TSE pede manifestação de Bolsonaro sobre uso de investigações do Facebook em ações
A ofensiva do Facebook que derrubou páginas ligadas a bolsonaristas com base em uma investigação interna tornou-se pauta no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Relator de duas ações que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo vice, Hamilton Mourão, o ministro Og Fernandes deu prazo de três dias para os dois...
A ofensiva do Facebook que derrubou páginas ligadas a bolsonaristas com base em uma investigação interna tornou-se pauta no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Relator de duas ações que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo vice, Hamilton Mourão, o ministro Og Fernandes deu prazo de três dias para os dois se manifestarem sobre o pedido de uso de informações apuradas pela empresa nos processos. Depois disso, será a vez de o Ministério Público Eleitoral apresentar um parecer.
O pedido de inclusão dos dados nas ações partiu da coligação "O Brasil Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS)". Os advogados querem que Og Fernandes acione Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para acessar toda a documentação relacionada à investida do Facebook contra bolsonaristas anexada a dois inquéritos: um sobre o financiamento e a promoção de atos antidemocráticos e outro sobre a difusão de notícias falsas e supostos ataques a integrantes do STF.
Os partidos argumentam que há conexão entre a apuração do Facebook, os inquéritos do STF e as duas ações eleitorais, que miram um esquema de impulsionamento de informações falsas durante a campanha presidencial de 2018 para beneficiar a chapa Bolsonaro-Mourão.
A petição que pede a inclusão das provas nos autos dos processos do TSE foi apresentada em 3 de agosto, quase um mês após a empresa remover 35 contas, 14 páginas e um grupo no Facebook, e 38 contas no Instagram por "comportamento inautêntico coordenado".
Uma matéria do Fantástico sobre o caso chegou a mostrar que a atuação irregular de contas ligadas a assessores de Bolsonaro ocorria desde 2018. "Evidente, portanto, que os fatos narrados acima contemplam o período eleitoral de 2018, de modo que as graves condutas narradas se demonstram capazes de influenciar o resultado do pleito eleitoral, a ensejar a sua apreciação por essa Corte Eleitoral", pontuaram os advogados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo Duprat
2020-08-17 19:45:32Malandragem é tudo o que não falta aos partidos de esquerda no Brasil. E espero que seja só nesses partidos. "O Brasil feliz de novo"? Faltou o "in".
Elizabeth
2020-08-17 11:35:18Nao me espanta que Jair Bolsonaro tenha, apesar de suas estripolias anti-democraticas, uma adesão popular tão expressiva. No Brasil, traidores da pátria são tratados a pao de ló e mimos popularescos. Um fenomeno nacional digno de estudos sociológicos e psi cologicos profundos e reiteradod
Jose
2020-08-17 10:01:56O que mais me espanta ainda é existir gente (?) que se prontifica a vir aqui defender o pior presidente de todos os tempos. Matou mais de 100000 pessoas e ainda jogou o nome do país no lixo por causa das suas perversidades. Ninguém investirá em um país como este, principalmente em um cenário de recessão global. Acordem bozistas, o Bozo arruinou o país e as suas próprias vidas.
Jose
2020-08-17 09:58:02A conexão é óbvia. Entretanto, acredito que o MPF jogará o assunto para baixo do tapete. Qual a razão? Adivinhem!
Querubim
2020-08-17 08:41:28"O Brasil feliz de novo"? Com PT, PCDB e PROS? KKKKKKKKKKKKKKK.
Gilmar
2020-08-17 06:20:08Até que a idéia do STF/PT de derrubar o presidente pode ser uma boa, pois como para cada ação existe uma reação, a coisa começa a ficar interessante, tipo, o STF derruba a presidência e o povo derruba o STF, tentem alguma gracinha e é isso que vai acontecer.
João
2020-08-16 21:46:14Quando uma corte se reúne e o voto final para cassar a chapa Dilma/Temer por gastarem 1.4bilhões de reais e apresentar um valor muito menor no final o juiz faz a seguinte declaração em sua sentença " Por excesso de provas declaro a chapa inocente" não serei eu que vou desistituir um presidente da República. Agora por meia dúzia de diz que me diz no Whatsapp querem cassar um mandato do presidente e vice.
Elcir
2020-08-16 21:09:41Crusoé mais uma mídia no rol das contra o Brasil? Tem que mostrar tudo mas deve sair da área judicial e entrar também as realizações boas e ruins do governo e do Brasil. Deve ser isenta e divulgar o que importa para nós brasileiros. Fala da antecipação da campanha eleitoral de 2022, mas não sai dela. É uma pena que desvalorizando um governo conservador ajudam os que colocaram o Brasil no chão. Não quero que passem o pano, mas também não quero bobagens, suposições, fofoca que morrem c/ tempo.
João
2020-08-16 20:34:39Vão dormir... Se tirarem o Mito de lá, será bem pior. O POVO, a maioria do POVO, está com ele. Estamos no ponto de INFLEXÃO. Aceitem,
Jucemir
2020-08-16 20:28:07Fico assinante dessa revista até quinta feira, caso não saia nenhuma matéria sobre o escândalo envolvendo a Rede Globo. Aí vou ter a certeza que a revista não é imparcial.