Foto: Gage Skidmore via Flickr

Trump vai abusar do poder caso reeleito? Nem ele diz que não

06.12.23 17:22

“Você promete aos Estados Unidos, nesta noite, que nunca abusará do poder para se vingar de outras pessoas?”, perguntou, pela segunda vez seguida, o apresentador da Fox News Sean Hannity a Donald Trump, o provável candidato republicano a presidente dos EUA no ano que vem.

“Tirando no primeiro dia”, respondeu Trump em entrevista na noite de terça-feira, 5. Até mesmo o apresentador — um dos amigos pessoais do ex-presidente e um frequente defensor seu na mídia americana, pareceu desnorteado.

O magnata desconversou, disse que sua vingança seria fechar as fronteiras e perseguir imigrantes ilegais no país, mas a fala voltou a acender um alerta na classe política americana: nas últimas semanas, Trump inflamou seu discurso ao dizer que, se eleito, iria arrancar “a esquerda radical que vive como verme nos confins de nosso país”. Ele também falou que traficantes merecem a pena de morte e que imigrantes estariam “envenenando o sangue da pátria”.

O republicano ainda disse no mesmo discurso que “a ameaça de forças externas é bem menos sinistra, perigosa e grave que as ameaças que vêm de dentro [dos EUA].” 

A fala sobre o que pode ser um primeiro dia do seu segundo mandato, em 20 de janeiro de 2025, levou o presidente Joe Biden a se manifestar. “Ele nem esconde mais”, escreveu a campanha à reeleição de Biden, em uma nota. “Donald Trump está nos dizendo o que ele fará se ele for reeleito e disse nesta noite que ele será um ditador no primeiro dia. Os americanos deveriam acreditar nele.”

Biden e Trump devem reviver o embate de 2020, que foi uma eleição acirrada e decidida em estados-chave, os swing states. Desta vez, no entanto, o democrata está em desvantagem em estados-chave e precisa reunir o Partido Democrata (e mesmo parte do Republicano) contra seu virtual concorrente.

Trump jamais aceitou o resultado daquelas eleições. Desde então, ele promete, se eleito, levar Biden ao banco dos réus. “Ele tem aparelhado o governo contra seus oponentes políticos como um tirano do terceiro mundo”, argumentou o republicano a uma plateia no estado do Iowa, no dia 2 deste mês. “Ele não é o defensor da nossa democracia, ele é o destruidor da democracia.

A declaração de Trump na entrevista com Hannity passou batida nas redes sociais dos pré-candidatos republicanos. O quarto debate entre eles ocorre nesta quarta-feira, 6. Trump, mesmo ausente, deve ser novamente o principal tema.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. É tudo igual, o daqui não tem como objetivo de vida f. o Moro?

Mais notícias
Assine agora
TOPO