DiogoMainardina ilha do desespero

O erro de Paulo Guedes

21.08.20

Paulo Guedes virou o tesoureiro da campanha de Jair Bolsonaro. Ele passa o dia tentando arrumar um dinheirinho – a expressão foi usada por Flávio Bolsonaro, um especialista no assunto, como mostrou o Coaf – para financiar o programa eleitoreiro de 2022.

Eu me enganei a respeito de Paulo Guedes. Pensei que ele fosse de um jeito, ele era de outro. É o caso de pedir desculpa aos leitores. Quando eu morava no Rio de Janeiro, cruzei com ele algumas vezes, na casa de amigos. É uma covardia, porém, atribuir meu erro a esse contato pessoal, esporádico – eu errei porque, estupidamente, acreditei em seu discurso público. Aquele Paulo Guedes explosivo, sem amarras, disposto a tudo para detonar os esquemas clandestinos brasilienses é uma fantasia da imprensa, que provavelmente ajudei a alimentar. O Paulo Guedes de verdade é esse aí, que mendiga seu cargo desfalcando o contribuinte para reeleger seu chefe. Avaliei mal seu caráter. Desculpa.

Na quarta-feira, depois que o Senado permitiu aumentos para os servidores, Paulo Guedes disse que os parlamentares deram um “sinal muito ruim”, e que “pegar dinheiro da saúde e permitir que vire aumento de salário do funcionalismo é um crime contra o país”. Claro que é um crime. Mas ele só foi cometido porque Paulo Guedes aceitou que Jair Bolsonaro transformasse o Ministério da Economia em palanque. Enquanto a escumalha se financia com rachadinha, caixa dois ou fundo partidário, o presidente conta com o aval do Tesouro para comprar votos, repassando o prejuízo – mais de 100% do PIB – para os pagadores de impostos.

Eu errei a respeito de Paulo Guedes. Paulo Guedes também errou a respeito de Paulo Guedes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nunca me enganei em relação a esse governo, apenas considerei e continuo considerando que mais um governo do PT seria completamente inadmissível.

  2. Vc tava errado. O aumento não saiu, o governo foi contra abertamente, a sociedade entrou na briga , e vc ficou falando sozinho.

    1. Com toda certeza erramos,e erramos feio.Paulo Guedes também foi uma decepção...

  3. Todos erramos e somos todos co-responsáveis pelo que estamos vendo, na minha opinião. Se não nos organizarmos para pressionar para as mudanças como nas Diretas Já, estamos fritos.

  4. Ao ler o que você escreve dá ânsia de vômitos. Vai se tratar ou você causará muito prejuízo a esse folhetim Crusoé. Que assinei e me arrependo. Já pedi meu dinheiro de volta más foi em vão...

  5. Peço desculpas ao Diogo,porque eu aos 73 anos erro com a personalidade da sua pessoa. Como fui tolo acreditar em você,indicar e presentear pessoas com assinatura de sua revista, não cometerei este erro mais,mas, por certo ainda vou errar pelo resto da minha vida,pois está provado que é fácil enganar pessoas de bem. Minha assinatura vencerá em outubro e não irei renovar. Dizer que vou encontrá-lo em 2022 é tolice,pois seu caminho não é o meu. Desculpa, enganei-me com você. Natural .

  6. Eu me enganei a respeito de Diogo Mainardi e a revista Crusoé. Pesei que fossem de um jeito,e eram de outro. Então eu peço desculpas para todos os colegas e amigos que indiquei a assinatura da revista. Mas não se preocupe Diogo você como Eu além de pedir desculpa podemos mudar isso, você em 2022 e eu na renovação da revista. Viva a democracia. Um abraço e fiquem com Deus.

  7. Tiro o chapéu para o Diogo por reconhecer que se enganou. Pros negacionistas, só o hospício resolve, mas eu não suporto os que defenderam veementemente a candidatura do Bolsonaro, prometendo que era 100% séria, ridicularizaram quem questionava a credibilidade da celebridade de superpop e agora criticam o governo como se eles não tivessem nenhuma responsabilidade em vender o estelionato eleitoral, com ares de superioridade. Parabéns pela honestidade, Diogo.

    1. Eleito entre os seguidores do Carluxo no twitter, só se for

  8. Não erramos. Fomos enganados. Aliás, os (poucos) bons saíram ou foram saídos desse desgoverno... Fazer o quê! O Brasil nunca vai chegar ao primeiro mundo enquanto grande parte dos políticos e magistrados for do submundo...

  9. Você não se enganou a respeito de Paulo Guedes, não!!!! Vá tentar realizar todas as boas intenções junto a um congresso irado, impedido de roubar, como era do hábito!!! Paulo Guedes continua lutando pra tirar esse país do buraco, apesar desse covil de congresso e de um deplorável STF!!!!

  10. A fatídica reunião do dia 22 mostrou o quanto JB e PG são parecidos. O sujeito disse que já tinha tido problemas com todos os ministros, menos com o Paulo Guedes. Ser rei ou amigo do rei parece ser o gol.

  11. Eu fui pior nas minhas avaliações, por acreditar no que via e ouvia: votei em Bolsonaro, acreditei em Paulo Guedes, no Onix, nos novos senadores e deputados. Me ferrei.

  12. Todo mundo que votou nesse grupo errou feio. Não temos que sentir vergonha, apenas acreditamos ser possivel uma mudança radical no Brasil. Muitos também erraram. A queda de Moro foi o primeiro sinal de que nada seria daquilo que se imaginava. Esse foi o primeiro desgosto e o primeiros desastre. Seguiram-se os demais.

  13. O governo abandonou todas as suas promessas de campanha , o homem que se dizia probo agora é capaz de apunhalar até seu último bastião. Guedes está entre a cruz e a espada, ou se junta aos porcos ou cai fora dessa lama e deixa a economia á deriva... ou se torna um sujo ou um incapaz.

  14. Caro Main Ardil, voce é um criador de lendas eu ate te entendo , ter que escrever todo dia para vender, e levar o pão para acasa é uma tarefa ingloria, se nao tiver veneno escorrendo pela boca fica dificil. Voce cria uma lenda , tenta dizer que é verdade e no final fala que a sua vitima tambem concorda. Iluminado Main Aridl , enquanto o congresso nao para de gastar , 14 salario, aumento para funcionario, mais verba para covid e outras, ministro da economia so simula o tamanho do buraco.

  15. Acho que não Diogo ,não se precipite ! O cara tá tentando ao máximo juntar os cacos,tem muita BALA ,não precisa disso !! ! E é responsavel,sabe que se sair será no curto prazo uma hecatombe " cambial " Ficaremos muito pobres mesmo//mais ainda ...!

  16. Paulo Vuedes entrou no esquema Todos anseiam pelo poder e na verdade seria pegar a corrupção ou largar o poder sendo chamado de traidor Os esquemas de corrupção neste pais são fortes e dominam impô-lo pouco esclarecido

    1. Pois é xará , é uma questão de caráter...por isso Moro saiu...

  17. Não creio que você esteja falando isto a sério. A sua mudança de "sinal" está muito visível e mostra um cabresto doentio. Só faltava mesmo ficar a favor desses senadores sem rumo. A sua fala não diz coisa com coisa. O que está acontecendo??? Que pena!

  18. ..."Vontade de encher sua boca de porrada"...estava demorando para que ele voltasse a dizer porcarias! Esse governo é uma pocilga mesmo...

  19. Maynard , de você só espero saber que está, passeando de Gondola em Veneza, suas opiniões são uma perfeita idiotice de extrema esquerda .

  20. seja qual for a meteria. não corta seu coração ver nossas florestas queimando e o governo rindo. não corta seu coração a educação sendo dirigida por irresponsáveis e o nosso presidente rindo. não corta seu coração ver a saúde sendo dirigida por um membro do exercito marionete do presidente iguinorando a dor dos familiares dos mortos.

    1. e claro que que você que votou nesse irresponsável sabia que ele deu apoio para seus amigos garimpeiros ilegais porque ele é um deles.

    2. a quem interessa armar as pessoas. uma pessoa de bem interessa estar armado? a um bandido interessa?

    3. não te corta o coração ver uma população completamente despreocupada com uma arma na mão no carro ou em casa?

  21. Pelos comentários é possível avaliar a boçalidade, ignorância, desmedida burrice e total falta de caráter e ética desses bolsominions que atacam de forma pessoal quem expressa sua opinião com base em fatos. É impossível encontrar um comentário dessas toupeiras baseado em argumentos ou na contraposição de fatos! (Reconheço que seria muito esperar haver seguidores do "Mito" com alguma capacidade de raciocínio.)

    1. Nelson, concordo com vc. Mas tem uma coisa pior: Tem bobo q paga assinatura pra poder criticar. 😂😂

  22. Mainardi é pura amargura e fel. É tanta depressão que torço para ele não contaminar a equipe da revista. Melhore meu amigo.

  23. Quanta heresia!!! Patrocinada por 1 maluco q se diverte às custas de eunucos como Maynard. Acabou a hidroxicloroquina, honras ap lexotan. Nunca + volte aqui deturpado!

  24. DIEGO você poderia escrever com honestidade e sem falsas premissas sobre : " O ERRO DE SERGIO MORO" . Obrigado. P.S. Sem rancor . É importante para o Brasil essa reflexão.

  25. Diego Mainardi, vx está caduco. O ministro está se virando para tentar manter o país aberto. Veja, enquanto os maus diversos países estão em recessão econômica, o nosso vem apresentando melhorias. Acredito q após o término da ajuda emergencial, teremos piora, nas quem viver verá.

    1. Onde estão as melhorias , inicio da pandemia arroz 12 reais, governo libera auxilio arroz 16 reais , hoje arroz 23 reais , quando chegar dezembro e acabar o auxilio só quero ver se eu e milhares de brasileiros vamos conseguir comprar arroz. Milhares desempregados, sem auxilio miséria e os preços estratosféricos.

  26. Quem não errou? E olha que não era difícil desconfiar, afinal os semelhantes se aproximam. Ombrear com Bolsonaro já não era indício forte? E ainda temos a estranha mania de acreditar... Triste Pindorama!!!

  27. Parabens Diogo ,pela percepção clara do momento e das açoes politicas eleitoreiras de outro grupo politico que assumiu a direção do onibusbrasil que trafega pa

    1. De articulista maior de Crusoé, que esperava que fosses, tu passantes a ser menor, e de todos o único realmente fraco e sem qualquer relevância.

    2. Diogo Mainardi, também errei a respeito de você, que "borrou-se" todo na Era Lula e " vazou" para a Itália. Pensei que fosse um sujeito corajoso, mas mostrou sua "coragem".

  28. O Diogo está saindo da UTI. Boas novas! O Diogo decepcionou-se com o ministro do Kurdistão Paul GOGÓ. Muitos, muitos , estão sofrendo desse mal. Inclusive eu. Arriba Diogo!!

  29. Mainardi você que errou, pois acreditou que um governo de direita, possivelmente muito mais honesto que seus contatos anteriores, seria a sua oportunidade. Agora quer vingança. Vaidade, orgulho e vingança são as ferramentas do diabo.

  30. Muito pobre este assunto. O fato bem real é q o Paulo é um profissional respeitado mundialmente pela seu alto nível . Sua publicação carece de imaginação.

  31. Lamentável seu comentário pois é pobre em argumentos e fatos e não leva em consideração o ambiente. Esta pobreza vai contra você Diogo e demonstra que é contra o Ministro porque é contra o Governo. Credibilidade é o bem mais importante a um colunista, atenção!

  32. Mais um que deu uma guinada para o modo pt de governar.Ainda bem que parei no voto do primeiro turno da eleição, não aceito mais votar no menos pior

  33. Esse ministro só e bom mesmo de gogó, de garganta. Gosta muito e de aparecer. Manchou seu currículo, se e que tinha algum.

  34. Se Flávio é especialista com suas movimentações de 1,2 milhão, imaginem os outros quase 30 deputados ? Só os três medalhas de Ouro, Prata e Bronze movimentaram mais de 100 milhões. O campeão, o deputado André Ceciliano (PT), e Presidente da Assembleia do Rio de Janeiro, movimentou 49,3 Milhões. O nome Flávio é repetido 100 vezes mais do que todos os outros deputados da Alerj, na mídia. Não entendo a razão dessa injustiça, com os cerca de 30 deputados não citados.

  35. Morro de rir desta coluna do Sr. Diogo, faz um monte de gente brigar, xingar Lula, xingar Bolsonaro, enquanto ele, e esta quadrilha da Crosoé comunista, estão faturando alto em comentar umas asneiras infindáveis. Morro de rir e de pena de nós comentaristas de merda. kkkkkkkkk

  36. Diogo está certíssimo, Guedes só pensa em reeleger seu chefe para continuar no Ministério da Economia, e se tornar o "melhor ministro da economia da história do Brasil"

  37. O falecido Milton Campos, que foi Governador de Minas Gerais e candidato derrotado por João Goulart a Vice-Presidente da República na chapa de Jânio Quadros (naquela época votava-se de modo separado para Presidente e para Vice), dizia que alguns homens públicos adotam “a posição das ideias” e, outros, “as ideias da posição”. O Ministro Paulo Guedes deve estar vivendo esse conflito, ante a impetuosidade, o voluntarismo e a ambição eleitoral de seu chefe. Ou salva o currículo, ou o Presidente!

  38. Torcer para dar certo, imagino que todos que não são PTralhas torcem!!! Mas infelizmente o Diogo está corretíssimo, em sua analise!! O PG virou um verdadeiro barata tonta a trabalhar apenas para salvar o Bozo e deixar a conta de um País destruído!!!

    1. REINALDO / Reginaldo...acho que você estar na "imprensa" errada...😂

  39. Paulo Guedes melhor ministro, muito competente, nosso país esta em mãos de pessoas competentes e honestos, isso tá incomodando muita gente, inclusive da imprensa que esperava continuar mamando nas tetas do governo, vamos torcer pra da certo, o povo brasileiro não se deixa mais enganar. estamos no rumo certo.

  40. Paulo Guedes é um fanfarrão. Eu até cheguei a tentar acreditar nas suas supostas proposições. Mas, basta lembrar da mobilização de um trilhão de reais em seis meses, que ele prometia na campanha, para ver que ele é mesmo um sub Eike Batista, como, certeiramente, definiu Ruy Goiaba.

  41. Eu também errei.....acreditava piamente em Paulo Guedes. Hoje sinto vergonha ao vê-lo tão submisso ao desgoverno Bolsonaro. Mas fica a pergunta: qual o motivo real de continuar neste desgoverno???

  42. Paulo Guedes mudou sua imagem porque mudou de rumo depois da saída de Moro. Percebeu que o mesmo poderia lhe acontecer e que não há ninguém indispensável nesse governo vira casaca. Então, ele se apequenou se agarrando servilmente ao cargo.

  43. Diogo, aí em Veneza, com seus canais, tem poucos cães. Já por aqui, a matilha raivosa é imensa, e ladram ainda mais quando cheiram o odor da verdade. Guedes, logo ali na esquina, 'quando setembro vier', assim como Moro, esperemos que saia chutando o balde, esgotando o ainda mínimo de credibilidade do estelionatário de plantão. Em seguida, esperemos, seguirão os militares patriotas que ainda sustentam esse desgoverno. Afinal, já enxotamos uma quadrilha de petralhas; agora é a vez dos milician

  44. É a política, idiotas!" Os projetos estruturais de governo ficou para 2023 ou vocês acham que os caras são cegos e burros. Lembram do filmezinho do Leão sendo atacado por hienas? O leão está se recuperando agora.

    1. Idiotice é acreditar que algum dia esses caras tiveram algum projeto de governo...eles tiveram um projeto de poder ...

  45. Deixa de ser boçal, sendo repórter de ocasião!!!! Veja os frutos da nossa economia conduzida pelo Paulo Guedes. Imagina nua pandemia dessa, se fossemos governados por esquerdopatas maquiavélicos. Estaríamos ferrados!!!!!

    1. A "turma do Diogo" mostrando sua "catigoria"! Já que entrassem na baivxaria, vai tentar descobrir quem é teu pai!

    2. >>> Diogo não é boçal. Apenas tem uma inteligência que você não tem ... Vá se ferrar.

  46. Nao e uma situacao facil, mas uma vez que Bolsonaro ja mostrou que nao tem nenhum compromisso com as bandeiras de campanha (combate a corrupcao e agenda economica liberal), seria melhor PG sair, sem se deixar ser usado como uma peca de propaganda enganosa.

  47. Fiz uma assinatura nova,já bateu no cartão de crédito, e aqui não consigo ler,porque aparece,sua assinatura está atrasada

  48. É irrealista esperar ações sempre perfeitas, vindas de qualquer pessoa. Ainda mais em um ambiente muito imperfeito. Todos sabem como é difícil conseguir as coisas na política. Quem não tem flexibilidade, consegue quase nada. Não sinto que Guedes seja uma pessoa mal intencionada. O que mais me parece é que ele entendeu bem que, se quisesse fazer algo de bom pelo Brasil, seriam necessárias concessões. Ainda mais com Bolsonaro no comando. Lembrem-se de tudo o que Moro tentou e não conseguiu.

    1. Cidadãos iguais ao Sr.Roberto é o sonho de consumo dos políticos brasileiros.

    2. Moro teve a hombridade de sair desse governo , não compactuando com o rumo que a política bolsonarista estava tomando. Guedes não tem essa coragem. Faz seus malabarismos para manter o slogan de liberal , mesmo tendo que engolir coronavoucher , perdendo figuras importantes da sua equipe e com Marinho louco para sentar na sua cadeira...falta dignidade a esse senhor!!!

    1. Diogo é um "inocente", João indecente ?? ... Diogo é inteligente, seu Zé de M ...

    2. Fazer o que é certo é o mínimo que devemos esperar das pessoas que elegemos e pagamos pra isso.

  49. Governar com eleitores mansos como os bolsominios é uma moleza. Tudo está certo e tudo tem um culpado, que nunca são eles mesmos. O governo não entregou nada do programa , leia-se privatização, combate à corrupção, nova política, exceto a proteção aos corruptos amigos, fim da lava jato e cargos para o centrão.

  50. Falou objetiva e corretamente, avaliando mais uma desilusão para os eleitores enganados de 2018! Curto e grosso, com a clareza de sempre... Parabéns Diogo Mainardi!

  51. Um juízo de valor que não me sensibilizou. Acredito nas ações do ministro Paulo Guedes. Também não acho infalível, que não cometa erros. O cargo que ocupa é o mais espinhoso do governo.Não é fácil.Um trapezista na corda bamba, sem rede de proteção. Não vejo nele projeto político pessoal. Creio até que as decisões deles vão ao encontro do interesse do país. Ao contrário da classe política. No entanto, julgo uma excrescência o pensar agora em eleições, diante de tantas dificuldade do país.

    1. A verdade é que Diogo Mainardi tenta denegrir tudo e todos do governo... ainda mais agora, que está "exilado" na Itália, desde que "vazou" todo "borrado" da turma do PT. De alguma consideração que tinha por ele não sobrou absolutamente nada!

  52. PG é pragmático e determinado, e deve continuar com seu trabalho apesar de todas as barreiras do sistema podre do Brasil. Moro, Mandetta, etc saíram e estão no ostracismo.

  53. A decepção com o PG vai além desses episódios, a decepção maior E QUE NÃO ENTREGOU NAAAADA,,,NADICA DE NAAAADA...a previdencia é obra do Rodrigo Maia!

  54. Diogo, vc foi iludido assim como boa parte da população, principalmente os que votaram "para tirar o PT", mas o histórico dessas figuras já deixava claro que estávamos entrando em uma aventura, de inicio com uma pegada chata de "política de costumes"mas que a cada dia deixa mais claro seu viés autoritário, populista , e com muitaaaa incompetência, qq semelhança com o vizinho ai de cima .........

  55. Concordo. Eu também acreditei em Paulo Guedes. Aliás, só votei no Bolsonaro por causa dele e do discurso anti-corrupção do hoje presidente. Hoje estamos sem esperança e no risco de ver a reeleição!

  56. Você erra a respeito de tudo e de todos. Não acerta uma. Porque não muda de profissão? É um incompetente assumido e a galera aplaude quando diz e quando desdiz.

  57. Está desculpado Mainardi. Todos q queríamos tirar o PT de qualquer jeito, colocamos um pior, q quer desgovernar sozinho. Nunca trabalhou pelo país só provocou o caos, pensando só em se reeleição. Aliás, usando o Corona voucher p tanto. Um estelionato

    1. Pior? Pior que estava não podia. Nada era pior!!! Lembra do petrólão? Bnds?

    2. Tem algo pior que o petrolão ?? Que os roubos do Bnds? Cada vez que se mexia em algo, achava-se milhões e milhões de roubo. Se não existe honestidade completa, prefiro os roubos de ladrões de galinha! Fica dentro do prejuízo calculado. Pelo menos agora as empresas públicas estão dando lucro , as estradas estão sendo entregues, as obras públicas estão sendo acabadas , etc. Vamos acabar com partidarismo burro e priorizar o Brasil e os brasileiros.

    3. Temos que começar a reparar esse erro já nas eleições municipais.

  58. Perfeita análise, Diogo. O que o brasileiro fez para ser, sempre, enganado? Não se preocupe, os dias do PG estão contados, porque ele, como os outros, está sendo fritado há tempos.

  59. Eu errei ao votar em Bolsonaro. Eu errei em acreditar. Tb peço desculpas. Seria bom se essa catarse tomasse conta de Brasília...

    1. Todos nós erramos, ou melhor, fomos enganados,vamos dar o troco a ele nas próximas eleições, é errando que se aprende.

  60. Eu já acreditei no Eike Batista! A imprensa influencia demais mesmo, mas nós leitores precisamos ter senso crítico. Os Antagonistas assim como todas as pessoas estão sujeitas a erros. Mais importante do que sempre acertar é agir por princípios.

  61. Não se desculpe Diogo , pois todos nós embarcamos nessa . Na ânsia de evitar um " poste", não nos atentamos ao "posto" que já veio com sua gazolina adulterada desde o início... pergunto ao posto Ipiranga agora : e aí Sr. , tem combustível para chegar a 2022???

    1. Claro,o combustível como sempre, será nossos suados impostos,cujo retorno serve a perpetuação dos mesmos.

  62. Hoje você, Mainardi, me fez chegar ao limite de minha insistência/paciência em continuar lendo e, o pior, assinando esse Crusoé e assemelhados. Que pote de merda... A partir de agora, ex-assinante. Sejam felizes!

    1. Crusoé errou em apoiar Bolsonaro! E quem precisa da imprensa para ser eleito? O presidente SÓ precisou de 57 milhões de votos. Crusoé e assemelhados que vão para a China!

  63. Paulo Guedes pode ser liberal, mas Bolsonaro? Só rindo. Paulo Guedes foi a versão bolsonarista da Carta ao Povo Brasileiro do Lula: engodo pra acalmar mercados e conseguir se eleger. Me admira a ingenuidade do Paulo Guedes em acreditar que Bolsonaro, com seu histórico, o deixaria trabalhar.

  64. Sr. mainardi é do conhecimento público, para governar o país foi criado um sistema perverso pela maldita CF 88 dita cidadã, a qual o governante está nas mãos dos parlamentares para formar uma maioria, isso obrigou o nosso presidente a fazer coligações senão ele não governa, então pare de xurimelas, fica no lugar do presidente, acho que a realidade é outra, a do senhor é uma utopia. fica na Itália, esqueça o Brasil seus comentários não ajuda em nada.

    1. Inês, coitadinho do Bozo, obrigado a fazer coligações, não consegue governar. O cara só faz o que lhe der na telha. E eu votei achando que o Paulo Guedes ia fazer e acontecer, mas, não, está só se esforçando para continuar ministro

    2. Sra Inês,invejo seu conformismo em constatar que seremos eternos reféns pagadores de impostos nas mãos dessa cambada de ladrões.

  65. Só o Villa não errou, desde o início ele fala que o Paulo Guedes é um falastrão, um incompetente. Quando Paulo Guedes disse, há mais ou menos um mês, que seria feito três grandes privatizações, ele o chamou de mentiroso e desafiou seus ouvintes a cobrá-lo na data prevista. Acho que o Villa vai ter um ataque de nervos se esse governo não acabar logo.

  66. É sua opinião Digo. Mas colocar-se à serviço dos perdedores das eleições que querem derrubar Bolsonaro a qualquer custo é uma insensatez por parte de Crusoé e oantagonista, em quem julguei serrem isentos e honestos. Ressalto que confiei em vocês porque a grande imprensa há anos que são meramente órgãos COMUNISTAS e vendidos. Lamentável.

    1. professor Villa tem razão Paulo Guedes é igualzinho bolsonaro, mentiroso e enganou todos nós que lutamos tanto por um país melhor Lena

  67. Sinto muito Diogo, mas sou forçada a discordar. Q vc diga q o Paulo Guedes se enganou com o Bolsonaro, eu entendo. Muita gente se enganou. Mas duvidar do caráter dele é um pouco demais para mim.

    1. Quem tem caráter não trai os seus princípios em troca de uma fatia de poder.

  68. Bem, o Guedes nunca foi um economista de verdade. Como não pode fazer carreira acadêmica por falta de talento criativo, foi ganhar dinheiro fácil na bolsa de valores. Ninguém pode ser liberal fazendo fortuna com dinheiro de governo, não é verdade? Simples e fácil!

  69. Diogo,Eu sempre admirei Sua honestidade e competência jornalística.Achei que Vcs tinham errado na escolha do candidato.Todas as pessoas nunca negam Sua vida pregressa.O que mais me encantou foi Vc admitir o erro . Vcs são diferenciados .Meus parabéns .Sempre continuarei a seguir o que Vc é o Mário construírem em mídias.Nao desistam nunca o nosso País precisa de VERDADES.Obrigado

  70. Diogo, sejamos justos. A pandemia, a crise econômica por ela exacerbada e, sobretudo, a por*a da reeleição desestabilizam qualquer ministro. Some-se a isso o medo de impeachment e de prisão (de uma família inteira). O embobinamento do governo é visível. As promessas de campanha se esfumaram, dissipadas pelo toma-lá-dá-cá neofranciscano (É dando que se recebe), que subordina o regime aos caprichos de vampiros do Quadrilhão. Alguns militares admitem que seguram uma vaca cujas tetas nutrem zumbis.

    1. V. deve ter notado que alguns caciques feudais do Nordeste não creem na sobrevivência da capitania hereditária fluminense. E olhe que é gente especializada na manutenção de dinastias... Com a Senhora Dilma Rousseff concordo pelo menos em relação a um ponto: a fim de reeleger-se, o político faz o diabo. Por diabo, naturalmente, se entendem bambochatas variadas, orgias aparentemente inexplicáveis e o caos resultante de tanta cupidez. Nas aras de tamanha ambição se sacrifica o contribuinte inerme.

  71. O liberalismo econômico de Paulo Guedes virou miragem no deserto. Infelizmente, caminhamos para o estatismo lulobolsonarista. O Estado Brasileiro continua obeso, mastodôntico, perdulário e corrupto.

  72. Voltou das férias com problemas mentais, só pode ser. Talvez você prefira qualquer um dos "ministros" da fazenda ou planejamento que tivemos durante os desgovernos do Carniça e da Cadáver Insepulto. Vai chupar a sua meia, Diogo.

    1. José, tudo o que vem de um petista enrustido como tu só pode ser merda, a matéria prima da qual vocês são compostos!

    2. Albertinho Cucaracha bozista....você continua fazendo massagem tântrica nos teus vizinhos? Já te falei...toma cuidado..os caras da KKK ainda te pegam. Volta para o esgoto que lá e o teu habitat natural. Cucaracha bozista miserável!

    3. Jose (sem acento, que toma no assento) corre pra casa que a tua mulher da dando o fiofó pro vizinho.

    4. Cucaracha cucaracha..A Kkkk, a matriz do bozismo mundial, está atrás de você aí nos estaites. Tome cuidado!

  73. Você não se enganou, Mainardi. Enganou a gente. Vocês, da Crusoé, não queriam o Haddad e o PT de jeito nenhum. Como o Alckmim não emplacou para o segundo turno, vocês fingiram que queriam o pacote Bolsonaro. Mas vocês sempre foram PSDB. Vocês me dão engulhos. A revistinha virtual virou um semanário de fofocas. Saudades de Leandro Narloch e Ana Paula Henckel.

  74. Diogo, têm sido tantas as notícias ruins vindas do governo - a maior delas, creio, foi a saída do Dr. Moro- que já estou é me preparando pra próxima.

  75. Esse falastrão já deu prejuízo para os fundos de pensão e, agora um tal de Belo que não é o cantor e, sim desembargador do TRF1 deu uma canetada para segurar o inquérito que responde pelas falcatruas cometidas. Esse é o Boy de Chicago em terraa brasilis. Ufa!

    1. De fundo de pensão quem entende, mesmo, é o José Dirceu e o secretário do cromunhão, o Luiz Gushiken.

  76. Eu também errei muito a respeito de Paulo Guedes e errei mais ainda pois tive a esperança de uma agenda pautada na economia liberal e em uma política anti corrupção. Que não aconteceram. Como estou arrependida. parabéns Diogo, você simplesmente traduziu meus sentimentos.

  77. Coitado do Paulo Guedes, Diogo. Tá surtando e não demora a sair.Ou ser saído ( tanto faz). Melhor dizendo: Coitados de nos!!

  78. concordo .. é decepcionante ver o PR destruir um a um seus ministros, tirando aqueles que já entraram destruídos, muito tóxico este governo

    1. aí, seria cegueira.Lula acabou.nem o pt acredita mais. Não sei que é pior... Lula ou Bolsonaro. pense num estelionato

  79. lendo todos os comentários, pergunto quem é o homem ou político capacitado para baixar impostos e dispensar desocupados da máquina pública e reorganizar este país. os políticos só estão preocupados com eles mesmos, isto é um câncer!!!!

