'Violação à liberdade de expressão e de imprensa', diz Abraji sobre ofensiva de Aras contra Crusoé e Antagonista
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji, classificou como "violação à liberdade de expressão e de imprensa" o pedido apresentado ao Supremo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), para investigar comentários postados por leitores nas páginas de Crusoé e O Antagonista. O pedido foi apresentado no âmbito do "inquérito do fim do mundo", que...
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji, classificou como "violação à liberdade de expressão e de imprensa" o pedido apresentado ao Supremo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), para investigar comentários postados por leitores nas páginas de Crusoé e O Antagonista.
O pedido foi apresentado no âmbito do "inquérito do fim do mundo", que apura supostos ataques a ministros da Suprema Corte e a difusão de notícias falsas. Na petição entregue em março a Alexandre de Moraes, relator do processo, Aras sugeriu ainda a responsabilização dos veículos pelos comentários críticos de leitores com relação ao STF. A manifestação de Aras e a decisão de Moraes, que deu sinal verde à apuração, foram revelados em reportagem publicada na mais nova edição semanal de Crusoé.
"A Abraji considera a atitude do procurador-geral da República uma violação à liberdade de expressão e de imprensa, uma vez que busca implicar no inquérito um veículo jornalístico a partir das manifestações de seus leitores", diz nota divulgada pela entidade.
A associação ainda lamentou o aval do STF a um pedido "desarrazoado e contrário ao espírito do artigo 19º do Marco Civil da Internet, que prevê a responsabilização de provedores de aplicações por conteúdo gerado por terceiros somente no caso de recusa em acatar ordens judiciais".
Veja a íntegra da nota:
"A revista Crusoé publicou em sua edição de 07.ago.2020 uma reportagem segundo a qual o procurador-geral da República, Augusto Aras, teria provocado o relator do “inquérito das fake news” no Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a investigar os comentários de leitores no website do veículo, sob a justificativa de que ofenderiam ministros daquele tribunal.
O pedido, despachado em 04.mar.2020, foi anexado ao Inquérito 4781, que tramita em sigilo no STF desde o ano passado e é relatado por Moraes. Segundo o relator, o inquérito trata da “existência de notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi ou injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares, extrapolando a liberdade de expressão”.
Em abr.2019, dentro do mesmo inquérito, o STF determinou que uma reportagem da Crusoé fosse retirada do ar, por solicitação do ministro Dias Toffoli, que era mencionado no texto.
A Abraji considera a atitude do procurador-geral da República uma violação à liberdade de expressão e de imprensa, uma vez que busca implicar no inquérito um veículo jornalístico a partir das manifestações de seus leitores. Também lamenta a aceitação, pelo STF, de um pedido desarrazoado e contrário ao espírito do artigo 19º do Marco Civil da Internet, que prevê a responsabilização de provedores de aplicações por conteúdo gerado por terceiros somente no caso de recusa em acatar ordens judiciais."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
SONIA
2020-08-11 10:27:11vocês acharam mesmo que eles iriam se contentar em perseguir somente os apoiadores do presidente e deixar vocês de fora?! Crusoé e Antagonista não estão fazendo o dever de casa: vocês têm a obrigação de gritar cobtra esses abusos! nada se espera da de mídias como Foice de SP e do Globo.
Silas
2020-08-10 14:43:47Foram muitas reuniões antes de Bolsonaro efetiva-lo no cargo e está aí resultado.
Marci
2020-08-10 09:20:55Bom ter certeza q Aras lê a revista e saber q ele vai ter conhecimento que é uma vergonha seu comportamento para nós bem como sua família.Afira isso O Queiroz depositou até pra Michele esposa do Mandrião e amigo de milicianos.
Sônia
2020-08-10 07:05:51O Procurador Geral do Bolsonaro parece que é da família Bolsonaro : tem o mesmo modus operandi.
Ruben
2020-08-09 23:02:22Se calaram agora chegou a vez de vocês, covardes!!!
Aurelio
2020-08-09 20:42:40O Blog do Antagonistas e Crusoé, estão preocupadinhos? Oras, quem bate em Chico bate em Francico!
Monise
2020-08-09 19:21:54Agora que água bateu em vcs né! Interessante! Quando o STF mandava e desmandava em cima de jornalistas, que vcs chamavam de blogueiros, não era violação e vcs aplaudiram! Tapa olho politico evita que se enxergue a dimensão do problema que vcs se abstiveram de impedir... como está na constituição Federal, a lei e para todos!
Vera
2020-08-09 08:35:32Um homem ocupando um cargo desses preocupado com tititi do povo !!!! Isso é falta do que fazer ! Já deixou de ser adolescente há muito ! Isso é uma piada !!!
PAULO
2020-08-09 08:22:57Esse Aras é um sem noção! Venha quente!!!!
Josias
2020-08-08 14:22:52Até tu,Brutus?