Carlos Fernandodos santos lima

Cada um sabe o valor de sua consciência

21.08.20

“Meu dever é falar, não quero ser cúmplice”. Assim Émile Zola sintetizou em seu célebre artigo J’accuse, de 1898, a sua obrigação moral de expor ao povo francês a farsa da punição de Alfred Dreyfus, capitão do Exército, de fé e origem judaica, por crime de espionagem, na realidade cometido por outro oficial. Zola, nesse libelo, dá voz à injustiça que o Exército então cometia ao condenar Dreyfus contra todas as provas. Por sua coragem, Zola, um dos maiores escritores franceses, é condenado à prisão e precisa se exilar na Inglaterra, sendo assassinado quatro anos após a publicação do artigo.

Não pense, caro leitor, que em pleno século 21 nós brasileiros estamos longe desse tipo de odioso aparelhamento do estado e do cometimento da mesma espécie de injustiça. Muito pelo contrário. O Brasil encontra-se muito atrasado em comparação às nações de Primeiro Mundo em questões civilizatórias básicas, como probidade da administração pública, igualdade de todos perante a lei, acesso à educação universal de qualidade ou segurança pública. Pena que o atraso ainda seja tão forte e nos coloque mais de cem anos atrás de outros grandes países, especialmente no que se refere ao combate à corrupção pública.

Sem pretender ser um Zola, mas cumprindo o que acredito ser minha obrigação de falar, de não ser cúmplice dessas elites atrasadas, injustas e soberbas, quero pôr às claras a atuação de algumas das principais autoridades de nossa República. Primeiramente, vamos falar de Augusto Aras, atual procurador-geral da República, e de como sua postura não é a de um legítimo representante do novo Ministério Público, aquele Ministério Público criado pela Constituição Federal de 1988 como defensor da sociedade, mas sim a de defensor do poder político, subordinado aos interesses do governante de plantão — enfim, a de um mero instrumento nas mãos de interesses não republicanos.

E, ao mencionar Aras, não posso deixar de lembrar de quem o escolheu justamente por sua subserviência. Jair Bolsonaro é completamente desqualificado para o cargo de presidente da República, inepto para tomar decisões a respeito das grandes questões nacionais e um aproveitador da onda de indignação popular contra a corrupção e a consequente má prestação de serviços públicos básicos. Da mesma forma, percebe-se claramente o estelionato eleitoral que cometeu ao empunhar falsamente bandeiras da probidade, da anticorrupção e de um estado menor e mais eficiente — enfim, as bandeiras que levaram a população às ruas nas manifestações iniciadas em 2013. Ele as descartou antes da metade do seu governo, unindo-se ao pior da política brasileira, para sobreviver aos escândalos criminais envolvendo sua família.

E, considerando a sua fidelidade ao poder e às verbas, relembro o papel costumeiro dos políticos e partidos do Centrão – o pior da política brasileira, estes mesmos que agora incensam Bolsonaro, assim como ajudaram Temer, como suportaram Dilma, como adoraram Lula, como apoiaram Fernando Henrique, como traíram Collor e foram criados por Sarney — de reduzirem o estado brasileiro, como vermes atacando Jeca Tatu, ao impaludismo crônico, mantendo-o no limite de sua sobrevivência apenas para não perderem sua vaca leiteira, sua galinha dos ovos de ouro.

Sendo o Centrão quem é, não poderia deixar de citar o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o generalíssimo desse baixo clero, que comandou no interesse seu e desses políticos uma verdadeira “noite de São Bartolomeu”, onde foram massacradas e mortas as “10 Medidas contra a Corrupção”, projeto de iniciativa popular com mais de 2 milhões de assinaturas, que representava a vontade da população brasileira de um país livre desse cancro. Não podemos esquecer também que Rodrigo Maia, como típico fariseu que é, enquanto discursa pela punição de membros do Ministério Público, não permite qualquer investigação e punição ético-disciplinar de tantos deputados federais mencionados, investigados, acusados e até condenados por escândalos e crimes cometidos contra a sociedade brasileira.

E se falamos de um chefe de poder, não é possível esquecer de outro. Assim, é importante observar a conduta do ministro Dias Toffoli durante plantões judiciários, a sua prodigalidade em dispensar decisões em casos que não são de sua relatoria, sem qualquer urgência, comedimento ou razoabilidade jurídica na medida solicitada, mas apenas em um voluntarismo obsequioso que paralisou investigações contra interesses poderosos por todo o país ou autorizou o indevido e perigoso acesso a informações sigilosas produzidas perante outros órgãos do Poder Judiciário.

Por fim, mas não o fim de todos que mereceriam ser lembrados na nossa falsa República, denuncio essas autoridades e o secretário-geral do Senado, dublê de membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, de arquitetarem o afastamento de Deltan Dallagnol da sua função constitucional de promotor natural da Operação Lava Jato, em um verdadeiro atentado contra a independência do Ministério Público e inamovibilidade de seu membro, pretendendo calá-lo e utilizá-lo como exemplo para todos aqueles promotores de Justiça e procuradores da República que um dia ousem desafiar o modelo de política brasileira que a coloca acima das leis e além dos braços da Justiça.

Infelizmente, todas essas denúncias hoje encontram pouco eco na sociedade e imprensa brasileiras, que se encontram entorpecidas após anos de revelações de crimes sórdidos e ausência de eficácia da persecução penal em levar a maior parte dos corruptos para trás das grades, o seu lugar por direito. Mas “ainda há juízes em Berlim”, e aos poucos os bons magistrados nos tribunais superiores, como o ministro Felix Fischer do STJ, e os ministros Fachin e Fux no STF vão restabelecendo o certo e justo no que está ao seu alcance.

Assim foi a decisão histórica do ministro Celso de Mello que impediu o uso arbitrário de uma salada russa de acusações falsas, repetidas e já rechaçadas contra Deltan Dallagnol. Mas esta é apenas uma batalha. Há outros membros do Ministério Público perseguidos pela inquisição política. Haverá outras lutas importantes, inclusive e especialmente em relação à anulação da condenação de Lula, confirmada em três instâncias, o que poderá estender o caos político pelos anos vindouros.

E quem sou eu para recordar desses atores e denunciar suas atitudes questionáveis? Sou, nem mais, nem menos, um cidadão brasileiro, dono ainda de minha cidadania e, enquanto não me faltar voz ou não for calado por um inconstitucional inquérito do STF, do direito de fazer esse libelo contra a rede de mentiras e conveniências, esse acordão nacional que puxa o Brasil para baixo, impedindo-o de sair desse lodaçal vergonhoso da desigualdade causada pela apropriação do estado brasileiro por uma elite política corrompida. Cada um sabe onde está sua consciência e do valor que ela tem.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns Procurador, por suas análises corretas da política brasileira. Viva o MPF, viva a Lava Jato, PF, JF, e todos que estão do lado certo, da ética na política.

  2. Simplesmente magnifico seu artigo, parabéns! Sinto viver e fazer parte de uma sociedade que dorme eternamente em berço, esplêndido ou não!

  3. Dr. Carlos, Sei que a politica e suja. Precisamos de gente como voces para limpar essa sujeira. O senhor se candidatando so nos brasileiros que temos a ganhar. Imajine o senhor se juntando na politica com Dr. Sergio Moro e pessoas como os senadores do muda senado e deputados como o Kim e outros do mesmo estilo que sao poucos.

  4. Estou fechado com o que disse. Tem hora que tenho vontade de desistir do Brasil, mas não desisto. Dia 06/09 vamos criar as maiores carreatas que o mundo já viu, todos contra tudo o que relatou em sua coluna. Juntos vamos vencer esta guerra.

    1. Jenisvaldo, concordo mas é bem desanimador quando vemos que a grande maioria das cidades não possuem um safra boa de políticos pleiteando os cargos de prefeito e vereador. Reflexo do péssimo nivel e qualidade q tivemos no pleito presidencial, estadual e legislativo em 2018. Deverás desanimador...

  5. perfeito Dr Fernando. parabéns. por isso Moro, Deltan e outros perseguidos pelos podres poderes, não podem se calarem, e. dizer amém pro diabo.

    1. Cleidi, peço licença para filosofar e complementar o seu raciocínio. "Não podem se calar e dizerem amém ao diabo, seja ele "vermelho" ou "verde e amarelo", seja ele com "L" em pé de Lula Livre ou "L" deitado de sinal da arminha. Seja ele um vassalo do sistema corrupto (Araras para o Deltan) ou um hipócrita mentiroso e omisso (MINTO para o Sergio Moro).

  6. Alguns se esquecem que são TRÊS os poderes. Quanto às ilicitudes cometidas por seu filho 01, este já está sepultado politicamente. E não me falem do ex-ministro; não teve uma postura à altura da sua função pública quando no governo. Respeito-o pelo exercício do seu cargo, atuação histórica, como magistrado. Ademais, não tem envergadura política.

    1. No tocante à pandemia, veja você, minha cara, que a OMS acabou por alinhar o mesmo discurso do Bolsonaro quando ainda em março deste ano, ou seja, a ECONOMIA é indissociável à SAÚDE PÚBLICA. Coloquei em caixa alta para você compreender melhor.

    2. Meu pequeno gafanhoto, essa sua visão quadrúpede, ou melhor, artrópode, talvez funcione em um reino de fantasias; este, notoriamente, não é o nosso caso. O Brasil não é um país para amadores. Quanto à reforma da previdência, depois da onça morta, todos querem tirar uma foto, não é mesmo?

    3. Esqueci de comentar sobre a previdência. Vamos lá, fica facil aprovar uma nova previdência quando todos os políticos sabiam q a maquina pública estava a beira de quebrar e consequentemente as tetas governamentais secarem. A briga foi, como vimos, de políticos querendo se colocar como os pais da criança chamada "nova previdencia".

    4. CONTINUANDO E FINALIZANDO. 5) Vindo de uma mente obtusa e desvirtuada como a sua, já é de se esperar esse comportamento repugnante de relativizar e desvirtuar os significados de conceitos dignificantes como a Integridade, Moral e Ética, bem ao estilo ordinário dos mortadelas petistas, que insistem em diminuir o Dr. Moro e acusá-lo daquilo que ele tanto se esforça em combater, a saber, politicos corruptos da estirpe de Lulas e agora Flavios.

    5. CONTINUANDO NOVAMENTE. - 4) Filho senador corrupto pode até estar sepultado politicamente mas continua ferrando lindo todo o povo brasileiro, pois o indecente de seu pai continua usando a maquina pública e o poder do cargo q ocupa para fazer acordos espúrios de lesa pátria e assim obter proteção a midas dos chocolates e a si próprio, pois o filho apenas seguiu os passos e conselhos do pai. Tanto é q o meliante queiroz é amigo de longa data do MINTO. CONTINUA NOVAMENTE.

    6. CONTINUANDO - 3) Ele nega até hoje a pandemia, fez o mínimo do mínimo para proteger a população e uma prova concreta disso são os mais de 2 meses sem um ministro da saúde e a insistência descabida e desprovida de critérios científicos na defesa burra e repugnante da ministração geral da cloroquina como panaceia milagrosa. CONTINUA NOVAMENTE.

    7. Incrível o quanto alguns cidadãos se sujeitam a alienação ideológica! 1) O fato de nao termos opção de qualidade no pleito de 2018 não torna o MINTO a melhor opção, apenas escolhemos a bosta ao invés da diarreia, mas nao esperavamos ver a bosta fazendo exatamente o q a diarreia disse q iria fazer. 2) Abandonou completamente as bandeiras de campanha para proteger o filho miliciano e pior, se aliou exatamente com as pessoas que se prontificou a combater em suas promessas de campanha. CONTINUA.

  7. Concordo em parte. Descalabro, um escândalo os processos contra o Dallagnol. Dispensados maiores comentários acerca dos chefes e integrantes do Judiciário e Legislativo, dada a quase unanimidade. Bolsonaro não é completamente desqualificado. Apenas é o melhor que temos, no momento. Não descartou as bandeiras, apenas não as conseguiu implementá-las, da forma que deveria, ainda. Implementou a reforma da previdência (fácil, não?), enfrentou uma pandemia em cem anos nunca vista...

  8. Carlos Fernando, perfeito! Venho batendo nessa tecla desde o início do mandato desse presidente falso, hipócrita e mentiroso. Os gadinhos bitolados e idiotizados q infestaram essa revista digital até tentaram calar a verdade, na insistência burra e retardada de tentar enxugar gelo, não percebem que a verdade sempre prevalecerá. Ainda temos esperanças de um Brasil melhor, pois enquanto existirem pessoas de bem e lutando pelo bem, cedo ou tarde a guerra será vencida e a verdade sairá vitoriosa!

  9. Simples, Fernando. A escumalha que habita e ocupa os três poderes finalmente conseguiu colocar em prática o acordão do Jucá: "com Supremo com tudo" para parar a sangria.

  10. Por ser consciente quanto ao mínimo que posso fazer, no momento, sou assinante desse veículo e, com isso ajudo, mínimamente, a dar voz a colunistas que têm essa índole.

  11. Claro que faltou mencionar o Alcolumbre, o Gilmar Mendes, e outros do mesmo nível de inidoneidade e de malefícios ao país, mas sem dúvida você deu um tiro certeiro. E ao lado dos bons juízes citados temos inúmeros parlamentares que precisariam ser lembrados como bons exemplos, tanto os do Muda Senado quanto vários da Câmara que resistem bravamente aos dois extremos e ao centrão fisiológico.

  12. Irretocável seu texto, infelizmente alguns sonham ver Moro presidente, precisamos isto sim, batalhar para ele ser um senador será muito mais produtivo na elaboração de leis, neste regime de coalização precisaria rasgar sua biografia para poder governar.

  13. Precisamos ( o Brasil ) que você seja um politico eleito para mudar essa situação triste em que estamos ... Suas palavras precisam ecoar no País todo ... Obrigado !

  14. Estarão entorpecidos? Como podem lutar para rebaixar ainda mais nosso Brasil. Como é triste. Mas ainda temos vozes como a sua, obrigada por insistir no Brasil.

  15. Extraordinário texto de Carlos Fernando, honrando sua corajosa e inestimável atuação na Lava Jato. Nada a acrescentar, a não o grito forte de "Fora Bolsonaro!", "Fora Canalha!".

  16. Fiquei encantado com a campanha do Bolsonaro. Ainda que ele seja tosco e despreparado para a cadeira de presidente, confiava nele até quando ele resolveu proteger os criminosos dos seus filhos. A forma como Moro saiu e ter cedido à Globolixo não me agradou. Com o texto do Carlos, chamando-nos à reflexão, sou obrigado a admitir que o Moro será nossa única opção. Tomara que eu não esteja enganado. Parab2ns Carlos Fernando.

    1. Não é impossível, se você tiver apoio popular e apoio das forças armadas conseguirá melhorar muito essa republiqueta corrupta. Impossível é fazer uma higienização política no Brasil se você for um corrupto ou tiver filho corrupto. Moro 2022!

    2. Seguindo o raciocínio promovido no texto, é praticamente impossível presidir o Brasil sem aderir ao presidencialismo de coalizão, sobretudo, sem beneficiar parlamentares com verbas e cargos, pode ser Moro, Hulk, homem aranha.........

  17. Nada mais a dizer Carlos Fernando. Excelente texto. Honestíssimo e verdadeiro da primeira à última linha. Nada a dever ao “J’acuse”. Zola se orgulharia de você. Bem como todos nós cidadãos que amamos esse país. Continue! Estamos juntos!

  18. Dr. Carlos. Não precisamos ser um Èmile Zola para acusar esta triste quadra por que passa este triste país. A Cecilia Meireles se pergunta em que espelho ficou perdida a sua imagem. E a maioria de nós? Em que lugar perdeu a capacidade de se indignar?Pobre Pindorama...

  19. excelente texto que resume tudo o que penso e sinto e não tenho a quem recorrer porque o Poder esta nas mãos deles. O Congresso tem que ser totalmente renovado e agora e um PR que não deseje a reeleição.

  20. Dr. Carlos Fernando, sua exposição clara, com argumentos fáticos inquestionáveis e sua isenção são uma constante. O senhor consegue resumir toda a nossa triste realidade.

    1. É triste saber que o povo brasileiro está cansado de ver toda esta injustiça e ficar sem perspectiva de punição, muito triste.

  21. Excelente texto. Na minha lista ainda constam bem mais que meia dúzia de sujeitos que mereciam um J’accuse formal da nossa sociedade

  22. Sensacional! Parabéns por falar o que está atravessado na garganta de muitos brasileiros. Que esse artigo se espalhe e viralize!

  23. parabéns e como cidadão sinto-me orgulhoso em constatar q sim, existe pessoas do bem e justas como você e o povão q tbm defendem a verdade. Brabooo!

  24. Comungo do seu artigo ao mesmo tempo impotente porque acho que consciência e moral foram corrompidas do povo brasileiro. Quem nos acuda?...,

  25. Carlos Fernando, assino embaixo seu brilhante artigo, cômodas as letras, vírgulas e parágrafos. Precisamos dar um basta nisto, tirar a sociedade dessa subserviência aos poderosos políticos que nao valem o que que comem.

    1. Então significa que você é contra o que o colunista disse. Para concordar você diria: Ao encontro.

  26. Brilhante! Pessoas do bem e com valores sólidos, como você, precisa ocupar o espaço na política e aposentar as velhas raposas. Vejo você como um exímio SENADOR. Por favor, considere essa hipótese com carinho. Que Deus o abençoe!

  27. A coragem e firmeza de Carlos Fernando de Lima há que ser vivamente louvada! Pessoas com tal caráter e postura têm que ser valorizadas e a prevalência do que pregam e praticam ainda há de ter um papel decisivo da conversão do Brasil num país decente.

  28. Lamentáveis as atitudes e declarações da nossa classe jurídica!! Ministros do STF, juízes e desembargadores só tem nos dado mostras de insensatez, incapacidade, corporativismo, incoerência e, o pior, desonestidade - salvo raríssimas exceções.

  29. Brilhante artigo Fernando! Temos que acordar da nossa passividade social e de fato gritar e lutar junto aos 7 mundos contra essa apropriação espúria da nossa república!

  30. Análise perfeita do atual governo, embora deprimente você perceber que trocou uma quadrilha por outra que é uma fusão de milícia com máfia. Não dá nem para saber qual o tamanho do prejuízo nesta troca...

  31. Perfeito o texto ! Nos eleitores deveremos responder tudo isso nas urnas : não a reeleição e renovação sempre da classe política desse País.

  32. Claro, incisivo, corajoso. Nem todas as vozes emudeceram. Fico feliz por isso. Quem sabe, com o seu exemplo, algumas autoridades e líderes (auto-intitulados honestos) tb alcem a voz em defesa da decência, e dos valores éticos e morais cristãos.

  33. Perfeito, Carlos Fernando. Seu texto lavou minha alma. Continue nos ajudando com seus artigos a desnudar essa podridão que reina no país !!!

  34. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Dias Toffoli, Rodrigo Maia, Augusto Aras...nomes para nao se esquecer e evitar se quisermos um Brasil mais justo !!!

  35. O senhor tem meu respeito. Não é fácil amar tanto o Brasil e vê lo administrado a cada eleição por pessoas sempre oportunitas e sem ética. Como renovar nossas esperanças? A esperança deveria estar na juventude, mas estes des governos criaram gerações apaticas politicamente. Precisamos nos re inventar.

    1. Só voltaremos a ter esperança,se for mudado essa carcomida estrutura de poder,reforma política decente e um povo que reconhece o seu valor.

  36. Senti falta no texto do sentinela dos corruptos, defensor mor no stf das piores figuras da República e dos poderosos da vez. Acho que nem precisa citar o nome.

    1. Verdade, faltou o Bçola, mesmo assim é dos melhores textos que já li na Crusoé, parabéns a este lúcido e patriótico Cidadão Brasileiro!

  37. Artigo fantástico! Merece divulgação, embora a sociedade brasileira, como observou o autor, não tenham lucidez, parâmetros e conhecimento para enxergarem a nossa realidade..

  38. Cidadão Luiz Fernando Lima dos Santos, o Brasil 🇧🇷 decente aplaude, apoia e assina junto com você essa declaração precisa e tristonha que retrata os fatos de nossos dias e a verdadeira face de seus poderosos...

  39. O artigo é bem claro ao expor essa mazelas que afligem o país e sua sociedade explorada e massacrada por essa corja indecente que infesta os três poderes há décadas.

  40. A propósito desse personagem citado, cuja indicação ao CNMP deve-se a seu Chefe de então Renan Calheiros, seria oportuno rastreá-lo, se é servidor concursado do Senado, ou se foi "introduzido" pela janela do "trem da alegria" de 1994.

    1. comentário perfeito, o Brasil e uma Baú sem capitão

  41. Carlos, Parabéns pelo artigo! Eu fico perplexo em ouvir todas as barbaridades que estão sendo desnudadas em todas as instituições do Estado Brasileiro e, sobretudo, nas principais instituições: Congresso, Executivo e STF. Como se não bastassem as máfias nas milícias, drogas, contrabando, etc... Temos o estado totalmente dominado por máfias e cada vez mais o homens de bem são colocados pra escanteio. Onde está nossa juventude que não vê isso tudo é não vai protestar? Tenho 57 e fico triste ..

  42. Fica claro porque não se investe em educação no Brasil. Essa percepção da realidade infelizmente hoje é para poucos . Nossos valores ficam limitados à Carnaval, mulheres bonitas, futebol , BBB... Sinceramente a cada dia que passa perdemos um pouco da essência

  43. Esses que se auto intitulam poderosos, a elite brasileira, são somente o lixo, a escória brasileira. Corruptos assassinos. E o pior de tudo, corrompem a própria família, pois nunca vi uma esposa, filho, etc, vir a público condenar a safadeza, a falta de caráter do corrupto. Muitas das vezes esses familiares também entram na política para continuar a roubalheira. Mas um dia a justiça verdadeira vencerá.

  44. Brilhante análise! O ponto central do presente artigo encontra-se no final do texto e resume bem o atual momento de nossa República, "elite política corrompida".

  45. É um alento ler este excelente texto num um momento tão delicado, em que a sociedade assiste incrédula a mobilizações políticas nada republicanas. Parabéns pela coragem!

    1. Nilo concordo. quanto mais gente ler essa preciosidade + chance de um amanhã melhor.

  46. Corajoso , contundente , direto ao ponto. Endosso cada palavra elogiosa , dr. Carlos Fernando ! Precisamos tb ter perspectivas e estratégias . Nos próximos meses teremos mudanças . Na presidência da Câmara , Senado e no STF . Gritando alto e bom tom , poderemos interferir no “status quo “, mesmo com os modestos meios que dispomos . As próximas eleições municipais tb servem como start , para ação . A inércia é permissão para o desastre . E deste estamos fartos ! Avante !!!

  47. Crusoé: essa coluna tem que ser publicada! É um tratado sobre a realidade brasileira. Deve ser ensinada nas escolas! E ao Dr Carlos Fernando, agradeço por partilhar tamanha lucidez em relação ao fatos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  48. Vamos multiplicar esse pensamento na escolha dos candidatos nas eleições. Obrigada pela gloriosa visão e comentário, daremos o troco com o voto consciente, brasileiro sabe votar, calaremos para sempre o adágio popular do Pelé o rei do futebol.

  49. Triste, muito triste, esta constatação, depois de milhões de eleitores haverem ratificado a esperança de que estavam sepultando um passado histórico de mentiras e ladroagens. Talvez o roubo tenha parado, mas o engodo não. E mais: se o País não quiser voltar para a ladroeira, a alternativa ainda será Bolsonaro, porque Moro não será votado por lulistas e nem por bolsonaristas, logo, inviável. Não soube encaminhar-se para a carreira política. Nunca deveria ter aceito ser ministro da Justiça.

  50. Penso que ante esse descalabro aqui narrado,cometemos todos os que querem um Brasil melhor e mais justo um equívoco estratégico.Devemos postular não a mudança dos homens públicos,e sim a do sistema no qual atuam.Que lutemos,pois,pela instituição do Parlamentarismo Clássico com voto distrital e o STF com 27 membros,um por cada UF,eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  51. Nunca se cale!!! Fale cada vez mais!! Nossa sociedade é, por natureza, omissa e conivente. Mas isso pode mudar. Não nos curvemos!!

  52. Perfeito. O cidadão brasileiro assiste a essas aberrações dos poderosos e se revolta. Temos que estar atentos e sempre que possível nos manifestar apontando essas ações nefastas.

  53. Magnífico Dr Carlos Fernando, sempre corajoso e defensor da verdade. Seu trabalho na Lava Jato foi de suma importância para o sucesso da operação e pelo que vejo nos seus artigos, seu trabalho cessou apenas como procurador do Ministério Público Federal mas continuará ainda mais combativo agora como cidadão brasileiro. Esteja certo que o Brasil tem orgulho de cidadãos como você. Obrigado Dr Carlos Fernando dos Santos Lima.

  54. Excelente !!! Minha admiração e respeito !!! Matéria deveria ser disponibilizada a todos os brasileiros, perfeita análise, país vive a mercê dos corruptos protegidos por quem deveria fazer valer as Leis. Pobre povo brasileiro!!! Revoltante !!!

  55. Conheço as histórias de Dreyfus e Zola. Um, jamais se recuperou da desonra, da humilhação, da ignomínia. Outro, assassinado por um facínora ao ter a chaminé da lareira de seu quarto entupida, o que o fez sufocar na fumaça. Outrossim, Lima sequer insinua que Moro deveria assumir a PR. Não daria certo: juízes não se prestam a esse papel. Talvez (talvez), como vice. E só. Ou ministro da Justiça.

    1. Achar que Lula(nosso Dreyfus tupiniquim) foi vítma de uma trama judiciária e Moro seu algoz ė tão estúpido como acreditar nessas teorias conspiratórias bolsonaristas... Não seria você , j.Guilherme Fiuza ,um homônimo do jornalista e comentarista do Pingo nos Ís? Ou será o próprio??

    2. eu acho que vc está enganado, Moro é Estadista, e já provou

  56. Parabéns! pelo texto, tem muitos ainda que sabe que o caminho da liberdade e para o crescimento do pais com uma qualidade de vida melhor é a operação lava jato. O que não conseguimos entender são os conselheiros votarem contra Dallagnol. Afinal eles também não são promotores? será que o traidor do Aras tem tanto poder assim sobre os promotores? q

  57. Muito triste ler isso concordar plenamente, e sentir que não se vê saídas, por todo lado só interesses pessoais!! Pessoas com discursos vazios sem sentido, e uma união de interesses comuns nas diversas areas, uns dando cobertura aos outros!! TRISTE.

  58. Quase perfeito. Na primeira pessoa. Nominando o endereçado. Postura emocional firme. Texto claro. Tem autoridade para não citar Zola. Seria ainda mais grandioso.

  59. Que autoridade moral tem Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho para julgar uma representação de Renan Calheiros contra Deltan Dallagnol no CNMP??? Falta a esse membro do referido Conselho, evidentemente suspeito, o respeito aos princípios Republicanos.

  60. Parabéns, doutor! Isso tudo está abafado na voz dos brasileiros que foram enganados na última eleição. Sabemos que pouco podemos fazer para evitar esse acordo a que se referiu, porém tenho esperança de que dias melhores virão com o trabalho correto e incansável de cidadãos como o do Procurador Deltan. Sonho em ver o senhor e o dr. Sergio Moro no STF e o dr. Deltan na PGR. Que Deus o abençoe e muito obrigado pelo que fez e pelo que faz pelo nosso Brasil.

  61. É pena que a Crusoé não permite o compartilhamento, pelo menos, de parte desta crônica, gostaria de compartilhar no meu Facebook. Certamente a maioria dos meus amigos cegos não assina a revista. Parabéns a Carlos Fernando dos Santos Lima, você merece o meu respeito.

    1. Ô Beto. Não sei se é legal ou permitido, mas aqui uma "sugesta": print no texto e tá resolvida sua angústia. Não esquecer de citar a fonte, ou a origem do texto. apscosta/df

  62. Faltam homens de consciência nesta República. Ontem, Dias Tofoli, perante a casa, só faltou citar o nome de Sérgio Moro espumando ódio contra "pessoas que criminalizam a política, perseguem pessoas com a finalidade de se lançarem na política". O Brasil apoia a Lava Jato. Ela foi uma benção . Nunca se imaginava o que estava acontecendo. Há uma banda do STF pro criminosos.

  63. Falou por mim...professora aposentada...70 anos...faço minha sua indignação...grite...grite alto ...estamos juntos...lutemos...

  64. Lindo texto,o pior de todos é esse mentiroso,cínico,sem vergonha na cara é Jair Judas Bolsonaro e todo sua família financiada por milicianos.

  65. Parabéns!O sr demonstra com mta clareza o que realmente está acontecendo na nossa política.Infelizmente,o que constatamos é uma fraude eleitoral.Usaram a bandeira da anti corrupção ,do fim do “toma lá,dá cá”,mas o que vemos,é totalmente o contrário,pessoas idôneas sendo atacadas falsamente,MP sendo enfraquecido. União de td o que há de “podre e corrosivo” para que a impunidade continue a reinar! Continue denunciando,sr ex procurador,o sr o faz com mta propriedade!

  66. E aí desperta a sensação de uma vida de cidadã comum jogada fora, sem muita esperança de ver mudanças verdadeiras. Entrei nos 21 anos com Sarney e até hoje, só governos capengas e desvinculados do espírito público. Vamos ver na próxima encarnação...

  67. ARAS, TOFFOLI, GILMAR MENDES, RODRIGO MAIA, ALCOLUMBRE e BOLSONARO: os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE”! Triunfaremos!

  68. compartilho o seu sentimento e sua visão. você fez parte do maior movimento civilizatório do brasil. foi apenas o início porém muito transformador, impactando positivamente as novas gerações. felizmente trocamos de casta política dominante e teremos que continuar trocando até chegar numa geração em que a grande maioria seja civilizada. serei sempre grato pelo seu trabalho e exemplo!

  69. Você conseguiu me representar nesse texto, embora eu tivesse incluído Gilmar Mendes é Lewandowisk nas minhas indignações. Não possuo bandido preferido e não viso um ou outro nas minhas críticas nas redes sociais. Não sou popular e não tenho seguidores que represente risco para os poderosos, mas não deixo de falar sobre minha indignação com o sistema político que envolve pessoas dos três poderes dessa nação.

  70. Parabéns pelo texto, mas observo que o documento dos atos contra a corrupção albergava propostas descabidas entre muitas virtuosas. De minha parte só acredito na vitória contra a corrupção endêmica através de resumir a intervenção estatal à segurança, talvez educação no nível básico, e nada mais

    1. Só se for porque existem procedimentos que não cabem no Estado brasileiro, por pegarem muito pesado com criminosos, apesar de tudo q foi proposto existir em vários países sérios, onde todos são efetivamente considerados iguais perante a lei e esta costuma ser observada, por medo de punição. Aqui não pode haver muita punição, é "descabido" hahah

  71. Brilhante artigo que reflete a realidade brasileira. Infelizmente os meios de comunicação por interesses menores não dão importância ao que realmente é de interesse da cidadania. Resta ao cidadão de bem procurar se informar na impressa e blogs independentes para saber a realidade acerca do Brasil. O Brasil do bem clama por justiça!!!

  72. Excelente texto. Execráveis figuras da cena política nacional criaram uma arapuca para o povo brasileiro, na qual por mais que este se debata segue sempre aprisionado. E tudo de acordo com o Estado democrático de direito.

  73. Infelizmente aquela grande massa do povo (que vota) não se preocupa com esses "detalhes"; desde que esteja entrando uma esmola de r$ 600,00, a resposta é parecida com a da época do Adhemar de Barros: "Rouba, mas faz". Enquanto "ajuda" o povo com essa merreca, os familiares, amigos, agregados e outros aproveitadores somem com centenas de milhões... Ainda temos muito, muito a aprender para sermos considerados CIVILIZADOS. Muito decepcionante.

  74. Como sempre essa coluna é um grito de revolta contra os absurdos do atual momento político. Pena que a maioria da população brasileira está em paralisada pela pandemia e infelizmente, pelos 600 reais. Jamais imaginei viver momento de tal imobilidade e passividade dos brasileiros de bem!

  75. Essas palavras calam fundo naqueles que em 2013 foram para a rua e pelas 10 medidas. Se a esquerda sentiu o baque da explosão do lulismo, agora é a vez da direita sentir esse mesmo baque. Talvez ainda necessitemos experimentar um santo salvador de “centro”, pois nossa ignorância não tem limites. Mas só assim, de baque em baque, esse país marinado no mais puro esgoto moral borbotando desde Brasília, pode ir se regenerando. Pelo bem daqueles que não abandonaram o país, não pare de falar! Abraços

  76. Político não tem consciência, só ciência do quanto pode se dar bem chafurdando na lama brasiliense com a anuência, complacência e cumplicidade dos supremos e togados das instâncias 'superiores'.

  77. Parabéns, Carlos Fernando. Este artigo é um verdadeira libelo contra essas figuras abjetas aboletadas em cargos decisório. Muitos outros existem atuando à sorrelfa contra aqueles que mourejam para ver cumpridas as leis do país.

  78. Ótimo comentário. Pena que são poucos os brasileiros que pensam desta forma ou tem acesso a esse tipo de informação. Portais como Globo, UOL, Terra ou jornais televisivos deveriam escancarar a verdade como a Crusoé faz todo santo dia, para, quem sabe daqui um tempo, caia a ficha de quanto somos otarios em permitir tudo isso.

  79. Parabéns por tamanha lucidez e clareza na exposição dos fatos. Graças à pessoas com a consciência e valores éticos como o Dr. Carlos Fernando, é que nos dá forças para acreditarmos e termos esperança de vermos um Brasil melhor.

  80. Parabéns! Seu artigo, nobre colega entrou para os anais da verdadeira história politica do século XXI. Conte comigo pada o que precisar, sempre!

  81. Excelente verdadeiro e correto artigo.O atual desinteresse da populaçao pela política e destino da naçao esta ai explicado. Estamos cansados.

  82. No meu entendimento faltou mencionar Gilmar Mendes que passou o rolo compressor sobre a decisão do Ministro Felix Fischer no caso Queiroz. Gilmar só atua em favor dos bandidos e não contribui em nada no combate à corrupção. Até a incentiva pois já é conhecido que Gilmar vai acudir os corruptos.

  83. Caro Carlos, obrigado por ser a minha voz e a voz de alguns brasileiros que não mais acreditam nos poderes republicanos de nossa terra.

  84. Parabéns pelo patriotismo Dr Carlos Fernando. Faltaram incluir muitoos ai na sua lista Renan, Alcolumbre, Gilmar Mendes, Lewan, Bolsonaro, etc..

  85. CARLOS FERNANDO LIMA DOS SANTOS, é um prazer pronunciar o seu respeitável nome por inteiro. IRRETORQUÍVEL O SEU ARTIGO. Continua sendo um orgulho do MPF. Nossos respeitos e admiração.

  86. Parabens pelo texto . Todos os brasileiros deveriam ler. Obrigado por tudo. E por favor , continue a nos eslarecer e lembrar sempre destes fatos. Pois , como disse, estamos catatonicos com tanta falcatrua e corrupcao desenfreada por tantos anos e decadas.Precisamos estar atentos e sempre tentar o melhor. E so a informacao e capaz de nos ajudar!

  87. Parabéns!!!! Infelizmente temos poucas vozes como a sua e com isso nossa esperança em um país mais justo vai se desfazendo. o

  88. EXCELENTE, corajoso e preciso. Precisamos de mais vozes como esta. CHEGA de corrupção, CHEGA de advogados de criminosos dentro do STF, CHEGA de organizações criminosas atuando nos comandos do Brasil. NINGUÉM AGUENTA MAIS. CHEGA.

  89. Parabéns pelo texto. Sintético, corajoso e esclarecedor, não poupando ninguém dos que nos causam ojeriza. Dr. Carlos Fernando, o senhor é um orgulho e exemplo para todos os brasileiros de bem.

  90. 👏👏👏 Parabéns pelos seus textos densos, certeiros no alvo dessa pandemia de falta de ética política que assola o país a tanto tempo , mas que especialmente nesse último governo, o vírus da políticas corrupta tramutou-se e adquiriu resistência inigualáveis. Obrigada pelo seu trabalho ético, sério e íntegro na Lava Jato, e de Moro Dalagnol e tantos outros. Cada um sabe da SUA consciência , e o que devemos fazer para honrá-la é nos manifestarmos , nossa indignação é nosso grito de guerra !

  91. Não vejo a imprensa entorpecida, apenas luta para ter o seu quinhão... se o ditador de plantão a sustentar ela se manterá torpe... como ele ainda não vez totalmente isso, essa imprensa endeusa a um presidiário!!! São poucos os canais que não aceitam esse sedativo... espero que esse seja um deles sempre!!!

  92. Parabéns! O senhor sintetizou, tenho certeza, o pensamento e o sentimento dos brasileiros de bem que assistem enojados a essa inversão de valores, onde cidadãos honestos são punidos e os poderosos corruptos, inocentados.

  93. Muito obrigado, Carlos. Seu texto é alentador e preocupante por constatarmos a falta que faz mais pessoas honestas e corajosas como você para ajudar o país a sair do lamaçal de injustiça e corrupção .

  94. Ñ entendo até hoje, pq políticos indicam p cargos públicos ou se afastam do cargo p presidir e exercer outros cargos q ñ p o qual foram eleitos. No Brasil é comum copiar os exp. de outros países só qdo lhes convém , diretamente proporcional ao bolso. É vergonhoso o retrocesso q estamos vendo, qdo parecia q íamos avançar p um Brasil p todos eis que, ganham forças novamente os mesmos de sempre q nunca saíram nem foram responsabilizados por seus crimes contra a população. Falta patriotismo de v

  95. Aposentei-me em 2010. Fui procuradora da República por 21 anos. E nesses anos conheci, pessoalmente, quase todos os integrantes da Força Tarefa da Lava Jato. Ainda que não conhecesse pessoalmente, sabia da atuação dos colegas, pessoas que levavam a sério suas responsabilidades, entendendo bem qual era o seu papel comi membro do MPF. Em 2019, como boa parte dos colegas do MPF, fui surpreendida com a postulação de Augusto Aras para o cargo de PGR, um “ ilustre” desconhecido.

    1. Escolhido a dedo p concretizar ? Ñ p exercer realmente o cargo de PROCURADOR GERAL DA R E P Ú B L I C A , assim com outros cargos. Quem nos representará?

    2. Fui indagada por muitas pessoas sobre o que esperar desse candidato. Sempre respondia: nunca ouvi falar! Quase que não acreditavam! Verdade! Pelo jeito deve ter sido daqueles que cuidavam de sua banca de advocacia, vez que tinham o “ direito adquirido “ de continuar advogando. Agora entendi porque foi escolhido por Bolsonaro: é mais fácil destruir algo do qual nunca se fez parte.Nada vale ter instituições bem concebidas se não temos seres humanos com capacidade moral de sustenta-las.

    1. Mas isso é dito a toda hora, no varejo, só que não há muitos que se importam ou se envergonham. Fazer alguma coisa para melhorar, então...

  96. Disse tudo, Sabino. Eu fico triste de ver como ainda tem jornalista calados ou, pior, passando pano para os escândalos vindos do Congresso e do Governo. Uma vergonha.

    1. Carlos Lima por favor, não troque o nome do autor de texto tão bom, Maria.

  97. Você é um dos nossos Heróis Nacionais; GRATIDÃO Imensa pelo que vcs fizeram e por continuar sendo, nessa forma tão importante de nos ensinar, temos que aprender todos os dias; a Lavajato foi a MELHOR coisa que aconteceu neste país; minha admiração eterna, por vocês, que nos ensinam todos os dias que ninguém está acima da lei.

  98. Percebo em seu relato um desejo de explicar com clareza a situação de nosso país, além mídia esquerdopata. Abre os olhos. Cai o véu. Isso sim é eficaz para que se tenha uma visão exata da promiscuidade vigente nos altos comandos da nação. Não bate no presidente por bater. Arrasta -o para olho furacão com perícia meticulosa ! Obrigada ! Parabéns!

  99. >> Meu 'café da manhã', amargo e forte. >> Sem meias palavras ou eufemismos. Gosto de textos diretos na jugular. --- Parabéns, Dr. Carlos Fernando Lima.

    1. Wellington, é exatamente isso, os textos do Dr. Carlos Fernando vão na jugular, sem medo.

  100. Como nem tudo é perfeito também sabemos que para conseguirem resultados na operação lava a jato vocês passaram por cima da lei em muitos momentos. Entao6 como todo mundo, vocês também têm rabo preso

    1. Por favor não repita argumentos falsos de criminosos e corruptos. O Brasil não merece!

    2. Sabem, eu até ia comentar, apontando que esta senhora acima, é apenas um logarítimo da massa manobrável da falta de informações, e por isso mesmo, de conteúdo super equivocado. Mas, me dei por representado pelos comentaristas abaixo. Alvaro Costa/df

    3. Incrível ver pessoas reproduzindo teses de defesa de condenados que não conseguem rebater as provas e passam a buscar nulidades processuais e a atacar os servidores que fizeram seu trabalho.

    4. você é uma lobotomizada eleitoral que para defender seu político de estimação (que prá mim deve ser o luladrão ou bolsonarofake, tanto faz pq dá no mesmo) implanta suas mentiras, só aqueles que tem 2 neurônios enferrujados é que acreditam em você, Izeliana.

    5. >> Você, claro, está falando do seu rabo, Izeliana, por falta de neurônios. Há lugar no Código de Processo Penal pra sua afirmação. Mas nem compensa, face à sua insignificância e ausência de neurônios honestos.

  101. Há cerca de 5 anos, meu caro Carlos Fernando, eu te vi descendo a escada rolante do Metrô Consolação, em São Paulo. Me aproximei e te pedi autorização para dirigir a palavra. Depois de te dar os parabéns pela tua atuação na Lava Jato. O senhor me agradeceu e pediu para continuar apoiando porque os inimigos da justiça são poderosos. E os inimigos são justamente esses, e outros mais que não foram citados neste teu corajoso e brilhante texto. Renovo meus parabéns. Sou Roberto Bruzadin.

    1. Um comentário brilhante de cidadania e civilidade, de quem almeja algo de melhor, de quem não aguenta os desmandos e corrupção do país. Parabéns, Roberto Bruzadin!!!

  102. Parabéns pela sua coragem de escrever sobre os descalabros que estão acontecendo no Brasil. Apesar de tudo, ainda confio que um dia conseguiremos nos desvencilhar destes corruptos que enxovalham o nosso país, porque temos pessoas como o senhor que não se calam diante das falcatruas vigentes. Obrigada por estar ao lado do brasileiro honesto!!!

  103. Bravo! Com coragem, Carlos Fernando denuncia a sordidez e nomeia essa corja que domina o poder da República. Um discurso que ficará registrado na História.

  104. Análise perfeita de cada um dos protagonistas deste pesadelo. Só faltou o Alcolumbre, que se vendeu como oposição ao Renan, mas a ele se iguala em desafaçatez ao impedir que se paute o impeachment de ao menos 1 ministro do STF

    1. Parabéns. Texto que reflete a realidade de hoje .Sociedade civil acomodada ou preocupada com a pandemia . Precisamos do incentivo dos movimentos. Quando você acha que não vai aparecer ninguém pior desses imprestaveis que já existiam , aparece esse aras. Que pessoa má , sem moral , sem ética como ser humano . Sem temor a DEUS . Muito triste

    2. É lamentável mas é a dura realidade de nosso Brasil. Parabéns pelo conteudo.

Mais notícias
Assine
TOPO