SergioMoro

Honra e fuzis

19.06.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que homens do seu quilate não cabem no universo político brasileiro. A sua grandeza e retidão de caráter destoam completamente da política Nacional.

  2. Muito esclarecedor, eu mesmo defendia a intervenção militar, a pressão deve ser pela mudança nas leis, o problema é a brincadeira dos parlamentares e senadores, tenho fé que o cenário irá mudar. Glória Deus!

  3. Parabéns Dr. Moro. Sempre que a corrupção em uma sociedade atinge níveis insuportáveis, como aconteceu com o Brasil particularmente antes da Lava Jato, algumas mentes, muitas vezes bem intencionadas, começam a sonhar com ditaduras. Esses cidadãos acham que só uma ditadura terá o poder de prender corruptos, etc, etc, esquecendo que muito pior que a 'corrupção' é a 'corrupção sem liberdade' que é no que, quase invariavelmente, as ditaduras se transformam.

  4. Extraordinário Dr. Sérgio Moro ,pelo que fez e vai fazer pelo Brasil.Deus não desampara filhos.A verdade aparecerá. Que Deus continue abençoando e protegendo sempre e sua família.

  5. É sua primeira coluna, mas podemos perceber a seriedade e ética que sempre caracterizou seu trabalho. Obrigado pelo respeito ao povo e às instituições. Parabéns Dr. Sergio Moro.

  6. Assinei está revista ligo que soube que Sergio Moro passou a fazer parte da equipe. Parabéns à CRUSOÉ. Moro foi sensacional como Juiz, Ministro da Justiça e Segurança Pública, e dará grande contribuição para os leitores desta revista. Uma honra tê-lo aqui.

  7. Dr. Moro fico feliz, a escolha pela a crusoé foi muito boa tanto para o Senhor como para a revista. Estou de volta pela admiração que sinto pelo Doutor e pela postura da revista.

  8. Foi excelente agregar o Dr Sérgio Moro a Crusoé, junto com Diogo Mainardi e Felipe Moura, dentre outros, se completa um time de peso contra a corrupção sistêmica que assola o país!Minha eterna admiração ao sempre juiz Moro!

  9. Muitos dos nossos problemas decorrem do presidencialismo. Por que não se discute mais o parlamentarismo em que o legislativo é formalmente corresponsável pelo resultado prático do executivo ? É muito mais democrático que escolher um rei ou ditador a cada 4 anos. Mas, o parlamento atual é muito ruim ! "Cada povo tem o governo que merece." Que se aprenda a escolher melhor !

  10. Assinei a revista por causa dele! Moro sempre sensacional em suas colocações. Ele e vocês me dão esperança de dias melhores.

  11. Fiquei muito contente de vc estar na Crusoé com a turma dos jornalistas mais inteligentes e independentes!!!! Parabéns pela coluna. na Crus

  12. Ministro Moro,fiquei bastante contente de ter o Sr na Crusoé. Não podia deixar de estar ao lado do maiores craques do jornalismo. Desejo muito sucesso nessa nova empreitada! Abs,Lu Medeiros

  13. Volto a parabenizar este juiz maravilhoso que dá muito orgulho aos brasileiros. Que aula nos deu nesse artigo é não fez relembrar flashes da História do Brasil. Acompanho-o desde o primeiro momento em que veio a tornar-se um homem público, com a Lava Jato. Rezo para que Deus o proteja sempre. Enriqueceu mais a Crusoé e seu corpo de excelentes jornalistas. Conheço Mainard quando ainda era um jornalista moço, com todo seu sarcasmo, inteligência e acidez. Tenho 77 anos. Parabéns Sérgio Moro.

  14. Prezados, Temos muito a aprender com o PROFESSOR SÉRGIO FERNANDO MORO. EXCELENTE TÍTULO! Foi somente o início de uma trajetória de sucesso, de excelência, como é de praxe em todo trabalho realizado por ele. Sucesso, sempre! Magnólia.

  15. Vou assinar a revista para poder segui-lo. Imenso prazer em poder desfrutar de sua ciência e assertivas ponderações. Agora gostaria de lhe perguntar francamente, concordo com a necessidade de harmonia e independência dos poderes, mas como fica um país onde talvez, apenas talvez os três poderes estejam corrompidos, ainda assim vale a democracia? como ter esperança. Forte Abraço ainda que distante.

  16. Ótimo texto! Exemplo de cidadão que muito lutou e luta contra a corrupção! Assinei a Crusoé para prestigiar sua coluna e o que você representa para o Brasil!

  17. Parabéns pelo texto. A função das Forças Armadas é manter a soberania do país frente à ameaças externas, principalmente ameaça comunista com emprego da luta armada. O governo não pode achar que o uso das FA deve ser empregado para fazer prevalecer sua vontade política e principalmente particular. Que os militares jamais caiam no jogo político. Que se mantenham unidos e exigindo melhoria constante do aparelhamento militar.

  18. Parabéns por sua coluna na Crusoé. Sou sua apoiadora desde de quando começou Operação Lava Jato. Gratidão por tudo que esta fazendo por Nosso Brasil. Deus te abençoe sempre.

  19. Dr. Sérgio Moro, assinei a Crusoé, exclusivamente, para ter acesso à sua coluna. Sua lucidez, coerência e elegância são bens raros em nossa República. Enquanto seu discurso e suas ações forem " fazer o que é certo pelos motivos corretos" estarei com você. Grande abraço.

  20. Desde quando tomei conhecimento da Lava Jato me entusiasmei. Via o lulopetismo envolvendo os políticos e empresários e indo para uma possível ditadura. Confesso que eu não vislumbrava um futuro plausível. Por isso as ações do juiz Sergio Moro me deram esperanças. Este artigo trata com muita ponderação o papel das FFAA. Aliás o Sergio Moro é uma pessoa muito ponderada. É uma pena que ele não tenha tido a liberdade e o apoio necessário como Ministro. Começou muito bem como Colunista. Obrigado.

  21. A intervenção que o povo tanto aclama, é pelo grande aparelhamento esquerdista que o país se tornou. É pela ousadia revolucionária que os poderes se tornaram. Apadrinhamento, corrupção generalizada, punição branda (quando ocorre), vandalismo. Como dito pelo sr, nas FA está a honra e a ordem. Talvez, por esse motivo as pessoas de bem invocam tanto essa possibilidade. Forte abraço. ...

  22. Amei, não vou perder uma só sequer. Parabéns, Dr. Moro, o senhor escreve maravilhosamente bem. Muito esclarecedor seus comentários.

  23. A Nogales que eu gostaria de estar é da liberdade de expressão pra um mundo sem corrupção e mais compromisso com o povo , um mundo com mais amor ao próximo. Belas palavras para reflexão.

  24. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA!

  25. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA!

  26. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

    1. Essa coluna foi a do Di 19.06? Quando vou ler a desta sema a? A revista é semanal ou quinzenal?

  27. A explanação do tema foi feita de forma brilhante, pois sucinta e, extremamente, objetiva. A matéria é deveras importante. Portanto, nunca esqueçamos que a democracia é o mais valoroso legado deixado por nós: verdadeiros brasileiros!

  28. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

  29. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA!

  30. Parabéns, Sérgio Moro! o Sr. terá o meu apoio, desde que siga com correição como sempre vem demonstrando fazer. Lembre de uma coisa: política é meio espinhoso muito favorável à autocorrupção, se cuide e se policie diuturnamente para não se perder! De tudo que já vivi como brasileira eleitora, vc é um dos pouco se não único que ainda confiaria meu voto. Não se esqueça o terreno é perigoso!!! Parabéns por toda sua postura até então!

  31. Parabéns Dr. SÉRGIO MORO. Sempre fui um admirador do Diogo Mainardi enquanto colunista da revista veja, entretanto, o que me motivou a ser assinante da Crusoé foi a sua integração a equipe. Força, CORAGEM, independência e competência não lhe faltam. Siga o seu destino, seja nosso Presidente da República.

  32. Primeiro, parabenizo ao jornal O Crusué pela independência jornalística e por ter aberto um espaço de reflexão e informação tão importante com a vinda do Sérgio Moro. Excelente coluna, trouxe clareza tirando o véu do passado e resquícios de ignorância que ainda permeiam em nossas opiniões. Parabéns!

  33. >>> Dividi o mês em 2 semanas/ quinzenas ... até a próxima quinzena/ semana, Dr. Segio Moro. >>> Sempre senti prazer em assistir audiências presididas pelo senhor em julgamentos de processos que tinham como acusados delinquentes que foram condenados, e também absolvidos. >>> A sentença de 281 (283??) páginas que condenou o ex torneiro foi magistral, embasada em provas, com amplo direito à defesa protagonizada por advogados milionários. >>Não entendo de Direito, mas gosto de coisas direitas.

  34. Texto ótimo! Gostei muito e tenho certeza que a cada texto mais conhecimento irei adquirir e conhecer um pouco mais de Moro! Estou muito feliz em poder acompanhar sua coluna quinzenalmente! Muito Obrigada!

  35. Parabéns à CRUSOÉ por se manter imparcial, transparente e equilibrada, valorizando a informação. Parabéns ao colunista Dr. Moro pela coerência e lucidez de sempre. Vendo tantos comentários positivos, ainda há esperança!

  36. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

  37. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA!

  38. Salve Sérgio! Admiro muito seu trabalho e o sacrifício que você fez para tentar nos ajudar: abandonando a sua carreira de magistrado. Não sei se você vai se embrenhar pela política, eu estou torcendo para você fazer uma boa escolha. Eu até diria que preferia que você não fosse, mas como me disseram uma vez: se não tiver gente boa disposta a fazer política, nunca vai dar certo! Parabéns!

  39. Sérgio Mouro me fez fazer a assinatura da revista Crusoé. Vou acompanha-lo, vou trabalhar para sua campanha, gratuitamente, vou votar para ele e convencer a quem eu puder a fazer o mesmo. Homem de caráter e de muitas virtudes. Futuro presidente do Brasil!

  40. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA

  41. Moro uma das maiores decepções que tive no meio político, traíra, não se pode ser nomeado para cargo de confiança para trair, pior está ligado ao PSDB, partido que é outra grande decepção, se depender de mim não vou ler sua coluna e JAMAIS votar em quem não tem lealdade!!

  42. Prezado Sérgio Moro, Preciso saber com antecedência se o senhor vai ser candidato a presidente da República. Preciso transferir o meu título. Desde 2014 justifico o voto com muito prazer de não votar nesta escumalha nojenta. Só volto a votar se for em vossa senhoria. Aguardo retorno o mais breve possível. Atenciosamente,

  43. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

  44. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  45. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

  46. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  47. Eu já lhe parabenizei pelo seu extraordinário trabalho no combate à corrupção e pelo artigo. Aqui apenas observo que um mesmo fato ou situação ou acontecimento é visto por alguns com amor e por outros com ódio e vice versa. Isto é liberdade de expressão, a democracia !!!

  48. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  49. O POVO BRASILEIRO não vai te perdoar pela sua deslealdade e traição. Abandonou o governo por motivos fúteis. A nomeação de um delegado. Atirou nas costas do presidente Bolsonaro. Você imitou Judas e não está sozinho nessa traição, deve ter se ligado ao um grupo de hienas que atacam todos os dias o Capitão Presidente. Recebeu as 30 moedas de prata? Você será esquecido e entendido pelos brasileiros em breve. Seja candidato a Presidente, seu impostor enrustido. Verás que merda que fizeste.

    1. Nem tenta Eloi. O assinante da CRUSOE não é tonto. Sabemos muito bem que foi o traidor dessa história. Estamos com o valoroso Moro para o que der e vier.

    2. Crusoé é democracia. Dá espaço a idiotas quadrúpedes.

    3. Afffff Nem perco meu tempo em ler... Certeza que votaremos em MORO!!!

    4. kkkk kkkkk pela amor de Deus. não tem nem raciocínio lógico as suas afirmações

    5. Verdade. Onde se viu sancionar leis pró-corrupção, enfraquecer a Lava Jato, entregar cargos bilionários ao centrão, nomear líderes do centrão no Senado e na Câmara, colocar os amigos do sistema em cargos estratégicos e aparelhar a PF? Espera aí... Seu idiota!

    6. Concordo com você, Valter. E também com você, Vera. Obrigada, Sergio Moro!

    7. Mas quanta raivinha guardada!!! Fomos todos enganados pelo seu capitão do centrão presidente, seu herói , Elói!!!!!

  50. Parabéns por tudo que o senhor fez pelo Brasil e por tudo que ainda fará. Precisamos de muitos brasileiros como o senhor. Lamentavelmente, a trajetória do senhor no governo, arrefeceu as esperanças daqueles que, mesmo com uma carreira estável, querem ajudar o país a se livrar desses políticos, seus parentes e apadrinhados. Por isso, precisamos que o senhor mantenha-se firme na luta, pois és uns dos únicos símbolos de esperança que temos para seguir acreditando num país melhor.

  51. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  52. Parabéns Dr. Moro! Excelente artigo, com a coerência e transparência que lhe fez ser um dos personagens mais respeitados e admirados da história atual do nosso país. Muito sucesso ao Sr. E parabéns a Crusoé por essa nova parceria!

  53. Parabens Moro. A leitura de seu explicativo judicioso artigo bem mostra o cidadão que com coragem e determinação esteve na linha de frente do combate à corrupção. Por certo sem um juiz de seu perfil de homem firme e decisivo o sucesso da operação lava jato não teria sido um marco que muito ajudou o Brasil. Sem sombra de dúvida o Judiciário ganhou respeito e admiração com seu brilhante trabalho. Eu também me orgulho de ser seu colega na comarca de Tupa, SP. DEUS te proteja. Abraço.

  54. Dr.Sergio Moro, foi informada que o senhor ia ter uma Edição na Crusoé, fiz minha assinatura para acompanhar e com a certeza que é de qualidade tudo que irá escrever. Sou sua ADMIRADORA, quero agradecer por tudo que fez por nós brasileiros, até seu cargo de 22ade magistrado deixou para combater a corrupção com a máquina toda da Justiça em VOSSAS mãos. O prometido da sua independência, não foi cumprido:os curruptos acham que ganharam a parada da Lava Jato.NÃO!O POVO do bem está com o senhor

  55. Caro Moro, "falta de serviços públicos decentes, corrupção sistêmica etc" não são deficiências "da" democracia, mas da "nossa" democracia. Que isso fique bem claro.

  56. Caríssimo juiz Sérgio Moro Gostei muito do texto e concordo plenamente com o senhor. Votei no presidente os dois turnos esperando que nossa democracia seria fortalecida. Confesso, sou muitas vezes, crédula demais. Jamais compactuei com pautas anti democráticas. Feliz em assinar a revista e usufruir de sua sapiência. Bom trabalho!

  57. Parabéns. Muito eficiente os comentários . Muitos vão poder entender mais da política e da história . Bom trabalho e mais uma fez, parabéns pela escolha certa. Aproveitando, quero sugerir para candidatar para Presidente em 2022. O Brasil está precisando de um governante honesto e inteligente. Isso você tem de sobra. Obrigada.

  58. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  59. A Interpol Já concluiu que Tecla Duran foi perseguido pela sua equipe e o MP está começando a investigar denúncias de extorsão que ele fez contra vocês. Você precisa esclarecer estas e outras acusações na sua passagem pelo Judiciário e explicar porque acusou o Presidente, sem provas durante a pandemia, se mostrando alinhado com os setores podres da política e da imprensa desesperados em derrubar um Governo que fechou as torneiras da corrupção. Você não engana mais ninguém!

  60. Dr. Sérgio Moro, o Senhor é o responsável pelo cancelamento de minha assinatura na revista Veja. Dr. Sérgio Moro inspira os Jovens no Brasil e serve de exemplo à futuras gerações: desapego a cargos para servir bem ao país.

  61. Parabéns pela estreia, excelente artigo. Ao contrário de muitos leitores eu espero que sua passagem pelo governo tenha lhe mostrado que estar fora deste ou de qualquer outro governo é a melhor forma de lutar contra as imperfeições do sistema democrático. É preciso ter independência, credibilidade e alcance popular, isto o senhor terá na imprensa ou no Judiciário. Sim, eu creio e espero que o Mourão ao assumir a presidência lhe indique para o STF, que, vamos combinar, precisa melhorar.

    1. Lecionar numa Universidade como a Notre Dame, em Indiana, é uma opção muitíssimo mais digna do que usar uma toga preta. >>> Ser mais um "togado" no meio de outros? >>> Pode advogar após o período determinado em Lei. >> Por causas nobres. >> Também votaria no mesmo se candidato. >>> Admiro a maior personalidade do bananão Tabajara.

    2. Mourao já disse, lá atrás que não indicaria o MORO pra o STF. Aliás, disse que não indicaria nenhum.desses aí.

  62. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  63. E essa leitura que queremos para nos mostrar como se deve compreender os acontecimentos formarmos uma opinião com verde. Parabéns Crusoé, parabéns dr. Sérgio Mouro

  64. Dr.Sergio Moro, nunca escrevi um comentário aqui na Crusoé ou no Antagonista apesar de segui-los regiamente há quase meia década. Resolvi escrever porque eu os admiro e os tenho ainda mais em consideração após saber que o senhor estaria com uma coluna quinzenal na Crusoé. Quero lhe desejar muito sucesso e lhe agradecer por tudo o que fez e faz por este país. O senhor, assim como eles, tem meu respeito e admiração e continuarão a ter se se mantiverem fiéis aos seus ideais. E meu voto em 22!

    1. Tenho grande admiração por vc Moro. Grande aquisição da revista Crusoé.

    1. Seja bem vindo Dr Sérgio moro!sou seu admirador pela sua postura.

  65. Sérgio Moro deixe de falácias. Todos sabemos que vivemos numa falsa Democracia. Hoje, impera no Brasil, a ditadura da Toga, que tem o Ministro fora da Lei Alexandre de Moraes militando pelo seu PSDB e rasgando a Constituição para derrubar Jair Messias Bolsonaro. Você realmente é uma farsa e deve muitas explicações a Justiça e ao povo que acreditava no seu trabalho. Tenha vergonha do que estás fazendo!

  66. Parabéns, Dr. Moro! Sempre lúcido e didático nas suas explanações! Sou admiradora do seu trabalho e da sua trajetória pessoal, à exceção do fato de ter se permitido fazer parte desse governo. Para mim, a única “mancha” no seu histórico, juntamente com a divulgação do áudio da conversa entre Lula e Dilma. Considero-me apartidária e uma defensora da causa anticorrupção. O senhor tem o meu voto numa eventual disputa presidencial! Saudações respeitosas.

  67. Faça um artigo explicando alguns episódios tenebrosos de sua carreira como o caso Tacla Durán, as ligações da sua esposa com Zucoloto e com a APAE, a proteção à Mosak Fonseca e outros mais. Você é uma farsa e um dia a Justiça será feita!

  68. Ele me pareceu um gigante. Quando combatia a corrupção do PT. Depois. transfigurou-se na sombra de um pigmeu, quando aceitou ser ministro de um político antidemocrático. Agora, ao deixar o governo, voltou a ser o gigante ao qual terei o imenso prazer em votar para presidente-da-República!

  69. Dr. Sérgio Moro parabéns pela pela escolha da revista Crusoe! Tenho certeza de que sua coluna quinzenal irá abrilhantar ainda mais o conteúdo imparcial é preciso desta revista! Avancemos para frente com a certeza do bem em nossos corações e nossa consciência tranquila para com nossos deveres como verdadeiros cidadãos brasileiros!

  70. Muito esclarecedor! Sou sua grande admiradora Dr Sérgio Moro, desejo que continue sendo esse homem honesto e destemido que tanto nos orgulha como brasileiros.

  71. Amei tudo que o senhor escreveu.Te admiro pela honestidade,caráter e pela sua luta contra a corrupção!Não nos abandone!A luta por país mais justo tbm depende do senhor.

  72. Bolsonaro foi ingênuo ao aceitá-lo no Governo e confiar nas suas indicações de cargos na PF. Você agiu como um espião da Globo/ PSDB infiltrado e com excesso de poderes. Que manda e quem escolhe é o Presidente porque nós o escolhemos para Governar o país. Você foi muito prepotente querendo se aproveitar da pandemia armando um circo na sua saída. Pensa que se elege presidente? Os votos dos jornalistas da Globo e Crusoé não serao suficientes.

  73. Concordo com Sérgio Moro. Mas o que dizer qdo vemos ministros do STF fazendo investigação sem a presença do MP? Ou soltando narcotraficantes, estupradas e políticos corruptos? Nos que trabalhamos e pagamos impostos que pagam tb os pomposos salários dos referidos ministros nos sentimos como? Existe alguma luz no fim do túnel?

    1. nestes tempos de crise não renovei minha assinatura da Crusoé por contenção financeira. mas ao me informar pelo site Antagonista que o caro Doutor Moro seria um dos colunistas da revista resolvi de supetão mandar às favas minhas pretensões de economizar e renovei minha assinatura. Parabéns Crusoé e Dr Mouro. Espero estarmos juntos em nova luta pelo bem do Brasil em 2022! O Senhor é um Missionário, tenha certeza disto!

  74. Dr Sérgio Moro, na sua estreia deu-lhe as boas vindas à revista revista. Pedi que no seu próximo comentário, vc expusesse seu pensamento sobre a relação entre os 3 Poderes, em especial qto ao critério de nomeação dos ministros para o STF. Justifica terem que se submeterem ao Poder Executivo? Onde está a independência? Lecio Silva

  75. É muito prazero ler sua coluna. Consigo sentir sua paixão pelo o Brasil, sentir sua firmeza de pensamento seu equilíbrio nas suas colocações. Espero que você possa ter a oportunidade de transmitir tudo isso que sinto a todo o povo brasileiro e com isso fazer um Brasil melhor, porque hoje sinto nojo e me envergonho deste país que foi abençoado por Deus nos dando tudo que precisamos para ser o melhor país do planeta, não fosse esses criminosos que governam o Brasil

  76. Ótima coluna. Posicionamentos perfeitos, texto muito bem escrito e conexo com o Sr. Moro. Tem meu eterno respeito, como pessoa e o excelente juiz que foi.

  77. Porque o herói se jogou no abismo?Os atos de heroísmo estão gravados na história do Brasil e no coração do brasileiro.Mas, parafraseando Gal.Mourão em entrevista na Globonews"...heróis também matam, Miriam",heróis cometem suicídio.Mas porque abraçar a frágil estabilidade política do Brasil,para morrer junto,como um abraço de afogado.No meio da pandemia,na eminência de um desastre econômico,o abraço não levaria o presidente à morte mas o país.Felizmente o herói despencou só.Continua em queda.

    1. Sim o sociopata que elegemos para presidente continua flutuante no governo. Um grande erro , consenso entre as pessoas de bem e só não enxerga isso os membros de sua seita ou os robôs da mídia eletrônica. Distribuição de cargos ao centrão, a detonação da lava jato e a exposição da corrupção no seio de sua família mafiosa mostra para que veio. Sim Moro caiu porque merda flutua!

  78. Gratidão por suas palavras de alento neste momento instável. Parabéns por tentar mais uma vez mostrar sua lealdade com está nação.

  79. Curiosa, fui ler alguns comentários e encontrei um grande número pessoas que também assinaram a Crusoé para ler SEU artigo e outros competentes jornalistas que a compõe. Triste é notar que alguns, talvez por ignorância, ingenuidade ou falta de conteúdo , esperavam em seu texto críticas bombásticas, palavras carregadas de rancor ou algo assim. O que notei foi, clareza de idéias, sutileza e a inteligência, que nem sempre presenteia os que não sabem LER. Ouse mais, sem timidez... ansiosa por mais,

    1. Concordo plenamente! Sigo aguardando o próximo artigo.

  80. Principalmente por ser seu primeiro texto na coluna, foi decepcionante saber que você não tem solução para o país, pois alguns dos membros do STF não são minimamente merecedores da credibilidade popular.

  81. Você é uma vergonha! A maior decepção que já tive com uma pessoa! O País não merecia essa traição! Vai pra casa, vai lavar panela ... ou melhor vai pra cuba.

  82. Parabéns Sergio Moro! quando eu soube que terias escolhido essas revistas para atuar, imediatamente assinei e cumprimento-o pelo excelente artigo, seu primeiro. Sou de esquerda e sigo o partido PDT.

  83. Parabéns pelo artigo Dr Moro! Conheci seu pai como participante em um Conselho Universitário, homem honesto , lúcido e preocupado com os destinos da Universidade e do ensino no Brasil!! Admiro o seu trabalho!!

  84. Muito boa a matéria. Gostei do seu posicionamento em relação às funções das forças armadas, da sua missão institucional. Parabéns, Moro!

  85. Excelente artigo de estréia! É um prazer e um alento podermos ler e aprender com quem tem tanto a nos ensinar sobre os capítulos mais recentes história brasileira! Parabéns, Moro!

  86. Homem honrado. Em qualquer posição que ocupa, seja com juiz, Ministro, cidadão, colunista... mantém a coerência de suas convicções. Parabéns, Sérgio Moro.

  87. Paulo Parabéns Dr. Sérgio Moro, continue com sua liderança equilibrada, porque o país está precisando do senhor no comando da nação.

  88. Como sempre, Moro se expressa bem e tenta fundamentar suas opiniões. A realidade, no entanto, desmente sua narrativa, pois, ao afirmar que o judiciário não dispõe "nem da espada ,nem do tesouro", fecha os olhos para as evidências. O judiciário tem orçamento próprio e não admite redução, mesmo na pandemia, portanto dispõe como quer do tesouro. Da mesma forma, usa a polícia federal para abusar do cidadão comum, desrespeitando a Constituição e os direitos individuais, portanto servindo de espada.

  89. Ótima estréia, Sérgio Moro! Contamos com você nas próximas eleições! Tanta crise no atual governo para ser mais um dos mesmos e utilizar as Forças Armadas como escudo para o seu autoritarismo.

  90. Parabéns pela coluna. Sempre gostei de ler sobre política, sobre diversos pontos de vista, e tanto a revista Crusoé quanto o Antagonista sempre se destacaram pela isenção e imparcialidade. Sérgio Moro vai agregar muito!

  91. Parabêns Juíz Moro peloseu trabalho. como ministro da Justicça e parabéns tambêm por não se curvar aos desmandos do presidente psicopata e corrupto. Deus lhe proteja e a sua família,sempre.

  92. O juiz Moro continua a nos indicar o norte com sua lucidez, honradez e espírito de servir. Sua presença nos debates e nas ações é indispensável.

  93. Quero prestar minha homenagem e agradecimento como cidadã brasileira por sua coragem de defender o Brasil Tenho o senhor como verdadeiro heroi Deixei de ser bolsonarista com a sua saida Parabens mais uma vez pela sua coragem Sabemos como deve ter sido dificil esta decisão

  94. Muito bom Sr. Sérgio Mouro, opinião equilibrada e muito sensata. Já passou da hora dos extremismos de todos os lados. O Presidente conscientizar-se que ele e não a família foi eleito pra presidir, o Chefe do Legislativo parar de dificultar as ações do Executivo tendo os olhos somente em 2022 e se esquecendo que o maior prejudicado é o Brasil, os membros do STF passarem a opinar somente nos julgamentos e não serem estrelas de TV. Já seria um bom começo para o Brasil. Seja bem vindo à Crusoé.

  95. Parabéns Sergio Moro. Muito esclarecedor o seu texto. Teremos muito prazer em. sempre ter um texto inteligente neste país sem rumo como esta agora.

    1. Ótimo texto, correto, mas gostaria de ler algo sobre a intervenção a CRUZOÉ, a algum tempo, e sobre fatos ocorridos. Gostaria que Moro se pronunciasse se suas acções foram constitucionais, ou nem tanto. Quanto a intervenção, como o povo sabe, é a ÚLTIMA trincheira. Pergunto ao Moro: ao fazer tudo o que fez o ministro Moraes, e Moro concordando que várias ações são INCONSTITUCIONAIS, com os demais ministros se calando, concordaram, o que fazer ? Dê-nos uma solução constitucional, sem rodeios.

  96. Excelente texto da lavra do ex-juiz Sérgio Moro. realçou a democracia e delineou os rumos que o Brasil deve seguir. Estou completamente de acordo com a coluna, a qual serve para mostrar ao povo que o Brasil tem jeito! Avante Sérgio Moro, o Brasil necessita de sua liderança!!!

  97. Bem vindo a Crusoé Sr Moro !!! grande primeiro texto, começando com Alexander Hamilton e os "federalist papers" o Sr começa bem !! Por favor fique na vida pública nacional, nosso país precisa de gente como o Sr. Abs

  98. Parabéns Dr. Sérgio Moro a quem admiro pela competência, coragem, honradez e, acima de tudo, força para enfrentar aos governantes que tanto desgovernam nosso Brasil!!!

  99. Ótima essa 1a. Coluna de estréia do Sr. Sérgio Moro na Crusoé. Assinei a Revista justamente por causa do Sr. Sérgio Moro. Admiro muito esse Grande Homem de conduta e reputação ilibadas, o qual, um dia, tive a honra e felicidade de bater uma foto junto com outros colegas de trabalho ao lado dele, enquanto Ministo da Justiça. Boa sorte e sucesso, o Sr. sempre teve e continuará tendo minha admiração e poio. Deus o abençoe e proteja, sempre! 🙌 PS: Não desmereço aqui os demais jornalistas da Crusoé.

  100. Excelente texto assim como o autor. Leve e democrático. Estou imensamente honrada por ter o privilégio de poder ler as palavras de tão conceituado profissional da justiça como o Dr. Sérgio Moro. Assinei a revista por confiar em seu jornalismo sério e vejo que fiz a coisa certa! Não desejamos "outro bilhetinho" jamais. Abraços.

  101. Observa-se que há uma ‘patrulhinha de boas-vindas’ para o novo articulista da revista, o ex-juiz Sérgio Moro. É justo. É merecido. Porém a cada comentário de assinantes insatisfeitos e/ou decepcionados, a ‘patrulhinha’ se manifesta em repúdio. O que mostra que a polarização continua a permear as opiniões. Respeitemos a opinião divergente. É tão oportuna quanto a nossa. O articulista tem uma reputação e uma cultura jurídica que o precedem. A estreia foi muito boa. Mas há quem não gostou.

  102. Sugestão para próximo artigo: inquérito ilegal q viola a Constituição e Código de processo penal q o Sr conhece tão bem.

  103. Sr. Assinei a revista pela admiração e coerência na sua trajetória profissional e na sua postura de cidadão. Vejo que fiz a coisa certa.

  104. Parabéns pelo trabalho como Juiz da maior operação anti corrupção da história deste país e mais ainda por tomar a decisão de sair do governo que traiu boa parte dos seus eleitores. Aqueles que o criticam dificilmente fariam 1/3 do que o Sr. quando juiz da lava jato. Assim como você, boa parte da população também foi enganada achando que o Governo seria protagonista de uma pauta Anti-Corrupção. Infelizmente, perdemos uma ótima janela de oportunidade.

  105. Parabéns à Crusoé e ao Dr. Sérgio Moro, o país precisa de pessoas honradas, íntegras e comprometidas com a verdade. Vou seguir lendo sua coluna.

  106. Texto elucidativo, adequado ao momento. Nunca é demais esclarecer sobre o papel e a importância das Forças Armadas neste país.

  107. Deve ter muito jornalista da Crusoé fazendo vários comentários com apelidos diferentes para tentar forjar que a coluna do Moro é um sucesso. Na minha família, no meu círculo de amizades e até no Grupo do futebol todos já perceberam que Sérgio Moro não é uma pessoa confiável. Basta ver que está alinhado com a Globo e Crusoé, além da falta de caráter no episódio de trairagem de sua saída do Governo.

    1. Perfeito. Só falta arranjarem uma pesquisa do "Data falha" dando como certa uma vitória sua nas eleições presidenciais.

  108. Voltei a Crusoé recentemente e foi, com enorme prazer, que me deparei com o novo articulista da revista, 'nosso' querido Sérgio Moro. Excelente o tom pacificador dessa primeira coluna, não esperava de outra forma. Seja muito bem vindo, você, que continua sendo, uma das grandes esperanças dessa nação.

  109. Parabéns ao periódico Crusoé pelo espaço reservado ao Doutor Sergio Moro. O "Ministério da Verdade" pode até insistir em dizer que 2 + 2 são 5, mas não poderá apagar (ou reescrever) o Arquivo Moro - personagem cara e rara da história nacional. O texto de estreia traduz com clareza e impecável didática o cerne do debate público atual. Com a alma enternecida, aplaudo e agradeço.

    1. Preferência não se discute. Cada qual procura a iluminação que lhe convém.

  110. Parabéns pela coluna. É necessário colocar um limite na insensatez do chefe do Poder Executivo. A Operação Lava Jato foi desvirtuada e usada por um pequeno grupo para se eleger. Minha opinião.

  111. Parabéns, Sergio Moro! É com muita alegria que acompanharei suas reflexões, sempre tão ponderadas. Vida longa a esta coluna.

  112. O Sr. Moro tece elogios às FFAA e condena os pedidos de intervenção militar (no que concordo plenamente). Não leva em conta que tais arroubos autoritários não são da maioria da população que apoia o atual governo, pelo contrário, isso parte de uma minoria alienada. Portanto, o ilustre colunista trata aqui de uma possível intervenção militar, mas não diz uma palavra da já real intervenção do STF (vide processo das fakes news) e ações concretadas do Sr. Alexandre de Moraes, et caterva.

    1. Acho que você não entendeu o artigo, porque a essência dele trata sobre isso.

  113. Também escolhi a Crusoé por suas diretrizes e admiro muito seu trabalho e lucidez, acho q vocês combinam muito bem...parabéns, adorei sua primeira coluna!

  114. Minha decepção com o Sr. Sérgio Moro é muito grande. Não endosso nada que seja errado em quaisquer governos, não tenho político de estimação, mas a forma como foi executado seu pedido de demissão, deixou um gosto amargo. Agora, sua plataforma para continuar na mídia, incomoda, Não se apagará sua ação como o Juiz mais importante do país durante sua atuação na Laja-jato. Mas nunca terá meu voto ! Decepção, essa é a palavra para ser educado.

    1. Eu até consigo entender que algumas pessoas possam achar um tanto anti-ético expor diálogos e decisões de seu ex-patrão, mas eu não consigo entender como essas mesmas pessoas, de um "senso de justiça" tão rígido, possam ser tão lenientes com alguém que empenhou a sua palavra em público, e depois o vê quebrando-a de maneira tão vil e covarde. Quem quebra a sua palavra, especialmente em público, para mim não é um homem, mas apenas um moleque, e não importa se eu votei nele.

    2. Eu vi as declarações do ex-ministro simplesmente como uma pessoa pública expondo as razões para a sua saída do governo, algo até elogiável. Lembro que os motivos apresentados já eram públicos antes mesmo de serem expostos.

    3. Os tais decepcionados não sabiam que existem homens públicos que não estão à venda.

    4. A SRA. MARIA FALOU MUITO BEM !!!!! Com todo o respeito aos decepcionados , preferem a saída covarde , vergonhosa e sorrateira do Weintraub??? Moro foi corajoso ! E está causando um reboliço enorme , pois ao demonstrar que esse governo segue a cartilha dos anteriores, expôs a ira e principalmente o MEDO de MORO !!!!

    5. Acho que ele foi muito digno na sua demissão. Como permanecer num governo que modificou tudo o que ele sempre defendeu.? E como ficar num governo ( se fosse empresa seria a mesma coisa) onde o chefe faz reuniões como aquela? Nem com sangue de barata.

  115. Eu sempre foi um grande admirador da CRUSOÉ e de Sérgio MORO. Agora juntos e eu como assinante estou felicíssimo em poder ler artigos do ex juíz na REVISTA . Pela sua REPUTAÇÃO ILIBADA Sérgio MORO é um modelo a ser seguido . Se algum nosso país quiser tomar uma nova direção como nação , a geração atual deve se espelhar em homens como SÉRGIO MORO. Obrigado Sr. SÉRGIO MORO, pelo seu TRABALHO e DEDICAÇÃO .

  116. Venho firmar a assinatura da revista para acompanhar sua trajetória e todo o processo de amadurecimento para as novas fases que certamente lhe chegarão na vida pública, em pleno compromisso com a Ética, a justiça e as leis, assim como para com esta nação. Precisamos de uma pessoa equilibrada e sensata como o catalisador de outros iguais, para a importante missão de reforma e correção dos mecanismos institucionais, o qual tanto dedicou por tudo o que tem demonstrado até aqui. Meus sinceros votos

  117. Parabéns Dr Sergio Moro, por lembrar, que em 1964 a classe civil participou ativamente daquele " momento conturbado da nossa História " . Deu um " chega prá lá " a um " emaranhado " político que só quem lembra pode contar .

  118. Muito bom o artigo. Do Dr. Sérgio Moro nós esperamos sempre artigos no nível deste, imparciais, claros, jurídicos, dentro do bom senso e da ética.

  119. MORO/2022! Parabéns, vou acompanhar sua coluna com muita alegria, obrigada pela escolha dessa revista, uma surpresa muito agradável.

  120. Acabei de assinar essa revista por saber que o Dr. Agora escreve aqui. Parabéns Sérgio Moro. A história lhe dará razão. Tenho certeza! Ansioso pela próxima coluna.

  121. Parabéns Dr. Sérgio Moro! Acabei renovando a assinatura por sua causa, por sua trajetória e por sua credibilidade. Destaco no artigo, sobretudo, a clareza e a forma equilibrada ao tratar de tema delicado que nem deveriam estar em discussão por radicais como a "intervenção militar". Jamais haverá espaço para essa aventura idiota numa democracia. Que venham novos artigos.

  122. Como não gostar, Sérgio Moro, uma aula de cidadania. A verdade acima de tudo. Fazer a coisa certa acima de todos. Moro/2022.

  123. Bom início, que continue sendo a pessoa correta e perseguidor da lei.A solução existe para o Covid-19, com comprovação científica...www.kfssicopodavida.com.br Keshefoundation.com

  124. Só entrei pra informar que em virtude na mudança da linha editorial desta revista, cancelei a renovação da minha assinatura, e me sinto enganado. infelizmente o cancelamento da atual assinatura não me dá direito a receber meu dinheiro de volta.

    1. sem problemas. Tenho certeza que aqueles veículos de imprensa "independentes" e extremamente qualificados, como o Terça Livre, poderão te acolher. Abraços!

    2. Sentiremos sua falta, Marcelo. Recomendo assinatura da Carta Capital

  125. Parabéns Sérgio Moro pelo excelente comentário reflete pensamento de uma pessoa sensata, e a única no Brasil que teve coragem de colocar na cadeia grandes nomes da política e empresários que faziam o que queriam e achavam que estavam acima da lei, em 2022 se Deus quiser será nosso presidente merecidamente.

    1. So pra completar assinei Crusoé por causa do Dr. Sérgio Moro ansioso até o próximo comentário.

  126. Meus parabéns Dr.!!! Sempre íntegro!! Não desanime, vc tem uma legião de anjos lhe protegendo: siga em frente! Se Deus quiser, o Sr. nos governará a partir de 2023. May the force be with you!

  127. Fiz a assinatura na CRUSOÉ exclusivamente para acompanhar o Sérgio Moro, fiz a escolha certa um jornalismo independente e confiável.

  128. Assinei Crusoé para procurar entender o Ex Juiz Sérgio Moro! O equilíbrio ,bonsenso e conhecimento demonstrados fazem que aguarda as próximas intervenções com curiosidade e alguma ansiedade! Num País que insiste em se polarizar como se só houvessem Flamengo e Fluminense(com todo o respeito aos aficionados) ou Corinthians e Palmeiras (respeitosamente a imensa legião de torcedores) ! Seja bem-vindo ao mundo real ,no melhor Povo e País deste planeta ...aguardando or Governantes .... Também!

  129. Seja bem vindo Moro, precisamos lutar contra a corrupção que esta enraizada neste país, sai governo, entra governo e continua. parabéns também a Crusoé por mais um grande nome em seus editais.

  130. Parabéns Sérgio Mouro pelo que fez e continua a fazer pelo Brasil. E parabéns ao antagonista e à Crusoé por fazerem o jornalismo independente e sério tão raro nos dias de hoje.

  131. ESPETACULAR HEROI !!!!! CRUSOE ACERTOU EM CHEIO ! QUEM DIRIA, ALEM DE SER O HOMEM MAIS HONRADO DO BRASIL, ´E UM ESCRITOR DE MAO CHEIA !!!

  132. Excelente artigo Dr Moro, opinião como sempre emitida com muita ponderação e equilíbrio, está no bom caminho, parabéns! Deus o abençoe nesse novo projeto, forte abraço!

  133. sempre são bem vinda opiniões de qualquer natureza p fazermos uma reflexão sobre tais.Nao podemos confundir Moro juiz e Moro agora "expressador" de opinião. A maneira que saiu do Gov Federal é que foi pouco decente, e de uma covardia sem precedentes .

    1. Sr, Antonio, não percebeu que tudo que foi dito pelo Moro, de manhã, foi confirmado pelo JB, à tarde ? Pensa nisso ! Crime confessado

    2. O Sr Antonio ficaria ? Sairia de fininho de bico fechado ? Claro , que sair e avisar os "companheiros " que estava deixando o cargo e a causa porque deixava , foi para que não surgisse conversas de todos matizes . Botou a boca no trambone ,....

  134. Sr. Sergio Moro, bem vindo! Sou assinante desde o laçamento, mas caso não fosse, assinaria agora! Espero que suas colunas futuras nos tragam mais e mais a visão equilibrada que tanta falta nos faz na mídia atual.

  135. Parabéns pelo texto de estreia. Excelente reflexão para o momento e baseado em fatos e experiência pessoal. Já sou assinante da revista e doravante permanecerei ainda com mais firmeza até a renovação.

  136. Adoro o Antagonista, mas só assinei a Crusoé depois que o senhor entrou para esse time de jornalistas anti idolatria aos políticos. Parabéns pela coluna e continue firme, porque tem o apoio, carinho e gratidão dos sensatos. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  137. Dr Sérgio Moro, sou um cidadão de formação medíocre, porém, procuro ler para aprender, buscar informações e formar uma opinião. Sou assinante da Crusoé e espero que o senhor nos brinde com textos e opiniões como esse. Obrigado por estar conosco.

  138. Excelente texto. Claro, competente e escrito por quem tem em sua biografia uma história de combate a corrupção e a revelação da sordidez e hipocrisia de um presidente que subiu a posição de mito e cairá a posição de conto.

  139. Texto que reflete com nitidez a pessoa do Dr. Sérgio Moro. Homem ético, honrado, sóbrio e com capacidade e virtudes muito superiores a de todos os seus detratores. Parabéns, Dr. Sérgio Moro! O senhor é um dos poucos homens públicos que nunca me decepcionou.

  140. Que Moro escreva pra quem quiser escrever e ler. Mas não está o agora político, Sérgio Moro, de quarentena do cargo de ministro recebendo R$31 mil pago pelo contribuinte em meio a uma pandemia e arrocho fiscal? Ainda assim, se presta a fazer oposição e virar militante na mídia?

  141. Eu quero saber qual a razão dos bozistas estarem tão nervosos com a chegado do Moro a Crusoé, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Alguém pode explicar? A melhor parte dessa história é ter o Carluxo direcionando os seus robots para o setor de comentários para insinuar que vários assinantes estão deixando a revista por causa do Moro. Bozistas, bozistas, bem que eu avisei. Vocês não teriam vida longa. A sociopatia de vocês é incompatível com a missão de governar o Brasil.

  142. Sou suspeito para comentar por ser seu fã, mas gostei bastante do estilo, da autenticidade e como sempre da transparência em transmitir suas ideias, ansioso pela nova coluna.

  143. Parabéns Moro!! Ótima reflexão, e mais que oportuna. Coloca de forma fácil as coisas nos seus lugares. "...forçados a escolher entre candidatos ruins também não é exatamente um sonho democrático." é a expressão o meu sentimento. Se no final, chegamos a esse ponto mostramos como ainda estamos longe de sermos um país prospero. Se só há espaço para esses na reta final, o aprimoramento está em nossas mão... e tudo inicial pelo nosso voto.

  144. Parabéns Dr. Sérgio Moro por este excelente artigo! Parabéns Crusoé por ter conseguido esse importante reforço para a sua grande equipe de articulistas políticos!

  145. Moro, candidate-se à PR. Simpatizo contigo, mas eu e mtos brasileiros precisamos conhecer mais suas ideias. Aqui será bom espaço pra isso. Boa sorte e parabéns por ser qm é.

    1. O risco é levar uma facada nas costas. Bolsonaro e Carla Zambelli que o digam.

  146. Quem traiu primeiro...Bolsonaro ou Moro?? Quem prometeu ""carta branca"" pra combater a criminalidade e depois arregou para proteger o filho corrupto. Quem???...

  147. Sou novo por aqui , leitor assíduo das colunas do Antagonista , sempre relutei em ser assinante, porém quando recebi na caixa de email que Sérgio Moro seria colunista era o que faltava , pronto faço parte do time que trabalha sempre com a verdade... Parabéns aos envolvidos ,e Dr. Sérgio Moro obrigado pelo bem que fez e continua a fazer pelo Br.

  148. Brilhante, claro e elucidante. Sempre necessário retroceder na história, como forma de valorizar conquistas, seus participantes e seus papéis.... Tiro certeiro, com a arma da verdade e lucidez. Aguardo a próxima matéria ansiosa, com a certeza de enriquecer e dar asas a verdade dos fatos pela sua ótica pautada na ética e respeito

  149. A chegada do "sempre" Juiz Sérgio Moro à CRUSOÉ foi fundamental e o incentivo que faltava para a minha decisão de assinar hoje essa excelente Revista Eletrônica. 👨🏻‍💼👏🏻🇧🇷🇧🇷

    1. Faço minhas as suas palavras! Parabéns Dr. Sérgio Moro!

  150. PARABÉNS pelo excelente artigo, Dr. Sérgio Moro! Com a precisão jurídico técnica-jurídica que lhe é peculiar. O BRASIL precisa da sua voz, da sua fortaleza e integridade para vencermos o mal da CORRUPÇÃO que nos assola. Vc é nossa esperança de virar o jogo em 2022 como Presidente da República 😊👨🏻‍💼👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  151. Seja muito bem vindo à Crusoé ! Estamos muito felizes pelo privilégio de tê-lo na Revista. Sua estréia foi bem didática e será sempre uma prazer ler suas colunas. Espero que consiga lidar bem, e se recuperar, rapidamente, das sequelas deixadas pelos acontecimentos recentes, que ainda vão te perseguir por algum tempo. Estamos do teu lado, torcendo para que alcance seus melhores objetivos.

  152. Diogo Mainardi, conquistou meu prestígio, ainda na Veja, quando em sua coluna, trazia a corrupção com nomes. Assinei a revista, quando soube da sua entrada. Lucidez, é tudo que precisamos! Que sua voz nunca se cale! um abraço

  153. Minha gratidão Sr. Sérgio Moro, pelos serviços prestados ao país! Parabéns pela estréia nessa conceituada revista. Que seu novo caminho seja repleto de satisfação e sucesso! Até a próxima coluna!

  154. Sempre fui seguidora da Revista Crusoé. A chegada de Sérgio Moro só abrilhanta ainda mais o que já era ótimo. Se concorrer à Presidência da República, será o meu candidato!

  155. Fiz hoje minha assinatura da Crusoé em virtude de saber que este senhor estaria colunista neste canal. Que bom, a pluralidade de opiniões deve ser respeitada e , instituições, como as forças armadas, devem ser valorizadas e bem conduzidas para que cumpram seu papel institucional. Obrigado Sérgio Moro, sou militar , mas, acima de tudo, um cidadão brasileiro. Que outros temas venham à baila com a mesma imparcialidade e informações. Até logo.

  156. SOU SUSPEITA PARA COMENTAR SOBRE SERGIO MORO!! O ADMIRO TANTO PELA CORAGEM, INTELIGENCIA, DECENCIA !!!. ACHO NO ENTANTO, QUE ELE PODERÁ ESCREVER MAIS E MELHOR .UM POUCO MAIS DE CORAÇÃO.

    1. me sinto usado. isso se chama falsidade intelectual. começaram numa linha e alteraram no meio do jogo. Não pegam mais o meu dinheiro.

    2. Fica te enganando Luiz porque para outros tu tens nariz de palhaço

    3. Traidor...quem traiu primeiro???? Bolsonaro ou Moro. Quem se comprometeu a dar ""carta branca"" para combater o crime e depois arregou para proteger o filho corrupto. Quem...Imbecil..

    4. Luizinha está transtornada. Não há mais robot que chegue para fazer frente a onda anti-bozista que toma conta do país. #forabozosociopata!

    5. Traidor do que? De um Capão do mato que acha que não tem sabedoria nem pra ser síndico? Sem querer desmerecer os síndicos. Você está trocando os adjetivos, não é traidor, é sim um entusiasta da lei e de sua consciência, "Rule of Law", ou seja, a lei é pra todos, inclusive Reis, e isso inclui nosso desbocado presidente. Sugiro que você se apegue mais a ideias e valores e menos a pessoas, especialmente a que está se encontra no poder.

  157. A Câmara também corrupta em sua maioria. Então , quando vai mudar tudo isso e a vontade do povo prevalecer? Aí, no desespero se pensa na intervenção das Forças Armadas, que obviamente não é o melhor.

  158. O problema é que temos um péssimo: STF ; Presidente da Câmara e do Senado, além de péssimos outros políticos. E muitas leis também ruins que protegem toda essa gente corrupta. O povo não aguenta mais querer mudar tudo isso e não conseguir por estar de mãos atadas devido aos fatores acima mencionados . Os atuais juízes do STF estão fazendo política e praticamente mandando no País. O Senado não age para impeachmar esses magistrados corruptos

  159. Será q foi resolvido ??um ex-excelente JUIZ De DIREITO tentando se enganar na política ( triste para um Sábio, Íntegro e Respeitável Magistrado) e uma revista que ker se livrar da “censura” dos togados” ; um usa a revista para campanha e a outra usa um cumpridor da Lei para se estruturar perante o cala-boca. Isso dará certo ??? ou além se perdermos um justiceiro, teremos editores calados e injustiçados. Alguém sabe ler a “ CONSTITUIÇÃO” e agir com retidão???

    1. Kkkkkkkkkkk. Bozista falando de retidão, kkkkkkkkkkkkk. Hoje eu vou morrer de rir...Bozista falando de retidão, kkkkkkkkkkkkkkkk.

  160. Pensei que ele ia abordar o tema STF e a péssima qualidade de seus representantes, tipo: o projeto de ditador e ex-advogado do PCC, o ex-advogado do PT, o ex-subversivo Lewando Whiski, o "advogado de merda", o militante da dilmANTA, o beiçola "O Libertador" e demais. Claro que isso seria uma utopia, imaginem ele ir de encontro os manos.

  161. Parabéns Dr. Moro... Obrigado por tudo que já fez pelo nosso país... Seja bem vindo e é sempre importante contar com sua opinião relevante para o debate público...

    1. engano seu, Moro será seu presidente, hehehe, pode chorar bolsopetista.

    2. Acho que você queria ser "alugado" pra escrever um texto dessa envergadura. Sinto uma dor em suas articulações hein, no cotovelo principalmente!

  162. Sérgio Moro, seja bem-vindo a Crusoé. Se você for candidato a Presidencia da República, estarei com você, pois, é o Presidente que o Brasil precisa. A empreitada não será fácil, mas com dignidade, trabalho e confiança chegaremos lá.

  163. Este artigo apenas apresenta de forma elegante, a tese que esta revista passou a defender sobre a conspiração do governo federal pra acabar com a democracia. Lamentável.

  164. Como sempre, o Sr Moro e' muito didatico, claro e transmite sinceridade. Grande nome para 2022, pois sua experiencia de juiz e Ministro traz sem duvidas, uma enorme base para o aprimoramento democratico e combate as mazelas do Brasil

  165. Pelo simples fato de ler sua edição na Crusoé,vou renovar minha assinatura, parabéns meu futuro Presidente, estamos com você.

  166. A minha biografia... as faixas pedindo intervenção me incomodaram desde a Lava Jato,... bla bla bla. Quero ver o ex-juiz, ex-ministro e atual reencarnação de Joaquim Silvério dos Reis andar na rua ... em Maringá. Daqui há alguns anos o articulista será lembrado como a pessoa que conseguiu unificar o maior espectro de rejeição da esquerda à direita conservadora do Brasil. Não pode andar na rua sozinho em nenhum lugar do mundo por causa do ódio esquerdista, e tem o desprezo dos conservadores. Fim.

  167. Valorizando ainda mais o valorizado Crusoé! É motivo a mais para leitura e reflexão diária e semanal sobre a trajetória do nossa nação.

  168. A turma está desesperada nos ataques.Dislikes e ofenças só reforçam o poder e credibilidade do Moro.Cheios de rancor , inveja, revolta , fazem de tudo para ofuscar o brilho de uma das mais īntegras personalidades desse país. Não vão conseguir Moro!Estamos com você!!!!!!

  169. Parabéns pelo excelente editorial. Sua presença nesta revista faz dá a ela uma credibilidade ainda maior. Obrigado a Crusoé pela coluna e ao Dr Moro pelo texto.

    1. Minha decepção com o Moro não é fake não, meu caro, é real. As urnas estarão aí para mostrar o tamanho da decepção na população em geral.

  170. Antes de tudo, Sucesso !!! "Honra e fuzis" é brilhante, a forma didática é perfeita e nós leitores agradecemos a matéria. Acho que nos alegraria muito e elucidaria muitos, em complemento à matéria com as formas que se pode ocorrer uma intervenção militar. Atenciosamente, JM

  171. Decepcionante! Só confirmo o que sempre achei! Vai fazer muita falta no poder judiciário...mas é mais um medíocre escritor de colunas...tanto na Crusoe quanto no globo! Assuntos que não interessam ao povão! E como político, nem se fala...foi um tiro no pé! Nunca deveria ter aceitado ser ministro! Quando for advogar receio que leve a imparcialidade do juiz para defender seus clientes...o que não vai dar certo, óbvio! Só lhe resta tentar o magistério...e aqui tem muita gente boa!

    1. Parabéns, Sérgio Moro! Integridade de caráter, inteligência e transparência a toda prova. Muito nos honra poder conhecer suas opiniões!

  172. Parabéns Moro! Ganhando por fora e recebendo salário do governo! A que ponto chegamos! Estou ansioso para assistir sua live com Lula, Dirceu, MBL, Frota, Prof. Vila, Reinaldo Azevedo e outras virgens!!

  173. Caro Sérgio Moro, nós não somos idiotas. Você sempre agiu de acordo com interesses do PSDB e do Grupo Globo e agora trabalha nessa porcaria de Revista ativista e também no Jornal "O Globo". Realmente, a sua máscara caiu!

  174. Um prazer poder ler na Crusoe o seu texto. Tenho imenso respeito pelo senhor! A coerência de sua fala com a sua trajetória é algo que ninguém pode questionar. Agradeço, como cidadã, por tudo o que tem feito pelo Brasil. Muito obrigada!!!

  175. E quando o judiciário desrespeita a Constituição, ficamos calados? E quando um ministro se arvora inquisidor, escolhe os delegados e peritos sem participação da PF,ficamos calados? E quem há de frear os abusos dos ministros do STF? Nossa Senhora Aparecida? A pior ditadura é a do judiciário, em especial a do STF. Temos que, enquanto sociedade livre, buscar alternativas. Ou será tarde.

  176. Beleza, Moro! Estamos a apoiá-lo em meio à Pandemia epidemiológica e principalmente à epidemia acusada pelo vírus Bolso-18 ou pela nova cepa Bolso-22.

  177. Este passado de corrupção é que leva o povo a buscar proteção em quem ainda tem credibilidade, que são as forças armadas.

  178. É uma vergonha! E pensar que lhe chamei de Herói! O PR pode ser quem for, o Sr JAMAIS poderia fazer o que fez e no momento que fez!

    1. Parabéns, Sérgio Moro! Exemplo de caráter! Excelente matéria!

    2. Parabéns, Sérgio Moro, pelo caráter, integridade e pelos esclarecimentos.

  179. Texto muito bem escrito e sóbrio como sempre foi o Dr. Sérgio Moro. Quero deixar aqui o reconhecimento de mais de 80% do povo Brasileiro que o tem como um exemplo de país mais honesto. Não acredito mais em salvador da pátria, mas que o Dr. seria um forte candidato a me fazer mudar de idéia, seria.

  180. Parabéns a Crusoé por ter em seu quadro de colunista este brilhante Professor doutor Sergio Moro, que admiro e tenho com um exemplo de conduta para nossa pátria.

  181. Sei que sua consciência não lhe permitiu a conivência com questões as quais provavelmente nunca saberemos. Mas estar tão próximo do poder exige uma certa dose sapos a serem engolidos. Acho que o senhor poderia ter engolido mais alguns para ocupar uma vaga no STF. Seria de grande valia. Mas enfim, se não foi possível, esperamos tê-lo sempre por perto. Obrigado.

  182. Texto muito bom e bastante reflexivo sobre o papel de cada instituição. Quem defende intervenção militar não tem preparo para um debate de bom nível, respeitoso, sem utilizar palavras de baixo calão. O "mundo político" do Brasil é sujo! A velha política continua sendo praticada. Poderíamos ter mais debates reflexivos, mas muita gente não sabe o que significa.

  183. Gostei muito! A clareza e sofisticação pela simplicidade demonstrada na matéria acima, do Dr. Sérgio Moro, me faz acreditar em um Brasil melhor.

  184. É hipocrisia falar que vivemos numa Democracia, num país controlado por um GRANDE SISTEMA CORRUPTO, onde Donos de Partidos controlam quem entra na politica e na maioria das vezes somos obrigados, por falta de opções a eleger mais corruptos que emparelham o STF com marionetes disfarçadas de Juizes, escolhem as Presidências da Câmara e do Senado, sempre realimentando o Sistema e protegendo os amigos para que reine a impunidade e o processo de escravizagem do Povo.Sempre com o apoio da mídia podre.

  185. Sempre se espera do senhor, atual emblemática figuŕa da Justiça no Brasil, palavras moderadas mas balizardas e firmes sobre os temas de importância nacional. Entendo que atendeu às nossas expectativas nesse artigo.

  186. . Moro, tu mereces mesmo um lugar no STF. Tens as mesmas qualidades e caráter daqueles 11 abutres. Manda um abraço para o FHC, outro para o AÉCIO. VAI TOMAR NO C (copo). kkk

    1. Parabéns, Sérgio Moro! Sempre íntegro e esclarecedor!

    2. Parabéns Sérgio Moro! Caráter e respeito sempre andam contigo! Excelente matéria!

    1. Parabéns, Sérgio Moro! Exemplo de dignidade! Excelente matéria!

  187. Moro, só não te apoia quem é contra a honestidade e não quer um país com saneamento, saúde , educação, transporte ... de qualidade. Necessidades que só são possíveis qdo não há corrupção e má administração pública, muitas vezes assim por interesses eleitorais . Queremos vc nosso presidente. Deus o abençoe e guarde.

  188. Sérgio Moro não teve coragem ou não quis falar das arbitrariedades do STF, que ele sabe muito bem ser recorrente. Talvez porque espera por julgamentos dessa corte sobre seu passado. Admirava muitíssimo Sérgio Moro, mas a forma tão rasteira que saiu do governo foi lamentável. Triste por ver uma figura que era idealizada tão brilhante ficou tão opaca.

    1. Parabéns, Sérgio Moro! Excelente matéria! Sempre esbanjando integridade e conhecimento!

    2. Pois é! Sair pela porta dos fundos e ainda chamar a galera pra bater no dono boteco é um pouco demais, né?

    3. Apenas sua opinião, meu caro. Fora da realidade e cegada por uma possível idolatria descabida ao presidente da república.

  189. Penso que a pluralidade de opiniões é fundamental para a nossa democracia. Sérgio Moro, pela sua honradez e seu compromisso com a verdade vem engrandecer este debate.

    1. Como é bom ver dois Bozistas zurrando aqui. Eu pensei que esta raça de sub-humanos já tinha sido extinta. Temos que chamar o Ibama para protegê-la. Afinal de contas, ela faz parte da nossa biodiversidade. Homo bozistus sociopatus.

    2. Sindrome de Estocolmo, CRUZOE ja dorme com Tofoli e Alexandre Moraes, amiguinhos de infancia. O Moro nao mere e comentario...

  190. Sergio Moro, as pessoas de bem e conscientes estão do seu lado e torcendo por voce. Vejo voce como uma das ultimas esperanças para o Brasil. Que Deus te ilumine hoje e sempre. Moro Presidente....

    1. Parabenizo Crusoé pela excelente "aquisição". Já espero ansiosamente pela próxima quinzena.

  191. Parabéns! Excelente artigo! Parabéns à revista que , agora, terá mais um bom articulista ! Sonho com o dia em que não teremos mais robôs enviando fakes para destruir reputações. O senhor é motivo de orgulho pra o nosso povo! E eu, como italo descendente, me sinto duplamente orgulhosa! O governo Federal perdeu sua estrela mais brilhante, e o senhor ganhou mais brilho ao deixar um governo que está se afastando, cada dia mais , do Ideal Democrático.

  192. O senhor perdeu a oportunidade de continuar servindo ao país. Lamentável. A coluna ficou bem fraquinha, parece querer ignorar o óbvio: o Supremo exorbita sua órbita de atuação e tenta amordaçar a liberdade de expressão. Parabéns pelo seu passado como juiz e como Ministro, contudo a decepção perante seus novos posicionamentos hoje é grande !

  193. Porque tanta decadência? Deixar de ser Juiz para ser Ministro da Justiça e depois trabalhar no Globolixo e na Crusoé, onde todos os jornalistas são parciais e militantes de esquerda. Se queres ser Presidente deveria buscar dignidade.

  194. Muito Bom o artigo! Pena que será só quinzenal. Mas com o tempo, talvez se torne semanal, não é? Nao devemos nos preocupar com os "deslikes" no YouTube ou similares. Esses são feitos por "dedos remunerados", infelizmente,( hoje descobrimos pelo noticiário), encomendados com dinheiro público.

  195. A exemplo do ocorreu na Itália, mais um belo juiz que deixa a toga para rasgar sua biografia. Pois, não há espaços na política para quem age como traição, logo no seu cartão de visitas. Faz-me lembrar da parábola do livro monge e o executivo, quando tira um excelente operador de máquina e o coloca como gestor. Perde-se os dois: o operador e o gestor. Infelizmente, Sr. Sérgio Moro, o senhor assinou a página mais triste da sua biografia. Lamentavelmente, vamos ter que lhe ver por aqui.

    1. Moro saiu do governo Bolsonaro justamente para não trair suas atribuições e à nação. Sua atuação no Ministério da Justiça foi excelente e você dizer que ele não foi um bom gestor só demonstra que não conheceu seu trabalho. Triste ler um comentário como o seu, raso e maldoso, até neste espaço. Se acha que não há traidores na política, me pergunto se você já saiu da teoria algum dia nada sua vida.

    2. Concordo parcialmente. O Moto estragou sua biografia aceitando ser ministro do sociopata. Felizmente, se arrependeu e agora quer reconstruir a vida. Ponto para ele e nota zero para os Bozistas que ainda continuam sendo Bozistas apesar de tudo.

  196. Não me sai da memória o dia em que esse elemento, de forma sorrateira e com muita dificuldade para encarar as câmeras, tentou arruinar a vida daquele que lhe deu emprego. Não posso desejar boa sorte para uma pessoa desleal e traidora.

    1. Refrescando a memória dos incautos: Quem surgiu primeiro, Moro ou Bolsonaro???? E mais: - alguém com a capacidade de autoimplosão do presidente Bolsonaro precisa de inimigos externos? ?? E finalmente parafraseando o brilhante Ministro: "A presidência do Brasil é para todos!"

    2. O elemento que está na presidência é que vai precisar da sua "torcida" , para que não se enrole mais ainda com essa confusão de Wassef , filhos 01,02,03 ...Weintraub , Queiroz , aff...🤣🤣🤣

  197. Excelente como sempre nosso Sergio Moro. Além de homem honrado escreve bem, linguagem fácil, cativante e o bilhetinho tão necessário naquela época fará o mesmo efeito agora. QUE os generais leiam

  198. Moro sempre coerente, falta isso ao Pais e aos nossos dirigentes, somente se atentar aos princípios básicos sem querer inventar, se fizemos só o básico e o simples não estaríamos nesta situação.

  199. Quer dizer que o ex-juiz e agora office-boy do Diogo pretende tutelar a vontade do povo brasileiro, dizendo o que o povo deve invocar ou não. O homem sai do papel de juiz mas o ego de juiz nunca sai do homem.

  200. atitude um tanto estranha , pra não dizer covarde ,na saída do ministério. Atitude vulgar. Daí nao podermos esperar tanto na nova função ...

  201. Vazador de mensagens privadas é coisa de quem é mau caráter, razão pela qual, em repúdio a essa Revista, não irei renovar minha assinstura. Moro, verdadeiro Judas!

  202. Especificamente sobre a matéria, Moro se esquece convenientemente da postura absolutamente irregular do Ministros do Supremo, que não guardam a liturgia do cargo e agem como políticos. Sua atuação político-partidária é uma afronta à Constituição e à separação dos poderes. Então, não cabe uma discussão técnica sobre papéis constitucionais se há distorções sérias provocadas por nomeações de encomenda a determinados, mesquinhos e distorcidos interesses. Moro perdeu a perspectiva.

  203. Moro, enquanto Juiz, fez um trabalho fantástico. Se mantinha distante da mídia e falava apenas nos processos. Quando queria defender ideais, proferia palestras e dava entrevistas sempre muito sério e focado nas questões reais. Era admirável como evitava polêmicas desnecessárias. Como político, desde sua ruidosa saída do ministério, um fiasco, sob qualquer análise minimamente séria, tem se envolvido seguidamente em polêmicas. Opina só sobre Bolsonaro. Começou assim. Vamos ver se é capaz de mais.

  204. Cheio de bom- senso, mas , infelizmente, não se pode afirmar o mesmo sobre todos os atuais representantes do poder judiciário que ocupam as togas do mais alto tribunal nacional. Há exemplos,ou melhor muitos ,inúmeros maus exemplos em H.C. concedidos em circunstancias onde o juízes deveriam se sentir impedidos, por parentescos ou até intima convivência com os apelantes, e não o fizeram ou fazem. A falta de confiança do povo chega ao escárnio. O tribunal é ridicularizado em charges e piadas.Fim.

  205. Dr. Moro, Li seu artigo e confesso que estou confuso ao ler seu texto muito bem escrito. Antes de tudo, lhe parabenizo pela resiliência e faço votos de continuado sucesso em sua agora pública carreira de colunista. Entretanto, confesso que o mesmo homem que vi corajosamente enfrentar o crime organizado pela Operação Lava Jato, o mesmo homem que vejo agora se posicionando de forma brilhante e assertiva, não parece ser aquele que deixou o Min. Justiça. O que houve? Escreva sobre isso um dia. TFA

  206. Dr. Moro, Li seu artigo e confesso que estou confuso ao ler seu texto muito bem escrito. Antes de tudo, lhe parabenizo pela resiliência e faço votos de continuado sucesso em sua agora pública carreira de colunista. Entretanto, confesso que o mesmo homem que vi corajosamente enfrentar o crime organizado pela Operação Lava Jato, o mesmo homem que vejo agora se posicionando de forma brilhante e assertiva, não parece ser aquele que deixou o Min. Justiça. O que houve? Escreva sobre isso um dia. TFA

  207. A arrogância, prepotência e vaidade, inerentes às autoridades, sobretudo as judiciais, estavam estampadas na sua cara, quando cercado de serviçais, o senhor teve aquele encontro com o então candidato Jair Bolsonaro no aeroporto. A sua esnobada foi o reforço do que muitos já sabiam, quando foi convidado a ser ministro: não vai dar certo. Essa sua presunção aristocrática se mantém ao citar A. Hamilton e não citar Ruy Barbosa: "A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário, contra..."

  208. Sérgio Moro, você sabe que a primeira impressão é a que fica. Então... Você começou muito mal! Que decadência! Nem parece que foi um juiz de direito respeitado até outro dia! O grande jurista Ives Gandra Martins participou das discussões para promulgação da constituição Federal, e disse com todas as letras que as Forças Armadas atua como Poder Moderador se um dos Poderes da República sair fora do eixo. Agora, você vem com essa conversa fiada! Poupe-nos! Nota zero!

  209. Jair Messias Bolsonaro está cercado por Abutres corruptos da política e da imprensa suja, que estão desesperados porque sabem que vão perder. Com a aliança com o Centrão o Governo terá maioria no Congresso, indicará os presidentes da Câmara e do Senado e poderá revogar a PEC da Bengala e colocará em pauta pedidos de impeachment dos Deuses do STF, fazendo que surjam novas vagas para serem escolhidas, além das 2 aposentadorias já previstas. Podem chorar, Globo e Crusoé...

  210. Gente, eu também já admirei o Moro pela coragem que parecia ter na Lavajato. Acordem, ele é uma farsa! Sempre trabalhou junto à Globo e ao PSDB. Tiraram o PT corrupto para entrar o Alckimin, mas o plano não deu certo. Agora estão desesperados porque a torneira secou e vão perder cadeiras no STF e querem derrubar um Governo com zero casos de corrupção.

  211. Dr Sérgio Fernando Moro, gostei do seu artigo e torço para que muitos outros venham, afinal o que todos nós precisamos são de esclarecimentos imparciais para manter nossa confiança no regime adotado pelo nosso País, Democrático. Mas nem todo povo sabe responder o que é um regime democrático, precisamos de líderes confiáveis, o povo precisa de pessoas com honra, com transferência. O que temos atualmente em alguns poderes são representantes que não são dignos para representar a nação brasileira.

  212. A lava-jato representa um marco civilizatório sem o qual não há nenhuma esperança para o Brasil. A impunidade é um fator limitante para qqr projeto de estado de direito. Grato Dr Moro pelo seu papel nesse processo.

  213. Parabéns, Sérgio Moro muito bem escrito e de uma clareza absoluta. Suas atitudes nos honra muito como brasileiro. Desejo muito sucesso como colunista. E continue prestando um ótimo serviço para está nação. Nossos filhos agradecem.

    1. Aqui tem um dizer assim: "O cachorro entra na Igreja porque encontrou a porta aberta... Se não mijou na entrada, mijará na saída!"

  214. Parabéns, ilustre cidadão. Já dizia o padre jesuíta no século XVII, “ Os metais se reconhecem pelo som, e as pessoas, pela fala. As palavras revelam integridade, e as ações, ainda mais”. Muito feliz como o excelente jornalista Diogo Mainardes lhe saudou. Muito feliz em lhe ver se reinventando com sua costumeira classe e elegância. Boa sorte, bons trabalhos, boas realizações. Força !

  215. Dr. Moro sou assinante desta revista, depois que cancelei ano passado outros semanais e diários de notícias por acreditar neste time. Com a admiração que tive e tenho pelo trabalho que o senhor fez pelo nosso país, posso dizer que esse time ficou mais forte com a sua chegada

  216. Muito bem colocados esses pontos. Mas faltou esclarecer que o clamor por uma intervenção motiva-se não por um judiciário independente, mas por um STF aparelhado por governantes corruptos de outrora, que você mesmo Moro, ajudou a por atrás das grades. Estamos vivendo a ditadura de um STF absorto em seus próprios interesses.

  217. Moro, o Brasil precisa de homens como você. Vejo tantos ataques a sua pessoa e a sua honra mas esteja certo que o povo brasileiro está com você. Gostei do seu artigo e pretendo ser um seguidor. Estamos enfrentando uma pandemia no pais e deveríamos estar focados nela e não preocupados com as eleições de 2022 pois ela já causou mais de 50 mil mortes. Abs

  218. Sérgio Moro esqueceu de comentar que os Ministros do STF são passíveis de impechment e que não têm a última palavra. O SENADO Federal tem a atribuição constitucional de fiscalizar os atos e decisões dos ministros do STF, quando estes ultrapassarem suas prerrogativas constitucionais. Os Poderes da República são independentes e harmônicos entre si e o Poder Judiciário não se reveste constitucionalmente de "poder moderador". Deixou a desejar, Sérgio Moro!!

  219. O empenho da extrema direita e da extrema esquerda nos "dislikes" no vídeo do YouTube só evidentemente como a escolha de Moro pela Crusoé foi perfeita. Ser odiado por esses extremos só qualifica a pessoa. Parabéns Crusoé e parabéns Moro!

    1. Infelizmente acreditei no Moro , apesar de ações importantes as mesmas foram direcionadas para Si mesmo e benéfica ao seu time , que parece ser o PSDB

  220. Apesar de todas essas decepções que se apresentaram nos últimos tempos, ainda restam pessoas nas quais a Ética, os Princípios e a Honra foram preservados. Força àqueles que se juntam para mudar. Parabéns a todos da Cruzoé que dão a oportunidade e bem vindo o Dr. Sérgio Moro. Há de prevalecer...

  221. Concordo com o argumento de que o melhor regime a ser defendido deveria ser o democratico . Pergunto porém ao prezado Sergio Moro, qual de fato seria este modelo de democracia se o relacionamos ao poder legislativo e judiciário? O STF é formado por 11 Juizes que foram indicados politicamente e em alguns casos sem as devidas qualificações. Se alguns deles cometer um ato improprio , quem os julga é o senado federal que tem entre seus membros varios investigados. Como isso pode ser corrigido?

    1. Alberto , não defendo a intervenção das forças armadas como solução aos abusos de legislativo e judiciário. Como leigo em materia porém não vejo outra alternativa e por isso fiz a pergunta final em meu comentário anterior. Será que existe uma resposta coerente e embasada na constituição ?

    2. Renato, essa é exatamente a pergunta que a Crusoé não faz, nem o Moro responde. Quem é que põe um freio no "stf"? Deveria ser o "senado". Na falta dele o Prof. Gandra dá uma aula sobre Constituição, E aí vem aquela besta quadrada que adora beijar pés de corrupta e diz que as FFAA não podem atuar como poder moderador. Só esqueceu de dizer onde foi que ele leu isso.

  222. Parabéns Moro por seu compromisso com a democracia e luta incansável contra a corrupção. Todos nós conhecemos a tática destrutiva dos fanáticos bolsonaristas, que da mesma forma que os lulistas, acreditam no seu guru e tem um medo enorme da sua força eleitoral seja como candidato a presidente ou a vice. Veremos o que vai acontecer em 2022. Continue firme nos seus propósitos e valores .

  223. Registro meu respeito pela conduta de Moro como juiz da lava jato. Lamento a forma como se desligou do governo. Reprovo a decisão de se associar ao infame jornalismo produzido pelo grupo Empiricus+Antagonista+Crusoé. É um blog sujo de gente motivada pelo ódio, especializada em difamação, que tem feito uma aposta covarde contra a estabilidade do país. Moro está mal assessorado pelo seu marqueteiro político. Fala demais, apenas platitudes dispensáveis. Destrói a imagem e mancha a biografia. Pena!

  224. 1- Segundo denúncia do *O Antagonista*, os marginais petralhas, os demais marginais pegos na Lava jato e seus respectivos incompetentes e igualmente marginais advogados, numa conduta aberrantemente criminosa, estão conjuntamente, criando sites e difundindo fake news agredindo o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO. Aqui, nos minoritários perversos comentários, é facílimo detectá-los!!!

    1. 2- O conjunto dos dementes de toda ordem, dos psicopatas e dos néscios, têm a pretensão de supor que tal expediente criminoso tenha alguma eficácia entre os MAJORITARIAMENTE DECENTES CIDADÃOS BRASILEIROS!!!! Baixeza criminosa de minoritários marginais, que "cola" apenas entre seus pares!!!! Acabarão todos "engaiolados"!!!!

  225. Um dos momentos mais tensos da minha vida como cidadã foi provocado por esse senhor.Tinha admiração e respeito absoluto por ele.Por isso foi a maior decepção política da minha vida.Muito triste!!!!

    1. O a pé do com o Centrão é legítimo e possibilitará a Governabilidade com indicações para as Presidências da Câmara e do Senado, que possibilitará afastar as marionetes políticas do STF e também colocar em votação os Projetos do Governo, que estão sendo boi dotados por Maia e Alcolumbre. Quem tentar roubar terá que se entender com a Polícia Federal, afinal, não é o PT que está no controle.

    2. E eu achando que a negociata de cargos do Executivo que gerem fundo bilionários para investigados, condenados e réus no Mensalão ou Petrolão era a prova cabal do estelionato eleitoral cometido pelo medíocre que ocupa o cargo de Presidente da República... 🤔

  226. Boa oportunidade pra gente conhecer o verdadeiro Sergio Moro, por ele próprio. Vou acompanhá-lo e espero que me convença a continuar sendo seu admirador.

  227. HOJE ESTOU AGRADECIDO PELA OPORTUNIDADE DE VER SERGIO MORO NAS PÁGINAS DA CRUSOÉ. É UMA OPORTUNIDADE ENORME VER O QUE SERGIO MORO PODE DIZER COMO SERGIO MORO, NÃO COMO JUIZ, NEM COMO MINISTRO. VOU ACOMPANHÁ-LO PARA OUVIR SUA OPINIÃO SOBRE A DEMOCRACIA QUE TEMOS, COM NOSSOS TRÊS PODERES INDEPENDENTES E HARMÔNICOS, MAS MANCHADO POR CORRUPÇÃO E INTERESSES ESCUSOS. CERTAMENTE IRÁ NOS CONTAR COMO SERÁ APERFEIÇOAR NOSSA DEMOCRACIA. CONTINUO AINDA SEU ADMIRADOR.

  228. MIMIMI Sim, é o depreendo do texto. Escolheu algo que aparentemente faz sentido, mas só para enrolar. Mesmo no momento em que faz a citação “o judiciário... por não dispor nem da espada nem do tesouro é o ramo menos perigoso...” mente, ou faz-se de cego. Basta verificar os atos absolutistas dos ministros do nosso STF ou verificar o supremo da Venezuela, o qual foi o garantidor do golpe do Ditador Maduro. De fraquinho o STF não tem nada. E outros pontos mais, mas o espaço aqui é pequeno. LAMENTO

    1. Concordo. O Moro fez um excelente trabalho na lava-jato, ponto. Já como ministro, pra mim, foi decepção. Mostrou-se incapaz de aceitar ser contrariado. Fez acusações inverídicas, basta assistir a integra da reunião ministerial que ele assegurava conter provas de interferência do presidente na PF.

    1. Essa pseudo ""tática"" de mensagem dúbia é muito manjada!!!....rsrsrsrs.... Conta outra!....rsrsrsrsrs....

  229. Excelente, juiz Moro. Equilíbrio e moderação, principalmente nos tempos atuais, é o que precisamos para conduzir o Brasil. Isso, obviamente, se aplica também na relação entre os poderes da república.

  230. Nosso povo nunca deixará cair no esquecimento o que o juiz Sérgio Moro fez por esse país. Precisamos de você trabalhando pelo nosso povo. estaremos juntos em 2022.

  231. Péssima aquisição da Crusoé! Para mim foi a gota d’água! Ingratidão e traição definem Moro! Não vejo a hora de findar minha assinatura!

    1. Simples. Não leia mais a revista e deixe o tempo passar.

  232. Minha esperança em um Brasil melhor tem nome e hoje está escrevendo uma coluna da Revista Crusoé... Avante Juiz Sérgio Moro

  233. Gostei do artigo, em especial o Parágrafo 16, quando diz “...alternativa de se alterar, Lei ou a Constituição, sem qualquer afronta à Corte.” Como, se àqueles que tem o poder de alterá-la, não se importam com os Clamores do Povo que os colocou lá? O que fazer?

  234. Seja muito bem vindo, Dr Moro! Sempre direto e ético! Não desista de nós! Precisamos de pessoas comprometidas com o país , não com projetos pessoais de poder

    1. Parabéns, Dr Sérgio Moro!. Quero o senhor como presidente do Brasil! Fora, Bolsonaro!

    2. Fernando, ela é paga para continuar aqui enchendo os comentários com falta de educação, dizem que cancelam e não cancelam nunca.

    3. Talvez esteja escrevendo isso de algum gabinete parlamentar e sendo paga com dinheiro público. Tchau, Virgínia! 👋

  235. Honra é algo pouco usual no Brasil,muitos desconhecem o seu significado. Parabéns pelo trabalho na lava jato ,e pela matéria.

  236. É cedo pra avaliar, contudo uma observação não faz mal a ninguém, mas o judiciário da chamada alta corte, tem provocado confusão e praticado atos arbitrários. Não pode-se negar o óbvio!

    1. Czech está confundindo "gênero humano com José Germano". Existe um poder legislativo que mais atrapalha do que ajuda. Chingatório revela a sua cor ideológica!

    2. Concordo! É um bosta quem prometeu a "nova política" e um combate firme à corrupção, e hoje está entregando cargos no Executivo que gerem fundos bilionários ao Centrão, sem falar nas sanções presidenciais da restrição à delação premiada e à prisão preventiva, ao juiz de garantias e ao fundão eleitoral com permissão de pagamentos advocatícios.

  237. A Crusoé marca mais um golaço com esse brilhante brasileiro como colunista desta extraordinária revista! Os comentários desairosos aqui inseridos podem ter sido enviados por robôs ou por marginais do gabinete do ódio que atuam dentro do Gabinete do miliciano Bolsonaro! Eles estão apavorados pois sabem que em em 22 o Brasil vai criar juízo e eleger Sérgio Moro presidente do Brasil! mais uma vez, parabéns Dr Moro!

    1. Não sei de quem terá votos. Não terá da esquerda e nem dos conservadores. Então Bolsonaro em 2022

    1. vamos lembrar que a famiglia Bozo vem se locupletando com funcionários fantasmas há anos, então, quem não tem honra?

    2. Honra pra vcs bolsopetistas é a cumplicidade do uso da máquina estatal, por exemplo a PF, para proteger a família e os amigos, tipo o Queiroz. Traíra é quem prometeu a "PF debaixo do seu guarda-chuva", o COAF nas suas mãos, apoio ao pacote anti-crime, e descumpriu todas, jogando no lixo a magistratura do Moro de 22 anos conseguida a duras penas.

    3. Concordo com vc. e não entendo como ele tem a cara de pau de falar em HONRA?

  238. Então o senhor manipulava até a livre expressão de manifestantes de rua com bilhetinhos infames? E acha isso correto e bonito? E não descarta repetir a façanha?Quantos bilhetinhos mandou para os bandoleiros que clamam por ditadura do proletariado? E para os que invocam a guerra e os ataques covardes aos seus contrários? Que jogo sujo estamos vivendo!!!!

    1. Também acredito que não há tolos aqui - há espertinhos amantes de traidores medíocres e de ego obeso.

    2. Não perca tempo tentando deturpar as palavras do Moro, os que realmente desejam o fim da corrupção estão com ele. Não há tolos entre os assinantes da Crusoe.

  239. É muito bom poder ler o que Sérgio Moro compartilha. Discernimento entre a verdade e a mentira é o que está faltando a muitos pra entender o q acontece nos dias atuais e a postura do Presidente Pinóquio.

  240. Boa sorte para O Antagonista ! Esse indivíduo nāo merece crédito. A soberba domina sua conduta. Apareceu a dúvida sobre a credibilidade deste canal de notícias. Minha prioridade é a isençāo, a verdade. Parece que vcs estāo partindo para outra direçāo.

  241. Parabéns Sergio Moro! Artigo excelente e que talvez possa trazer um pouco de discernimento/cultura a algumas pessoas que se deixaram envolver por esse governo fora do prumo! Continue na sua luta! Obrigada!

  242. Nada a comentar. A presença desse senhor como colunista da Crusoé me deu mais um motivo para não renovar minha assinatura. Não costumo colaborar com a lixeira da História. Pelo contrário.

  243. Esse traíra é muito fraquinho, assim o foi no Ministério e está sendo como aprendiz de comentarista. Assim como a acusação que fez ao PR essa reportagem é sem pé e sem cabeça. Como juiz foi um Pelé, mas em outras atividades é um pereba!

  244. Sérgio Moro, protagonista de um dos episódios mais sórdidos da história política do Brasil, em 24 de Abril, é talhado sob medida para "enriquecer" o time de jornalistas parciais da Crusoé. A revista descambou a partir da saída de Ana Paula Henkel, que sozinha fazia valer a assinatura. Assinatura esta que não posso cancelar de imediato por causa do contrato, mas que em Setembro não será renovada. EXISTE COISA MUITO MELHOR NO MERCADO EDITORIAL!!! Com Ana Paula e muito outros, excelentes.

    1. É um engano pensar que a assinatura não pode ser imediatamente cancelada e restituído o pagamento na proporção do tempo em que ainda não foi consumido o serviço, pois ninguém pode ser compelido a associar-se ou a permanecer associado (Constituição Federal, artigo 5.º, XX). De outro lado são nulas as cláusulas contratuais que impliquem renúncia ou disposição de direitos dos consumidores e que lhes subtraiam a opção de reembolso de quantia paga (Lei 8.078/1.990, artigo 51, I e II).

    2. Eu não diria que é o mais sórdido, mas com certeza o é quando um político medíocre vibra internamente com a soltura do seu principal opositor, cuja prisão tinha sido conseguido com muito esforço pela força-tarefa da Lava-Jato. Deve ter sido muito difícil para seu ex-ministro ouvir isso nos bastidores palacianos. É muita SACANAGEM com quem realmente lutou contra a corrupção. 😤

    1. Descobri agora que tinha duas assinaturas com o mesmo apelido/nome. Coloquei agora o meu nome completo.

  245. Como lhe faria bem, ter honra e se valer de outros sentimentos patrióticos que realmente você pareceu ter, hoje suas palavras ecoam falsidade e completo desprezo por quem gostaria de vê lo num futuro bem melhor que este presente o faz...essas palavras são para dizer quanta vergonha tenho hoje de você, mas nao faz diferença..né?! mas digo que faz sim...se era pretenção politica...votos a menos terá ...Iscariotes ja sabemos o seu destino...kkkk vai ser traíra em outro lugar!!!

  246. Parabéns pela estreia Dr. Moro. Espero mais ainda, incluindo que se desgarre mais da linguagem jurídica que vem de sua formação e da corajosa atuação, num país de tão pouca ousadia cívica.

  247. Parabéns pela coluna. Tudo bem, entendi. O que não entendo é que você considera a intervenção militar anti-democrática, e não comenta nada sobre a intervenção judicial que acontece atualmente através do STF! Claríssima para grandes juristas e defensores da democracia.

  248. Dr Moro, esta fatia de brasileiros que pedem por intervenção militar, são aqueles que não acreditam mais no sistema que ai está, são os que acreditam que este sim é o país da impunidade, são aqueles que cansaram de ver corruptos sendo soltos por ordem do STF, são aqueles que não conseguem entender por que não pode haver prisão pára condenados em 2 instância, são aqueles que viram um Ícone do combate a corrupção, Ministro da justiça se mostrar impotente perante um Legislativo viciado.

  249. Abriu com chave de ouro, parabéns! O país está mesmo precisando rememorar que deve existir equilíbrio entre os poderes da república. Não cabe ao executivo invocar proteção das forças armadas para se sobrepor aos demais! Outro ponto que destaco é o questionamento sobre os defeitos da democracia para tentar justificaria eventual intervenção. A despeito de tudo, a democracia ainda é o melhor que temos, e, ao invés de intervenção, devemos buscar consolida-la mediante eleição de políticos melhores.

  250. Moro estreia com um texto repleto de maneirismos retóricos para apelar ao supremo poder do judiciário sobre os demais poderes. Que democracia é essa? Não fala em harmonia, fala em palavra final do juiz. É o novo tipo de Reinaldo Azevedo, para quem a democracia são as instituições, sim as INSTITUIÇÕES, essas mesmas repletas de lacaios corruptos. O povo? Deve ficar caladinho em casa, do contrário leva um pito e um recadinho às escondidas do juiz ou, quem sabe, até uma vistia da Gestapo do STF.

  251. Excelente texto, parabéns! Minha admiração e respeito à sua pessoa crescem cada vez mais. Este texto deveria ser disponibilizado ao público em geral. #somostodosmoro

  252. Texto perfeito para reflexao. Agradeco por todo o trabalho feito na lava a jato. Vc e sua equipe nos deram a possibilidade de voltar a imaginar um Brasil melhor. Confesso que sua ida ao governo desse cidadao que nao merece nenhuma consideracao, me deixou um tanto pensativa, mas entendi seus motivos. Espero de coracao, que o Brasil possa utilizar seus servicos.. precisamos de pessoas assim. Onde vc for tera meu apoio, inclusive Moro2022!

  253. Minha decepção com você, Sérgio Moro, foi de tal grandeza que sequer li seu artigo. Foi no mesmo nível da decepção com o FHC, mas não estou sozinho. São milhões de brasileiros patriotas decepcionados.

    1. Nao lei....porque assina... será agora de 15 em 15 dias. Poderia trocar por comentários do Augusto Nunes, uma decepcao total.

    2. Como pode se reservar a critica sem ler a matéria. Como deixar de admirar um dos poucos homens que tiveram a coragem de enfrentar a corrupção. Como esquecer o esforço inominavel na qual este ilustre cidadão brasileiro admirado dentro e fora do Brasil em colocar na pauta a definição de uma vez por todas da prisão em segunda instancia e perceber que foi traído por aquele que se dizia apoiador do combate a corrupção. Siga em frente Dr. a despeito daqueles que se decepcionam por nada.

  254. Aqui registro meus vigorosos aplausos ao agora, e sempre brilhante, colunista Sérgio Moro em seu artigo "Honra e Fuzis". O Brasil se ressente de homens públicos verdadeiramente íntegros, com coragem moral para dizer serenamente, com equilíbrio, sensatez e firmeza o que foi dito no presente artigo. Maria Santíssima, mãe do Salvador, o proteja e o ilumine para que essa sabedoria seja irradiada nos leitores de Crusoé e destes aos quatro cantos do Brasil para valorizarmos sempre a nossa DEMOCRACIA.

  255. Meus parabéns pelo artigo e obrigado por tudo que Vossa Excelência fez por esse país. Será uma honra ler os seus artigos.

  256. Arrependido de assinar essa revista. Acho o Moro um soldado que fugiu da guerra. Tentando cancelar mas pelo site não é possível. Só por telefone e como moro fora o número informado não é acessível.

    1. Sr. Helder, Desculpe-me ! Cometi um erro devido a um problema na crítica do sistema da revista. Informei que não havia publicado a crítica que o Senhor fez acima porque os nossos apelidos eram os mesmos (Helder). Fiz uma reclamação junto a revista por permitir que homônimos possam colocar o mesmo apelido. Em consideração ao Senhor que fez a crítica, alterei o meu apelido. Peço desculpas pelo mal entendido.

    2. Não fiz esse comentário. Alguém entrou em meu lugar no site.

    3. também tentei, consegui apenas não renovar mais. foi por telefone. Interessante, o movimento de cancelar deveria ter a mas facilidade no de assinar. Está bem decadente, sem colunistas descentes, uns quatro ou cinco enroladores de prosa inútil. A Re.vis.ta O.es.te está ótima!!!

    4. Ah, tadinho..... me fez chorar... de rir!!! rsrsrsrsrs.....

  257. Infeliz!! Esse é o adjetivo que vc guardou em sua biografia!! Não precisava entrar no poder! Vc estava no comando, largou tudo por estar acomunado com pessoas nefastas como Moraes e FHC! Poderia ter feito a diferença, poderia ser a opção 2026... poderia ser brasileiro!!!!

  258. Enriquecedor o artigo de Sérgio Moro! Lembrou meu pai q dizia q “todas as ideologias têm o seu lado positivo, mas somente a Democracia nos permite crescer, evoluir, galgar melhores patamares sociais, culturais e econômicos.” Parabéns à Crusoé, uma aquisição expressiva!

  259. Excelente artigo. Gratidão Sérgio Moro por todo o Bem e pelo exemplo de bons costumes ao Brasil e ao mundo. Que O Grande Arquiteto desse Universo maravilhoso lhe abençoe e guarde.

  260. Muito bom ! Que venham os próximos! Excelente oportunidade de termos uma nova visão do contexto brasileiro na ótica de alguém q viu de perto e combateu o grande problema do Brasil.

  261. Dr. Sergio Moro que alegria poder ter suas opiniões como colunista deste veículo. Estarei sempre aguardando suas palavras tão importantes para o nosso país que sofre nas mãos manchadas dos corruptos. Seja bem vindo.

  262. Gente, eu também já admirei o Moro pela coragem que parecia ter na Lavajato. Acordem, ele é uma farsa! Sempre trabalhou junto à Globo e ao PSDB. Tiraram o PT corrupto para entrar o Alckimin, mas o plano não deu certo. Agora estão desesperados porque a torneira secou e vão perder cadeiras no STF e querem derrubar um Governo com zero casos de corrupção.

  263. Mais uma vez agradeço a senhora sua mãe, que transformou seu filho no homem competente e correto que é. Orgulho é o nome dela. Parabéns.

  264. Francisco, o "entre na conversa" de seu comentário está bloqueado. Muitos deslizes, sim. Estranhamente, aqui parece ter mais admiradores do que o total de assinantes. Acho que colocaram os pseudo jornalistas da Crusoé para fazerem hora extra e darem uma forcinha aqui na coluna para o dr. moro.

  265. Começou bem Dr. Moro, parabéns. Bolsonaristas descontentes com o STF? Pressionem o presidente a subir o padrão ao nomear o novo ministro para a vaga do Celso de Mello, pois ser "terrivelmente evangélico" não é um bom critério.

  266. O judiciário controla limites QUANDO ELE PRÓPRIO TEM LIMITES!!! O STF não tem! E o povo tem o direito de se manifestar! "A palavra cão não morde"

  267. Já estava cancelando minha assinatura, mas vou aguardar o Dr. Moro responder ao Gilmar Mendes que o chamou de Chefe da Quadrilha de Curitiba. Acho que deverá crescer em cima do Ministro para limpar a sua tão importante biografia.

  268. Sim, concordo com essa sua primeira coluna na Crusoé. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Mas tem algo que me preocupa: juízes do STF serem nomeados sem o notório saber, sem se submeterem a exames para verificar seu conhecimento jurídico e outros relacionados, não se sentirem impedidos em casos que envolvem ostensivamente seus interesses ou de seus parentes, como os casos notórios das advogadas esposas de Toffoli e Gilmar Mendes. Seja bem vindo e q Deus o ilumine p/ levar o Brasil a ser um país mais justo

  269. Sr. Ex-juiz, logo será também ex-marido, e vai descendo! um lixo de artigo. A farda e o fuzis, representa a força do Estado, seu estrume.

  270. Apoiamos e sempre apoiaremos você juiz Sergio Moro e a Lava-Jato. Não desistiremos jamais de um Brasil sem corrupção e ético, onde todos seus cidadãos são iguais perante a Lei. Conte conosco Sergio Moro! O sonho e a luta por um Brasil sem essas ratazanas que corrói o tecido social, ético e moral dessa nação devido a corrupção e impunidade que a justiça desse pais confere aos poderosos corruptos desse pais. Parabéns a Crusoé!! Precisamos de Sergio Moro e da Lava-jato!! A luta e o sonho segue!!

  271. De Juiz de 1° Instância para Ministro da Justiça e agora veio parar nas lixeiras da Globo e Crusoé. Queres ser Presidente da República? Poderia ter tentado com mais dignidade...

  272. Ótimo artigo Dr. Moro. Brilhantes considerações e perfeita escolha pela revista. É um privilégio sermos brindados com tamanho conhecimento e sensatez. Obrigada Dr. por todo seu trabalho e empenho pela justiça e pelo bem da nossa democracia. Fraternal abraço. Fique com Deus!

    1. Diz sim.Que vocês bozopetistas , não sabem fazer contas. E que esses dislikes a que você se refere , são os robozinhos que vocês costumam usar para ataques...🤣🤣🤣

    2. A Crusoé deve ter feito rodízio para que os seus pseudo jornalistas participem desta seção de comentários de leitores para que ajudem com uma forcinha extra...

  273. Nesse panorama, cabe a alguns brasileiros cientes de itens controversos na sua biografia que, talvez, um governo exercido por vc, não seria um modelo de austeridade e democracia.

  274. Em termos de expressão de números, vc é campeão, consirando o número expressivo de comentários. No entanto, independentemente da boa-fé de sua exoneração do cargo de ministro de estado, não me lembro de ver sua manifestação contrária ao recebimento do auxílio moradia, fundado em uma decisão precária proferida pelo escolio Fux, em que pese ser proprietário de imóvel residencial na cidade que exercia as atribuições. Ademais, vislumbro indícios, em artigos pontuais, acerca do seu vínculo com o PSDB

    1. Vá se alfabetizar em seu idioma pátrio, bolsotrouxa mercenário patetóide, mau caráter e analfabeto!!!

  275. Claro que esperamos que tente de novo. Tem muita limpeza e buracos a fechar nesta nossa democracia, aonde as capitanias foram substituídas por sindicatos, milícias, gangues com legendas, etc, etc, etc...

  276. Até acredito , porém da forma que saiu deixa dúvidas . Colaborou muitissimo para este país. Seu prestígio não teria sido abalado ao sair como criança que lhe tomaram o pirulito.. uma pena.

  277. Parabéns pela estréia, seu artigo foi de uma lucidez incrível, lucidez essa que falta a muita gente nesse país, principalmente aos nossos governantes, não precisamos de intervenção militar, precisamos sim de instituições que sejam honradas e façam valer os impostos pagos pelos contribuintes, nais uma vez parabéns Dr. Moro.

  278. Grande Moro, pelo número de comentários, vejo que milicianos e guerrilheiros virtuais vieram prestigiar sua estréia, sinal de sua importância para o país. Seja bem vindo “and God speed”.

  279. Gostei. A minha esperança e felicidade é saber que a maioria do povo nao deseja a intervenção militar. Mas lamento muito enxergar como o Brasil anda mal. A corrupção tem sido exagerada e abre brechas para esse tipo de oportunistas.

  280. Sempre admirei o Dr. Sérgio Moro e, apesar da minha idade, espero dar-lhe um voto para algum cargo eletivo na política. Quanto à sua coluna, achei-a excelente: bastante analítica e elucidativa. A CRUSOÉ está de parabéns por dar-lhe um espaço onde possa expressar suas ideias com liberdade e isenção pressão política de quem quer que seja. Continue, Dr. Moro! O povo brasileiro lhe agradece!

  281. Moro você precisa curar seus novos patrões, estão sofrendo da Síndrome de ESTOCOLMO. Por isso tem sido interessante ler o que eles não falam. Com fatos tão graves acontecendo na nação. Como o desrespeito total à Constituição.

  282. Parabéns Dr MORO pela excelente análise do quadro político do país. Seja bem vindo e parabéns a CRUSOÉ pela excelente contratacao

  283. Esquece de dizer que o Poder judiciário é composto por ratos. O STF como Instituição deve ser imparcial, coisa que o nobre ex-juiz é ainda corporativista não está sendo, muito menos na, agora, "Ilha" de parcialidade chinesa Cruzoeira.

    1. A matéria "O amigo do amigo de meu pai", publicada pela Crusoé, foi alvo da arbitrariedade deste mesmo Supremo, que agora é acariciado pelo nobre colunista. Não defendo o Bolsonaro, mas aludir que não está havendo militância judiciária no STF é flertar com a cegueira ou com o autoritarismo.

    1. Então tire a cuequinha e sapateie nela só de raivinha!....rsrsrsrs....

    2. kkkkk coisa de criança, e das mimadas que fazem beiço.

  284. Com uma corte constitucional indigna, e um Congresso corrupto o que nos resta? Esperar que o Divino nos acuda? Entre um judiciário como o nosso e a Instituição Forças Armadas, fico com a segunda

  285. Muito bom, gostei sim, Moro! Foi por sua causa que eu assinei a revista, vou aproveitar bastante. Obrigado por tudo que o senhor faz pelo Brasil.

    1. E também com os 90 mil dislikes que ele está levando no Twitter isso que são ainda 23:30h Kkkkkkkkkkkk

  286. Espero com esperança no coração que em caso de uma possível viabilização de qualquer candidatura o Sr escolha um partido que não o psdb, sugeriria o Partido Novo.

  287. Bem , com Moro, Crusoé assumiu um lado! Ficou junto com a grande Mídia , abdicando de ser alternativa confiável! E o Babaca do Diogo, parece que gostou de ser empresário da mídia, e largou de escrever. Foda-se . Ficaram do lado cômodo. Criticar o governo! Aderiu ao sistema! Tou fora! Vou sair!

    1. Ah, cai logo fora, mercenário patetóide vulgar e bolsotrouxa!

    2. É insano...confiável é ficar ao lado da "familia"de milicianos???kkkk Lado cômodo é passar pano pra esse governo e fazer cara de paisagem para o que está acontecendo ...

    3. Bolsonaro se uniu ao centrão e é a Crusoé que aderiu ao sistema??? kkkkkkk, vaza.

  288. Sou seu fã em qq situação... a condenação de dvs protagonistas da cena política brasileira., fe, com que pedissem sua destituicao a Bolsonaro, que conseguiu uma fórmula sorrateira sabendo,de antemão,que n seria aceita.. esta,infelizmente,foi a realidade política de su saída do Ministério... hj vejo tudo isso com a clareza meridiana... teria sido + fácil ter con tinuado como Juiz e sido indicado para Ministro... enfim, politicamente houve um erro de nossas avaliações... vida que segue..

  289. Ministro,Ex juiz e articulista Sergio Moro...sou seu fã...embora naquele momento em que aceitou o cargo de Ministro eu tenha vibrado, assim como milhões de brasileiros,hoje vejo sob uma outra ótica. .V.Excia condenou praticamente muitos poderosos de praticamente todos os Partidos e esses mesmos políticos pediram sua destituição para apoiar Jair Bolsonaro, que pra governar está precisando do apoio deles infelizmente... a insistência do Presidente em trocar o comando da PF foi a fórmula encontrada

  290. Gostei muito da sua coluna, sim, Moro. E a escolha da Crusoé foi a mais acertada. Dito isso, espero que os militares a leiam, antes de embarcar numa canoa furada.

  291. Excelente texto, com muita clareza e sem achismos, nem emoções acirradas. O equilíbrio que precisamos para debater ideias e melhorar nosso país. Seja muito bem-vindo.

  292. Compromisso com a verdade, coerência e coragem, marcas importantes e desafiadoras do homem público. A república precisa de homens você e precisa conhecer a tua visão de Brasil. Parabéns e sucesso pela coluna.

    1. Moro, só não te apoia quem é contra a honestidade e o desejo de um país com saneamento, saúde , segurança , transporte... aos pobres . Necessidades estas que não são possíveis com a corrupção e má administração pública muitas vezes assim por interesse próprio . Queremos vc como nosso presidente. Deus o abençoe e guarde

  293. Triste papelão! Deveria ter ficado como juiz, ao invés de se lançar na politica, como Ministro da Justiça já deixou a desejar. Sempre suspeitei que o informante de OAntagonista fosse o nobre juiz

  294. Uma só palavra: Decência! Sérgio Moro, moral e republicanamente, está muito acima da grande maioria de nossos políticos. Nossa política é um forno de trapaças, desonestidade e falta de espírito público. Moro é a única esperança no horizonte.

    1. Sergio moro a sua queda foi proposital o que era. voce nao tem mais nenhuma credibilidade esta morto .por isso parou nessa revistinha de merda..

  295. Concordo com o autor na defesa da democracia. Entretanto, o que o ocorre, atualmente no Brasil, é que o poder judiciário está confundindo o seu papel e usurpando os poderes do Executivo e Legislativo. Isso, o autor do texto deixou de considerar. Quem está adotando posturas jacobianas, criando um Tribunal de Exceção, é o Judiciário ao querer iniciar um processo contra si próprio, investigar e julgar ao mesmo tempo.

    1. Maravilha esse texto reafirma sua dignidade. Fiquei feliz em ñ se vender. Parabéns por ter saído deste governo.

    2. Na mosca! O cara é globalista, mas, apenas, os mais afeitos à leitura têm essa consciência, o que significa parcela mínima do eleitorado brasileiro. Nesse panorama, cabe a nós, parcela mínima, ciente da verdadeira face do nosso juiz, com a ajuda de Deus, tentar difundir essa informação.

  296. Prezado ex ministro e para sempre no panteão dos “ juízes de Berlim “ do Brasil! Parabéns pela judicatura altiva e que devolveu a todos os que sonham com um país mais justo e sob o império da lei , lutando sempre o bom combate . EXCELENTE ARTIGO QUE REAFIRMA O LEGÍTIMO PAPEL INSTITUCIONAL DAS FA e o seu permanente compromisso com a democracia. Seguiremos até 2022 na certeza que teremos um Brasil melhor para se viver 👏👏👏

  297. Muito bom ter Sérgio Moro, como colunista da Crusoé. Bem vindo e muito sucesso. Adorei a sua primeira coluna. 👏👏👏👏👏👏

  298. Texto com contexto: gostei muita das ideais e colocações do artigo: a principal liça deste artigo é lembrarmos de que ainda não se inventou forma de governo melhor que a Democracia. Vamos melhorá-la e não atacá-la! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  299. Acredito em um país sem corrupção, para mim Sérgio Moro continua sendo um homem que confio, continua firme. Estarei apoiando e lendo o que for escrito, homem que tem coragem no nosso país.

    1. E você está delirando com a overdose de clorobolsoquina!!!

    1. Pela primeira vez na vida assinei uma revista, acredito em Sérgio Moro. Continue firme.

    2. Não perdi absolutamente nada ao impedir a renovação automática, desde qdo Maynard foi obrigado a, de novo, rezar a missa dos seus patrões marinhos.

  300. Da-lhe Moro. Sempre coerente. Vamos juntar forças. Um país com 33 partidos políticos onde tudo tem que ser negociado precisamos pensar numa forma de interromper este ciclo de negociatas do é dando que se recebe.

    1. Somente a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado resgatam a honra dos brasileiros.

  301. SERGIO MORO tem vocação para servir ao Brasil. Sua grandeza moral, ética e intelectual o credencia para ser o futuro presidente da República. Pedro Geraldo

    1. Chora Jose. Moro lutou pela prisão em segunda instância e Bolsonaro sabotou!! Pensando na sua prole criminosa e nos amigos dele do centrão.

    2. Não adianta nomes. Tem q ser guerreiro. Vamos combinar? Se esse cara nesta primeira edição tratasse da prisão em segunda instância e fim do foro privilegiado, tlvz revertesse 1 pouco a decepção dos brasileiros c sua postura. Esse psdbista já cumpriu sua missão.

  302. O mesmo Moro de sempre. Incorrompivel e incorruptível! Um exemplo raro na política brasileira dos últimos tempos!! seja bem vindo!

  303. A Sra. Rosangela Moro começou muito bem como articulista. Gostei do texto mas não gosto do Sr. Serginho, ridículo e bisonho. Hasta la vista baby!

    1. Ele só quis alfinetar Bolsonaro. Perdeu mais 1 X. Ñ temos bandidos de estimação: prisão em segunda instância e fim do foro privilegiado são as pautas do momento. MORO já virou jornalista.

    1. Da seguinte forma: Implorando a ex-juízes e jornalistas cooptados, que nos ajudem junto aos congressistas instituir a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. O resto é mi mi mi. Esse MORO já é tempero de farofa!!

  304. Excelente texto! Concordo plenamente com seu teor. Super parabéns, Dr. Sérgio Moro! Seja muito bem-vindo! Parabéns também ao Antagonista pelo novo colaborador!

  305. Congratulações e agradecimento ao Dr Sergio Moro, pela oportunidade de recebê-lo em colunas quinzenais. Parabéns por todos os magníficos e corajosos trabalhos realizados para este País! Obrigado, Loris Pierozzi

  306. Excelente artigo, muito bem escrito e bem direcionado, típico de um grande jurista como o Sr Sérgio Moro, o que reforça a minha satisfação e orgulho de ser um assinante desta revista desde o primeiro número, com a entrevista do então Ministro da Justiça.

  307. Ah que delícia Dr Sergio Moro , que bom poder ler seu texto quinzenalnente. PARABÉNS. Pra mim, o Sr é o maior brasileiro de toda historia sou sua fã número 1.

    1. Como sou petralha e não psdbista, nenhum crédito a esse ex juíz, ex confiável.

  308. Parabéns a Crusoé. O ex-juiz e ex-ministro agora engrandece o jornalismo. Não bastasse a precisão e excelência do parecer, a coluna, em si, é notícia espetacular. O Brasil agradece.

  309. Seja muito bem vindo a este veiculo de comunicação, SR. Sergio Moro. Vai aumentar muito meu prazer, já bem alentado, da leitura habitual de suas matérias, e vai engrandecer ainda mais o peso e a qualidade dos assuntos aqui veiculados.

  310. Excelente argumentação, com boa coerência e bom português! Nada mais patriótico! Isso sim, merece estar vestido com a bandeira do Brasil! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  311. Serei assídua leitora do Dr Sérgio Moro, a quem considero ser uma pessoa íntegra, inteligente, resiliente na sua capacidade de se adaptar ou até mesmo ultrapassar os momentos de adversidade. Continuará sendo o nosso herói.

  312. 1- A gente se sente até constrangida ao elogiar o obviamente elogiável e absolutamente previsível: as palavras do texto são precisamente o que se espera do cidadão que, entre tantas outras preciosas qualidades, é HONRADO na mais profunda e extensa acepção da palavra.

    1. 6- Esse FUTURO já bate à porta do BRASIL! E é certo, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, que a adentrará com VOSSA EXCELÊNCIA e SEU 'DREAM TEAM' na nossa VERDADEIRA e HONRADA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA! É certo que assim o será, PARA SEMPRE, sem fuzis.

    2. 5- Mas é inexorável que a nossa evolução e o nosso processo civilizatório nos aperfeiçoe o Sistema Democrático e nos traga os mecanismos de controle indispensavelmente necessários. Nossos milhares de CIDADÃOS BRASILEIROS - ignobilmente - arrebatados pela covid19 não terão partido em vão!

    3. 4.e) a falta de mecanismos que, na circunstância da indisponibilidade de um Congresso decente e de uma Suprema Corte impoluta, nos permita redirecionar, em situações de urgência e caos, os caminhos da Nação, por uma instituição que seja evidentemente mais confiável. Sejamos realistas.

    4. (4.d...continuação...) Porque é unicamente pelas Forças Armadas é que se impõem as ditaduras, sequestradoras desse poderio erigido pela população sendo seu intransferível patrimônio e, que não podem aberrantemente servir a um único louco e/ou criminoso em detrimento desta;

    5. 4.d) a falta de um mecanismo de controle, que libere as nossas FFFAAA para sobreporem a sua consciência acima de patentes condutas erráticas de um seu criminoso e celerado comandante, recusando-se estas à compactuação e ao encobrimento de seus crimes, em detrimento do bem da população.

    6. 4.c) a falta de um mecanismo que impeça imediatamente o seu exercício ao mínimo deslize;

    7. 4.b) a falta de um mecanismo eficaz, condicionado a imediata punição, que obrigue uma escala de valores de honradez e decência, como condição 'sine qua non' para cada um dos procedimentos cotidianos de um chefe de governo e chefe de Estado;

    8. 4.a) a falta de um mecanismo de urgência - rígido - que possa deter a circunstância de uma nação inteira se ver refém e à mercê de saqueadores e celerados, por um minuto que seja, embora esta vote tentando objetivo totalmente oposto;

    9. 4- A nossa aflição e nosso desespero de população pelos frequentes e caricatos desgovernos, pontuam porém, alguns dos defeitos mais graves do Sistema Democrático:

    10. 3- O nosso PRESIDENTE 2022, nos premia com maestria e exatidão, em sua primeira coluna da CRUSOÉ - a revista que faz a resistência BRASILEIRA em conjunto com o majoritariamente DECENTE POVO BRASILEIRO - expondo sabiamente as predisposiçoes constitucionais vigentes, sem dar margem a qualquer contestação. Verdades inegáveis!

    11. 2- Palavras perfeitas, claras, pedagógicas, colocações irretocáveis, traduzindo a conduta de sempre deste GRANDE BRASILEIRO: a inquestionável consonância com a mais translúcida ética, com a irrenunciável correção e, em sintonia fina com a estrita legalidade.

  313. Para a maioria dos brasileiros, o senhor é motivo de inspiração, orgulho e fé. Foi com grande prazer que li sua coluna. Que presente para nós assinantes! Muito obrigada

  314. Gostaria muito de ler sua opinião sobre o momento atual. STF atropelando a CF, fazendo valer RI da própria Casa. Um absurdo! Vou aguardar.

    1. O Guilherme disse bem: para o momento que vivemos o Sr Sérgio Moro escolheu o texto adequado. Parabéns.

  315. Parabéns Sérgio Moro pela belíssima demonstração de cultura e discernimento do que realmente é democracia! Vindo de você, não me espanto, sempre me espelho! Crusoé me tornei assinante após a informação desta nova coluna, acertaram em cheio!

  316. 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ lamentável! O Brasil precisa de uma oportunidade e não de interesses individuais!!! Lamentável

    1. Desculpe mas, preencheu o cadastro, inseriu cartão de crédito, acessou o link da edição, veio até uma matéria específica para comentar isso ao invés do SAC... Definitivamente: 'o pobrema aqui é dois'...

  317. O Dr. Sérgio Moro estreou em grande estilo na Crusoe, discorrendo de forma didática e sucinta os papéis dos três poderes da república e das forças armadas. Fiz a minha assinatura da Crusoe/Antagonista recentemente e já pude constatar que a relação custo/benefício é excelente. Parabéns aos editores e equipe.

  318. Brilhante, como sempre! Há muito o admiro pela sua competência e coragem de enfrentar os grandes corruptos dos governos passados e dos grandes empresários participantes. Coragem também de sair do governo, era o mínimo que poderia ser feito. Dr. Sergio Moro, seja bem-vindo!

  319. O Sr. Sérgio Moro continua sendo um exemplo para todos os brasileiros. Sua história, seus princípios e patriotismo continuam sendo referenciais a este Brasil, onde proliferam em nosso universo político pessoas sem nenhuma destas qualidades.

  320. É por isso que, ao ler alguns comentários da excelente CRUSOÉ e do não menos importante O Antagonista (minha leitura diária), que eu cheguei, infelizmente, a seguinte conclusão: os bolsonaristas são iguais aos petistas!

    1. Excelente CRUSOÉ.. Desculpe, é não entender de jornalismo. Jornalistas "excelentes" não alugam a pena. Mas, como diria o Chico Anisio: "sou, mas quem não é?"

  321. Está no seu devido lugar, para enriquecer a sua biografia, e aí permanecer. Futuro mais adequado que esse, só mesmo fazendo coro com seus pares tucanos no congresso, esperneando conjuntamente pelas glebas públicas e políticas devidamente estancadas. Não invocarei o nome de Judas, ele não merece.

    1. Vir até aqui e comentar, não demonstra o mix de sentimentos que define o que descreveu... nem de longe!

  322. Escreve bem. O Sr. para mim ainda é uma incógnita, sempre fui seu fã na lava-a-jato achei sua nomeação como Ministro a mais acertada de todas. No fim essa saída até agora bem mal explicada. Quem sabe um dia saberemos a verdade. Uma última coisa: vc escreve bem. Mas tinha que ser nessa re visteca?

    1. RUBENS! COM VOCÊ TEM QUE DESENHAR. JÁ QUE INTERPRETAR NÃO É TEU PONTO FORTE. REVISTECA? VAI E LER CAPRICHO OU SÉTIMO CÉU....

    2. Mal explicada??? Acho melhor você rever suas leituras, pois pessoas de boa índole não aceitam pedidos espúrios!!

  323. Parabéns, Moro. Ao reinventar-se, a coerência e os princípios foram mantidos (raridade nos dias atuais). Texto extremamente instrutivo.

  324. Um sopro de serenidade proporcionado pela Revista Crusoé. E não por "serendipidade", suponho... rsrsrs Bem-vindo, Sr. Sérgio Moro! Obrigada, Crusoé! Todo meu apoio!

  325. Parabéns Dr. Sergio Moro. Seja bem vindo! O Sr. foi o divisor de águas na Justiça desse país. Respeito e admiro sua coragem e patriotismo ao enfrentar os poderosos e colocá-los na cadeia. Escancarou toda sujeira que infestava e ainda infesta os meios políticos. Abriu o olhos do povo! A sua atitude de não barganhar um cargo no Supremo Tribunal Federal com o silêncio a respeito das intenções nefastas do presidente, é bem afeita a um homem digno, honesto e íntegro como o Sr!

  326. Bem vindo à Crusoé ! E seu texto inaugural é excelente com a referência aos Federalist Papers e a Alexander Hamilton. Contamos com o Sr na nossa vida pública, agora e sempre ! No mais, pau nos corruptos de todos os matizes ideológicos ! grnde abraço

    1. Se depender das leituras Lenora , já estará eleito no primeiro turno!!!

    2. Verdade, Ana, mais o MORO deverá ler os comentarios dos leitores dos antagonistas antes de pensar em de candidatar. Só sugestão.

  327. Excellente texto inaugural, começar pelos Federalist Papers e Alexander Hamilton é começar bem ! Prezado Ministro e Juiz Moro, bem vindo a Crusoé !! No mais, pau na corrupção e nos corruptos de todos os matizes ideológicos !

  328. Prezado juiz e ministro Moro, bem vindo a estas páginas ! Muitos de nós leitores estamos felizes com sua decisão. Excellente texto inaugural, começar pelos Federalist Papers e Alexander Hamilton é começar bem ! No mais, pau na corrupção e nos corruptos de todos os matizes ideológicos !

  329. Prezado juiz e ministro Moro, bem vindo a estas páginas ! Muitos de nós leitores estamos felizes com sua decisão. Excellente texto inaugural, começar pelos Federalist Papers e Alexander Hamilton é começar bem ! No mais, pau na corrupção e nos corruptos de todos os matizes ideológicos !

  330. Minha admiração e respeito por quem tentou acabar com a maior praga do Brasil (a corrupção). Pena que temos poucos homens como ele no Brasil.

  331. Dr. Sérgio Moro, via de regra, sou avesso a leitura de revistas, mas fiz a assinatura da Crusoé por sua causa. O sr. é um tênue fio de esperança por um Brasil melhor, não só para uma elite, mas para todos. Votei no Bolsonaro, mas logo vi que ele apenas "surfou" na onda do combate à corrupção, que teve no Sr. o símbolo maior, sem menosprezar outros tantos. Acredito na Justiça Divina: todos vamos pagar pelos nossos atos, de alguma forma, em algum lugar. Que Deus ilumine, sempre, o seu caminho.

  332. Excelente sua primeira coluna. Tenho certeza de que as outras seguirão essa clareza de raciocínio e o consequente encadeamento dos argumentos. As Forças Armadas não podem e nem devem embarcar em aventuras desejadas por mentes totalitárias e doentias. Fico feliz por você ter escolhido O Antagonista, que é a verdadeira imprensa independente.

  333. Aos ainda insistentes e estridentes que tentam de maneira não republicana colocar um freio à instância maior do judiciário, porque não o tentam da maneira correta (como sugere o artigo) e pressionam o Presidente do Senado, que é o único que pode dar seguimento aos pedidos de impedimento dos supremos ministros? 'Faça a coisa certa sempre!'

  334. Parabéns! Seja bem-vindo. Deus o proteja e a sua família. Precisamos urgentemente de exemplos como o seu e também das Forças Armadas do Brasil.

  335. Gostei bastante. A força está na definição e aplicação de conceitos morais de bem, na constante defesa dos mesmos, com a convergência progressiva de forças que se assemelham, mesmo que não completamente, e no caminhar na direção da moralidade, da verdade, da justiça e da democracia, em suas diversas interfaces. Sua expressão deixa isto muito claro, procurando ressaltar o positivo sem esquecer do negativo, a ser combatido. A moralidade merece vencer, por nós e por nossos filhos. Parabéns. QAS.

  336. Brilhante, Ministro. No entanto, o judiciário, que revê, a partir do lado de fora, os exageros cometidos pelos outros poderes, também precisa de revisão externa, sob pena de tornar-se patrimonialista e autocrático. Gostaria de ler na sua próxima coluna suas impressões acerca do inquérito do fim do mundo. Acerca da possibilidade da vítima requisitar recursos humanos e materiais para executar uma investigação, sem supervisão do Ministério Público. Se isso já existisse, seria possível a lava-jato?

    1. O que tem a ver o ministério da justiça com a pandemia? Uma frase para você que não entendeu a saída do Moro: “prezada, não estou à venda”

    2. EX ministro!!! Que saiu do governo de uma forma muito performática para o meu gosto... em plena pandemia!!! Teria todo o direito e razão para sair, mas a forma como fez decepcionou muito! Enfim, vim aqui só para falar que ELE APOIA esse inquérito!!! Por mais absurdo que seja!!! 👎🏻

  337. Parabéns! Grande estreia! Muito bom ler um texto tão bem estruturado e referenciado. Uma aula de história e harmonia e respeito entre os poderes. Obrigada! Sucesso!!

  338. PARABÉNS!!! Dr Sergio, fez uma boa escolha....agora o Sr é um político renomado, portanto têm o nosso voto garantido incondicionalmente. Portanto....até 2022 e muito obrigado por ter se afastado dessa "SEGUNDA CORJA".

  339. Parabéns Moro, exatamente o que todo brasileiro decente e sensato deveria pensar. Parabéns Crusoé por Moro ter escolhido vocês. Aguardarei ansiosa pela próxima coluna. Abs

  340. Sr. Moro,gostaria muito de ler colunas escritas por seu punho sobre o “amigo do amigo de meu pai”,sobre os contratos e patrimônio de Gilmar Mendes,sobre decisões monocráticas e pedidos de impeachment de ministros do STF,sobre a decadência e perda de credibilidade desta instituição perante o povo brasileiro.Aí sim o título do seu texto de hoje cairia muito melhor.Quero ver isenção,imparcialidade e não corporativismo da sua parte se for realmente isento.E sua saída do governo não foi com honras.

    1. Perfeito comentário, Francisco. Vamos ver o Dr. Sérgio Moro de pronunciar também sobre o inquérito do fim do mundo. Sobre a soltura do maior ladrão que o Brasil conheceu. Estes ministros que tem que ter nosso respeito?? Temos respeito à Instituição. Estes ministros atuais, não merecem nada, que dirá respeito!!

    2. Você não leu ou se leu não soube interpretar ou não quis entender.

    1. O Brasil é a casa do grande estadista que se quiseres, assim o será.

    1. Como sempre digo, Sergio Moro é um dos maiores Brasileiros de todos os tempos.

  341. Assinei a Crusoé em homenagem a esse brasileiro que não teve medo de enfrentar os poderosos para podermos sonhar com um Brasil melhor!

  342. Parabéns pela estréia, grande Sérgio Moro! Meu pensamento se alinha quase sempre com suas prudentes opiniões, desde que se tornou figura pública. Abraço

  343. Bom dia, Sergio Moro! Sempre te admirei como juiz federal, quando foi para o MJSP fiquei apreensiva pois tinha reservas quanto ao Bolsonaro. Mas, me permita te dizer: LIBERDADE NÃO TEM PREÇO! Avante, rumo à Presidência!

  344. Bem vindo, Moro, agora livre das fétidas intenções de um inculto esquizofrênico e seus filhos criminosos metidos a valentões. Como se diz no interior, as frutas não caem longe do pé. Meu voto te aguarda em 22!

  345. Parabéns Sérgio Moro, pela isenção e imparcialidade de suas palavras. É muito importante nesse momento crítico a defesa do estado democrático de direito. Temos que nos alinhar a ideias, valores, princípios e nunca à políticos de estimação.

  346. Bem vindo, Sérgio Moro. Não poderia ter escolhido melhor veículo para nos brindar com seus ensinamentos e análises. Parabéns a CrusoÉ e ao ex-ministro

  347. Gostei do primeiro artigo, sempre coerente e sensato de uma pessoa que respeito muito e sempre terá meu apoio quando necessário.

  348. Desejo expressar a minha solidariedade, apreço e alegria, ler as ponderações/reflexões de uma das mais valiosas figuras da Pátria Amada Brasil. Vamos trabalhar juntos, que esse maravilhoso país seja um orgulho de cada brasileiro e um verdadeiro exemplo para o Mundo !!

  349. Mesmo com todos os seus defeitos, não existe sistema melhor que o Estado Democrático de Direito. Os brasileiros infelizmente têm um nível educacional muito baixo, conhecem pouco de como funciona o Estado, escolhem mal seus representantes, isso tudo prejudica a democracia brasileira. Então a corrupção e as práticas do compadrio se instalaram em todos os poderes. Não são as forças armadas que vão resolver isso com um golpe, mas sim o controle social e medidas efetivas de combate à corrupção.

  350. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Excelente escolha. Com certeza teremos comentários precisos e lúcidos de sua parte. Parabéns pela coragem na condução de sua vida pública. Seja bem vindo

  351. excelente o comentário do ex ministro. inteligente, equilibrado e democrático. Precisamos de mais pessoas deste quilate defendendo a democracia e formando ideias positivas e republicanas.

  352. Moro diz que "Cabe ao Judiciário controlar os limites constitucionais dos demais Poderes". Mas não diz a quem cabe controlar os limites constitucionais do Poder Judiciário que é um "pseudo poder" por não ter legitimidade popular. Designar o Judiciário de Poder é uma excrecência.

    1. concordo com este aspecto do autoritarismo do judiciário quando extravasa suas funções. Mas como disse Moro, isto deveria ser feito via modificação da constituição pelo congresso. O problema é que nossos políticos estso ligados em outras coisas menos republicanas.

  353. Excelente texto, precisamos de seu equilíbrio em especial neste momento conturbado pelo qual atravessa nosso Brasil! Torci pela sua saída desse desgoverno.

  354. Só não explicou, quem vai atuar qdo o judiciário extrapolar os seus limites, como ocorre neste exato momento. Pelo conteúdo do texto, políticos são políticos, militares são militares, o povo é mero figurante e, o judiciário é Deus!

  355. Aguardo a publicação do Livro do refugiado político Hermes Magnus que iniciou as denúncias da Lava Jato, lembra ? E espero que os justos vençam porque a Confraria Criminal ainda virá à tona e será destruida.

  356. Parabéns pela sua coluna, nessa sua nova jornada Moro, de alguma forma aqui, possamos acrescentar em nossas vidas mente brilhante com sabedoria visionária! Acredito no seu potencial.

  357. Parabéns magistrado. Corrupção, esse é o câncer no Brasil! Temos muitos problemas no país, maioria é consequência da corrupção... Meu descrédito no atual governo começou em meados do ano passado, qdo percebi a falta de apoio ao seu Ministério! Infelizmente, estamos vendo o bolsopetismo, tudo como dantes, como num espelho, igualzinho, um à esquerda outro à direita. Bem vindo! Precisamos de homens como o Sr. p mudar o rumo do Brasi.

  358. Bem vindo à esta ilha de excelência no meio desse mar de desinformação. Suas ações sempre foram um exemplo para todos os brasileiros. E, de agora em diante, suas palavras nos ajudarão a entender melhor esse país que já disseram não ser para amadores.

  359. Excelente texto! Obrigado Sr. Moro para lhe poder ler aqui! É uma grande honra e a plena legitimação desta publicação como séria e independente. Grato

  360. Que surpresa agradável saber que, o sempre MAGISTRADO para mim, vai nos brindar quinzenalmente, com crônicas tão brilhantes como esta. Que Deus o abençoe e o guarde para podermos tê-lo como opção em 2022.

  361. Fiquei grato com o artigo, e,penso de forma semelhante. As forças armadas devem ser respeitadas como instrumento de estabilidade institucional e não como poder moderador. Estarei aqui como leitor prestigiando seus artigos cidadão Sérgio MORO. Obrigado por compartilhar suas idéias.

    1. Tenho certeza que não vou me decepcionar com as colunas de Sérgio Moro nessa revista, a revista recebeu um escritor autêntico. Moro é patrimônio do Brasil.

  362. Gostaria de saber porque não publicam meus comentários. Por acaso existe censura na Crusoé? Voces não se dizem imparciais? Sou assinante de primeira hora, qdo Crusoé ainda era um embrião.

    1. Publicam sim, mas como tem muitos comentários, as vezes dá bug

  363. Excelente texto, muitas pessoas deveriam ler para se ter um melhor entendimento de nossa situação. Parabéns e que continue com esta coluna trazendo informações de grande valia.

  364. Texto escorreito, simples e sério! Não podemos temer a democracia e sim dar-lhe forças. Somente com a democracia forte, teremos dignidade, Poderes sérios e crescimento como país. Parabéns à Crusoé pelo novo integrante.

  365. Identifico-me com O Antagonista e agora, com a sua chegada, assinei a Crusoé, composta por pessoas com ideias semelhantes. Tem razão quando diz que muitas vezes somos obrigados a escolher candidatos com quem não nos identificamos, pois são os políticos que alteram a legislação eleitoral a todo tempo e visando interesses próprios. O Supremo alega que não pode interferir em outro poder, mas deveria. O princípio republicano impõe controles, sobretudo para uso de poder para interesses próprios.

  366. Excelente texto! Gostei muito da referência a Alexander Hamilton, no Federalista 78. A biblioteca Digital da Câmara dos Deputados disponibiliza a versão da obra traduzida para o português. Está na seção de Livros Raros, o título é o Federalista e a edição é de 1840! Essa ideia de poder moderador na atual Constituição é uma maneira de emplacar a chapa do autoritarismo. Sérgio Moro deve se preparar é para escrever é um cartaz!

  367. Não vi uma palavra sua em redpeito ao processo jurídico legal. Vale o que o Alexandre está fazendo? Ou tu já estás com outro entendimento jurídico?

    1. O assunto da coluna não era este, tomem um suco de maracujá.

    2. É verdade, também estou cansado de discurso polarizado. Se tudo tem, no mínimo, dois lados, então trate de todos.

  368. O STF é tirano, ponto. Se os que têm poder de modificar essa situação, como o povo vem exigindo há longo tempo, não se interessam por mudá-la porque o Judiciário os tem sob controle via desfecho de decisões acerca de seus procedimentos criminosos, aos interessados em honradez e em justas sentenças republicanas, restam poucas opções. Convicto da impossibilidade de mudar o contexto longevo e atual da corrupção, pela vontade pífia de quem poderia fazê-lo, é que o povo pede uma solução mais radical.

    1. Perfeito Antônio! É isso msm... quem poderia colocar freios no STF não tem interesse pq num eventual julgamento, são os ministros do STF que iriam julgar...a política é podre! E agora querem censurar a única forma que o povo pode utilizar para expressar seu descontentamento diante desse tribunal... a teoria é uma, mas a prática é MUITO diferente! Todos lutando para manter seus interesses... Queria ver o Moro falar sobre o seu apoio a esse inquérito na revista que foi censurada por eles!

    2. Não entendeu o texto do Moro pelo jeito. São várias as oportunidades de mudança na CF. Só dou um exemplo - o STF por 6 X 5 acabou com a prisão em segunda instância. Existe a possibilidade de alterar isso com uma emenda à CF. Por que a população não cobra dos seus eleitos a aprovação dessa medida pelo Congresso com o apoio do PR, em vez de pedir um Golpe militar no STF. Havendo uma onda nacional a favor dessa pauta, dificilmente não seria aprovada, assim funciona o Estado Democrático de Direito.

    3. “Solução mais radical” seria aquela explicitada pelo grupo de admiradores da ala ideológica do governo?

  369. Sr Moro é necessário uma análise crítica sobre as decisões dos Ministros do stf que tolhem a liberdade de expressao, se o Sr tem pretensões políticas precisa começar a ter uma visão mais ampla e analisar mais profundamente os problemas.Nao atue na política como atuou na magistratura: o Sr escolhe uma linha conclusiva de raciocínio e só alinha argumentos que corroboram essa tese inicial. Gostaria muito de saber se considera justo os altos vencimentos da magistratura e compara -los ao

  370. Sr. Moro, o julgo, se me permite, a compará-lo ao homem do "Mito da Caverna", que viu a luz, foi ao encontro dela e viu o mundo fora da caverna. Por compaixão, decide voltar para os seus, que só viam sombras, para resgatá-los. Chegou ferido pelos tombos que levou na descida, mas voltou mais forte e consciente de sua nova missão. Sinta-se apoiado.

  371. O Brasil precisa e muito de pessoas como você, Sérgio Moro. Parabéns pelo artigo. Espero que seja feliz em sua nova caminhada.

  372. Que presente Crusoé!!! Sabia que valeria a pena renovar a minha assinatura com vocês, e o fiz confiando em vocês. Agora sinto-me ganhando um presentão maravilhoso com a presença brilhante do Sérgio Moro na revista!! Valeu! Valeu!!

  373. Ministro Moro deixa um legado à história sem precedentes ! Foi reconhecida sua importância pelo Pres Bolsonaro ao torná-lo seu ministro . Deveria se abster de se aliar à está imprensa tendenciosa e aqui se inclui a Crusoé que mudou inexplicavelmente sua linha editorial recentemente ! Bolsonaro não é o presidente dos sonhos, porém este STF , parte do congresso, seu presidente convenhamos e as mídias inclua-se Globo, Estadão , Folha prestam um desserviço ao País massacrando diariamente o governo .