Supremo Tribunal FederalAlexandre de Moraes durante sessão no Supremo antes da pandemia: equipe escolhida a dedo

A ‘polícia’ de Alexandre

Para tocar o "inquérito do fim do mundo", o ministro do Supremo Tribunal Federal montou um time para chamar de seu
12.06.20

Como costumam fazer os examinadores das bancas acadêmicas, o ministro Edson Fachin elencou uma série de críticas ao trabalho de Alexandre de Moraes, mas aprovou, com ressalvas, a tese da constitucionalidade do inquérito conduzido pelo colega, que investiga supostas ameaças, ofensas e notícias falsas contra os membros do Supremo Tribunal Federal. Na função de relator, Fachin deu início na última quarta-feira, 10, ao julgamento do pedido de suspensão da investigação, que só será retomado na próxima semana. Foram mais de duas horas de leitura de um voto no qual o ministro externou suas insatisfações com o andamento do processo e deixou claro que é preciso impor limites ao inquérito do fim do mundo, o mesmo que censurou Crusoé e O Antagonista em abril de 2019 — um erro reconhecido pelo próprio STF — e que agora desperta a ira do presidente Jair Bolsonaro por avançar sobre a sua “milícia digital”.

Em um voto balizador para os demais integrantes da corte, Fachin impôs quatro condições para a continuidade do inquérito, instaurado há 455 dias pelo presidente Dias Toffoli: 1) que seja acompanhado pelo Ministério Público; 2) que os investigados tenham acesso aos autos; 3) que seja limitado a ameaças que exponham “risco efetivo à independência” do Judiciário; e 4) que a liberdade de expressão e de imprensa sejam protegidas. Em recados diretos a Moraes, o relator ressaltou a incompetência do Supremo em conduzir processos de pessoas sem prerrogativa de foro junto à corte. Defendeu que “aquele que julga não deve investigar” e afirmou que “a total transparência dos atos do poder público é a regra, sendo o sigilo a exceção”. Em diferentes trechos, o ministro destacou ainda que, embora amparada por lei, a investigação feita pelo STF é “atípica” e exige um “elevado grau de justificação”.

O que talvez nem Fachin nem seus pares saibam é que os fatos atípicos no inquérito vão muito além daqueles que o ministro enumerou em seu voto. Teórico e professor de Direito Constitucional, Alexandre de Moraes decidiu ignorar o artigo 144 da Carta Magna, que define a Polícia Federal como órgão competente para investigar crimes na esfera federal, e montar seu próprio aparato de inteligência e investigação. Sob a tutela absoluta do ministro, a apuração que já resultou em pelo menos 74 procedimentos distintos é comandada pelo juiz instrutor Airton Vieira e pelo perito criminal aposentado Celso Perioli, ambos lotados no gabinete de Moraes. Até os laudos técnicos que embasaram a decisão de busca e apreensão e quebra de sigilo de militantes e empresários bolsonaristas foram encomendados a dois agentes do Instituto de Criminalística de São Paulo, e não ao corpo de peritos da PF, considerado o melhor do país.

Reprodução/TV JustiçaReprodução/TV JustiçaFachin na sessão virtual: inquérito deve prosseguir, mas “aquele que julga não deve investigar”
Cedido desde 2018 ao gabinete de Moraes, Airton Vieira é juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo e tem fama de linha dura. Promotores ouvidos por Crusoé relataram que, com ele, as medidas mais invasivas contra os investigados estavam sempre garantidas, sem maiores rodeios. Vieira é defensor declarado da pena de morte para crimes hediondos e protagonizou algumas decisões polêmicas, como a absolvição de um fazendeiro acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos, com o argumento de que garotas podem “parecer ter mais idade”. O trabalho do magistrado como braço operacional de Moraes no inquérito tem sido chancelado sem muitas ressalvas pelo ministro. Ao deflagrar as buscas e apreensões contra os aliados de Bolsonaro no fim de maio, por exemplo, ele seguiu à risca a recomendação de Vieira, desprezando por completo um parecer do procurador-geral da República, Augusto Aras, que era contra a ação por considerar que as supostas mensagens ameaçadoras aos ministros do STF eram livre manifestação crítica à corte.

É um relatório de Vieira mantido até hoje em sigilo que enquadra a rede bolsonarista como possível “associação criminosa” com o objetivo de disseminar notícias falsas contra o STF e reputa como “vital” o acesso às mensagens de WhatsApp dos apoiadores de Bolsonaro. O parecer está calcado nos depoimentos de quatro deputados federais que romperam com o presidente, como Joice Hasselmann e Alexandre Frota, e em laudos periciais elaborados pelo número dois da “polícia” de Moraes. Trata-se do perito Celso Perioli, que se tornou amigo do ministro durante os 15 anos em que ele comandou a Polícia Técnico-Científica de São Paulo, nos sucessivos governos tucanos. Respeitado internacionalmente — já foi instrutor do CSI, o departamento de perícias dos Estados Unidos –, Perioli galgou cargos políticos por indicação de Moraes após se aposentar em 2014. O mais expressivo deles foi o de secretário nacional de Segurança Pública, entre 2016 e 2017, no período em que o hoje ministro do Supremo foi ministro da Justiça de Michel Temer.

A ida do perito aposentado para o gabinete de Moraes no Supremo ocorreu no mês seguinte à abertura do inquérito no STF. Para auxiliá-lo nas demandas crescentes do chefe, Perioli recrutou dois peritos de sua confiança no Instituto de Criminalística de São Paulo, onde ele também costuma despachar como assessor do Supremo. Integrantes do núcleo de informática da polícia científica, Mara Pires e Rafael Souza Ferraz haviam acabado de desenvolver um aplicativo capaz de recuperar mensagens criptografadas de WhatsApp quando foram requisitados para atuar no inquérito secreto de Moraes, no fim de 2019. Batizada como “Extrator”, a ferramenta já foi compartilhada com peritos da Polícia Federal e com policiais de outros estados. É o trio quem assina os três laudos técnicos feitos entre fevereiro e abril deste ano e anexados ao Apenso 70, o único volume da investigação que foi liberado por Moraes aos investigados. Crusoé teve acesso ao material – são dois cartapácios com cerca de 400 páginas — que embasou a operação deflagrada contra os militantes bolsonaristas.

Trecho da decisão de Alexandre que menciona laudo produzido pelos peritos paulistas
No primeiro relatório, intitulado “Laudo de Análise de Ataques pela Rede Social Twitter ao STF e Seus Membros”, a equipe de investigadores a serviço de Moraes listou onze perfis “influenciadores” como os principais disseminadores dos “ataques” aos magistrados, em uma ação orquestrada com o objetivo de fazer com que hashtags como “#STFVergonhaNacional” atingissem os chamados “trending topics”, a lista de assuntos mais falados da rede social – era uma forma de fazer com que a mensagem atingisse um número maior de pessoas fora da “bolha” bolsonarista. Segundo o relatório, os ataques começaram a partir do dia 7 de novembro de 2019, quando o Supremo derrubou as prisões após condenação em segunda instância, medida que permitiu a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dois outros relatórios, concluídos no dia 28 de abril, são mais simples e reproduzem uma extensa sequência de postagens feitas pelas deputadas bolsonaristas Carla Zambelli e Bia Kicis. No caso de Zambelli, os peritos copiaram e colaram 63 postagens feitas entre o fim de 2019 e abril deste ano. Dessas, apenas 15 faziam menção ao STF ou a seus ministros. “Alô Gilmar Mendes. Não se atreva mexer com a Lava Jato” é um dos exemplos pinçados. Os outros 48 posts faziam a defesa de Bolsonaro ou ataques a inimigos do presidente, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chamado de “traidor nacional”, e o governador paulista João Doria, tachado de “ditador” por causa das medidas de isolamento social impostas em São Paulo na fase inicial da pandemia.

Neste momento, é a equipe de confiança de Moraes que está examinando o material dos aparelhos celulares e computadores apreendidos na ação contra os bolsonaristas. A opção do ministro por não deixar a Polícia Federal conduzir a investigação é vista sob duas óticas por policiais e por alguns colegas dele no Supremo, que fora dos holofotes fazem críticas pesadas à condução da apuração. Por um lado, como resultado da desconfiança dele na PF – deixar a investigação e a análise das provas a cargo de agentes e delegados federais poderia abrir o flanco para interferências políticas. Por outro, como sinal da vontade de Moraes de conduzir o caso do jeito que lhe convém.

Adailson Calheiros/Agência AlagoasAdailson Calheiros/Agência AlagoasO perito aposentado Celso Perioli: um dos escolhidos por Alexandre para trabalhar na investigação
Essa segunda impressão surgiu logo que o inquérito foi instaurado, em março de 2019, quando o ministro designou o delegado Alberto Ferreira Neto, da Delegacia Fazendária da Polícia Federal de São Paulo e que fez a segurança do ex-governador Geraldo Alckmin nas eleições de 2018, e outro da Polícia Civil paulista, ambos de sua confiança, para cumprir as diligências designadas por ele. Essa não é a praxe. O juiz não escolhe o delegado, quem escolhe é a direção da polícia, de acordo com o tipo de crime a ser apurado. A própria inclusão da Polícia Civil no caso já causou estranheza, uma vez que a Constituição define a PF como a polícia judiciária da União, responsável por conduzir as investigações na esfera federal.

No inquérito conduzido por Moraes, a PF é apenas uma cumpridora de mandados. Os agentes saem às ruas sem nem sequer terem acesso às decisões judiciais do ministro. Ao longo de toda a investigação, o conteúdo integral do inquérito nunca foi para a polícia, apenas para a PGR. Por esse motivo, os policiais e peritos federais não produzem os laudos periciais nem os relatórios de análise das quebras de sigilo e dos demais materiais apreendidos. Na PF, as diligências ordenadas pelo ministro foram, em um primeiro momento, conduzidas apenas pelo delegado Alberto Ferreira Neto, da superintendência de São Paulo. Como no caso da censura a Crusoé, Moraes solicitava e o delegado cumpria.

A situação mudou um pouco em novembro do ano passado, devido ao aumento da demanda de pedidos que começaram a chegar, muitos deles para serem executados em outros estados. Foi nesse período que o STF revogou a prisão após condenação em segunda instância e os ataques à corte nas redes sociais aumentaram. Desde então, a direção da PF solicitou que Alexandre passasse a encaminhar os pedidos para a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, a Dicor, chefiada por Igor Romário de Paula, experiente delegado e primeiro chefe da Lava Jato de Curitiba. Ainda assim, a PF continuou como mera cumpridora de ordens, agora concentradas na sede da corporação em Brasília.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisHang com Bolsonaro: investigação aponta suspeitas de financiamento ilegal de campanha
Quando a operação contra a rede bolsonarista foi deflagrada, no dia 27 de maio, os policiais que bateram à porta de cada um dos apoiadores do presidente tinham apenas o mandado de busca e apreensão em mãos. Não sabiam exatamente o motivo pelo qual cumpriam a diligência. O material apreendido – celulares, computadores e documentos – foi organizado e enviado diretamente ao gabinete do ministro, aos cuidados da estrutura comandada pelo juiz Airton Vieira e pelo perito aposentado Celso Perioli. Em casos normais, tudo ficaria na própria PF para que agentes e peritos produzissem relatórios de análises e laudos. Até mesmo nos depoimentos ordenados por Alexandre, como os das deputadas Carla Zambelli e Bia Kicis, os delegados federais solicitaram ao gabinete orientações sobre quais temas abordar porque desconheciam completamente os detalhes do inquérito.

As ações comandadas até agora pela “polícia de Alexandre” sugerem que o inquérito sobre as supostas ameaças ao STF é muito mais do que uma “peça informativa” necessária para identificar os supostos autores e remeter o processo para a corte competente para julgar o caso, como escreveu o ministro Edson Fachin em seu voto, na última quarta. Ao pontuar como “inadmissíveis” as campanhas em defesa da ditadura, do fechamento do Congresso e do Supremo, o relator reflete o desejo da corte de fazer cessarem as manifestações antidemocráticas, mas como ele próprio apregoa em seu voto, a dose do remédio não pode se tornar um veneno: “O antídoto à intolerância é a legalidade democrática”.

Com reportagem de Fabio Serapião e Luiz Vassallo
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É muita investigação e blá blá bla, prende logo esse bando de safados é pronto. Liberdade de expressão e ameaçar a vida das pessoas são duas coisas diferentes, ou não???

  2. Este inquérito, já foi devidamente enquadrado como "uma coisa" por analistas sérios, isto é, sem forma e sem origem legal. Discutir á respeito é dar voz aos autores, vedadeiros marginais do Direito !

  3. Fica " parecendo" que Moraes está a mando de Temer e do PSDB para derrubar Bolsonaro. No fundo de tudo isso, o único objetivo é derrubar o Presidente. É o que parece.

  4. O ministro da deseducação, com receio de ser preso, irá agora envergonhar a nação no Banco Mundial. Vai ganhar R$ 2 mi por ano como presente do Bozo pelos maus serviços prestados à nação. Depois ainda perguntam porque o pais está esta esculhambação! Bozismo = Lulopetismo! Precisamos nos livrar dos dois para sempre!

  5. Sou contra a maioria dos juízes do STF: Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Celso de Melo, Marco Aurélio Mello, Carme Lucia, Lewandowski, Toffoli, Gilmar Mendes, todos sempre contra o Brasil e a favor dos corruptos. Lula, Zé Dirceu, João Vacari Neto, Dilma, etc. estão soltos! Eu quero eles presos.

    1. Todos foram contaminados. Agora só falta encher a cela com os Bozistas. Este grupo de delinquentes é tão ruim quanto os lulistas. Ou você tem alguma dúvida?

    1. Sim. Luciano. Foi isso que aconteceu. Trocamos ladrões ruins por ladrões pervertidos.

  6. O que separa, ou deveria separar, a atuação de agentes do Estado (em especial, magistrados), da atuação de criminosos, é justamente o cumprimento irrestrito da lei. Não é admissível que a mais alta corte do país rasgue a Constituição Federal, viole garantias fundamentais, em nome da defesa da democracia. O "inquérito do fim do mundo" seria motivo de auto desmoralização para qualquer Corte digna desse nome. O STF existe para evitar o "vale tudo", a atuação fora da lei, e não para fazer parte dele

  7. O mais interessante de tudo é que o o Queiroz estava em um sítio em Atibaia. Qual será a razão para esta bela cidade esconder todas as falcatruas do Bozolulismo? Alguém poderia explicar?

    1. Que argumento feio Sandrinha bozista. Isto é o melhor que você pode oferecer?

    2. Jose. Vc é analfabeto funcional, pois não sabe ler-discutir a matéria em pauta. Que feio.!. Para opinar sobre Queiroz tem espaço próprio.

  8. Atualizando as minhas previsões do início da semana. O cerco se fechou de vez. Pegaram o Queiroz na fazenda do Bozokid. É o Bozokid e o BozoPai diziam que não sabiam do paradeiro do cara. O dia do juízo final do bozismo está chegando, O Bozo acessou o golpe. Está pior do que barata tonta depois de levar uma chinelada. Zurrem bozistas, zurrem. A realidade dói. Acabou essa ficção que vocês inventaram. A campanha agora é pelo Fala Queiroz! Fala Queiroz! Só falta agora aparecer o arquivo do Bibi.

    1. Leia-se..sítio do “advogado” (=cúmplice) do Bozokid e do Bozopai, o que na realidade significa sítio da família Bozo. Eu já vi essa narrativa de resta de ferro com sítio antes. Onde será que foi mesmo? Kkkkkkkkkkkkkkkk. Será que ainda aparecerá alguém que tenha a cara de pau para defender a Bozofamiglia?

  9. Não gosto do Bolsonaro mas, gosto muito menos do STF, caro, ineficiente, parcial, politiqueiros. Esqueceram completamente seu papel. Estamos ferrados.

  10. A respeito da reportagem sobre Celso de Mello, de Ana Viriato no diário: antes de citar Aleomar Baleeiro, e antes de votar pela supressão da prisão em segunda instância, o decano deveria se lembrar que sem uma justiça equitativa a todos os cidadãos, jamais haverá democracia! Hipócrita!

  11. Infelizmente o nosso país tomou o rumo do inferno mesmo. Estávamos no abismo deixado pelo PT e associados e hoje até o STF que estava bem "quietinho" durante a era PT resolveu legislar. O pior é que legisla em causa própria, de forma monocrática e ditatorial. Nunca podemos ser pessimistas, porem do jeito que a situação anda o difícil é ser um pouco otimista...

    1. Com o Bozo na presidência, ser pessimista já é uma grande vitória.

  12. Mais Bozistas presos, sigilos de Bozistas quebrados, etc. O cerco está fechando. Além disso, o general Trump passou mais uma rasteira no tenente Bozo. Como Bozistas são bobos. Eles pensam que podem enganar todo mundo o tempo todo. A máscara caiu. Daqui para frente o rumo é o esgoto. Bye Bye Bozistas!

    1. Sandra Bozista, nossa velha conhecida, zurrou. Como zurra a robot!

    2. José Carlos tem razão. A estupides de seu xará é evidente. Perdeu mesmo uma grande boquinha da máfia petista, acho.

    3. Bozista abaixo zurrando. Como previsto o Trump além de passar a rasteira no Bozo ainda fez o Bozo se ajoelhar e jurar que vai apoiar o candidato do dono dele ao Banco Interamericano. Vocês conhecem um presidente mais subalterno que esse? Kkkkkkk. Patriota? Nacionalista? Nada...apenas um debilóide vendilhão da pátria! Zurrem bozistas, zurrem!

    4. Esse meu xará que só usa o primeiro nome, é realmente um estúpido. Perdeu a boquinha, com a mudança de governo e não se conforma, não diz nada de útil, apenas destila seu veneno. Agora, se quizer pão com mortadela, tem que trabalhar.

  13. "Inquérito do fim do Mundos" perfeito !!!! A própria ditadura da Toga !!! Pobre país !!! Não sou contra investigar, porém dentro da legalidade, esse inquérito é uma vergonha !!!

  14. A Raiva ou sei la qual sentimento ou interesses que movem a Revista Crusoé neste momento, contra o primeiro governo Conservador deste país, após três décadas, é tão intensa, que a revista esquece que foi vítima de censura por integrantes do STF recentemente, e agora fecha os olhos com atitudes semelhantes contra outras pessoas simpatizantes do governo Bolsonaro. Incrível!

  15. Se os minúsculos ministros ficassem em sua casinha, julgando constitucionalidades que é sua função e deixassem o PR exercer o cargo para o qual o povo o escolheu, seríamos um país mais pacificado. Entretanto, outros interessem estão subjacentes, e inconfessáveis transformaram o STF num stf que envergonha seus cidadãos.

    1. Jenilsvaldo. Certo! É o genocida é otoridade? Só se for lá na casa do Queiroz!

    2. Cuidado! O STF anda prendendo quem chama as autoridade de vagabundos e genocidas.

    3. Qual presidente você está se referindo? Ao genocida com quase 45 mil assassinatos na costa?

    4. STF tem muitas mazelas que precisam ser sanadas, mas não dá para ficar passando pano para esse louco genocida. É muita loucura ideológica num governo só e o "povo" não está de acordo com isso.

  16. A Revista Crusoé tem, sem sombra de dúvidas, informantes dentro das cortes. Embora todos fatos publicados estarem em registros públicos, por exemplo a matéria "O Amigo do Amigo de meu pai", grande parte do que é publicado aqui não é encontrado por quem não esteja dentro do assunto, investigando, julgando os casos. As fontes são de dentro e o STF sabe.

    1. Ou então são fakes ou produtos de imaginações férteis, se quiserem!

  17. Respeitar os três poderes, pilares da democracia, é fundamental! Já defender um STF que age com Tribunal da Inquisição é apenas uma faceta da má fé institucionalizada. O STF tem que ser expurgado de seus maus ministros! "Quando a política penetra nos recintos dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma porta" dizia Françoise P G Guizot (1787 - 1874).

  18. Crusoé que outrora fora um ponto fora da curva nessa imprensa mequetrefe nossa, se perdeu; e segue acelerando morro abaixo, que coisa!

  19. José e Palhaço Bozo são os bobos da corte contratados pela Crusoé para animar os comentários Sugiro substituição ,pois o repertório está ficando previsível e enfadonho.

    1. Benicio, um grande abraço do palhaço Bozo! sei que você gosta dos abraços dele!

    2. Concordo Virgínia, devem estar faturando um dim dim para falar merd... nos comentários, mais parecem carrapatos esperneando. É bom saberem que o gado está vacinado contra carrapatos.

    3. Virginia, volta pra junto do Olavo! O Brasil não merece tanta idiotização ideológica.

    4. Coitada.,.Estás sofrendo de alucinação querida? Faça como o meu xará bozista: use e abuse do Lexotan! É um santo remédio para aquelas que teimam em negar a realidade.

  20. Sérgio MORO ñ esconde NADA. Ao se tornar colunista de Crusoé, declara ser comunista, e além de tudo perdeu o trem da história. Deve aceitar entrevistas com Reinaldo Azevedo em defesa "extrema" do STF. E o escritório da esposa faturando. É isto o q importa. Tlvz o almejado cargo na futura Assembleia Nacional, qdo tudo estiver "maduro".

    1. Silvana, ler é se informar. Dar palpite sem ler é que não sr deve fazer.

    2. kkkk a gadaiada bozista zurrando alucinadamente com esse governo que está se desmanchando...rs....

    3. seu sergio virou minúsculo. se mostrou uma figura desprezível. Alerto para as renovações automáticas de assinatura!! Tem que ligar e solicitar que parem de renovar automaticamente.

    4. Acredito que aqueles que votaram no bolsonaro para afastar a esquerda e principalmente pela pauta do combate à corrupção, jamais repetirão o equívoco. Vamos continuar em busca de algo melhor para o nosso país.

    5. Na minha visão Sérgio Moro é o candidato da Globo. Bolsonaro só se reelege se a economia estiver bombando no dia da eleição para presidente. A esquerda PSDB vencerá?🤔

    6. Bobagem, garanto que você não perderá um único artigo do Moro, aliás, você é um leitor fidelíssimo da CRUSOE!

  21. E impressionante a ação do Ministro do STF Alexandre Moraes. Nunca imaginei que uma corte de justiça pudesse fazer o que esta fazendo. Eu tinha apreço a sua conduta. Tinha... É lamentável. Imagino se um dia o Ministro viesse a trabalhar no executivo com agentes do PSDB lhe dando guarida. Impensável. Obrigado Crusoe.

  22. Parabéns aos juíz Airton Vieira e ao Perito Celso Perioli, pela forma como tem conduzido esta investigação de forma dura e indo ao fundo deste câncer chamado milícias Digitais Bolsonaristas.

  23. Os Bozistas estão desesperados. Agoram viraram fogueteiros malucos igual aquela mulher no jogo contra o Chile. Possivelmente querem posar nus para a Playboy também. O clima de desespero está tão grande, que as pessoas sérias como o Mansueto já pediram o boné. Perceberam que o barco já afundou. Agora com a possibilidade de incluir as provas do fake news no processo do STE, então o Bozo precisa ficar com as barbas de molho. Para completar, os Bozokids foram pegos com dinheiro na cueca. Piraram!

    1. Já imaginou se bolsonaro começa a estocar vento e saudar a mandioca? o brasil deslancha. Com a anta guerrilheira, depois que ela saudou a mandioca, chegou o progresso.

    2. Kkkkkkkkkk. O bozista Benício falando de fake news, kkkkkkkkkkk. Está foi de lascar, kkkkkkkkkkk. Bozistas são pândegos mesmo. Eles gostam de projetar suas debilidades cognitivas e morais nos outros.

    3. Cuidado ai Jose, Palhaço Bozo vcs tem toda a pinta de que ganham um dim dim para produzir fake, pois só falam mer... no comentario dos outros.

    4. Amigo Bozo, nossas jumrntinhas estão desesperadas. Você pode ver que quanto mais desesperadas elas ficam, a mediocridade intrínseca deles aflora cada vez mais. De ontem para hoje, duas jumentinhas Bozistas foram presas. A medida que a investigação proceder, mais jumentinhas serão recolhidas. O processo continuará até descobrirem quem está financiando o capim para toda a récua. Uma parte sai do dinheiro público, mas a outra parte sai de dinheiro ilícito de atividades criminosas. Zurrem bozistas!

    5. O xará é o próprio "palhaço bozo". Cheiram o mesmo pó, amam os mesmos algozes...e são sorrateiros como seus algozes. Em suma, esses dois mentecaptos merecem sim viver em futuro breve, em sua pátria querida, nos arredores de Caracas.

    6. Roberto, concordo com vc! Bolsonaro não merece ser chamado de Bozo, pois ele tem se tornado uma cópia perfeita de outro palhaço. O correto é o chamarmos de Palhaço Gozo (personagem da TV MTV que fez uma sátira sarcástica do Bozo), esse sim é 100% de semelhança com o Napoleão de Hospício sentado na cadeira presidencial.

    7. Para mim quem chama o Presidente de Bozo queima sim. E tanta idiotice escrita, a fonte é espiritual?

    1. Sim, não adianta fechar os olhos para a verdade, ela continuará na sua frente e batendo na sua cara. Existe sim uma milicia digital e provavelmente é alimentada com dinheiro público através dos cargos comissionados e verba de propaganda em sites bolsonaristas. Gados obtusos vão dizer que o PT fez o mesmo quando esteve no poder, mas não podemos esquecer que elegemos o Bolsonaro para acabar com todos os malfeitos dos governos anteriores e não para dar sequencia ao aparelhamento governamental.

  24. O SUPREMO está brincando jogar GOLF com uma bolinha ATÔMICA! É evidente que Alexandre rasgou uma Portaria de BOLSONARO nomeando quarto escalão da República. É evidente que Toffoli e Gilmar estão borrados de medo da ditadura iminente. O Governador do DF Ibaneis cometeu um gravíssimo erro: permitiu a GAVIÕES DA FIEL PCO no sábado e fechou a ESPLANADA no domingo. Vai pagar caro!

    1. Amigo, não haverá ditadura novamente. Bolsonaro tem se esforçado muito para isso mas as forças armadas continuam firmes em não se aventurar com esse presidente louco e fantoche de interesses escusos. Só alguns poucos militares foram picados pela mosca azul das benesses do governo, a tropa continua aquartelada e fiel ao comandante Pujol.

    1. Pois é Cristina, também não concordo com esse inquérito do fim do mundo..rs.. Mas, assim como foi preciso de um Eduardo Cunha para nos livrarmos da Dilmanta, agora vemos que precisamos do Alexandre e seu inquérito da inquisição medieval contra um presidente com anseios ditatoriais também medievais.

  25. Como dizia o sábio, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Uma coisa é a crítica aos poderes, o que é salutar na democracia; outra coisa é querer acabar com um dos poderes, como os bolsonaristas radicais desejam, muitos saudosos de um retorno à ditadura. Pobre país cuja política, desde o PT, se transformou na arte de promover lavagens cerebrais.

  26. Parabéns à Crusoé, especialmente ao jornalista Fábio Leite, pela riqueza de informações dessa esclarecedora matéria sobre esse processo diferenciado sob a tutela do STF, sobre o qual o ministro Faquin, mais uma vez, se revela um togado da Corte Suprema que merece o respeito da sociedade ao qual ele serve.

  27. Enquanto, o LONGO julgamento correrá no STF , teremos em média mais de mil mortes por dia pela COVID 19. TEMPO NÃO É MAIS DINHEIRO , SENHORES MINITROS, SÃO VIDAS , MILHARES DE VIDAS

    1. Bolsonaristas raivosos não são honestos, alguns podem até ser trabalhadores, mas honestos e íntegros com certeza não o são. Pois vivem de mentiras e de distorções da verdade. São um câncer irmão gêmeo dos mortadelas petistas.

    2. Isso mesmo ministro Moraes, atenda o pedido do Silas mande prender os honestos e trabalhadores e solte os bandidos e corruptos iguais o LULADRÃO e sua quadrilha, junto com a quadrilha do PSDB e outros politicos que roubaram o País.

  28. Um verdadeiro regime de exceção está sendo implantado por este ministro e a corte tem que fazê-lo parar, dentro das leis que temos, se ñ configura uma aceitação a ilegalidade. Imacreditável

    1. O Oswaldo que falta de educação e respeito com o comentário da Eliane.

    2. Por alguns dos comentários, INCLUINDO O DA ELIANE, concluo que infelizmente só teremos paz no Brasil se tivermos um surto de febre aftosa.

  29. As pessoas escrevem o que querem na internet, achando que não teria limites. Estava de um jeito que não obedecer às instituições e as leis era algo normal e necessário. Plantaram. Colheram. E a carta do Ministro Fux vem dar o limite exato quem pode o quê. Parabéns!!

  30. MORO, 13.06-18:33hs. Diário. Sérgio MORO precisa ser cientificado do mal q fez ao Brasil, em momento tão vulnerável, principalmente se valendo da rede Globo, emissora q realmente detestamos, por ser partidária, como vem MORO demonstrando ser. E ñ é hora de atacar um GOVERNO viável, q vai tirando da frente o "aparelhamento" do ESTADO CORRUPTO, se não, incompetente. Estamos em luto e MORO ñ percebe, pq é representante de forças, nos parece, comprometidas com o caus. Vai pra casa MORO.

    1. Jose, como assim o Bolsonaro está trabalhando contra o aparelhamento do ESTADO? não é o que estamos vendo com a falta de transparência nas destinações de verbas de publicitárias, também não vemos isso quando ele está nesse exato momento leiloando os cargos no governo com o Centrão corrupto. Assim como também está claramente aparelhando os ministérios com militares sem perfil para os cargos indicados. Isso tudo tmbm é aparelhamento! O Bolsonarismo se mostrou uma cópia perfeita do petismo.

  31. Acabem com o judiciário, o STF não precisa mais do judiciário. Agora ele é o réu, ele investiga, ele julga, da a pena , ..... Não precisa mais dos outros braços do judiciário, ele virou DEUS !!!

  32. Este perito aposentado e contratado pelo STF, devem estar recebendo salário, pararia de receber aposentadoria? Pelo que entendi, tudo está sendo feito fora da regra. Eu não entendo, como o relator aprova o procedimento com 4 “se nãos” que mostra ilegalidade total do procedimento

    1. George e Wilson, o plural de "senão" é "senões", não "senão".

    2. oi, George! Ficou receoso? Pode usar, da próxima vez, sem medo de errar, SENÃOS!

  33. Deixo só uma observação. O MINTO e a sua gadaiada deram risada e fizeram chacota quando da censura a Crusoé, usaram a vaza jato para fustigar o Moro e por ai vai. Agora estão recebendo o próprio veneno.

    1. Farei campanha para o Moro se ele resolver se candidatar. No momento eu faço o uso do direito de cobrar o candidato que eu elegi, pois votei no no JB e vejo hoje que ele se tornou mais vermelho que todo o governo anterior. É um hipócrita e traidor do seu eleitorado. Só a minoria de gadinhos raivosos ainda se mantem fiel as suas loucuras ditatoriais, afinal, mostram que são uma cópia perfeita da massa idiotizada de mortadelas petistas.

    2. Realmente você é um grande palhaço. Insidioso, solerte, cruel e traiçoeiro MENTE. Deve ter muitos problemas o que não deixa de ser um atenuante. Faça campanha para seu candidato, diga-nos quem é, e não se esconda como um covarde e moleque. Fica o palhaço, na pior acepção da palavra, porque palhaços possuem honra !

    1. Modesto seu cálculo. São praticamente 11, com diferentes gradações da mancha.

  34. Os ministros do Supremo defendem uma Democracia estranha. A liberdade de expressão é ampla e ilimitada quando criticam os outros poderes ou mesmo os seus integrantes mas não vale quanto ao STF e seus supremos integrantes. Não é difícil entender o porquê de tanta ogeriza contra estes arrogantes senhires!

  35. Lamentável a não observância do Ministro Alexandre aos preceitos constitucionais atinentes a esse caso! Dá arrepios de medo sobre as eventuais consequências dessa intromissão!!!

  36. Ora, ora.... fácil, fácil, saber o resultado da nova futura programação "jornalística do SBT": será a ""TV maduro 2""!!!.....

  37. Opinião não é crime! Qualquer tem o direito de se expressar livremente e até mesmo fizer que o STF devia ser fechado. Isso não configura crime. Crime, de fato, seria usar a força ou armas para tentar fechar o STF. E dizer que "o STF é uma vergonha" tá na boca de milhões de brasileiros e isto não constitui afronta ou, muito menos, crime.

  38. Ótimo artigo, informa e não influencia com mentiras como a maioria dos escritos esquerdistas da nova Crusoé e Antagonista! Continue assim! Ser um bom jornalista não é fácil neste meio cheio de hienas!

  39. Um erro não justifica o outro. As fakenews precisam ser investigados, ao amparo da lei Enquanto o presidente do Senado não tiver coragem de desengavetar os pedidos de impeachment dos poderosos ministros do STF eles vão continuar achando que o país é deles. O problema é que muitos senadores tem rabo preso com a justiça e não ousam se levantar contra as arbitrariedades do STF. Por outro lado os ministros do STF se sentem completamente seguros para fazer o que bem entendem. É um círculo vicioso.

    1. Perfeito seu comentário Sr. Antônio , é isso mesmo os ministros do stf (minúsculo mesmo) se julgam acima da Lei, se julgam deuses.

    2. Penso que uma maneira de quebrar este circulo vicioso seria retirar o foro privilegiado dos Senadores e joga-los para a primeira instancia o que os liberariam para julgarem os impedimentos dos Ministros do STF sem preocupações de retaliação por parte dos mesmos.Quanto aos Senadores, a primeira instancia agiria conforme a lei, sem necessidade de procrastinar.

  40. Notório é a inconstitucionalidade deste indigitado procedimento, sem a menor possibilidade de razoável contradicta. Contudo, político aceno ainda pode-se observar de Instituições que deveriam primar pela técnica e não o fazem por razões de difícil compreensão. A quem recorrer, eis a questão, vez que na alta corte do país há membros que desconhecem o significado do termo "saber ilibado", requisito de acesso ao Poder decisório inerente aos 11 acentos existentes. Resta-nos indignarmos e aguardamos.

  41. desde quando criticar o stf é pedir seu fechamento ? Os maiores inimigos da democracia são os que emporcalham os cargos que ocupam . O stf é importante demais pra ter ta ta gente dwsqualificada e até suspeita de crimes lá dentro . Usam a democracia como pretexto para serem bandidos . Abaixo o ATUAL Stf . E viva a DEMOCRACIA !

  42. Na condição de cidadão, acho que o ministro Moraes age de acordo com os seus instintos de policial, como se fosse o "Delegado" do STF. De acordo com a reportagem, usa sua "polícia" particular e age de forma açodada e inconstitucional. O STF está á prova se vai ou não se comportar de maneira corporativista, nessa ação "policial" comandada pelo seu ministro.

    1. Cheirou meia usada? Se embriagou de groselha? Isso é crime.

  43. Segundo Fux, a quem respeito, as forças armadas não são "poder moderador". Tá! Mas quem vai forçar a corja de ministros políticos a se aterem a suas funções, com a isenção que se entende inerente a juízes? Quem vai nos proteger dos arroubos autoritários d'um arrogante Alexandre de Moraes? Quem nos protege do espírito corporativo de um ex-advogado do PT, hoje presidente STF? Quem nos protege dos bandidos soltos pela suspensão de prisões em segunda instância?

  44. Alguns desse atual STF são realmente uma vergonha. Deveriam cuidar dos seus bandidos de estimação como advogados e não afrontarem a Constituição sob a desculpa de interpretá-la. O resultado deste inquérito inconstitucional será um só: a volta da censura sob o aplauso da mídia complacente, como a Crusoé. A desculpa de que não se deve dar voz aos imbecis é tão imbecil que quem diz isso não devia ter voz. Vocês acham que os imbecis são sempre os outros? Acordem! Logo será tarde!

  45. Eles se acham intocáveis, é uma vergonha esse STF. Nós o povo não queremos acabar com o STF, queremos tirar "vocês do STF" que faz dessa instituição uma ofensa..#Forajuizesdeportadecadeia.

    1. estou de pleno acordo. Não é mais possível que esse ministro aumente o descrédito do STF , em uma suposta ação político/partidário em favor de alguém com pretensão á presidência do país.

  46. Parabéns Ministro, tinha que ter alguém com bom conhecer da Constituição, acabar com essa folia de ataques. Não deixe pedra sobre pedra. 0 PAÍS virou uma bagunça.

    1. Sim! Virou bagunça pela ação de ministros do próprio STF!

  47. francisco PE. Se os senadores não tomarem imediatamente providência com estes ministros que rasga a constituição, que deveriam protejar . Ai cabe à todos nós irmos para as ruas para cobrar destes poderes suas responsabilidade.

  48. matéria fraca e covarde, o auto escreve com medo de dizer a verdade, vaga de medo de Alexandre de moraes. Este inquérito está totalmente ilegal, e esta fadado a nulidade e a condenação de Moraes por abuso de autoridade.

    1. #ImpeachementAlexandreDeMoraes por abuso de autoridade, falta de saber ilibado, perseguidor de bolsonaristas.

    2. Matérias jornalisticas reportam fatos, não emitem opiniões. Por esta razão as tais "verdades" as quais você se refere e diz que eles tem medo, são ditas por outros que, como você, acreditam serem os únicos sabedores. E é por causa de pessoas assim, os donos da verdade, que nosso pais vive a pior crise institucional da história. Vide o imbecil que hoje é o presidente.

  49. É espantoso como - ocorre nas 3 funções do Estado - cada um ""ajeita"" as coisas do modo que melhor lhe convier e, ao sabor dos interesses e circunstâncias! Esse fato possibilita fazer uma analogia com o modo como uma """denominação"""...rsrsrs....""arrumou"" a história da Santa Ceia de acordo com seus interesses, pregando que """Cristo e seus apóstolos comeram pão e tomaram """suco de uva""", ao invés de vinho, porque na tal """denominaçao""" a bebida alcoólica é proibida.

    1. 4- Há uma frase definidora (de Antonio Francisco Azeredo da Silveira diplomata brasileiro, ministro das Relações Exteriores no governo de Ernesto Geisel?), do que se tornou o país nas quase 2 últimas décadas com todas essas tralhas desgovernalhas: "o BRASIL é um país "sem complexo"". Tem de tudo, para o bem e para o mal!!!! Tem mesmo!!! """Podes(em) crer""" """denominações""" políticas e análogas de todas as vertentes!!!!

    2. 3- Pois é, é o mesmo gênero de aberração que concebem as nossas """elites dirigentes""", transformando o """vinho em suco de uva""" ou, o contrário, """suco de uva em vinho""", como melhor lhes aprouver, de acordo c/ os interesses e as circunstâncias de sempre!!!

    3. 2- É irresistivel imaginar as mulheres, claro, na cozinha de 2.000 anos atrás usando liquidificadores e processadores pra fazer suco de uva ou, """passando toneladas de uva na peneirinha""" pra servir ""suquinho de uva"" aos batalhões de beberrões nas festas e confraternizações da época!!!! Imagine-se o que não foi feito com essa famosa história durante os 2.000 anos!!! E tem gente que absorve, exatamente como às nossas histórias hodierna!!!

  50. É a Justapo. Poucos se deram conta do poder extrarordinário que esse Ministro se arrogou. Nessa crise institucional ninguém avançou mais além de suas prerrogativas do que Alexandre de Moraes. Essa brilhante e corajosa abriu os porões do Delegado Fleury da liberdade de expressão. Impeachment para esse inquisitor tirano!

  51. Ué?! Não era o presidente da república q queria intervir pessoalmente na PF? Aqui nesse artigo, o leitor “tem a impressão” de q quem está intervindo escandalosamente na PF é o ministro Alexandre. 🤔

    1. Não, né! É justamente o oposto disso, a PF não está nem sendo solicitada.

  52. Deixe ver se eu entendi. Para defender o Estado Democrático de Direito eu posso passar por cima da Constituição? Explique para mim Alexandre.

  53. Crusoé vai ficar nos devendo uma reportagem sobre esse juiz que absolveu aquele suspeito de estupro além de localizar a vítima e entrevistá-la. Queremos saber se o cara foi absolvido em definitivo e o que a vítima tem a dizer, além, é claro, de verificar se o juiz agiu corretamente ao absolvê-lo.

  54. Agradeço a reportagem. É fundamental conhecer os diferentes ângulos de um assunto, ainda que num país como o nosso, só nos reste perplexidade e o famoso “só sei que nada sei”.

    1. Ações típicas da gestapo promovidas por um ministro da alta corte do país!!!

  55. Esse foi um voto suíno sujo pois não declarou a nulidade de toda essa desgraça que é flagrantemente inconstitucional. As críticas foram só floreios.

  56. Milícia do presidente o meu ovo. Quanta forçação para tentar colar essa narrativa. Que vocabulário mais manjado. Bom, se Bolsonaro é chefe de milícia digital, eis aqui um miliciano seu, e também um ex-assinante dessa Fuxicoé, que não vê a hora de NÃO renovar a assinatura anual.

    1. Nossa Sr Givan, com este seu vocabulário estou aqui pensando se você está mais para Lula ou Bolsonaro .... porque para o Brasil.... certamente o Sr definitivamente não está!!! Não entendeu NADA até agora.... Sinto muito pelo Sr.

  57. Esse careca, foi advogado do PCC mesmo? Talvez por isso o PCC seja uma merda. E seu chefe supremo está preso...Ou será o careca o chefe supremo do PCC e o Marcola, um mero Laranja? Estou confuso com esse STF. Tem ministro juiz que nunca passou em concurso pra juiz. Tem ministros que julgam os réus defendidos pelas suas esposas. Que loucura.

  58. Milícia digital a pqp. Eu tenho nome e CPF e critico estes demônios do supremo sempre. Não sou milícia. Aliás não consigo falar no telefone de vcs para cancelar esta droga. Vou partir pra justiça!

  59. O artigo ou matéria jornalística, que está mais para um livro, faz menção a “milícia bolsonarista”, “rede bolsonarista”, “apoiadores de Bolsonaro”, entre outras, desconhecendo que existem pessoas que votaram no PT, como eu, que divulga matérias, faz críticas legítimas ao STF e defende a liberdade de expressão, mas também respeitam o resultado das urnas. No Brasil o sistema é presidencialista e bicameral. Fazer oposição ao governo é legítimo, mas querer derruba-lo por filigranas É GOLPE.

    1. filigranas??!!!!!! Você deve estar falando de outro país e outro presidente não é mesmo ?!! Só pode!!! Por favor acorde!!!

    2. Cont. Tanto é que descobriram CArlos Bolsonaro e empresários. As provas terão que demonstrar tudo isto. Provas são provas. O ministro entende de procedimentos policiais. Não sejam ingênuos. Façam como eu. Admitam que ter votado no Bolsonaro foi uma tragédia causada pela tragédia do PT e eu votei. Fazer o que agora? Tirar este homem do governo antes que ele acabe de destruir o país !!!!! Acordem

  60. Eu já advoguei para alguns "mestres" estelionatários. Uma coisa que eles me ensinaram é que, para o golpe dar certo, precisa-se criar uma "cortina de fumaça" e deixar a imaginação da vítima preencher as lacunas. O Min. Moraes determinou a busca e apreensão de parlamentares que detêm imunidade. Na minha humilde opinão, o interesse dele por fakenews é secundário, o que ele busca mesmo é encontrar provas para cassar a chapa Bolsonaro/Morão. Isso ficou claro quando pediu vista dos autos no TSE.

    1. Finalmente... alguém que pensa. Bem, eu acho que isto também, mas antes de mais nada temos que admitir, como nem deixou claro Min. Fachin, que quem julga não pode ser parte do processo - parece lógico. Aí está todo o problema: a PGR deveria iniciar, mas com Aras lá isto não aconteceria. Não justifica. Errou o Min Alexandre. Porém, ele sabia que se investigasse encontraria, é que se usasse as vias normais (PF) as investigações estariam contaminadas. Tanto é que descobriram o Carlos Bolsonaro, emp

    2. Está certo o Alexandre de Morais pois as milícias bolsonarista atacam todo mundo que não esteja do lado deles, pensa que pode tudo,vai ser julgado e sua chapa será punida com a cassação da mesma.

    3. De pleno acordo. Eles querem derrubar o Presidente Bolsonaro a qualquer custo.

    4. Sei lá. Ele é um neófito. Mete os pés pelas mãos, tem o nariz acima da testa. Como no inquérito contra a Crusoe, parece mais um deslumbrado. Político são mais espertos, não fazem alarde.

  61. Nas próximas décadas vamos continuar vendo ações do STF focando em assuntos totalmente idiotas como esta em questão. O emaranhado de caminhos que levam ao nada são discutidas na base do jurisdiques enquanto o país patina para vencer a pandemia e a total falencia economica em que o país mergulhou e vai demorar décadas para sair. Para estes malacos do STF pouco importa o tempo e como vai ser resolvido porque o deles VAI MUITO BEM, OBRIGADO !!!

  62. O Supremo está preocupado em sacramentar a inconstitucionalidade da interferência de um poder da República em outro. Mas neste últimos meses o STF vem DENUNCIANDI, INVESTIGANDO e JULGANDO tudo ao mesmo tempo. Ou seja, não respeita a própria estrutura do Judiciário. Dois pesos e duas medidas?

    1. francisco PE. À culpa não e deste ministro ou melhor destes ministros, e sim dos senadores que julgam os mesmos. Quando sabe que são jndicados dos presidentes não pela capacidade de julgar e sim por alguem na corte que possam lhes protejar como foi o caso de Lula. prisão em segunda instância.

  63. Nunca O Processo, de Franz Kafka, esteve tão atual. "Nesta obra, o protagonista, atônito, ao ser informado que contra ele havia um processo judicial (ao qual ele jamais terá acesso e fundado numa acusação que ele jamais conhecerá), percorre as vielas e becos da burocracia estatal, cumpre ritos inexplicáveis, comparece a tribunais estapafúrdios, submete-se a ordens desconexas e se vê de tal modo enredado numa situação absurda, que a narrativa aproxima-se da descrição de confusos pesadelos."

    1. Ele pode escolher quem ele quer, mas o Presidente não pode.

  64. Essa revista já foi! Fui cancelar a assinatura, mas não foi possível. Passei no cartão e a anualidade passou em 12 vezes. Ou seja, a Crusoé não terá como sentir de forma imediata nos demonstrativos financeiros, o efeito da falta de honestidade intelectual desse pasquim. Tive apenas como cancelar a renovação automática. Aconselho a quem ler este post, fazer o mesmo. E assinem a Revista Oeste e a Revista Terça Livre. Valem mil vezes mais à pena que essa revistinha.

    1. Penso exatamente ao contrario. Eles falam sem comprometimento com ninguém. Acorda: o Maior culpado do Bolsonaro ter sido eleito foi o PT!!! Até nisto eles desgraçaram o país ... pois quase todos que votaram no Bols votaram Apenas CONTRA o PT. 🖐 A situação poderia e ficou pior !!!!

    2. Mesmo aconteceu comigo, não é possível cancelar. E tem mais um risco, a renovação automática. Fiquemos alertas, vamos pra justiça...

    3. Concordo. Tbem quero cancelar minha assinatura mas não consegui. A revista Oeste é bem melhor.

  65. Essa matéria é um morde e assopra da [email protected] Cheia de incoerências claríssimas. Ao mesmo tempo que mostra a completa aberração que é, tanto que esta mesma revista foi alvo de censura, ecoa os termos e a narrativa falsa da "milícia digital", "redes bolsonaristas", "ataques antidemocráticos" ao STF... fazendo uma desinformação evidente. São críticas às ações arbitrárias e ao ativismo judicial promovidas por integrantes do STF confundidas com ameaças à democracia. E esse veículo ecoa isso.

    1. Juliana, não adianta, eles não leem, apenas copiam e colam um texto pré estabelecido! Muitos escrevem que vão sair da revista, mas infelizmente não saem. Eles estão aqui apenas para replicar esses textos .

    2. Airton, você tem certeza que leu, mesmo, o artigo citado? Acho que você não entendeu. Ou leu com o sinal invertido. Leia novamente, com calma, você verá que estava enganado.

  66. Com esse inquérito, os senadores têm motivos de sobra para pedir o impeachment de Alexandre de Morais. Como o STF quer ser respeitado pelos brasileiros! Honrem os cargos e posições que ocupam para serem respeitados.

    1. blá blá blá bolsonarista é muito hilariante. O Muda senado tentou criar a CPI da Lava Toga, mas foram sabotados por quem mesmo? Sim! por Bolsonaro, seu Filho corrupto e a tropa de choque bolsonarista no congresso q se aliou a quem mesmo? Sim! com Renan Calheiros e PT para sabotar a tentativa de criação da CPI. Depois o Moro é que é o traidor...

    2. Perfeito, Aladim. É assim que - todos - eles funcionam.

    3. Mas nunca pedem pois têm o rabo preso. Joguinho de compadres, um segura a onda do outro.

    1. Não eram "apenas ladrões" o que já é uma coisa mega tenebrosa, os marginais petralhas eram, e são, superlativamente criminosos!!!..."São" na verdade, porque o perverso coronavirus recusa-se a fazer um imenso bem ao BRASIL e eles ainda estão por aí. Entretanto, o broncossauro e os broncossóides competem com a marginalha petralha alí, ó...par a par!!!!

    2. Sebastião, não acho que estivéssemos bem de presidente em qualquer momento do passado. Principalmente com o PT . Deus nos livre deste martírio. Agora dizer “10 a 0” para o “capitão”??? Acorda, leia mais. Informe-se. Ele é ignorante, virou capitão somente qdo saiu e com desonra do exército. Está destruindo o país em nome dos filhos dele e entregando o país a “velha política” ele MENTE descaradamente ao povo e não se importa com ele.

    3. Sebastião - eu já vi gente não entender NADA de história e economia, mas igual a VOCÊ..... JAMAIS !!!

    4. Não é não Paulo. Já tivemos Presidentes piores de 1985 até Dezembro de 2018, são eles: 1-José Sarney, 2-Collor de Mello, 3- FHC 2° mandato e Temer além de péssimo é um ladrão tanto quanto o "Cachaceiro e Larápio" LULADRÃO e DILMANTA a guerrilheira desmiolado. 10 a 0 para o Capitão Bolsonaro.

  67. Esse inquérito é tão escabroso que tinha que ser, sumariamente, extinto. Qualquer condenação originada dele pode gerar seguidos recursos por vícios de origem, assim como, desvios de finalidade. São tantas as restrições e justificativas alegadas pelo Ministro Fachin que não tem qualquer futuro; estão tentando tapar o sol com a peneira. Ação cautelar foi o apelido encontrado para CENSURA à Revista Crusoé. Esses ministros não se enxergam; possivelmente teremos outra decisão polêmica, outro 6 x 5.

    1. Eduardo, absurdo ou não - o que eu concordo do ponto de visto do rito/ processo jurídico, eu lhe (me) pergunto: o que fazemos com a informação que eventualmente obtemos deste “inquérito” ilícito? O que fazemos se, de forma inadvertida e indevida, mexemos na bolsa de nossa filha e encontramos algo que não gostamos de saber. Fingimos que nada aconteceu, já que não deveria ter mexido lá, ou falo o que vi, pois isto é mais importante do que ela saber ou não se mexi na bolsa... Depois resolvemos..

  68. Quem vai nos proteger de tamanha vilania, agora um juiz, diz que uma menina de 13 anos pode ser estrupada pois tem um físico avantajado e por isto, não esta livre nas garras de um Rico Fazendeiro, quer dizer então que qualquer mulher pode ser vitima, o Juiz que julgou isto faz parte da equipe do Xandão,.... que vergonha

  69. Mesmo sendo meio enviesada,serve pra por freios nesse rede maléfica de fake News.o que pagavam,fecharam as carteiras.por enquanto.

    1. Ninguém precisa de fake news para falar mal do STF, diante de tantos absurdos.

  70. Crusoé vai ficar nos devendo uma reportagem sobre esse juiz que absolveu aquele suspeito de estupro além de localizar a vítima e entrevistá-la. Queremos saber se o cara foi absolvido em definitivo e o que a vítima tem a dizer, além, é claro, de verificar se o juiz agiu corretamente ao absolvê-lo.

  71. Tchau revistinha hipócrita. Tudo o q posto ñ condizente c a linha comunista A Q FORAM OBRIGADOS, logo tiram daí. Vcs já eram.

  72. A ditadura do judiciário tem solução através da escolha dos ministros pela meritocracia, não pode pelo QI, quem indica, outra solução é jogar no lixo a maldita constituição dita cidadã, através de uma assembléia constituinte. Chega de jeitinho emenda aqui e ali, a emenda fica pior que o soneto.

    1. Totalmente de acordo a única solução em uma nova assembleia constituinte

    1. Marilene tu vai votar em quem em 2022? No Ciro, o Cangaceiro, na Marina, a manteiga do Acre, no Alckimin, o sorvete de chuchu apoiado pelo rapozão FHC, em algum poste indicado pelo LULADRÃO ou no próprio larápio, se o STF ( o manicômio das togas) livrar a cara do corrupto LULADRÃO.

    2. Não entendi 🤔mas o amigo do amigo do meu pai não orientou o bolsonaro na indicação de cargos , como o PGR? E não parou por aí , não é mesmo ????? Vamos ser correntes ... que tenhamos a sorte em 2022 de ter melhores opções de voto 🙏 para mim o Mito🤥 não é mais uma opção . Ótima matéria 👏

  73. O Ministro Alexandre de Moraes está conduzindo corretamente o Inquérito. Não há novidade. O STF preside inquéritos o tempo todo.

  74. Coisa semelhante só ocorre em ditaduras! Tal inquérito, a despeito do que dizem ou possam dizer os ministros do supremo (com "s" minúsculo), é tudo, menos constitucional considerando os princípios e normas existentes na CF vigente. É a ditadura do PJ, a pior de todas, como disse Rui Barbosa.

  75. Obrigado Fabio Leite, uma ilha de neutralidade que sobrevive na Crusoé! A grande pergunta que não cala: quem nos protege do STF? Não se trata de uma crítica à instituição, e sim, ao que fizeram dela alguns dos facínoras togados que hoje dominam esta corte, que teria que se destacar por se ater restritamente aos supremos princípios de justiça!

  76. Esse Extractor utilizado para recuperar mensagens do WhatsApp lembra Extraction no filme Origem e por associação Inception. A sorte é que inception, mesmo em filme, é muito mais complexo.

  77. Já dizia Rui Barbosa: "a pior ditadura é a do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer". O jurista poderia ter acrescentado: "a não ser que o povo nas ruas insurja contra os desmandos da Corte". Quem não sabe hoje em dia que os togados do STF são indicações políticas do mandatário de plantão, sem qualquer compromisso com a meritocracia? E a Lei? Ah a Lei. Sua interpretação fica ao sabor dos humores e interesses dos poderosos. Vergonha.

  78. O Ministro Relator não honra a grandeza dos Magistrados Paulistas que ocuparam o STF entre eles o Ministro Manuel da Costa Manso, o único que foi indicado por unanimidade pela Corte ao Ditador Getúlio Vargas. Juvenal Canto

  79. Todo esse imbróglio por causa de um presidente incompetente e incapaz para a cadeira que ocupa no STF e por causa de outro viciado em politizar até questões do Direito e sobrepor a politização à legalidade.

  80. Alguns do STF solta bandidos prisão em segunda instância não vale mais. PGR virou procurador do Bolsonaro, PR despreparado, briguento, só pensa na família dele, acabou com o COAF, a inteligência da Receita Federal, fez parceria com corruptos do Centrão, etc..., parte do Congresso quer q quanto pior melhor. Ou seja, o povo está danado, pagamos impostos e não recebemos quase.nada de volta. Tudo é para sustentar o q ?

  81. Enquanto na mais absoluta lerdeza o STF faz em julgar e nesse caso atrapalhando a democracia. Enquanto Fachin proferia seu "longo" voto 200 brasileiros morriam pela COVID. A extrema lentidão é a marca do STF, em suma Justiça tardia não Justiça

  82. Esse inquérito já tem vício na origem. Existe a PGR para execução das ações e a Polícia Federal para investigação. Ponto, o resto é ilegalidade. #STFVergonhaNacional.

  83. Eu como assinante , estou CHOCADA COM A FALTA DE PROFISSIONALISMO QUE TOMOU CONTA DE VOCÊS, “milícia digital “ porque? Liberdade de expressão não é vital para TODOS BRASILEIROS? Que papo é este? Colocaram a arma na cabeça de um jornalista e de sua mulher grávida que estava com uma criança no colo, pode? O que aconteceu com o este grupo do Antagonista e Crusoe? Nenhuma palavra? A missão é derrubar o PRESIDENTE E COLOCAR MORO EM 2022 e isto não vai ROLAR! ACORDEM! LAMENTÁVEL!

    1. Tecnicamente é milícia digital mesmo. Militantes compõem milícias, organizadas ou não. Quem luta por uma causa, boa ou ruim, é militante. E seu grupo pode sim ser chamado milícia. No caso, por usar redes sociais, que são armas digitais, não há outra classificação: milícia digital!

    2. Até me surpreendi com essa reportagem, diante de tanto silêncio cúmplice da Crusoé.

    1. O Eney, tem que voltar pro Mobral, é o tipico esquerda sem eira nem beira, vai procurar seu pai!!

    2. correto, Romão. Esse stf é covarde e a todo momento contraria as leis da constituição.

    1. Não se fala mais sobre o COAF e as movimentações "não declaradas" pelos "ministros do STF" seus cônjuges e respectivos escritórios de advocacia! O amigo do amigo do meu pai, sentenças favoráveis aos afilhados de casamento... E isso tudo não é apurado pois são "Fake News".

  84. Supremo está com pouco serviço . Os corretos podem deixar para julga-lós posteriormente. Pode fazer sua polícia própria e decidir o que investigar . Com isto a imprensa para de pegar suas esposas e familiares

  85. o nosso supremo é o mais moderno no mundo , onde que agora o juiz é investigador , investiga e julga kkkkkkkkkkk só neste país de Bosta mesmo!!!

  86. Se o Senador Alcolumbre houvesse levado adiante os pedidos de impedimento dos Ministros do STF, notadamente o de Gilmar Mendes, nada disso estaria acontecendo. O contraponto ao STF, para mim é claro, é responsabilidade dos Senadores, e não do Executivo. A covardia e o compadrismo impera entre os poderes, e quando a ração é pouca os cães brigam.

  87. Sempre que ouço falar em fake new relembro a maior, a segundos do 2ºTurno, em 2018. Gravíssimo foi HADDAD dar dezenas de entrevistas, as principais mídias, e repetir que o candidato a Vice, Mourão, era TORTURADOR em 1969. Em um gesto criminoso e desesperado replicou, sem parar, a fake new, tentando criar um FATO NOVO, que fosse capaz de mudar milagrosamente o resultado da eleição. Mourão em 69 tinha de 15 para 16 anos e, nem militar era. Por que o STF não verifica ? Esse SIM tem a boa digital.

    1. Esse ministro julga-se o SUPREMO poder do supremo. Aguardemos mais medidas intempestivos até que....

  88. Do próprio Ministro Fachin: "Aquele que investiga não pode julgar" E aí? A coisa continua??? Esse lugar não é prá qualquer um! Difícil viver aqui! Também penso que precisa ser investigado todo o tipo de eventual crime mas, dentro do alcance e limites das leis! Ou seja, cada macaco no seu galho!

  89. O Fachin recuperou obtenha colocando os limites nos quais o STF pode operar. Ponto para ele e para o STF caso o parecer seja aprovado. A verdade é que há uma indústria de fake news criada e mantida pelo dinheiro público visando sustentar um bando de delinquentes. O mecanismo começou com o petismo e continua até hoje com o Bozismo. Por isso digo que a população precisa se livrar do Bozolulismo o mais rápido possível. São ideologias retrógradas e corruptas.

    1. Não recuperou credibilidade coisa nenhuma . A credibilidade deles é irrecuperável.

    2. Se quiser comparar Bolsonaro com Lula seja honesto. O principal é não ter comparação. Até a extrema esquerda tentou e tentou achar um roubo em uma ano e meio e, pelo visto, não achou nada. A vida de nosso presidente foi checada e checada, mais de 100 vezes, e como era necessário dizer algo, até a avó da primeira dama foi verificada. Que comparação foi essa ? Ah ! Bolso e Lula tem dois braços, duas pernas e um corpo. O resto é por conta dos incompetentes e ladrões. Ser SEM JEITO não é crime !

  90. Quem sabe, um dia, os jornalistas aprendam que os leitores preferem saber opiniões sobre os mais diversos assuntos, emitidas por seus amigos, de preferência numa mesa de bar. Jornalista deve dar a notícia dos fatos, de forma nua e crua. O certo é certo, o errado é o errado e pouco importa o que esse “profissional acha. Não nos interessa a sua ideologia.

  91. Finalmente vcs saem da fofoca anti-bolsonaro e resolvem fazer jornalismo. Se eu tivesse a certeza de que seria sempre assim eu até pedia para voltar atrás no cancelamento da minha assinatura para ago/20, mas não confio enquanto tiver o Sabino fazendo campanha pro Moro.

  92. Os caras (comentaristas) ainda não sacaram que esta revista não foi criada como linha auxiliar do bolaonarismo. Aí ficam nessa encheção de "saco": se a matéria os agrada, disparam torrentes elogiosas. Se os desagrada, e fere suas convicções, é um tal de cancela, não cancela, e haja vômito ideologico contra a linha editorial. É uma turba que baba ou vomita, num vai e vem insuportável. que revela o teor de ignorância política dessa camada que prima pela insensatez e coerência intelectual.Acosta/df

    1. Idiota estavas aqui deste o primeiro dia ? Assinei em 2016 e a guinada foi inacreditável! Campanha feroz pelo desleal e cavalo de Tróia do Moro! Venezuela vai te fazer bem! Continua nesta vibe mas depois não chora? BURRO!

    2. Concordo, ipsis litteris, com o escriba: só faltou desenhar! Supimpa!!!

    3. Não é agradar ou desagradar simplesmente jornalismo tem que ter coerência. Quando a revista foi injustamente censurada ninguém concordou.Após isentadas , viraram-se contra tudo que acontece na Republica deste pobre país.

  93. Somente c o avanço das pautas anticorrupção, prisão em 2a. instância e fim do foro privilegiado, dar-se-à fim à troca de favores entre PODERES, comprovado existir no mensalão e petrolão.Nenhum dos poderes, individ, se prestou a estancar os diversos golpes de orcrims s a sociedade. De 2.013 p cá, nas RUAS, apart o executivo, e hj temos o PR execrado pelos "atores" do caus .A PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO, em quem votamos e nos trai, liberará o STF p as tarefas constitucionais. O PSDB é o PT.

  94. Diante de tantas irregularidades na postura desse ministro tocado e teleguiado do PSDB, um processo de impeachman de Alexandre de Moraes devia ser fortemente considerado. Espero que esse #STFVergonhaNacional faça uma auto análise. Velhos se comportando como adolescentes irreverentes e irresponsáveis.

  95. Este artigo expondo as ilegalidades na atuação do STF me fez repensar a decisão de cancelar minha assinatura da Crusoe. Jornalismo investigativo e não opinativo é o que espero de vocês .

  96. Ninguém é contra a Justiça ou a instituição Suprema Corte. O problema é que temos 11 Ministros indicados por ex-presidentes que tanto mal fizeram ao Brasil com cargos vitalícios apenas porque esta é a Lei. Temos que questionar isso, sim! Por este motivo, vivemos uma ditadura do judiciário com pessoas alçadas ao cargo maior da Justiça por indicação política, é um absurdo! Precisamos de Juízes de Verdade comandando o STF e não marionetes políticas!

  97. Não se pode mais falar a verdade? O STF é uma vergonha! O que é isso, AM? Nem nas piores ditaduras do mundo! Estado policialesco!

    1. A Crusoé fez um bom trabalho investigativo. Verifica-se,com todas as provas apresentadas, que o respeito as normas legais efetivamente não existe no STF. Estado policialesco! Quanto a isso achei o artigo fraco nos comentários. Mas, já esperado pela mudança brusca no direcionamento da revista. Só que, nesse caso, foi vítima das ilegalidades dessa Suprema Vergonha Nacional daí a reportagem.

  98. E vocês em vez de denunciar isso aos quatro ventos escondem e só falam depois de semanas, ainda por cima quase batendo palmas em algumas matérias? Que vergonha dessa revista.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO