Sérgio Moro, é continuar trilhando o bom caminho, nadando contra a maré. Está cada dia mais escancarado as mentiras que regem o atual “desgoverno”, a nossa sorte é que podemos contar com pessoas como vc.

  45. Parabéns Moro,você está sendo injustiçado,de forma perversa,justamente por ser o homem admirado por muitos e representar perigo à reeleição da família Bolsonaro Até pessoas que eu imaginava serem livres para pensar são contra vc!!!Fizeram na cabeça da população- uma inversão dos seus atos... A campanha de difamação falou mais alto...

  46. Desejo força aos integrantes da força tarefa da Lava Jato, que hoje têm como inimigo declarado o próprio PGR, e mais os presidentes dos três poderes.

  47. sua coragem e retidão para muitos brasileiros são o rancor, a inveja e a fumaça que ardem os olhos de empresários, políticos e juízes Corruptos. nós os vimos, eles não nos vêem.

    1. Que artista!! Que criatividade!!! 👏🏼👏🏼👏🏼

  48. Moro, tá difícil acreditar no Brasil não entendo porquê muitas pessoas ainda defendem o Bolsonaro...talvez seja interessante você candidatar-se ao senado. E parabéns por mais um texto muito bem escrito. Só voto para presidente no candidato que garantir quê se ganhar você será indicado para o STF.

    1. Concordo com a candidatura ao senado. Infelizmente o povo, onde me incluo, não sabe votar.

  49. Parabéns ministro e juiz Sérgio Moro. Pessoas más ficaram achando que após sua saída do governo iria viver atacando a todos, ao presidente e todos mais. Mas, o senhor se dignou a calar e apenas responder ao que lhe era perguntado. Mostrou-se que não é um fanfarrão, como vemos claramente 99,99999% dos políticos.

  50. Parabéns Moro, você não deixou o seu nome ser ligado a esse governo pró corrupção Vc será lembrado nos livros de história por ter dado o pontapé a impunidade de políticos e empresários ricos e poderosos que ficavam a margem da lei Futuro Presidente

  51. Comentário bastante pertinente à realidade brasileira! Governo covarde, que se alia a políticos de conduta duvidosa, afastando-se cada vez mais da moralidade.

  52. Dr. Sérgio Moro, a sua coragem , a sua honradez e sua retidão de caráter, são um espelho para as pessoas de bem desse pais. Infelizmente , ainda temos muitos "homens maus" ocupando postos de relevância nas instituições brasileiras , fazendo com que, muitas vezes, o seu esforço em conjunto com toda a força tarefa da Lava Jato, pareçam não ter valido a pena. Mas, valeu sim, tenho o maior orgulho do Sr ser brasileiro e, rogo a Deus para que os maus por si só se destruam. Um grande abra

  53. Moro, a tua jornada no combate à corrupção deixa o povo brasileiro, nem todos é claro, com um pouco de esperança de que o Brasil pode dar certo. Porém muitas forças contrárias irão fazer de tudo para que o sistema perpetue, mas se nós brasileiros nos unirmos a essa causa acredito que podemos ganhar essa luta.

  54. Giovanni Falcone o inspirou. E o senhor inspirou o Brasil. Hoje, o povo parece amortecido, cego pela divisão ideológica. Mas isso vai passar. Esse "cochilo" do Gigante, mais cedo ou mais tarde, será interrompido e ele voltará a caminhar rumo ao bom destino que o aguarda. Questão de tempo. Infelizmente, questão de novas, necessárias e inevitáveis desilusões com a "velha política" que está aí. Mas então será a vez de voltar a "fazer a coisa certa": #moro2022.

  55. A voz e a manifestação de Sergio Moro, "faça a coisa certa", ainda nos dá alento. Agradeço ao Sergio Moro o exemplo de retidão e de liderança.

  56. Parabéns Moro. É isso mesmo. Os brasileiros de bem o apoiam e contam com pessoas assim e ideias como as suas. O caminho é difícil mas se perseverarmos será uma força imbatível. Se um dia tivemos a envergadura de uma brilhante Lava Jato, por que não poderemos repetir a dose? O caminho está aberto e já sabemos como permeá-lo. Unidos e com esperança venceremos os maus!

  57. é isso mesmo, os brasileiros de bem tem que manter a esperança que as coisas vão melhorar no Brasil e que pessoas preparadas como o Dr. Moro vão conseguir mudar a situação do nosso Brasil!! #MORO2022

  58. Vamos continuar apoiando o combate à corrupção, apesar da difícil missão. Grande parte da elite brasileira é criminosa e ciente da impunidade.

  59. O Sr é exemplo (com foco nas atitudes) para mim e para meus filhos. Aqui o lema é: "Faça a coisa certa, sempre". Não haverá tempestade que derrube a verdade e as atitudes corretas, pois tem bases sólidas. E o senhor é assim: sempre com as atitudes focadas na verdade. Este é o meu presidente 2022. Obrigada por ser nossa inspiração e esperança!

  60. Caro Moro. Belo artigo. Bons exemplos deveriam sempre ser seguidos pelas nossas autoridades superiores. Porém, em muitas das vezes, o que vemos é no sentido contrário. Os maus exemplos é que são seguidos. Sobre adágios, eis mais um: "A palavra convence, o exemplo arrasta" (frase atribuída a Confúcio). Há também a lei espiritual da semeadura: "a semeadura é livre, mas colheita é obrigatória". Logo, quem planta espinhos, mais cedo ou mais tarde vai se estrepar neles.

  61. PERFEITO! No livro de Eclesiastes 1.9, Salomão escreve " O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol".

  62. Desde o início da operação "Lava Jato" tenho grande admiração por Sergio Moro, então juiz, e pelos procuradores da força tarefa. Esta admiração agora é muito maior pelo bom exemplo e caráter deses agentes. O grande problema do Brasil são "os laranjas" podres no judiciário, principalmente na cúpula, no congresso - corruptos legislando, e maus exemplos na política em geral. Toda esta gente com foro privilegiado. Um compadrio entre judiciário e politicos.

  63. Já disse aqui antes que não concordei com a saída de Moro do Ministério da Justiça como aconteceu. Entretanto, não posso deixar de admitir que seu cacife moral continua imbatível. Por enquanto não há qualquer fato que possa macular a sua história.

  64. Para um judiciário que custa 500 reais de cada brasileiro, ter somente um Sérgio Moro, é uma grande tristeza. Agora todos se voltam contra ele.

  65. Você é uma inspiração pra mim. Agradeço demais por tudo que fez, faz e escreve. Persista! Estamos contando com você!

  66. Acredito que o Dr. Sérgio será realmente a última esperança. Talvez ele consiga dar um fim as organizações criminosas que lutam pelo poder. Não temos direita, esquerda nem centro, temos bandidos lutando por dinheiro e poder.

  67. Nas palavras do - também brilhante - Ministro Barroso "não importa o que esteja acontecendo à sua volta, faça o melhor papel que puder" Sempre. Nunca desista Dr. Moro! Obrigado pelo texto.

  68. A desonestidade está crescendo numa pg, os honestos precisam se unir caso contrário o Brasil será curral americano ou chines. Acorda Brasil!

    1. Dr Moro, o senhor é a esperança do povo brasileiro. Peço: não desista da sua luta contra a corrupção e os corruptos. Sinto dizer qua apesar de amar o meu país, envergonha-me a desfaçatez com que políticos e muitos que deveriam fazer acontecer a justiça promovam-na. Procure caminhos, apoios de homens corretos e lute por nosso Brasil. Seja o nosso Presidente. Faça-no orgulhar do nosso país.

  69. Tenho muito respeito e admiração pelo senhor , seu trabalho íntegro e determinação. O assassinato da Lava Jato pelos 3 poderes e aval declaradissimo dado pelo presidente vira casaca , que se utilizou dessa bandeira anticorrupção ,infelizmente nos escancara que o bom exemplo nada vale na política.Sinceramente , desejo ao Sr.a paz! Já a têm em consciência , a encontre fora desse mundo sórdido da politica.Ela não foi feita para homens íntegros, éticos, sérios e eficientes.Lamentavelmente...😞😞

  70. Existe outro adágio que minha mãe sempre dia: “ As palavras convencem, o exemplo arrasta!’ Continue Dr. Sérgio Moro. Precisamos de bons exemplos!

  71. Siga sempre em frente na luta contra a corrupção, pois essa também é o objetivo de muitos cidadãos de bem no Brasil. Parabéns...

  72. O que acontecer com a lava-jato no Brasil repercutirá no exterior. A máfia internacional já está atuando aqui para acabar com a operação. Se aqui tiverem sucesso, em vários países serão soltos e inocentados vários criminosos.

  73. Muito bom. Mas para ser presidente Moro precisa ousar mais nos canais de comunicação. Ampliar significativamente para se fazer entender também pelas camadas mais baixas da população que se brincar, não entendem este artigo. Bolsonaro e Lula são populistas ao extremo e de extremos — ganham pelo volume de comunicação rasteira e disseminando fake news para manipular rapidamente. Eh preciso reavaliar as estratégias se quiser ser presidente do Brasil.

  74. É triste ver o que estão fazendo com a Lava jato,foi uma grande esperança PR nós vermos poderosos ser punidos e o Brasil ser referência no combate a corrupção, agora este governo está promovendo um desmonte total,este procurador geral é um louco.

  75. O senhor, Sergio Moro, é um grande exemplo, admiro o seu trabalho desde o inicio da lava jato, e também admiro o grande trabalho da CRUSOÉ e ANTAGONISTA, a união de vocês não poderia ser melhor. A gente fica muito bem informada só com vocês, pois falam a verdade dos fatos, nem preciso acompanhar outras notícias, vocês dizem tudo. Parabéns a todos vocês que estão unidos para nos dar as melhores informações dos acontecimentos. melhores informações

  76. Parabéns pela perceveranca. Os crimes no Brasil são sistêmicos incluindo a morosidade intencional dos magistrados. Tudo aqui está contaminado

  77. Alentador, neste momento em que se desmonta a Lava Jato e todas as conquistas anti-corrupção que nos permitiram andar de cabeça erguida por alguns anos.

  78. Será que o(s) nosso(s) "ammanzza sentenze" tem nome, como Gilmar Mendes? Será que tem ainda outros? Tal qual Tofoli, Levandoviski ...

  79. As palavras do Dr. Sérgio Moro faz renascer em nós a esperança de um futuro sem corrupção, sem impunidade...um futuro com respeito ao cidadão de bem

  80. Estamos com vc, grande Sérgio Moro, não nos deixemos sucumbir, a vida não está fácil para ninguém, temos que acreditar e seguir em frente no combate a marginalia política e seu entorno.

    1. Parabéns Sérgio Moro!!!! Queremos ve-lo candidato à Presidência da República!!!!

  81. Dr.Moro Assisto estarrecida a inversão de valores de nosso país ,liderada como sempre por nossos políticos que deveriam dar exemplo. O senhor foi e continua sendo nossa esperança no combate à corrupção. O senhor passará à história deste país como alguém que teve a coragem de lutar contra um sistema corrompido. Muita força para o senhor e sua família neste momento.

  82. Dr. Moro: Entendo, como muitos brasileiros, que o senhor liderou uma guinada única na história do nosso país. Uma guinada para o bem e com uma dimensão poucas vezes vista antes. Ainda com imensos problemas, o Brasil já é outro. Mas ele precisa continuar evoluindo. Contamos com a continuidade da sua missão. Sabemos que não será nada fácil, mas o povo precisa dela. E o senhor terá o apoio desse povo, principalmente dos mais pobres e das pessoas em que acreditam em princípios. Obrigado.

  83. Muito me entristece presenciar, após tudo que a Operação LavaJato expôs, o ACORDÃO ENTRE OS CORRUPTOS DOS 3 PODERES para a perseguição e punição daqueles que ousaram investiga-los e puni-los. #LavaJatoSempre

  84. Doutor Moro. A sua honradez, caráter, coragem competência e notável inteligência o levaram a ser mundialmente reconhecido como um autêntico brasileiro " que não foge à luta"! Somos já um país muito diferente daqueles de antes da Lava Jato, exatamente por isso.

  85. Concordo q devemos fazer a coisa certa, sempre. Mas o certo para pessoas com desvios de caráter e moral duvidosa pode adquirir outra conotação. Precisamos de uma justiça q puna exemplarmente. Mas no Brasil a justiça serve pra aliviar a barra de figurões encalacrados.

    1. Digníssimo Sérgio Moro, precisamos hoje de um líder que faça os honestos desta nação que não se deixam cegar pelo fanatismo a um falso líder, e o único com o caráter para isso é o senhor, assuma o papel de líder de um povo desencantado com o voto dado ao presidente graças as mentiras e hoje só sobrou o arrependimento.

  86. Moro, excelente artigo. Entretanto, você deveria dar nome aos bois e escrever de fato que o Bozo quer se livrar da Lava- Jato e que ele é um péssimo presidente, o pior presidente da história do país. Eu sei que você quis dizer isso nas entrelinhas, mas, como você sabe, interpretar textos não é uma das qualidades do brasileiro. Em resumo: Dê nome aos bois e faça o gado bozista mugir!

  87. Até hoje eu me pergunto como Sérgio Moro foi capaz de acreditar em Jair Bolsonaro... Mas o que está feito, está feito. Agora, é preciso juntar o que ainda resta de pessoas abnegadas na luta para manter o combate à corrupção como pauta nacional e preparar, muito bem preparada a campanha para 2022. Precisamos construir uma opção verdadeiramente forte à polarização esquerda/direita, para que possamos retomar a construção de um novo Brasil. Porque, com esse governo atual, não haverá nada.

  88. Como sempre excelente texto, muitíssimo obrigado por tudo que o senhor já fez pelo Brasi doutor Moro, aguardaremos o senhor em 2022 para ser o futuro presidente da república

  89. O Gilmar está mandando e desmandando. o Supremo na realidade é ele, com a maior desfaçatez anula sentenças referendadas pelo Tribunal da 4a. região e pelo STJ, está pronto, com a cumplicidade desse tal de lewandouski, a reconhecer o lula como a "alma mais honesta deste país". Ninguém faz nada; todos anestesiados.

  90. Prezados Dr Sérgio Moro. És para nós, pessoas de bem e honestas, a última esperança de passarmos este país a limpo! Pense em nós para 2022 virarmos o jogo e tirarmos esses bolsopetistas do poder!

    1. Parabéns pelo texto, ministro, juiz e cidadão sério, competente, honesto Moro. O Brasil precisa da sua presença renovadora, atuante, firme.

  91. Excelente, crônica, como sempre! Tê-lo como presidente do Brasil em 2022 seria um verdadeiro presente para todos aqueles que sonham com um governo limpo, íntegro, honesto e competente! No entanto, quando leio os absurdos que os bolsopetistas escrevem contra sua reputação ilibada, eu me pergunto se o senhor merece ter de suportar essa gente cega, idólatra e ignorante por 4 anos ininterruptos...

  92. Gostaria muito de ter um chefe de estado lúcido e correto como o senhor, mas não tenho a ilusão de que um presidente sozinho consiga mudar o país. Temos que escolher melhor os deputados e senadores, pois, infelizmente, eles é que mandam no país!

    1. Infelizmente é quase somente a escória que se candidata. É muito difícil escolhermos quase sempre entre o “menos pior”. Essa é a realidade das eleições! Infelizmente

  93. A história se repete no Brasil. A luta contra a grande corrupção está sendo derrotada pela elite política do país. Sérgio Moro foi ludibriado por Bolsonaro, que comanda, através de seu nomeado Augusto Aras e de seu novo aliado Gilmar Mendes, a destruição do que resta da Lava Jato. O povo, inculto, corre atrás das migalhas e do populismo manipulador. Infelizmente, Sérgio Moro acabará sendo "pintado" como o juiz parcial que perseguiu Lula. Que triste país é esse...

    1. Bolsonaro descarta pessoas que deixam de ser útil a ele e família,ele queria que Moro fosse um pau mandado.....como esse atual ministro.

  94. Se tivermos sorte apesar do claro paralelo a sua história não terminará como a de Falcone, mas sim com o senhor sendo alçado ao lugar que merece na história de um país mais feliz e menos corrupto. Lutemos, pois, para que se cumpra.

  95. SERGIO MORO, O BRASIL PRECISA DE BONS EXEMPLOS E LIDERANÇAS COMO A SUA E DOS PROCURADORES QUE FIZERAM A DIFERENÇA POSITIVA NA LAJA JATO. NÃO DESISTA DE LUTAR, NÓS BRASILEIROS ESPERANÇOSOS CONTAMOS COM VOCÊS PARA UM BRASIL MELHOR.

  96. Sempre sigo sua máxima dr Sergio Moro. Temos que fazer sempre a coisa certa. Pena que boa parte dos brasileiros não saiba exatamente o que é a coisa certa. Não aprendeu a distinguir, não foi educada com propriedade. Mas não vamos perder a esperança. Muita coisa pode acontecer antes de 2022.

  97. O Brasil é tão parecido com a Itália. Temos até a nossa versao "ammazza sentenze". A única diferença é que não tem coragem de assassinar os símbolos da operação. Basta fazer (tentar pelo menos) o assassinato da reputação e da carreira.

  98. O exemplo vem de baixo ou de cima com esse adágio popular concordo com a reflexão do Sr Moro, no entanto, a luta é desigual com o sistema criado pela CF 88, dita cidadã, onde impera a lei de Gerson, levar vantagem em tudo se entranhou em nossa sociedade em todas classes sociais, o mais aterrorizante que a população está sem esperança, pois a democracia do Brasil está fadada ao fracasso, a solução seria uma nova constituinte ou uma revolução para ter novos ares, chega de emendas oportunistas a CF

  99. É o único pilar que ainda acredito possível de ser construído com sucesso para o futuro do Brasil: lideranças verdadeiramente exemplares.

  100. Como italiano aqui residente e bom conhecedor da trajetória do grande Juiz Falcone e do Paulo Birsellino na luta contra a Mafia, fico feliz e emocionado lendo esse belo texto. Obrigado Moro!

  101. Excelente texto, como sempre. Moro é realmente uma pessoa excepcional, em especial se compararmos com as figuras grotescas, medíocres, desonestas e despreparadas que formam a "elite" deste País. Seus escritos revelam sempre muita lucidez, conhecimento e ponderação. Parabéns à Crusoé por te-lo como colunista!

  102. Itália e Brasil, irmãos no destino: um povo decente e trabalhador nas mãos de um Estado (TCU, CN, STF,STJ, PARTIDOS...) voltado a roubar o erário, largando políticas públicas de saúde social

  103. Dr. Moro, o senhor continua merecedor de aplausos por inúmeras razões, a destacar a honradez, a competência e a serenidade. O Brasil é lama pra onde se olha, mas sua figura nos ajuda a acreditar que vale a pena continuar lutando pelo combate a corrupção. Se na Itália foi difícil, imagina aqui com tantos criminosos e tantos"amazza sentenze". E vamos que vamos!

    1. No Brasil o povo que se vende por uma bolsinha! Sergio Moro, com coragem, ética, competência, resiliência, realizou um trabalho jamais visto no Brasil. Deveria ser reverenciado e apoiado por TODOS os cidadãos honestos. Fico imaginando ter um presidente do seu nível. Um sonho , uma esperança

  104. Caro Dr. Moro, qualquer pessoa nesse país, medianamente esclarecida, conhece, de cor, os nomes e os efeitos maléficos dos magistrados "ammazza sentenze" que pululam no poder judiciário do país. Para enfrentá-los , assim como os criminosos que frequentam suas "varandas", é necessário que o sr. continue a manter erguida sua voz, sem renúncia à palavra escrita. Não se retraia. Mantenha-se em evidência. Apresente-se como candidato à Presidência em 2022. É exatamente isso que se espera do sr.

  105. Dr. Sérgio Moro, o senhor foi e sempre será o nosso baluarte no combate a corrupção brasileira. Não desista, apesar dos percalços!

    1. O BRASIL PRECISA MUITO DE VOCÊ. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💚🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💚🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  106. Dr.Moro. Defenda seu legado. Fale para as mídias, inclusive a internacional as atrocidades que passa por ser um combativo e extraordinário brasileiro de caráter. O mundo que tanto lhe homenageou e lhe reconheceu valor terá de saber desta desconstrução infamante, por conta de interesses inconfessáveis. Avante!

  107. meu caro Dr Moro, mto respeito lhe tenho pela biografia corajosa nos idos tempos mas, hoje, a lava-jato bem como sua biografia estão sendo denegridas por seres nojentos e sem pudores de vergonha chamados de levandoski e o pior de todos: o pernicioso gigi toma lá, dá cá. Esses seres deveriam pegar prisão perpétua pois foram lá colocados pela pior coisa politica desse país: a esquerdalha nojenta personificada em Luladrão e seu poste feminino, A Dilmastigada, que enganaram o povo brasileiro.

  108. O Juiz Falcone, de onde estiver, deve ter enorme orgulho e satisfação vendo o trabalho continuado de Sergio Moro em prol da luta anticorrupção no Brasil. Para muitos brasileiros não contaminados pelo sectarismo, como para mim, ele sempre será um Norte no que se refere à integridade e resiliência, expressos no seu mote de "não desistir de fazer a coisa certa sempre".

  109. Dr. Moro acompanho seu dia a dia e lhe admiro muito pela sua coragem, caráter e pela pessoa. Parabéns pelo seu brilhante trabalho enquanto juiz no triste episódio da lava jato. Estou lendo o livro e cada vez me preocupa mais sua segurança pessoal pelo que o senhor representa para nós e para grande parte da população brasileira. A caminhada é longa, a tarefa é árdua...Força! Animo guerreiro! Conte comigo e com minha família. Grande abraço. Fábio Ramirez Ramon. Manaus- Am.

  110. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  111. Meu caro Sergio. As forças que lhe querem eliminar, não no sentido físico, mas no moral, estão, a cada dia, se tornando mais poderosas. O que significa que a valorização da iniquidade no BR, é a regra. Mais uma vez, tomo a liberdade de sugerir-lhe, fazendo coro com os que lhe querem bem. Faça seu retiro de imunização, num país qqer da Europa. Será, com certeza muito bem vindo. Volte em 2022, e lance-se ao Senado. Sua eleição serão favas contadas. Alvaro Costa/df (@brasilia_urgente) no insta.

  112. Infelizmente parece que o Brasil está caminhando para ser um segundo México. Já passei dos 50 anos e a cada eleição eu fico mais decepcionado, acredito que ainda não perdemos o ranço da monarquia portuguesa, e um bom exemplo disso são os nomes das casas do poder executivo do país, palácio do planalto, palácio dos bandeirantes, palácio das laranjeiras...etc, ou seja, muda-se o rei, mas a corte continua a mesma, e isso vem acontecendo desde 1985.

  113. Caro Sérgio, me permita chama-lo assim (questão de idade), certamente concordo que o exemplo é a chave da evolução da espécie, para o bem, ou para o mal. Então me parece que você poderia ser um pouco mais enfático nos seus exemplos atualmente, uma vez que você é inspiração e modelo para milhões de brasileiros. Bota a boca no trombone mais uma vez, para dar mais um passo na extinção da máfia brasileira. Parada dura heim! Torço por você!

  114. Sr Moro vejo um grande exemplo de persistência e coragem na luta empreendida pelo Prresidente Eleito Bolsonaro contra a máquina perversa e corrupta do lulismo no Brasil Um deputado isolado sem apoio de outros parlamentares e partidos,sem apoio na mídia ou na magistratura é no ministério público sem apoio no grande empresariado todo dependente da máquina governamental conseguiu vencer as eleições com uma fração mínima de recursos comparado ao representante de Lula e todas demais lideranças

    1. Caro Fernão, o teu mito de fato teve uma única e grande sacada, colar no anseio popular, alavancado pela lavajato, e se lançar como inimigo da corrupção. Ao chegar lá, botou as unhas de fora e hoje em nada lembra o candidato. Aqui ninguém tem memória curta, o pr traiu o eleitorado e hoje é movido apenas pela companhia de reeleição.

  115. parabéns, curto e reto. apesar dos percalços, ainda acredito que prevalecerá a justiça nesse país, embora já esteja fora dele.

  116. Excelente reflexão, com os exemplos dos juízes italianos Giovanni Falcone e Paolo Borselino. O importante é escolhermos o lado da transparência, da luz e da verdade, é isso que você, Deltan Dallagnol e toda a equipe, tanto da PF como do Ministério Público Federal, fizeram. Agora estão passando por momentos um pouco delicados, porque estão na luta para transformar o Brasil em especial, e porque não dizer o mundo, em um lugar onde a verdade prevaleça. "Fazer a coisa certa sempre."

  117. A esperança oferecida pelo trabalho de promotores e juízes na operação lava-jato não tem preço. Sr. Sergio Moro, da minha parte, o meu muito obrigado!

  118. Grande Moro!!! Honesto, honrado e competente!!! Será sempre um grande exemplo a ser seguido para quem preza pelo correto!!! Você tem meu respeito, gratidão e admiração!!! Parabéns por ser quem é!!!

  119. O exemplo é, sem dúvida, o método pedagógico mais eficaz e a maior evidência sao Cristo e Sócrates, homens q não deixaram uma linha escrita e continuam a nos iluminar. Parabéns Dr Moro, no Brasil de hoje o Sr é o EXEMPLO a ser seguido.

  120. Parabéns. A mensagem da liderança deve ser sempre passada com palavras e Atitudes. E, quanto à compliance, não existe jeito certo de fazer o errado.... então sempre temos que fazer o certo!

  121. Eis uma simplificação válida. Os bons exemplos são atitudes de verdadeiros líderes, enquanto que as falsas lideranças cometem seguidas fraudes e conduzem os liderados para o desastre. É !!!

    1. Povo que não aprende pela boa educação, aprende pela má corrupção.

  122. Vivemos um momento de indignação e, lamentável, torpor diante do recrudescimento do combate à corrupção e do ajuntamento dos que desejam o retorno do status quo anterior. O trabalho feito pela Lava Jato - especialmente o seu trabalho como juiz - não desaparecerá, por mais que as forças do mal estejam aglutinadas e lutando para isto. Tenho esperança que a sociedade irá reagir no tempo certo.

  123. O Brasil ama a Lava Jato, na mesma medida em que os corruptos a odeiam. O Tempo e a História serao os árbitros dessa batalha desigual

  124. O Sergio Moro fala em bons exemplos e nos faz refletir sobre os péssimos exemplos que o país tem tido nas últimas décadas dos diversos líderes nas várias esferas da sociedade ( pública e privada ) e quanto devemos ser resilientes para não sucumbir sob o peso de tamanha escumalha.

  125. Exatamente! O caminho é longo e está se provando mais difícil. Mas temos de seguir. Não podemos continuar com o retrocesso institucional atual. Parabéns pela sua coragem!

  126. Obrigada por tudo ! Lê- lo dá ânimo para votar em pessoas que realmente nos representam, ou seja , quero um país justo : educação , saúde e segurança para todos , assim, não venderei meu voto , ele representa o que eu quero para meus filhos , netos , vizinhos . Fazer a coisa certa sempre

  127. Hoje nós temos muito claro de onde estão os pilares de sustentação da corrupção no Brasil. Parabéns pela perseverança de lutar contra as “máfias” ou os “donos” deste país.

  128. Parabéns ,o Sr representa tudo que esperávamos de um governo decente, mas fomos todos enganados , foi um estelionato eleitoral esse presidente!!!

  129. Parabéns! Texto de muita lucidez, conteúdo e esperança. Continue liderando essa agenda do “fazer a coisa certa”, pois os que sonham com um Brasil mais igualitário serão sempre seguidores.

  130. Ótimo texto, não podemos desanimar mas confesso que estou perdendo as forças, não aguento mais bandido junto armando contra o país!

  131. Gostei de suas colocações, mas infelizmente me sinto sem esperanças, em função do dominio politico e de interesses, que dominam todas as aréas, em nosso Brasil.

  132. Parabéns, belo texto!! Vá em frente!! A população decente o acompanhará!! Infelizmente temos alguns Juízes que só o são não por competência e sim por fazerem parte de uma máfia!!

    1. Moro, defenda seu vasto legado. Denuncie na mídia internacional as perversidades por ser vc pessoa de bem. Avante, continue forte. Gratidão.

    1. concordo com tudo, embora não achando que Dr Moro tenha um perfil de politico por acha-lo honesto demais gostaria que ele fosse ministro da justiça no governo de Álvaro Dias, este sim com jogo de cintura política.

  133. Penso que o grande brasileiro que a este artigo subscreve cumpriu parte de sua gloriosa missão apontando-nos as trevas,falta agora associar-se a todo povo brasileiro para a instalação da luz.E esta virá com uma EC que altere a configuração e os critérios de acesso do STF para 27 membros,um por Unidade Federativa eleitos para mandato de 10 anos.É como penso.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    1. Muito bom! Precisamos de algo nessa linha. Cargo praticamente vitalício para o STF não dá. Pior ainda, com indicação pelo presidente da república de plantão. Cada um que chega planta um advogado, que permanece, mesmo quando ele vai embora.

  134. Como sempre majestoso nas colocações. Precisamos de bons exemplos, boas lideranças e sempre fazer a coisa certa. Moro, desejo felicidade e saúde.

  135. Sr. Sergio Moro, no meio de tantas notícias de impunidade, de julgamentos sendo anulados de forma tão casuística por gente poderosa, fraquejo em acreditar que haja alguma saída digna para o Brasil em nossa geração. Mas agradeço por suas palavras de otimismo e encorajamento que, apesar dos revezes, devemos sempre fazer a coisa certa. Soa utópico, mas precisamos alimentar o caráter com princípios.

    1. Chega a ser assustadora a constatação do Jether: utopia querer este país decente! Mas hoje, infelizmente é o que se desenha. SM desejo fortemente sucesso em sua luta exemplar. Que Deus lhe Abençoe e Proteja sempre! Mais do que nunca bons exemplos são necessários.

  136. Momento atual do país é mesmo desanimador. Espero que Moro se candidate a presidente. Essa perspectiva traria novo alento ao cidadão de bem brasileiro, que é feito de palhaço constantemente pelos poderosos a ‘trocarem proteção’ em Brasília. Força Moro!

  137. "Felizes os puros de coração, porque verão a Deus." Nem preciso dizer ou procurar para testificar de quem são estas Palavras... que condizem com o certo, o justo, o verdadeiro. Uma maioria brasileira, silenciosa, trabalhadora e letrada, comunga contigo destes pensamentos, nossos pensamentos e ações. Tudo a seu tempo, se realizará... o melhor virá para o Brasil. Creiamos!!!!! Corruptos são sustentados pelo bem dos brasileiros de bem!!!! O bem prevalece, simplesmente, é!!!!

  138. Você, Sérgio Moro, é nosso patrimônio de figura exemplar, motivadora da persistente busca que o povo decente do Brasil 🇧🇷 empreende pela eleição de um líder imbatível no combate à corrupção. MORO 2022!

  139. Um outro ditado popular me ocorre: "quem com porco se mistura farelo come". Sei que ao renunciar à magistratura você o fez imbuído dos mais elevados ideais, pois o país se encontrava chafurdado no paul da corrupção. Só que lhe faltava a malícia das hienas ladinas que povoam as hostes do governo

    1. você me fez acreditar que esse país tinha jeito, hoje eu não acredito mais em nada! lena

  140. Pois estamos no Brasil e, apesar do respeito da população honesta e descomprometida com ídolos, também corres riscos. Infelizmente não tremos muitos políticos probos, nem muitos magistrados, nem muitos procuradores. Sua missão -essa, sim, era uma missão- não terá o fim desejado pela nação. Terá o fim almejado pelos que o detratavam antes e dos que, aliados a estes, o detratam agora.

  141. Muito bom e verdadeiro. Edificante que nos revigora acreditar na Justiça, mesmo que hoje, ela esteja sendo ultrajada e "jogada no lixo" por aqueles que deveriam ser bons exemplos e os maiores defensores da nossa C Constituição.

  142. Excelente Dr Moro, como sempre. Seus exemplos sempre foram nobres, coragem, determinação e ética. Muito obrigado por tudo que tem feito pelo nosso Brasil. Deus te acompanhe e não nos desampare.

  143. Excelente texto para reflexão , neste momento das trevas em que estamos submersos. Guerra entre bandidos que se dizem " políticos " que colocam seus interesses espúrios pessoais em detrimento aos compromissos antes " assumidos" como p combate à corrupção. Estamos estarrecidos com tanta podridão.Parece que o povo tá anestesiado, acéfalo e demente!

  144. O bom exemplo inspira a todas as pessoas de bem, e é fundamental e orientador para os mais jovens. Parabéns Dr. Sérgio Moro.

  145. Quando os políticos deixaram de servir ao povo para se servirem do povo? Montaram um esquema corrupto que movimenta uma engrenagem azeitada por empresários, super advogados e quem sabe alguns juízes também tem carteirinha desse clube. Lutar contra a corrupção é uma trabalho ingrato. Ir contra o interesse dos senhores do poder é um trabalho hercúleo e arriscado. É por isso que eu Tenho o mais profundo respeito por Moro, Dallagnol e todos da Lava Jato. Se Mendes ou mentes, jamais se curvar.

  146. Continuo apoiando Sergio Moro, mas vai ter de enfrentar esse deslize de ter aceitado o cargo de ministro e ter ajudado na eleição do Bolsonaro. Hoje as milicias do Pr e as hordas petistas e a maioria dos políticos principalmente centrão, STF somado a isso vão destrui-lo, o exemplo de Falconi é bom, mas essa turma que citei é muito pior que a máfia italiana, mais perigosa e o pior é que tem o apoio de grande parcela da população que acompanha cegamente esses pseudo líderes.

    1. Que bom que ainda exista um jornalismo como a Crusoé e lideranças como Sérgio Moro. São bálsamos para aliviar um pouco a angustia de viver neste país de lideranças tão nevastas. .

  147. Excelente Sr. Sérgio Moro. Sempre será lembrado por aqueles que realmente tem consciência por todas as coisas certas que fez. Estão tentando desmoralizar e até te destruir, mas sempre serás lembrado como o símbolo do combate à corrupção e ao crime. Estarei sempre a seu favor. Que os excessos de militância sirvam como alimento ao povo que realmente merece a justiça. Parabéns. O senhor é o melhor é que atirem pedras. Seja forte.

  148. Sonho com o dia que um homem como o senhor se tornaria presidente do Brasil. Mas receio ser só um sonho. Infelizmente o senhor ainda fala como um juiz que mede as palavras, e usa uma linguagem indireta para descrever males e vilões. Uma linguagem que 1% da população entende. Está na hora de largar a toga, dar nomes aos bois e principalmente aos ratos. O senhor como ex juiz não pode deixar de pronunciar nomes como Gilmar, Witzel, Aécio etc. quando eles pisam nas leis. Parta pra cima Moro.

  149. O nosso bom comportamento deve vir à frente de nossa palavra, sempre. O propósito de não cometermos o mesmo erro duas vezes, já é um bom começo.

    1. Só lamento o Paulo Guedes não ter desembarcado no mesmo dia que Sérgio Moro pediu demissão, todas as minhas dúvidas sobre o governo se dissiparam , estava explícito a canalhice do Bolsonaro , aos poucos muito mais vão desembarcar e se unir a nos

  150. Excelente. Moro é um grande homem. Vou ler esse livro. Eu sou uma grande admiradora de Sérgio Moro. Queria ver o Brasil sob o comando dele na Presidência da República, apesar de achar Sérgio Moro muito maior do que qualquer cargo político.

    1. Sem dúvida, é o que nos resta,então, vamos praticar o bom exemplo sempre.

  151. "Fazer a coisa certa sempre." Cada pessoa tem sua experiência para aprender e seu trabalho no combate à corrupção é um exemplo para nós.

  152. Excelente artigo! Os ditados comentados no início me remeteram a infância, creio eu que grande maioria já ouviu ao menos um desses. Muito interessante em falar sobre lideranças e que além delas terem que serem boas tem que expor bons exemplos. Infelizmente aqui no Brasil, muitos aderem o famoso "culto a personalidade", isso é triste. Citou sobre a Operação Mãos Limpas e tudo o que os magistrados da Itália passaram para impedir um pouco da criminalidade e corrupção. Parabéns pelo artigo!

    1. Pára com esse negócio de MITO! Já estou com alergia a essa palavra. Queremos gente séria, competente, trabalhadora e com visão.

  153. "Um dia após o outro" vc venceu isso é o que importa. Os revés de alguns juízes a classe politico somado-se a indiferença do presidente da república mas o conchavo do procurar geral da república a lava jato vai enfraquecer em muito. Vamos torcer para não afastar Dallagnol.

  154. Precisamos nos espelhar em grandes para crescermos um pouco. Grande Moro, precisamos de sua presença junto com outros honrados na liderança deste nosso Brasil,m precisamos de quem não tem rabo preso faz o certo e necessário.

  155. Moro, pq vc preferiu deixar a magistratura? Lá vc poderia continuar fazendo muito pelo povo! Confiar que tudo pudesse mudar foi um erro. Sempre existirá corrupção, “jeitinho” pra tudo nesse país.

  156. Continuo admirando este homem cujo exemplo deve ser seguido! Imagino quantas vezes deve ter se decepcionado com os comentários injustos, mas continua, sereno ,seguindo seu lema: fazer a coisa certa!

  157. De maneira errada, talvez, mas diante de toda uma vida com olhos abertos, atenta, achei que o convite para ser ministro era o começo do caminho que destroçava -ou tentava- sua pessoa e sua carreira.Por que pensei assim? Porque já com quase um século de existência nunca, em momento algum, em época alguma, vi alguém de sabido passado turbulento, tentar o melhor para o pais. NUNCA. Sua brilhante e interrompida trajetória confirma minha experiência. Assim como a de outros. Receba meus cumprimentos

  158. Excelente texto. Ando indignada com os rumos dos poderes, mas lendo seu texto me dá um alento de saber que o sr está entre nós. Não desista da gente por mais que seja injustiçado e apedrejado por essa corja. O povo está nocauteado pela covardia dos que estão no poder e pela pandemia mas se Deus quiser, voltará às ruas em seu apoio. O povo de bem está com o sr.👏👏👏

    1. Boa noite dr Sérgio Moro, os homens e mulheres de bem, jamais esqueceram, o bem, que a operação lava jato, fez a esse país. Esperarmos ansiosamente por 2022 !

  159. Parabéns Dr Sergio Moro. Tem uma mente iluminada e enorme capacidade de aprender com os desafios e dificuldades. Sua tranquilidade me inspira e me motiva a continuar acreditando que o Brasil tem jeito. Precisamos aprender a fazer as coisas do jeito certa, sempre!

  160. Temo pela sua vida,mas não creio que aqui,a audácia chegue a tanto.Foi ingênuo,cometeu um erro fatal,achando que este imoral poderia lhe dar guarida no combate à corrupção ou carta branca.Enfim já foi e isso não vai fazer com que cidadãos com caráter e vergonha na cara, deixem de aplaudi-lo de pé, pelo que conseguiu e alcançou!Obrigada,Moro!Sou LavaJato,não vou desistir,mas à corrupção venceu.Quem puder,que vá embora.Quem não, que encontre forças para manter a esperança viva.2022 vem aí!

  161. Concordo totalmente. Bons exemplos como o da sua atuação como juiz e como ministro nos inspiraram. Um pouco de fermento leveda a massa toda. Obrigado por fazer bem o seu trabalho, algo ainda raro por aqui. Parabéns pelo artigo, continue o excelente trabalho.

  162. Nesse país, quando pensamos ter chegado ao fundo do poço, descobrimos que ele não tem fundo. Em breve assistiremos a anulação da condenação de Lula como já vem acontecendo com outros corruptos, para a alegria de Aras e Bolsonaro, que sonha em disputar as próximas eleições com ele. Nossa única esperança é Sérgio Moro se candidatar.

  163. Gostaria de sugerir que o próximo artigo publicado fosse sobre o caso Banestado que foi anulado pela 2a turma (eca...) do STF mesmo depois de várias instâncias terem participado do processo.

  164. Parabéns, Dr. Sergio Moro. O sr. mostrou sempre que é uma pessoa honrada e imparcial. É o único que terá meu voto. Essa corja de safados do STF, assim como Bolsonaro e afins terão o mesmo final do peixe (morrer pela boca). Continue seu caminho. No final o povo vai te reconhecer e o Brasil ganhar.

  165. Moro é uma ilha de moralidade, honestidade de propósitos, nacionalismo, perseverança e obstinação pelo correto. Figura referencial no caminho que devemos perseguir para o Brasil. Ele não passará e ainda nos ajudará muito. Deus o proteja.

  166. Também temos os nossos ammazza sentenze, infelizmente ! Mas também temos bons exemplos, e o Sr está entre esses !! Não desista , porque muitos brasileiros, e eu me incluo ,nunca desistiram de fazer a coisa certa sempre!!!

  167. Não desista que o povo não desiste. Esta muito difícil de acreditar em uma saída, mas tenho fé que vamos superar esse momento terrível

  168. Acabei de renovar minha assinatura da Crusoé, por acreditar no jornalismo independente que ela pratica. E tb por ter colunistas brilhantes, como nosso heróico juiz Moro, q tanto nos orgulha.

  169. Sim, vale a pena continuar fazendo o certo e seguir avante. É nosso dever como cidadão consciente. Temos que lutar contra a corrupção imposta no país, seja no mundo político, seja no empresarial. Daí a importância do voto. Infelizmente, ele comprado com projetos assistencialista, com míseros R$ 300,00. O artigo nos levam a pensar que tudo pode mudar. Porém, a população deve acordar e cumprir seu papel e fazer a coisa certa. Parabéns Sérgio Moro. Contamos com sua luta e coragem!

  170. É um alento ver a determinação do senhor diante do desalento que toma conta de nós brasileiros. Que nos incentive a não sucumbir diante das barbaridades do abuso do poder.

  171. Caro Moro, a corrupção aprimorada na era lulopetista ganhou contornos de estrutura mafiosa. Imaginamos, com pesar e solidariedade, os percalços e perseguições que o Sr. enfrentou na Lava Jato e agora, após ter sido traído - como todos nós - por um presidente minúsculo, ter tb que enfrentar a ira irracional dos bolsonaristas. Os revezes impostos pelo judiciário, em parte conivente com a corrupção, pioram tudo. Admiramos sua coragem e integridade e sempre estaremos ao seu lado. Conte com a gente.

  172. Realmente a corrupção não é invencível e nem os crimes do colarinho branco estão fadados à impunidade. Contudo, fazer a coisa certa, como você e outros fizeram e fazem, está espraiando a certeza de que no Brasil pessoas corretas e providas de caráter, pagam um preço muito alto por agir com retidão.

  173. Tenho esperança em q Va. Excia escolha o melhor para prosseguir seu caminho. Temerosa do q esses bandidos podem arquitetar contra. Presidente como V. Excia, um sonho. Um sonho q esse establisment criminoso tentará não permitir realizar. Começando pelo executivo atual q é nada mais q um blefe q votei.

  174. O processo político é mais abrangente que o criminal. Este é puramente técnico. Pelo que conhecemos acho que Moro não terá dificuldades na política. Porém , se pudesse opinar aconselharia : " Siga literalmente os passos de Ted Roosevelt". Devagar se chega longe. Abaixo lembro a trajetória esclarecedora do Gen. Chiesa no combate ao terrorísmo e à Máfia. - Máfia , política e religião. Elementos de uma grande facção... ?-

  175. Obrigada, Sérgio Moro, eu precisava de alento. O senhor é um exemplo a seguir. Sinto muito por ter embarcado nessa canoa furada. Que o Anjo da Guarda que Deus lhe confiou te guarde, te ilumina e te guie.

  176. Todos esses ditados, para aqueles que objetivam uma liderança natural e séria,são completamente válidos. Afastar-se deles contamina todo o processo. Mas há um ditado popular também antigo (pelo menos não me recordo do nome do autor), que já não ouço há bastante tempo: "A justiça há de ser feita. Mas ai daquele, por quem a justiça há de se fazer". Isso passa longe do não cumprimento so dever. Mas exige todo o cuidado e defesa das tormentas que se seguirão. C'est la vie! C'est la vie!

    1. Oi Celso, essa frase, com modificações, corresponde a uma frase de um Evangelho de Cristo: "o mal há de haver, mas ai daquele que o praticar". Ele nos chama a atenção para a inexorável existência do mal, o que é lamentavelmente verdade no Brasil de nossos dias, onde se deturpa e se joga fora um tesouro, também cultural, que é a Lava Jato.

  177. Dr. Sérgio Moro. vai demorar e muito para melhorar o país. Sendo otimista. Sendo realista com bandidos em diversas ordens e instituições começando pelo STF não tenho esperança. #InMoroWeTrust

  178. Apesar da vergonhosa união dos 3 poderes contra a Lava Jato, os cidadãos de bem não desistirão da luta contra o crime e a corrupção. Contamos com a sua liderança rumo à presidência em 2022!

  179. Aaaaaaaah, Sérgio Moro... tenho vontade de chorar cd vez q lembro o q vc e a equipe da Lava Jato fizeram, e o q essa quadrilha instalada em Brasília está fazendo pra tentar assassinar sua reputação, anular os resultados da Lava Jato e perpetuar seus criminosos em posições de poder. Continuo acreditando tb q o exemplo é o melhor meio de ensinar qq coisa, mas exemplos como o seu estão sendo sufocados por esses bandidos, a mídia cúmplice e a apatia dos brasileiros. Não sei mais pra onde ir...

  180. Dr. Sérgio: uma pergunta rápida e rasteira: o senhor, com todo o seu passado, vai aceitar o que o grupelho do STF fala sobre suas atuações, principalmente no caso Banestado e logo, logo no caso Lula? Se o senhor aceitar as respostas desse Tribunal marginal, só escrevendo palavras corteses, com crítica velada, então não tenho duvidas: o senhor é um bundão!!! Votaria para o senhor como Presidente da República, mas admito que minha familia e eu estamos revendo nossos conceitos sobre sua pessoa...

    1. O homem que enfrentou o crime organizado, os empresários e político mais corruptos do país, esse homem é frouxo? Conta outra cara!

    2. Bom a tua coragem deve lhe levar a fazer e não transferir para os outros. Vá lá levante um movimento, façamos nós alguma coisa!! O Moro sozinho, por mais honesto não é o superman ele tem família e uma vida a zelar. O povo brasileiro que é bundão!!!

  181. Estamos contigo Juiz Moro . Não vamos deixar o mal vencer o Bem. Vamos mostrar aos protetores dos criminosos Gilmar Mendes , Lewan e Toffoli que triunfaremos . Viva nosso patrimônio Excelentíssimo Juiz Moro

  182. Parabenizo o Moro pela iniciativa de escrever. Acredito que deveria não só continuar, mas investir em livros e outros meios. Dessa forma poderá deixar um legado para as novas gerações, quiçá na atual onde possam haver perfis similares que possam ser motivados a investir no combate permanente do crime organizado e da corrupção em seus diversos níveis. muitos advogados, juízes e quem sabe novos políticos possam se unir para um processo de longo prazo. Obrigado Moro, por existir e não desistir.

  183. " Aqui morreu a esperança dos Parlamitanos honestos ". Rua Carini 3/9/82. O que continha a pasta ? Por quem a " Cosa Nostra" matou o Gen. Chiesa ? Bernardo Brusca ( Chiesa ) seu filho Giovanni ( Falcone ) , Antonio Salamone ( Ciaculli 63, Brasil ). Chiesa derrotou o terrorísmo mas foi derrotado pela corrupção Italiana. Sua história é instrutiva e tem profunda abrangência esclarecedora dos males de uma sociedade corrupta. " SOMOS MORO ".

  184. Sérgio Moro é um brasileiro exemplar e digno de toda admiração e respeito. Por isso mesmo tem sido alvo de tantos ataques e rasteiras.

    1. Fiz o mesmo e estou, a cada dia, mais e mais satisfeita. Segui-lo-ei sempre.

    1. Nossa cosa nostra tem lideres no STF ( bandidos de Toga) no Congresso ( Maia e Alcolumbre engavetadores do Fim do Foro e da Prisão em 2ª instância. tudo acordado com o Jair Falso Messias.. Viva a lavajato

  185. Mais uma vez o grande Dr Sergio Moro, mesmo sob ataque do PGR e de parte do STF consegue manifestar esperança. É de homens assim que o Brasil necessita, mas por enquanto são muito poucos para enfrentar os inúmeros poderosos malandros infiltrados nos 3 poderes.

  186. Apesar de Gilmares e Lewandosvickys, ainda tenho esperança que a sua luta pela fim da corrupção não foi e não será em vão

  187. Entretanto não esmoreçam, Sérgio Miro e Deltan Dallangnol, pois sempre estaremos apoiando a coisa certa. Conte conosco em 2022, se não derem um jeito de condená-lo e caçar seus direitos políticos, pois é só isso que querem.

  188. Já estão fazendo o mesmo no Brasil, perseguindo os profissionais honestos, como Moro e Dallangnol. Todos os canalhas e corruptos querem a cabeça deles em uma bandeja, tal qual Salomé.

  189. Temos muito trabalho a fazer para acabar com a corrupção. Não esmoreça Sérgio Moro!!! Você e´exemplo para os futuros juízes do país!!!

  190. Sérgio Moro é um sonhador e ao mesmo tempo um alento ouvir pessoas que ainda acreditam que pode dar certo se o povo brasileiro se conscientizar e votar melhor

  191. Como sempre, lúcido, sábio e, acima de tudo, honesto. Por mais que a canalhada tente, Dr. Moro, sempre estaremos com o Sr. O ano de 2022 promete: Moro presidente!! #morosempre

  192. No Brasil de hj,o que vemos são ações totalmente diferentes do que foi propagado no período eleitoral! Pregam uma coisa,e depois de eleitos suas atitudes são contrárias ou de total omissão.

    1. Parabéns, Moro!! O Brasil precisa da sua inteligência, honestidade, moral, respeito e coragem na luta! Estamos com você !!

  193. O combate à criminalidade se faz com leis duras. Mas como ter leis duras se a maioria do congresso está envolvida em atos ilícitos? As leis atuais também não são obedecidas, assim como a própria constituição, pela mais alta corte do país. A desculpa é de que a constituição e leis precisam ser melhor interpretada, “a luz dos novos tempos”. Uma desculpa esfarrapada para não punir crimes de amigos poderosos, tanto que essas interpretações só valem para alguns.

  194. Perfeito! Simplesmente a mensagem que precisamos ouvir e quem sabe trazer a união para lutar a favor do bem! Para quando? Eleições? Dar prosseguimento a esta dita "democracia" que serve de desculpa aos que se escondem e se perpetuam no poder enquanto se lambuzam na lama da corrupção?

  195. Parece que combater a corrupção não é fácil em muitos países. Com a devida readaptação à cultura de cada País, sempre haverá algo parecido. Assistam esses dois filmes indianos: "Artigo 15" e "Turma de 83". Ficção?Realidade?Coincidência?

    1. Porque será que algumas partes desses filmes me fazem lembrar do Brasil????

  196. Verdade Carlos, Sérgio Moro senador seria o melhor caminho uma vez que poderia se juntar pelo menos ao pessoal do "Muda Senado". Alessando Vieira, Kajuru, Laisier, Girão, Soraia, e outros. O caminho é difícil nesse país de empresários e políticos corruptos, que buscam a todo momento deixar a coisa do que está.

  197. por favor equipe, embora exista as colunas do Moro tenha imenso valor comercial na captação de assinaturas, esta última mais do que as outras precisam ir a público rapidamente. Ela tem um valor emocional que, no mínimo, o protegerá, além de, talvez, acorda os que está se acomodando com as tramas do poder em acabar com tudo o que foi conquistado.

    1. De pleno acordo! Toda mídia está agora cooptada, vendo uma luz no fim do tunel para reaver suas gordas verbas. A voz de Moro precisa chegar à Naçao. Tem muita gente nas redes apoiando Moro, e tem muito bolsonarista em cima do muro. E concordo que Moro poderia ser mais incisivo, mas imagino q esteja medindo palavras por estar ainda aberto aquele inquérito contra ele, qdo se demitiu. País está na mao de Estado policialesco

  198. lutemos, digníssimo dr. Sergio Moro.O senhor tem nosso respeito ,agradecimento e admiração. Muitas vezes nos sentimos sós em nossa luta contra o mal em suas várias formas, é preciso resistir e lutar. O senhor não está só.Estamos juntos.

  199. Dr.Sergio Moro Fico angustiada ,porque observando a política e os políticos que aí estão, tenho certeza,farão qualquer coisa para destruí-lo. Temos aqui não um,mas vários “ammazza sentence”, cujo líder é Gilmar Mendes .A única esperança para nós brasileiro é o Dr. enfrentar essa bandidagem nas urnas. O PR que ajudei eleger,é um despreparado que não tem estrutura para chegar em 2022.

  200. Você é sempre uma inspiração para mim. Parabéns, Moro, por sua convicção moral tão elevada. O Brasil, mais do que nunca, precisa de pessoas como você!!

  201. Dr. Moro nao tem como uma candidatura sua a presidente evoluir. eles nao deixariam..Seja Senador precisamos primeiro limpar as instituicoes .certo de sua eleicao . Poderiamos contar com seu trabalho em prol de um Brasil melhor

    1. eu já disse a mesma coisa para o Senador Álvaro Dias .Moro tem que se candidatar ao senado .Se candidatar a presidente ,corre sério riscos de vida . É minha modesta opinião .

  202. Sérgio Moro exemplo de honestidade e perseverança. Não podemos,nós brasileiros, que sempre o apoiamos deixar que Gilmau (aquele dos diálogos com o governador Sival Barbosa) e seu colega de falcatrua - Lewan (para os intimos) trinfuem mais uma vez no tange à sua suspeição. Se isso acontecer, aí sim, infelizmente o ex-juiz deveria sair do país para que os corruptos se matem entre eles mesmos. Com a palavra o Ministro Fux.

  203. Como ocorreu na Itália, aqui não é diferente. "Juízes" do STF e de muitas outras cortes, com raras exceções, são pessoas abjetas e ordinárias, cada um defendendo sua facção, com claríssimas intenções. Nenhum escândalo poderia acontecer de pior do que os julgados e decisões destes, onde quadrilhas e mais quadrilhas se sentem à vontade, perpetrando o crime organizado e continuado. Me sinto traído, mas a luta continua por um País sério.

  204. Dr. Moro, é redundância dizer sobre o brilhantismo do seu artigo. Sou admiradora da sua pessoa e do seu trabalho. Qdo aceitou assumir o MJSP não concordei, mas por ter lido sua tese e seus artigos entendi que lutava para solidificar os avanços da LJ. Porém, entrou em uma seara em que a ética nao é o maestro. Falam que saiu do governo"atirando" , mas tudo o que falou se concretizou. Temo por sua integridade e de sua família, pois o poder não tem limites. Deus esta com o senhor.

    1. com certeza o exemplo vem de cima. Dr Moro é o exemplo de todos os brasileiros que querem um país melhor para todos. Vamos continuar combatendo os maus exemplos.

  205. É uma enorme satisfação ler sua coluna, Dr. Sergio Moro! Admirável pelo conteúdo, fluência e correção. É um bálsamo que diminui nossa tristeza ao ver, todos os dias, os movimentos de destruição da lava-jato, especialmente por alguns do STF e da PGR, que são as pessoas mais poderosas da nação. Como os que me antecederam nos comentários, fico preocupada com sua segurança e a dos seus. Cuidem-se!

  206. Parabéns pelo belíssimo artigo jornalístico!... Espero, que o senhor tenha a coragem necessária para combater o crime institucionalizado, especialmente, aquele instalado no Poder Judiciário brasileiro. Espero contar com a sua admiração. Espero, ainda, que o senhor siga o meu exemplo de coragem, de determinação e de honestidade no combate à desvios de recursos públicos e à injustiças no Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. A honestidade é a regra.

  207. Moro , vc é um exemplo e uma inspiração. Ontem , pessoas de fé levantaram um grande clamor para o Anjo protetor do brasil , para que se fortaleça os homens e mulheres que lutam contra a corrupção dos poderosos! Venceremos essa guerra!!!!

  208. Sr. Sérgio Moro. Temo pela segurança sua e de sua família. O sr. já plantou uma semente no combate aos poderosos, não que um exemplo morto. Pegue sua família e abandone esse país para sempre.

  209. Parabéns Doutor! Infelizmente o nosso "Supremo" (nome risível) em suas decisões já demonstrou ter ideais bem diferentes do juiz Falcone. Vou começar a ler o livro hoje. Obrigado!

  210. Dr. Moro ! O senhor é um exemplo pra nós ! É muuuuuuiiito difícil ver a Lava Jato sendo derretida por pessoas que deveriam ter orgulho dela ! Realmente há que se ter muita fé !

  211. Dr. Moro eu ando tão desiludida com nossos governantes que ler seus artigos são uma espécie de antidoto. Tenho muito mas muito receio com sua integridade e de sua família considerando que não há limites para se manter no poder. Faço um apelo ao Sr. : Saia do Brasil! Não vale a pena enfrentar essa gente! Nada vai mudar. Proteja-se.

    1. acho que concordo com você. Estes políticos não têm limites e seus seguidores são fanáticos tal qual o outro líder que foi condenado.

  212. Prezado Sérgio Moro tento me inspirar na sua resiliência... o noticiário nos desanima...mas vamos em frente... obrigada pelas palavras

  213. De maus exemplos o Brasil está cheio , mas temos Dr Moro , Dr Dallagnol e toda a equipe da Lava Jato que vem há anos desmascarando os corruptos , o que nos dá esperança de que os bons exemplos prevalecerá sobre os maus . As máscaras estão caindo , o povo está sem vendas nos olhos . Seu texto nos trás esperança . Vai passar essa fase ruim , com certeza !

  214. Fazer a coisa certa sempre, é o lema. Os detratores da política, um dia cai. Só a verdade nos salvará. Parabėns por nao se dobrar a interesses escusos.

  215. Difícil é saber o que não é de fachada no Brasil. A cada dia o check & balances é testado ao extremo. O problema é saber, até que ponto os controladores não são coniventes com os controlados.

  216. De fato, obstáculos e pedras no caminho sempre existirão, mas ao transpor cada uma nos tornamos mais fortes que quando iniciamos a trilha. Bom ler textos tão proveitosos e melhor ainda perceber na leitura que o guerreiro apenas descansa e se prepara para as pedras! Moro 2022, porque o Brasil merece o melhor!

  217. Prof. Moro, o q dá mta tristeza e desânimo no Brasil é q os "nossos" criminosos ñ são bandidos profissionais, mas, sim, gente q foi eleita democraticamente pelo povo. Sei q não precisa de conselhos, mas como perguntou publicamente sua afilhada de casamento (se arrependimento matasse o sr. ñ estaria escrevendo aqui, né?), a mãe do oportunismo, Carla Zamboffmann, a Gleisi da extrema direita, o que o senhor vai fazer quando não tiver mais sua segurança? Não precisamos de heróis mortos. Cuide-se!

  218. Parabéns por mais esse excelente artigo. É sempre um prazer ler suas reflexões. Nos permite sonhar com um Brasil melhor. Obrigado.

  219. Parabéns pelo seu trabalho e sua determinação. Tem a admiração de todos os que odeiam a corrupção. Deus permita que seja sempre uma voz forte ecoando no meio de tanta injustiça.

  220. Professor Sérgio Moro, como idealista, sempre acredite que é possível e seja o instrumento dessa conquista. O Senhor é exemplo para a humanidade, malgrado os assassinos de sentenças justas.

  221. Caro Dr. Moro o senhor é o tudo de bom do Brasil! Um lorde! "O bem que fazemos ecoa pela eternidade" O seu legado ecoará pela eternidade!

  222. O Brasil só irá melhorar quando a geração dos nossos filhos se conscientizarem que a honestidade deve ser regra da vida. Parabéns Sérgio Moro.

  223. Gratidão Imensa pelo que você fez e continua a fazer pelo Brasil, Deus e N.Senhora te protejam e a sua família; Lavajato é e sempre será o Carimbo Ético na História Universal.

  224. Meu caro Sérgio Moro, tenha a certeza de que as pessoas de bem e do bem deste país continuam com você. O resto é política rasteira, a práxis comum por aqui. Ah! E como operador do Direito que sou posso afirmar que você fez o correto, tanto que em sala de aula na universidade onde ensino ponho os alunos a estudar suas decisões. Siga em frente e deixe os cães ladrarem.

  225. No geral o que se percebe no Brasil é exatamente isso" o abandono político da agenda anticorrupção". É gritante, é visível,nem disfarçam.E com o super Gilmar, vem de cima.Não vejo como teremos saída.Está tudo se aparelhando para até assinantes de sites serem presos.Pra quem já vivenciou ditadura sente cheiro de longe.

  226. Eu também acredito em exemplos de liderança. Pena que estão destruindo a lava jato. Vamos voltar aos tempos dos crimes de colarinho branco e que nada acontecia em termos de justiça. Só havia as manchetes dos jornais .

  227. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA”! Triunfaremos!

    1. Vamos citar pelo menos dois: Gilmar Mendes e Lewandowski. Ammazza sentenze e figli di -------

  228. Sei que o senhor é discreto e minha opinião pode não ser aceita, mas vou colocar aqui. Ontem Bolsonaro disse que "agora" o Ministério da Justiça, PF e PFR, começaram a trabalhar. Hoje, acontece uma mega operação contra os maiores opositores do Bolsonaro , no Rio.(todos estão mesmo envolvidos em ilicitos), Mas será que Bolsonaro, quando fez os elogios, ontem, já sabia desta mega operação? A cada dia, mas me convenço: #morotemrazão.

  229. Cada dia admiro mais a coragem , a honradez e o exemplo que o Dr. Sérgio MORO nos oferece. É de valores como esse que o Brasil precisa. Parabéns pelo seu texto!!! Mais coragem e força sempre, exemplo para nós brasileiros!

  230. Sr. Moro, sou grande admiradora de seu trabalho. Para mim, a esperança em um Brasil melhor nasceu com ele. Mas, infelizmente, os corruptos e oportunistas são mais fortes neste país. Onde até a suprema corte os protege.

  231. Quem está no comando do Brasil não está preocupado com a roubalheira. O presidente entregou o país ao centrão, a toffole, Gilmar Mendes....

  232. Estou feliz em esta assinando esse revista. Meu sonho e ver um pais combatendo a corrupção e vocês tem demostrado isso diariamente nos canais do Youtube. Minha esperança e ver magistrados que realmente combatam essa corrupção. Sergio moro nem que seja em 2030, porem quero te ver presidente da republica para ver o senhor escolhendo os ministro do supremo e PGR fora outros que não esta sob minha visão. Combate a corrupção acima de tudo e Brasil acima de todos.

  233. O jair judas esquece que ele e os zeros uma hora sairao do castelo (são inquilinos) e a PF e Ministério Público estarão esperando. EM 2022 MORO x JUDAS

  234. O MECANISMO ESTA EM AÇAO E QUER ANULAR O TRABALHO de Moro e dos procuradores , ta infiltrado no parlamento no judiciario e no executivo, em varios partidos de todas linhas politicas , se protejendo, e a naçao se esvaindo, p se locupletarem , nao como sairemos dessa mafia brasileira .

    1. Caro Sergio. Essa imbecil aí☝🏿é a minoria da minoria. De cada 100 coment. apenas uns 2 ou 3 lhes são desfavoráveis. Mas, não se empolgue com isso. O BR precisa de vc, como Senador em 2022. Deixe a PR pra 2030. Serão duas vitórias garantidas. Alvaro Costa/df (@brasilia_urgente)

    2. Traíra é Bolsonaro que abriu mão de todos seus compromissos de campanha, principalmente a agenda anti-corrupção

  235. Siga firme Sérgio Moro ! Os brasileiros de bem precisam de pessoas como vc. Não tenho a expectativa de ver um país decente em meu período de vida mas acredito q as ações de hoje Irão trazer mais civilidade na vida dos meus netos !!!

  236. É meu caro! De fato precisamos muito. Mas está cada vez mais difícil perceber em nossas lideranças essa possibilidade! Que Deus nos abençoe! Nas mais variadas esferas de poder o que mais se vê é mediocridade e oportunismo! Nossas elites são perdulárias, demofóbicas, burras e incompetentes. Sem falar nos casos frequentes de corrupção.

  237. Grata pelo incansável exemplo do Sr. Sabemos como sempre foi vitima dos "assassinos de reputação", e também o risco que o Sr sofrerá p sempre por "incomodar" os corruptos.Acredito q somos muitos os honestos q com nossos exemplos e cuidados no voto poderemos contribuir. Injusto acusa-lo por enfraquecer a Lava Jato tendo ido p o governo, já acho o contrário, um herói pois ajudou a arrancar a máscara de vários naquela reunião de 22. Que sua coragem seja sempre reforçada diariamente.

  238. Pretendo votar no sr., se houver por bem (e conseguir) se candidatar. Desculpe se nao sou capaz de crer na sua vitoria, mas naquela da enorme mafia que tambem venceu no fim, na minha segunda patria, a Italia. Isso porque de qualquer modo, nao pretendo desistir de fazer o certo. Lhe desejo sorte, porque audacia e competencia nao faltam.

  239. Parabéns mais uma vez, Dr. Sergio Moro. Compliance à parte, como diz o adágio já citado, “o peixe apodrece pela cabeça”. Mas a máfia da Itália não paga placê para a máfia brasileira. Não se deve esmorecer no combate à corrupção mas Gilmar Mendes e outros ministros do STF são reforço de peso no time dos bandidos e dificultam a vitória do bem. Mas sigamos com coragem nesse enfrentamento.

    1. que Deus o proteja pois o senhor é a nossa esperança para 2022

  240. Quando vejo o que estão fazendo com o senhor e com a Lava Jato, quando vejo pessoas antes pró-Moro agora acreditando no que falam a seu respeito, julgando-o por "abandonar" o presidente, condenando-o e todo o seu trabalho a "querer aparecer", sinto-me imensamente triste. Além da luta contra os 3 poderes, temos a luta contra a capacidade de raciocínio e percepção de muitos, que não compreendem que deve-se "fazer o certo sempre". Que a integridade consigo mesmo é fundamental. Gratidão!

  241. Os grandes exemplos não são esquecidos! Antes da Lava-Kátia, ninguém acreditava que um "cacique", político ou um megaempresário, pudessem ser punidos! Essa todos os Brasileiros de Bem lhe devem, Moro! OBRIGADO!!!

  242. Sr Moro, Infelizmente o foco dos problemas do Brasil não está no poder executivo que bem ou mal dura 4 anos de cada vez, e é o reflexo dos votantes. Tampouco no legislativo, salada mista de tudo o que há no nosso país de bom e de mau. Também não está no empresariado, que é apenas antiético em busca do lucro a como dê lugar, e aprende rápido com o sofrimento. O foco esta na Suprema Corte, partidarizada e corrompida. Impossível reconhecer nela a constitucionalista. E contra ela, a quem recorrer?

  243. Já tenho esperado com expectativa seus comentários e é sempre o primeiro que leio a cada 15 dias. Excelente o comentário de hoje! Realmente o exemplo e as ações dizem mais ou mesmo contradizem, em muitos, as palavras. Obrigada

  244. Sua luta, seu trabalho e a Lava Jato inspiram muitos de nós a continuar fazendo a coisa certa, independente do resultado final. Concordo que os líderes precisam dar bons exemplos, mas a mudança precisa começar na casa de cada um de nós.

  245. Obrigado Moro! Você e os demais profissionais da Crusoé e O Antagonista são exemplos a serem seguidos na luta por um Brasil mais honesto e justo. Estou com vocês!

  246. Sou eternamente grata pelo breve sonho que você nos deu.Mas as forças que colocam seus interesses acima do bem do país teimam em nos manter num pesadelo eterno. força, você ficará na história como o homem que deu esperança a milhares de brasileiros.Eles serão esquecidos ou lembrados como homens que tentaram destruir seu legado.Mas não vão conseguir. Você faz parte da história de Brasil que um dia sonhou em ser grande,

  247. Você me representa totalmente. A luta é inglória, mas precisamos ter o seu exemplo para seguirmos. Muito orgulho de você. Sonho com um Brasil liderado por quem faz a coisa certa sempre.

  248. Grande Sérgio Moro, nosso futuro presidente! Como têm medo de ti as cúpulas dos Três Poderes brasilienses !!! Alguns têm suas “vitórias” temporárias, outros vão distribuindo senhas que lhes garantem polpudos honorários, mas a Lava-Jato já nos permite recontar a história do Brasil: quando lemos sobre as eleições de FHC, Lula, Dilma... sabemos quais as empreiteiras e doleiros que custearam suas campanhas... a história do Bozo e sua famiglia também já está sendo contada... que venha 2022 !!!

    1. Poderíamos ter orgulho maior do que Sergio Moro na presidência? Vou fechar os olhos e sonhar um pouco, eu mereço!

  249. "Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro de gigantes". É assim que verdadeiramente se cresce, e que se deixa um legado. Por meio de pessoas que nos inspiram podemos ser melhores que nós mesmos, ou que imaginávamos que seríamos, ainda que haja tanto a fazer. Parabéns e obrigado.

  250. Caro Moro: seu melhor artigo na Crusoé. O senhor está pegando o jeito. A mudança da atividade como Juiz para a de político sério e determinado a continuar fazendo a coisa certa não é fácil. É lento é doído é penoso é arriscado é nobre e exige fôlego. Não desista não entregue a rapadura. As notas pagas nas manchetes podem mudar novamente. Abraço

  251. O que é isso companheiro? Meu coração sangra toda vez que converso com amigos que estiveram na av paulista lutando contra corrupção e a favor do juiz Sérgio moro , hoje repetem o discurso oficial de um presidente incapaz , a última ontem de uma colega que foi moro que pediu demissão e não que o Mandrião o traiu. Terminarem meus dias com poucos amigos , talvez seja melhor ter os que se mantém íntegros!!

  252. Dr Sérgio Moro, as pessoas honestas deste país sabem o quanto devemos, à sua atuação, à busca de um país melhor. Porém hoje, sentimos traídos pelo presidente, que faz o oposto do que prometeu na campanha. A parte podre do judiciário, dos políticos e do executivo estão mostrando um apetite enorme de tomar conta de todas as ações. Existe um grande desânimo da população. Parece que não temos como vencer essa batalha. Peço a Deus que o proteja, junto com sua família, e também ao povo brasileiro.

  253. Sergio Fernando Moro ... admiro sua postura cada vez mais, os obstáculos são imensos mas realmente não podemos desistir. Continue por favor presenteando o Brasil com a possibilidade de transformarmos nossa realidade. Deus o abençoe.

  254. “Fazer a coisa certa sempre!” Este é o lema de muitos, mas estes muitos estão subrepresentados na cúpula dos 3 poderes e das 3 esferas! Mas há exemplos no Brasil, o seu Moro é um deles, e, talvez, o maior deles! Siga em frente, os exemplos serão seguidos!

    1. Gratidão por tudo que fez Sr. Moro certamente, foi muito difícil mostrar que ninguém está acima da lei e isso foi possível ver através da sua força tarefa. A sua saída deixa nos órfãos de bons exemplos e uma pergunta persiste - Será o que virá pela frente? O sentimento é de completo desalento.

    2. Parabéns Dr Moro!!!! Sempre brilhante.Como poderíamos enfrentar a maior maldição que assola nosso país , chamada Gilmar Mendes.Hoje é o maior ditador do mundo .E o pior , psicopata . Infelizmente os outros dez fazem parte do teatrinho do gilmau

    3. É de homens assim, que o Brasil necessita.Sergio MORO sempre.

    4. É de homens assim, que o Brasil necessita.Sergio MORO sempre.

    5. Pedras no caminho que mais parecem muros podem ser demolidos! Moro, o seu exemplo é uma inspiração para todos os que sonhamos com um mundo mais justo! Siga em frente que atrás vem muita gente.

    6. Moro têm razão, lutar contra os corruptos neste país não é fácil. É uma luta implacável contínua, e não pode ter retrocesso.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO