Trump questiona Kamala: "Ela é indiana ou é negra?"
Em um evento com jornalistas negros em Chicago nesta quarta-feira, 31 de julho, Donald Trump (foto) questionou a "autoidentificação" de Kamala Harris, vice-presidente e sua provável rival na eleição presidencial de 5 de novembro. "Ela sempre teve origem indiana e só promovia essa origem indiana. Eu não sabia que ela era negra até alguns anos...
Em um evento com jornalistas negros em Chicago nesta quarta-feira, 31 de julho, Donald Trump (foto) questionou a "autoidentificação" de Kamala Harris, vice-presidente e sua provável rival na eleição presidencial de 5 de novembro.
"Ela sempre teve origem indiana e só promovia essa origem indiana. Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela por acaso se tornou negra. Agora, quer ser conhecida como negra", declarou o ex-presidente, provocando risos de algumas pessoas que estavam na plateia do evento.
"Então eu não sei: ela é indiana ou negra? Eu respeito as duas coisas, mas ela obviamente não respeita, porque era indiana o tempo todo e então, de repente, fez uma mudança e se tornou uma pessoa negra. Acho que alguém deveria investigar isso também", acrescentou o candidato republicano à Casa Branca.
Filha de mãe indiana e pai negro, nascido na Jamaica, Kamala foi a primeira mulher de ascendência negra e asiática eleita para a Vice-Presidência dos EUA. Aliados do ex-presidente a acusam de explorar sua raça para fins eleitorais.
Conflito com apresentadora
Questionado pela apresentadora do evento, a jornalista Rachel Scott, se considerava sua provável oponente uma "escolha de cotas" por parte dos democratas —em inglês, DEI, sigla para "diversidade, equidade e inclusão"—, Trump respondeu: "Pode ser, pode ser. Há alguns casos assim, existem vários".
O ex-presidente também se queixou das perguntas e intervenções de Scott, a quem chamou de "muito rude" e "desagradável". Em dado momento, a jornalista da rede de TV ABC indagou por que eleitores negros deveriam votar nele, tendo em vista comentários alegadamente racistas sobre seus adversários e o fato de ele ter jantado com um "supremacista branco" na sua casa de Mar-a-Lago.
"Em primeiro lugar, acho que nunca me fizeram uma pergunta de maneira tão horrível", respondeu Trump. "Você não disse nem 'olá, como vai?'. Você trabalha na ABC? Porque eu acho que eles são uma emissora de fake news, péssima."
A tensa participação do republicano no evento da Associação Nacional de Jornalistas Negros foi interrompida abruptamente por Scott enquanto a repórter Harris Faulkner, da Fox News —rede pró-Trump—, perguntava sobre o polêmico Projeto 2025, no qual o ex-presidente diz não estar envolvido. A jornalista da ABC alegou ter encerrado a entrevista a pedido da própria campanha de Trump.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Renata
2024-08-01 09:12:44E a origem dela tem importância?