Trump vai melhor no principal tema desta eleição
Em 85% das vezes, candidato que mostrava ter a melhor abordagem para o principal assunto saiu vitorioso na corrida à Casa Branca
Uma pesquisa do instituto Ipsos publicada nesta terça, 29, mostra Kamala Harris com 44% das intenções de voto e Donald Trump com 43%.
O resultado é considerado empate técnico, já que a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Nas pesquisas anteriores feitas pelo Ipsos, a vantagem de Kamala era maior, de mais de dois pontos.
Mas o dado mais interessante surge quando os pesquisadores perguntaram qual dos candidatos se sai melhor quando o assunto é economia e emprego.
Segundo 26% dos eleitores, esse é o tema mais importante da eleição. Não há outro assunto que se mostre mais urgente.
Para 47% dos americanos, Trump tem uma abordagem melhor em temas econômicos, enquanto 37% optam por Kamala.
Um estudo anterior da Ipsos, publicado em fevereiro, comentava a "regra dos 85%".
A conclusão é que, em 85% das vezes, o candidato considerado como o que tem a melhor abordagem para lidar com o principal principal tema da eleição é o que vence a corrida à Casa Branca.
Rejeição diminui em grupos específicos
Na sexta, 25, o levantamento anterior da Reuters/Ipsos registrou uma rejeição menor de Trump entre o eleitorado latino-americano, que historicamente vota em candidatos democratas. O ex-presidente soma 44% contra 46% de Harris. Em 2020, Trump ficou 19 pontos atrás de Joe Biden em eleitores desse grupo.
Kamala, por outro lado, cresceu entre mulheres brancas, que geralmente votam em candidatos do Partido Republicano. Ela soma 43% contra 46% de Trump, que ainda lidera esse eleitorado.q
Pesquisas apontam empate técnico
Embora alguns institutos apontem para a vitória de Trump e outros para vitória de Kamala, todos indicam empate técnico dentro da margem de erro.
A CBS News junto com YouGOV publicaram, nesta segunda-feira, 28, o segundo levantamento em que Kamala aparece com 50% das intenções de voto, contra 49% de Trump.
A primeira delas, divulgada em agosto, indicava os mesmos percentuais de intenção de voto registrados pela que foi divulgada nesta segunda-feira.
O The Wall Street Journal, dias antes, publicou uma pesquisa em que Trump aparecia com 49% das intenções de voto contra 46% da democrata. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)