DiogoMainardina ilha do desespero

Coluna infame

03.04.20

Alessandro Manzoni. História da coluna infame. É a melhor coisa jamais escrita sobre a epidemia de peste. Na verdade, sobre qualquer epidemia. Vou reproduzir aquilo que, no século passado, publiquei sobre ele. Pode ser que os leitores da Crusoé não tenham o menor interesse pelo assunto, mas desconsiderar a opinião dos leitores é uma forma de isolamento social, que tenho praticado com fanatismo desde que ela foi decretada aqui em Veneza, na segunda-feira de Carnaval. Resista:

Milão.

Em junho de 1630, durante a epidemia de peste (mais de mil mortos por dia), uma mulherinha (no original italiano, Alessandro Manzoni emprega o termo donnicciola) chamada Caterina Rosa observa da janela que um homem de manto preto esfrega as mãos nos muros de sua rua. Ela logo desconfia que se trata de “um daqueles que costumavam ungir as muralhas”. Ou seja, segundo uma antiga crendice, um agente diabólico intencionado a disseminar a peste.

De fato, Caterina Rosa nota que os muros pelos quais o homem passa ficam borrados de uma suspeita banha de coloração amarelada. A notícia corre de boca em boca, surgem novas testemunhas (uma das quais se chama Ortensia, nome flóreo como o de Caterina Rosa), acrescentam-se detalhes incriminatórios.

No dia seguinte, as autoridades sanitárias decidem investigar o caso. A partir da denúncia de Caterina Rosa, descobrem que o homem acusado de ser o untor é um comissário de saúde, um certo Guglielmo Piazza, “genro da comadre Paola”.

Os magistrados submetem-no a um longo interrogatório. Como ele insiste em declarar-se inocente, começam a torturá-lo com um laço que desloca as articulações das mãos e dos braços (ligatura canabis). Manzoni: “Ah, meu Deus!… cortem minha mão… me matem… não sei de nada… já disse a verdade”.

Na terceira sessão de torturas, os magistrados prometem-lhe a liberdade em troca de uma confissão completa. Disposto a inventar qualquer história desde que cessem os tormentos, Guglielmo Piazza declara que o unguento maléfico fora-lhe dado por um barbeiro chamado Giacomo Mora.

Ao revistarem a loja deste último, as autoridades sanitárias encontram dentro de um caldeirão restos de uma misteriosa matéria viscosa e amarelada. O barbeiro afirma tratar-se de mera barrela para a lavagem de roupas, mas os magistrados não acreditam, solicitando o parecer de duas lavadeiras (uma delas chama-se Margherita, mais uma flor). Depois de analisarem a matéria viscosa e amarelada, as lavadeiras concluem que aquela barrela havia sido adulterada com alguma “patifaria”.

Giacomo Mora é torturado. Não resistindo à dor, assume a autoria do crime. De acordo com sua confissão, o unto amarelado fora feito com a saliva infectada que o comissário de saúde Guglielmo Piazza recolhera da boca dos cadáveres pestilentos. À saliva, haviam sido adicionados barrela e esterco humano.

O tribunal decreta a sentença de morte contra os untores. No dia 2 de agosto de 1630, um carro de boi os conduz até o patíbulo. Depois de serem marcados com ferro fervente no local do delito, sofrem a amputação da mão direita e o suplício da roda, durante o qual seus ossos são fraturados. Ainda vivos, permanecem de ponta-cabeça por seis horas. A seguir, o carrasco os degola. Os cadáveres são queimados e as cinzas jogadas no rio. A casa de Giacomo Mora é demolida; em seu lugar, erige-se a chamada “coluna infame”, com uma inscrição que recorda o crime pelo qual haviam sido injustamente condenados.

A crença segundo a qual agentes diabólicos tramavam para semear a peste era bastante difusa. Porém os eventos milaneses não se limitam a demonstrar o obscurantismo de uma época. No caso, a boçalidade de Caterina Rosa assume uma configuração bem mais sinistra. Com a ação do tribunal de saúde, que obtém falsas confissões através de tortura, as crendices da multidão ignorante são homologadas, legitimadas, dotadas de arcabouço legal. Desse modo, a irracionalidade de Caterina Rosa contamina o terreno da justiça, destruindo-a.

O tratado em que Alessandro Manzoni reconstrói os eventos milaneses intitula-se História da Coluna Infame”. Ele escreve: “(Caterina Rosa) havia sido a primeira causa do processo, assim como era ainda seu regulador e modelo (…). Não é estranho que um tribunal se torne seguidor e acólito de uma ou duas mulherinhas (donnicciole), pois quando se penetra na estrada da paixão é natural que os cegos guiem”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diogo, análise profundamente sua atuação e pense que talvez, apenas talvez, você não está fazendo um papelzinho de Caterine?

  2. O esclarecimento desta história,está na analogia com o que vemos hoje. As invenções de todo tipo pra fugir da “tortura” de enxergar a realidade e planejar seu enfrentamento, a corrida por difamar e criar culpados pela crise, bem como, encontrar o milagre da cura fácil e rápida. Eu li e adorei

  3. Acabei de chegar do plantão. Hoje, esqueci de usar máscara N95! Tanto o que fazer que cometi essa insanidade. Mas, a cabeça não tá muito legal e piorou porque tá rolando um daqueles "horrendos musicais contratados" pelo Síndico em véspera de eleição. Contaminado pelo vírus das intenções escusas da imortalidade no cargo. O Síndico tem isenção de condomínio, ajuda mensal de R$ 1045,00 e o mais importante: os contratos de aquisição de produtos e serviços mais suspeitos do mundo sem cotações...

  4. não foi a toa que a inquisição matou tanta gente e principalmente as mulheres, "bruxas" que os vizinhos as viam voar pelos céus "com certeza"!! Obscurantismo, cegueira, mito da caverna....a maioria pode enxergar vermelho onde está o verde..e pronto.é só ficar falando por mil vezes....

  5. Sempre fui leitor assíduo de Diogo em sua colunas e livros bem como em suas participações do programa do Manhattan Connection, porém esse relato foi fantástico.

  6. Belo texto . Magistral,Diogo.Uma pena os leitores não entenderem .Eu de hoje em diante não lerei mais os comentários.Distorcem tudo

    1. Qual peste não tem como causa o desequilíbrio natural promovido pela ação humana? Sim controlemos os suas sequelas, sem esquecer de ceifar sua origem!

    2. Não são todos quw distorcem não jovem. Sinto-me enganado pelo O Antagonista e a Crusoe. Atualmente chego a sentir vergonha por ter sido enganado no início desses veículos

  7. Essa coluna é a prova de que a racionalidade que vocês sempre afetaram, com certo ar de entediados, foi totalmente pro brejo! Do jeito que vocês vão, Reinaldo Azevedo pode ir se preparando pra ter mais uma "coluna infame" na Crusoé. Meus pêsames!

  8. Tomemos em paralelo os juízes de ontem com os juízes de hoje no caso do Amigo do amigo do meu pai. Falar mentiras ou falar verdades não importa. O que vale é a arbitrariedade do juiz e a sentença final. A tortura, morte e assassinato de reputação do passado não é muito diferente do "Cale a boca Crusoé" do presente! Ou É?

  9. Se fosse hojeven dia a imprensa iria propagar a notícia de que eles eram realmente culpados e iria disseminar o pânico com a informação

  10. Obrigada, Diogo! A historia se repete. Agora como então nós seres humanos preferimos apontar culpáveis em lugar de olhar para dentro e encontrar caminhos diferentes.

  11. Que soturna elucubração ó Mainardi! Lembrou-se do conto para livrar-se de algum pesadelo à moda "simile similibus curantur", esteve na China, veio ao Brasil, ou anda visitando cemitérios!

  12. O ponto falho na conclusão de Manzoni é que não foi a irracionalidade de C. Rosa que contaminou o terreno da justiça. Os juízes,assim como a quase totalidade das pessoas,já tinham crenças irracionais havia muito tempo. "Até humanistas como Erasmo de Roterdã e Thomas More acreditavam em bruxas. 'Não acreditar em bruxarias',disse John Wesley,o fundador do metodismo, 'é na verdade não acreditar na Bíblia" (C.Sagan).A ignorância vigente na época preparou o terreno para o horror das execuções.

    1. As épocas e as mentalidades mudam, mas relação de poder não.

  13. caro Diogo, admiro a sua inteligência, humor pouco compreendido, e a sua capacidade de fazer comparações históricas (ou não). Adorei o comentário sobre o seu auto-isolamento social.

  14. Os noivos, incluindo a História da Coluna Infame. Nova Alexandria, trad. Francisco Degani. Carpeaux- 'maior romance histórico que jamais se escreveu'. Diogo sabe das coisas. Valeu!

  15. No mundo de hoje, estamos cercados de várias Caterinas e Ortensias ... Novamente, o grande desafio está em descobrir quais delas querem aterrorizar e quais querem informar... Belo texto sobre fake News em 1630, sobre uma desgraça real... A peste...

  16. Diogo, fui teu admirador, quando combatestes como poucos, os petralhas que delapidaram o Brasil. Quando se governa, ou se gerência uma empresa, para ter sucesso, o mais importante é que as pessoas que te cercam sejam propósitivas e tão competentes ou mais, do que você. É o caso do Brasil que está sendo atrapalhado pelo STF e Congresso. Você precisa mudar o alvo das tuas críticas, e passar a propor algo, que seja construtivo.

    1. Caia na real seu Ivo. Há sim pustulas, não todos, no STF e no Congresso, mas o Presidente e seus sicários seguidores, não todos, são tão corruptos e enganadores como o ignóbil Lula e a ORCRIM a seu comando. Diogo parabéns, a boa imprensa não tem lado, tem neutralidade na informação. Sempre haverá críticos, porque a verdade dói.....

    2. As convicções do Diogo são com o bom senso, daí ele nunca mudou de rumo ! Parabéns, tamo junto Diogo

    3. Quero dizer a você que não sou Olavista, nem Bolsonarista. Me posiciono sempre contra aqueles governos que antecederam o atual, que destruíram valores e vidas. Vamos levar em frente o que temos que é disparado melhor do que os anteriores. Talvez você seja um petista que o único que sabe é acusar.

    4. IVO, acorda dessa loucura olavista. Bolsonaro passou 2019 fechado com a orcrim para salvar o filho rachadinha. Esse lance de atacar STF e Congresso enquanto se defende o MITO é de uma insanidade sem limites. Se é pra arrumar a casa, então que se faxine os 3 poderes, pois o governo federal está sendo tocado por um safado duas caras q traiu seu eleitorado.

    1. Náo entenderam, estao na duvida se xingam o Diogo de comunista ou petista,,,ou comunista petista???!!

  17. Diogo, admiro sua inteligência especialmente no que tange à sua luta contra a corrupção petralha que FOI pior que o CV na destruição do Brasil. Mas oro à Deus que te liberta da cegueira da sua incredulidade, mostrando, entre outras coisas que, como formador de opinião não se deixe enganar pelos DEM & PSDB que nos cercam, para combater um Governo Federal que vem atuando bem, até na Saúde não esquecendo do que nos livramos com o impedimento da dilmanta!😡

    1. Se o Bolsonaro fosse um cara honrado de verdade, renunciava, pois o mal que ele está fazendo ao povo para defender os interesses pessoais de alguns empresários e os próprios de tentativa de perpetuação no poder. Ele abandonou seu eleitorado desde o dia 01/01/2019, quando assumiu a presidência e abandonou a bandeira do combate a corrupção. As aproximações sucessivas estão demorando muito...

  18. Diogo, sou seu fã justamente por você não gostar de fãs...o mundo precisa de mais realismo e menos bobagens como as ditas por políticos em geral

    1. Sim João, deixar de usar o poder do cargo q ocupa para defender o filho senador já fará grande diferença.

    2. Marrento, como combater a corrupção com toda classe política envolvida e o inútil STF nas costas, tem alguma ideia ?

  19. Um dia desses estava lendo sobre um programa de TV(estrangeiro) que gosto de assistir e descobri que um dos protagonistas pediu demissão, para cuidar de outros projetos pessoais...a reação de alguns fanáticos chegou ao ponto de ameaçar os outros participantes por os culparem da saída de um deles...a que ponto chega a loucura e o fanatismo...as pessoas perdem a razão e passam a agir como um grupo de chimpanzés...lamentável...bolsonaristas = petistas = fanáticos...

  20. VOCÊ É COVARDE. NÃO EXPÕE AS VICERAS DO CONGRESSO, ESPECIALMENTE, RODRIGO BOTAFOGO MAIA. SÓ PARA EXEMPLIFICAR: VOTOU NA CALADA DA NOITE A LEI DE ABUSO DA AUTORIDADE, E NEGOU A GRATUIDADE DA CARTEIRA DE IDENTIDADE. MEU NOME É PAULO VIANA, CAMPOS (RJ). NÃO ME ESCONDO COM PRENOME!!!!!!

    1. .NÃO ME CHAMO PEDRO, E SIM PAULO VIANA (RJ) NÃO ME ESCONDO COM PRENOME!

  21. fala sobre o Maia oportunista que não abre mão de um real do fundo eleitoral e nem coloca em votação projeto a respeito. Você vende mais criticando o presidente?

  22. Diogo, ouça mais Cláudio Dantas, ele é mais ponderado e sensato e não possui o senso de perseguição. Você só tem um foco. Muda um pouco teu disco. Coluna infame.

  23. isso não é mais revista pra se ler. Vocês passam o dia todo a execrar o presidente enquanto os maias e tofoliss vão comendo pelas bordas. Vão à m e r d a.

  24. Belo artigo, muito atual. Mudam os tempos, muda a tecnologia mas o ser humano não. Cuidados aí e vamos tentando nos cuidar aqui.

  25. isso aqui já não é mais revista pra se ler. Passam o dia a execrar o presidente enquanto os maias e tofolis comem pelas bordas. Vão à merda.

  26. OK....por hoje já fiz minha terapia psicológica lendo os comments....continuo com a certeza de estar equilibrado . Boa noite galera.

  27. Palhaço Bozó típico esquerdinha mala ... votou no Haddad , quer ser cuidado pelo estado ... mora com a mamãe até hoje... acha que é uma mente privilegiada.... fica de plantão colecionando os deslizes do presidente , mas na prática não faz nada. Coitado .... e deve ser pobre também ...

    1. Gustavo, você é tão alienado quanto todos os eleitores do Bozo. Essa revista é declaradamente de direita, o que não pode ser confundido com essa coisa disforme que foi criada pelo gado do Bozo.

    2. Diogo Mainardi sendo chamado de esquerdinha típico, era só o que faltava... mas também, pra essa seita ridícula de fascistas amalucados do gabinete do ódio, quem não é de esquerda? Só eles mesmos, e os cegos que os seguem.

    3. Gustavo, gadinho novo no pedaço...rs. Nao adianta chorar aqui, infelizmente o MITO de vcs já virou politicamente um defunto. Não terminara o mandato e isso já esta mais do q claro...rs.

    1. Só mesmo um debiloide pra imaginar tal manobra. Que, segundo sua teoria esdrúxula, está sendo executada com apoio do mundo todo. Bobinho.

    2. Eu temo os governadores ambiciosos e os pilotos s ESCRÚPULO que querem quebrar o país para voltar ao poder , só uma pessoa muito simplista para não PERCEBER a manobra.

  28. Eu temo que a sociedade de Pindorama vire uma manada, conduzida por falsos profetas do apocalipse, travestidos de Cassandra da quarentena radical. São os denominados governadores, prefeitos que se declaram salvadores estatais e municipais. O povo saberá como puni-los, aguardem as eleições próximas e futuras.

    1. Isso, bate forte e com gosto nos Governadores e Prefeitos, em partes eles merecem e muito. Nem perca seu tempo tentando defender o defunto político sentado na presidência. Ele morreu politicamente e esqueceram de enterrá-lo, mas seu cheiro de putrefação ainda vai incomodar muito até que um corajoso pegue a pá e o enterre de vez para a alegria da nação.

  29. Alla faccia del Bicarbonato! Acreditando(?)que¨considera¨os leitores vou tentar(com so 500 Carctrs)comentar o texto porque´pra nos lombardos ¨DON LISANDER ¨( Neto de C.Beccaria!)e´conhecido porque´acerrimo critico da atividade forense em todos seus graus.¨Azzeccagarbugli¨,criaçao no Promessi Sposi(de onde separou a COLUNAINFAME) representa a realidade da altolocata casta .Ñ são as donnicciole e a isteria coletiva o alvo principal do Don Lisander.E´a magistratura.Finito spazio p/ commentare.

    1. Palhaço Gozo, Pelo visto nem vc entendeu bulhufas. Vai cagar mané!

    2. Vai nada, eles não entenderão nem uma virgula..rs.. Têm problema de cognição e interpretação, que dirá capacidade de correlacionar os fatos narrados com a nossa realidade política..rs.. O nível estupidez do gadinho bolsonarista não perde em nada para a turminha da mortadela.

  30. MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI

  31. Diogo, gostei da história porém não da desconsideração à opinião dos leitores. Será que virou, também, mais um bunda mole cagão?

    1. NÃo ele mesmo se autodenomino na sua "coluna Infame" O próprio infame.

  32. Qualquer semelhança com o nosso presidente é mera coincidência? Querem sacrificá-lo seus Marias Dorias, Witsel, CAIADO, Lula e demais arautos da desgraca?

    1. Politicamente ele já está morto e seu mau cheiro já é sentido de longe. Só não surgiu um corajoso para enterrá-lo de vez.

  33. "...quando se penetra na estrada da paixão é natural que os cegos guiem." são palavras a nos alertar para as consequências do momento que vivemos.

    1. Do momento que vivemos e de um passado não muito distante, para quem já viveu 68 anos.

  34. Desconsiderar a "opinião" dos leitores, pode significar não saber o que se passa. Fiz reclamação de que uma matéria havia saído em O Antagonista público e não aparecia no aplicativo. A resposta do "atendimento" limitou-se a dizer que são veículos diferentes. Bom, se são diferentes e no gratuito sai mais informação que no pago, não faz sentido assinar. Choca ver vocês cobrarem respostas ao clamor público e às mazelas sociais, quando sequer conseguem atender quem dizem sustentar O Antagonista.

    1. Para completar, os vídeos do Cláudio saem primeiro no YouTube e depois no aplicativo. E ele ainda já falou em um dos vídeos que lê comentários do Twitter e do YouTube, mas e dos leitores? Ainda há notas polêmicas como a sobre os debatedores da CNN, mostrando clara preferência por um lado. Estas notas são lançadas sem qualquer assinatura, resta saber se vocês concordam com ela. Enfim, boa sorte!

  35. Enquanto isso uma nação sucumbe à um vírus e quatro VERMES......onde boa parte,sadica/masoquista,eh cúmplice deste destino. Tristes Trópicos.

  36. Exelente, que sirva de exemplo pra alguns. Rogo para que o Ministro da Saúde Luis Henrique Mandeta, continue com seu farol no comando dessa joça.

  37. Texto excelente e assustador! Como leitora e comentadora, tive muito interesse, sim, em ler. Além da originalidade do assunto, inteligente analogia. Vou pesquisar mais sobre esta "coluna infame". Obrigada, Diogo. E continue dentro do ninho com sua passarinhada.

  38. O que não falta, aqui, é "Caterina Rosa" na mídia nacional. Só que, agora, todos sabem quem realmente está mentindo e os verdadeiros inocentes não serão castigados.

    1. "Os inocentes expõem-se às suas prepotências servidas por uma justiça perversa e desigual. A natureza, com os seus caprichos, ajuda a ampliar a desgraça. Mas, se todas as contrariedades aprofundam o leito do destino, uma pequena luz eclodirá na zona mais negra e, providencialmente, o amor, ou o bem, acaba por triunfar."

    2. Já ultrapassou o jardim da infância? Maturidade continua zero.

    3. Leia novamente o texto, depois leia mais uma vez e quantas forem necessárias. Quem sabe por osmose não consiga captar algo.

  39. KKKK Gadinho bolsolavista é tão fraco em interpretação de texto que não conseguiu captar a essência do texto. Diogo deve estar gargalhando alto agora...rs... Parabéns Diogo!

    1. Quanto ódio no coração desse gadinho raivoso.

    2. Ô palhaço se você conseguisse chegar perto , lhe daria uma porrada tão grande que te mandaria pro ventre da sua queridinha,besta!

    3. Alvaro, você não merece o meu abraço. Deixo que o Napoleão de Hospício, nosso querido Palhaço Gripinha Presidencial, lhe dê um gostoso abraço recheado de covid.

    4. Ô palhaço, você é tão bosta quanto quem te cagou pra vida.

    5. Elson, Grande Abraço do Palhaço! Esse é sem covid!..rs..

    6. Neuza, a Itália demorou para começar a quarentena e por isso a quarentena mudou muito a curva de contaminação e mortes pelo vírus. Aqui o seu prasidente mentecapto tentou fazer o mesmo que a Itália, mas ainda bem que tem gente sã nesse governo que freou o impeto irracional do Napoleão de Hospício. Agora, desacreditar a ciência é atestado de fanatismo burro, tipico desse pessoalzinho lobotomizado pela família aloprada.

    7. Ora, ora, ora. Temos aqui um expert em linguística, digno de propor uma prova do Enem. Mas, ao que parece, adotou o epíteto correto. Nada mais.

    8. O coronavírus chegou no Brasil em janeiro/20, em BH. Está circulando no país a 3 meses. Tivemos o carnaval nesse tempo com milhões interagindo loucamente entre si. E agora milhões infectados se juntam em casa. Na Itália percebe-se que a quarentena não alterou a curva. Então há crendices sendo chamada de ciência.

  40. Pois cá temos nosso "homenzinho" a enxergar fantasmas, sujando os muros nas ruas, escrevendo nomes para as eleições de 2.022, possíveis sombras aos projetos do seu "papaizinho".

  41. A narrativa é terrivelmente cruel, mas importante no presente momento para uma reflexão das razões da maldade humana que infelizmente existe desde sempre. A matéria é muito oportuna e o Diogo novamente demonstra muita inteligência.

  42. Lula da Silva, com metáforas de salão copiadas do novo testamento e dos versos chorosos de Chico “bons tempos”, tornou-se “ídolo” da ex-querda. Tenho. Certeza que você brilhante, como poucos jornalistas não precisa ser “mito”. Prefiro você e sua caneta menos sombrio, a vivo e a cores.

  43. Adorei a parte de marcados com fero fervente, cortar a mão direita, colocar na roda, ossos fraturados, depois de 6 horas a degola e serem queimados ainda vivos. Como gostaria de ver algumas centenas de Senadores, Deputados, Juiz do STF, Politicos corruptos em geral, nessa situação. Que pena que os Direitos Humanos protege esses bandidos. e lhes pagamos altos salários.

    1. Se esforcem um pouco mais. Sei que é difícil para os cegos defensores do MITO, mas tenho certeza q (com esforço e perseverança) conseguirão captar algo do texto.

  44. Diogo, Parabéns! Você é Brilhante, a Crusoé e O Antagonista idem. Você jamais cansará seus leitores, você ativa a nossa intuição.

  45. Imagino que esta história o tenha inspirado para criar o "Untor" do seu livro "Polígono das Secas" que comprei depois do Francis recomendá-lo no Manhattan Connection.

  46. Artigo chato, inútil, medíocre. Diogo entrou na mesma onda do Mario, que é o de desfiar citações e histórias obscuras para parecer intelectual. Na hora H, mais uma vez a mídia alternativa é que tem a boa informação e análises. Vocês são ultrapassados.

    1. É isso aí Maria! Tico e Teco! Diogo, como sempre, brilhante! Profundo, inteligente e corajoso! Mostrando como a história se repete, se repete, se repete. E assim será. Parabéns Diogo!

    2. O Diogo é intelectual, não há a menor dúvida. Mas está chato, inútil e medíocre, como esse texto. O longo isolamento social o afetou. Estou de saco cheio de intelectuais!

    3. Diogo Mainardi não parece intelectual. Ele é. É brilhante, corajoso, inteligente. Mas é preciso ter mais do que só Tico e Teco para entendê-lo. Volte para os videozinhos entre amigos no WhatsApp. Você vai se sentir melhor, maior.

  47. Mórbido, mas realista. A massa ignorante sempre seguirá as Catarina Rosa do momento, ainda que isso implique a tortura de inocentes. O obscurantismo é ilimitado. A estupidez também.

  48. Se eu entendi bem, Bolsonaro seria nossa Caterina Rosa?! E Mandetta, as autoridades de saúde, obviamente. Mas se todos estão errados, quem estaria certo? Confio mesmo no meu patuá, que não tiro nem pra tomar banho...

    1. Cara, isso é puro texto de jornalista narcisista, que vai cavar citações obscuras para parecer intelectual.

  49. É impressionante como condutas humanas individuais banais podem se transformar rapidamente em teias viróticas, capturando com facilidade hordas de impermeáveis ao exercício do raciocínio. Estruturalmente, essa história tem muita similitude com "O Processo" de Franz Kafka.... uma teia também....como a nossa desgovernamental.... há uma frase especialmente definidora desse gênero de evento....“a compreensão de uma coisa e a má interpretação da mesma coisa não se excluem completamente”.

    1. É impressionantemente assustadora toda essa mutabilidade! Como as dos vírus. Diogo Mainardi.... você é uma fantástica viagem!!...

  50. Catarina Rosa agiu corretamente, alertou os demais de algo que, conforme suas crenças, era perigoso. O problema foi a reação das autoridades.

    1. Diogo Mainard, vai em frente, a Crusoé está indo bem, pois até já concelei assinaturas do Estadão, da Folha de São Paulo e o Globo.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO