Fábio, o agente de saúde
Na favela, a missão é levar o alerta a áreas remotas, onde carros não chegam, e distribuir comida e sabão a famílias que vivem na miséria, expostas ao crime
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O agente comunitário de saúde Fábio Falcão Monteiro, de 38 anos, enfrenta a Covid-19 no complexo de favelas de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, como se ele e os moradores precisassem sobreviver a um naufrágio. Ficou com essa impressão desde o dia 1º, quando foi à Barra da Tijuca, bairro de classe média alta na zona oeste, receber a doação de 2 mil sabonetes de hotel para quem não tem como lavar as mãos na favela. Ao lamentar seus negócios paralisados pela quarentena, o empresário doador comentou que agora conta só com a renda do aluguel de imóveis. “Fizemos essa doação porque estamos todos no mesmo barco”, disse ele. Muito agradecido pelo gesto de solidariedade, Monteiro não comentou, mas intimamente comparou: “É como no Titanic. Os ricos estão na parte de cima com direito a bote salva-vidas e os favelados embaixo, se afogando”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria MG
2020-04-24 12:16:43Fábio, meu querido agente de saúde, só Deus, na Sua infinita misericórdia, poderá lhe dar o pago por tamanha dedicação! Que empatia, que coragem! Você é, de fato, um herói anônimo neste mundo tão cheio de frieza e covardia. Deus proteja você e toda a sua família! Confie em Deus! Ele não o desamparará!
Dione
2020-04-13 14:37:41Admiravel esse agennte da saúde, Fábio. E assustadora a visão de mundo que ele oferece. Gostaria de saber como o Governo do Rio planejou atender efetivamente estas Comunidades.
Marina
2020-04-09 15:50:04Que pessoa linda é você, Fabio.
Márcia
2020-04-09 11:20:14Um guerreiro!! Minha gratidão.
Silas
2020-04-09 09:42:24Grato por pessoas assim. Chamam atenção tb o eterno drama crônico da falta d saneamento, desurbanização e a pobreza, q seriam resolvidos ou abrandados somente por sucessivos governos liberais, com privatização e livre mercado
Wanderlei
2020-04-09 09:05:31Parabéns a esses abnegados que fazem esforços enormes para ajudar o próximo. Que suas vidas sejam abençoadas.
Chris
2020-04-09 03:19:19Como se não bastasse todo tipo de condições desfavoráveis que o trabalho nessas comunidades exige, ainda tem o preconceito dos que torcem o nariz pq é preciso ter bom relacionamento com criminosos para adentrar nessas áreas dominadas
Sonia
2020-04-09 00:51:26Esses são os GDE heróis ,NÃO GANHAM 160000 mil ,como os parlamentares ,não tem 3 BILHÕES DE FUNDO ,Nem mordomias ,mas CUIDAM DA POPULAÇÃO ,QUE É PRIVADA DE ASSISTÊNCIA ,para que as EXCRESCÊNCIAS Tenham as mordomias e os altos salários
Lucia
2020-04-08 23:57:39Essa realidade terrível presente nas grandes comunidades de baixa renda das nossas cidades é fruto de políticas públicas errôneas e da profunda corrupção que assola o pais há décadas! Que o vírus sirva de lição para votarmos em políticos capazes, honestos e comprometidos com as necessidades mais urgentes de toda sociedade, nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento e Transporte!
Vanilza
2020-04-08 22:57:28Você é um verdadeiro herói dos nossos dias. Não posso deixar de agradecer-lhe por tudo que vem fazendo por sua gente, que é a nossa gente, embora esquecida e desassistida por nossas irresponsáveis autoridades, muito mais preocupadas em disputar palanques.