TSE rebate Eduardo Bolsonaro sobre fake news das 'urnas venezuelanas'
Em um documento de doze páginas, o Tribunal Superior Eleitoral rebateu questionamentos do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre uma suposta fragilidade das urnas eletrônicas que foram encaminhados à corte em 20 de novembro do ano passado, depois que um atraso na divulgação dos votos no primeiro turno das eleições municipais levou a tropa bolsonarista nas...
Em um documento de doze páginas, o Tribunal Superior Eleitoral rebateu questionamentos do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre uma suposta fragilidade das urnas eletrônicas que foram encaminhados à corte em 20 de novembro do ano passado, depois que um atraso na divulgação dos votos no primeiro turno das eleições municipais levou a tropa bolsonarista nas redes sociais a adotar, sem apresentar provas, o discurso de que houve fraude.
Na ocasião, o tribunal afirmou que uma lentidão no processo de totalização dos votos levou ao atraso na disponibilização das informações. A explicação foi considerada insuficiente por Eduardo, que fez uma solicitação formal por mais informações ao TSE.
A principal indagação do deputado, no entanto, não tinha a ver com a demora em si. Guardava relação com uma fake news insistentemente divulgada nas redes sociais por apoiadores do presidente Bolsonaro: a de que as urnas eletrônicas do Brasil são fabricadas por uma empresa venezuelana, o que seria um indício de que os equipamentos eram fraudados para beneficiar candidatos de esquerda.
Em resposta, o tribunal rechaçou a tese e disse ainda que os softwares executados pela urna eletrônica são desenvolvidos pela equipe técnica do próprio TSE. "Parte expressiva do software da urna está apoiada em software livre, como o Kernel do Linux”, afirmou a corte.
Em linha com a mesma narrativa inicial, o filho 03 do presidente também quis saber se partidos específicos teriam tido acesso à sala-cofre do TSE no momento da apuração dos votos. O tribunal assegurou que "nas eleições 2020, não houve a presença de representantes dos partidos políticos na sala-cofre do TSE nem foi recebida qualquer solicitação para essa finalidade".
"A sala-cofre do TSE é o local em que são armazenados os códigos-fonte dos programas utilizados nas urnas eletrônicas. Não há, nos dias de votação, qualquer atividade desempenhada neste espaço", acrescentou a corte na resposta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sol Rio
2021-09-06 21:52:12Até quando o Brasil terá q aturar os bozoneros sociopsicopatas?
Odete6
2021-06-30 14:58:46Que bicho feio, esse bananinha, gente!!! Aliás, os 5 bagulhos bolsorrorosos competindo em feiúra moral e física com os petralhorrorosos luladrões!!!!
Leandro Domingues
2021-05-12 10:09:17Bananinha AMADOR, esse seus irmãos são incapazes mimetizando o pai. Familicia só sabe agredir e apavorar o povo com seus discursos de ódio e desinformação. Que acabe logo esse governo.
ANTONI FERREIRA
2021-04-28 11:03:53O insigne deputado deveria, dentro de sua sapiência tão exaustivamente já demonstrada tanto na atuação parlamentar como apresentador de canal BOLSONARIANO, sugerir a TSE que nesta Quarta Revolução Industrial, a Tecnológica, onde se faz transações bancárias com absoluta segurança, o voto pelo celular nas eleições de 2022. Se ele é de uma família de pessoas inteligentes, filho do Presidente da República, poderia contribuir com a aperfeiçoamento do processo eleitoral, inclusive, no modo de votarmos
Edson
2021-04-26 16:52:38Para evitar muitos questionamentos no proximo ano, por que o Tse nao faz estas urnas com o comprovante. Acaba esta enchecão de saco.
Leonardo
2021-04-26 12:39:55Enquanto não for disponibilizado todo o código fonte, para que qualquer cientista da computação independente o analise, acreditar na segurança ou na insegurança das urnas eletrônicas é um mero ato de fé.
Odete6
2021-04-26 08:26:39Esse caixa craniana de bola de futebol - grandona, redonda e cheia de ar - com esses fiapos de cabelo de ouriço-caixeiro - esse crápula patetóide, deveria se recolher à sua insignificância, parar de fazer papel ridículo e de envergonhar o país com a sua sequência interminável de idiotices!!!! Que sujeitinho superlativamente abobado e chaaaato, gente!!!
Marcia
2021-04-25 22:53:46Olha a cara do bandido, se tirar o terno a polícia para pra pedir documento.
Roberto
2021-04-25 15:29:57Esse cara já fez alguma coisa que não fosse um desserviço ao país?
Rosileine
2021-04-25 14:34:42a bem da verdade não acredito em nada no País da corrupção extrema, tudo aqui pode ser fraude do, inclusive os jogos..já notaram que quando acumular um valor bem alto o ganhador é sempre único e de uma cidade nos Cafundo que nunca ninguém ouviu falar....