Bruno Santos/FolhapressWassef: ele repete que não falava com Queiroz, mas, sim, esteve com o ex-assessor

Os segredos do hotel

Frederick Wassef sustenta que não mantinha contato com Queiroz, mas os fatos o desmentem: o advogado do presidente se reuniu secretamente com o operador quando era preciso alinhar o discurso de defesa
26.06.20

Na manhã de quarta-feira, 24, Crusoé revelou uma reunião secreta promovida pelo advogado Frederick Wassef em um hotel de Atibaia, no interior paulista, dias após o nome de Fabrício Queiroz ganhar o noticiário nacional, em dezembro de 2018, por causa de suas transações financeiras suspeitas. Segundo um funcionário do hotel, o próprio ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro e mais duas pessoas haviam participado do encontro, informação que o gerente da unidade correu para negar. De acordo com o relato desse empregado, durante as visitas o grupo trocava as placas dos carros antes de desembarcar no estacionamento — supostamente numa tentativa de desviar a atenção de quem eventualmente os estivesse vigiando do lado de fora. “Eles ocultavam a placa verdadeira”, afirmou o funcionário.

Nas horas que se seguiram à publicação, Crusoé ouviu de outras três testemunhas mais detalhes sobre o encontro de Wassef e Queiroz no Hotel Faro, situado a oito minutos de carro da casa do advogado onde Queiroz foi preso na semana passada. Os relatos desmentiam não apenas a versão do estabelecimento, mas também a narrativa que o agora ex-advogado do clã Bolsonaro tem tentado emplacar para blindar a família presidencial do novo escândalo e rechaçar a acusação de que ele escondeu Queiroz para mantê-lo domesticado e silente – até então, Frederick vinha repetindo que não mantinha contato com o ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

Fabio Leite/CrusoéFabio Leite/CrusoéA entrada do hotel Faro, em Atibaia: check-in de madrugada
Wassef e Queiroz estiveram juntos no hotel em 26 de dezembro de 2018, mesmo dia em que o ex-assessor esteve em São Paulo para uma entrevista ao SBT, a única entrevista concedida por ele desde a eclosão do caso, quando negou o esquema de rachid no antigo gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio e falou que ganhava dinheiro com compra e venda de carros. Ex-funcionário do hotel, Patrick Reis afirma que foi ele quem fez o check-in de Queiroz, por volta da 1h30 da madrugada do dia 26, na companhia de Wassef. “Foi ele (Wassef) que o levou até a recepção e pagou a diária”, diz. O homem apontado como operador financeiro do senador Flávio Bolsonaro fez o registro com seu nome verdadeiro e subiu para uma suíte, cuja diária custa 250 reais. Após quitar a estadia de Queiroz em dinheiro vivo, Wassef deixou o local.

De acordo com os relatos das testemunhas, o advogado voltou ao hotel no início da tarde, solicitando, às pressas, uma sala, onde faria a reunião revelada por Crusoé. Na recepção do hotel estava Silvana Benachio, outra ex-funcionária. Ele relata que acompanhou o check-out de Queiroz, às 12h37. Diz ainda que, pouco tempo depois, surgiu no saguão o advogado Edevaldo de Oliveira, que atua como uma espécie de “correspondente” de Wassef em Atibaia. Ele, então, pediu para ir à sala de reuniões onde era aguardado pela dupla Wassef e Queiroz. “Lembro que ele (Edevaldo) depois ligou para a recepção pedindo para não guardar a cópia do documento dele porque estava numa contratação sigilosa”, afirma. Segundo ela, os dois advogados eram hóspedes frequentes do hotel. “Ele (Wassef) já frequentava o hotel antes de levar o Queiroz lá.” Na terça-feira, 23, Crusoé já havia revelado que Edevaldo Oliveira hoje está para Paulo Emílio Catta Pretta — o novo advogado de Queiroz, que também defendeu o miliciano Adriano da Nóbrega — como esteve em passado recente para Wassef.

Após a reunião do dia 26 de dezembro, Edevaldo Oliveira foi o primeiro a zarpar do local. Em seguida, depois do meio-dia, Wassef e Queiroz fizeram o check-out. Segundo as testemunhas, o encontro secreto foi filmado pelas câmeras do hotel. Questionado por Crusoé, o gerente do estabelecimento afirmou que as imagens de dezembro de 2018 haviam sido automaticamente excluídas do sistema de armazenamento.

A casa de Wassef onde Queiroz foi encontrado fica perto do hotel
Além de desmontar a versão de Frederick Wassef, o encontro dele com Queiroz relatado pelas testemunhas indica que o então advogado de Flávio e do presidente Jair Bolsonaro também atuava ativamente na estratégia de defesa do ex-assessor desde o início do caso. O Ministério Público do Rio suspeita que Wassef tenha articulado o plano para esconder Queiroz durante a investigação para salvaguardar a família presidencial, prática que pode configurar crime de obstrução da investigação e coação de testemunha. O advogado, segundo os investigadores, era o “Anjo” das mensagens apreendidas nos celulares de Queiroz e da mulher dele, Márcia Aguiar, ainda foragida. Wassef seria o “superior hierárquico” a quem o casal se reportava. Aos investigadores, o caseiro do imóvel de Atibaia disse que o ex-PM estava no local havia cerca de um ano. Segundo a TV Bandeirantes, Wassef também teria abrigado Queiroz em um apartamento de sua família no Guarujá, após o primeiro encontro em Atibaia.

Até agora, Frederick Wassef não explicou por que Queiroz foi encontrado em seu imóvel, na quinta-feira da semana passada, nem quem bancava as contas do notório ex-assessor de Flávio. O advogado disse apenas que abrigava Queiroz em algumas oportunidades, em razão do tratamento contra um câncer que ele fazia num hospital da região, mas que nem o senador nem o presidente da República tinham conhecimento do fato. Sobre o encontro secreto no hotel de Atibaia, em dezembro de 2018, Wassef disse que não há provas. “Tenho sido vítima de contínuas mentiras, fake news e crimes de calúnia, difamação entre outros”, afirmou Wassef. “Ouvi dizer que você pôs o Queiroz lá”, disse ao repórter de Crusoé. A piada, sem graça e sentido, dá a medida do estado de espírito do advogado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A revista está censurando comentários na grande maioria das matérias. Alguém mais percebeu isto? Ao se acionar o botão de enviar o comentário o mesmo não é inserido (nem o de ninguém). Eu havia entendido que a revista Crusoé e O Antagonista eram contras a censura! Nós, leitores, nos mobilizamos defendendo este grupo e junto c/ milhares de pessoas e instituições conseguimos derrubar o que havia sido decidido pelo STF. Hoje somos vítimas de que defendemos! O pior é pagar e não poder cancelar

  2. Deu preguiça de ler até o fim!!! Quem são as testemunhas? Se apresentaram para testemunhar judicialmente? Onde essas testemunhas viram o processo de troca de placas dos automóveis? No estacionamento do hotel? Vocês não acharam essas afirmações um tanto quanto ridículas e de principiantes? Por notícias desse quilate que não vou renovar minha assinatura!!!!

    1. O mais incrível são essas supostas testemunhas terem visto até troca de placas de automóveis já que eram funcionários do hotel, será não trabalhavam? Será que eram vigias de estacionamento? Notícia toda ridícula.

  3. o Brasil esta vivendo de novelas de mal de mal gosto, nós cidadãos quase normais, como todo cidadão de bem, pagam uma conta da ineficiência operacional da nossa democracia, uma pena para nós brasileiros.

  4. aonde conseguiram 250 reais em dinheiro vivo para pagar a diária do hotel? e a fortuna de 900 reais que foi apreendida na casa , como uma pessoa consegue tanto dinheiro? depois ainda tem gente que acusa alguns políticos de terem desviado uns míseros trilhões de reais durante os 16 anos de PT e de Temer .

  5. Essa insistência nesse advogado , coitados!!! Não tem nada a acrescentar , só picuinha....não adianta gente vcs não derrubam o presidente, ninguem seria presta mais atenção no que vcs escrevem , no que vcs falam , globo, estadão, folha , veja , ninguem mais lê isso com interesse pode até olhar por curiosidade , ninguem acredita mais em vcs.

  6. Cadê a matéria sibre os desmandos do STF?Não tem. Mendinho de Alexandre, o grande ou compromisso com a ORCRIM?Acabo de assinar a Revista Oeste, jornalismo de Direita raiz. Sejam dignos e cancelem minha assinatura de imediato como fazem gigantes como a Netflix.

  7. Mentira tem pernas curtas. O mentiroso toda hora tem que uma nova versão, como é mentira também, logo vem outra e assim sucessivamente. Cada vez mais se enrolando.

    1. Nem mais PT e muito menos Bolsonaro. Chega de Quadrilhas! Só gostamos delas no S. João.

  8. O humorista Fernando Caruso tinha um personagem que era o próprio wassef. Era um advogado enrolador que balbuciava sandices e complicava a vida do cliente era HILARIO.

  9. O Ministério Público e a Polícia Federal devem investigar. É principalmente não informarem ao diretor geral que é simplesmente um espião do presidente na PF. Esse advogado precisa com toda a certeza dizer a verdade doa a quem doer.

  10. a maioria do povo que votou no bolsonaro jamais pensou que estava elegendo um miliciano, chefe de quadrilha. O Planalto cheira mal.

    1. Dilma Rousseff é o melhor nome para presidente em 2018. Todo mundo rouba e pega o seu, e vivemos felizes para sempre!

    2. A que situação chegamos,Ney.Escolher entre o capeta e o coisa ruim.Em que mundo de escondem os homens bons?

    3. O pior voto de toda minha vida. Hoje com meus 60 anos, nunca vi tanta trapalhada junto. Há cada dia um sobressalto, um verdadeiro circo de horrores.

    4. Claro que sabíamos. A avaliação é que seria pior o fantoche do presidiário

  11. Há que se tirar todos os esqueletos desta tumba, doa a quem doer, pegue em quem pegar, se possível cadeia para os autores, coautores e participes.

  12. Eu fiz uma aposta com minha irmã bolsonarista: se no prazo de dois anos Flávio Bolsonaro for indicado ela me paga 50 dólares, se não eu dou a ela 20 reais.

    1. Debaixo das Rachadinhas .... aparecerá muito mais. Aguardem os próximos capítulos.

  13. sai governo, entra governo, e só os imprestáveis ocupam o Planalto, o congresso, a Câmara, as assembleias, a política ... só tem índole de degredados!

  14. Só fazendo as conhecidas manobras protelatórias dos corruptos que não tem defesa é que os bolsonaroS tentam se livrar dessa...

  15. pois é, agora queremos saber que estória é essa do dinheiro alto que saiu do MEC para a ex mulher e sócia do Wassef, pagou o que?

  16. Troca de placas de carro antes de entrarem no hotel, pedir para não deixar o documento registrada é pq alguém se hospeda com alguma regularidade num hotel que fica próximo de sua casa. A casa estava em reforma? Tem muita coisa a ser desvendada nesse embrulho mas uma coisa é certa, Wassef se encaixa perfeitamente com a família Bolsonaro, espalhafatoso, mentiroso, obscuro.

  17. ôwassef.... o_teu Faro já diz tudo... tu eh cachorro vira lata , guardião de vagabundo... do mito do Queiroz e dos 3 pateta...

  18. ô Dotôwassef.... hoteufaro é de cachorro vira lata. não nega suas origens. você é guardião de vagabundo... o mito... os 3 pateta e o Queiroz...

  19. Podiam falar um assunto diferente, já estou cansada deste comentário.Só gostaria de saber Sobre os outros deputados que fizeram parte da roubalheira? Mais engraçado é falar dos gafanhotos (LULA) que acabou com nosso Brasil!

  20. As maracutaias entre os Bolsonaro, Wassef e Queiroz são evidentes. Espero que a investigação deslanche rapidamente e cabeças comecem rolar.

    1. Avelino, deixa de ser tapado. O cara tem todo direito de usar os mecanismos legais de defesa e do contraditório assim como tem feito o Flavio. Já eu e você não somos juízes do caso e por isso mesmo não precisamos nos circunscrever a provas físicas quando a lógica já deixou claro que existiu sim uma rachadinha e que Bolsonaro usou seu advogado para esconder o Queiroz para q o MPF e a PF não conseguissem encontrá-lo para dar prosseguimento ao inquérito. A sujeira é tanta q não tem como esconder!

    2. "MANDADO DE PRISAO", mandato é aquele que as pessoas conquistam nas urnas.

    3. Gostaria de saber da Crusoé se havia algum mandato de prisão para o Queiroz antes desse último. Se não havia fica meio estranho dizer que o sujeito estava escondido.

    4. Maria, todos os brasileiros honestos e de bem desejam isso. Mas fica cada vez mais difícil de acontecer algo nesse sentido, pois o que estamos vendo é um presidente rifando cargos e verbas para proteger a si e aos amigos do "Rei". Aquela história de não fazer toma-lá-da-cá? balela! Qualquer semelhança com o grupelho vermelho não é mera coincidência.

    1. quanto mais vejo gente assim saindo, mais aumenta minha convicção de que tenho que ficar.

    2. Vai logo Judith! Tá parecendo mulher traída! Cada vez que o marido trai, fala que vai embora! Vai logo! Adeus!

  21. Vou continuar assinando a Crusoé para pagar toda a investigação que fazem para desmascarar essa bandidagem deslavada e impune. Deve custar caro essa investigação com bandidos que recebem dinheiro público para fugirem.Quero contribuir com a revista. Como posso doar?

  22. Que horror! Eu ainda assino esta coisa que não me representa! E o civismo? O DÓRIA? Os Chineses comprando o país. Nogentos. Tiozão lixo!

    1. Já vai tarde. Assista ao SBT que foi comprado pelo Bozo

    2. Você assina pq é paga para isso. Qualquer criança sabe que é uma bitolada a serviço do gabinete do ódio.

  23. Que vergonha e eu ainda assino esta PORCARIA , este jornalismo horrível que só quer derrubar o Presidente! Tiozão tu é o que tem de pior no Brasil! E agora o Juiz traíra piorou a situação!

    1. Aldaíza, vá tomar um Rivotril para dormir e se acalmar. Depois dá um jeito de sumir daqui. Assinantes como você são dispensáveis.

  24. Qual o interesse de vocês de derrubar o Presidente? O Tiozão pegou um ódio por Bolsonaro e Cláudio nunca mais vi teus comentários! Não consigo cancelar minha assinatura! Vergonha até o juiz traíra marreco está com vocês! Vocês hoje dos o que tem de pior para o BRASIL! VERGONHA ! Desemprego, doença e vocês neste jornalismo nefasto!NOJO!

    1. O incrível é ainda vermos gadinhos desmiolados tentando passar pano para Bolsonaro e irmãos metralhas. Qualquer semelhança com a turminha do "Lula Livre" não é mera coincidência. Vocês, fanáticos ideológicos idiotizados, bateram pesado no Mourão e agora tem de dar graças a Deus por ele ser vice, pois do contrário o Napoleão de Hospício sentado na cadeira presidencial já teria sido chutado de lá.

  25. Essa repotagem me faz repensar na assinatura que tenho da revista Cruzoé. Por que tanta importância a um funcionário do hotel em Atibaia? Por que tanta importância a um caseiro do imóvel em Atibaia? Logo Atibaia, local do sítio onde se encontra a prova, o registro do maior escândalo de corrupção no Brasil! Ao autor dessa reportagem, e à revista Cruzoé, eu pergunto: Por que não comparar esse pequeno deslize do Sr. Fabrício - rachadinha - com o mensalão e o petrolão? Seria um embate espetacular.

    1. Fábio, Cada um rouba o cofre a que tem acesso. O cofre que estava disponível para o Flávio era esse. Ladrão é ladrão, indiferente se rouba um patinete ou um avião. Não esquecendo que agora a família tem acesso ao cofre federal.

    2. Quer pano para a história, assina a Revista Oeste, lá tudo isso é uma conspiração.

    3. Cancele sua Cruzoé quando quiser, mas eu vou manter a minha Crusoé.

    4. Cancele sua assinatura logo Fabio! Aqui não é o seu lugar.

    5. Fábio, outro motivo que me faz responder, já que vc perguntou: a dificuldade que a turma dos 30% tem de ver a realidade. Exemplo: Crusoé se escreve com S. Perceba no seu comentário e de outros que idolatram Bolsonaro o equívoco (Cruzoé). Uma espécie de barreira. Idolatria é outro traço de radicalismo. Particularmente, acho que deveríamos ser 100%. Unidos por valores éticos atemporais pelo bem de todos. Assim poderíamos vencer lulas e bolsomitos que só pensam em se apropriar do dinheiro público.

    6. Esclarecendo, caseiros e funcionários são cidadãos e trabalhadores e, portanto, merecem respeito, atenção e credibilidade.

    7. Fábio, por que existe uma coisa chamada ética! Ética atemporal, que era ensinada na Acrópole, Atenas, Grécia antiga. Ensinava-se aos cidadãos a respeitar regras e princípios para o bem da coletividade. Todos sabiam o que era ética (ethos em grego), então era claro para todos como agir. Esses princípios e valores estão muito esquecidos, infelizmente. Algumas famílias ainda os ensinam. Por isso, gostamos dos heróis do cotidiano, os homens simples capazes de devolver dinheiro que encontram, por ex.

    8. O problema é que por causa desse caso o governo está destruindo todas as formas de se fazer justiça no país, na tentativa de proteger algumas pessoas em especial. Esse caso demonstra a forma como essas pessoas agem, entende? Tem que caçar agentes do mensalão, petrolão e rachadinha da mesma forma! Parabéns à Crusoé!

    9. Quando não existem explicações para o malfeito só resta mesmo diminuir o tamanho do mesmo ou dizer que os outros tb cometem, mesma narrativa do PT!

    10. Vamos ser claros: existe assunto mais midiático do que o Queiroz, neste momento? Não adianta querer tapar o sol com a peneira, né mesmo?

    11. Fabio... Tudo isto porquetem a ver com Bolsonaro. Esta revista aí, é igual a Globo e Folha de SP: Só fala em Bolsonaro. Não existe outro assunto. Se o Bolsonaro falar em ensacar vento e saudar a mandioca, eles sossegam. Eu já cancelei esta revista comunista... termina em agosto.

  26. Tô para ver mais maracutaias do que está aprontando este Wassef. Que a justiça seja feita porque não é por ser filho de Presidente que teria regalias apesar de que neste país a totalidade dos políticos agem assim.

    1. Fabio, não precisa cancelar de imediato. É só deixar de lê-la. Eu, se pudesse, compraria sua assinatura, só para eles não perderem receita, da qual precisam para continuar investigando.

    2. Carlos! Minha assinatura da Crusoé termina em Setembro. Como faço para cancelá-la de imediato?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO