TSE inicia julgamento de ações que pedem cassação da chapa de Bolsonaro
Três anos após as eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral inicia nesta terça-feira, 26, o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. As ações foram movidas pela coligação do petista Fernando Haddad, derrotado no...
Três anos após as eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral inicia nesta terça-feira, 26, o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
As ações foram movidas pela coligação do petista Fernando Haddad, derrotado no segundo turno por Bolsonaro, e acusam a campanha do presidente de se beneficiar de disparos de mensagens de WhatsApp em massa contra adversários, supostamente bancados por empresários bolsonaristas, como Luciano Hang. Ele nega. A prática é vedada pela lei eleitoral.
O julgamento será iniciado na sessão desta terça, às 19h, com a leitura do voto do corregedor-geral do TSE, ministro Luiz Felipe Salomão (foto), que deixará o cargo na próxima sexta-feira, 29 -- o sucessor será Mauro Campbell, também ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Salomão chegou a pedir ao Supremo Tribunal Federal o compartilhamento das provas obtidas no chamado inquérito das fake news, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, para instruir as duas ações. Mas, nos bastidores do TSE, a possibilidade de cassação da chapa presidencial, que tornaria Bolsonaro inelegível a um ano da eleição, é considerada pouco provável.
Há cerca de duas semanas, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet, manifestou-se contra as duas ações movidas pela coligação do PT, alegando falta de elementos suficientes para provar as supostas irregularidades na campanha de Bolsonaro. Além do corregedor, integram a corte eleitoral os ministros Luís Roberto Barroso, atual presidente do TSE, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Mauro Campbell, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Carlos
2021-10-26 11:33:31Tem que caçar mesmo e, rápido. O sociopata vai acabar com o país.
Eliete
2021-10-26 11:14:54A POPULAÇÃO EM GERAL NÃO ACREDITA MAIS NA JUSTIÇA BRASILEIRA. A CHAPA DILMA E TEMER .... É ISSO AÍ
Maria
2021-10-26 10:17:49Ninguém acredita que eles serão cassados.
Carlos
2021-10-26 09:29:56Bolsonaro é Mourao 2022.
Maria
2021-10-26 08:37:34Estou torcendo pela cassação da chapa mais 1 ano e 3 meses deste desgoverno vai levar o país a derrocada maior