  80. Mainardi, de tão previsível, raivoso e mesmo por estar a $oldo, vc está definhando, seus comentários perderam conteúdo e honestidade. Minardi, se comparado ao outro Mainardi, também errou. Perdemos o bom articulista, ganhamos um fuxiqueiro.

    1. Tal como o PT, Crusoé acabou! Imprensa política só ganha dinheiro falando mal do governo. E os perdedores de 2018 concordando. Não se preocupem, 2022 vem aí, que tal tentar de novo?

  81. “NOVA CPMF” para COMPRAR o CENTRÃO e a REELEIÇÃO! BOLSONARO e PAULO GUEDES: os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE”! Triunfaremos!

  82. Imbecil, o CORONA está voltando na Itália e na Europa. Por que você não escreve sobre isso? Tomara que dessa vez você não escape filhote da GLOBOLIXO.

  83. Mainardi, compartilho com você minha inocência em acreditar nessa CORJA. Sua definição "ESCUMALHA" está perfeito; seu artigo, primoroso!

  84. Também concordo. Se Guedes quisesse preservar sua biografia já tinha pedido pra sair, como fez o Moro. Tecnicamente ele é perfeito, mas ele está se deixando influenciar pelo ambiente político e se rendendo aos interesses pessoais de alguns poderosos. Chego a pensar que alguns desses poderosos o estão chantageando com o processo dos fundos de pensão. Será?

    1. Que tal o seu Meirelles, o Henrique? E O seu Doria, o farsante?

  85. Existe ditado que diz "o Brasil não é para amadores" não existe ninguém que coloque o país nós trilhos a permanecer o que temos hoje constituídos,CONGRESSO, JUDICIÁRIO. Nada se consegue, sabemos que o erro não está na vontade daqueles que copoem o governo,os ladrões não deixam nada avançar. Nossa constituição e lida e relida ao sabor das ondas. O que esperar?

    1. Votou-se num amador, sem qualquer experiência de gestão...

  86. Quantos erros admitidos ,alguns verdadeiros outros mentirosos ,nós ,porém temos a certeza que o desvio de caráter e a capacidade de enganar também está presente nesse articulista. Precisava diminuir- se tanto????

  87. Esse é um erro muito comum, acreditar que os de agora e os do futuro que mandam na política brasileira têm minimamente interesse no bem estar do Brasil, de fazê-lo ser uma potência. O Brasil só potência na politicagem, na corrupção, na relações imundas e espúrias do judiciário com a camarilha político-partidária. Lucro, poder, influência são o que importam. O resto o povo paga a conta. Como sempre. Pobre de vc Mainardi, acreditar (ainda) em conversa de político, seja ele quem for.

  88. nem sei se é o caso de se desculpar, Di. talvez ele fosse mm como vc o descreveu. mudou. o poder corrompe. o rancor de ter sido preterido na elaboração do Plano Real deixou marcas. agora é um submisso. um captador de recursos. um cinderelo sem sapatos.

  89. Fato! Eu não acredito em nenhum político, todos são farinha do mesmo saco! Basta investigar que não salvaremos nenhum! Chegamos a um ponto no Brasil que só parando o país para balanço sem comprometimento ideológico!

    1. O Paulo Guedes nunca foi político . Tampouco economista . Mero especulador de mercado que chamado de “posto Ipiranga” viu-se braços dados com o então candidato , com a possibilidade de como ministro favorecer à banca . A previdência privatizada , saúde entregue aos convênios particulares , estatais desvalorizadas vendidas a preço de banana ... uma agenda de fazer o mercado salivar ! Perdida a aura e o fascínio que inspirava , revela-se . Surpresa ?! Eu não .

  90. Idem... idem... eu também errei com relação a esse colunista! Vamos brincar de achar uma agulha no palheiro? Jogo da vaca amarela...Como vamos fazer para incriminar o trabalho excelente que o atual governo está fazendo contra tudo e contra todos e até no meio de uma pandemia? Quem falar primeiro come tudo dela... joguei a chave no mato e caiu em Veneza. Falou primeiro o colunista!

  91. E eu me enganei a respeito de Diogo Mainardi. Ele pediu que fosse feito um lockdown completo impedindo todos nao só de trabalharem mas também de sairem de casa. Pensamento tipico da esquerda autoritaria. Ao governo federal restou impedir uma calamidade social com o auxilio emergencial. Auxilio na mao da populacao como preconiza o pensamento liberal classico nestes casos. Agora que colocar a culpa da pandemia no governo federal nao deu certo só restou dizer que o o governo esta comprando votos.

    1. "Quando o hipócrita finge que não vê, o estúpido tenta transformar sua mentira em verdade e o ignorante acredita" (Toni Pereira).

  92. Paulo Guedes é um erro!! Todo esse governo nos levou a erro! Mas td isso para tirar o petismo do poder...graças a Deus conseguimos, mas o preço foi alto!

    1. Se a justiça e o legislativo funcionassem, Bolsonaro seria afastado do poder, muitas são as ilicitudes por ele cometidas. Mas existe uma união de poderosos tão enrolados quanto que ninguém solta a mão de ninguém.

  93. Diogo o Paulo Guedes estava meio que enrolado com a operação Greenfield. Será que tem um cala a boca, um toma lá dá cá, será ????? Não duvido de mais nada ?????? Infelismente para nós pagadores de impostos.

  94. Temo perder a liberdade e a democracia. Quando os funcionários públicos fizeram concurso e foram chamados para assumir, Se comprometeram, as s Inst a m contratos de trabalho, estão cumprindo sua parte. Agora se o governo gasta mal e quer prejudicar seus colaboradores, está totalmente equivocado. Funcionalismo não pode pagar a conta. Pergunta ao Jair B. Se ele doa 1 mês de seu salário e pague por 1 mês suas contas e de seus apensos que nos custam caro de mais. O que quer Guedes?

  95. Que bom essa mea culpa que deve ser estendida ao Governo Bolsonaro em geral. Como vocês caíram neste embuste? Nunca vou entender.

    1. Entenda: outros caíram, também, em outros embustes outras vezes. Só quem tem caráter reconhece.

  96. Vai ver que Paulo Guedes "joga o jogo": faz o que for preciso pra ganhar, custe o que custar, empenha até mesmo o sono limpo à noite. Afinal, quem é de ferro? Ser Ministro da Economia custa carácter..., digo, caro!

  97. Concordo e completo, este governo está inovando a Democracia. Se apresenta de Direita para o seus asseclas cegos ou de antolhos mas é uma junção de Milícia e Máfia. Quem logo percebeu o embuste, a arapuca armada, urdida por quase trinta anos de vida no Legislativo da Familícia , pegou o paletó e disse adeus para não contaminar sua vida profissional e pessoal.

  98. Paulo Guedes errou a respeito de Paulo Guedes e também errou a respeito de Bolsonaro. Assim como Sérgio Moro, acreditou que ia conseguir fazer seu trabalho. Agora a situação para ele é a seguinte: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

  99. Se decepção matasse... Eu também errei com esse cara. Tenho até uma coleção de recortes de artigos dele no O globo, tal minha admiração. Também já pedi desculpas a meus filhos e esposa por telos induzido a erro. Foi [email protected]

    1. Péssimo como esposo. Péssimo como pai. E induz novamente todos ao herro.

  100. Quando ele retirou, na reforma da Previdência, 50% do beneficio das viúvas, que em sua esmagadora maioria, ficam viúvas com mais de 80 anos e, gastando parte de seus minguados caraminguás com várias enfermidades, vi que ele não passava de um irresponsável.

  101. Infelizmente, errou mesmo. Paulo Guedes é um incompetente no cargo de ministro da Economia, cuja solução para os problenas econômicos do Brasil é só aumento de impostos. E fica no governo voluntariamente por estar envolvido em fraude revelada pela operação Greenfield.

  102. Eu caí no estelionato do Bolsonaro, da Joice, do Paulo Guedes e de tantos outros. A idade está, definitivamente, turvando meu discernimento.

    1. Com certeza a idade está te perturbando o raciocínio: tire a Joice do meio dessa laia pois ela lutou bravamente contra o engodo que é o bozo depois que caiu na real, assim como eu.

  103. Não peça desculpas Diogo, esse governo nos enganou, foi um estelionato eleitoral desde o começo, o Gal Santos Cruz foi o primeiro a perceber, e graças ao Moro vimos o que são aquelas reuniões NOJENTAS com mini ministros que NÃO QUEREM NADA A NÃO SER enganar o Brasil. Impeachment desse prfake.

  104. O senhor errou, eu errei e todos erramos a respeito do Sr. Paulo Guedes. Que lástima, não? Definitivamente não zela por sua biografia...

  105. Por outro lado, Guedes é a única barreira que pode conter a elevação indiscriminada de gastos. Se colocarem alguém do centrão, adeus teto de gastos e a dívida pública vai passar de 120% do Pib e quebrar o Brasil, declarar moratória e ter a volta da hiperinflação e total desarranjo da economia, pois não há outra âncora com responsabilidade fiscal no governo além de Guedes. Imagine o Marinho, ou o Nogueira ou o Costa Neto na fazenda? Rachid nacional. Menos, Diogo, menos. Ou vc quer quebrar o país?

  106. Quando Sergio Moro deixou o governo porque não queria mascarar as mentiras do senhor presidente, eu já previ que o próximo a deixar o governo seria o Paulo Guedes, a não ser que ele topasse ser um ator em cena a mando do Bolsonaro. Por enquanto o ministro têm-se prestado a esse papel, veremos até quando irá aturar ser esse personagem.

  107. Infelizmente Diogo, como você, milhares de eleitores (inclusive eu) se enganaram a respeito de Paulo Guedes e do Bolsonaro!!! Agora só posso chorar!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. isso aí Paul. O problema é....... quem será o outro candidato .

    2. Não chore, voltemos às urnas e vamos tentar acertar, sempre.

  108. confesso q também acreditei no Guedes. o Bozo, não. sempre achei ele um vagabundo. O medo do PT fez agente votar nesse desastre.

  109. Diogo sempre lúcido e preciso. Não temos um programa de governo muito menos liderança política séria. Estamos condenados ao populismo e à corrupção sistêmica. Pobre Brasil

  110. Os funcionários públicos de pouca responsabilidade social estão com Crusoé. É 1 fatia do mercado. Os tais 70%? Ñ de popularidade.

    1. Sara Funcionarios publicos? Testas de ferro. Porque para apoiar o veto a conta foi cara prezada. O centrao quer sua fatia.

  111. Diogo nao e so como vc escreve mas o que escreve e como consegue captar meu sentimento e por no papel . Nao sou escritor , nao sou famoso e minha voz e fraquinha mas agradeco a Deus por voce existir. Minha profunda indgnacao com PG que deveria ser homem e sair deste governo .

  112. O orçamento é engessado, jornalista. Qualquer ação executiva de governo, da pouca parcela que pode ser atribuída ao governo, será sempre objeto de obstrução pelos políticos oposição e imprensa como sendo eleitoreira. Veja o inverso, se ele defendesse o veto, certamente estaria fazendo campanha para conquistar os votos dos servidores. Li bastante seu trabalho, e confesso que também me enganei sobre você. Também lamento e peço desculpas por ter considerado suas posições. O seu texto ñ se aproveita

    1. Em contrapartida eu quero renovar minha assinatura, não só c Crusoé mas, tb c Antagonista. PARABÉNS aos editores e a todos q nos dão voz.

    2. Pro José Zé: assista à Reunião de Pauta em que Mario Sabino e Diogo Mainardi classificaram com propriedade o Reinaldo de invertebrado moral. >>> E foram amigos. Mario o levou pra Veja. Reinaldo visitou Diogo em Veneza. >>> Mas o que tem de ser dito deve ser dito com todas as letras. >> Li muitos textos do Reinaldo. Não o leio desde 2015. Também não ouço sua voz "constitucionalista".

    3. Perfeito Adão. Reinaldo Azevedo e Maynard se comparam, se dizem liberais, cultuam os comunas travestidos de sociais democratas como FHC, mas são anarquistas de carteirinha. Tô aqui só zuando pq assim q Crusoé fez contrato c o demônio - qdo o STF a enquadrou e a redação mudou seu discurso de conveniência à época - tomei o cuidado de pedir q ñ removem minha assinatura. Este agosto ñ tem dia 13 e a pandemia Crusoé sai definitivamente de minha leitura.

  113. Diogo p variar vc foi direto e perfeito. Essa é nossa diferença c relação a estes destruidores do Pais: admitimos nossos enganos e erros, já eles nao, alem de nao assumi-los transferem toda e qualquer responsabilidade p terceiros, e nessa cometem um crime atrás do outro. Guedes encolhe a cada dia e sinto q a qualquer momento será carregado pelo PR como um anão, porque ele tem treinado bem.

  114. Nunca acreditei no bla bla bla liberal do Paulinho que me lembra o talentoso camelôt do Largo da Carioca da minha infância. Não há nenhuma tradição liberal ou capitalista no Brasil. Enquanto a impunidade obscena que prevalece no país perdurar, a corrupção desenfreada vai alimentar o desenvolvimentismo centralizador e burocrático. “É assim que se faz no Brasil” clamam os malandros. Paulinho permanece no governo por interesses próprios.

  115. Não li Crusoé durante toda a epidemia tratar de algo construtivo. Instruções de seu patrão Marinho diogo? Sobre o carnaval em Paris ou à moda Mandetta tbm ñ vi. Nada sobre o neofacismo dos conservadores e cristãos, declarados como EU. P q serve 1 tabloide desses se está a serviço de sindicatos e guerrilheiros? Hj ñ é dia de tratar da prisão em segunda instância e fim do foro privilegiado, já q o SENADO corrupto + 1 X conta c o STF? Querem vcs quebrar o país só p esconder malfeitos. Perderam.

  116. Diogo, será que errou tanto, ou vocês do ANTAgonista querem fazer as pessoas pensarem dessa forma não vi seus comentários sobre as incursões do STF nos demais poderes, reuniões de ministros com pessoas desqualificadas, e principalmente a liberdade provida pelo STF aos governadores e prefeitos para fazerem o que desejassem, mas depois todos correndo para o governo federal para pedir dinheiro e vocês ainda falando que a culpa do lockdown é do Presidente

    1. sara Ainda bem que temos imprensa livre , analitica e critica dessas barbaries cometidas pelo desgoverno hipocrita do Bolsonaro e seus comparsas. O mais triste e perceber brasileiros que estao perdidos e nao enchergam a realidade.

  117. Ele nos enganou! Ele é uma fraude. Mentiroso! Falastrão! Cúmplice do psicopata. Vai enfiar a mão no bolso do trabalhador para financiar a reeleição desse verme. E precisa também se blindar das investigações dos Fundos de Pensão. Operação Greenfield com sérias dificuldades. Coincidência? Não. Providência.

  118. Me pergunto? Por que a revista Crusoé passou a só a mostrar os pontos negativos do Governo? Será que não tem pontos positivos? O dinheiro da sociedade não está saindo mais pelo ladrão como antes. Juntou-se à imprensa que quanto pior melhor? Cadê isenção da ilha?

    1. Fazer o correto é obrigação ou ñ? Todos sabem p quê o povo os elege, assim ñ fosse , os discursos p ganhar votos seria isento de mentiras. Pois prometem o correto antes, pós eleitos agem contrariamente ao discurso q os fez ganhar.

    2. Não está saindo pelo ladrão. Roda firme nas rachadinhas , no fundão eleitoreiro sim , nas verbas milionárias , nos milionários e vergonhosos conchavos políticos ,etc ,etc...Fazemos a festa , arrumamos a cozinha e a nós a migalha. E pelo jeito vem satisfazendo. A receita pelo visto aprovou.

    3. Luiz, os afilhados da CORRUPTELA, os incognitivo q se intitularam os "70%", é só tiro no pé. Cumpramos a nossa missão: FIM de quarentena é IMINENTE a PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO, PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. O SENADO tem 70% de corruptos. Essa gang "amarelou". Agora estão jogando limpo: nos apresentam a cor de sua "foice e martelo", em 1 nova bandeira abraçada p Reinaldo Azevedo, sepultaram o vermelho, de vergonha, mas nunca estamparão ORDEM E PROGRESSO.

    4. porque mostrar só pontos positivos? Para trazer equilíbrio à informação. Para os pontos (possivelmente) positivos o governo já conta com uma verba milionária de marketing e com a rádio-Lula que jamais foi desativada conforme o prometido. E você? porque procura pontos negativos na revista se pode simplesmente parar de pagar sua mensalidade e consumir algo que lhe agradece?

    5. O ponto positivo que você quer que eles falem é uma fantasia que só existe na sua cabeça. Isenção não é morde-assopra, é exatamente não mentir para atender interesses. A quem interessa a Crusoé mentir ou relativizar os descalabros do governo? Se eles tivessem feito o mesmo com o PT, pode ter certeza que seu mito hoje estaria aposentado, cuidando da contabilidade paralela da loja de chocolate do filho.

    6. O ponto positivo que você quer que eles falem é uma fantasia que só existe na sua cabeça. Isenção não é morde-assopra, é exatamente não mentir para atender interesses. A quem interessa a Crusoé mentir ou relativizar os descalabros do governo? Se eles tivessem feito o mesmo com o PT, pode ter certeza que seu mito hoje estaria aposentado, cuidando da contabilidade paralela da loja de chocolate do filho.

    1. Caráter com MORO? A dobradinha PSDB PT rachou em 2014 e o juizeco só mirou Lula, o santo. FHC tem comando dentro do mecanismo, e mandou salvar os meninos.

  119. Eu também me enganei com Paulo Guedes. eu acreditei que esse homem tinha caráter. Só vejo ele mendigando pelo cargo. Shame on You.

    1. Fala demais e faz de menos, é muito blá blá blá desse Sr PG

  120. Faço coro; também errei pois acreditei que seria impossível eleger alguém pior do que Haddad, poste do chefe de quadrilha. A imprensa séria também errou ao entrar no jogo do Bozó.

    1. Ai esta o motivo pelo qual o energumeno Bolsonaro foi eleito. Erramos todos porque estavamos entre a cruz e a espada. Vamos lutar e pensar bemem 2022. Erros podem ser corrigidos.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO