Bolsonaro sobre Coronavac: 'Tem alguma coisa esquisita aparecendo por aí, né?'
O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou durante a tradicional live de quinta-feira que parece haver "alguma coisa esquisita aparecendo" em relação à Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Em fase de testes, o imunizante está no centro de...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou durante a tradicional live de quinta-feira que parece haver "alguma coisa esquisita aparecendo" em relação à Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Em fase de testes, o imunizante está no centro de uma disputa política entre João Doria e Bolsonaro. Na segunda-feira, 9, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, determinou a suspensão temporária do ensaio clínico do imunizante ao ser comunicada sobre um "evento adverso grave". Um dia depois, o chefe do Executivo celebrou a interrupção nas redes sociais: "Mais uma que Jair Bolsonaro ganha", publicou.
Na quinta-feira, 11, contudo, a Anvisa autorizou a retomada dos estudos após receber, em meios oficiais, a informação de que o "efeito grave adverso" tratou-se do suicídio de um voluntário. Hoje, a Secretaria de Segurança de São Paulo esclareceu que o exame toxicológico do IML identificou a presença de sedativos, álcool e opioides no sangue da vítima, confirmando, portanto, que o óbito não teve relação com a vacina.
Apesar do resultado, Bolsonaro lançou dúvidas sobre o ensaio. "A vacina parece que tem alguma coisa esquisita aparecendo por aí, né? Não vou falar aqui para evitar polêmica, falar que estou politizando a questão da vacina", comentou, sem mais detalhes.
O presidente ainda sugeriu existir a possibilidade de que o imunizante tenha levado o voluntário ao suicídio, sem apresentar qualquer embasamento técnico. "Parece que foi suicídio, né? Agora, estão tentando investigar. A pessoa, quando comete suicídio, geralmente tem um histórico de depressão, a mulher largou ele ou o marido largou ela, histórico familiar, perdeu emprego, perdeu tudo. Vão apurar a causa do suicídio. Pode ser um efeito colateral da vacina também? Pode ser. Tudo pode ser", declarou.
O chefe do Planalto negou ter celebrado o falecimento. "Covardemente, falaram que eu comemorei a morte de uma pessoa. Onde é que tem um vídeo, áudio ou publicação nesse sentido? Eu colei uma matéria de terceiros numa resposta no Facebook, que não estava comemorando nada também, e grande parte da imprensa foi para o lado que eu comemorei a morte de uma pessoa", emendou.
Bolsonaro não descartou a compra da Coronavac a exemplo do que fez em outubro, assegurando que a escolha dos imunizantes será definida pelo Ministério da Saúde após a certificação da Anvisa. Declarou, porém, que não vai "comprar no preço que o caboclo aí quer", fazendo referência a Doria.
"Está muito preocupado um caboclo aí que quer que a vacina seja comprada. Mas não é assim. Nós vamos querer a planilha de custos, uma série de... E, da minha parte, quero saber se esse país [China] usou a vacina lá no seu país. É igual armamento. Quando se fabrica um armamento em qualquer país do mundo, o país que quer comprar pergunta o seguinte: está usando esse armamento? Se está usando, é sinal que ele é bom e vamos usar aqui também", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sinval
2020-11-13 18:45:50Para o ex-capitão só uma solução: interdição e impeachment.
Charles
2020-11-13 14:01:18Tem que aplicar uma vacina anti tétano na cabeça deste merda,
Aguia
2020-11-13 13:18:46Kkk kk... O cara é um baita Palhaço!
José
2020-11-13 12:24:16E ai não vão processa-ló por essa fala? Kkk
Nilson
2020-11-13 11:25:51A única coisa esquisita acontecendo é você, seu estrume.
AIRTON
2020-11-13 10:59:42Cadê o cumprimento da constituição pra extirpar esse psicopata da presidência? Deputados e Senadores compactuam com esse louco. Já temos motivos suficientes pra impeachment do Bolsonóquio, o maior mentiroso da politica brasileira de todos os tempos. Ganha até do Lularápio.
Marco
2020-11-13 10:22:32Estamos na mão de um louco e psicopata. Como diz Reale Jr: Será que não há autoridade que se contraponha publicamente a esta sequencia de absurdos? Quietos como estamos, caminhamos para o caos.
Silvino
2020-11-13 08:58:36Interdição Urgente. Verifica-se que a data fim de seu governo se deu em 22 de abril com a malfafada reunião que mostrou ao mundo o perfil do ex-mito envolvido em rachadinhas, desapego ao controle da corrupção, interferência nos orgãos de estado e por ai vai. Quanta decepção!
Silvino
2020-11-13 08:46:28O mandrião parece aquele tio (do churrasco) que conta uma piada sem graça e depois ele mesmo ri para constrangimento geral da familia. Esse inquilino do planalto já passou de todos os limites possíveis e imagináveis. Ele não descansa de falar bobagens e que estão se tornando um calvário até 2022. Já passou da hora de encaminhar um pedido de interdição poqrq
Odete6
2020-11-13 07:25:13PALAVRAS IRRETOCÁVEIS DO GENERAL CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ SOBRE O CELERADO BRONCOSSAURO-BOÇALNATO!!!! *****"CANSADO DE SHOW. O Brasil nâo é um país de maricas. É tolerante demais com a desigualdade social, corrupção, privilégios. Votou contra extremismos e corrupção. Votou por equilíbrio e união. Precisa de seriedade e não de show, espetáculo, embuste, fanfarronice e desrespeito."*****