Divulgação

Tragédia das chuvas em São Paulo gera embate entre Doria e o governo federal

31.01.22 10:05

As chuvas fortes que atingiram o estado de São Paulo já deixaram 21 mortes e mais de 500 pessoas desalojadas. A tragédia causada pelos temporais na região metropolitana da capital paulista gerou também um embate político entre o governador do estado, João Doria, do PSDB, e representantes do governo federal. No domingo, Doria cobrou empenho e recursos da União para mitigar os efeitos da chuva. O presidente Jair Bolsonaro ainda não decidiu se visitará a região atingida pelas chuvas.

“É importante que o governo federal mande recursos para que estados e municípios se sintam apoiados”, disse Doria. O Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado pelo ministro Rogério Marinho, rebateu o tucano. “Causam estranheza as declarações do governador João Dória, que parece desconhecer a natureza técnica do trabalho deste ministério, que não se pauta pela política eleitoral”, disse, em nota, a pasta.

O Ministério do Desenvolvimento Regional garante não ter recebido até agora nenhuma solicitação de recursos do estado ou dos municípios de São Paulo por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. “O MDR não só condena o uso político da tragédia, como espera que o governador atue no levantamento e cadastramento dos danos no sistema para que o governo federal apoie as regiões conforme prevê a legislação”, afirmou a pasta.

No domingo, o governador João Doria sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas. Nesta segunda-feira, 31, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, vai embarcar para São Paulo para dar celeridade à assistência aos municípios. Depois de ser cobrado por não visitar a Bahia após a tragédia causada pelas chuvas no Nordeste, ainda há dúvidas se Jair Bolsonaro visitará o estado de seu adversário político.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não podemos deixar de concordar que muita gente constrói casas em locais inadequados sem a devida consentimento dos órgãos especializados . Os barrancos desabam as casas vão junto e querem culpar os governos !! E duro falar isto neste momento mas temos que mudar esta cultura !!!

  2. Bolsonaro, nem perca seu tempo vindo a SP… o povo daqui não recairá no erro de votar em gente de fora, cheia de papo furado e aproveitadores da boa fé dos paulistas. Nunca mais!

  3. Quem manda o povo nao saber escolher seus representantes, vota em corruptos de todo jeito, trocam o voto por blocos, cimento, telha e etc. ou por os auxilios Brasil da vida, depois toma na cara e nao se importa. Tem que aprender votar, e nao so tomar cerveja e torcer pelo time de futebol. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR caindo fora.

  4. Novo capitulo de novela antiga. Total descaso dos governantes, independente de partido , só aparecem para pedir votos em época de eleição ou para culpar o governo anterior quando da merda, o que acontece a cada temporada de chuvas, ou não ???

  5. Não há tragédia natural. Há apenas infraestrutura mal feita. Minha estimativa é que 99.9% da infraestrutura brasileira não sobreviverá aos efeitos das mudanças climáticas. Simples assim! O resto é zurro de bozolulista!

    1. Passada a crise e as eleições os políticos se esquecem das promessas! É sempre assim... Por isso os problemas persistem e o povo que se dane!

Mais notícias
Assine agora
TOPO