Reprodução/YouTubeNas Filipinas, multas e prisão para quem espalhar informações falsas. Problema é quem julga o que é falso ou não

A verdade abafada

O rápido alastramento da pandemia foi acompanhado por bloqueios governamentais que frearam a livre circulação de informações. A China é só um exemplo
03.04.20

A China escondeu informações sobre a extensão da epidemia de coronavírus, divulgando um número inferior ao real de caos de infectados e de mortes. Segundo um relatório secreto das agências de inteligência americanas, entregue para a Casa Branca na semana passada, os dados falsos e incompletos atrapalharam a ação de outros governos no mundo. “Esse conjunto de dados é importante”, disse o secretário de estado americano Mike Pompeo, ex-chefe da CIA, em uma entrevista coletiva na terça, 31. “O desenvolvimento de terapias médicas e de medidas de saúde pública para salvar vidas depende da nossa capacidade de ter confiança e acesso a informações sobre o que realmente aconteceu.”

Ao brotar bem no coração da China, a pandemia de coronavírus ganhou uma característica que a acompanhou no resto de seu périplo mundial: o SARS-CoV-2 corre muito mais rápido do que as informações sobre ele. Já no final do ano passado, quando o vírus fez suas primeiras vítimas em um mercado de Wuhan, o Partido Comunista Chinês desceu sua mão pesada para suprimir ao máximo os dados sobre o surto.

Foi em 30 de dezembro que o médico oftalmologista Li Wenliang falou pela primeira vez sobre uma doença desconhecida para estudantes de medicina em um grupo privado do serviço de mensagens WeChat. A mensagem foi amplamente divulgada na rede social Weibo e acabou lida pelas autoridades. Rapidamente, 45 palavras e expressões foram censuradas nas redes sociais, segundo a organização Citizen Lab, da Universidade de Toronto. Entre elas estavam “pneumonia desconhecida em Wuhan”, “mercado de frutos do mar de Wuhan”, “variação do vírus SARS” e “Comitê de Saúde de Wuhan”. Quem buscava informações básicas sobre o que estava acontecendo não encontrava absolutamente nada.

Dois dias depois da mensagem de Li ser postada, ele e outros sete médicos foram interrogados por oficiais. Li ficou em uma prisão por várias horas e foi forçado a assinar uma declaração afirmando que tinha espalhado mentiras. Após contrair a Covid-19, ele morreu no dia 7 de fevereiro.

Li não foi o único a tentar soar o alarme. No final de janeiro, o advogado Chen Qiushi foi para Wuhan de trem para ver de perto o caos nos hospitais da cidade. Entrevistou familiares de vítimas e gravou imagens dos centros de quarentena. Quase que imediatamente, seus vídeos foram censurados. O comerciante de tecidos Fang Bin também fez vídeos da situação. Um deles mostrava oito corpos em sacos amarelos dentro de um micro-ônibus estacionado ao lado de um hospital.

ReproduçãoReproduçãoVídeo feito por Fang Bin: ônibus com corpos ao lado de hospital em Wuhan
Chen Qiushi e Fang Bin, que não eram jornalistas, foram perseguidos por relatar o que estava acontecendo. “Estou assustado. Na minha frente, tem o vírus. Atrás de mim, o poder legal e administrativo do estado chinês”, disse Chen em um vídeo de 30 de janeiro. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, em fevereiro, os pais de Chen souberam que ele estava “em quarentena”. Depois, não mais tiveram notícias. Fang teve as contas sociais encerradas, foi interrogado pela polícia, teve o laptop confiscado e também desapareceu.

Mais de 450 usuários de internet foram detidos na China desde janeiro por compartilhar informações sobre o coronavírus. Em fevereiro, dois analistas políticos que faziam comentários na televisão foram presos. Outro foi colocado em prisão domiciliar.

Os habitantes de Wuhan só começaram a receber dados sobre a doença depois que o Partido Comunista começou a tomar medidas e liberou os veículos oficiais para tratar do assunto. Até então, durante três semanas, os chineses ficaram completamente no escuro. Não sabiam como se prevenir ou o que podiam fazer quando os sintomas apareciam. “No início, as pessoas só ficaram sabendo daquilo que o governo permitiu que elas soubessem. As autoridades subnotificaram os casos de infecções, subestimaram a gravidade da doença e descartaram a probabilidade de transmissão entre humanos”, diz Yaqiu Wang, que estuda censura na China na Human Rights Watch.

Três semanas de inação é muita coisa quando o inimigo que se quer combater se propaga de maneira exponencial. Um estudo da Universidade de Southampton, no Reino Unido, concluiu que se o governo chinês tivesse atuado três semanas antes, o número de infectados seria reduzido em 95%, o que limitaria muito seu alcance mundial.

O Supremo Tribunal da China reconheceu no final de janeiro que a prisão de oito médicos acusados de espalhar rumores falsos, incluindo Li Wenliang, foi equivocada e contribuiu para enfraquecer a resposta à epidemia. Mas a mea-culpa não mudou o comportamento do governo comunista. Quase cinco meses após o início da epidemia, ainda há sérias dúvidas sobre os números que a China divulga para o mundo. Segundo o portal de notícias Caixin, cerca de 500 caixões são entregues diariamente às funerárias de Wuhan, o berço da pandemia. Em um único dia foram entregues 5 mil — o dobro da quantidade oficial de mortos na cidade.

ReproduçãoReproduçãoO húngaro Viktor Orbán: nova lei para consolidar poder
Para a China, mais importante que o bem-estar da população é a sobrevivência do regime. Permitir críticas em um momento que a economia já não cresce como antes seria um risco elevado para os burocratas. O mesmo raciocínio foi seguido por outros governantes autoritários, que também adotaram medidas para evitar o fluxo livre de informações e consolidar ainda mais o poder.

Na Hungria, o Parlamento aprovou um projeto de lei que pune com até cinco anos de prisão quem publicar notícias falsas sobre o coronavírus ou questionar medidas do governo. O primeiro-ministro, Viktor Orbán, poderá governar por decreto e estender o estado de emergência. Na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro recrudesceu as medidas para dominar totalmente o fluxo de informações. Desde meados de fevereiro, 22 pessoas foram interrogadas pelo governo. Dentre elas, cinco profissionais de saúde. O médico Julio Molino foi detido no dia 17 de março por membros da Guarda Nacional Bolivariana após denunciar o estado precário dos hospitais no estado de Monagas. Molino foi acusado de incitação ao ódio, incitação ao pânico e, em seguida, colocado em prisão domiciliar.

Diversos outros países também entraram na onda repressiva do vírus com decretos, mudanças constitucionais e estados de emergência. Nas Filipinas, governada por Rodrigo Duterte, um projeto de lei aprovado pelo Congresso estabelece multas e prisão de até dois anos para quem espalhar informações falsas sobre o coronavírus nas redes sociais e outras plataformas. Marrocos, Omã, Jordânia e Iêmen ordenaram a suspensão da circulação de jornais impressos sob a justificativa de que poderiam espalhar o vírus. Nenhum estudo científico até agora comprovou a existência desse risco.

A retórica comum por trás de todas essas políticas duras é a de que o governo é a única fonte confiável para divulgar informações e que, portanto, suas decisões não podem ser questionadas. Qualquer um que se afaste do discurso oficialista — seja denunciando superfaturamento em compras emergenciais ou relatando as precárias condições dos hospitais —, poderia ser acusado de causar pânico na população. O raciocínio não cola. “Uma das coisas que essa epidemia nos ensinou é que precisamos prestar muita atenção às declarações das autoridades de saúde e dos cientistas. E eles estão falando com a população principalmente por meio da imprensa”, diz Courtney Radsch, do Comitê de Proteção aos Jornalistas, em Washington. Pesquisas em diversos países mostraram que a confiança nos jornais aumentou com a chegada da pandemia.

“O que deixa a população aflita não é o excesso de informação, mas a falta dela. As pessoas só ficam inseguras quando não acham as respostas para as suas perguntas”, diz Courtney.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois é, quando o Presidente Bolsonaro fez críticas à China,quase foi linchado pela imprensa,tão desacreditada no País,inclusive Crusoé e Antagonista. Quer aceitemos ou não as atitudes de Bolsonaro,até agora ele só acertou. Mas como ninguém estava acostumado a Presidentes patriótas, desde a redemocratização ,fica difícil dar a mão à palmatória e dizer: "pô erramos com o Jair,ele é o Cara". Simples.

  2. Prezados senhores. Percebo que há uma linha editoria na Crusoé e outra no O Antagonista. Eu gostaria de saber porque. Estava propenso a incluir O Antagonista, pois, sou assinante da Crusoé, hoje estou pesando em cancelar a Crusoé porque vejo que há uma linha editorial duvidosa! Que tenhamos linhas de pensamento em uma e outro tudo bem, mas, que tenhamos duas linhas em duas publicações me causa espanto e repulsa.

  3. China é uma ditadura necessária para manter o trabalho escravo das multinacionais que lá se instalaram nas últimas décadas.

  4. E como educar o PC chinês? O mundo vai continuar tolerante com suas mentiras e omissões? E no Brasil? Vamos continuar com alianças dóceis com esses interesseiros? Vamos continuar permitindo que tenham participação e influência em nossa mídia, como acontece na Band? Vamos continuar permitindo que seu embaixador nos diga o que podemos ou não falar da China? E que nossos governadores façam acordos financeiros com vistas em suas eleições?

  5. Que engraçado, vários países reprimindo... e o Bolsonaro, o "ditador fascista", querendo libertar as pessoas da quarentena. As máscaras caem é nessa hora.

    1. Mas em nenhum momento da reportagem a quarentena foi questionada ou tida como algo desnecessário. Amigo gadinho, nossa democracia é forte, tenha certeza q se dependesse do teu MITO, não existiria imprensa livre e ele seguiria a cartilha do partido chines de q "só o governo" tem informação verdadeira para informar a população. Como ele não tem esse poder aqui, se vale dos meios "não" oficiais de comunicação, onde tem liberdade de desvirtuar a verdade para sua conveniência. Alguém falou fake news?

  6. Será que ONGs, organizações de direitos humanos não vão pedir sanções nos tribunais internacionais contra a.China com seu vírus, por tanto descaso que agiu?

  7. Muito oportuna esta reportagem. Informação e Transparência são fundamentais para tomada de decisão assertiva de governos e todos envolvidos.

  8. Fica muito evidente que a China esconde informações .A epidemia assolou Wuhan e não chegou em Pequim , Shangai ??????como se alastrou pelo mundo e na China ficou circunscrita a uma só cidade ? Tem armação do Partido comunista .

    1. Prezada Sônia, a China, desde a viagem de Nixon, é o parque de diversão do dinheiro. A China comunista ( poderia ser de direita) só se fecha para o seu povo. Durante todo esse período os grandes vetores contaminantes foram investidores estrangeiros que se movem, dia e noite, em torno dos interesses dos seus investimentos. Foi igual aa entourage bolsonarista em Miami. A reaçao histérica do embaixador foi solidarizada por quais categorias profissionais?

    2. Sem dúvidas, e o embaixador chinês tendo chiliques dizendo que " o povo" chinês exige pedido de desculpas......canalha !

  9. A China vai ser responsabilizada por está pandemia? Deveria, mas como deter essa potência comunista e outras nada comunistas de praticar guerras de poder? Humanidade tosca que a pouca inteligência não permite entender que poder pelo poder não leva a nada que preste.

  10. O horror disso tudo é que a própria imprensa de países livres, como o Brasil, só está divulgando essa história de terror 4 meses depois! E inicialmente, só se preocupou com a queda das bolsas de valores. Por favor cumpram o papel social de vocês. Não façam da notícia esta arena romana orquestrada por robôs.

  11. O problema é que, salvo raras exceções, nossa imprensa é aparelhada pelo viés de esquerda, sem isenção. Então não tem como confiar e isto já está comprovado. O nosso jornalismo não é de informação, é de opinião e assim, pelo aparelhamento, fica difícil distinguir entre o que é verdade dos fatos e discurso ideológico.

    1. Charles Vc acertou na mosca. É imprensa não informa, ela desinforma É uma imprensa de opinião. É lamenfavel, ao invés de lavar a verdade a população, leva ao pânico

  12. A maioria da imprensa não disfarça a torcida pelo virus chinês e pela morte de brasileiros, mentirosa como od números chineses da pandemia

  13. Parabéns Duda Teixeira! Seu artigo é um libelo a favor da liberdade e uma condenação definitiva a governos ditatoriais, sejam de esquerda ou de direita! Mais do que isso, seu texto é um alerta a mídia que vive num regime democrático! Ela precisa entender que o fato jornalístico é a alma do jornalismo e que precisa ser divulgado em sua integralidade! Não importa em quem a divulgação do fato vá doer! Parabenizo-lhe por fazer parte de uma mídia que não sobrevive do Estado brasileiro!

    1. Nós países citados Crusoé estaria confiscada. Mainardi, Sabino, Dantas,Duda

  14. Eu sempre duvidei dos números de infectados e mortos na China. Não dá para confiar em qualquer dado fornecido por países autoritários. Pena do povo chinês. Quem sabe essa pandemia ajude a acabar com esse famigerado regime comunista

  15. Reportagem ótima pra mostrar pros defensores das teorias de conspiração. O vírus não foi feito em laboratório e a China não o espalhou propositalmente pra dominar o mundo

    1. Tem razão o que causou a pandemia foram os mais hábitos dos chineses junto com a falta de políticas de saúde pública !

    2. Exatamente isso, não podemos confiar na China❗❗❗🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    3. Não podemos afirmar nada o que ocorreu, talvez em um futuro longínquo. A certeza nesse momento é que não podemos confiar na China.

    1. Importante se informassem correto, mas informam errado.

  16. Discordo com o final do artigo. Nas suas palavras a imprensa só está trazendo benefícios. Aqui em Pindorama, as autoridades, principalmente alguns governadores e prefeitos têm exorbitado nas suas atribuições, demonstrando o seu viés autoritário como se estivéssemos numa ditadura socialista, até o STF "guardião" da CF/88 deu uma interpretação esdrúxula favorecendo essas decisões dos governadores e prefeitos protetores da população desfavorecida( sic). Até agora a imprensa se mantém calada.

    1. VAI Paulo vai ler a Constituição Federal e as Constituições dos Estados brasileiros. Você irá aprender - se é que você tem esta capacidade - que os governos estaduais estão cumprindo as cartas magnas de nosso país.

  17. 'Excelente reportagem Duda, fornece uma visão do que é a República "Democrática" da China que tem obrigado às mulheres abortarem o segundo filho, lá, quem sabe antes se preserva, os demais ficam a mercê das circunstâncias nada favoráveis aos idosos que, na economia chinesa escravocrata, pouco ou nada valem. Muito mais que esse vírus de baixa letalidade é o pânico disseminado nessa guerra psicológica de consequências funestas para a economia e o avanço dos tentáculos amarelos sobre o Brasil.

  18. Quando o Pinocchio fica dizendo que é só uma gripinha e que só vai matar uns velhinhos lá em Copacabana, quando as pessoas veem tudo o que está acontecendo pelo mundo é melhor mesmo acreditar nas Noticias Populares do que na Familia Buraco. Esse pessoal só produz fake news e panfletos virtuais subversivos de direita. Já a imprensa de uma maneira geral, aumenta mas não inventa como eles.

    1. Parabéns José. Ótima interpretação a respeito da bandidagem planaltina.

  19. Quando as pessoas veem o contagio e as mortes ocorridas pelo mundo iniciando pela China e agora nos Estados Unidos passando pela Europa, quando as pessoas veem todos os governantes desses países que menosprezaram o virus e agora adotam medidas draconianas para tentar conter a contaminação,quando essas mesmas pessoas assistem o Presidente dizer que não passa de uma gripinha e que só vai matar uns velhinhos lá em Copacabana, essas pessoas com razão, preferem acreditar na imprensa.

  20. Percebe-se literalmente que a fala e as ações da classe dominante ainda preponderam. Por que omitir informações tão importantes? Qual a intenção dessa classe?

  21. o qye deixa a população aflita é a falta de veracidade nas informações. Muitos meios de comunicação mentem, outros omitem, outros criam fake news. Um horror

  22. O que o mundo livre fará contra a China? Logicamente com Lula, Dilma, Gleisinha e toda esquerda caviar irresponsável exilados por lá !! Eu fico muito puto com isso !

  23. Imagina se a regra das Filipinas estivesse vigente aqui! O povo da globo ja estaria todo preso de tanta fake news que propagam diariamente.

    1. E esse Ney deve ser um dos pseudo intelectuais que nunca leu um livro que nao de auto ajuda e tem como única atividade intelectual assistir BBB. Baba ovo de rede globo deve ser um analfabeto funcional.

    2. E você é uma anta medíocre que fica falando dos outros sem saber qual a inclinação política.

    3. Petralhas odeiam a Globo. Bozomerdas também. Não existe atestado maior de idoneidade do que ser atacado por essa gentalha. Obrigado Globo!

  24. Exatamente!!! Até agora só a Crusoe abordou o assunto esse assunto com a profundidade que ele merece!!! Cadê a imprensa nacional e internacional que tem estado muda com relação as causas dessa pandemia, desse genocídio !!!!

  25. O GOVERNO CHINES DEVERIA SER SUBMETIDO AO TRIBUNAL INTERNACIONAL POR NEGAR PRECIOSAS INFORMAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO VIRUS, CONFUNDINDO INCLUSIVE A APRECIAÇÃO E ANÁLISE DA CIÊNCIA MUNDIAL.

    1. perfeito .Mentiram sobre datas , número de mortes e espalharam os chineses por todo mundo para contaminação. Me poupem 3500 mortes

  26. 🇧🇷 O partido comunista chinês ☭ o grande culpado sabia dedes novembro não foi displicência foi um ataque de arma biológica contra o Brasil, canalhas e apátridas com Botafogo Maia, Alcolumbre, Mandetta, Dória, ibaneis forma a embaixada do partido comunista chinês ☭ vender o Brasil. 🇧🇷 Malditos!

  27. Ok, há um Comitê de Proteção aos Jornalistas. E quem, ou o quê, nos protege de certa ala da imprensa, que usa de sua capilaridade para "vender" as notícias que melhor lhes aprouvém?

  28. E a Band fazendo propaganda do Partido Comunista Chinês. Há um tempinho atrás acho que já era tarde vi um programa nesse canal, parece que era comemoração do partido. Olha quem vê, quer mudar para o paraíso. Já ouvi comentários que a China comprou parte da Band. Pergunto ã Crusoé: é verdade?

  29. Considerando o fracasso estrondoso das ideologias de DIREITA e ESQUERDA na condução dos destinos do país, sugiro aos leitores que pensam que leiam sobre a social-democracia europeia. É só dar um google.

  30. O que não pode na imprensa principalmente a televisiva, é se ver apresentadores ao fim de um noticiário, ajactar-se pelo pânico publicado.... A partir desse ponto, se passa da informação para o terrorismo.

  31. Toda informaçao que circula em qualquer meio de comunicação é válida e wuanto msis melhor devemos spenas penerar e filtrar e tirar o q é bom. Agora censurar a imprensa alegando motivo torpe é inadimissivel e opressor.

    1. O problema não é o povo chinês, e sim como tudo que aparece de ruim é o partido comunista por trás, sempre a ditadura comunista fazendo o que quer com o cidadão.

  32. Guardada as devidas proporção, devemos ler e filtrar todas as fontes de informação, para que possamos analisar vários pontos de vistas e formar nossa opinião.

  33. No final, o DUDA não resistiu e puxou a sardinha para o seu lado, o da imprensa. É o famoso espírito de corpo (de porco, no caso), prevalecendo. Os jornalistas atuais em sua maioria, para não dizer a quase totalidade, fazem jornalismo engajado, e este, por não ser isento, tem que ser visto com desconfiança, pois quase sempre emite opinião pessoal ou faz propaganda subliminar. Esta é a razão do descrédito atual da "imprensa" tradicional perante a população. Uma pena...,de morte.

  34. O mais instigante é que Pequim ( capital política ) a 1.152km de distância e Xangai ( capital financeira) a 840km não tiveram nenhum caso , mas a Europa está esse pavor !

  35. Ditaduras assassinas! China, Hungria, Venezuela “, Cuba, e fico imaginando a esquerda gerindo isso aqui com o Franklin Martins censurando tudo . Credo!

  36. Era isso, um partido único, no "melhor" estilo chinês que Lula sonhava no Brasil. Deu merda, colocou a Anta no lugar pra voltar depois, sifú, e os brasileiros desesperados votaram noutro Anta, eu inclusive! É esperar pela próxima e assim seguir a vida. João Botox já está na parada... outro fdp!

    1. Será complicado, uma vez que político já começa visando seus próprios interesses. Foi longe o tempo que ainda havia algum (conheci um prefeito) que visava o bem comum. Se prestar atenção, todos constroem seu trampolim, para subir, e subir, para encher as burras.

  37. Aí Crusoé, digita uma carta copia- cola da reportagem acima, protocola na Embaixada Chinesa em Brasília e aguardem pela reposta "ameaçadora" do embaixador Xi-Xui-Xói, ou algo parecido!

  38. E agora José??? E os farsantes da Onu , da OMS, da Europa, Inglaterra, não vão exigir punição a esses criminosos da CHINA? sem contar os panacas do Brasil que ficaram contra Eduardo Bolsonaro. Doria,Maia,Alcolumbre Witzel e os Jornalistas Globo ,Folha, Estadão ? Todos cúmplices desse crime chamado PANDEMIA. São HIPOCRITAS e Farsantes.Hoje estamos a mercê desse país criminoso "CHINA " deveria ser isolado do MUNDO. Pagar o que fez com a HUMANIDADE. Deus tenha piedade de nós. 🙏🙏🙏

  39. Muito bom, caro Duda Teixeira. Acredito que o regime chinês esteja ocultando, ainda agora, informações vitais sobre o número de infectados. Acredito nas informações vindas da Coreia do Sul e Japão, que são democracias consolidadas, mas não na ditadura chinesa. De qualquer modo, acho surpreendente que o Judiciário chinês tenha determinado a soltura dos médicos - início de uma distensão política ou benevolência da ditadura chinesa!?

    1. Acho que o prazo da prisão foi suficiente para retardar as informações. Tudo indica que eles queriam isso. A pergunta é pq?

  40. Presidente Bossanaro decreta Estado de Emergência em 4/2/2020, ato enviado ao Poder Legislativo, que mais uma vez desconsiderou. Por que não falar sobre isso ?

    1. Ora Afranio, onde fica a popularidade do carnaval? Porquê não falar sobre a GLOBO? é impressionante o que acham para mostrar só lado negativo de nosso Presidente. É revoltante.

  41. Eles , os governantes chineses, não merecem a mínima confiança. São os causadores dessa desgraça para se tornarem "donos do mundo" , escravizado todos os povos. E na América Latina estão comprando a tudo e a todos..

    1. Os países devem mandar a conta para o governo Chinês .

  42. Uma coisa que não muda é que o vírus é chinês e ponto final. Outra coisa importante é que uma empresa chinesa de tecnologia está querendo participar da licitação da 5g no Brasil, isso é preocupante, já imaginou o tanto informações nossas que vão pra lá de bandeja, caso eles consigam ganhar a licitação.

    1. Existe outras ações dos chineses em território brasileiro Volf MS. São mais espertos do que se pode imaginar. Já estão fazendo os produtores de soja de bobos.

    2. Essa raça que pesca sem esforço (pescaria chinesa usa pato 🦆 para pescar), quer dominar o território brasileiro. Eles não tem mais onde produzir comida. Estão comprando muitas coisas por aqui.

    3. Isso é fake dos americanos que não conseguiram dominar totalmente a tecnologia 5G. A 4G também pode ter falhas de segurança. A finlandesa(nokia) que os americanos querem comprar a todo custo empresa que já está desenvolvendo o 6G. Então fica tranquilo é briga de cachorro grande, vale tudo.

  43. Dá até para imaginar que o Partido Comunista Chinês fez tudo isso de propósito. Eles têm uma reserva cambial astronômica, em dólar, e o restante do mundo entrando numa terrível recessão. Como li em um comentário nesta semana "corona vírus = a terceira guerra mundial sem disparar um só tiro".

    1. Um carnaval temendo feito pela mídia , ofendas ao presidente pela embaixada chinesa. desculpas sinceras por políticos esquerdistas, carta do Luladrão.de condolências para a China e no final Eduardo tem razão!

  44. O mundo já sabe perfeitamente que a China negligenciou a virose para o mundo e ajudou a propagá-lo como se fosse algo totalmente inofensivo. Se fizermos uma retrospectiva, os milhares de chineses de Wuham que trabalhavam em Milão e retornaram em final de janeiro para comemorar o calendário do Ano Chines ao voltar trouxeram muita contaminação. Daí a Itália ter uma transmissão desastrosa do Covid-19. Se isto não for considerado crime contra a humanidade esqueçam tudo e sigam em frente !!!

  45. Parabéns, Duda, pondo pingos nos is, principalmente no partido comunista chinês diretamente responsável por essa crise global humanitária e econômica

  46. A repressão governamental às liberdades deve ser combatida sem dúvida, mas o que fazer com os grandes conglomerados da mídia, cuja função principal é reengenharia social, e que aproveitam esse momento de pânico para manipular as informações, motivados por razões inconfessáveis?

  47. Cadê os esquerdopatas de plantão não se manifestam, a mídia, ratazana mor (Lula), engomadinho (Dória), sociopata (FHC), botafoguense da Odebrecht (presidente da câmara) e outros, tivessem hombridade, deveriam em rede nacional dizer que Eduardo Bolsonaro está com a razão. Esse grupo citado agem como verdadeiro hipócritas com a saúde do povo brasileiro.

    1. Mendigar máscaras? Afinal máscaras são produzidas com tecnologia chinesa? O Ministério da Saúde impediu exportações de milhões de máscaras de produção nacional. Para prevenção, até máscaras caseiras funcionam.

    2. Ele está com razão de quê? Onde o Brasil foi mendigar máscaras e respiradores? Qua do você estiver morrendo, grita "Bolsonaro está certo" e tenho certeza que você vai se curar.

  48. Todos os países ocidentais tem leis ridículas e espúrias contra "fake news" e a turma antagonista apoiou veladamente a que criaram aqui, além de entrar em êxtase com a CPI das Fake News que busca censurar seus desafetos. São extremamente hipócritas, como o governo francês criticando o húngaro por fazer a mesma coisa que ele e outros fazem. Aliás, a sofrível imprensa brasileira é a maior defensora disso no país e só se importa quando é contra ela. Procurem "Hungary: Western Europe’s whipping boy"

  49. Aonde estão os bostas que caíram de pau em Eduardo Bolsonaro que criticou a China? Cadê o Maia, cadê o Doria, cadê o Lula e cadê o bosta do embaixador da China aqui no Brasil. São um bando de bundas moles velhacas!

    1. Afinal, comentaristas de plantão, máscaras precisam ser da China? Segundo informações, há produção no Brasil, e o ministério da saúde barriu milhões dê unidades que seriam exportadas.

    2. Pura verdade!! A China fez de propósito é o filho só falou a verdade!! Mas o Brasil não quer saber de verdades!! Só em PODER!! Canalhas!!!!

    3. Fefe, só mostra que ele tinha razão, enquanto os merdas do Doria, Maia, Lula e você, malham. É duro ser funcionário público revoltado como você, né?

    4. A crítica do Eduardo Bolsonaro ajudou o país em quê? Agora estão choramingando máscaras e respiradores pra China? Quando você tiver morrendo a espera de um respirador, xingar os líderes chineses vai te salvar?

  50. O vírus está no Brasil desse janeiro. Todos sabiam do caso da China. Nenhum governador optou por cancelar o carnaval e permitiram aglomerações de milhares de pessoas, inclusive turistas vindos da Itália, Espanha, EUA, China, etc., nas ruas e blocos. Ninguém pensou na “vida” e sim na grana. Agora esses hipócritas pousam de “humanistas”, e criticam o governo como se puros e inocentes fossem. Saco!!!

    1. O carnaval cancelado seria com a porteira da invernada fechada. Como foi realizado, foi como abrir a porteira para a boiada, e o isolamento nada mais é do que o esforço para recapturar os bois. Políticos são mesmo uns canalhas. Será que há algum que escapa? Não acredito.

    2. O carnaval tinha que ser cancelado quando não havia nenhum caso comprovado, mas agora que tem milhares, tem que suspender o isolamento? Até os defensores do "Lula inocente" era menos cínicos.

    3. O carnaval tinha que ser cancelado quando não havia nenhum caso comprovado, mas agora que tem milhares, tem que suspender o isolamento? Até os defensores do "Lula inocente" era menos cínicos.

    4. Perfeita colocação... poderiam ter freado a pandemia se tivessem cancelado o carnaval.

  51. Se alguém quer saber o tamanho do risco que o mundo corre de ser totalmente dominado pela China, assista ao vídeo : A militarização do Mar do Sul da China - no canal Hoje no Mundo Militar - http://www.youtube.com/watch?v=22j3tOmrvLQ - [tem q digitar] assista e divulgue. Essa matéria IMPORTANTÍSSIMA não é divulgada na mídia ocidental.

  52. As ditaduras sempre mataram e continuam matando, várias maneiras. Por isso, a liberdade de expressão e a imprensa livre são essenciais à vida e à democracia. Mas, jornalistas que distorcem os fatos, dizem meias verdades e, pior, trabalham a favor de ideologias disseminando mentiras, são dispensáveis às essas mesmas vida e democracia. Crusoé faria muito bem a si mesma e ao Brasil se voltasse a fazer jornalismo sério, apenas relatando os fatos.

    1. Quando eles relatam os fatos, você fala que é mentira. A culpa não é dos jornalistas, são daqueles que veneram políticos, seja na ditadura ou na democracia.

    1. Uma pergunta que não quer calar, e que a imprensa brasileira não questiona.

  53. Vocês acham que o Botafogo e o Batoré vão pedir desculpas públicas ao Eduardo Bolsonaro? Claro que não, eles estão de olho no que e em quanto o Partido Comunista Chinês vai pingar em suas Contas Correntes.

  54. Agora é a hora presidente de liquidar com os traidores, com os comunistas e com os traficantes. Fecha esse congresso e o judiciário e põe o exército pra prender todos esses vagabundos!

    1. Vai pra China, lá é assim, o governo líquida a oposição.

  55. Algumas semana atras um dos filhos do presidente falou sobre o vírus chines e todo mundo caiu de pau nele , inclusive o Chileno e aquele outro porco roliço, todos inclusive crusué, e agora a verdade vem a tona , e a mídia porca tentando derrubar tudo, isso é foda. Em uma aparição o Ministro foi bem claro (entendi assim) Os cientistas da medicina irão provar através de fatos concretos que os chineses estavam mentindo.

  56. E aqueles FdPts do congresso e senado ainda pedindo desculpas ao embaixador Ching ling, uns canalhas isso sim estes dois vermes políticos Maia e Alcolumbre.

  57. O mundo tem que punir severamente esses porcos amarelos comunistas. E proibir qualquer chines de sair do seu pais, sem antes ficar de quarentena. A china que como todo pais comunista não presta, tem que pagar pelos estragos a humanidade.

  58. Ah! É? cusoé... entendeu agora porque o nome do vírus é: vírus chinês... não é por ser ou não ser de laboratório.. é porque foi gerido e parido por lá ....e escondido até onde puderam...para poder se preparar e depois deixar a bomba explodir no resto do mundo. Se todos os países tivessem vergonha na cara se juntavam para punir durante essa cambada!

    1. Você poderia discorrer a respeito da AIDS , com os mesmos argumentos ?

    1. Pois é, Dória está vendendo SP para os chineses! Ele é Meirelles não saem da China!

    1. Exato. Crusoé se anuncia como imprensa independente mas é igual à Verba Magalhães.

  59. Há enorme má fé em comparar a atitude da China comunista e ditatorial com a dos EUA abertos e democráticos. Os crimes contra a humanidade cometidos pelos membros do Partido Comunista Chinês são devastadores em mortes e estragos econômicos.

    1. Raça brasileira é umas das piores do mundo, sem carácter e patriotismo.

    2. É impossível comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos EUA com o da China miserável (mas de governo rico).

  60. O Partido Comunista Chinês (PCC) é um grande perigo para a humanidade. É dele a responsabilidade da propagação mundial da Covid-19 sem que houvesse preparação de defesa. Ademais, levam enorme vantagem em faturar alto com o comércio de equipamentos médicos e suprimentos ambulatoriais.

  61. A liberdade de expressão é preciosíssima justamente para segurança do país. Sem informação honesta não há como a população se defender dos perigos biológicos e políticos.

    1. Note-se que o PCC age com objetivos políticos e econômicos hegemônicos, investe pesado em armas e compra muita terra na África. A dominação de várias regiões, a começar por Hong Kong, por meios militares e econômicos parece inevitável.

  62. Devemos repudiar qquer insinuação d q a China não tem nenhuma responsabilidade nessa crise toda. O país deverá dar algum tipo de compensação ao mundo, principalmente o menos desenvolvido, pelas mortes antecipadas e pela ruína econômica cujas consequências sociais perdurarão por gerações.

    1. Quem está insinuando que a China não tem responsabilidade sobre a crise?

  63. Da série “ISSO A CEUSOÉ NÃO MOSTRA”: Duda Teixeira, em seu texto, afirma, com razão, que “Três semanas de inação é muita coisa quando se combate um inimigo que se propaga exponencialmente.” Pois Trump e seu governo esconderam a gravidade da epidemia do povo americano, por 55 dias! Em 24.01, o próprio governo fez um relato ao comitê de inteligência do Senado deixando claríssima a gravidade da pandemia. Isso levou senadores desonestos a lucrarem no mercado de ações, vendendo ações de empresas...

    1. Ainda tem doente mental discutindo o papel da China nisso tudo ! Não vai mudar nada mas, Peço desculpas ao Deputado Eduardo Bolsonaro pelo modo como foi tratado pelos traidores da pátria !

    2. ...”tradicionais” e investirem em empresas de material médico, por exemplo. Sabiam portanto das graves consequências humanas e financeiras. E se protegeram. Enquanto isso, o povo americano era, sistematicamente desinformado por Trump, que, como Bolsoasno, insistia em que se tratava de uma gripe que sumiria por milagre. Sabe-se agora que o primeiro caso de Covid-19 em solo americano, ocorreu no final de janeiro, mas apenas em 11.03, Trump passou a dizer a verdade sobre o vírus. Culpa da China?

  64. Esses governos comunas dos estados estão pedindo apoio à China... logo a quem... mais uma manifestação da esquerda contra o povo brasileiro. Aliás os governadores do nordeste vão formar uma filial do partido comunista chinês que prevê a separação do Estado brasileiro assim como forjaram nas Coreias.

    1. Eficiência nesses idiotas que só pensam em se dar bem?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO