Trump é 'persona non grata' em Belém?
Título foi aprovado após Lula dizer que planejava convidá-lo a participar da COP30

A Câmara Municipal de Belém aprovou na quarta, 6, um requerimento para tornar persona non grata na capital paraense o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Protocolado pelo líder do PT na Casa, vereador Alfredo Costa, o requerimento foi aprovado com 12 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções.
"Eu apresentei requerimento, que, sei, vai polemizar bastante nesta Casa, que é em relação ao tarifaço. Tarifaço que atende aos interesses econômicos norte-americanos, mas que atinge diretamente o povo brasileiro", disse o vereador petista em vídeo publicado nas redes sociais.
"Não são só os grandes, os mega empresários, todo mundo vai ser atingido: o povo trabalhador, o vendedor de açaí também vai ser atingido. De maneira geral, todo mundo vai ser atingido, então essa Casa tem de ter um posicionamento claro", continuou.
Lula não ia convidar Trump para a COP30?
O título de persona non grata para Trump foi aprovado pela Câmara de Belém após o presidente Lula (PT) dizer que planejava ligar para o presidente americano e convidá-lo a participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30.
"Eu não vou ligar para o Trump porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente], eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Vou ligar para ele, para o [ditador chinês,] Xi Jinping, para o primeiro-ministro [da Índia, Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [ditador russo, Vladimir] Putin, porque ele não está podendo viajar", disse o petista durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, na terça, 5.
O evento da ONU sobre a mudança climática, assunto que não interessa a Trump, acontecerá em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro.
Leia também: Cruzeiros ao resgate da COP 30
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)