MarioSabino

Quem mudou foi Bolsonaro

08.05.20

Não percamos o senso de realidade, apesar de estarmos trancafiados em casa, sem perspectiva de sair tão cedo e cada vez mais letárgicos: a esmagadora maioria dos eleitores que escolheram Jair Bolsonaro para presidente da República queria apenas descriminalizar a política — ou seja, tirá-la das páginas policiais, onde fora parar havia treze anos, com a eclosão do mensalão petista. Resumi em outubro de 2018, antes do segundo turno:

É o que espera a maior parte dos brasileiros que votarão em Bolsonaro. Eles não não são “bolsonaristas”. Somente olharam para os lados e não viram mais ninguém capaz de impedir um presidiário corrupto e lavador de dinheiro de assumir o poder. Não confiaram em outro nome capaz de represar a podridão geral e criar uma ponte para o presente. Não viram outro símbolo anti-establishment, que é coisa diferente de “Mito”. Se os cidadãos responsáveis ajudarem Bolsonaro a ‘’governar pelo exemplo’’, para usar uma expressão do candidato, talvez tenhamos nomes palatáveis em quem votar daqui a quatro anos. Ajudar não significa aprovar todas as ações do seu governo, concordar integralmente com as suas opiniões, achar graça na sua vulgaridade, chancelar os seus preconceitos ou ser complacente com a fauna radical, oportunista e folclórica que surgiu no vácuo do símbolo. Significa contribuir para alguns consensos em nome do bem geral. E vigiar. Como acontece com qualquer governante democrático, Bolsonaro precisa de oposição e de imprensa independente no seu cangote – ou no seu Twitter.

Pouco antes, em agosto de 2018, fiz uma comparação entre Lula, o candidato nem tão oculto assim da eleição presidencial que se avizinhava, e Bolsonaro. Mostrei que era o petista que representava uma ameaça à democracia:

Uma das razões de Lula ter sido elevado ao panteão da esquerda foi a sua falta de cultura, que expressaria a concreta sabedoria proletária, contra a alienação encobridora do capitalismo. Bolsonaro subiu ao altar da direita brasileira também por causa do seu anti-intelectualismo de militar adestrado nas regras imutáveis da balística – um tiro de canhão nos relativismos morais típicos do pensamento esquerdista. Lula e Bolsonaro são, assim, igualmente louvados pela sua ignorância.

É preciso admitir, no entanto, que há uma diferença fundamental entre os dois. Lula representa uma ameaça real à democracia; Bolsonaro, não, ao contrário do que propagam na imprensa. Pelo menos até o momento.

No poder, Lula e seus seguidores tentaram criar um Conselho Federal de Jornalismo, para amordaçar a imprensa. Quiseram expulsar o americano Larry Rohter do Brasil, porque o correspondente do jornal The New York Times fez uma reportagem sobre o alto consumo etílico do petista. Tiraram da editora Abril publicidade de estatais, por causa da cobertura da Veja dos escândalos petistas. Instituíram o mensalão, esquema para comprar votos da base aliada com dinheiro público. Forjaram um dossiê contra José Serra, pago com dinheiro da Odebrecht (o nosso dinheiro, quer dizer). Financiaram, com recursos públicos, blogs sujos para manchar a reputação de jornalistas críticos ao governo. Aparelharam a máquina federal de alto a baixo. Criaram um Conselho Nacional de Justiça para tentar controlar magistrados independentes. Cumpliciados com as maiores empreiteiras do país, dilapidaram a Petrobras, para enriquecer pessoalmente e promover campanhas políticas com montanhas de dinheiro roubado, um claro atentado ao âmago da democracia representativa. Aliaram-se ao venezuelano Hugo Chávez e ao cubano Fidel Castro, além de outros tiranetes latino-americanos, para minar liberdades fundamentais e tentar perpetuar-se no poder. Ao final, Dilma Rousseff — criatura de Lula — destruiu a economia, botou milhões de brasileiros na fila do desemprego e promoveu uma enorme fraude fiscal para maquiar as contas do governo, contrariando a lei e cometendo o crime de responsabilidade que a levou ao impeachment.

Bolsonaro não fez nada disso. É, até o momento, friso, apenas mais um político ignorante. A diferença é que o fato de ser de direita é um agravante na universidade e nos meios de comunicação colonizados pela esquerda. A sua defesa às vezes pitoresca do regime militar não significa automaticamente que queira virar ditador ou vá legalizar a tortura, como já deram a entender (e decerto a escolha do general Hamilton Mourão ajuda bastante os seus detratores). Quando diz que policial tem de matar bandidos e as pessoas têm o direito de autodefesa, ele expressa, Ipanema goste ou não, a opinião da maioria dos cidadãos, não de um gueto. Bolsonaro ataca a imprensa, mas nunca falou em “controle social da mídia”. A sua misoginia (Janaina Paschoal não o acha misógino), grosseria e comentários politicamente incorretos sobre negros são os mesmos das conversas de boteco de petistas, assim como as suas piadas sobre gays – Bolsonaro só mostra a imprudência de dizer bobagens abertamente. Ou talvez a esperteza. Encontrei-o uma vez e perguntei se não iria suavizar o seu discurso. Respondeu que não, porque era esse discurso que o havia trazido até os patamares de popularidade que ocupa. Como se viu na entrevista na GloboNews, e se verá em todos os debates, o candidato desnorteia os jornalistas porque não atenua os seus pontos de vista nem tenta esconder o seu despreparo. Usa o reconhecimento desse despreparo como ativo. Como outra prova da sua diferença positiva em relação aos concorrentes, subvertendo a lógica eleitoral. Os seus eleitores aplaudem porque ele parece mais genuíno do que os concorrentes. Não menos importante, é enfático ao afirmar ser contra o PT e defender integralmente a Lava Jato. Bolsonaro traduz em ondas tropicais o cansaço de uma parcela expressiva de eleitores decepcionada com o cinismo da esquerda e a desonestidade acima da média histórica dos políticos em geral.

Lula provou ser infinitamente mais perigoso para a democracia do que Bolsonaro – inclusive porque ainda conta com um partido forte e aliados de ocasião poderosos. Bolsonaro não tem quase ninguém do establishment do seu lado. Com o PT de volta à Presidência, o país entrará em curto-circuito institucional. Lula será beneficiado com indulto e, criminoso condenado, nomeará o ministro da Justiça, o diretor da PF, o PGR, ministros do STF e do STJ e desembargadores federais – além do presidente da Petrobras, empresa que está do lado dos acusadores em processos contra o chefão petista. Com Bolsonaro na Presidência, ele terá de fazer alianças de forma idêntica aos outros – e o risco de não conseguir tecê-las será baixo, tendo a crer, porque político nacional gosta de aderir a quem tem a caneta na mão. Obviamente terá de mostrar flexibilidade, como qualquer Onyx Lorenzoni é capaz de lhe dizer. A gritaria da esquerda será trilha sonora constante durante todo o seu mandato, a estridência de Bolsonaro idem, mas estamos acostumados ao barulho desde sempre.

Sob Bolsonaro, o Brasil continuará a ser um país de segunda categoria, com um ministro da Fazenda competente que conseguirá fazer um décimo do que promete. Se Paulo Guedes aguentar o tranco e o Planalto e o Congresso não atrapalharem além da conta, gastos públicos serão contidos e algumas estatais, fechadas ou vendidas. Quem sabe haverá uma simplificação fiscal. Nada muito diferente do que ocorrerá no caso de Geraldo Alckmin conquistar a cadeira presidencial. Poderemos entrar, assim, num modesto círculo virtuoso, porque o mercado se contenta com pouco, visto que não nutre maiores esperanças em relação ao Brasil, que já foi devidamente precificado, desde que mantido em condições mínimas de temperatura e pressão. Sob Lula e o seu poste (ou Ciro Gomes), mergulharemos no caos, com a economia entregue desta vez a um maluco desenvolvimentista que revogaria as poucas reformas feitas sob Temer.

