Vereador de Curitiba quer tirar título de cidadão honorário de Gilmar Mendes
O desgosto dos vereadores de Curitiba com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes (foto) permanece mesmo quatro dias após o ministro ter acusado a cidade de ter o "gérmen do fascismo", por ter sediado a operação Lava Jato. Mendes já pediu desculpas sobre o episódio, mas a Câmara Municipal da cidade agora...
O desgosto dos vereadores de Curitiba com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes (foto) permanece mesmo quatro dias após o ministro ter acusado a cidade de ter o "gérmen do fascismo", por ter sediado a operação Lava Jato.
Mendes já pediu desculpas sobre o episódio, mas a Câmara Municipal da cidade agora analisa se retira o título de cidadão honorário dado a ele em 2002.
A proposta é do vereador Professor Euler (MDB), que não se limita à entrevista dada pelo decano da Suprema Corte ao programa Roda Viva. Na justificativa do texto, ele cita que, "após mais de 20 anos neste honroso cargo [de ministro, não de cidadão honorário], o referido ministro colecionou inúmeras polêmicas e ofensas com pares da Suprema Corte e também com diversas autoridades dos Três Poderes, independentemente de suas matizes ideológicas."
Alguns dos exemplos citados: em 2014, Gilmar perguntou ironicamente se Lula havia feito o teste do bafômetro antes de um discurso em Belo Horizonte; em 2017, referiu-se ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a seus ministros como um laboratório do PT; em 2019, acusou a filha do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de advogar para empresa envolvida na Lava Jato; e, em 2020, disse que o Exército estaria se associando a um genocídio pela Covid.
No início da semana, outro vereador já havia sugerido torná-lo "persona non grata" na capital paranaense. Outros vereadores também ficaram igualmente irritados com a fala.
Se eventualmente aprovada, a cidade revê a distinção dada em 2002, por sugestão do ex-vereador e ex-prefeito Ney Leprevost.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Lucia
2023-05-13 18:30:44Seria um tapa na cara muito bem dado…
Experto
2023-05-13 14:19:00Na eleição presidencial de 1954, Plinio Salgado venceu em Curitiba; não foi o ovo, foi a serpente que continua há 70 anos botando.
Luiz
2023-05-13 11:14:39Duas. Coisas que não servem pra nada. Cidadão honorário e Gilmar Mendes. Então……..
Sillvia2
2023-05-12 19:51:23Cidadania dele apenas empobrece a boa imagem de Curitiba, cidade modelo tanto pela sua modernidade urbanística quanto pela urbanidade e nível cultural de sua população…
JCB
2023-05-12 19:08:03Atenção cambada de descarados: esse indivíduo já tem cidadania portuguesa e vai fugir para lá logo que terminar seu mandato.
Fernando Augusto De Souza Marques
2023-05-12 18:10:45Tem que rever esse título! Apesar de eu não ser coritibano, deve ser uma VERGONHA ter uma pessoa peçonhenta como cidadão da cidade.