União Africana já tem problemas demais
Na tentativa de mostrar que tem um protagonismo global e de que "o Brasil voltou", Lula busca subir no palco de organizações que representam grupos de países em desenvolvimento, ou do "Sul Global", como ele gosta de dizer. No Cairo, ele vai discursar na Liga Árabe, que foi criada em 1945 e pena com a...
Na tentativa de mostrar que tem um protagonismo global e de que "o Brasil voltou", Lula busca subir no palco de organizações que representam grupos de países em desenvolvimento, ou do "Sul Global", como ele gosta de dizer.
No Cairo, ele vai discursar na Liga Árabe, que foi criada em 1945 e pena com a falta de unidade, além de ter se mostrado totalmente inútil nas últimas quatro décadas.
Leia na Crusoé: Lula na Liga Árabe: grupo sem coesão, nem utilidade
Em Adis Abeba, capital da Etiópia, o petista participará de uma cúpula da União Africana. Mas esse outro grupo de nações é tão ineficiente quanto a Liga Árabe, em grande parte porque vive principalmente de uma ajuda minguada da União Europeia.
Lula chegará por lá com basicamente três tópicos.
O primeiro é o do combate à fome e à pobreza. Já deu errado antes. Quando Lula, em seu primeiro mandato, saiu pelo mundo defendendo um Fome Zero Mundial, não convenceu ninguém. A ONU perguntou por que deveria começar um novo programa, se já tinha o dela. Ao final, os petistas argumentaram que um programa como o Bolsa Família seria mais eficiente para conquistar eleitores e trazer votos — e o Fome Zero foi abandonado também dentro do Brasil.
O segundo é o da reforma do Conselho de Segurança da ONU. Mas os cinco atuais membros permanentes do órgão se recusam a apoiar uma mudança, pois isso acabaria por tirar poder deles próprios. Além disso, muitos outros países também gostariam de ganhar uma vaga, e por isso operam contra as ambições do Brasil. Entre os rivais nesse campo estão Índia, Alemanha e Japão, além da África.
O terceiro tópico é o da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Mas a União Africana já tem problemas demais para resolver. A guerra civil no Sudão deslocou 8 milhões de pessoas, quatro vezes a população da Faixa de Gaza. O Estado Islâmico quer criar uma província na África, para compensar a perda de território no Oriente Médio. Tem tomado povoados e enfrentado as Forças Armadas em Moçambique. A organização terrorista tem se aproveitado do fato de que a região tem governos pobres, fronteiras porosas e forças de segurança fracas.
Há conflitos menores ainda na Etiópia, no Mali e na Somália.
Antes de demandar paz no Oriente Médio, a União Africana tem guerras mais sangrentas para resolver em seu próprio território.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Odete6
2024-02-15 08:59:55Alguém aí já ouviu falar num país que envia um ignorante que não sabe falar nem mesmo o seu próprio idioma, um larápio, um vadio, um mentiroso, um grunhidor cascateiro insano, um complexado e, em acréscimo pinguço, para """resolver""" a guerra de ISRAEL e a da UCRÂNIA e outros conflitos e impasses planetários???? Pois é, andam dizendo planeta afora que a população desse país só pode estar- majoritariamente - """fumando maconha estragada""". Mas isso é uma bobagem, é pura fofoca de terráqueos!!!!
Odete6
2024-02-15 08:51:47Ah, mas é um grande """realizador""": de """minha-casa-minha-vida-pesadelo-de-construção-ordinária-que-desmorona""" em prédios que, enquanto em pé, tornam-se antros de traficantes!!! Um """verdadeiro""" """sooonho""" mesmo!!!! Tudo régiamente pago e propinado pelo idiota contribuinte que não cessa de reeleger o traste grunhidor de sandices!!!!
Franco
2024-02-14 17:23:10O Sr. Lula é covarde e pusilamine. No aniversario do pt, dizem, essa insignificante janja vetou o nome da Sra Marila em uma nota do lula. Depois de Dina Rute Cardoso, A sra. Marilia foi exemplo de mulher, companheira, digna. Morreu por sofrer ataques cruéis. Vem essa Janja pereba??? Filhos, netos, amigos de dona Mariza, reajam. Ela vai destruir o lula.
Franco
2024-02-14 17:16:20E a janja? Ta sumida. Foz do Iguaçu tem saudades. Itaipu, quer distância. Comi fazer?
100413CAIO02
2024-02-14 17:16:09Lula, com seus devaneios, não se cansa de falar insanidades decorrente de sua ignorância em geopolítica e acaba por colocar o país em situações ridículas e causar problemas para o Itamarati.
Paulo Sevalho Gonçalves
2024-02-14 16:01:06Pro lula esses contextos geopolíticos são a mesma coisa que nada. O que ele quer é microfone, câmera e um pouco de público pra fechar a lente e depois mostrar a multidão que foi ouvir o grande guru brasileiro, o cara que deixou de ser uma pessoa é virou uma ideia.