Peço desculpa pela autorreferência, mas é para lembrar os leitores que nem eu nem esta revista — ou O Antagonista — mudamos. Ao contrário de certa imprensa, reconhecemos imediatamente a legitimidade de Bolsonaro como candidato e tentamos explicar os motivos compreensíveis que levaram 57 milhões de brasileiros a votar num político profissional que se vendia como novidade. Dizer desde o início que o governo Bolsonaro não daria certo, simplesmente, seria futurologia ou torcida, nunca jornalismo. Nós não mudamos, quem mudou foi Bolsonaro — ou, vá lá, voltou a ser o mesmo de antes da candidatura. Ele continua a ser o tosco de sempre, mas agora com o agravante de ter rasgado os compromissos que assumiu durante a campanha. O presidente eleito para tirar a política das páginas policiais está fazendo o seu contrário.

Depois de explodir todas as pontes com o Congresso — com a ajuda estimável do gabinete do ódio especializado em fake news, equivalente aos blogs sujos do petismo — e inviabilizar um diálogo político minimamente saudável com deputados e senadores, o presidente sem partido estabeleceu uma pinguela com o Centrão, para contornar as dificuldades que ele mesmo criou e, no limite, um processo de impeachment. Sob os aplausos dos seus cúmplices no parlamento (petistas incluídos), Bolsonaro vem chancelando a destruição da Lava Jato e atingiu o máximo da infâmia ao forçar a demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça, a fim de mudar o diretor-geral da Polícia Federal e, assim, tentar evitar que investigações conduzidas no Rio de Janeiro possam alcançar os seus filhos ou até ele próprio. A demissão de Moro teve ainda outro motivo: o medo de que o ex-ministro da Justiça lhe fizesse sombra em 2022. Bolsonaro, ao contrário do que dizia na campanha, quer ser reeleito.

Com a cabeça na reeleição, o presidente alimenta a guerra entre Rogério Marinho, que passou a nutrir a tara desenvolvimentista de estourar os cofres públicos com um novo PAC, sob a batuta de empresários da construção civil, e Paulo Guedes, que só não sai do cargo, aparentemente, por senso de responsabilidade com o país. Vamos ver até que ângulo a espinha dele é dobrável. Bolsonaro, naquele trololó ambíguo, só faz torpedear com o seu Quasimodo na Câmara os planos do Ministério da Economia para conter o gasto do governo. Afinal de contas, presidente que gasta menos tem chance menor de reeleger-se, na lógica binária da velha política brasileira. Em meio à urgência sanitária mundial, ele ainda demonstra o mais sociopático desprezo pela perda de milhares de vidas dos seus concidadãos— as mesmas que afirmava querer salvar da sanha dos bandidos que agem impunemente no país. O candidato que pregava a transparência recusa-se hoje a mostrar o resultado do seu teste para Covid-19, depois de estimular aglomerações ao seu redor — o que congela a dúvida se deu mesmo negativo e ele não está evitando ser processado por crime de responsabilidade. Sim, porque enquanto se entrega ao Centrão, Bolsonaro estimula bobocas a sair às ruas para pedir o fechamento do Congresso e também do STF, cujos ministros mais visados pela opinião pública (e pelos bobocas) tiveram amigos nomeados para cargos estratégicos no governo federal — e que festejaram a demissão de Moro, a quem foi dado o bilhete azul ao invés da prometida carta branca.

Para além do uso de milicianos digitais à maneira petista, só que com amplitude jamais vista, a briga com a imprensa agora estende-se a recomendar a empresas privadas que parem de anunciar em veículos de comunicação considerados inimigos, da mesma forma que fez Lula. Mas que fique claro: não fomos nós, da Crusoé e de O Antagonista, que mudamos. Continuamos a defender a democracia representativa, o capitalismo, o enxugamento do Estado, a autonomia dos órgãos de controle e da Justiça, as medidas duras contra a criminalidade violenta e o legado da Lava Jato na luta anticorrupção, assim como a maior parte dos milhões dos eleitores que votaram em Bolsonaro. A única diferença é que, tal qual você, estamos trancafiados em casa, sem perspectiva de sair tão cedo. Porque, para completar o quadro, inexiste um plano nacional unificado para enfrentar a pandemia, coordenado com serenidade por um presidente da República que não se veja perseguido politicamente por um vírus.

Quem abandonou a ideia de “governar pelo exemplo” foi o inquilino do Palácio do Planalto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acompanho desde o Diogo na veja e assinei o primeiro número. Mudou com certeza! Acho que antes de explodir a lava jato eu percebia análises mais ricas. Com mais nuances. Desde a eleição passaram a se balizar pela figura midiática do presidente. Entraram na fofoca da grande imprensa. Vi calado as reportagens e opiniões cada vez mais ralas e superficiais. Adeptos das fofocas contatadas pelas "fontes". Como a grande imprensa hoje a Crusoé milita para provar que estão certos. Cada vez mais rala.

  2. Isso mesmo. Acompanho vcs desde o início. Me sinto dessa forma, não mudei quem mudou foi o paranóico do Bolsonaro! Parabéns!

  3. O destaque do texto é o sexto, o sétimo e o oitavo parágrafos. O resto são picuinhas e ressentimentos. Bolsonaro está descrito ali e continua assim. E... gado é a vovozinha...

  4. O que eu espero desse governo, é que não nos decepcione como foi o governo sujo dos 13. O povo de bem, espera e confia em Jair Bolsonaro

    1. Acorde, o re está nu. Nos traiu o tempo td. Traiu Moro logo após dizer q ele tinha carta branca. Ele sempre foi centrão e baixo clero, ate pq não tinha competência pra mais. Nunca teve um peojeto importante. Está lá pra proteger a família suja na rachadinhas e nas fake news. Nós devemos a ele tirar o PT do poder com nossa ajuda, e nada mais. Mourão já e Moro 2022.

  5. Gostava muito das duas revistas, Crusoé e o Antagonista, mas hoje em dia reproduzem a folha, o estadão..... há muito entrou no barco para criar instabilidade governamental. Se preocupa muito em falar das colocações, muitas vezes impensadas, do presidente, em detrimento as ações positivas do mesmo. Pergunta: a quem interessa a queda do atual governo? Quem neste momento seria melhor que ele? E não digam Mourão, pois jamais deixarão ele assumir . Então, estou decepcionada com o jornalismo de vocês

    1. Pensei que vocês eram sérios!! Vocês são os mesmos comunistas que comem caviar que eu achava que combatiam!! Mudaram sim ! Aqui naovtenha bobo não!! Nem boi de manada! Que são conduzimos por comentários de ‘qualquer um’ vocês são dos mesmos! Mas aqui com agente vão se dar mal. Vocês são JornalistaZijhos de segunda classe porque mudam com interesses sabe-se lá quais são não vou nem lamenar porque vocês são muito pequenos...

  6. Eu te admiro muito mas cuidado para vocês da Crusoé não ajudarem a devolver o país para os ladrões! Bolsonaro está longe de ser o nosso ideal, mas tem muitos pontos positivos que não podemos esquecer! Não ajudem os ladrões voltarem ao poder!!!

  7. Puxa vida! O último bastião da nossa imprensa apodreceu! Quem votou em Bolsonaro é nacionalista, anti globalista, e moralmente correto. O fim da política de troca-troca que está tentando realizar é uma mera consequência desse princípio moral. Percebe-se que a refrega do "amigo do amigo do meu pai" foi muito poupuda ou terrivelmente tenebrosa. Vocês viraram a casaca vergonhosamente, sim. Querer que o presidente acene com flores a uma selva de hienas feridas, é muita hipocrisia.

  8. Caro senhor Mário Sabino, estava lendo este seu artigo quando me deparei com seu dizeres escritos "É o que espera a maior parte dos brasileiros que votarão em Bolsonaro." Aí então fiquei em dúvida sobre o que você quis mencionar com a conjugação do verbo votar seria no passado, presente ou futuro. Votarão???? Senhor votei em Bolsonaro pela razão dele ser o que demonstrou antes e que continua fiel até o momento, portanto parei aí...quando me deparei com esta aberração escrita por um jornalista.

    1. Caro Mario. Ele não se refere ao estilo de customização da escrita em Itálico. Ele questiona e/ou salienta, o tempo do verbo votar. Creio que o votarão seja apenas um erro de escrita. REITERO, ele não cita o Itálico e sim o tempo do verbo.

    2. Se vier a ler com mais cuidado, senhor, verá que essa parte é de um artigo que escrevi antes da eleição de 2018, daí o uso do itálico.

  9. Ahhh tá...que bom que reviram...Vocês não são donos da verdade apenas recebem informações de "fontes" que ganham para isso. Tomem cuidado, pois há traidores ai também...a politica é suja...e o Mouro aprendeu rápido isso. Não tomem partido dele. A propósito é fake news que a PF investigou os filhos de Bolsonaro, foi o MP que investigou o Flário e só, aliás não entendo até hoje, por que só ele nas rachadinhas, pois a posição dele na lista era 17 em valor...

    1. Não tomemos partido, fiquemos sempre vigilantes, esse é meu partido

    2. Me parece que você é o último dos lúcidos nessa conversa de doido, todos emitindo opiniao de grande convicção, nem o autor, nem os curiosos de plantão têm de fato condição de análise minimamente fiel a realidade; como sempre há três versões dela

  10. Vcs mudaram sim, não tentem convencer do contrário pois isso está bastante evidente não apenas a mim como a inumeros outros que já viram essa revista como um oásis de isenção( será mesmo?) face a uniformidade cínica da midia nacional. eu não renovarei minha assinatura com essa revista. sejam vcs bem recebidos junto aos seus demais pares da grande midia tendenciosa.

  11. Que ridículo!!! entrei aqui e tinha um monte de criticas!!! fiz a minha e não publicaram, voltei para ver se havia sido publicada e tiraram todas as criticas, deixaram somente as que elogiam!!! KKKKKK que palhaçada...duvido que vão publicar esta...mas se não o fizerem vou espalhar pelas redes sociais....RIDÍCULO!!!

  12. Nossa que comentário extenso e enfadonho. Dá até sono! Essa Crusoé a meu ver tem vida curta. Tá muito chata, dispersa, inconclusa, enjoada, parva, não dá mais vontade de ler nenhum comentário. Que pena tentei mais NÃO consegui CANCELAR minha assinatura.

  13. Todo mundo sabe que o Mouro não gosta de politica, odeia, todo mundo sabe que ele aceitou o cargo como ponte para o STJ, pressionou o Bolsonaro e tentou chantagea-lo. O PR não aceitou dai ele jogou no ventilador e se bandeou para o outro lado pra ver se lá alguém indica ele para o STJ. Ridículo. Vocês chamaram nós assinantes de "mula" outro dia em matéria não assinada. Acho que quem mudou são vocês. Não aceitam quem não concorda com sua posição igualzinho a esquerda.

  14. Sim Mário, vocês mudaram. Leia o que escreveu: "forçou o Mouro a deixar o governo" só esta frase é tendenciosa. O Bolsonaro pressionou o Mouro sim e vocês sabem o porque. E, pior não falam, não redigem matéria sobre isso. Por isso vocês mudaram. Porque não apuram os fatos relacionados a saída do Mouro segundo a perspectiva do Governo. É democrático não?

  15. Se tiveres um tempinho , Mário Sabino , que enviei hoje para a Cruzoe e te confesso que não tinha lido está coluna, mas confesso, não mudou em nada minha opinião, se tornaram sim o mais do mesmo.

  16. O que NÃO mudou foi o rebanho, sempre conduzido por hipócritas que o conduzem para onde querem, contanto que continuem com cartões corporativos em suas mãos e uma bananinha jogada misericordiosamente ao eleitor.

  17. Muito boa a análise. No entanto, quero acrescentar duas coisas. 1) O seu lugar de fala é de um lugar do Brasil que não resolveu ainda a questão de ficar em casa ou sair. Pois veja que muitos Estados já resolveram isso, ao sair da lógica binária: fico em casa, ou saio? (o que parece equivaler a ser contra ou a favor de Bolsonaro). Essa é uma lógica binária. Governadores que lidam com dados fazem muito bem a gestão com dados de micro-regiões. 2) Vocês só olham pro Bolsonaro. Olhem pro Brasil!

  18. Muito bonito o comentário....na desqualificação do Bolsonaro como presidente, pra vcs talves Alckmin resolveria o problema do país porque fala mancinho, mas dividiria o Brasil novamente os polibandidos que estão aí....vcs me decepcionaran como jornalistas isentos, ultimamente distorcem noticias tentando dar uma conotação sensacionalista noticias, as falas, sinceramente..pra mim hoje vcs estão iguais aos demais...Folha, Estadão, Globo etc....uma pena, porque assinei Crusoé achando que seria difer

  19. QUEM MUDOU FOI VOCE MARIO SABINO. QUE VERGONHA PENSEI QUE VOCES FOSSEM UMA ESPERANÇA DE IMPRENSA LIVRE. FAÇA COMO ALEXANDRE GARCIA O MAIOR JORNALISTA DO BRASIL QUE É INDEPENDENTE E FALA A VERDADE.... LAMENTÁVEL ANTAGONISTA E CRUSOÉ

  20. Sabino esclareceu o que eu comentava em diversas matérias. Muitos leitores aqui queriam a revista como uma "Bolsonaro News", daí qualquer matéria crítica ao governo esse pessoal já dizia que a revista era vendida, tinha mudado, faz fofoca, e que por isso iriam cancelar a assinatura. Espero que esses leitores vejam de uma vez por todas que o problema não é a revista, mas o ídolo delas.

  21. Um dos melhores artigos que já li! Expressa os meus sentimentos de maneira clara. Não fomos nós que abandonamos o barco...

  22. Uma das melhores colunas do Sabino! A quase "profecia" do colunista sobre como seria um governo de Bolsonaro só não se concretizou totalmente porque desconsiderou um elemento que, aparentemente, surpreendeu a todos: a livre atuação da prole néscia do irascível capitão, controlados como marionetes por um certo ex-filósofo e atual lunático residente em Richmond, Virgínia.

  23. Mário, você talvez seja a última cabeça pensante da Crusoé/Antagonista. Orwell criou a imagem da Novilingua e do Duplipensar no 1884. Vocês que até pouco eram ameaçados de censura pelo Moraes, de repente, num Duplipensar típico, passam a defendê-lo quando ignora a Constituição só porque irá prejudicar o Bolsonaro. Assim, embarcam como manada para a volta da cleptocracia petista ao poder. Sua opção pode ser a maior catástrofe para o Brasil. Pensem, se ainda são capazes.

    1. Para com essa falácia de que só há duas vias possíveis no cenários político brasileiro: ou se é a favor do Bolsonaro ou se é a favor da volta da esquerda ao poder. Há um universo de possibilidade, ideias e projetos entre esses dois extremos do espectro político brasileiro. Está na hora de mais brasileiros descobrirem isso e jornalistas como o Sabino ajudam muito nessa tarefa. Então, José, talvez o melhor que tu possas fazer seja seguires o teu próprio conselho e pensar, se ainda fores capaz.

    2. O que prova que não é a pessoa do Moraes que está em questão, mais as atitudes. Ele não é obrigado a errar sempre, e se acerta, deve sim ser elogiado. Não é torcida organizada.

  24. Perfeita rememoração. É sempre bom refrescar a memória, em especial de brasileiros afeitos a esquecer a história e fatos recentes com preguiça, talvez, moral.

  25. Esqueceu que boa parte dos ataques à imprensa fazem sentido. Já teve capa da Veja sobre o processo de divórcio, já teve jornalista se passando por cliente para ver o que a esposa de um dos membros da família dizia, já teve cortejo ao Dória quando o mesmo ficou contra o Presidente, tem cobertura diária com foco em apenas a posição de que o certo é o isolamento... e até briga por causa de churrasco fake.... acho que vocês mudaram e pra pior.

  26. É fato que a Crusoé é a mesma desde que iniciou a revista. Quem realmente mudou e não está cumprindo as promessas de capanha é o Bolsonado. Votei neste presidente, porque acreditei que o combate a corrupção iria continuar, mas me enganei. Realmente é uma ilha e faz a diferença no jornalismo brasileiro.

    1. “Metamorfoseando” o maluco beleza : se não mudarmos qdo tivermos mais conhecimento ... então pra q adquirir conhecimento ??? Estamos tão cansados em sermos manipulados pela falta de saber o q se passa em terra de JK, q não aguentamos nem o excesso de informações de lá. Não vai resolver nada em continuarmos nessa sede em comentar os “disparates” do PR, ou ele se metamorfoseias ou já teriam o estornado a muito tempo.

  27. Pelo amor de Deus! Não vejo a hora de acabar a minha assinatura para não ter o desprazer de ler essas bobagens. Vocês estão cada vez mais cavando o buraco para desenterrar a esquerda maldita q quase assolou o Brasil, devastando td q nem lagarta em plantações sem agrotóxico. Bolsonaro é o MELHOR q o Brasil precisava para barrar com a ladroagem e a censura à imprensa ou será que é isso q vocês querem de volta? Olhem ao redor e digam quem seria o candidato IDEAL de vocês? Alckmim, Ciro, Boulos...?

  28. Muito bem explanado os argumentos da Crusoé, mas, tenho um grande receio que se houver uma desestabilização do governo, a esquerda volte a assombrar os meus sonhos de um país melhor... Nunca fui Bolsonaro, eu estive Bolsonaro para detonar o lulopetismo... não vejo como sair dessa sem continuar apoiando o cara...

    1. Por enquanto é o que temos e em hipótese nenhuma eu me arrisco a aceitar que destruam a chance de chegarmos a estabilidade política com a direita no poder, podem me chamar de gado, do que for, agora alternativa no momento não vejo nenhuma!

    2. Muito estranha a tua conclusão. O Brasil se resume a Lula X Bozo??

  29. Análise simplesmente PERFEITA do que está acontecendo neste governo. Argumentos claros, precisos, sem aqueles termos de ódio e revolta do Mainardi(o q, na minha opinião, só faz com que seus textos percam credibilidade e de leitura insuportável). Parabéns mais uma vez Sabino!!!!!!

  30. Perfeita retrospestiva e retrato da frustração de boa parte do eleitorado. A quem ainda ostenta alguma serenidade, só resta torcer/orar que a verdade liberte o Inquilino Palaciano a tomar novos rumos.

  31. Lanço um desafio aqui. Q cada assinante consiga mais dois. Um Jornalismo independente é o q os Leitores da CRUSOÉ O ANTAGONISTA escolheram.

  32. perfeitamente Mario. combate a CORRUPÇÃO o levou. ao planalto. e ele o congresso e STF, no acórdão de início de governo e em seguida com a denuncia a Flávio, jogaram a pá de cal na lava jato. fui enganada outra vez.

  33. O que dizer depois dessa belíssima constatação de como a verdade é de fato a verdade muito bem expresado nesse texto. Só resta concordar e aplaudir de pé.

  34. A Crusoé só errou em acreditar que o Bolsonaro da campanha existisse. Ele não mudou em nada, é isso que estamos vendo desde sempre

  35. Realmente, a "direita" limpinha (new left) não se sente bem com o discurso politicamente incorreto do Presidente. Para um povo que está mergulhado num oceano de hipocrisia, ouvir certas verdades causa perplexidade para certas almas sensíveis.

  36. Talvez uma das mais sensatas, esclarecedora reportagem sobre o assunto, parabéns pois compactuo com todas as suas colocações, aos "bobocas" que só enxergam um mito pela frente e defendem o Presidente baseado em fakes news, só tenho a dizer para deixem de assinar a revista, aliás vocês não precisam de veículos de veículos de comunicação comprometida com a verdade, pois acreditam em tudo que sai do gabinete do ódio, e isto basta a vocês. Espero que esta reportagem esclareça os aficcionados pelo mt

  37. Excelente o artigo do Sabino, um RX transparente com diagnóstico perfeito . Parabéns pela clareza sem ideologia. Stella Falcão

  38. Perfeito, Mario! Parabéns pelo texto, e por resgatar a autoestima de 57 milhões de eleitores. Votamos com os elementos disponíveis à época. Agora, só queremos resgatar a esperança na democracia, e para isso contamos com o trabalho incansável de Crusoé e O Antagonista.

  39. Excelentes colocações, nada havia de concreto em 2018, Bolsonaro ofereceu alguns toques de concretude, foi eleito porém o concreto era areia que hoje se esvazia sem bases sólidas que o permitam durar muito mais tempo.

  40. Mário, muito sofisticado, mas no caminho do mal, como a Revista! Repetem a acusação de que Bolsonaro quer blindar seus filhos de investigações. Quais filhos? De quais investigações? Há investigações contra eles na PF? Vocês estão favorecendo o centrão, só não sei a serviço de quem. As opiniões imbecis do imbecil do Maia estão todos os dias nas manchetes de vocês. Maia é claramente uma pessoa que está se destruindo para prejudicar Bolsonaro e beneficiar alguém. Vocês estão no mesmo esquema.

  41. Sei que o presidente tem muitos defeitos, mas quem não os tem? Cite algum presidente dos últimos 30 anos que não tiveram vários pedidos de impeatchment! Os 57 milhões de eleitores do Bolsonaro já sabiam que ele - e ninguém - é perfeito, mas com um congresso desse quem teria facilidade para governar? Inclua-se também essa imprensa esquerdista que só noticia os erros e deturpa a realidade. Só o fato de ter afastado os corruptos (da presidência) há mais de 30 anos já valeu meu voto. O resto é lucro

  42. Nós não mudamos. Só agregamos mais um estelionato eleitoral no lombo. Como bem diz Diogo, votamos mal mas tiramos bem. E a vida continua

  43. Nesse que, sem sobra de dúvidas, é o comentário mais legítimo e inteligente que já li, desde que me tornei assinante, desta conceituada revista, peço que, nas próximas semanas, nos dê, um material amplo e consizo , sobre as " mazelas" do STF pois, além do que nos colocou muito bem a CRUZUÉ, seria de extrema importância, sabermos o porque, está que, deveria nos manter como uma nação sólida e confiante em um horizonte melhor aos nossos filhos, nos dá arrepios e medos já sentidos.

  44. O texto é a melhor síntese possível da realidade dessa nação. Hoje a Folha SP trás uma matéria de Thaiza Pauluze/Fábio Zanine que confirma essa situação com a entrevista de 6 ex bolsonaristas. Parabéns + uma vez Mário !

    1. Uma síntese bem real desse governo, parabéns, também penso dessa forma.

  45. Verifiquem, Todas as reportagens falando mal do Presidente da República. Para a Crusoe não existe nada elogiável em Bolsanaro. Isso que o torna especial e oportuno para o Brasil e mostra como essa Crusoe é tendenciosa.

  46. A melhor leitura que fiz sobre todo esse contexto que envolve Bolsonaro. Reflete 100% a minha visão do caso! Lúcido e transparente. Parabéns!

    1. William, você estar brincando com estes100% Babaca eles estão te enganando Releia a Reportagem. Ele passa açúcar em Bolsonaro depois, destila veneno. Está pensando O QUE? O QUE?

  47. A lucidez e a coerência das ideias no texto do Sabino confortam a nossa alma em tempos surreais. Não mudamos. O governo que elegemos - pelas razões aí apontadas - é que não se cansa de derrotar nossas expectativas. Ainda assim, não esqueçamos que a pior sombra, o tumor petista, está aí representado em vários setores.

  48. A melhor matéria que li nos últimos meses... parabéns Sabino! Concordo plenamente com suas palavras... esse não foi o candidato que votei.... e também não sou gado pra seguir quem me fez pensar que seria um “político diferente”...

  49. Uma observaão:Bolsonaro não mudou,sempre foi isto; o que mudou foi sua proposta de governo. Bolsonaro não será lembrado por nenhum projeto relevante e sim pelos confrontos com inimigos politicos e agora com aliados de 1a.hora e seus ministros. Com sua incapacidade de dialogar e falta de liderança, foi incapaz de traçar uma estratégia de enfrentamento da pandemia que assombra todo o Mundo.

  50. Bela análise!! Disse tudo!! É exatamente como eu penso!! Bolsonaro mudou! Espero que essa mudança não comprometa muito mais, do que já comprometeu, a Lava Jato, a justiça de forma geral e as pequenas conquistas econômicas!🙏

  51. Perfeito!! Irretocável! Exatamente o que eu sempre pensei e disse! Votei no Bolsonaro porque era o menos pior e tive esperança de que ele cumprisse as promessas de campanha, mas infelizmente ele continua sendo o que sempre foi; um despreparado!

  52. Bom, concordo com alguns pontos, mas o Presidente tem um plano para o enfrentamento ao covid, só não colocou em prática por decisão do STF (Governo Federal do STF) de que é responsabilidade de estados e municípios as decisões nesse sentido, no entanto, forçam ao governo federal pagar as perdas de ICMS e issqn de tais entes. O Governo está engessado. Óbvio que o projeto de governo de campanha não é o que se apresenta agora. Será um governo Michel Temer com a ajuda do Centrão. Velha política? idem

  53. EXCELENTE ARTIGO MARIO SABINO!! EXPRESSOU A PURA REALIDADE SOBRE A POLITICA QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE NO PAÍS . A ESCOLHA DO BOLSONARO FOI PORQUE NINGUÉM AGUENTAVA MAIS O PT E A SUA ROUBALHEIRA....

    1. Verdade! Não tínhamos escolha, apenas um projeto de direita e do outro lado um projeto esquerdista de se perpetuar no poder. Hoje o que temos é isso, acordos com o centrão, filhos se metendo no governo, enrolados em investigações...e assim vai..único consolo é que por enquanto não se viu corrupção no governo

  54. Muotp antes da saída de Moro eu já tinha desistido! Agora então diante da incompetência, da irresponsabilidade diante dessa pandemia só posso dizer que lamento muito ter votado nesse sociopata imbecil!

  55. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 💥💥💥💥💥💥💥💯💯💯💯💯💯💯 👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼

  56. Concordo, em parte, com o que foi escrito, mas vocês até me cansaram de chamar o Capitão Covid-19 de MITO, assim, em maiúscula. Simplesmente avalizaram o candidato, sem sequer analisar o seu passado como integrante do Centrão (PP do arquiladrão Maluf). Não votei, nem avalizei o Capitão Covid-19, nem o Huinddad. Fiquei fora e alertei para o erro de eleger alguém escolhendo o menos pior (hoje há dúvida se ainda cabe o menos). Havia muitos candidatos que mereciam o cargo. Mas, valeu o texto.

    1. Quem você teria indicado, dos que estavam ao lado?? Ciro, o louco??? O capitão do mato?? Safado?? Marina a grande idiota?? Se esconde atrás do PT?? Puxadinho do PT? Haddad?? O poste, safado, que nenhum paulista quer perto?? Pt?? Ou Psol?? Aquele líder MTST!! Outro puxadinho do PT. Enfim quem?? Nos diga

    2. "É o que espera a maior parte dos brasileiros que votarão em Bolsonaro. Eles não não são "bolsonaristas". Somente olharam para os lados e não viram mais ninguém capaz de impedir um presidiário corrupto e lavador de dinheiro de assumir o poder. "

  57. Essa é uma verdade sólida e expressa muito bem o sentimento daqueles 57 milhões de eleitores, ora desapontados. Eis outro herói sem nenhum caráter.

    1. Concordo! Gostaria de compartilhar os artigos da Crusoé.

    2. Concordo, gostaria muito de compartilhar! Poucos tem acesso a essa Revista. É uma pena.

  58. Ter, Bolsonaro, defenestrado a esquerda não é pouco. É muito! Quase que entramos na URSAL bolivariana! Se mantiver o carácter honesto e seus excelentes ministros, está de bom tamanho. Difícil para ele, é aquietar e acomodar o pacote aderido.

    1. “ se mantiver seus excelente ministros” Sérgio, aí você já está fazendo piada.

    2. Sergio, os honestos já saíram ou estão pensando em sair. Acorde para a realidade!

  59. Excelente e lúcido texto. Votei em Bolsonaro para estipar o PT e o establishment do poder, acreditando ser a opção "menos pior" naquele momento. Não me arrependo do meu voto, pois sei que a outra opção era infinitamente pior, porém me entristeço com a conduta do presidente que damos o nosso voto de confiança. Torço demais para que o Brasil dê certo e para isso sempre tentaremos colocar pessoas boas para gerenciá-lo e faremos a devida fiscalização.

  60. Sabino, perfeito!!!! Parabéns!!! você conseguiu colocar no texto tudo que justificou o meu voto no Bolsonaro, mas sinto-me traído, pois a semelhança com a trajetória do Hugo Chaves é incrível...disso que tenho medo.

  61. De fato, JB revelou-se uma fraude. Para chegar ao poder, oportunisticamente hasteou a bandeira da ética e da moralidade na política, como outras fraudes que o antecederam (Collor - 'Caçador de Marajás', Lula - 'A Ética na Política'). Acho até que JB chegou a acreditar na própria mentira, mas sua natureza foi mais forte. Até a bandeira do patriotismo é falsa! O que esse 'patriota' sacrificou pela pátria, na sua longa carreira política?

    1. Sacrifício? Ao contrário, serviu-se da função pública para amealhar patrimônio e arrumar a situação da família. Já Moro, sacrificou uma sólida carreira de magistrado, para servir ao Brasil e pediu para sair, assim que percebeu a verdadeira índole de JB. Moro é, de fato, o honesto, o patriota, o íntegro, aquele que serviu ao país e não SE SERVIU da função pública, como JB.

  62. O MINTO enganou a todos. Os estúpidos gostam de ser enganados. Os ignorantes não possuem conhecimento suficiente para fazer uma análise da situação. E, assim, continuamos a ser esta imensa roça atrasada e perversa.

  63. Concordo c/vc, parabéns! Externou exatamente a situação. Pessoas ñ tem "pensamento crítico", sinto que se ñ apoiarem o "sem noção" IRÃO PERDER A BOQUINHA, o cenário político é PODRE, câncer c/ metástase #ReeleiçãoNemPensar #XôMilícia

  64. Mais um excelente texto... Tem que ser emoldurado e guardado para ser mostrado antes de todas as eleições!!! Quem sabe assim o brasileiro resgate um pouco da memória e tente melhorar seu voto!!!

  65. Bom. Te dou nota 8,8. Bolsonaro achou que Moro era "qualquer um". Mais pra frente veremos quantos apoiadores ele perdeu no Pais. Bolsonaro não é bom de matemática. Ele ainda não se deu conta que pode ter perdido a metade dos eleitores. O PT estava fechando. Agora se revigora pois eles sabem que Bolsonaro perdeu votos. Para onde foi essa camada da população. Voltaram para o BRASIL QUE EU QUERO! Só falta a Globo colocar esse quadro no Vale a pena ver de novo.

    1. Infelizmente você está coberto de razão. E, por incrível que pareça, o cenário só não está pior por causa da Covid-19. Que lástima! Minha esperança desceu pelo ralo.

  66. Muitas linhas para explicar que: seus leitores são imbecis e não conseguem fazer uma leitura do que está ocorrendo! que somente alguém que escreve pra se explicar, tem razão! em suma, seu leitor que não tem condições de avaliar a revista. minha impressão é que viraram uma ti ti ti da vida, Narradores de corrida como Galvão Bueno em épocas de fórmula 1, tentam adivinhar o que se passa na cabeça de outros. E apesar de não termos sua capacidade de argumentação existe vida inteligente fora da Crusoé

    1. Márcia penso logo existo, se entender isso perceberá quem fala asneira, entendeu?

    2. Você escreveu muitas linhas para dizer asneiras, Mario te deu Strike

    3. Muitas palavras para justificar a linha editorial da revista. Quando isto acontece...

    4. Ricardo não generalize, não me considero uma imbecil. Muito pelo contrário, tá insatisfeito? É simples, saia.

  67. As vezes me pergunto se não estamos assistindo a ruína progressiva da velha política, primeiro no ocaso de Lula e agora na implosão do Bolsonaro, ambos extremos em (des)orientação política mas irmãos em sua ignorância e amoralidade. Talvez dos escombros nasça uma sociedade menos refém de salvadores da Pátria e minimamente mais consciente de sua responsabilidade social.

  68. Quem não mudou nadinha mesmo foram vocês. Apenas esperaram a oportunidade certa para fazer coro ao golpe do parlamentarismo branco orquestrado pelo pai da sociologia tupiniquim a serviço de Soros e do Foro de São Paulo.

  69. Lembro tb qd M. Sabino, após Bolson. ter sido eleito, disse qto seria importante ele se cercar de bons assessores e evitar os filhos. Já era claro o q prevaleceria. Ñ acho q era exercício de futurologia perceber q o governo de Bolsonaro tinha tudo para dar errado, é discernimento. E, ainda q Mario Sabino e tantos outros tivessem o discernimento, mantiveram certo otimismo. O fato é q qualquer pessoa +observadora dos comportamentos políticos sabia q a famiglia ñ cairia longe da sua própria árvore.

  70. Mario Finalmente isenção e crítica equilibrada na análise do momento político do País. Isso é jornalismo de qualidade!!! Peço-lhe, porém que reflita sobre a linha editorial adotada em O Antagonista de fofocas e especulação que produzem brumas e confusão!!!

    1. exatamente o que está ocorrendo, eles entraram em uma linha de pensamento e ponto final. E as pessoas que pensam diferente não são ouvidas muito menos referências intelectuais importantes somente quem pensa igual a eles prestam, isso não é jornalismo

  71. Análise objetiva e realista. Quem sabe consiga fazer reparos nos estragos provocados no conceito editorial da revista pelo pedido inconsequente de "impeachment" proposto de forma contundente por meu ex ídolo da imprensa, Sr. Mainardi.

  72. Bolsonaro aprendeu q bravatear garante votos nos 30 anos q ficou no congresso. Lá, conseguia passar desapercebido entre os mais de 500 deputados da casa. Agora, com mais poder e sob holofotes, revela q além de bravatear, não aprendeu mais nada na vida.

  73. Sou assinante da Crusoé e leitor de O Antagonista desde quando essas publicações surgiram. Sempre manifestei minha satisfação com elas. Mas este teu artigo, Mário Sabino, é muito oportuno e irretocável.

  74. Comemoro a renovação da minha assinatura... Vamos compartilhar lucidez e bom jornalismo pelo terceiro ano! Obrigada, Mário Sabino, obrigada, Crusoé!!!

  75. Parabéns, Mario Sabino! O texto tão bem escrito denota o sentimento de todos que votaram em Jair Bolsonaro para se livrarem de Lula e do petismo. Devido a imensa torpeza do presidente e a preocupação de preservar os filhos e a si mesmo de possíveis investigações no exercício da política, está rifando o país e retirando do povo o direito de esperar dias melhores. Viver uma quarentena com esse despreparadi na presidência é um sofrimento tão profundo quanto o estrago que o vírus tem feito.

  76. sempre sensato! mudamos para voltar para o mesmo lugar. políticos de sinais trocados que somados não valem nada! passados mais de trinta dias não temos nenhum hospital de campanha federal com leitos significativos. se não entregam as utis com respiradores superfaturados, ao menos poderiam criar mais enfermarias. continuaremos enclausurados pelos vírus, bandidos, políticos, por nossa letargia!

  77. parabéns, Sabino, franco, realista, isento e cumprindo papel de uma imprensa livre e independente. Esse resgate comparativo é fundamental pra refrescar memórias que se perdem nesse mundo virtual e afetado por essa trágica pandemia...

  78. Ninguém é capaz de mudar alguém. O indivíduo só muda por amor ou compaixão, sentimentos que, aparentemente, nunca foram atributos do nosso chefe maior. Com todo respeito pela figura institucional.

  79. Mario, seu comentário (com retrospectiva) é excelente. Agora, admita, o Brasil só evoluirá quando tivermos um povo minimamente culto (70% de analfabetos funcionais é foda) e uma mídia verdadeiramente informativa, assim como um STF digno do nome exercendo suas verdadeiras funções, é impossível governar e ordenar o país. Infelizmente.😔

  80. Prezado Mario Sabino. Sou assinante e estou decepcionado com Antagonista e Crusoé. Voces eram independentes e agora mudaram o foco. Parece que querem a destruição do Pais e se aliaram a mesma grande imprensa que voces combatiam. Que pena, estou pensando em cancelar as assinaturas...Perde o Brasil uma oportunidade de ter uma imprensa livre e digital com grande potencial...Uma pena...

    1. Vc sabe ler ou é um dos anafalbetos funcionais citados em outro comentário? Não é possível que não tenha conseguido entender nada do que leu a não ser que seja analfabeto mesmo.

  81. Parabéns pelo texto Mário Sabino, leio Crusoé há 02 anos porém nunca havia aqui comentado. Nosso carente país precisa dessa lucidez. Ótimo final de semana a toda a equipe da revista.

  82. A única chance de Pocketnaro ser reeleito será a presença de candidato do PT no segundo turno. Não acontecendo isto todo crítico desse Presidente fica livre pra votar em qualquer outro candidato. Eu quero candidato do NOVO.

  83. Sabino, voce extrapolou positivamente!!! Há muito tempo não lia , de algum comentarista saudável, o que li hoje. Meus sinceros parabéns, você desnudou a politicalha na qual nosso Presidente, Infelizmente, se enfiou até o rabo... ,

  84. Obrigada, você disse tudo que eu, e um grande número de brasileiros pensam e sentem. Parabéns pela sensatez da narrativa do texto!!!

  85. Votei no Bolsonaro, para que a Quadrilha Criminosa do PT não voltasse ao poder e torcendo para que ele fizesse um bom governo, mas no meio do caminho, os filhos dele, fizeram com que ele perdesse o rumo da maioria das promessas que ele havia feito em sua campanha, infelizmente. Parabéns Mario Sabino, por todas as suas colocações.

  86. Parabéns, Mário! Vejo expressado no seu texto os meus sentimentos em relação a toda essa balbúrdia que temos enfrentado nas últimas décadas neste país!!!

  87. Verdade! Não posso reconhecer o candidato no qual votei pra ficar livre do PT... e ainda tenho que pedir desculpas ao Vila ( menos pela defesa apaixonada da revolução francesa...)

  88. Erraram feio na analise politica. E deram toda a força pro Bolsonaro ainda no primeiro turno. Ridicularizavam todos os outros candidatos. Quem foi Bolsonaro antes de 2018 para vocês acharem que ele tinha condições minimas para governar um pais?

  89. Sou leitor da Crusoé e gosto de ler opiniões contrarias, mas votei em Bolsonaro, e ainda torço, apoio e acredito que ele possa melhorar o Brasil. Ser chamado de boboca, aí é demias. Die profundamente, sou porque ainda me acho bolsonarista. Doi muito

  90. sempre gostei bastante da sua coluna e não raro, chego a concordar com quase tudo. porém desta vez não posso concordar com o titulo: Bolsonaro não mudou nada, sempre escancarou suas ideias retrogradas e perigosas, sempre demonstrou , pela própria carreira medíocre como político, que não tinha nada a oferecer para o Brasil. uma profunda lástima que tenhamos escolhido justamente o pior da lista para compensar os desastres do governo Dilma.

  91. Seu artigo hoje soa como um desabafo. Não contra o atual presidente, pois está claro no texto que este nunca o enganou, mas contra os eleitores que criticam o trabalho de vocês. Aguentem firmes! Não esqueçam do começo, quando zombavam, você e o Diogo, dos "lucros" obtidos com O Antagonista. A verdade do trabalho sério não precisa de justificativa explícita. Vocês zombavam da irá petista, façam o mesmo com as atuais facções. Quem acredita no trabalho sério de vocês, permanece aqui!

  92. Quando começa a se justificar muito, é porque há algo aí.. Já não é o primeiro texto do Sabino dizendo que não mudaram, trazendo textos antigos para justificar alguma posição.. Tá se explicando demais, Sabino.. tá se explicando demais..

    1. Por não ser carioca, não tinha mais informações sobre o dito cujo (além daquelas cenas exdrúxulas dele no Congresso). Enxerguei o quanto era tosco, incapaz, mas imaginei que bons ministros e alguns generais iriam controlar o seu lado torpe. Como o Amoedo não tinha chance, minha alternativa teve que ser esse alucinado. Não tive saída. Agora quero que saia.

  93. Por isso venho lutando para mudar a lei eleitoral. Temos que dar a devida representatividade aos votos brancos e nulos para acabar com o voto útil. Se a soma destes superarem o candidato mais votado, a eleição deve ser anulada e novos candidatos devem ser apresentados. Até que alguém decente, aos olhos da sociedade, se apresente.

  94. Todo vez que a turma do Carluxo “posta” (ops, quase deu ‘merda’) alguma sandice, me lembro do que o seu paizão disse recentemente: ‘Eu sou a Constituição!’. E isto, logo após o já agora internacional “E DAÍ?!’’, devidamente dissecado, ridicularizado e condenado em editoriais na mídia mundial... E daí?Daí que ao ver, estarrecido, pessoas com medo; famílias chorando sem poder ‘velar’ seus entes queridos amontoados em ‘valas’; me assusto mais com a indiferença dos canalhas que não estão nem ‘aí’!

  95. Obrigado, Sabino, por expressar tão bem o que nós, eleitores relutantes de Bolsonaro por absoluta falta de alternativa, estamos passando e sentindo.

  96. Um texto elucidativo demonstra Bolsonaro um político vazio de idéias, que busca sobreviver até 2022, quero enfatizar que nós eleitores, ficamos sem opção, senão vamos cair no dito do Pelé, brasileiro não sabe votar, mas estamos tentando porque a esperança é a última que morre.

  97. Quanto mais leio e ouço mais decepcionada fico com os políticos! Acho que preciso cair na real e desistir desse país! Nada muda, nada melhora...

  98. Parabéns, Mario Sabino, parabéns Crusoé e Antagonista. Continuo acreditando em vocês e, que esse tempo de Bolsonaro passe logo e possamos escolher melhor nas próximas eleições, sem Lulas e sem Bolsonaros.

  99. 🦅 Nada a ver com a matéria, MAS, tudo a ver com Saúde e A VIDA!... https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisadores-japoneses-dizem-ter-criado-anticorpo-capaz-de-eliminar-o-coronavirus,70003296452. 🤝 Já aqui Carluxos-boys continuam dizendo merda, travestidos de forma ridículas, ora de homens, ora mulheres, no disfarce que ao invés de ocultar sua insignificância, os colocam com a bunda de fora, tão repetitivos sempre, até na pobreza de ameaçar cancelar a assinatura (ano após ano, rs).

  100. Parabéns Sabino, artigo impecável; matéria isenta e honesta. Já estava de saída da CRUSOÉ, decepcionado com o posicionamento do Diogo, que de forma veemente instigava o pedido de impeachment do presidente (matéria infeliz). Sou apartidário, contra a saída do Moro (grande herói do Brasil) do governo, considero uma perda irreparável. O JB pode ter seus defeitos; todos nós conhecemos, mas devemos respeitar sua honestidade e patriotismo; condenável a sucumbência ao Centrão, mas...

  101. Pois é, o Presidente é tosco, rasgou a Constituição, interferiu na PF do Rio, demitiu o maravilhoso Moro e vai afundar o País!!!!! Bela narrativa!!! Difere da narrativa da esquerdalha?????

  102. Será que esse texto é pra tentar evitar a perda de eleitores que vocês estão tendo? Estranho! Não vi sentido algum em escrever um texto desse já que se acham tão independentes assim. Se são independentes mesmo, noticiem o que quiserem, mas aguentem as consequências, não fiquem com justificativas.

  103. Perfeita analogia!! Infelizmente, ainda, é para poucos a capacidade de compreensão e reconhecimento quando uma matéria é escrita com total imparcialidade.

  104. Também não mudei, não tenho bandido de estimação e nunca terei, porém gostaria que vocês também criticassem o Congresso e STF pelos absurdos que eles estão fazendo com o país, que para mim é o maior cancer em desenvolvimento. Soltar bandidos, prisão em segunda instância, abusos com o dinheiro público, fórum privilegiado e outros tantos mais.

  105. Mario Sabino, valeu a explicação mas acho que não vai adiantar. Paulo Francis já dizia que existem 'coisas' que, se precisarem ser explicadas, a pessoa não vai entender. Acho que essa é uma delas.

  106. Meu Deus...... !! depois de tantas linhas..... e você me diz que nao ? Ainda sim.... prefiro esse tosco. Apesar de não ter votado nele. Agora renovar com o ANTAGOLIXO.... Isso eu tenho certeza que não vou.

    1. Se o Presidente não negocia não consegue NADA com o congresso e o STF e a imprensa cai de pau porque não há diálogo!!!! Se negocia, caem de páu também pq está governando como os ladrões anteriores!!!! O que deve um governo eleito para derrubar o sistema fazer???????? Como agradar a todos?????

  107. Sem comentários né. Sabino esgotou a análise, deixando apenas a certeza de haver, pelo menos, tomado o melhor caminho que se mostrava à época. Mas, como essas coisas são assim, resta aguardar o próximo. Abraço, de cotovelo mesmo. Joaquim

  108. Como gostaria que todos tivessem a oportunidade de ler e compreender essa excelente matéria, construída de forma coerente, cristalina e apartidária. Sinceramente, por algum momento, pensei que o Antagonista e a Crusoé estivesse em conluio com a Rede Globo para derrubar o Presidente, contudo, com o pedido de demissão do Moro, e outros acontecimentos vejo que o próprio já o faz, sem a necessidade de nenhum veículo informativo. Parabéns Mário Sabino e equipe Crusoé/Antagonista.

  109. Mudaram sim, tanto é que hoje estou solicitando o cancelamento da minha assinatura. Infelizmente começamos a entender quem de fato é a midia podre. Lamentável isso.

    1. Tchau... eu acabei de renovar o Antagonista+ com satisfação

    2. Menos um esquizóide a bostar (e não postar) besteiras ideológicas por aqui. Apscosta

  110. Parabéns! Eis um texto que gostaria de ter escrito. É isso mesmo. Infelizmente. Desculpe-me pelo falta de elegância. Mas ...nós brasileiros somos "cagados", mesmo.

  111. Excelente. A Crusoé poderia coopetar milhares de assinantes se disponibilizasse essa matéria aos não assinantes. Gostaria de repassar aos meus contatos. É possível?

  112. Parabéns Sabino a sua análise está excelente! Acredito que conseguiu trazer luz e compreensão do momento obscuro que estamos atravessando.

  113. Exatamente isso! Explicou direitinho para que ainda não entendeu, quem mudou foi ele, e está decepcionando a população que deu o seu voto a ele.

  114. Sábio Sabino, sou seu fã, e estou de pleno acordo com seu artigo! Até porque fui o tipo de "bolsonarista" que você tão bem descreve acima! Todavia, talvez fosse um esforço mais compensador voltar a defender a continuidade da Lava-Jato, cobrar o legislativo pela prisão em segunda instância, cobrar a derrubada do foro privilegiado a deputados e senadores, e cobrar a faxina no STF. Corremos o risco de perdermos todas as conquistas logradas até aqui!

  115. Quando se coloca ‘’ Somente olharam para os lados e não viram mais ninguém capaz de impedir... ’’ considero que não foi bem isso, a mídia, tão importante para esclarecimentos , mais uma vez polarizou precocemente o debate (na verdade como queria o PT, inclusive escolhendo o Bolsonaro como seu candidato preferencial). E de quebra veio a facada e o mártir...Tínhamos, na minha opinião, dois bons políticos executivos testados e aprovados, Alkmim e Álvaro Dias. A mídia embotou a eleição mais uma vez

    1. Ah, prezado Humberto, para a mídia puro, sem aspas, neste país, nem o Moro. Uma nação preparada para declarar Lula livre, via STF... Na minha opinião qdo falamos "a Política tem que mudar" estamos dizendo: "a Imprensa Brasileira tem que mudar"; " a Justiça tem que mudar";"a Sociedade Brasileira tem que mudar". Todos adeptos do fisiologismo. Mudança= evolução para o bem feito.

    2. O meu lamento é: a mídia escolheu (ajudando a escondê-lo, eu por exemplo só fiquei sabendo das suspeitas de possíveis danadezas de Bolsonaro e filhos como políticos através da Folha- que desde antes tinha escolhido Bolsonaro para o 2º turno contra o PT) e no final desesperada, vendo que perderia, liberou informaçõe sobre Bolsonaro e cia. Qto à fulanização citem outros que a mídia não deixou aparecer. Talvez votasse em Álvaro Dias, que espero vice de Moro em 2022. Ou Presidente do Senado Federal

    3. O texto é bom, mas o comentário do Eduardo, valha-me Deus......

    4. Perdão, Eduardo, mas discordo de pronto de metade da colocação: Alckmin não dá. O PSDB paulista não tem como angariar confiança enquanto não (se) exorcizar (dos) demônios trancados dentro de Paulo Preto. E Alckmin ainda tem as pontas soltas do seu cunhado Adhemar e das suas chicanas para levar seu processo para a Justiça Eleitoral. Quem apoiou a LJ não tinha como depositar esperanças em Alckmin.

    5. Exato, as pessoas comentam como se só tivesse havido segundo turno.

  116. Perfeito, Mário. Um texto digno da Imprensa que você, o Diogo e o Claudio se propuseram a fazer (e faziam antes) quando nos brindaram com O Antagonista. Tenho orgulho, como cidadão e como jornalista, de cooperar com assinaturas para a sobrevivência digna de algo que podemos chamar de Imprensa Independente.

    1. Concordo plenamente. Assino Crusoé desde o começo e acompanho O Antagonista diariamente. Vcs (e Josias) são dos melhores, sempre atentos, nos brindando com suas ótimas análises e independência. Vou inclusive guardar o link dessa matéria para referências futuras!

  117. Parabéns, Sabino. Eu sempre lia o Diogo antes, mas confesso que a primeira coisa que vou ler nas edições é o que você escreve. Oxalá tivéssemos mais jornalistas com seu gabarito.

  118. Nada menos do que excelente. Se este texto alcançasse um terço dos brasileiros, jamais teríamos que nos preocupar com ameças à democracia, sejam elas da esquerda, do centro ou da direita.

  119. A comparação entre o que os PeTralhas fizeram e fariam com o (des)governo Bolsonaro, sinto alívio. Se tivesse votado no poste do chefe da OrCrim, corrupto, lavador de dinheiro, o Brasil estaria pior. E mais: "Ipanema" e suas cópias espalhadas pelo país estariam aplaudindo. Bolsonaro faz tudo errado. E eu vou me arrependendo de brigar com colegas e amigos da UFMG. Alguns passaram a me olhar como se eu fosse do mal. Quem sabe Bolsonaro toma juízo? Ainda dá tempo.

  120. Também não mudei, sempre achei Bolsonaro um imbecil, porém confiando exatamente nos motivos citados, votei nele. Subestimei o ego e a burrice pensando que colocaria bons quadros e os deixariam trabalhar. Sonhei que seria apenas um porta-voz do que profissionais competentes fariam no governo. Fechei os olhos para possíveis insurgencias de megalomania na sua prole. Porém, mais uma vez, confiamos em promessa de campanha...trocanos um ladrão malandro por um louco malandro. Triste realidade!!!

    1. A única SAÍDA saudável pro país agora, cambada, é extirpar esse maluco, que nos trapaceou, deliberadamente, do seu posto. Impeachment Já! Apscosta/df

    2. Exato!!!, qual a saída??. Diferente do Mainardi, que me parece, endoidou, eis um crítico que merece respeito, não concordo com tudo, mas respeito. De novo, qual a saída?

  121. Suspende o cancelamento da minha assinatura. Voltaram a usar o português claro, sem parábolas e fazer a análise correta da situação. Elegeríamos qualquer "coisa" para nos livrar dos comunas corruptos do PT. Cabo Daciolo faria estrago menor que o Bolsonaro. Ou Tiririca, quem sabe? Fica a dica para 2022.

  122. Perfeito Sabino. Assino em baixo. Parabéns. "Quem abandonou a ideia de "governar pelo exemplo" foi o inquilino do Palácio do Planalto".

  123. Absolutamente excelente! Logo no início de sua recordação de seu artigo de 2018, você diz que a maioria dos que votaram em Bolsonaro não são bolsonaristas, tendo votado nele apenas para impedir que o presidiário corrupto voltasse ao poder, como foi o meu caso; por isso fiquei indignado com Jorge Coli, em "Sinistra contabilidade", na Folha, acusando-nos de cúmplices de genocídio; retruquei à Folha que o articulista insultou de forma injusta, covarde, e mesmo canalha, àqueles que assim votaram.

    1. A Folha só pode ser tratada na base da ignorância, como faço eu: ignore-a.

  124. Muito boa a análise do atual governo. Infelizmente o país perdeu mais uma oportunidade de ter um crescimento mais constante. Como foi dito há muito tempo, todo povo tem o governo que merece.

  125. Texto para ter sempre ao alcance pois é sinônimo de coerência. Coerência de todos aqueles que votaram em Bolsonaro e ao perceberem o desvio de rota, descem da embarcação. Bolsonaro vai se isolando num extremo, como Lula se isolou em outro. Parabéns Sabino!!

  126. Não sou Bolsominio , mas você enrolou muito em tentar explicar essa mudança , principalmente essa revista sai em defesa de um ex-juiz que coloca no JN trechos privados de conversas tentando justificar a seu ego e sua traição a todos os brasileiros ...

    1. Ja tô de saco cheio de continuar lendo essas antas com seus comentários ignorantes e ideológicos.. cai fora anta..

    2. kkk você parece não saber, mas claro que é bolsominion, o texto foi excelente, explicou direitinho tudo, mas o povo quer continuar na ignorância. A gente tem que saber quando perdeu e foi o que aconteceu com a saída de Sérgio Moro, nós perdemos.

  127. discordo completamente...a única verdade é que não tínhamos opções...o Bolsonaro não tinha e nunca teve um programa de Governo e nunca terá...a revista se enganou redondamente....os sinais estavam lá o tempo...se enganou quem quis....essa é a verdade...Bolsonaro não mudou... apenas alguém se iludiu ....

    1. Sim, deram meio que carta branca pra ele por causa do PT, colhem o que plantaram.

  128. Bolsonaro nas páginas policiais? Vc está bebado ou usou maconha estragado, filho? Admita que errou em 2018 e que erra agora: o Bolsonaro é MAIOR que a lavajato. Seja sincero, assim como o anta do Constantino foi, admitindo esse óbvio. Na análise política estão piores que a globonews que garantia a Hillary (99% - não esqueço a cara de tristeza do Mainardi ao vivo, desapontado, junto com a escória jornalística do Brasil, com profunda tristeza pq o Trump ganhou).

  129. Até você? Não entendeu nada. Mas, de conspirarão (seria com objetivos que uma ponderada juíza revelou no Twitter?), vem se tornando especialista.

    1. Concordo com Maáio Sabino em parte do que escreveu. Ele bate e assopra. Ele disse muitas verdades mas tambem exagera na dose. Falar como comentarista e mais facil do que "governar" um pais de extensão continental como o Brasil com milhares de esquerdistar torcendo para o governo nao dar certo. Foram 16 anos de desgoverno com tanta corrupção sem uma crítica tão forte que hoje acontece, são 24h batendo no governo até a CNN entrou neste, com raras exceções é claro. E para agravar vem este covid

Mais notícias
Assine
TOPO